segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mudanças nas linhas de ônibus geram queixas no TI Abreu e Lima


Passageiros precisam pegar mais de um ônibus para chegar ao destino.
Mesmo sem grandes filas, usuários dizem enfrentar longo tempo de espera.


Do G1 PE
Apesar de não ter nenhuma grande fila, houve muitas reclamações no primeiro dia útil do novo Terminal Integrado (TI) Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (20). Inaugurado na última quarta (15), o TI entrou em operação no sábado (18). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, cerca de 40 mil passageiros vão utilizar o espaço.

O principal motivo das queixas foram as mudanças nos itinerários dos ônibus que circulam pelo município. Após o espaço ficar pronto com dois anos de atraso, o Grande Recife reorganizou os trajetos feitos pelas linhas que iam até a cidade, mas que antes passavam pelos terminais Pelópidas Silveira, em Paulista, e PE-15, em Olinda. O reordenamento ainda alterou o funcionamento das estações de Igarassu, Rio Doce, Xambá e Macaxeira. Veja as mudançasaqui.

Uma das alterações que desagradaram os passageiros afetou a comunidade de Caetés I. Uma das quatro linhas que atendiam os moradores da localidade foi extinta. Agora, os usuários que antes pegavam o Caetés/Macaxeira precisam parar no novo terminal, em vez de seguir direto para a Zona Norte do Recife. Dessa forma, um trajeto que antes era feito com uma viagem agora é realizado com duas.

“A gente gastava, saindo da nossa comunidade para a Macaxeira, 36 minutos. Com a ida agora para Abreu e Lima, a gente está gastando uma hora e vinte, uma hora e meia. Vai ter muito prejuízo”, relatou o motorista Alfredo dos Santos. “Eu pegava dois ônibus agora tenho que pegar três. É um absurdo”, desabafou a empregada doméstica Maria de Fátima.

Outra reclamação diz respeito à demora dos coletivos. O pedreiro José Roberto de Oliveira disse que esperou quase uma hora sem ver o ônibus passar. “Está muito confuso esse terminal, uma bagunça danada. Saio de casa às 6h, são quase 8h e não chega. Vou até a Linha do Tiro. Daqui pra que eu chegue lá, são 10 horas”, contou.

O diretor de Operações do Consórcio, André Melibeu, reconheceu os transtornos, mas diz que, com a inauguração do espaço, novas rotas para a Macaxeira puderam ser criadas. “Seis linhas que não tinham para a Macaxeira passaram a ter. Então, a quantidade de pessoas que foram beneficiadas está em torno de 6 mil. Em contrapartida, 2 mil tiveram que fazer o transbordo. A gente fez essa reorganização para que linhas que não tinham integração passassem a tê-la”, afirma.

Melibeu ressalta, ainda, a vantagem de se pagar uma única passagem, o que, segundo ele, vai beneficiar os usuários de Paulista e Olinda. “No sentido de volta, todo esse pessoal vai ter um rebaixamento tarifário, vai pagar R$ 2,80. Hoje eles pagam aqui R$ 3,85 (Anel B) e o Anel A, R$ 2,80”, diz.

Ao todo, 11 linhas passam pelo novo terminal. As duas mais movimentadas são as de Bus Rapid Transport (BRT): Abreu e Lima/Dantas Barreto e Abreu e Lima/Prefeitura, que, segundo o Grande Recife, transportam aproximadamente 70% dos usuários que passam pelo local
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7 comentários:

  1. Eu ate agora, so nao entendo o porque que o grande recife nao reduziu as tarifas dos bairros para os terminais integrados.
    Macarou com a linha ti abreu e lima /ti macaxera ,reduzindo para r$2,80 enquanto ti Pelopidas/ti macaxeira continua com a tarifa r$3.85.
    Isso parece ate brincadeira mas e verdade ,mostra uma falta de respeito com a populacao da zona norte,sera que somos mais ricos do que as demais populacoes das zonas oeste e sul , que ao entregarem terminais integrados tiveram as tarifas reduzidas dos bairros ate os proprios terminais integrados.
    Exemplos dos bairros zona oeste foram as linhas de tiuma/ti camatagobe - sao lourenco/ti camaragibe e outras.
    Bairros zona sul ,marcos freire/ti cajueiros seco - muribeca/ti cajueiro seco - brigadeiro ivo borges/ti aeroporto e outras.
    Eu espero que a populacao da zona norte acorde e proteste para a reducao das tarifas de R$ 3,85 para R$ 2,80 imediatamente,pois nao e justo o que o grande recife esta fazendo com a populacao da zona norte.

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    1. também acho,a zona norte sempre foi esquecida por esses governantes que lembra da gente em época de eleição

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    2. também acho,a zona norte sempre foi esquecida por esses governantes que lembra da gente em época de eleição

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  2. estava bom de uma emissora de TV vim realizar uma matéria como é ruim os pedestre chegarem a esse terminal, é horrível o acesso quem mora em Arthur lundgreen 2 para chegar nele tem que fazer um trajeto péssimo e arriscado principalmente a noite ou até mesmo durante o dia as vezes se arriscando atravessando as três faixa da perigosa BR -101, ou até andando por caminhos acidentados ou repletos de matos.

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  3. estava bom de uma emissora de TV vim realizar uma matéria como é ruim os pedestre chegarem a esse terminal, é horrível o acesso quem mora em Arthur lundgreen 2 para chegar nele tem que fazer um trajeto péssimo e arriscado principalmente a noite ou até mesmo durante o dia as vezes se arriscando atravessando as três faixa da perigosa BR -101, ou até andando por caminhos acidentados ou repletos de matos.

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    1. essa imprensa que nós temos é ultracínica e péssima! mas com essa sociedade que aplaude e endeusa essa gente da imprensa de pé,nada mudará.

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  4. Igarassu, Mirueira e Arthur Lundgren permanecem com as duas opções: ir pela macaxeira (BR 101) ou ir por Paulista (PE15).
    Só Caetés que foi penalizado. Porque essas outras também não perderam as suas linhas para a Macaxeira ?

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