terça-feira, 12 de julho de 2016

Metrô do Recife intensifica proibição de comércio e ambulantes protestam

Medida foi tomada após uma mulher ser baleada em tumulto, na terça (5).
Metrô do Recife informa que está cumprindo normas federal e estadual.

Protesto de ambulantes na Estação Central do Metrô do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O Metrô do Recifefechou o cerco ao comércio ambulante na Estação Central, no bairro de São José, no Centro do  Recife. Desde o início da manhã desta terça-feira (12), fiscais e policiais ferroviários passaram cumprir à risca duas normas, uma federal e outra estadual, que proíbem a venda de qualquer produto ou alimento em espaços destinados ao transporte público de passageiros. Por causa da ação, os camelôs reagiram e foram para as ruas protestar.
A medida foi tomada por causa da repercussão da confusão ocorrida na tarde de terça-feira (5).  Um homem, ainda não identificado, se desentendeu com um vendedor de pipocas e efetuou três disparos. Um tiro atingiu a barriga de uma mulher de 36 anos, que está internada no Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.

Diante do protesto, o assessor de comunicação social do Metrô do Recife, Salvino Gomes, informou que  a determinação é impedir a entrada de ambulantes para evitar novos  tumultos. A medida está respaldada, segundo Gomes, pelas normas 1832/96, do governo federal, e 14846/91, do governo de Pernambuco, que tratam da proibição do comércio em áreas de transporte.
Diante das novas medidas, um grupo de ambulantes realizou, na manhã desta terça, um protesto na frente da Estação Central do Metrô. Eles levaram faixas para pedir a saída dos fiscais e assegurar o direito de vender produtos aos passageiros. O trânsito ficou lento e policiais militares foram acionados.
“Além disso, estamos recebendo muitas queixas sobre esse problema como os camelôs. Muitas pessoas estão entrando em contato com a ouvidoria para reclamar”, afirmou.
fonte: G1 Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário