sábado, 31 de agosto de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - AS LICITAÇÕES APROVARAM A CARROCERIA MASCARELLO E COM ISSO NOSSO TRANSPORTE PERDERA EM QUALIDADE...MARCOPOLO IRIA FAZER DO RECIFE REFERENCIA.

quinta-feira, 31 de agosto de 2013

O ônibus Viale BRS (produzido na unidade de Caxias do Sul) com tração híbrida (biodiesel/elétrica) é uma das atrações da Marcopolo, uma das principais empresas mundiais no desenvolvimento de soluções e produtos para o transporte público terrestre, na Transpúblico 2013. O veículo é o primeiro com piso baixo fabricado no Brasil com a tecnologia híbrida e está no estande da fabricante durante a Feira de Mobilidade Urbana, que acontece de 3 a 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Seguindo a tendência internacional por alternativas que permitam a mobilidade veicular com preservação do meio ambiente, o Viale BRS constitui-se no mais avançado estágio da tecnologia híbrida. É equipado com chassi de piso baixo (Low-Entry) Volvo B5RLH EURO V e possui conjunto propulsor formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de lítio e também dispõe de motor diesel/biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os passageiros.

Para Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a diminuição da poluição e a economia são os principais atrativos de um tipo de veículo que pode estar cada vez mais presente nas ruas brasileiras nos próximos anos. “Os ônibus híbridos são os veículos do futuro. Nas mais recentes feiras de mobilidade urbana na Europa, foram os modelos mais apresentados pelas empresas e os que mais se destacaram. O Viale BRS tem projeto, desenvolvimento e produção com foco na sustentabilidade. A tração híbrida reforça a posição de vanguarda em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a qualidade de vida da população”, explica o executivo.

O Viale BRS híbrido contém a tecnologia projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O motor elétrico é utilizado para deslocar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h e sua energia é fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em paralelo com o motor a diesel e o elétrico em sintonia. A energia para o elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico.

Com 13.395 mm de comprimento, o Viale BRS Híbrido tem a capacidade para transportar 91 passageiros, sendo 41 sentados e 50 em pé. O modelo é equipado com transmissão automática, retarder, poltronas com encosto de cabeça, com descansa-braços e descansa-pés, lixeiras no salão de passageiros, sistema de ar-condicionado, sirene de marcha à ré e sistemas de gerenciamento de frota e de iluminação interna em LEDs. Conta também com sistema de acessibilidade, espaço para cadeira de rodas, cinto de segurança de três pontos e sistema de audiovisual com dois monitores de 19 polegadas em LCD.  

Viale BRT

Além do modelo Viale BRS híbrido, a Marcopolo apresenta uma unidade do Viale BRT com motorização diesel convencional. O veículo tem as mesmas características de modernidade e design da versão híbrida, mas possui carroceria articulada, que confere maior capacidade de transporte.

Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT articulado tem até 21 metros de comprimento e capacidade para transportar até 145 passageiros. Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada. 

Promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o Seminário Nacional 2013 “Mobilidade Sustentável para um Brasil Competitivo”, tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios e soluções sustentáveis para o desenvolvimento do País e qualidade de vida aos cidadãos. O encontro inclui ainda, paralelamente aos debates e palestras, a Feira Transpúblico 2013, uma exposição dos fabricantes de veículos, equipamentos, sistemas e serviços para o transporte de passageiros por ônibus urbano. 

Crédito das fotos: João Luiz de Oliveira
Informações: Marcopolo

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI JOANA BEZERRA EXPULSA MORADORES DE SUA CASA E SEM MUITA OPÇÃO DADA PELO EDUARDO CAMPOS..

RECIFE

Moradores do Coque conversam com governo para impedir demolições

Após reunião, comunidade poderá opinar sobre projeto de construção de novo acesso ao terminal de ônibus no local

 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Os moradores da comunidade do Coque reuniram-se, na noite desta sexta (30), com representantes do governo do Estado para discutir o projeto de ampliação das vias de acesso ao terminal de ônibus de Joana Bezerra e desapropriação de casas. O encontro, realizado na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, contou com a participação de dez pessoas da comunidade e dos secretários Tadeu Alencar (Casa Civil), Danilo Cabral (Cidades), Aluísio Lessa (Articulação Social) e do procurador-geral do Estado, Thiago Norões.
De acordo com o representante do Movimento Coque Resiste, Chico Ludermir, os moradores conseguiram a suspensão dos processos de indenizações até que o projeto fosse analisado pela população. “Não tivemos acesso ao projeto, queríamos conhecer o planejamento do governo para poder apresentar uma contraproposta”, disse.
“Entendemos que o projeto fere o direito à moradia dos cidadãos. Além disso, o Coque é uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis), onde a moradia deve ser priorizada”, acrescentou. Ainda segundo Ludermir, o Estado tem negociado o valor das casas bem abaixo do mercado, oferecendo entre R$ 20 mil e R$ 35 mil. Pelo projeto do governo, 58 moradias serão total ou parcialmente demolidas. 
Os moradores têm 15 dias para apresentar uma contraproposta ao projeto. Duas arquitetas participaram do encontro de ontem para dar o aval técnico aos moradores. “Contamos com a ajuda da sociedade civil, que pode nos ajudar nisso. O tempo é muito curto, vamos apresentar apenas uma proposta, não um projeto completo”, disse Ludermir. Um novo encontro entre os moradores e o governo está marcado para o dia 16 de setembro. 
“Seria bom, também, que os órgãos e entidades que estão previstas para se instalarem no polo jurídico do bairro de Joana Bezerra se posicionassem quanto à construção dos prédios. As áreas podem ser usadas, por exemplo, para a construção de habitacionais para a comunidade. Falta muito diálogo entre o governo e a comunidade. O Estado veio atrás dos moradores apenas para informar a desapropriação. O projeto só nos foi apresentado após insistência da comunidade”, relatou Ludermir. 
A reportagem do JC entrou em contato com os representantes do governo que participaram da reunião, porém sem sucesso.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE- GREVE FRACASSA NO RECIFE

GRANDE RECIFE // ÔNIBUS

Mobilizados, rodoviários paralisam por duas horas no Grande Recife

Publicado em 30.08.2013, às 09h01


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Ônibus começaram a parar de circular logo após o fim da reunião da Oposição Rodoviária de Verdade
Foto: Júlio Rebelo/JC Trânsito

Do NE10ATUALIZADA ÀS 10h09
Depois de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (30), a Oposição Rodoviária de Verdade decidiu pela paralisação da circulação dos ônibus por cerca de 2 horas no Grande Recife. O ato também conta com o apoio da oposição liderada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco. Além da paralisação, os movimentos pretendem se concentrar em frente à Câmara de Veradores do Recife à tarde para apresentar uma pauta de reivindicações, integrando a programação deste Dia Nacional de Mobilização e Paralisação.
Os ônibus começaram a parar de circular logo após o fim da reunião da Oposição Rodoviária de Verdade. Às 10h, várias linhas de diferentes empresas que circulam no Centro do Recife já estavam paradas. Muitos dos rodoviários que aderiram ao movimento se concentraram em frente aos Correios da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio.
De forma independente, a oposição ligada à CUT já havia decidido pela paralisação desde o início da manhã em frente à empresa de telemarketing Contax, na Boa Vista. A ideia é se unir aos trabalhadores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel).
Segundo Aldo Lima, presidente da Oposição Rodoviária de Verdade, os trabalhadores ligados ao movimento também estarão concentrados às 14h em Frente à Câmara de Vereadores do Recife, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. A ideia é integrar o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação e entregar aos vereadores uma pauta de reinvindicações.


"Vamos fazer uma denúncia sobre as demissões políticas por parte das empresas de ônibus, combinadas com o atual sindicato, contra trabalhadores ligados à oposiçaõ", disse Aldo sobre o ato.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - GREVE E IMPAR-SE ENTRE MOTORISTAS E METROVIARIOS


METROVIÁRIOS DO RECIFE NÃO FARA GREVE AMANHA DIA 30-08-13




METROVIÁRIOS DECIDEM NÃO PARALISAR.
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Em assembléia esta noite na praça da greve os metroviários de Pernambuco entenderam que precisam de uma maior articulação da categoria para lutar contra o projeto de lei da terceirização, contra a estadualização e privatização e por mais segurança no sistema. A voz unânime dos que fizeram uso da palavra foi conclamando a categoria para uma campanha de informação dos usuários e da sociedade bem como conscientização política da base sobre as lutas do trabalhador.
METROVIÁRIOS DECIDEM NÃO PARALISAR.
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Em assembléia esta noite na praça da greve os metroviários de Pernambuco entenderam que precisam de uma maior articulação da categoria para lutar contra o projeto de lei da terceirização, contra a estadualização e privatização e por mais segurança no sistema. A voz unânime dos que fizeram uso da palavra foi conclamando a categoria para uma campanha de informação dos usuários e da sociedade bem como conscientização política da base sobre as lutas do trabalhador.


RODOVIÁRIOS  VAI ADERIR A GREVE 30-08-13.(os ônibus seguem ao centro e la param)


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE- Apagão atinge o Nordeste. Grande Recife sofre com o blecaute



Novo apagão no Nordeste vira piada no Twitter

Um dos internautas comparou o novo apagão no Nordeste ao Natal, "que acontece todo ano"

Com o apagão do Nordeste, será que o governo vai querer importar eletricistas de Cuba também?
Nordeste sofreu apagão novamente, nós não merecemos isso, fale sério. Ainda bem que tudo já voltou ao normal.

Metrô voltou a funcionar após paralisação

Publicado em 28.08.2013, às 19h03


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Usuários foram pegos de surpresa e encontraram as portas das estações fechadas durante a tarde
Foto: JC Imagem

Do JC Trânsito
O metrô do Recife voltou a funcionar  por volta das 18h50 desta quarta-feira (28). A paralisação do metrô foi motivada pelo apagão que atingiu vários estados do nordeste durante a tarde. Segundo a Companhia de Trens e Transportes Urbanos (CBTU) todos os trens serão colocados para funcionar nesta noite para atender a demanda dos usuários.

A previsão da CBTU é que intervalo entre os trens seja de cinco minutos. Durante a tarde, muitos usuários foram pegos de surpresa. Ao chegar nas estações encontraram os portões totalmente fechados. A pane foi provocada pela queda de energia e o problema só foi solucionado com o restabelecimento da energia.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI XAMBA E TOME PROTESTO E AGORA QUE FAZER

Do JC Online

Com informações da repórter Mariana Araújo

Manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos, bloqueando a avenida / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos, bloqueando a avenida

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Atualizada às 21h13
O protesto realizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, no Grande Recife, iniciado na tarde desta quarta-feira, resultou na prisão de seis pessoas, todas acusadas de atos de vandalismo. Segundo a polícia, os detidos foram encaminhados à Delegacia de Plantão de Peixinhos. A manifestação foi marcada por momentos de tensão.
O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Gustavo Alves, afirmou que o que aconteceu no local não foi uma manifestação, mas atos de vandalismos. Por causa disso, justificou, a polícia precisou reagir utilizando gás de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes.
A via foi bloqueada com pneus e entulhos incendiados. Muito lixo ficou espalhado pela avenida e pedras, que provavelmente foram arremessadas pelos manifestantes durante o tumulto iniciado à noite.
Devido ao protesto, o trânsito ficou interrompido da segunda perimetral até o Complexo de Salgadinho. A via foi liberada gradativamente a partir das 21h. Pelo menos duas paradas de ônibus foram danificadas e tiveram o gradil arrancado.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - GREVE A VISTA ... 30/08/2013.




ULTIMAS NOTICIAS SOBRE A GREVE ACESSEM LINK ABAIXO=

http://jailsonrecifemobilidade.blogspot.com.br/2013/08/mobilidade-grande-recife-greve-e-impar.html

Em apoio a mobilização, rodoviários e metroviários podem parar atividades na sexta

Ato pretende chamar a atenção do governo para várias reivindicações das centrais


Várias categorias de trabalhadores ligadas às centrais sindicais de Pernambuco iniciaram o movimento sobre a deliberação pelo Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, que está programado para o dia 30 de agosto. A exemplo do dia 11 de julho, quando milhares de trabalhadores tomaram às ruas do País, o ato da próxima sexta-feira (30) pretende chamar a atenção do governo para várias reivindicações, como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho. Entre as categorias que já confirmaram presença na mobilização - com ameaça de paralisação - estão a dos sindicalistas da Oposição Rodoviária de Verdade, ligados à Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), além da Oposição dos Rodoviários e do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) - os dois últimos ligados à CUT.
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Grupo ligado à oposição dos rodoviários paralisou atividades e realizou protesto há cerca de dois meses
Os dois primeiros grupos confirmaram adesão da grande maioria dos profissionais, entre motoristas e cobradores de ônibus. Entretanto, os detalhes da participação no movimento, que deve acontecer na praça do Derby, ainda serão definidos. “Vamos nos reunir nesta terça-feira (27) para discutir o assunto. Precisamos montar um esquema para não faltar coletivos para levar as outras categorias que vão participar da greve nacional”, declarou o presidente da Oposição dos Rodoviários ligada à CUT, Jucelino Macedo. Em contato com o FolhaPE, porém, o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco e o sindicato que representa as empresas de ônibus, a Urbana-PE, desmentiram a informação de que os motoristas irão aderir à mobilização nacional da próxima sexta-feira. Assim como a oposição ao sindicato dos rodoviários, os metroviários informaram que participarão do ato do dia 30 e que uma assembleia – programada para a quinta-feira, às 18h – deverá decidir pela paralisação dos funcionários do metrô. “Há uma insatisfação geral da categoria, principalmente em relação à segurança nas estações e trens. Nesta quarta-feira, por exemplo, dia do clássico entre Náutico e Sport, na Arena, se o governo não implementar um plano de segurança eficaz, vamos convocar a categoria para paralisar as atividades no dia do próximo jogo que for realizado no estádio”, prometeu o presidente do Sindmetro, Diogo Morais.
Procurada pela reportagem, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) informou que participará do ato, mas declarou que não realizará passeata pela cidade. “Vamos intensificar a campanha, nesta terça-feira, distribuindo panfletos com trabalhadores da construção civil, da educação, além dos servidores federais, estaduais e municipais. A orientação é que as categorias não trabalhem nesse dia, praticando um boicote”, informou a assessoria.
Além da CUT, a União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco (UGT-PE) e a Força Sindical informaram que também não realizarão passeatas, mas declararam que apoiam o movimento. “Temos que fazer pressão na Câmara Federal, que é onde acontecem as coisas e de onde saem as decisões. Fazer passeata é legal e apoiamos, mas não resolve”, disse Gustavo Walfrido, presidente da UGT-PE. Entre as reivindicações das centrais, além da redução da jornada de trabalho, estão a luta pelo fim do fator previdenciário e o arquivamento da chamada "PL das terceirizações".