sexta-feira, 31 de julho de 2015

Corredores exclusivos e integração temporal são algumas soluções para os ônibus no Grande Recife

Passageiros enfrentam dificuldades na Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores da capital / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Passageiros enfrentam dificuldades na Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores da capitalFoto: Sérgio Bernardo/JC ImagemAguardo uma das linhas de ônibus que passam pela Avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife, e seguem para a Encruzilhada, na Zona Norte. Apesar de serem várias as opções, a espera foi de mais de quarenta minutos. Nesse período, parou um TI Xambá (Cabugá). Lotado. Não havia mais espaço para transportar com dignidade as mais de dez pessoas que correm, se empurrando, para subir. É assim a rotina de 1,8 milhões de pessoas que precisam do serviço na Região Metropolitana. De quem usa o sistema com medo de novos acidentes como os que mataram os jovens Harlynton e Camila nos últimos dois meses. Entretanto, especialistas apontam soluções para esses problemas, como a implantação de corredores exclusivos para ônibus e da integração temporal, com bilhete único.

O problema é principalmente em veículos que têm terminais integrados como destino, como o Barro/Macaxeira, linha que transportava a universitária Camila Mirele, 18 anos, na noite de 8 de maio. O ônibus estava superlotado quando a garota subiu. Uma parada depois, ela caiu. O estudante Harlynton Lima dos Santos, 20, foi arremessado de um ônibus no terminal do Cais de Santa Rita, na noite de 15 de junho. Os dois chegaram a ser levados para hospitais no Recife, mas não resistiram e morreram - o jovem, que sofreu politraumatismo, no dia seguinte, há exatamente um mês. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Delitos de Trânsito, mas ainda sem conclusão.

Faixas azuis são iniciativa elogiada, mas é preciso mais investimento e fiscalização
Faixas azuis são iniciativa elogiada, mas é preciso mais investimento e fiscalizaçãoFoto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem
O sistema de integração na Região Metropolitana foi projetado há mais de 30 anos. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maurício Pina, especialista em transportes, explica que essa foi a solução possível na época - quando, inclusive, o coletivo não era prioridade para o poder público. Os ônibus só ligavam os bairros ao Centro e era preciso reduzir o custo do transporte para os passageiros que precisavam ir além disso. Era preciso um espaço fechado onde o usuário pagasse a passagem antes de entrar e pudesse escolher entre várias opções de linhas alimentadoras (que levam do subúrbio ao TI), perimetrais (aquelas que cortam grandes corredores sem passar pelo Centro), radiais (que vão dos terminais à área central), circulares e interterminais.

Para o professor, no entanto, o que foi pensado como solução virou problema sério. "A construção e a manutenção são caras. Além disso, chegam as linhas alimentadoras e não as radiais e perimetrais, que ficam presas nos congestionamentos. Assim, começam a aglomerar os passageiros", afirma Pina. Todo mundo já sabe o resultado.

"Os terminais integrados não dão vazão à quantidade de usuários", acrescenta o advogado Pedro Josephi, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público, grupo que se reúne desde os protestos de junho de 2013 para debater melhorias para o sistema. Uma sugestão deles é a integração temporal, uma proposta de campanha do governador Paulo Câmara (PSB) que não tem prazo para ser colocada em prática. "Há tecnologia para isso e não há necessidade de obras de infraestrutura", defende Josephi. Entenda:



Apesar das sucessivas críticas sobre a falta de compromisso com os horários e o fato de os ônibus que deixam e saem desses terminais poderem ser comparados com 'latas de sardinha', o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) afirma que as 13 operadoras de ônibus são bem avaliadas e prestam bons serviços. "Existe atraso porque os ônibus ficam presos nos engarrafamentos. A mesma coisa causa a superlotação. A frota atualmente é de 2,9 mil veículos, o que é suficiente", alega o presidente da entidade, Fernando Bandeira. 

De opiniões divergentes sobre a qualidade do transporte, os três concordam que é necessário dar prioridade aos ônibus nas vias, através de corredores exclusivos.

Atualmente, o Recife tem a Faixa Azul, presente em 21,4 quilômetros de vias da capital. Após a implantação dos corredores, a velocidade aumentou em 23,8% no sentido Centro/subúrbio da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul - além dela, a faixa está na Avenida Domingos Ferreira, também na Zona Sul, e na Rua Cosme Viana, na Zona Oeste. "Essa é uma maneira ótima e mais simples para os ônibus terem o seu próprio espaço", defende Maurício Pina.

Uma promessa das gestões municipal e estadual é que o espaço reservado para os ônibus chegue à Avenida Recife, mas ainda sem prazo. "Poderia se pensar em um corredor em vias que tivessem pelo menos três faixas", sugere Pedro Josephi. 

O professor da UFPE destaca também os corredores Norte-Sul e Leste-Oesteobras de mobilidade para a Copa do Mundo que estão atrasadas, mas foram pensadas para priorizar o transporte coletivo. De acordo com ele, isso não era feito até cinco anos atrás. "Durante muitos anos se imaginou que o transporte individual fosse a solução para o deslocamento. Mas ele sobrecarrega o espaço viário, que é muito exíguo. Aqui isso foi pensado tardiamente, mas em Curitiba (onde foi criado o BRT) é diferente", diz. Um exemplo citado por ele foi a construção do Viaduto Capitão Temudo, com prioridade para os carros, que acaba ficando congestionado atualmente. "Quanto mais espaço você der para o carro, mais ocupa e mais espaço requer."

 "Qualquer medida para priorizar o transporte coletivo deve ser aplaudida" Maurício Pina


O presidente do Urbana-PE ressalta que isso faria com que os ônibus andassem mais rápido, reduzindo custos com combustível, por exemplo. "O poder público é o responsável pela infraestrutura e tem que preparar o corredor para que o ônibus chegue mais rápido. Do jeito que está, a classe média fica com medo do tempo que pode perder. Nós nos dispomos a ser parceiros", afirma Bandeira.

O doutor em desenvolvimento urbano André Lemoine, professor de urbanismo da Uninassau, afirma que a reestruturação agora deve ser feita pensando nas retenções viárias da cidade atualmente. "A cidade (do Recife) teve um desenvolvimento trincado, já que surge no período colonial. Um exemplo é a Avenida Rui Barbosa, que era um caminho para transportar cana de açúcar e hoje em dia tem um fluxo de milhares de veículos", conta.

Para ele, diversos modais devem ser pensados, como o metrô, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o BRT (Bus Rapid Transit). "A ideia de não ter o foco só no ônibus é um acerto conceitual, mas não foi implementada", concorda Pedro Josephi.

Ônibus costumam sair superlotados dos terminais integrados
Ônibus costumam sair superlotados dos terminais integradosFoto: Edmar Melo/JC Imagem
O professor Maurício Pina destaca ainda que é preciso estimular que as pessoas andem mais a pé e de bicicleta. Para isso, segundo o especialista é preciso construir ciclovias e reformar as calçadas para que as pessoas se sintam à vontade nelas - uma medida, segundo ele, é que a Prefeitura do Recife retome a responsabilidade sobre esses espaços. "São necessárias ações de restrição ao transporte individual. O rodízio não é muito eficiente, mas há outras, como Londres e Singapura, que têm pedágio urbano, ou ainda alta taxação de estacionamento, como é feito em Barcelona", sugere.

A Frente defende ainda a unificação da tarifa. "Não é justo o morador de Olinda pagar a tarifa B se tem a frota sucateada", justifica Pedro Josephi. Outro argumento é a renda, que é menor no município vizinho à capital pernambucana - de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto no Recife a renda per capita é de R$ 1.114,26, em Olinda é de R$ 640,13. Assim como o bilhete único, a tarifa única foi promessa do governador, mas houve reajuste no preço do anel A no início deste ano - passou de R$ 2,25 para R$ 2,45 - e a proposta continua sem previsão para virar realidade.

Procurado, o Grande Recife Consórcio, responsável pela fiscalização na Região Metropolitana, não se manifestou sobre críticas e sugestões para o transporte.

VIOLÊNCIA URBANA - Para o Sindicato dos Rodoviários, um dos principais problemas é a falta de segurança. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), houve um aumento no número de roubos a ônibus este ano: foram registradas 971 ocorrências, contra 720 no ano passado. "Um cobrador foi assaltado no dia do jogo entre Sport e Bahia (em abril, pela Copa do Nordeste). Quando estava na delegacia, narrou que já estava pagando a sétima parcela de outro assalto e não sabia como iria quitar a dívida", relata o assessor de comunicação da entidade, Genildo Pereira.

Por exigir que os profissionais retornem à empresa o dinheiro que estava em caixa e foi roubado, o Sindicato dos Rodoviários já acionou o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência da Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco. As empresas assinaram um termo se comprometendo a abolir a prática. Entretanto, o presidente da Urbana-PE frisa que os cobradores que não relatarem o caso à polícia e aos chefes continuarão tendo a obrigação.

Os assaltos não são a única preocupação nesse caso. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 266 casos de depredação, número superior ao do ano passado, 144. Mas motoristas e cobradores temem ainda o risco de acidentes.


* Colaborou Mariana Campello, do JC Trânsito.
fonte: JC Transito.

TI JOANA BEZERRA TOTALMENTE DESTRUIDO ANTES DE INAUGURAR.

Antes mesmo de inaugurar, novo Terminal Integrado de Joana Bezerra é pura degradação.

Degradação por toda parte. É difícil saber qual é o velho e o novo TI Joana Bezerra. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
Degradação por toda parte. É difícil saber qual é o velho e o novo TI Joana Bezerra. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
Degradação diante da degradação. Essa é a situação dos dois Terminais Integrados de Joana Bezerra, na área central do Recife: o velho, em operação há mais de 30 anos em condições extremamente precárias, e o novo, prometido há dez anos e em obras desde 2012, que já reflete o abandono mesmo antes de entrar em funcionamento. Quem chega no que deverá ser o novo TI Joana Bezerra se assusta com o descaso do poder público para com o equipamento, um investimento que até então custou R$ 9,5 milhões. O local virou espaço de brincadeira para crianças e consumo de drogas para moradores do entorno. Água suja acumulada na entrada, excrementos de cavalo, vandalismo por toda parte e até uma guarita queimada e transformada em banheiro público são algumas das cenas vistas no novo-velho terminal.
“Falta muito pouco. Quando as chuvas pararem, em no máximo 15 dias estaremos com tudo pronto”
Ruy Rocha
Mas o poder público parece não ver nada disso. E só faz promessas. Nesta quinta-feira (30/7), a Secretaria das Cidades de Pernambuco garantiu que tudo está quase pronto e que nada da estrutura do terminal foi comprometida com os atrasos e adiamentos da obra, retomada em ritmo lento há quatro meses, segundo funcionários da Gusmão Planejamento de Obras. “Falta muito pouco. Apenas a concretagem dos acessos externos de entrada e saída dos ônibus comuns. Quando as chuvas pararem, em no máximo 15 dias estaremos com tudo pronto para entregar o equipamento ao Grande Recife Consórcio de Transporte e, a partir daí, ser planejada a operação”, disse Ruy Rocha, secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades.
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Guarita foi incendiada e virou banheiro público e ponto de consumo de drogas
Guarita foi incendiada e virou banheiro público e ponto de consumo de drogas

O novo TI de Joana Bezerra começou a ser construído em setembro de 2012, com a promessa de ser finalizado em um ano. Por ser interligado ao metrô, a obra foi erguida com recursos do governo federal, repassados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Mas no fim de 2013, por questões políticas, o governo federal suspendeu o envio do dinheiro.  Na época, a obra estava executada em 70% e vinha num ritmo excelente, diminuído para a realização apenas de pequenos serviços. Dos R$ 9,5 milhões previstos, R$ 5,1 milhões tinham sido pagos, restando um saldo de R$ 3,2 milhões. Os trabalhos foram retomados em 2014, mas em ritmo extremamente lento. Ficaram quase um ano assim, sendo retomadas este ano.
FONTE: BLOG DE OLHO NO TRÂNSITO
com: Roberta Soares.
Titulo : blog grande recife mobilidade Pe.




TRÂNSITO - Emplacamento obrigatório para cinquentinhas a partir desta sexta.

Licenciamento e registro deixa de ser responsabilidade dos municípios e passam a ser feitos pelo Detran.


Fiscalização será mais eficaz com o emplacamento / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Fiscalização será mais eficaz com o emplacamento

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Conhecidas como 'cinquentinhas', as motos com até 50 cilindradas compradas a partir desta sexta-feira (31) só poderão sair das lojas e circular após serem emplacadas. Os ciclomotores deixaram de ser responsabilidade dos municípios e passam a ser licenciados e registrados pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A troca publicada no Diário Oficial desta sexta após ser sancionada pela presidente Dilma. Dessa forma, o emplacamento das cinquentinhas e o pagamento de taxas como o seguro DPVAT será obrigatório.

Para aqueles que já possuem motocicletas cinquenta cilindradas, uma data será estabelecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o emplacamento. Segundo Charles Ribeiro, diretor e presidente do Detran-PE, os ciclomotores só podem ser conduzidos por maiores de 18 anos, que possuem carteira de habilitação na categoria 'A' ou receberam a Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC). Todos os veículos motorizados, que possuam duas ou três rodas, e tenham até 50 cilindradas pode ser classificados como ciclomotor, sendo assim, até as bicicletas motorizadas serão incluídas nas normas, segundo o Detran.
"Os condutores que realizarem o emplacamento devem sempre trafegar com a habilitação e o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), os outros devem andar com a habilitação e a nota fiscal de compra do ciclomotor, sob pena de apreensão do veículo", completou. Com a medida, a regularização dos ciclomotores será realizada no Detran-PE ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), unidades instaladas no interior. "O emplacamento das cinquentinhas acontecerá nos locais onde já acontecem o emplacamento e fiscalização de carros e motos", explicou Charles Ribeiro, que destacou a isenção do IPVA para os veículos com menos de 50 cilindradas. 
De acordo com o órgão, a falta de regularização aumentou a quantidade de cinquentinhas sendo conduzidas de modo imprudente, por menores de idade e até mesmo para cometer crimes. “Com o emplacamento teremos um controle mais eficaz em relação à fiscalização e segurança, teremos como identificar o proprietário e punir as irregularidades cometidas. Além disso, o preparo nas autoescolas irá melhorar a mobilidade no trânsito", disse Charles Ribeiro.
FONTE: CADERNO CIDADES DO JC.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

LINHAS QUE CIRCULAM EM JABOATÃO DOS GUARARAPES TERÃO MUDANÇA DE ITINERÁRIO


O Grande Recife irá alterar o itinerário de cinco linhas, que circulam na Av. Governador Agamenon Magalhães, em Jaboatão dos Guararapes, e seus respectivos miniterminais. A ação acontecerá devido a uma intervenção realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para recuperação da ponte, localizada próximo ao Mercado Popular, em Cavaleiro. As alterações passam a valer a partir desta quinta-feira (30) e devem durar quatro meses.

Uma parte da frota que compõem as linhas: 232 – Cavaleiro e 240 – Cavaleiro/Ceasa, 
terão os miniterminais mantidos e passarão a realizar um itinerário provisório.  Já a linha 370- TI TIP/ TI Aeroporto terá o terminal mantido e realizará apenas o desvio de itinerário. 

A linha 203- Zumbi do Pacheco irá realizar o itinerário provisório nos sentidos Zumbi do Pacheco/Barro e Barro/Zumbi do Pacheco. Já a linha 233 - Cavaleiro (Bacurau) irá efetuar o itinerário provisório nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade.  

Confira abaixo, as linhas que terão seus miniterminais, paradas e os seus respectivos itinerários alterados:
1) Linha 232 – Cavaleiro

Seis veículos da linha 232- Cavaleiro terão o miniterminal mantido, localizado na Praça Leão do Norte e realizarão o seguinte itinerário:

Sentido subúrbio/cidade
….Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino...

Sentido cidade/subúrbio
...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...
 
b) Os quatro veículos restantes que compõem a frota terão o miniterminal transferido temporariamente para a Rua Paes de Andrade (ao lado do Terminal Integrado de Cavaleiro) e passarão a realizar o seguinte itinerário:

Sentido subúrbio/cidade
Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro), Avenida Governador Agamenon Magalhães, Avenida General Manoel Rabelo, Rua Falcão Lacerda, Av. Dr. José Rufino... 
Com a mudança de itinerário no sentido subúrbio/ cidade a parada nº040133, localizada em frente à loja Insinuante será desativada temporariamente e os usuários terão como opção a parada nº040134, em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro. 

Sentido cidade/subúrbio
...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Retorno sob o pontilhão do metrô, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro).

Já no sentido cidade/subúrbio da Av. Governador Agamenon Magalhães, a parada nº 040143, localizada em frente à loja Ponto de Promoção será desativada e os usuários terão com opção a parada nº040144, localizada após a Rua Joaquim Tenório, em frente ao imóvel 1343. 

2) Linha 203 – Zumbi do Pacheco/Barro

Sentido: Zumbi do Pacheco/Barro
...Rua Conde Pereira Carneiro, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova...
 
No sentido cidade/subúrbio a parada nº040143, localizada na Av. Governador Agamenon Magalhães será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040142, localizada próximo ao pontilhão do metrô.

Sentido: Barro/Zumbi do Pacheco
...Rua Alcântara, Rua Pagi, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Rua Conde Pereira Carneiro... 

Já no sentido Barro/Zumbi a parada nº040244, localizada próximo ao pontilhão do metrô será desativada temporariamente e os usuários terão como opção a parada nº 040285, localizada na Rua Alcântara, na pracinha que fica ao lado oposto à Igreja Ministério Pentencostal ou o abrigo nº040239, localizado em frente à Estação Coqueiral.

A parada nº040150, localizada na Rua Sete de Setembro também será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040258, localizada na Rua Alcântara. O abrigo nº040241, localizado na Rua Joaquim Tenório será desativado e os usuários terão como opção a parada nº 040285, localizada na Rua Alcântara, lado oposto à Igreja Ministério Pentecostal ou o abrigo nº040239, localizada em frente à Estação Coqueiral.

Já a parada nº040133, localizada na Avenida Governador Magalhães, em frente à loja Insinuante também será desativada e os usuários terão como opção embarcar na linha 149 - Zumbi do Pacheco/TI Cavaleiro no Terminal Integrado do TIP ou utilizar a paradas: nº 040134, localizada em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro; nº040136, localizada em frente ao imóvel  463; nº0140137, localizada em frente ao Posto de Saúde do SUS e nº040138, localizada próximo ao cruzamento com Avenida Manoel Rabelo.




3) Linha 233 – Cavaleiro (Bacurau)

Sentido subúrbio/cidade
...Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, retorno sob o pontilhão do metrô, Av Governador Agamenon Magalhães, Av. General Manoel Rabelo, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino...

Sentido cidade/subúrbio
...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...

4) Linha 240 – Cavaleiro/Ceasa

Três veículos da linha 240 - Cavaleiro/Ceasa continuarão a circular com o  miniterminal localizado na Rua 20 e farão o seguinte itinerário:

Sentido Cavaleiro/Ceasa
…. Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino, Rua do Sancho... 

Sentido Ceasa/Cavaleiro
...Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...

Três veículos da linha 240 - Cavaleiro/Ceasa terão o miniterminal transferido para a Rua Paes de Andrade, localizado ao lado do Terminal Integrado de Cavaleiro e passarão a fazer o seguinte itinerário

Sentido Cavaleiro/Ceasa

Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro), Av. Governador Agamenon Magalhães, Av. General Manoel Rabelo, Rua Falcão Lacerda, Av. Dr. José Rufino, Rua do Sancho... 

Com a mudança de itinerário no sentido Cavaleiro/Ceasa na Avenida Agamenon Magalhães, a parada nº040133, localizada em frente à loja Insinuante será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040134, localizada em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro.
Sentido Ceasa/Cavaleiro

...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Retorno sob o pontilhão do metrô, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro).

Já no sentido Ceasa/Cavaleiro a parada nº040143, localizada em frente à loja Ponto de Promoção, próximo da Rua Joaquim Tenório e os usuários terão como opção o abrigo nº040144, localizado após a Rua Joaquim Tenório, em frente ao imóvel nº1343.

5) Linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto

Cinco veículos da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto continuarão a circular com o miniterminal localizado no Terminal Integrado do TIP e passarão a realizar o seguinte itinerário:
 
Sentido TI TIP/TI Aeroporto

…Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Avenida General Manoel Rabelo, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino, Rua Ipojuca, Rua Cambucá...

Com a mudança de itinerário no sentido TI TIP/TI Aeroporto na Avenida Governador Agamenon Magalhães a parada nº040133, localizada em frente à loja Insinuante será desativada temporariamente e os passageiros terão como opção o abrigo nº040134, localizado em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro.

Sentido TI Aeroporto/TI TIP

...Rua Cambucá, Rua Ipojuca, Av. Dr. José Rufino, Avenida Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...
 
Dois veículos da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto terão o miniterminal transferido para o Terminal Integrado do Aeroporto e o ponto de retorno na Av. Agamenon Magalhães (localizado sobre o pontilhão do metrô, próximo ao Terminal Integrado de Cavaleiro) e realizarão o seguinte itinerário: TI Aeroporto (terminal provisório), Rua Cambucá, Rua Ipojuca, Av. Dr. José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, retorno sob o pontilhão do metrô, Av. Governador Agamenon Magalhães, Av. General Manoel Rabelo, Av. Falcão Lacerda Av. Dr. José Rufino, Rua Ipojuca, Rua Cambucá...

Com a alteração de itinerário no sentido TI Aeroporto/TI TIP, a parada nº040143, localizada na Av. Agamenon Magalhães, em frente à loja Ponto de Promoção será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040144, localizada após a Rua Joaquim Tenório, em frente ao imóvel 1343.
 
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: GRCT - http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3230136&templateId=1731187
 

PREMIO -Marcopolo conquista prêmio melhores do setor automotivo.

A Marcopolo foi escolhida “Melhor do Setor Automotivo 2015”, na categoria Encarroçador de Ônibus. Entre as ações que levaram à conquista estão os investimentos realizados nas operações brasileiras para modernização e ampliação de capacidade e o lançamento de nos produtos para os segmentos de transporte urbano e rodoviário de passageiros.
A Marcopolo possui um continuo processo de desenvolvimento de novos produtos e anualmente lança, em média, 12 novos modelos de ônibus para atender as demandas do mercado brasileiro e internacional. Neste ano, apresentou o novo rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o intermunicipal Ideale, e os urbanos Novo Torino Express (articulado), Novo Torino Low Entry (piso baixo) e Novo Torino com motor traseiro.
As empresas “Melhores do Setor Automotivo” são eleitas entre as que mais se destacaram no desenvolvimento do setor automotivo brasileiro nos últimos doze meses. Promovido pela AutoData Editora, o evento reconhece as companhias e os executivos da indústria automobilística nacional em 21 diferentes categorias deste ano.
Texto: Secco Consultoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

quarta-feira, 29 de julho de 2015

LINHA 166 – TI CAJUEIRO SECO (RUA DO SOL) TERÁ MUDANÇA DEFINITIVA DE ITINERÁRIO.



Os usuários de ônibus que utilizam a linha 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) devem ficar atentos quanto à mudança no trajeto dos ônibus, a partir deste sábado (1º). A alteração acontecerá em todas as viagens no sentido subúrbio/cidade e cidade/subúrbio nos dias úteis, sábados e domingos e será definitiva. 



Com a mudança, os veículos farão o seguinte trajeto: Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita (Ponto de retorno), Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, Av. Sul...

Para esse novo trajeto, a linha deixará de trafegar pela Rua do Sol, Praça Joaquim Nabuco, Rua Floriano Peixoto e Rua do Peixoto e consequentemente não atenderá as paradas localizadas nestas vias. 

Devido à mudança, a linha mudará de nome para: 166 – TI Cajueiro Seco (Cais de Santa Rita).

Confira abaixo as paradas que esta linha passará a atender com o novo itinerário:

•    Parada nº180327, localizada no canteiro central (1ª parada) da Av. Guararapes, em frente à Rua da Palma.
•    Parada nº180230, situada na Av. Nossa Senhora do Carmo, em frente ao Cebrac – Central de Cursos Brasileiro.
•    Parada 10 do Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita, na mesma parada da linha 167 – TI Tancredo Neves (IMIP).
•    Parada nº180047, localizada na Travessa do Forte, 200 metros após a sede do Grande Recife Consórcio de Transporte. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 
FONTE: GRCT -  http://www.granderecife.pe.gov.br/

LINHAS PASSAM POR MUDANÇAS NO TERMINAL INTEGRADO DO RECIFE.



Devido aos serviços que serão realizados pela Compesa, no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Rua São João, o Grande Recife mudará o acesso das linhas ao Terminal Integrado do Recife. Os usuários devem ficar atentos, pois a alteração acontece neste sábado (1º de agosto). Com a mudança, todas as linhas entrarão e sairão pelo portão de entrada do terminal. 



Confira abaixo, as linhas que trafegam no TI:

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol) 
104 - Circular (IMIP) 
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura) 
116 - Circular (Príncipe) 
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) 
 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no  0800 081 0158. 
FONTE: GRCT - http://www.granderecife.pe.gov.br/

Protesto » Motoristas de ônibus que fazem a linha Caixa D´Água/Xambá cruzam os braços



foto meramente ilustrativa

Motoristas de ônibus que fazem a linha Caixa D´Água/Xambá cruzam os braços na manhã desta quarta-feira. Eles estacionaram os coletivos na Avenida Leopoldino Canuto de Melo, que dá acesso à Estrada do Passarinho, em Caixa D´Água, Olinda, para protestar contra a situação da via, totalmente esburacada.

Com apoio do sindicato da categoria, os condutores resolveram paralisar as atividades depois de um grave acidente registrado no dia nove deste mês. Um menino de 12 anos que estava pendurado em um ônibus caiu depois que o coletivo entrar em um buraco e foi atropelado e morto. Os motoristas prometem paralisar os serviços até que a prefeitura de Olinda realize obras na via.

De acordo com o assessor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, Genildo Pereira, um outro protesto deve ser realizado no Terminal de Joana Bezerra.

fonte: DP Diário Pernambuco.

Ônibus com motor dianteiro podem ser proibidos de operar no sistema de transporte coletivo


escrito: Ayrton Maciel - caderno JC caderno politica

Projeto na Assembleia Legislativa começa a tramitar segunda-feira (03), no retorno dos deputados do recesso parlamentar de julho.


Os ônibus que operam no sistema de transporte coletivo de passageiros de Pernambuco podem ser proibidos de circular com o motor localizado na parte dianteira dos veículos. Projeto de lei que começa a tramitar segunda-feira (03/08), no retorno da Assembleia Legislativa, proíbe os ônibus com motor dianteiro operarem para fins de transporte coletivo em todo o Estado.
O projeto determina que o sistema de transporte coletivo que opera com ônibus não permitirá que as concessionárias façam novas aquisições de veículos com motor dianteiro para suas frotas. A proposta, do deputado Rodrigo Novaes (PSD), estabelece, ainda, que as empresas deverão substituir, gradativamente, os veículos com motor dianteiro existentes no sistema por ônibus com motor traseiro ou central.
Na argumentação, Novaes explica que recente pesquisa realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal constatou que 45% dos cerca 15 mil motoristas e cobradores do transporte público da capital federal apresentavam perda auditiva. O motivo é "o alto barulho do motor que fica na frente", ao lado do motorista, "da grande maioria dos ônibus que transitam pelas cidades brasileiras".

terça-feira, 28 de julho de 2015

VLT DO RECIFE ESTA VIRANDO SUCATA APOS 5 ANOS EM CIRCULAÇÃO.


fotos:Linha do Tempo do Sindmetro Pe.
Hoje (27) a imprensa afirmou que os VLT´s apresentaram problema. Mas de que VLT´s estamos falando se, com menos de cinco anos de uso, temos menos da metade em funcionamento? Fotos de 2013 e 2015.

fonte: Sindmetro Pe.

ÔNIBUS DO RECIFE DESAFIAM AS LEIS DA FÍSICA.


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Um fato, no mínimo, curioso que acontece na capital pernambucana,  vem intrigado físicos da UFPE.
Uma das principais leis da física é a máxima que: “dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo”.
Mas como pode ser observado diariamente, no Recife, a falta de ônibus tem demonstrado que os políticos pernambucanos insistem em tentar contrariar essa afirmação. Os ônibus estão cada vez mais lotados, as pessoas estão tendo que se amontoar no mínimo espaço disponível.
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Nossa equipe tentou entender melhor esse fenômeno e pelo que tudo indica, há grandes indícios que o problema foi o fato dos políticos pernambucanos terem “filado” nas provas de física na escola.
O mais interessante é que não conseguimos encontrar, também, nenhuma evidência que as empresas de ônibus estão sendo multadas pelos fatos ocorridos.
FONTE: FALHA PE 

ONTEM - Acidente Colisão entre ônibus e caminhão complica o trânsito na BR-101, no Recife

ACIDENTES E MUITOS BURACOS NESTA BR 101.
Apenas um veículo pôde passar por vez após o acidente / Foto: @Silva_Ciso/Twitter
Apenas um veículo pôde passar por vez após o acidenteFoto: @Silva_Ciso/Twitter
Traseira do ônibus ficou danificada
Traseira do ônibus ficou danificadaFoto: @Silva_Ciso/Twitter
Um ônibus e um caminhão colidiram, na manhã desta segunda-feira (27), na via local da BR-101, em frente ao Colégio Militar do Recife, na Zona Oeste da capital pernambucana. Não houve vítimas, mas o trânsito ficou complicado.

O acidente aconteceu por volta das 6h45, mas os veículos continuavam no local uma hora depois. O ônibus ficou parado em frente ao ponto de transporte coletivo. Um pouco atrás, só permitindo a passagem de um veículo por vez, ficou o caminhão. Por isso, o trânsito ficou muito lento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não informações sobre o que pode ter provocado a colisão. O congestionamento é no sentido Recife/Jaboatão dos Guararapes.

FONTE: JCTransito

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ACIDENTE EM APIPUCOS ENVOLVENDO ÔNIBUS , 2 CARRO , O SAMU E CORPO DE BOMBEIROS FEZ OS PRIMEIROS SOCORROS.


FOTOS JC TRANSITO.

Um acidente envolvendo dois carros e um ônibus deixou duas pessoas feridas na Rua Apipucos no fim da manhã desta segunda-feira (17). Uma das vítimas ficou presa às ferragens e precisou ser socorrida de helicóptero. Os dois sentidos da via estão bloqueados.
A empresa de ônibus envolvida no acidente é a Ttranscol do consorcio Capibaribe, ÔNIBUS 228 .
Mais informações em instantes...
FOTOS DO WHATSAPP :
CORREIA JULIANO POSTOU.


Passe livre estudantil começa a valer no Grande Recife a partir desta 2ª feira.

Alunos da rede estadual na RMR e cotistas da UPE têm direito ao benefício.
Passe livre só poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira.

FONTE: G1 PE

Começa a valer, nesta segunda-feira (27), o passe livre estudantil, para os alunos da rede pública estadual, na Região Metropolitana do Recife. O passe, que dá direito à gratuidade no transporte público, será concedido através do Vale Eletrônico Metropolitano, conhecido como Cartão VEM. Todo mês, os alunos que têm direito ao passe livre receberão 44 passagens do anel A de ônibus no Grande Recife. Ao todo, 260 mil estudantes devem ser beneficiados com a medida -- veja no vídeo acima.
O passe livre foi criado pelo governo estadual, no último mês de maio, e deve beneficiar os alunos das 399 escolas da rede estadual que moram e estudam na Região Metropolitana. Também devem receber o passe livre os 1.500 estudantes que entraram na Universidade de Pernambuco (UPE) através do sistema de cotas.
O cartão foi criado para ser utilizado apenas nos dias da semana, para ir e voltar das aulas. “O benefício é para o deslocamento de casa para a escola e da escola para casa. Esse bilhete não será válido nos fins de semana, feriados e durante o período das férias escolares”, explica o assessor da Secretaria das Cidades, Maurício Pina. Para outros deslocamentos, os estudantes podem continuar utilizando o VEM Estudante, que dá desconto de 50% no preço das passagens.
De acordo com Pina, até a última sexta-feira (24), 27 mil estudantes tinham passado pelo posto de atendimento do VEM. “Dos 260 mil estudantes, 102 mil têm carteira de estudante e apenas 52 mil utilizam o VEM Estudante ativo com o desconto de 50%. É de se esperar que a quantidade [de cadastrados no passe livre] aumente”, afirma.
Para ter acesso ao passe livre, o estudante precisa realizar um cadastro no sistema do VEM. Os alunos podem agendar o cadastramento através do telefone (81) 3125.7575 ou pelo site. Depois, é preciso ir até o posto de atendimento que fica na sede do VEM, na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, onde é feito o cadastro e a retirada do cartão.

Montadoras preveem retomada nas vendas de ônibus ainda em 2015.

As montadoras esperam que a renovação da frota paulistana de ônibus, cuja licitação deve ocorrer até novembro, se converta em encomendas já em 2015. A demanda é vista pelos fabricantes como um início de retomada em meio ao cenário de forte retração do setor. "No final deste ano, já deveremos ter um volume de compras para a frota paulistana. Estamos nos preparando há meses para entrar nesta concorrência", afirmou ao DCI o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

A renovação da frota da capital paulista irá priorizar veículos maiores, com capacidade ampliada de transporte de passageiros. A estimativa do mercado é que a licitação, em sua totalidade, gere uma demanda de cerca de 2,7 mil ônibus. A Prefeitura de São Paulo já sinalizou, inclusive, que o retorno dos concessionários deve cair, abrindo espaço para a demanda de veículos mais eficientes.

"Temos trabalhado no desenvolvimento de novos chassis e motores, como o biometano, para oferecer a melhor solução às empresas", destaca o executivo da Scania.

Para a Mercedes-Benz, que possui quase 70% de participação no segmento urbano, a renovação da frota paulistana irá representar um volume importante para o setor. "As compras devem começar ainda em dezembro, mas no ano que vem serão ainda maiores", afirma o diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes, Walter Barbosa.

A renovação deve ser dividida, em linhas gerais, em três áreas: veículos articulados (corredores); modelos médios; e uma categoria abaixo (em torno de 11 metros de comprimento), que deve substituir os micro-ônibus. "São Paulo é uma referência nacional e as mudanças adotadas na cidade podem influenciar a demanda em outras metrópoles do País", afirma o diretor de vendas da MAN Latin America (fabricante dos ônibus Volkswagen), Antonio Cammarosano.

No entanto, o consenso entre as montadoras é de que o ano será de retração. "A queda veio muito mais acentuada do que o mercado esperava", diz Cammarosano.

A estimativa do setor é que as vendas de ônibus alcancem cerca de 20 mil unidades em 2015, uma queda de quase 30% em relação ao ano passado. "Com a economia fraca e o crédito mais caro, fica difícil renovar a frota", acrescenta o executivo da MAN.

fonte: Fortalbus
dados: fenabrave.