quinta-feira, 6 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP E SUAS FALHAS E RECLAMAÇÕES.

06/06/2013 07:26 - Luiz Felipe Freire, da Folha de Pernambuco
Leila Santana
Equipamento começou a funcionar no último sábado
Estratégico por se situar perto da Arena Pernambuco, onde acontecerão os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o novo terminal integrado do TIP, na Zona Oeste do Recife, tem recebido críticas dos moradores do bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes. Nos primeiros dias úteis de operação do novo equipamento, que começou a funcionar no último sábado, a maioria das pessoas reclama dos longos intervalos entre os ônibus e da piora do atendimento ao entorno.
Apesar de desfrutar de múltiplas opções de deslocamento e da redução tarifária, há quem prefira desembolsar mais para não ter que enfrentar uma realidade de atrasos e de superlotação. A dona de casa Hiedja Siqueira, por exemplo, conta que o sobrinho dela opta por pagar uma nova passagem ao desembarcar no Centro do Recife. “Ele vem de ônibus até o TI, pega outro para a Cidade e, lá, paga outra tarifa para Boa Viagem. Se ele for para a integração do Aeroporto, perde muito tempo”, relata a moradora do Curado II.
A linha de ônibus que atende a essa localidade, aliás, é outro alvo de reclamação no novo terminal. Passageiros denunciam que, às vezes, a espera por um coletivo chega a meia hora. “Passam uns três ônibus para o Curado IV e não chega o da gente”, declara o aposentado Edson Cunha. “Antes da integração, os coletivos já demoravam. Agora, a demora continua e a gente ainda perde tempo vindo para o TI”, completa.
Nas áreas de embarque para a avenida Conde da Boa Vista, o movimento de usuários também costuma ser intenso, mas, por conta da maior oferta de ônibus para esses destinos, as filas não ficam lotadas por muito tempo. Já para chegar a localidades do entorno do terminal, a situação não tem sido fácil. “Tiraram a linha que atendia ao Residencial dos Guararapes e agora temos que pegar um ônibus aqui, descer na BR-408 e ir para casa andando”, lamentou o montador de mármore Manoel Santana.
Sobre essa queixa, o gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, disse que, com a extinção da linha 148 - TIP (Curados)/TI Cavaleiro, um novo atendimento passou a ser direcionado ao local por meio da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto. “Vamos verificar se isso está sendo cumprido pela empresa operadora”, garante, acrescentando que ajustes ainda estão sendo feitos.

Um comentário:

  1. e percebi q esse TI TIP é muito fraco.sobre essa linha 370,tem um belo problema chamado Av.Recife! essa é a linha q mais demora a vir. pois metrô,e as linhas 346 e 347,não tem problema.outra: essa linha 410 já pegou.tá saindo bem lotada assim feito as linhas 351,361 e 363!

    ResponderExcluir