terça-feira, 11 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - GREVE DO METRÔ APARTIR DE SEXTA 14/06/12,MAS VAMOS VER A FORÇA DOS METROVIARIOS FRENTE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES.


 

O
Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindimetro-PE) aprovou, na noite desta segunda-feira, uma paralisação por tempo indeterminado. Entretanto, o metrô do Recife continua funcionando normalmente até a próxima quinta-feira (13), quando os funcionários se reúnem novamente em assembleia, às 18h, para decidir se param efetivamente de trabalhar a partir da sexta-feira (14).

A paralisação, justamente no final de semana em que começa a Copa das Confederações, vai depender das negociações dos servidores com a Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), que começam nesta terça-feira (11).

Uma equipe deverá embarcar para Brasília a fim de dialogar com o Ministério do Planejamento. Os metroviários exigem reajuste salarial de 6,5%, revisão do plano de saúde, melhorias no sistema, adicional noturno e periculosidade, além de concurso público, pois o último realizado foi em 2005.

"Temos um déficit de mais de 100 maquinistas. No horário de pico, estamos trabalhando com sobrecarga", afirmou o diretor de Comunicação do Sindimetro, Levi Arruda. De acordo com ele, o movimento acontece em nível nacional. "Os sindicatos de outros estados também estão negociando. Tudo indica que a paralisação será em todo o País.

Ainda segundo Levi Arruda, no Recife, cerca de 1,5 mil funcionários, sendo 200 maquinistas, deverão parar as atividades, caso a greve seja deflagrada.

Proposta - A CBTU oferece duas opções aos metroviários: ou reajuste de 2,02% e manutenção da hora extra em 100% ou aumento de 4,7% e redução do valor da hora extra para 50%. Além disso, a empresa sugeriu um plano de demissão voluntária para os funcionários que já se aposentaram mas continuam trabalhando.

Informações: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário