domingo, 30 de março de 2014

Neobus inaugura fábrica em Três Rios

Empresa anuncia que toda a produção de urbanos será transferida para o Estado do Rio de Janeiro.

ADAMO BAZANI – CBN
Ônibus da Neobus em Três Rios. Empresa inaugurou fábrica no Rio de Janeiro, onde deve ser concentrada toda a produção de modelos urbanos. Foto: Rogério Santana – Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Ônibus da Neobus em Três Rios. Empresa inaugurou fábrica no Rio de Janeiro, onde deve ser concentrada toda a produção de modelos urbanos. Foto: Rogério Santana – Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A fabricante de ônibus Neobus anunciou nesta quinta-feira, dia 27 de março de 2014, que toda a produção de ônibus urbanos será transferida para a unidade de Três Rios, no Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro.A unidade foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira.
A produção dos urbanos deve ser transferida de Caxias do Sul, sede da companhia, no Rio Grande do Sul, para Três Rios até 2016.
Com isso, o nível de emprego da nova unidade que hoje é de 1 mil 200 vagas pode ser ampliado para 2 mil 500 postos.
A empresa investiu R$ 100 milhões na unidade.
Em nota, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que participou da inauguração, destacou a participação do setor automotivo na economia do estado.
“Estão instaladas no estado a Man (caminhões da Volkswagen), em Resende; a PSA Peugeot Citroen, em Porto Real; e a Marcopolo/Ciferal (carrocerias de ônibus urbanos), em Xerém. Em breve a Nissan inicia as operações em sua unidade, e para 2015 a Jaguar Land Rover inaugura sua fábrica, ambas em Resende.”
De acordo com o presidente da Neobus, Edson Tomiello, a planta é estratégica para atender o Sudeste que representa o maior mercado de ônibus, em especial dos modelos urbanos.
Hoje, o Rio de Janeiro é responsável pela segunda colocação no mercado de ônibus brasileiro, ficando apenas atrás de São Paulo.
“Já estamos na frente de Santiago, Bogotá e Buenos Aires” – afirmou o governador Sérgio Cabral, na nota emitida pela assessoria de imprensa do Estado.
Segundo a Neobus, hoje a marca responde por 30% dos ônibus do Rio de Janeiro.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Via livre na Conorte ,BRT com qualidade.


Chegando ao Recife os carros BRT do consorcio Os outros modelos que estão por vim são ótimos, agora tenho que dizer que to muito afim de ver os Viales BRT da Rodotur e os Millennium BRT Da Rodoviária Metropolitana , no caso da Metropolitana principalmente pelo chassi Scania !!tem que ver que com a formação dos consórcios a pintura do sei sumirá aos poucos cada consorcio assumira um cor padrão muito melhor que Fortaleza onde todos os consórcios tem a mesma cor o que difere e apanas um pequeno adesivo com o nome do consórcio gente tudo que é novo causa impacto bela foto um belo carro gente a coisa nova e diferente por mim pode vir um pouco de tudo até Doppio BRT que eu odeio mais será novidades sejám bem vindas.
Conorte(Itamaracá,Rodotour,Cidade Alta) aguardem mas fotos .






sábado, 29 de março de 2014

Sentindo na pele,os artistas fazem o povo rico enchergar...

Gilberto Barros se inspira em Lucélia Santos e usa ônibus para ir ao trabalho

 

Apresentador fez experimento para programa “Sábado Total”
MAIS: Após ser clicada em ônibus, Lucélia Santos desabafa em rede social
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Aos 55 anos, Gilberto Barros resolveu usar o transporte público de São Paulo para se deslocar pela cidade. O apresentador se inspirou no exemplo de Lucélia Santos.
A ideia é Barros se deslocar do Tatuapé, zona leste da capital, até a RedeTV!, em Osasco, para discutir o por que da discriminação com o uso de ônibus, metrô e trem por artistas.
Isso tudo porque Lucélia virou alvo de piadas ao ter uma foto sua dentro de um transporte do Rio de Janeiro divulgada na internet.
A reportagem vai ao ar neste sábado (29), às 14h, no "Sábado Total".

Acidente em Manaus mata 16 pessoas uma tragedia que faz o estado chorar.



Acidente de trânsito em Manaus deixa 16 mortos

Acidente entre ônibus e caminhão mata 16
 
Entre as vítimas estão uma grávida, o bebê que não sobreviveu ao parto de emergência e uma criança de um ano e seis meses
MANAUS - A cidade de Manaus decretou luto oficial de três dias após a morte de 16 pessoas em um acidente de trânsito envolvendo um caminhão a serviço da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e um micro-ônibus de transporte público ocorrido na noite dessa sexta-feira, por volta das 20h (horário local), na avenida Djalma Batista, zona centro-sul. Entre as vítimas estão uma grávida, o bebê que não sobreviveu ao parto de emergência e uma criança de um ano e seis meses.
Na manhã deste sábado, 29, o marceneiro aposentado Domingos Messias de Souza, de 60 anos, faleceu no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste. Ele foi uma das sete vítimas encaminhadas ao João Lúcio, outras seis pessoas estão internadas no pronto socorro 28 de Agosto na zona centro-sul. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) emitiu nota pedindo que a população evite os hospitais onde as vítimas estão sendo atendidas e procurem outros Serviços de Pronto Atendimento (SPA) da capital.



Segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM) colhidas com testemunhas o caminhão estava em alta velocidade na pista contrária, perdeu o controle, ultrapassou o meio-fio e na contramão chocou-se com o micro-ônibus. Cinco peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil (PC) estiveram no local para colher informações sobre o acidente. Ainda não há previsão de laudo.

A Seminf ainda não sabe dizer qual o serviço o caminhão estava realizando no momento do acidente. Segundo a Secretaria de Comunicação de Manaus (Semcom) o prefeito Artur Neto (PSDB) chegou à Manaus por volta das 3h da manhã e está visitando os hospitais locais para prestar apoio aos sobreviventes e familiares. Toda a despesa com funerária e enterro das vítimas serão custeadas pela prefeitura de Manaus.

"Todos nós ficamos chocados com o que aconteceu. É uma mistura de emoção com revolta. Ainda não temos as causas do acidente, mas queremos dar toda a ajuda necessária aos familiares destas pessoas que foram atingidas por um acidente tão trágico", disso o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Na madrugada deste sábado o IML divulgou lista com os nomes das vítimas: Rosangela Cardoso Costa (39), Robert da Cunha Moraes (26), Adriane da Silva Fernandes (20), Lincoln Oliveira de Souza (21) Ricardo Oliveira (idade não confirmada), Ozaias Costa de Almeida (idade não confirmada), Quézia Guedes de Souza (24), Clarice Gomes Pires (58), Luis Miguel Guedes de Souza (1 ano e 6 meses), João Jorge Duarte Pires (56), Carlos Alberto da Silva Silveira (50), Tânia Mara da Rocha (50), Sebastião Alves de Araújo (50), e Gabriela Teles Messias (26). Grávida, o bebê de Gabriela não sobreviveu ao parto de emergência.

quarta-feira, 26 de março de 2014

BRT VIA LIVRE DE RECIFE , MAS UMA VEZ ADIADO E ATRASADO E O GRCT NÃO DIVULGA MAIS DATAS DE INAUGURAÇÃO DO TI JOANA E 3ª PERIMETRAL

BRT será testado sem passageirosAtraso na construção das estações obrigou o Grande Recife a mudar estratégia de operação do sistema

Tânia Passos - Diário de Pernambuco
Publicação: 26/03/2014 07:36 Atualização: 26/03/2014 08:40

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Faltando dez dias para o início dos testes do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no Recife ainda há muitas pedras no caminho. O atraso no cronogama das obras obrigou, mais uma vez, uma mudança de tática na operação do sistema pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. A ideia de iniciar os testes no dia 4 de abril permanece, mas sem os passageiros e sem parte das paradas. Ontem, duas equipes técnicas do Grande Recife embarcaram para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para verificar de que forma se deu a operação nas duas cidades. Mas já há duas definições antes mesmo da conclusão da visita: não haverá mais uma segunda fase, que estava prevista para o dia 26 de abril, e em maio não entrará todo o sistema em operação, mas apenas  uma linha.

As mudanças adotadas na operação têm relação direta com o ritmo das obras. Não há como os testes serem iniciados com os passageiros se o trecho previsto para a primeira etapa, no dia 4 de abril, entre o Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, e a Avenida Conde da Boa Vista, não dispõe, ainda, de todas as estações. O terminal ao lado do Getulio Vargas não está concluído. No sentido Centro, a situação piora. A estação da Benfica ainda não tem sequer alicerce e, na Avenida Conde da Boa Vista, as seis estações estão sendo construídas fora do padrão BRT e de forma improvisada, enquanto o projeto do município não fica pronto. Segundo o Grande Recife, as seis estações da Boa Vista serão concluídas até o fim de abril.

A segunda etapa da operação que ocorrerá em maio com passageiros, sem data definida, será feita com apenas uma linha. A assessoria do Grande Recife não informou qual linha será escolhida para iniciar a operação do Leste/Oeste. A única informação é que as linhas restantes serão incorporadas aos poucos ao sistema. No corredor Norte/Sul, a situação não é diferente. O trecho que entrará em testes no dia 4 de abril, também sem passageiros, entre o Terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto, também está com estações em obras no Parque Memorial Arcoverde, na Cruz Cabugá, na Rua Princesa Isabel e na própria Dantas Barreto, sem falar nas estações em outros pontos do Centro que serão usadas no retorno das linhas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano decidiu não dar mais datas para as inaugurações dos terminais da 3ª Perimetral, Joana Bezerra. O cronograma anterior previa que eles iriam entrar em operação no dia 26 de abril.

Saiba mais

1ª fase do Corredor Leste/Oeste
- Da estação do BRT em frente ao HGV (Caxangá) até a Conde da Boa Vista
- 13 ônibus do BRT vão iniciar os testes sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Leste/Oeste:
- 1 estação do BRT na Benfica (início das obras)
- 6 estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista

1ª fase do Corredor Norte/Sul
- Do Terminal da PE-15 até a Avenida Dantas Barreto
- 14 ônibus vão operar na 1ª fase sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Norte/Sul
- Estação do Parque Memorial Arcoverde
- Estações da Avenida Cruz Cabugá
- Estação da Rua Princesa Isabel
- Estações da Avenida Dantas Barreto

Como deverão ser os corredores

Leste/Oeste

1 - Camaragibe - Centro do Recife
12km de extensão
22 estações
126 mil passageiros/dia
R$ 145 milhões de custo
30 minutos será o tempo estimado de redução no percurso

Norte/Sul

2 - Igarassu - Centro do Recife
33 km de extensão
33 estações
300 mil passageiros por dia
R$ 151 milhões de custo
30 minutos será o tempo estimado de redução no percurso

segunda-feira, 24 de março de 2014

BOEING 777-200 - FOI CONFIRMADA SUA QUEDA NO OCEANO ÍNDICO -O BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE DE LUTO DE 3 DIAS

 

 

Avião desaparecido caiu no Oceano Índico, segundo autoridades da Malásia

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Kuala Lumpur, 24 mar (EFE).- O avião da companhia Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo caiu no mar, no sul do Oceano Índico, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, em entrevista coletiva.
O avião da companhia Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo caiu no mar, no sul do Oceano Índico, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, em entrevista coletiva.
As autoridades malaias acreditam que tanto os 227 passageiros como os 12 membros da tripulação morreram.
'A última posição foi na metade do oceano Índico, ao oeste de Perth (capital do estado da Austrália Ocidental)', disse o governante.
Najib explicou que a conclusão foi tirada a partir de novos dados e uma análise da companhia de satélites Inmarsat.
Veja também:
Antes da entrevista coletiva, a Malaysia Airlines enviou aos familiares das pessoas que viajavam a bordo do Boeing 777-200 uma mensagem no qual lamentavam comunicar que 'ninguém sobreviveu'.
O voo levava 153 chineses, 50 malaios (12 formavam a tripulação), sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um holandês, um taiuanês e dois iranianos que embarcaram com passaportes roubados de um italiano e de um austríaco.
O avião decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia 40 minutos depois.
As autoridades malaias não deram uma explicação para o ocorrido e será preciso aguardar a recuperação das caixas-pretas do aparelho.

domingo, 23 de março de 2014

ARENA PERNAMBUCO PALCO DE SELVAGERIA ,NOVAMENTE, E ATENÇÃO USUÁRIOS DO METRÔ RECIFE.AMANHA O METRÔ VAI OPERAR COM MENOS TRENS(vergonha a nossa policia militar deixar esses marginais fazer isso)



Selvageria


Chuva de pedras e ônibus lotados marcam pós-clássico na Arena Pernambuco

Estação de metrô do TIP registrou cenas de selvageria depois de partida


Redação Superesportes - Diario de Pernambuco

Publicação:

23/03/2014 18:47
 

Atualização:

23/03/2014 19:07
Torcedores se agridem em estação de metrô após o Clássico das Emoções (twitter.com/superesportesPE)
Torcedores se agridem em estação de metrô após o Clássico das Emoções
É rotina. Depois do clássico na Arena Pernambuco, as cenas de selvageria se espalham pela cidade mesmo com a proibição das organizadas de entrarem nos
Torcedores caminham no escuro (twitter.com/superesportesPE)
Torcedores caminham no escuro
estádio de Pernambuco. No metrô, vândalos se agridem jogando pedras. Passegeiros ficaram muito assustados e reclamaram da presença de poucos policiais. A confusão foi registrada pela equipe do Superesportes na estação do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) logo após o apito final.

O tumulto provocou muita correria, e os seguranças do metrô não conseguiram conter a confusão. Dentro dos vagões, a chuva de pedras era presenciada com apreensão. Fora a confusão registrada, os torcedores que optaram por voltar de ônibus para casa também encotraram problemas.

Dessa vez, contudo, a reclamação ficou por conta da superlotação. O aperto estava grande dentro dos coletivos. Ficou difícil até de se locomover. Alguns torcedores, optaram por ir andnando até o TIP e caminharam no escuro da BR-408, expondo-se a risco.
Torcedores se apertam dentro do ônibus na volta para casa após o jogo na Arena (twitter.com/superesportesPE)
Torcedores se apertam dentro do ônibus na volta para casa após o jogo na Arena

sábado, 15 de março de 2014

A mobilidade bilionária de Pernambuco e sua péssima qualidade de acabamento.

A mobilidade bilionária de Pernambuco ainda tenta alcançar a Copa do Mundo


Obra da Via Mangue em março em 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco, a Secopa, divulgou imagens aéreas atualizadas das obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife com foco na Copa do Mundo de 2014.

A menos de 100 dias do evento, algumas obras, como a Via Mangue, precisam acelerar. Outras, como a Radial da Copa, seguem arrastadas há tempos…

Inicialmente, a previsão do governo do estado era de um investimento de R$ 2,2 bilhões em mobilidade. Entre projetos recalculados e abortados, o valor caiu para R$ 1.463,9 bi, num orçamento distribuído em 19 pontos, desde novas vias na capital à aquisição de novos trens para o sistema de metrô.

De acordo com a Secopa, 13 tópicos já foram concluídos. Confira a lista aqui.

Abaixo, os seis restantes. Entretanto, vale ressalvar. Essas obras representam um investimento agregado de R$ 817,1 milhões, ou 55,81% de todo o montante. Sem dúvida alguma, esse cronograma já deveria ter sido finalizado.

E sobre o valor estipulado, é bom lembrar que esses dados são tabelados, sem a soma de aditivos para uma possível aceleração. Para se ter ideia do que isso representa, a Arena Pernambuco como exemplo maior. O “custo” foi R$ 532 milhões, mas ordem de grandeza, motivada pela antecipação de oito meses para a Copa das Confederações, chegou a R$ 650 milhões…

Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 145,3 milhões

Do centro do Recife à São Lourenço da Mata, passando também por Camaragibe, uma via de 12 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).


Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa


Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 151 milhões

Do Recife a Igarassu, passando por outros seis municípios, uma via de 33 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).


Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa


Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa


Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 23,7 milhões

Ligação direta do aeroporto à estação de metro da linha sul.


Obra da Passarela do Aeroporto dos Guararapes em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 46 milhões
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.

Via de acesso entre o Corredor Leste-Oeste e o estádio em São Lourenço, com vias duplicadas e pistas exclusivas para ônibus.


Obra do Ramal da Copa, no trecho externo, em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 18,1 milhões

Terminal de ônibus anexo à estação de metrô mais próxima da arena. Projeto visado para reforçar a frota de ônibus à arena e à comunidade.


Obra do Terminal Integrado Cosme e Damião em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 433 milhões

A única obra viária bancada pela prefeitura da capital pernambucana, num projeto idealizado há décadas, visa o desafogo da Zona Sul, numa pista na área erguida na área de manguezal.


Obra da Via Mangue em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com....ortes/?p=97823
__________________

TimbuDiogoNascIgor Bitú liked this post

Ritmo muito lento de construção desse Ramal... será que em abril eles aceleram? pois a continuar assim, não vai ficar pronto!



Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: maio/2013
Operação estimada: maio/2014 (12 meses de atraso)
Investimento: R$ 145,3 milhões

uma via BRT de 12,5 quilômetros


Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: outubro/2012
Operação estimada: maio/2014 (19 meses de atraso)
Investimento: R$ 151 milhões

uma via BRT de 33 quilômetros


Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: julho/2013
Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso)
Investimento: R$ 23,7 milhões

Um corredor de 460 metros


Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: abril/2013 (trechos interno e externo)
Operação estimada: maio/2014 (13 meses de atraso)
Investimento: R$ 46 milhões (R$ 131 milhões ao todo)
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.

Via com 6,3 quilômetros ao todo


Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: fevereiro/2013
Operação estimada: maio/2014 (15 meses de atraso)
Investimento: R$ 18,1 milhões


Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Prazo original de conclusão: julho/2013
Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso)
Investimento: R$ 433 milhões

pista de 4,7 quilômetros

sexta-feira, 14 de março de 2014

LICITAÇÃO DO RECIFE CONCLUIDA E JÁ NO DIARIO OFICIAL









CONCORRÊNCIA nº 003/2013 – CEL STPP/RMR
PROCESSO LICITATÓRIO nº 003/2013 – CEL STPP/RMR

JULGAMENTO Das PROPOSTAS COMERCIAIS

Aos 13 (treze) dias do mês de março, do ano de 2014 (dois mil e catorze), às
09h00 (nove horas), na sala da Comissão de Licitação localizada na sede do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife, sito no Cais de Santa Rita, Bairro de Santo Antônio, n°. 600, CEP n°. 50020-360, Recife, Pernambuco, reuniu-se a Comissão Especial de Licitação (CEL), composta pelos membros Paulo Roberto Coêlho Lócio (Presidente), Rafael Ferraz C. Goiana Novaes (membro), Tatiana Vitória Bezerra Furtado (membro), Taciana Carolina Alípio Nilo (membro) e Maria Ivana Vanderlei (membro).

A presente reunião tem por objetivo o julgamento das propostas comerciais dos seguintes licitantes:

• Consórcio Tejipió, único licitante a apresentar proposta para o Lote 3;

• Expresso Vera Cruz Ltda, único licitante a apresentar proposta para o Lote 4;

• Consórcio Capibaribe, único licitante a apresentar proposta para o Lote 5;

• Rodoviária Caxangá S. A., que apresentou proposta para o Lote 6;

• Rodolinda Transportes e Turismo, que apresentou proposta para o Lote 6;

• Empresa São Paulo, que apresentou proposta para o Lote 6;

• Consórcio Litoral Sul, único licitante a apresentar proposta para o Lote 7;


A análise técnica das propostas, avaliou os seguintes aspectos:

• A completude das propostas comerciais e a sua conformidade
com as condições preconizadas no âmbito da licitação;

• A metodologia adotada pelas empresas licitantes e a verificação
de eventuais falhas na forma de cálculo dos principais
indicadores;

• As propostas apresentadas pelas licitantes como instrumento de
regulação econômico-financeira dos Contratos de Concessão;

• Condições de partida para o Contrato de Concessão, listando-se
eventuais considerações;

• A quilometragem utilizada;

• O fator de utilização adotado.

A Comissão de Licitação verificou que a Rodolinda Transportes e Turismo e a Empresa São Paulo, que apresentaram propostas para o Lote 6, deixaram de atender a exigência prevista no item X do Edital, referente a apresentação de garantia de proposta, motivo pelo qual foram desclassificadas.

A Comissão de Licitação verificou que as licitantes listadas a seguir cumpriram as exigências previstas no Edital, conforme parecer técnico anexo ao presente processo.

Consórcio Tejipió: único licitante a apresentar proposta para o Lote 3;

Expresso Vera Cruz Ltda, único licitante a apresentar proposta para o Lote 4;

Consórcio Capibaribe, único licitante a apresentar proposta para o Lote 5;

Rodoviária Caxangá S. A., que apresentou proposta para o Lote 6;

o Consórcio Litoral Sul, único licitante a apresentar proposta para o Lote 7;

A Comissão de Licitação listou alguns pontos do parecer técnico que
suscitaram dúvidas, com o objetivo de obter maiores esclarecimentos dos setores técnicos competentes:


a) No Fluxo de Caixa apresentado pelo Grande Recife não existe
o item Reserva Técnica como parcela do Custo Operacional Fixo,
conforme consta no Fluxo de Caixa apresentado pelas empresas.

Neste caso, haveria incompatibilidade como modelo apresentado
no Edital Licitação 003/2013?

b) O Investimento em infraestrutura de Operação considerado
pelo CTM é de 17% enquanto as empresas consideram um valor
superior a 50%. Apesar de não existir restrição para este item no
Edital de Licitação 003/2013, pode-se considerar as propostas em
conformidade com o edital e seus anexos?

c) A depreciação de capital de Infraestrutura considerada pelo
CTM é 1,5 % da soma da depreciação referente aos veículos,
enquanto as empresas consideram em média 16%. Neste caso o
valor 1,5% foi indicado no Manual de Operação. Existe alguma
desconformidade das propostas comerciais quanto a este ponto?

d) A remuneração de capital da infraestrutura considerada pelo
CTM é de 12% da soma da remuneração da frota, enquanto as
empresas consideram aproximadamente 60%. Neste caso o valor
12% foi indicado no Manual de Operação-Anexo C- Metodologia
para elaboração dos Custos das Concessionárias do STPP/RMR.
Haveria algum tipo de incompatibilidade?

Em resposta a área técnica esclareceu que:

a) O fluxo de caixa utilizado pelo Consórcio Grande Recife para
cálculo do PRO considerou a reserva técnica, isto é, o custo fixo
associado à frota reserva, como parte dos custos fixos vinculados
à frota operacional para cada tipo de veículo. As empresas
licitantes optaram por segregar este custo fixo em suas
apresentações. Observou-se que a segregação no custo fixo não
implicou em aumento ou dupla contagem de custos, tratando-se,
portanto de uma mera questão de forma. Especificamente para o
caso em tela, a forma utilizada pelas empresas licitantes contribui
para a transparência do processo, portanto nada obsta em relação
a seu uso.

b) De acordo. Uma vez respeitado o limite superior do PRO, as
empresas licitantes poderão apresentar as suas propostas de
acordo com seus dados próprios. O que se poderia questionar no
caso em tela é se os valores são tão baixos que na prática são
inexequíveis. Como o valor apresentado não inferior, mas
superior aos valores apontados pelo CTM, tal questão não se
coloca.

c) ; d) Neste ponto específico, deve-se ter o seguinte entendimento.
Os valores de depreciação e remuneração do capital calculados por parâmetros (por exemplo como proporção dos valores de
frota) possuem sentido e importância quando o valor da tarifa de
remuneração é calculado com base no método da planilha
tarifária. Neste caso, tanto a depreciação do capital quanto a
remuneração do mesmo possuem o sentido de custo, custo este
que se adiciona aos demais custos fixos e variáveis, para compor
um valo final de tarifa (de uso ou de remuneração, a depender da
situação).

Contudo, quando se altera a metodologia de cálculo do valor da
tarifa de remuneração da planilha tarifária para o fluxo de caixa
descontado, tanto a depreciação quanto a remuneração do capital
deixam de ser itens de custos. A remuneração do capital se torna
um resultado calculado pela proporção entre o saldo de caixa
disponível na fase operacional e os investimentos realizados na
fase pré-operacional.

Já a depreciação terá como único propósito estabelecer a base de
incidência do Imposto de Renda sobre a Pessoa Jurídica e a
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Por esta razão, o
cálculo do valor de depreciação deve seguir à risca o padrão fiscal
prevalecente no setor estabelecido pelas instruções normativas da
Receita Federal. Caso a empresa licitante apresente um padrão de
depreciação de seus ativos fixos diferente das instruções
normativas, sua proposta poderá ser desclassificada. Uma vez que
as propostas estão de acordo com as IN, devem ser consideradas
exequíveis sob este aspecto.

Duas conclusões podem ser derivadas do fato da remuneração e
da depreciação do capital serem diferentes daqueles parâmetros
propostos no Manual de Operações do CTM. Primeiro, que o
Manual de Operações deveria ser atualizado de forma a refletir a
regulação econômica da concessão, tanto no que se refere à
aderência às instruções normativas da Receita Federal do Brasil
quanto no que se refere à adoção do fluxo de caixa e não da
planilha tarifária como instrumento regulatório. Segundo, a
proposta apresentada pelas empresas licitantes em absoluto não se
altera, para maior ou para menor, de acordo com o cálculo da
remuneração e da depreciação do capital por parâmetros, uma vez
que tais itens não são parte dos custos incorporados ao fluxo de
caixa das propostas.

Pelo exposto, após a diligência realizada, e concluída a análise de toda documentação apresentada pelos licitantes, em observância as exigências do instrumento convocatório, a Comissão Especial de Licitação decide julgar:

a Empresa classificada para o lote 03: 1º lugar o Consórcio Tejipió, com o valor do PRO de R$ 1,432 (um real, quatrocentos e trinta e dois milésimos de real) por passageiro equivalente catracado;

a Empresa classificada para o lote 04: 1º lugar: a Expresso Vera Cruz Ltda com o valor do PRO de R$ 1,483 (um real, quatrocentos e oitenta e três milésimos de real) por passageiro equivalente catracado;

a Empresa classificada para o lote 05: 1º lugar: o Consórcio Capibaribe com o valor do PRO de R$ 1,975 (um real, novecentos e setenta e cinco milésimos de real) por passageiro equivalente catracado;

a Empresa classificada para o lote 06: 1º lugar: a Rodoviária Caxangá S. A. com o valor do PRO de R$ 1,699 (um real, seiscentos e noventa e nove milésimos de real) por passageiro equivalente catracado;

a Empresa classificada para o lote 07: 1º lugar: o Consórcio Litoral Sul com o valor do PRO de R$ 1,978 (um real, novecentos e setenta e oito milésimos de real) por passageiro equivalente catracado; Fica aberto prazo recursal.

O resultado do presente julgamento será devidamente publicado no Diário
Oficial do Estado de Pernambuco. Como nada mais havia a tratar, eu, Paulo Roberto Coêlho Lócio, lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos demais membros da Comissão Especial de Licitação – STPP/RMR.

Recife, 13 de março de 2014.


Presidente: Paulo Roberto Coêlho Lócio


Membro: Tatiana Vitória Bezerra Furtado Membro : Rafael Ferraz C. Goiana Novaes


Membro: Maria Ivana Vanderlei Membro : Taciana Carolina Alípio Nilo

http://www.granderecife.pe.gov.br/do...al_03.2013.pdf

http://www.granderecife.pe.gov.br/linhas2.asp
__________________
Colegas, como já era esperado, os vencedores dos lotes 3, 4, 5, 6 e 7 da segunda etapa da licitação do STPP/RMR são:

LOTE 03: Consórcio Tejipió

LOTE 04: Expresso Vera Cruz Ltda

LOTE 05: Consórcio Capibaribe

LOTE 06: Rodoviária Caxangá S.A

LOTE 07: Consórcio Litoral Sul

Vencedores de todos os lotes da licitação do STPP/RMR:

LOTE 01: Consórcio Conorte (Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur)

LOTE 02: Rodoviária Metropolitana/Mobibrasil

LOTE 03: Consórcio Tejipió (Empresa Metropolitana e Rodoviária Borborema)

LOTE 04: Expresso Vera Cruz Ltda

LOTE 05: Consórcio Capibaribe (Pedrosa, Transcol e Globo)

LOTE 06: Rodoviária Caxangá S.A

LOTE 07: Consórcio Litoral Sul (Borborema Imperial e São Judas Tadeu)
__________________

quarta-feira, 12 de março de 2014

Conheça a nova marca do BRT pernambucano ,agora é oficial

Confira a logomarca:











Conheça a nova marca do BRT pernambucano
Está definida a logomarca oficial do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano. Foi pensada a partir das cores do Sistema Estrutural Integrado (SEI), a integração que representa o alicerce do transporte da Região Metropolitana do Recife. O BRT pernambucano se chamará Via Livre e estará nas ruas nas cores azul, verde, vermelho e amarelo.

A previsão do Grande Recife Consórcio de Transporte é que os testes comecem em 4 de abril nos dois corredores do sistema: o Leste-Oeste, ligando Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana, ao Centro do Recife, e o Norte-Sul, entre Igarassu, extremo Norte da RMR, à área central da Capital. Os testes começarão à noite nos dias úteis e de dia nos fins de semana, sem passageiros. Se os ajustes necessários forem feitos sem dificuldades, a previsão é que a operação com passageiros comece em 17 de maio.

Fonte: http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br...-pernambucano/

sexta-feira, 7 de março de 2014

BR101 COMEÇA HOJE AS OBRAS DO CORREDOR NORTE /SUL(ARCO-METROPOLITANO) DE ABREU ATÉ CAJUEIRO SECO


Obras de requalificação da BR-101, no Grande

Recife, começam nesta sexta

Intervenção engloba trecho de 2 km, no município de Paulista.
Não haverá desvio no trânsito, pois local conta com vias paraleas.

Do G1 PE



Comente agora

Anunciada em outubro do ano passado, a requalificação da BR-101 está prevista para começar nesta sexta-feira (7), com obra em Paulista, no Grande Recife. A intervenção ocorrerá, inicialmente, em um trecho de 2 km que vai do viaduto Diper I até a ponte sobre o Rio Paratibe. Não haverá desvio no trânsito, pois o local conta com vias paralelas.

De acordo com o Secretaria das Cidades, a divisão das etapas e a escolha dos trechos foram definidas com o propósito de não comprometer o trânsito durante a Copa do Mundo deste ano. Também foram priorizados os trechos que possuem vias secundárias, que poderão ser usadas como rotas de fuga pelos motoristas.

A requalificação da rodovia prevê a fresagem do pavimento existente, quando se faz uma espécie de corte em uma ou mais camadas do asfalto, a substituição das placas de concreto, renovação da massa asfáltica, reestabilização, revestimento dos acostamentos existente e capinação. Ao todo, a obra será executada em um trecho de 30,7 km que corta os municípios de Abreu e Lima, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes.

O projeto é orçado em R$ 216 milhões, com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (R$ 182 milhões) e do Governo de Pernambuco (R$ 34 milhões). O consórcio Mendes Jr/LiderMac terá dois anos para concluir os serviços.