segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Terminais Integrados - Secretario vistoria os terminais e afirma até dezembro será entregue.

Durante vistoria em obras de Terminais Integrados, secretário garante: "Entregas acontecem até dezembro de 2014"
Responsáveis pelo transporte de mais de 100 mil pessoas diariamente, os Terminais Integrados Joana Bezerra e Prazeres já estão com suas obras de construção na fase final. A Secretaria das Cidades trabalha para entregar os dois equipamentos até o final de dezembro deste ano. O Terminal Santa Luzia, que será responsável pelo transporte de 17 mil usuários diariamente, está com suas obras civis concluídas. Neste caso, o Grande Recife Consórcio de Transporte já iniciou o planejamento da rede de linhas para iniciar, em breve, a sua operação.
Juntos os empreendimentos somam um investimento de R$ 22 milhões. "Esse investimento reflete a vontade do Governo de Pernambuco em melhorar a qualidade do Sistema de Transporte Publico de Passageiros. Novos Terminais significam mais conforto e o aumento na oferta de deslocamento para os usuários do Sistema, tudo isso, economizando o número de passagens pagas, por viagens.", pontuou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.
A construção dos novos Terminais faz parte do projeto de fortalecimento e expansão do Sistema Estrutural Integrado - SEI, reformando e construindo novos TIs, totalizando, até o final de 2014, 25 Terminais em operação. Até o momento, 20 Terminais já estão em pleno funcionamento, sendo 11 construídos e entregues desde 2007. A meta é operar com uma demanda de 1,6 milhões de usuários por dia. Para a construção dos novos TIs, foram investidos R$ 90 milhões.
Outras entregas: Os Terminais Integrados de Abreu e Lima, da III e IV Perimetral que estão interligados aos corredores Via Livre Norte/Sul e Leste/Oeste, respectivamente, também estão com obras em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro de 2014.
TI Joana Bezerra: O 3º maior Terminal Integrado da Região Metropolitana do Recife, com mais de 5 mil m² de área construída, está com mais de 95% de sua obra concluída. O Terminal irá operar com uma rede de oito linhas, uma frota de 105 veículos, realizando 879 viagens diariamente. Este TI atenderá a uma demanda de 67 mil usuários por dia. Serão seis comunidades beneficiadas, a exemplo de Boa Viagem, Joana Bezerra, Candeias, Jardim Brasil, IMIP e o Centro do Recife.
TI Prazeres: Localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, este TI trará grandes benefícios para os moradores da região. Serão nove linhas, com uma frota de 54 veículos, realizando 554 viagens diariamente. O TI, construído em uma área de 1.412, 81 mil m², terá duas plataformas para embarque e desembarque, sala de atendimento ao público, além de banheiros feminino e masculino com acessibilidade.
TI Santa Luzia: Com demanda esperada de 17 mil passageiros diariamente, este Terminal já está com suas obras concluídas aguardando, apenas, a montagem da rede de linhas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para o início de sua operação.
Largo da Paz: Durante sua vistoria as obras dos Terminais Integrados o secretário das Cidades, Evandro Avelas, também visitou o TI Largo da Paz que está em operação desde o fim de setembro. "Antes os usuários esperavam os ônibus em locais inadequados. Agora, além de uma área especial, segura e limpa, os passageiros também ganharam uma passarela para ter acesso ao outro lado da rua de forma segura e ágil", pontuou o gestor. O Terminal opera com duas linhas de ônibus, além de ofertar a integração com a linha sul do metrô. Com o início da operação deste TI mais de 15 comunidades foram beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário