sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mobilidade - linha da MobiBrasil CRT inicia neste sábado 16/01/16 exclusivamente com BRT e catão VEM.

Os passageiros de ônibus que usam a linha "060 - T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira" encontrarão algumas mudanças a partir deste sábado (16). Os veículos que são operados pela empresa CRT serão substituídos por ônibus acoplados e sem cobrador. Com isto, usuários deverão ter um Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) para ter acesso a parte da frota. Decisão gerou descontentamento entre usuários, que, nesse caso, não terão direito à meia passagem aos domingos.

A linha opera com 15 veículos, divididos entre as empresas CRT (7 ônibus) e Borborema (8 ônibus). A empresa Borborema continuará com a frota de veículos convencionais. Já os carros operados pela CRT serão trocados por veículos semelhantes aos que são operados pelo BRT. Os novos veículos são equipados com ar condicionado. A linha atende diariamente a uma demanda de 9 mil passageiros.
No entanto, para realizar as viagens nos novos veículos é preciso ser portador de uma das modalidades do VEM: Estudante, Trabalhador, Rodoviário, Comum, Especial com Acompanhante e sem Acompanhante e Infantil. Esse detalhe gerou descontentamento entre parte dos usuários, pois, nessa situação, será perdido o direito da meia passagem aos domingos, implementada desde maio de 2004.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou ao Blog GRMPE que a aplicação da meia tarifa é garantida apenas com pagamento em dinheiro. 
A orientação é que as pessoas que não possuem o bilhete eletrônico solicitem a confecção de um. O problema é que o VEM é desconhecido por parte da população que não é "Estudante" e nem "Trabalhador" e precisa adquirir um bilhete na modalidade "Comum". 
Para adquirir um VEM Comum é cobrada uma taxa de R$ 10, dos quais R$ 7 são convertidos em créditos para serem usados nas viagens. Os cartões são recarregáveis em pontos espalhados pelo Recife e RMR, além de estações de BRT. Eles podem ser solicitados nessas estações ou no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

Apesar de semelhantes aos BRTs, os novos veículos da linha "T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira" não farão integração nas estações do sistema que compõem o corredor viário Leste/Oeste do Recife. 
Os passageiros podem pagar a passagem em dinheiro se pegarem o ônibus nos terminais integrados. 



Um comentário:

  1. isso é um absurdo em outras capitais a estações tem bilheteria para quem quer pagar em dinheiro, só aqui que querem ser mais moderno que praticamente nos obrigam a ter um cartão vem se em uma casualidade acontecer de pagar em dinheiro o que vai acontecer teremos que ficar na rua, cade o direito de ir e vim e o pior não podemos acumular passagem no cartão vem porque com 180 dias eles descaradamente comem nosso dinheiro suado como fizeram comigo esse ano.

    ResponderExcluir