terça-feira, 25 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - Dia de torcedor: Recife se despede com forró e problemas no metrô


24/06/2013 12h00 - Atualizado em 24/06/2013 14h14

Dia de torcedor: Recife se despede com forró e problemas no metrô

Apesar da tranquilidade e da festa dos sanfoneiros na saída, esquema de estação precisa ser readequado para receber a Copa do Mundo 2014

 

Na véspera de São João, festa tradicional no Nordeste, a Arena Pernambuco abriu as portas para se despedir da Copa das Confederações. Em campo, Uruguai e Taiti proporcionaram momentos inesquecíveis para os 22.047 presentes. A vitória da Celeste por 8 a 0, no entanto, foi ofuscada pelo emocionante agradecimento dos taitianos, que, enrolados em bandeiras do Brasil, contagiaram o público no último domingo. Fora do estádio, o torcedor pôde sentir um pouco da tradição local. Bandas de forró, quadrilhas juninas e muita alegria embalavam a saída do estádio. O clima festivo só foi interrompido pelas longas filas na estação do metrô que dá acesso ao local do jogo, mas o esforço dos funcionários conseguiu minimizar as falhas da organização do evento.
Mosaico Dia de Torcedor Arena Pernambuco (Foto: Editoria de Arte)
Para mostrar os acertos e os ajustes que precisaram ser feitos até a Copa do Mundo no próximo ano, a reportagem GloboEsporte.com pegou o metrô e seguiu com os torcedores até o estádio. Com a ajuda dos festejos juninos, que levou boa parte da população local para o interior do estado, a chegada foi extremamente tranquila. Com poucas pessoas nos trens – que passavam a cada cinco minutos –, era fácil escolher um local para ir sentado. Os vagões climatizados e a grande quantidade de voluntários dando informações sobre a viagem até a Arena Pernambuco surpreenderam o uruguaio Cristian Uran, que sofreu com os tumultos antes e depois do jogo entre Espanha e Uruguai, na semana passada.
- Quando entrei no metrô não acreditei. Está muito diferente. Mas acho que não teremos muitas pessoas no estádio. Deve ser por isso que está bem melhor.
Estava tudo indo muito bem, mas esse sol é infernal. Os ônibus deveriam deixar a gente mais perto. Quando não é calor, é chuva"
Ana Carina, torcedora
Sem tumulto, com conforto e rápido, apenas 50 minutos em um percurso que chegou a levar duas horas no primeiro jogo no estádio na competição, os torcedores conseguiram chegar na última parada antes da Arena Pernambuco: a estação de Cosme e Damião. Assim como na partida entre Espanha e Uruguai, muitas pessoas desembarcavam ao mesmo tempo, e uma enorme aglomeração começou a se formar. Aos berros nos megafones, os funcionários tentavam fazer com que as pessoas se dirigissem rapidamente para a rampa de acesso ao ponto de ônibus, para que o escoamento fosse eficaz. A estratégia funcionou e, mesmo com longas filas, a entrada nos coletivos que iriam levar os torcedores transcorreu em paz.
Em todo o percurso, a única queixa dos turistas era ter que andar os 1,2 quilômetros que separa a saída dos ônibus até o local da partida, sob o intenso calor que fazia na capital pernambucana.
- Estava tudo indo muito bem, mas esse sol é infernal. Os ônibus deveriam deixar a gente mais perto. Quando não é calor, é chuva – reclamou a estudante Ana Carina.
Forró dá o tom da saída, mas estação de metrô faz o público perder o passo
Dia de torcedor Arena Pernambuco jogo Uruguai Taiti (Foto: Elton de Castro)Sanfoneiro toca na saída do estádio
(Foto: Elton de Castro)
Se na chegada a distância entre o estádio e os ônibus foi motivo de reclamação, na saída o clima junino fez os torcedores esquecerem da longa caminhada. Munidos de sanfonas, triângulos e zabumbas, várias bandas foram espalhadas pelo percurso. Ao som de Luiz Gonzaga e com o auxilio de dançarinos profissionais, que convidavam o público para participar de uma animada quadrilha junina, a Arena Pernambuco virou um enorme arraial.
Empolgados com o som, vários torcedores preferiram cair na dança antes de se dirigir aos ônibus. As brincadeiras ajudaram os organizadores a controlar as filas que eram enormes. Porém, mesmo quem estava esperando o transporte até o metrô se deixou levar pelo som das sanfonas.
- Nunca tinha tocado em uma situação assim, mas estou achando bom. O povo vai saindo do estádio e vai ficando para ouvir a gente. Com tanta mulher bonita, se eu não estivesse tocando estaria lá – brincou o sanfoneiro Marcílio Sá, apontando para um grupo de moças que estava dançando.
Dia de torcedor Arena Pernambuco jogo Uruguai Taiti (Foto: Elton de Castro)Clima de arraial toma conta da saída (Foto: Elton de Castro)
O ambiente festivo só foi deixado de lado na estação de Cosme e Damião. Sem explicação, a rampa que serviu de acesso na ida – dando conta do recado – foi trocada por uma escadaria (a mesma que gerou um enorme tumulto após o jogo entre a Celeste e a Fúria). Mal projetada, estreita e perigosa, ela dificultou a saída dos passageiros até o metrô. Aglomerados, os torcedores de Náutico, Sport e Santa Cruz começaram a disputar quem estava em maior número no local, com direito a músicas, provocações e xingamentos. O duelo deixou algumas pessoas tensas, principalmente pela falta de policiamento no local. Mas, felizmente, nada de mais grave aconteceu.
Após a apreensão, os torcedores conseguiram deixar o local com uma certeza: a estação de Cosme e Damião precisará passar por ajustes para que Recife não corra o risco de ter alguma confusão de maiores proporções na Copa do Mundo do ano que vem.

Header_DIA-TORCEDOR (Foto: Infoesporte)

Um comentário:

  1. isso se tiver Copa aqui no ano q vem. por que não há clima para esse tipo de evento. e quer saber: se a FiFA quiser tirar isso daqui,ÓTIMO!

    ResponderExcluir