sexta-feira, 31 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - Homem é assassinado a tiros em estação do metrô do Recife


31/05/2013 21h52 - Atualizado em 31/05/2013 22h14


Vítima foi atingida por três disparos na estação Shopping da Linha Sul.
Câmeras gravaram toda a ação; suspeito do crime está foragido.

Do G1 PE
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Um passageiro foi assassinado a tiros, na noite desta sexta-feira (31), na plataforma da Estação Shopping do metrô do Recife, na Zona Sul da capital. O crime ocorreu por volta das 21h. A vítima foi atingida pelos disparos logo após desembarcar da composição. O suspeito do crime é outro passageiro, que está foragido.

Testemunhas relataram à delegada Gleide Ângelo que os dois teriam discutido. “Ao descer do vagão, ele foi atingido por três tiros. Não sabemos o motivo, estamos investigando”, disse. Câmeras instaladas dentro da composição e na estação da Linha Sul gravaram toda a ação. As imagens serão analisadas pela polícia, para tentar identificar o autor dos disparos.

Segundo a assessoria do metrô do Recife, a Linha Sul teve a operação reduzida após o crime. Apenas uma das plataformas está funcionando neste momento.

Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) já foi acionada e seguiu para o local para recolher o corpo da vítima. O caso foi registrado pela Força-Tarefa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

quinta-feira, 30 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TRIPLICAÇÃO DA 232 SERÁ QUE SAI COM A INAUGURAÇÃO DO TI TIP?

Esse projeto poderia viabilizar de imediato o Corredor TIP <> TI Joana Bezerra via Abdias de Carvalho.

Não consegui ver a imagem. Esse site Photobucket é problemático.

O pessoal só falou sobre uma promoção naquele site de fotos, distribuiu material de divulgação e promocional (caneta, lápis, bloco de papel e boné, todos com logos do governo e Arena), além, claro, da orientação para entrar e sair da Arena. Nada foi falado sobre obras de mobilidade.

Agora, não sei se engavetaram a promessa de criar a terceira faixa de rolamento na BR 232 entre os entrocamentos da BR 101 e BR 408, mas se ainda não começaram, não boto fé que ainda farão. Essa terceira faixa implicará no alargamento da ponte sobre os trilhos do metrô e diesel, é previsto pelo menos um viaduto para retorno na metade do trecho, pois é muito longo o retorno hoje. Se obra aparentemente mais rápida como o Norte-Sul na Agamenon vai para outubro de 2014, a terceira faixa na BR 232 só ficaria pronta a tempo se fizessem que nem a Arena quando poderíamos ter a Copa das Confederações, ou seja, trabalho em três turnos.

O problema é que o Governo já vem deixando claro que carro não irá para a Arena pela 408 (limite será o TIP), então qual a serventia de criar uma terceira faixa na BR 232, embora eu acho interessante até para no futuro viabilizar um corredor de ônibus, nem que seja BRS, incluindo, lógico, a Abdias de Carvalho.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837472&page=207 INFORMAÇÕES DO RAI

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - Terminal Integrado do TIP é inaugurado nesta quarta

 

 

http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/novo-terminal-integrado-do-tip-comeca-a-funcionar-no-sabado/2602748/

Publicado em 29/05/2013, às 08h44

 

Do JC Online


Após um ano em obras, o Terminal Integrado do Terminal Intermunicipal de Passageiros (TIP) é inaugurado na manhã desta quarta-feira, às 9 horas, pelo governador Eduardo Campos.Com um custo de R$ 3,3 milhões, o novo terminal faz parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

O acesso à Cidade da Copa, em São Lorenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, será diretamente beneficiado com o terminal. A área construída é de 2,9 mil m² e responderá por uma demanda de 22 mil passageiros por dia a partir deste sábado (1°), quando começa a funcionar.

A passagem terá um custo de R$ 2,25 e, para os usuários que usarem metrô em seu deslocamento de retorno, uma diminuição na tarifa para R$ 1,60. O objetivo do Governo do Estado é expandir o sistema até o final de 2014, após as Copas das Confederações e do Mundo.

LINHAS DO TI TIP:
351 - Curado II/TI TIP
361 - Curado IV (Rua 14) /TI TIP
363 - Curado IV (Av. 01) /TI TIP
348 - Curado V/TI TIP
410 - Parque Capibaribe/TI TIP
302 - TI TIP / Caxangá
370 - TI TIP / TI Aeroporto
219 - TI Jaboatão (Sancho)/TI TIP
346 - TI TIP (Centro)
347 - TI TIP (Derby)
Orçado em R$ 3,3 milhões, o terminal TIP tem como previsão atender 22 mil pessoas por dia. O TI conta com plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, Central de Atendimento ao Cliente, pátio de estocagem, passarela, rampa de acesso ao TIP (intermunicipal), escadas fixa e rolante, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões, além de elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

TERMINAL AFOGADOS -  Durante a inauguração do TI TIP, os gestores anunciaram o início das obras de reforma e ampliação do Terminal Integrado de Afogados, localizado na Zona Oeste do Recife. A obra está avaliada em R$ 1,3 milhão e tem previsão de entrega em março de 2014.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

terça-feira, 28 de maio de 2013

GRANDE RECIFE -Metroviários ameaçam entrar em greve no Recife, antes da Copa das Confederações

 28 DE Maio DE 2013
Após encerramento da primeira rodada de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de maio, os representantes dos sindicatos metroviários e ferroviários nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de janeiro retornaram para os respectivos estados convocando as categorias para debater os rumos da campanha salarial 2013.
Em assembleia à ser realizada nesta terça-feira, 28 de maio, às 18h, na estação central do Recife, os metroviários pernambucanos debatem a possibilidade de paralisações dos metrôs, ainda antes da Copa das Confederações no mês de junho.

Os sindicalistas dizem que o que tensionou a relação entre eles e a CBTU foi o não atendimento de nenhuma das reivindicações dos trabalhadores, apresentadas durante a reunião.

A categoria cobra o reajuste salarial de 6,49%, conforme o acumulo da inflação nos meses de maio/2012 à abril/2013, enquanto a empresa apresentou apenas 4,7%.

Outros aspectos pendentes foram abordados quanto a implantação de um piso salarial, no valor de R$ 1.980,23, além de adicionais como risco de vida, adicional noturno e insalubridade.

Nesta segunda, os metroviários mineiros iniciaram o estado de greve, ameaçando com a paralisação a qualquer momento, em decorrência da intransigência da empresa, mesmo quadro que desenha para a assembleia de hoje em Recife. O Sindmetro-PE diz que qualquer iniciativa de paralisação dos trabalhadores no Metrorec será alvo de esclarecimento à população.

A próxima rodada de negociações será em Recife, de 11 à 14 de junho.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - REPORTE DO BLOG DO JAMILDO RALOU ATÉ CHEGAR A ARENA PERNAMBUCO.

Repórter do Blog de Jamildo enfrenta dificuldades para chegar à Arena no transporte público

POSTADO POR Thiago Wagner da Silva ÀS 12:34 EM 23 DE Maio DE 2013

Volta foi pior que a ida. Estação Cosme e Damião não suportou número de torcedores. (Foto: Blog de Jamildo)

Por Vinícius Sobreira, do Blog de Jamildo


 Não foi nada fácil chegar à Arena Itaipava Pernambuco para assistir à primeira partida oficial no estádio, entre o meu estimado Náutico e o Sporting de Portugal, na noite desta quarta-feira (22).

O primeiro ponto é não haver guarda-volumes no Estádio. Sim, isso tem a ver com mobilidade. É proibida a entrada com bolsas e a Arena não tem guarda-volumes. Logo, você não pode ir de bolsa (ou mesmo guarda-chuva). Só que algo em torno de 40% de todos os jogos acontecerão em dias de semana, onde parte dos torcedores se dirigem ao estádio direto do trabalho, faculdade ou escola. A solução para esse pessoal é passar em casa para deixar a bagagem, antes ainda de ir para o jogo. E foi isso o que tive que fazer.

Só que do centro do Recife, onde trabalho, até a minha casa, no Vasco da Gama, bairro da Zona Norte do Recife, passei cerca de 50 minutos no ônibus - claro, no engarrafamento. Muito tempo perdido só para deixar a bolsa. Então parti para a Arena, finalmente.


Já estava atrasado. Eram 19h. E, como foi avisado anteriormente, para chegar até à Arena você tem de ir de metrô. Acontece que a malha metroviária recifense deixa muito a desejar - em especial no atendimento à Zona Norte da cidade. Bairros de grande densidade populacional como Guabiraba, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Casa Amarela e respectivos altos não têm acesso ao metrô do Recife. A estação mais perto de mim, que moro no Vasco da Gama, é a Estação Joana Bezerra, no Derby.

Tive sorte e o Vasco da Gama/Derby não custou a passar. Peguei-o e segui viagem de 50 minutos até Joana Bezerra. Por lá, esperei por 20 minutos o trem que segue para Camaragibe - passando antes na Estação e Terminal Integrado Cosme e Damião, via para quem pretende chegar à Arena. Àquela altura o jogo já havia iniciado, com o Náutico ensaiando uma pressão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XyTyDTn64dM

No metrô percebi que não fui o único alvirrubro a ser prejudicado pelo trânsito somado à falta de guarda-volumes da Arena. Outros estudantes e/ou trabalhadores tiveram o mesmo problema que eu, já que precisaram passar em suas residências para deixar qualquer bagagem que carregassem.

Trinta minutos e doze estações após Joana Bezerra - e com o Timbu já perdendo por 1x0, com gol contra de Luiz Eduardo -, finalmente chego à Estação Cosme e Damião, em camaragibe. Quando saí do vagão percebi que, de fato, não eram poucos ou mesmo cabiam numa kombi os torcedores alvirrubros atrasados.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=20DxE_t0JV0
Ao sair da estação em direção aos ônibus - que já nos aguardavam, tenho que elogiar - funcionários de colete amarelo, que acredito serem do Consórcio Grande Recife, distribuiam pulseiras laranjadas para identificar torcedores que rumavam ao estádio. Uma delas gritava incessantemente que "todos devem ficar com o ingresso na mão", enquanto a outra dizia, mais timidamente, "não precisa mostrar o ingresso". Saí no segundo ônibus e restou gente suficiente para lotar mais dois, naquela leva.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sSelpS5CXLo


Eram tantos os ônibus, das mais diversas empresas, estacionados no mesmo lugar, que formaram um corredor imenso de veículos parados, na via estreita que é a saída do Terminal Integrado, de modo que acabaram por prejudicar o trânsito dos que tentavam transportar os passageiros. Ficamos cerca de cinco minutos só esperando um destes motoristas manobrar para tirar o longo veículo do caminho. Em quinze minutos cheguei ao estádio.

Após o total de duas horas de viagem e espera, finalmente "chegamos" à Arena, precisando ainda caminhar mais 500 metros - o que já foi pontuado como desrespeitoso ao público idoso e/ou deficiente físico. Mas, enfim, cheguei, já no intervalo do jogo. Para mim, então, foi 1x0. Tá valendo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cuqR2qWa7yw

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rlODHPf14E8
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fCVgYmgY9lo
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fCVgYmgY9lo



A volta


O caminho de volta para casa foi um sufoco. Mais de 26 mil torcedores para serem escoados por uma mesma via e um mesmo meio de transporte. Todos de ônibus, formamos uma fila quilométrica que andou vagarosamente por mais de 30 minutos até que eu finalmente chegasse ao ônibus. Nele, foram mais 15 minutos até a estação de metrô Cosme e Damião. O trajeto de poucas centenas de metros entre a chegada do ônibus e o trem durou cerca de 20 minutos. O espaço não suporta a quantidade de torcedores.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qH9aKZ4ds3U

Ao menos dei sorte e, ao chegar no metrô, o trem alvirrubro, lotado, estava só a minha espera. Corri em busca do vagão menos apertado e o encontrei. Não quero imaginar quanto tempo podem ter ficado esperando os que não tiveram a minha sorte.

http://www.youtube.com/watch?v=4i3x7udIL-g&feature=player_embedded

Segui por 40 minutos até a Estação Central do Recife, onde encontrei bastante gente frustrada, que se deslocou até lá em busca de ônibus - que, àquela altura, já beirando a meia-noite, eles não iriam mais encontrar. Em dias de jogo precisaremos de uma quantidade extra de ônibus.

GRANDE RECIFE- TRÂNSITO GRANDE VILÃO DOS TORCEDORES E NA VOLTA PANE NO METRÔ E VANDALISMO DOS TORCEDORES

Trânsito atrasa torcedores no 1º jogo profissional da Arena Pernambuco

Meia hora depois do início da partida, ainda havia gente chegando ao local.
Taxistas estão cobrando R$ 17 para deixar público a 400m do estádio.

Do G1 PE
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Marcio de Medeiros foi à Arena PE de carro e perdeu o início do jogo (Foto: Luna Markman / G1)Marcio de Medeiros foi à Arena PE de carro e perdeu o início
do jogo (Foto: Luna Markman / G1)
A partida entre Náutico e Sporting de Portugal, primeiro teste com times profissionais na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, estava marcada para começar às 20h, mas pelo menos até as 20h30 ainda tinha torcedores chegando ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado 4, no Recife. Muita gente optou por vir de carro para o local, onde se pega um metrô até à Estação Cosme e Damião e, depois, um ônibus circular gratuito até o estádio. A reclamação é geral.
O torcedor Cassiano Vasconcelos pegou o ônibus Curado 4 para chegar ao TIP. Ele afirma que esperou mais de 40 minutos em uma parada próxima ao Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife, e ficou mais de uma hora no trânsito. "Vim de ônibus por indicação de amigos, mas acho que seria melhor vir de metrô mesmo ou então de carro, saindo de casa mais de duas horas antes para não perder o jogo. A sorte é que eu só quero conhecer a Arena hoje, pois torço mesmo para o Santa Cruz, senão estaria irado", disse.
O leiloeiro André Samico saiu da Praça do Derby de táxi com mais dois amigos, por volta das 18h15. Chegou no TIP quase duas horas depois e ainda achou caro o preço da viagem, R$ 38, valor próximo ao do ingresso, R$ 44. "Infelizmente, o trânsito estava muito grande, espero que esse ônibus agora não demore tanto. Se eu pudesse, teria vindo de helicóptero para não chegar tão atrasado assim", brincou.
Estacionamento do TIP tem 300 vagas e ficou lotado (Foto: Luna Markman / G1)Estacionamento do TIP tem 300 vagas e ficou lotado
(Foto: Luna Markman / G1)
O torcedor Carlos Alexandre veio de carro até o TIP e também conta que enfrentou quase duas horas de trânsito. "Acho que de metrô realmente seria mais rápido, mais fácil, é que eu não tenho o costume de utilizá-lo. É a primeira vez que todo mundo vai para a Arena, então o povo está meio perdido mesmo hoje", amenizou.
O empresário Marcio Roberto de Medeiros também optou vir ao TIP de carro. Ele partiu de Olinda, por volta das 17h, e só chegou ao terminal às 20h15. Antes, tentou deixar o veículo no estacionamento privado Parqtel, cujo valor do ingresso custa R$ 40 e precisava ser comprado com antecedência. "Eu tive que cruzar duas cidades [Olinda e Recife] para chegar aqui, com bastante trânsito. Peguei congestionamento para chegar no Parqtel, não tinha vaga e aqui no TIP também acabaram-se, tem que esperar alguém sair para você entrar", criticou.
O Parqtel possui 2,8 mil vagas, enquanto o TIP conta com 300. Muitos torcedores que chegavam ao TIP preferiam pegar táxi ao invés de ir à Estação Cosme e Damião. A informação dos taxistas é que a corrida até um local 400 metros distante do estádio custa R$ 17, preço fechado sem uso de taxímetro. O terminal fica a menos de três quilômetros da Arena Pernambuco.

GRANDE RECIFE - ARENA PASSOU NO TESTE MAS A TORCIDA!!!! FALTA MESMO É EDUCAÇÃO.

23/05/2013 03h09 - Atualizado em 23/05/2013 03h31

G1 testou: acesso à Arena PE é reprovado por torcedores

Público relatou problemas para chegar e sair do estádio, no Grande Recife.
Amistoso entre Náutico e Sporting (Portugal) marcou abertura do estádio.

Alexandre Morais, Luna Markman e Priscila Miranda Do G1 PE
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Na volta para casa, longa fila até pegar o circular para a Estação Cosme Damião (Foto: Priscila Miranda / G1)Na volta para casa, longa fila até pegar o circular para a Estação Cosme Damião (Foto: Priscila Miranda / G1)
O acesso à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Grande Recife, foi reprovado por torcedores ouvidos pelo G1. Eles foram assistir ao amistoso entre Náutico e Sporting (de Portugal), na noite desta quarta (22), partida que marcou a abertura do estádio ao público. Filas intermináveis para chegar e sair do local, trânsito lento, lotação nas estações do metrô e dificuldade para pegar ônibus e táxis estão entre as principais queixas. Muitos chegaram ao campo no fim do jogo e outros desistiram no meio da viagem. Já a volta para casa atravessou a madrugada desta quinta-feira (23).
O metrô está parecendo uma lata de sardinhas. Só não está pior porque tem ar-condicionado"
Glícia Barbosa, passageira do metrô
Para testar o plano de mobilidade, a reportagem do G1 se misturou aos torcedores e foi até o estádio de ônibus, metrô e táxi. Partindo de três pontos da capital pernambucana – Zona Norte, área central e Zona Sul -, foi possível avaliar os diferentes meios de transporte que levam ao município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, onde está situado o estádio que vai receber as partidas oficiais da Fifa. Milhares de brasileiros e turistas vão utilizá-los, já no próximo mês, durante os jogos da Copa das Confederações. Confira abaixo o teste de cada serviço.
Metrô comparado a ‘lata de sardinhas’
A viagem de metrô da Zona Sul do Recife até a Arena Pernambuco durou pouco mais de duas horas. A reportagem do G1 chegou à estação Aeroporto por volta das 18h. O embarque atrasou devido à desorganização nas filas da bilheteria. Inaugurada recentemente, a plataforma está posicionada bem em frente ao aeroporto da cidade, no bairro da Imbiribeira. Uma passarela está sendo construída no local para ligar o terminal aéreo à Linha Sul do metrô; no entanto, o equipamento não vai ficar pronto para a Copa das Confederações. A nova estrutura, que vai passar sobre a Avenida Mascarenhas de Morais e Rua Barão de Souza Leão, só deve ser aberta em setembro, conforme a Secretaria das Cidades. Por enquanto, quem desembarca no aeroporto tem que cruzar a avenida pela faixa de pedestres.
COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Jogos na Arena Pernambuco
16/06 19h Espanha x Uruguai
19/06 19h Japão x Itália
23/06 16h Uruguai x Taiti
Fonte: Fifa
 Quem é turista ou não conhece bem a capital pernambucana deve ficar atento. As estações da Linha Sul ficam a cerca de 3 quilômetros da Avenida Boa Viagem, um dos principais cartões-postais da cidade e onde estão situados a maioria dos hotéis, pousadas e albergues. Por isso, se você estiver hospedado na orla e não quiser a fazer essa caminhada, deverá pegar um ônibus até o metrô. Apesar da proximidade do início dos jogos, grande parte das paradas de coletivos do bairro está depredada ou não possui painéis com informações sobre linhas e destinos. Ou seja, antes de deixar o hotel, deve-se pedir ajuda na recepção, porque encontrar um fiscal nos pontos de ônibus é tarefa praticamente impossível.
O bilhete do metrô que leva até a Arena custa R$ 1,60. Cartazes exibem a tarifa e o mapa das estações, porém as informações estão apenas em língua portuguesa. Nem nas bilheterias nem nas plataformas de embarque há panfletos ou placas com dados em inglês ou espanhol. Entre a entrada na estação Aeroporto e o embarque em uma das composições, a reportagem esperou 18 minutos. Partindo de lá, são 17 estações até o estádio: Tancredo Neves, Shopping, Antônio Falcão, Imbiribeira, Largo da Paz, Joana Bezerra, Afogados, Ipiranga, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu, Curado e Rodoviária.
Metrô lotado no caminho para a Arena Pernambuco (Foto: Alexandre Morais / G1)Metrô lotado no caminho para a Arena
Pernambuco (Foto: Alexandre Morais / G1)
Do Aeroporto até Joana Bezerra, onde é feita a baldeação para a Linha Centro, foram 16 minutos de viagem. É preciso ficar atento aos nomes das estações porque não há avisos sonoros. Diferentemente das novas plataformas da Linha Sul, a estação Joana Bezerra tem várias placas danificadas, paredes sujas e mural de informações incompleto. A viagem, que seguia tranquila até o local, ficou tumultuada com a proximidade do horário de pico. Dezenas de passageiros, que largavam do trabalho, se juntaram aos torcedores. Muita gente fez o trajeto até a Arena em pé. Apesar disso, as composições são bem conservadas e possuem ar-condicionado.

Na Joana Bezerra, a espera pela composição foi de 10 minutos. Até o desembarque na estação Cosme e Damião, próxima ao estádio, foram mais 50 minutos. Um das passageiras, Glícia Barbosa, estava a caminho da Arena com um grupo de nove amigos. "A gente se perdeu após o embarque na Joana Bezerra. O metrô está parecendo uma lata de sardinhas. Só não está pior porque tem ar-condicionado", disse. Outro usuário, Iraquitan José Lupercínio, comentou que a lotação ocorre diariamente. "Mesmo com os torcedores hoje [quarta], eu achei ontem [terça] mais cheio. Isso aqui é um sufoco. Uso o metrô todos os dias para ir e voltar de Camaragibe até o centro do Recife." A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 já anunciou que, no Grande Recife, os dias de jogos serão ponto facultativo, cabendo às empresas decidir se seus funcionários terão folga ou não.
Público acompanha primeiro jogo profissional na Arena PE, que terminou Náutico 1x1 Sporting (Foto: Luna Markman / G1)Público acompanha primeiro jogo profissional na Arena PE, que terminou Náutico 1x1 Sporting (Foto: Luna Markman / G1)
Na estação Cosme e Damião, foram disponibilizados ônibus gratuitos até o estádio, mediante a apresentação do ingresso da partida. Do local até a Arena foram mais 6 minutos em uma estrada escura e aparentemente inacabada. No coletivo, os amigos Edilson Xavier e Karina Kelner expressavam preocupação em relação à volta para casa. "Espero que tenha ônibus até a estação, nem sei como vamos fazer, a gente vai decidir na hora", disse ela. "Nós pegamos carona até a Joana Bezerra e embarcamos lá, viemos espremidos, ela veio quase flutuando", contou ele.

Junto com os torcedores, o G1 desembarcou dos ônibus e ainda precisou andar alguns metros para chegar à Arena. No local, havia monitores para informar os sentidos dos portões, mas foi preciso falar com quatro pessoas para descobrir que a entrada de imprensa poderia ser feita pelos setores C e D. Desfeito o nó, a reportagem finalmente pode ter acesso ao campo e ver os minutos iniciais do amistoso.
Vou emoldurar meu ingresso e, da próxima vez, tentar sair mais cedo"
Evandro Vilarinho, torcedor que desistiu
de ir à Arena Pernambuco
Sem ônibus direto para estádio
Ir de ônibus à Arena partindo do Centro do Recife, às 18h, horário em que geralmente as pessoas largam do trabalho naquela região, não é a melhor opção. Não há linha que leve o torcedor diretamente ao estádio ou à estação Cosme e Damião, de onde partiram circulares gratuitos. Apenas uma linha, Curado 4, leva até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Inclusive, se o passageiro ligar para o serviço 0800-081-0158 do Grande Recife Consórcio de Transporte ou pedir informação no terminal do Cais de Santa Rita, a orientação será ir até a Estação de Metrô Central do Recife, onde a viagem até o TIP dura, em média, 50 minutos. É bom lembrar que o 0800 só pode ser acessado por telefone fixo, das 7h às 19h, e não há atendimento em um segundo idioma.
Espera por ônibus no Centro do Recife (Foto: Luna Markman / G1)Espera por ônibus no Centro do Recife durou 47 minutos
(Foto: Luna Markman / G1)
Em segundo lugar, a espera pelo coletivo pode ser bem grande. O G1 esperou 47 minutos pelo Curado 4 na parada em frente aos Correios, na Avenida Guararapes. Os passageiros da linha relatam intervalos entre 30 minutos e uma hora. A passagem custa R$ 2,75 (anel D). O preço vai ser reduzido para R$ 2,25 (anel A) a partir de 22 de maio. A boa notícia é que tinha lugar para sentar. Foi mais uma hora até chegar ao TIP, enfrentando congestionamento em corredores movimentados do Recife, como as avenidas Conde da Boa Vista, Agamenon Magalhães e Abdias de Carvalho.
No TIP, o G1 encontrou muitos torcedores atrasados, a caminho da Arena, com a partida já rolando. Outros desistiram de assistir à estreia do time alvirrubro, como o militar Evandro Vilarinho e a esposa Rosângela. Ela chegou tranquila no TIP, partido de ônibus do Shopping Recife e pegando metrô na estação Estância. A viagem durou cerca de 40 minutos. “Não tive a mesma sorte. Saí de Santo Amaro [no Centro do Recife], por volta das 17h30, peguei muito trânsito, tentei deixar meu carro no Parqtel [estacionamento privado em São Lourenço], não sabia que tinha que comprar a vaga antes, então só consegui estacionar aqui no TIP. Vou emoldurar meu ingresso e, da próxima vez, tentar sair mais cedo”, lamentou.
Não faço questão de levar passageiro nenhum à Arena. Não vale a pena pegar um trânsito terrível"
Gilson Gonçalves, taxista
Taxistas recusam passageiros
Conforme as normas de segurança da Fifa, os táxis não têm acesso direto à Arena. Para realizar o embarque e desembarque de passageiros, esses motoristas tiveram que parar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) pois, se tentassem desembarcar ao longo da BR-408, estariam sujeitos à multa. Com a restrição, muitos reclamaram da inviabilidade de levar passageiros ao jogo. “Eu achei péssimo [o sistema], porque a gente acaba pegando uma corrida de apenas R$ 17 e não deixa o passageiro na Arena, desembarca ele praticamente em São Lourenço da Mata”, disse o taxista Fernando Luiz da Silva.
Antes de ligar para uma cooperativa, o G1 tentou embarcar em um táxi comum em um ponto localizado no Shopping Plaza, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, mas não conseguiu. “A gente está sendo discriminado com esse sistema. Eu mesmo não faço questão de levar passageiro nenhum à Arena. Não vale a pena pegar um trânsito terrível”, afirmou o taxista Gilson Gonçalves. Outro profissional também se negou a realizar a corrida. “É uma injustiça o que está sendo feito com os taxistas, isso também é um serviço de utilidade pública. Fica muito complicado levar o cliente para lá”, protestou Cláudio Amorim.
Engarrafamento em Casa Forte, no Recife (Foto: Priscila Miranda / G1)Engarrafamento foi intenso no bairro de Casa Forte,
no Recife (Foto: Priscila Miranda / G1)
Na Zona Norte do Recife, o táxi foi solicitado às 17h35 pela reportagem. Por causa do trânsito intenso na área, o veículo só chegou ao shopping às 18h35, exatamente uma hora depois do pedido. Ao ser questionado sobre o trajeto, o taxista disse desconhecer a restrição imposta aos veículos nas proximidades da Arena. No caminho até a BR-101, pelas Avenidas 17 de Agosto e Apipucos, a reportagem enfrentou retenções no trânsito. Ao chegar à rodovia, o tráfego diminuiu, mas até a BR-408 foram registrados novos congestionamentos.

Antes de chegar ao TIP, o taxista parou para perguntar a um policial rodoviário federal onde estava sendo feito o desembarque. O táxi chegou ao ponto do terminal exatamente às 19h20. A corrida custou R$ 41,91, na bandeira 1. De lá, a reportagem pegou o metrô e desembarcou na estação Cosme e Damião para pegar o ônibus circular que deixa os torcedores na Arena. O G1 entrou no estádio às 20h20, quando a partida entre Náutico e Sporting já havia começado.

Aos 45 do segundo tempo
Quatro jovens que saíram de Olinda de táxi, por volta das 18h, viveram uma verdadeira aventura para chegar ao estádio. "Quando chegamos na [avenida] Abdias de Carvalho [no Recife], estava muito trânsito, então cortamos para ir até [à cidade vizinha] Camaragibe. Lá, não tinha placa nenhuma dizendo como chegar à Arena ou a São Lourenço. Quando finalmente chegamos na BR-408, nos deram informação errada e voltamos para Recife. Depois, pegamos o caminho certo, mas o táxi foi barrado pela Polícia Rodoviária, que foi super grosseira, dizendo que não passava ninguém ali", contou Pedro Rocha.
Grupo de amigos que se perdeu para chegar à Arena PE (Foto: Luna Markman / G1)Grupo de amigos que se perdeu para chegar à Arena PE
e pagou R$ 120 pelo táxi (Foto: Luna Markman / G1)
O taxista deixou os jovens no TIP, após uma corrida que custou R$ 120. Cada ingresso foi comprado por R$ 60. "O pior é que eu ainda estou com o bilhete da minha amiga, que desistiu de me esperar e foi embora pra casa, arretada comigo, com toda razão. Da próxima vez, eu não venho mais", lamentou Marília Brito. O grupo de amigos pegou o metrô por volta das 21h15, parando na estação Cosme Damião. De lá, pegaram rapidamente um circular gratuito para a Arena, onde só conseguiram sentar na arquibancada às 21h45. "Eu acho que a gente tem que se mudar aqui para São Lourenço, porque desse jeito não dá. Imagina um turista, ia se perder muito mais que a gente", comentou Gabriella Bandeira.

Para os jovens, faltou sinalização nas vias que dão acesso ao estádio. "A gente só não desistiu porque é o Náutico, e também porque já tínhamos comprado o ingresso, queria pelo menos ver a cor do gramado", brincou Pedro. Por sorte, o grupo conseguiu ver o lance mais importante do jogo, o gol de Elton, que empatou o placar com o time português já no final da partida. "Até que valeu a pena", falou, com um sorriso enorme, Marília, aquela que disse nunca mais iria ao estádio. Será?
É preciso melhorar muito esse sistema de escoamento. O governo precisa tomar medidas mais eficientes e não jogar essa responsabilidade para agentes privados que vão cobrar caro em estacionamentos"
Fábio Rodrigues, torcedor
Engarrafamento de gente na volta
A saída da Arena Pernambuco foi marcada por uma fila quilométrica e entrou pela madrugada desta quinta-feira (23). Como a organização disponibilizou um único corredor para quem ia pegar metrô, ônibus e táxi, o que se viu foi um engarrafamento de gente. Todos tentavam pegar o ônibus circular que levava até a estação Cosme e Damião.
“Foi muito desorganizado. Já tínhamos enfrentado fila para comprar a ficha da pipoca, depois, nova fila para pegá-la e agora outra fila para pegar o ônibus”, disse o torcedor João Paulo Ribeiro, que foi ao estádio acompanhado da namorada Ana Carina Lima e de amigos. O também torcedor do Náutico Carmelo Carneiro Leão reclamou do cansaço. “Se as outras partidas forem assim, não volto mais. Uma sugestão é os clubes disponibilizarem ônibus fretados para os torcedores virem para a Arena, porque é muito longe e difícil de chegar”, comentou.
César Russo, torcedor português, reclama da chegada à Arena PE (Foto: Priscila Miranda / G1)César Russa, torcedor português, reclama da chegada à
Arena PE (Foto: Priscila Miranda / G1)
O corretor de imóveis Fábio Rodrigues já estava esgotado de tanta fila quando pegou a última, no TIP, para pagar o estacionamento e voltar para casa. “Foi fila para pegar metrô, para ir à estação Cosme e Damião, outra para pegar o ônibus até à Arena. Tudo bem que não demorou muito, nem na fila para entrar mesmo no estádio. Mas depois, você cansado, pegar mais fila e aperto no caminho inverso é complicado, fora que só tem uma pessoa para nos atender aqui no caixa de pagamento. É preciso melhorar muito esse sistema de escoamento. O governo precisa tomar medidas mais eficientes e não jogar essa responsabilidade para agentes privados que vão cobrar caro em estacionamentos, por exemplo”, analisou.

O engenheiro português César Russa mora há apenas um mês e meio em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele acredita que a distância da Arena da capital vai afastar torcedores. “Foi isso que aconteceu na cidade onde morava, no Algarve. Construíram um estádio para a Eurocopa 2004 longe do centro. Tinha até ônibus, mas a população estava acostumada a ir para jogo perto de casa, então o interesse foi caindo e nenhum time mais joga lá. E aqui a viagem foi longa, cansativa, acho que vai acabar acontecendo o mesmo”, opinou.
Apesar das reclamações sobre o acesso, outros pontos foram bem avaliados pelo público, como segurança e iluminação no entorno do estádio. A Secretaria de Defesa Social informou que não houve registro de problemas. A Polícia Rodoviária Federal também não registrou ocorrências no perímetro, apenas retenções nas proximidades do estacionamento privado Parqtel.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIPaté segunda ordem foi adiado suas operações.

Acabei de receber ligação de Leandro do GRCT:
O início das operações do TI TIP foram SUSPENSAS por tempo indeterminado. Não se sabe MAIS quando será a inauguração do terminal, mas provavelmente será no próximo sábado!
A novidade é que todos os veículos da linha 346 - TI TIP (Centro) serão articulados. (Mais uma conquista) :D

Todas as linhas 351, 361 e 363 continuarão normalmente durante essa semana. Aguardaremos outras novidades.
FOI DADO O PONTAPÉ DE INAUGURAÇÃO  AGORA TEMOS ARENA


JÁ ESTA ABERTO AO PUBLICO QUE VAI AO JOGO E A INAUGURAÇÃO DA ARENA PERNAMBUCOAdicionar legenda


quinta-feira, 16 de maio de 2013

GRANDE RECIFE- ARENA PERNAMBUCO E O ESQUEMA DE MOBILIDADE


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Transporte público será prioridade para Náutico x Sporting

Créditos: Arena Pernambuco/Divulgação

Em coletiva na manhã desta quinta-feira, em um hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a Secretária Extraordinária da Copa em Pernambuco apresentou o plano de operação para a partida amistosa entre Náutico e Sporting, no dia 22 de maio, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O jogo é um dos eventos testes da Fifa e funcionará no mesmo regime da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, ou seja, o transporte público será a prioridade para o torcedor. Os carros não poderão entrar no estacionamento do estádio, com exceção dos veículos credenciados (imprensa, delegações e autoridades, por exemplo).

A principal via de acesso para a Arena Pernambuco será o metrô. O torcedor poderá pegar o transporte em qualquer estação e descer no terminal Cosme e Damião, onde haverá ônibus circulares à disposição. Esses veículos levarão o público para o estádio, deixando a uma distância de aproximadamente 600 metros. O restante do trajeto deverá ser feito caminhando. O custo da passagem do metrô é de R$ 1,60, enquanto que o circular terá o preço de R$ 2,25 (incluso ida e volta). Lembrando que a passagem do metrô não inclui ida e volta. O torcedor terá que pagar um bilhete para ir e outro para retornar para casa. Quem utilizar o circular será identificado com uma pulseira.

Quem não mora perto de algum terminal de metrô tem a opção de pegar ônibus comuns da Região Metropolitana do Recife e descer em alguma estação integrada, como Joana Bezerra, por exemplo. Lá, o torcedor deve pegar o metrô e se dirigir para Cosme e Damião, onde funcionará o mesmo processo descrito acima. O preço é de R$ 2,25 para ônibus do anel A e de R$ 3,45 para coletivos do anel B. Lembrando que será uma passagem para a ida e outra para a volta e que ainda há o custo do circular saindo de Cosme e Damião (R$ 2,25 já incluso ida e volta).




Aos que ainda assim optarem por utilizar carros, há alternativa dos estacionamentos privados. Os veículos particulares não podem entrar na Arena Pernambuco sem credenciamento. No perímetro de três quilômetros haverá postos de verificação de carros. Quem não se enquadrar nas restrições não poderá seguir adiante. O estacionamento na BR-408 também não será permitido.
A solução é se dirigir para os estacionamentos próximos ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP); nas estações de metrô (Joana Bezerra, Central do Recife e Aeroporto) e no ginásio do Geraldão. As vagas são privadas (pagas) e limitadas. Logo, é recomendado chegar cedo para evitar tumultos. Desses pontos, o torcedor terá que se dirigir ao metrô e repetir todo o processo já descrito até Cosme e Damião. No TIP ainda haverá o ônibus circular que leverá direto para a arena. O preço é de R$ 2,25.
Os táxis também terão circulação restrita até a Arena Pernambuco. Não será permitido o embarque e desembarque nas próximidades do estádio (BR-408, por exemplo). Quem utilizar este transporte terá que descer no TIP e de lá pegar o metrô.

A circulação de carros na BR-408 está liberada para pessoas que necessitam utilizar a via para se dirigir a outras localidades que não seja o estádio.

O horário de funcionamento do metrô em Cosme e Damião e dos terminais integrados será até meia-noite. Segundo a Secretaria das Cidades de Pernambuco, a expectativa é que o intervalo dos coletivos (metrô e circular) seja de no máximo três minutos.
É importante destacar que todo esse processo também repetido, em escala ainda maior, para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Segundo a Secopa e a Secretaria das Cidades, haverá agentes orientando os torcedores.
Blog do Jamildo

terça-feira, 14 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP INAUGURA AGORA OFICIAL.

Terminal Integrado TIP deve ser inaugurado nesta quinta

População questiona a forma como o projeto foi conduzido

14/05/2013 01:40 - Laiziane Soares, da Folha de Pernambuco
Laiziane Soares/Cortesia
Apresentação do projeto reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados
Como parte do projeto de mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR), entrará em operação no próximo sábado (18) o novo terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o terminal integrado TIP. A inauguração oficial está prevista para esta quinta-feira (16), mas data ainda pode sofrer alteração devido a agenda do governador, entre outros fatores técnicos. A informação foi confirmada durante a apresentação do projeto na noite desta segunda (13), em evento que reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados II e III.
Além de atender as comunidades dos bairros do Curado II, Curado III, Curado IV e Curado IV, o novo terminal também vai integrar o Parque Capibaribe, comunidade de São Lourenço da Mata. Entre os benefícios apresentados durante a reunião estão: a redução das tarifas de todas as tarifas dos ônibus que atendem a população, que passará do anel D (R$ 2,75) para o anel A (R$ 2,25); ligação com toda a malha do SEI; acesso a toda a RMR; redução de volume no corredor, que terá um aumento na velocidade.
Apesar de a proposta visar a melhoria do serviço de transporte da região, a maioria dos moradores reprovou o projeto e, principalmente, a forma como ele foi planejado. Segundo o advogado Ivo Porto, de 29 anos,  a reunião para apresentar o projeto foi uma imposição. “No final das contas, não houve um debate. As propostas vieram prontas, não consultaram a comunidade, apenas apresentaram”, destacou.
O designer Lívia Cecília, de 25 anos, também viu reprovou o projeto do novo terminal. “Isso é uma falta de respeito com o usuário. Com um ônibus direto para o Centro nossa vida já é complicada. Passamos mais de uma hora para chegar ao Recife. Imagine só ter que esperar outra condução no TIP ou optar pelo metrô, que chega de Camaragibe lotado?”, indagou.
Na reunião, a Associação dos Moradores dos Curado II e III entregou um ofício, no qual solicitava a modificação de alguns itinerários e de algumas linhas que farão integração no novo terminal. Segundo o organizador da proposta, o estudante de Direito David Freitas, a ideia é “superar a situação caótica. “Todos os moradores acreditam que não haverá benefícios, e sim transtornos”, contou o universitário, que para elaborar o texto do ofício, consultou os comentários deixados pelos curtidores da página do Facebook “Trends do Curado”.
Entre as propostas da associação estão a utilização de veículos articulados em todos os horários e a possibilidade de viagens expressas nos horários de pico, como acontece no Terminal de Camaragibe.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

GRANDE RECFE - GOVERNO AGORA TOMA ATITUDE DE QUEM MANDA NA LICITAÇÃO.


Governo do Estado manda recado a empresários de ônibus: “Se licitação der vazia, novamente, contratação será direta”

Publicado em 08/05/2013, Às 20:00

Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem
O novo edital de licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) será relançado no fim de maio ou, no mais tardar, no início de junho. E, se mais uma vez a licitação der “deserta”, expressão usada para definir quando não são apresentadas propostas de interessados, o governo de Pernambuco fará uso da prerrogativa legal de contratar novos operadores diretamente, sem concorrência pública. O recado foi dado, nesta quarta-feira (8/5), pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, durante programa na Rádio CBN.
No início de abril, depois de mais de dez anos prometendo realizar a licitação das linhas de ônibus – obrigatória pela Lei das Licitações 8.666 de 1993 -, o Estado lançou o edital da concorrência pública, um contrato estimado em R$ 15 bilhões e previsto para ser operado em 15 anos, podendo ser renovado por mais cinco. Mas no dia específico para a apresentação das propostas, nenhum empresário compareceu. Na época se especulou um boicote ao projeto do Estado motivado, sob a ótica do setor empresarial, pelas exigências feitas para a disputa, sem um retorno financeiro que equilibrasse os futuros contratos. A informação era de que os sete lotes previstos para serem operados eram deficitários.
“Não estou defendendo a contratação direta, ao contrário. Lançamos a licitação pública exatamente para que haja a concorrência, a primeira na história do Brasil a ser, inclusive, internacional. Mas o governo Eduardo Campos assumiu o compromisso de licitar um novo sistema de transporte público, com qualidade, eficiente e confortável, e não abriremos mão desse projeto. Isso é fato. Nada mudará a determinação do governo”, avisou o secretário. A contratação direta é prevista na Lei das Licitações. “A própria lei nos dá essa prerrogativa. Temos que lançar o edital da concorrência duas vezes e, se na segunda tentativa não forem apresentadas propostas, podemos decidir pela contratação direta. O que garantimos é que até o final do ano vamos ter novos operadores escolhidos. É um compromisso do atual governo”, disse.
Ajustes estão sendo feitos no edital de licitação para tentar torná-lo mais atrativo, mas o secretário não quis adiantar quais são eles. Na época em que a licitação deu deserta o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, afirmou que a renovação de toda a frota do Sistema Estrutural Integrado (SEI), de 900 coletivos e prevista para acontecer até o fim de 2014, poderia ser um dos pontos revistos.
Danilo Cabral e Nelson Menezes, também presente no programa da Rádio CBN, não quiserem voltar a comentar a possibilidade de boicote por parte do setor empresarial. “Sabemos que estamos exigindo um alto nível de qualidade para o sistema e não abriremos mão disso. Os futuros operadores terão que entender e se adequar”, acrescentou Menezes. O secretário lembrou, também, que o governo do Estado, juntamente com as prefeituras do Recife e Olinda abriram mão de R$ 50 milhões por ano em impostos, exatamente para facilitar a operacionalidade do sistema. Os empresários de ônibus, mais uma vez, preferiram o silêncio.
Confira a proposta de licitação do Estado:

Postado por Roberta Soares

GRANDE RECIFE - RESUMO SOBRE OBRAS EM PRNAMBUCO



Arena Pernambuco já recebe estruturas temporárias para a Copa das Confederações

POSTADO POR THIAGO WAGNER DA SILVA ÀS 18:15 EM 09 DE MAIO DE 2013

Estádio está 98,4% pronto. Fotos: Rafael Bandeira/Secopa-PE
Faltando 399 dias para a Copa do Mundo, a secretaria extraordinária da Copa em Pernambuco divulgou mais um balanço de números das obras da Arena Pernambuco. O estádio está 98,4% concluído.  Dentro dos detalhes que ainda faltam para serem feitos, há a instalação das estruturas temporárias para a Copa das Confederações, em junho. Na arquibancada superior, por exemplo, haverá espaço extra para a imprensa. Pouco mais de duas mil cadeiras foram retiradas para o novo local. Recife é uma das sedes da competição e receberá três jogos, entre eles Espanha x Uruguai.
A meta é deixar tudo pronto para o dia 20 deste mês, quando o estádio receberá o primeiro evento teste, um jogo dos operários da arena com a presença da presidente Dilma Rousseff. Dois dias depois, ocorrerá o confronto entre Náutico e Sporting. Em 24 de maio, a arena será entregue para a Fifa.


No que diz respeito à mobilidade, sete das 14 intervenções estão concluídas segundo a Secopa-PE. Das que ainda faltam, a considerada mais importante é o Ramal Cidade da Copa, um dos acessos para a Arena Pernambuco. A obra está 90% pronta e tem previsão para ser entregue em maio deste ano. As outras construções estão com o mesmo prazo.

Ramal Cidade da Copa está 90% concluído


Afora a Arena Pernambuco e as principais obras de mobilidade, ainda há outras estruturas temporárias sendo instaladas no centros de treinamentos de Náutico e Sport e no estádio do Arruda, que pertence ao Santa Cruz. As seleções que irão disputar a Copa das Confederações, treinarão nesses locais. Por isso, haverá melhorias nos três locais como a instalação de estrutura para a imprensa e intervenções no acesso.

http://www.slideshare.net/JCOnLine/balano-das-obras-para-a-copa-das-confederaes



quarta-feira, 8 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ TÊM PREVISÃO CERTA, PRA INAUGURAR DE FATO (fim de junho) MOTIVO ATRASO DOS SVELTOS TRUCKS.








O

Alimentadoras 



831 AGUAZINHA / T.I XAMBÁ 3
841 NOVA OllNDA / T.I XAMBÁ 2
842 ÁGUAS COMPRIDAS/T.I XAMBÁ 4
843 ALTO DA BONDADE / T.I XAMBÁ 5
844 SANTA CASA/T.I XAMBÁ 5
847 ALTO NOVAOllNDA/T.I XAMBÁ 2
851 CÓRREGO DO ABACAXI/ T.I XAMBÁ 2
852 CAIXA D'ÁGUA / T.I XAMBÁ 5 
838 ALTO DA CONQUISTA/T.I. XAMBÁ 7 
892 ALTO DO CAJUEIRO /T.I. XAMBÁ 5 
894 ALTO DA SUCUPIRA / T.1. XAMBÁ 2 
895 ALTO DO SOl NASCENTE / T.I. XAMBÁ 6 

lntertermlnais 
861 T.1. XAMBÁ / T.1. J. BE2ERRA 23
881 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (G.VARGAS) 20
882 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (G.L.CAVALCANTI) 11
883 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (TI PE•15) 12



Troncais 
820 T.1. XAMBA (CABUGÁ) 9
860 T.1. XAMBÁ (PRINCIPE) 19
810 T.1. XAMBÁ / ENCRUZILHADA 5



perimetrais 870 T.1. XAMBÁ / AFOGADOS 10 861 T.1. XAMBÁ / T.1. J. BE2ERRA 23




 TERMINAL INTEGRADO DO CAENGA VAI SER DESATIVADO ESTE MÊS AGORA DE MAIO, E ESSAS BELEZURAS VÃO ESTAR NO NOVO TI DO XAMBÁ QUE VAI SER INAUGURADO NO DIA 18/05/2013, A CAXANGÁ VAI TRAZER 80 ÔNIBUS NOVOS, SENDO O COMIL DOPPIO BRT, SVELTO V 2013, MARCOPOLO TORINO G7 2013, E COMIL SVELTO MIDI II 2013, E AS LINHAS DOS ÔNIBUS QUE RODAM NO TI DO CAENGA VÃO SER TRANSFERIDAS PARA O NOVO TI DO XAMBÁ!