segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RECIFE:Estudo revelará impacto de túnel no Corredor Leste-Oeste


Estudo revelará impacto de túnel
LESTE-OESTE Projeto será necessário para permitir obra no encontro das Ruas Real da Torre e Benfica com a Avenida Caxangá
Um plano alternativo de circulação para o bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, será apresentado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte no primeiro trimestre de 2012. O estudo é necessário para permitir a construção do túnel no encontro das Ruas Real da Torre e Benfica com a Avenida Caxangá. A obra faz parte da reforma do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste-Oeste, do município de Camaragibe ao bairro do Derby, área central do Recife.
Com o túnel, é possível eliminar o semáforo existente no local, garantindo mais velocidade ao trânsito. “Os veículos que trafegam pela Real da Torre passarão por baixo e os veículos que rodam pela Benfica em direção à Caxangá trafegarão por cima do túnel”, explica o gerente-executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria Estadual das Cidades, Flávio Figueiredo.
Estudos de circulação também estão sendo elaborados para as áreas onde serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço da Benfica, outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, e mais um na entrada do bairro Engenho do Meio. Um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá.
Cinco dias antes de iniciar as intervenções, o governo lançará campanha para informar as mudanças à população, de acordo com Flávio Figueiredo. Até março de 2013, 22 paradas de ônibus serão transformadas em estações de transporte rápido de ônibus. As passagens serão compradas nas estações e os coletivos circularão sem cobrador, semelhante ao metrô.
Os ônibus não terão degraus e as portas abrirão no mesmo nível do piso da estação, facilitando o embarque e desembarque, principalmente dos deficientes, diz o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes. As portas dos coletivos abrirão no mesmo lado do motorista.
A contagem regressiva para a reforma do corredor exclusivo começou ontem com a interdição da Estação 13, onde operam 14 linhas, nas imediações do Caxangá Golf & Country Club. O Grande Recife criou duas paradas de ônibus provisórias, sendo uma por trás da Praça do Poeta (sentido Camaragibe-Recife) e outra na calçada do Country (sentido Recife-Camaragibe).
Opinião
Transtorno
“A rua ficará com o trânsito complicado por um tempo, mas se vai melhorar a circulação na Caxangá, vale a pena”, diz Isabele Silva Xavier
Melhoria
“Se o corredor da Caxangá ficar como o governo está prometendo, será muito melhor para a cidade”, diz Francis do Nascimento.
Fonte: Jornal do Commercio – Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário