sexta-feira, 29 de maio de 2015

pERNAMBUCO MUITO DISTANTE - Conheça o ônibus elétrico-híbrido, o futuro da eletromobilidade


O transporte da Região Metropolitana do Recife ainda está muito longe dessa evolução: a eletro mobilidade. E pelas dificuldades financeiras que o governo do Estado – gestor do sistema – vem alardeando (confira post sobre a revisão da segunda fase da licitação de ônibus para tentar reduzir custos. Link abaixo), ficamos cada vez mais distantes. Mas a tecnologia sustentável já é uma realidade no setor de transporte coletivo urbano e deve ser cada vez mais. Hábitos, técnicas e mentalidade sustentáveis são obrigatórios em tempos de preocupação com o consumo de energia, poluição e aquecimento global. É mais do que sair bem na foto. É essencial.
E os ônibus híbridos são a grande estrela dessa nova era. Durante o Fórum de Mobilidade Volvo, evento que aconteceu em Curitiba (PR), dentro do Smart City Business America, o Blog De Olho no Trânsito conheceu um ônibus híbrido da Volvo. São mais de 2 mil ônibus híbridos comercializados em 20 países, que circulam nas cidades de Londres (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Viena (Áustria), Estocolmo e Luxemburgo (Suécia), Bogotá (Colômbia) e Curitiba (Brasil). Somente em Bogotá são 400 ônibus e, em Curitiba, 30.
O ônibus híbrido consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais. É chamado híbrido porque possui duas tecnologias operacionais – motores movidos a diesel e a energia elétrica ou a diesel e a gasolina. Eles podem funcionar em paralelo ou de forma independente. O ônibus híbrido da Volvo tem uma tecnologia chamada híbrida em paralelo. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 km/h. Já o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas, sendo desligado quando o veículo está parado no trânsito, em pontos de ônibus e semáforos.

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

Agora, a Volvo se prepara para testar em 2016 o elétrico-híbrido, que opera 70% com o motor elétrico e o restante (30%) com o motor a diesel ou a biodiesel. A expectativa é de que, no Brasil, os testes comecem na Linha Verde, o corredor sustentável de BRT (Bus Rapi Transit) de Curitiba.
“O elétrico-híbrido da Volvo é um elétrico que tem também o motor a diesel. Possui várias oportunidades de recarga, seja nas paradas através dos totens, na frenagem ou nos pontos iniciais e finais das linhas. A capacidade de recarga é alta. De 0 a 6 minutos é possível recarregar o suficiente para um percurso de 10 km utilizando apenas o motor elétrico. E 10 km é mais do que a média de extensão das linhas do transporte urbano em operação nas cidades brasileiras”, explica Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O elétrico-híbrido da Volvo já está em operação em Luxemburgo, Hamburgo (Alemanha) e na cidade de Luxemburgo (Luxemburgo). Agora em junho a Volvo estará apresentando o modelo na Suécia.

Interior do híbrido é igual aos ônibus a diesel
Interior do híbrido é igual ao dos ônibus a diesel

Chassi desenvolvido pela Volvo
Chassi desenvolvido pela Volvo
FONTE: BLOG DE OLHO NO TRANSITO
Postado por Roberta Soares

ÔNIBUS VOLTANDO AOS POUCOS A SUA CIRCULAÇÃO NESTE MOMENTO NO RECIFE


LINHAS JA VISTAS PELAS RUAS, MARANGUAPE I, IGARASSU PCR,CAETÊS I, CARROS DA ITAMARACÁ SAINDO TAMBÉM, E CIDADE ALTA . A CAXANGÁ JÁ TEM CARROS SAINDO DA SUA GARAGEM. E AOS POUCOS A POPULAÇÃO VAI CONTAR COM A FROTA REDUZIDA E FIQUEM ATENTOS, POIS O PROTESTO ESTA ACONTECENDO NO CENTRO AGORA.
FONTE > USUÁRIOS WHATSAPP

Greve - A paralisação dos Rodoviários sera ate as 00:00 deste sábado.



Segundo a acessória dos sindicato, os rodoviários só volta ao trabalho a meia noite de hoje, e o Metro esta parado retornando as 16:00, e aquele esquema que o GRCT anunciou, não vai acontecer. Mostrando que os trabalhadores não esta satisfeito com a gerencia do Grande Recife consorcio.
Escrito: Jailson Silva
fonte: Sind. Motoristas/ Sindimetro- Pe

Aguardem mais informações durante o dia. E não saia de casa sem ver o blog.
Estamos fazendo uma enquete, na parte superior do Blog próximo ao relógio Digital, participe.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Grande Recife Consórcio de Transporte divulga reforço em linhas de ônibus durante paralisação do metrô Haverá reforço em sete linhas, que em sua maioria, têm como destino o centro da cidade e que circulam por grandes vias

com informações da Assessoria de Imprensa 
postado por Alana Lima


O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial para tentar minimizar o impacto da paralisação dos metroviários, que acontece nesta sexta-feira (29). O esquema prevê reforço e a ativação de linhas especiais de ônibus nas áreas atendidas pelo metrô (Centro e Sul).
O Consórcio irá reforçar sete linhas, que em sua maioria têm como destino o centro da cidade e que circulam por grandes vias como a Avenida Mascarenhas de Morais e José Rufino. Além do reforço, duas linhas especiais serão criadas para suprir as demandas dos terminais de Jaboatão, Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto, Tancredo Neves e Cajueiro Seco, são elas: TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra. Outra medida vai ser o atendimento da linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife ao TI Aeroporto.
Confira abaixo as linhas que receberão reforço:
200 – Jaboatão (Parador)
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)
2450 – TI Camaragibe (Centro) – BRT
2480 – TI Camaragibe/Derby – BRT
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
167 – TI Tancredo Neves (IMIP)
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe)

GREVE DE ONIBUS E METRO NO RECIFE

Transporte Público »Metroviários e rodoviários cruzam braços nesta sexta, no Recife

Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco
Publicação: 28/05/2015 17:58 Atualização:

Metroviários e Rodoviários fazem paralisações em protesto contra o projeto de lei da terceirização e as medidas provisórias que alteram a aposentadoria e mexem no seguro-desemprego e pensões previdenciárias. A mobilização é nacional. Foi convocada por centrais sindicais.

Os metroviários param por 24 horas. Já os rodoviários cruzam os braços das 6h às 11h desta sexta-feira (29) no Centro da Cidade. A ideia é travar a Avenida Guararapes com os coletivos para que nenhum consiga circular.

A partir das 14h, as duas categorias se concentram na Avenida Cruz Cabugá na esquina com a Avenida Norte. De lá, seguem em caminhada que passará pela Avenida Conde da Boa Vista e Rua Princesa Isabel.

O sindicato dos Rodoviários espera entre 30% e 50% de adesão dos profissionais. Já o Sindicato dos Metroviários acha que 80% dos trabalhadores devem aderir à ação.

De acordo com o presidente da entidade, Diogo Morais, as áreas de manutenção dos trens param às 22h de hoje. O Metrorec transporta uma média de 420 mil usuários por dia. Dois milhões é o número de passageiros de ônibus diários da RMR.

Túnel - da Abolição foi alvo de vandalismo e alagou, com uma chuvinha de nada.


Secretaria das Cidades afirma que alagamento no Túnel da Abolição foi provocado por ação de vandalismo. Bombas de sucção foram desligadas durante a noite e quadro de energia foi forçado. Sob responsabilidade da gestão estadual, obras para concluir o equipamento estão paradas, sem previsão de retornarem, e água continua minando das paredes.

terça-feira, 26 de maio de 2015

GREVE - Metro do Recife para nesta sexta dia 29 de Maio.

SindmetroPE


Na manhã dessa terça-feira (26) companheiros/as da sede se reuniram com a diretoria do Sindmetro/PE preparando a assembleia de hoje às 18 horas na Praça da Greve.
O sentimento dos/as trabalhadores/as na administração é de unidade e conscientização quanto à participação da categoria no Dia de Luta da próxima sexta-feira (29).


Paralisação dos Metroviarios de Pernambuco na sexta-feira dia 29 contra o projeto de lei da terceirização e contra a redução de direitos dos trabalhadores.

Segundo o Diogo Moraes, Presidente da Sindimetro - Pe

Governo banca anualmente 48 milhões com o pseudo BRT. O Metrô custa ao governo federal algo em torno de 70 milhões por ano... Só que o Metrô transporta MUITO mais passageiros.

Contrato expirado Atrasada há mais de um ano e meio, entrega do TI Prazeres é adiada por mais dois meses.

REPORTER:Júlio CirneFONTE : Do NE10
Empresa terá mais 60 dias para finalizar e entregar a obra / Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
Empresa terá mais 60 dias para finalizar e entregar a obraFoto: Lorena Barros / JC Trânsito
Com mais de um ano e meio de atraso para a sua entrega e um investimento de R$ 4,4 milhões, o Terminal Integrado de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolita do Recife (RMR), ainda não está servindo à população. A indefinição sobre o futuro da obra ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (25), dia estipulado pelo Diário Oficial de Pernambuco como data limite para a finalização TI Prazeres.

Sobre isso, Secretaria de Cidades do Governo de Pernambuco informou ao NE10 nesta segunda que, mesmo com o prazo do contrato expirado, as obras do TI Prazeres não serão interrompidas, pois um novo contrato será assinado por mais 60 dias. Nesse prazo, a construtora deve entregar a obra pronta e sem que seja necessária a aplicação de mais dinheiro para a sua conclusão.

Após esse período serão feitos ajustes para que o terminal comece a entrar em operação.

Ainda segundo a Secretaria de Cidades, o atraso aconteceu porque, como trata-se de uma obra com recursos oriundos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em alguns momentos foi necessário ajustar parâmetros do repasse, o que acabou por adiar o prazo de conclusão da obra.
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Terminal Integrado de Prazeres

Com um ano de atraso, a sinalização no metrô já aponta a integração, ainda não inaugurada
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Em imagem de janeiro de 2014, a placa que indica a obra dá o prazo de conclusão para outubro de 2013
Crédito: Reprodução / Google Street View

Terminal Integrado de Prazeres

Vigilantes do Metrô do Recife guardam a passagem do metrô para a Integração
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Ao contrário das outras obras de terminais integrados na RMR, no TI Prazeres há trabalhadores concluindo as construções
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Máquinas e trabalhadores realizam reparos para a conclusão da obra, que já tem um ano e quatro meses de atraso
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Não há mais tapumes cobrindo a construção, que parece estar em sua fase final; a placa sinalizando o prazo das obras também foi retirada
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Assim como a sinalização, catracas da integração já foram instaladas
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

A previsão inicial para a entrega do TI Prazeres era o mês de outubro de 2013. Na ocasião, a Secretaria de Cidades de Pernambuco informou à reportagem do NE10 que 80% das obras estariam completas até o mês de dezembro daquele ano e que a nova previsão para inauguração do terminal havia sido remarcada para abril de 2015.

A empresa Trópicos Engenharia e Comercio LTDA., responsável pela construção, tinha 11 meses para entregar o Terminal Integrado. De acordo com os números divulgados pela Secretaria de Cidades, o valor inicial para a execução da obra foi de R$ 3.787.745,01 milhões. Até o momento já foram liberados R$ 4,4 milhões.

Os recursos para tocar a construção do terminal são oriundos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com o Governo de Pernambuco. Para a construção do terminal, a Avenida Barreto de Menezes sofreu alteração no tráfego de veículos no fim de 2013.

TI PRAZERES - O Terminal Integrado de Prazeres está sendo erguido num terreno de 4.080,11 m², tendo 1.683,03 m² de área construída e 1.412,81 m² para a plataforma. Além da plataforma de embarque e desembarque, o espaço terá dois blocos. O Bloco 1 será destinado a administração, depósitos, almoxarifado, apoio, copa, espera e hall. Já no bloco 2, haverá lanchonete, depósito, lixo, despensa, cozinha, sala de refeições, vestiários masculino e feminino com banheiro especial para funcionários, além de banheiros para o público masculino, feminino e acessível. Também haverá duas guaritas, duas ilhas de despachantes e área verde. Com a inauguração deste TI, 5 das 10 estações da linha Sul do metrô - que liga o Centro do Recife a Cajueiro Seco, bairro de Jaboatão dos Guararapes - farão integração com ônibus.

Transito - Acidente com dois ônibus e duas motos deixa cerca de 20 feridos



Colisão ocorreu por volta das 23h30 no cruzamento da Presidente Kennedy com a Nilo Coelho. Foto: Osnaldo Moraes/DP/D.A Press


Dois ônibus da empresa empresa Caxangá colidiram no cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Perimetral Norte (Av Senador Nilo de Souza Coelho), em Peixinhos, Olinda. Segundo informações do 1º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o acidente ocorreu por volta das 23h30 desta segunda-feira e deixou cerca de 20 feridos. Nove foram socorridos para o Hospital da Restauração (HR) e os demais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  Jatobá.

Um dos ônibus era da linha 914 - PE-15 - Afogados e outro da linha 820 - Xambá-Cabugá . “Um dos dois avançou o sinal”, comentou o perito Alcides Buarque, que tratava de adiantar a requisição de imagens captadas por câmeras. 

Ao se chocarem no cruzamento, os dois seguiram reto em direção à calçada, onde colidiram com duas motocicletas que estavam estavam paradas e ainda derrubaram um poste que ficou sob os veículos.

Segundo o sargento PM Gladston, do 1º BPM, o motociclista de uma moto Bros, de nome não identificado, foi para o HR gravemente ferido. Ele foi um dos primeiros socorridos pelas cerca de dez ambulâncias enviadas ao local. O outro motociclista, também de nome não informado, foi levado para a UPA de Jatobá. Além dos dois ônibus e das duas motos, há informação de que um Fiat Siena de placas não anotadas também teria sido atingido.
fonte: Diário Pe

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Transporte - Licitação dos ônibus da Região Metropolitana do Recife está sendo refeita








Por:Roberta Soares


A segunda etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, que deveria estar com os contratos assinados desde o segundo semestre de 2014, será refeita. A principal razão: corte nos custos da operação dos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, que respondem por mais de 60% do sistema de transporte. Somente entre o fim de junho e o mês de julho é que um novo desenho da licitação deverá ser apresentado e, se houver acordo com os consórcios vencedores, os contratos serão assinados. Até lá, os passageiros terão que esperar pelas melhorias associadas à concorrência pública.
Quem está propondo a revisão é o governo do Estado, através do Grande Recife Consórcio de Transportes e da Secretaria das Cidades. “Em 2013, quando a licitação foi concluída, a realidade financeira do Estado era outra. Não é mais a de hoje. Não temos condições de andar de BMW, teremos de andar de Palio ou
Fusca”, foi assim, com um exemplo prático, que o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo, resumiu a situação.
Papaléo não quiz dar detalhes das mudanças – até porque elas ainda estão sendo ajustadas e serão adotadas somente em comum acordo com os consórcios vencedores da licitação. Mas, na prática, as alterações deverão passar pela ampliação do prazo para aquisição de parte da frota de ônibus com ar-condicionado, flexibilização das exigências dos modelos de veículos a serem adquiridos pelo setor empresarial, entre outras mudanças técnicas.
“Deveremos flexibilizar alguns desses prazos, mas essas mudanças também terão impacto na remuneração por passageiro transportado, por exemplo.
Será algo balanceado, que não comprometa a saúde financeira dos contratos. E também só promeoveremos as mudanças em acordo com os consórcios.
Estamos fazendo o possível para não ter que fazer uma nova licitação. Por isso precisamos nos prender às limitações legais da Lei das Licitações (8.666/93)”,
ponderou Papaléo.
Uma portaria autorizando a revisão do processo foi assinada no dia 25 de março por Papaléo e uma comissão composta para promover as mudanças, que
podem alterar em até 25% o valor da concorrência, seja para mais ou para menos. Nesse caso, deverá ser para menos, já que a intenção do governo é reduzir
custos. A grande questão é o subsídio que o Estado sabe que terá que aplicar no sistema. Hoje, com os Lotes 1 e 2, operados pelos Consórcios Conorte e Mobibrasil,  respectivamente, o governo já é obrigado a subsidiar R$ 4 milhões por mês, o que representa R$ 48 milhões por ano. A questão, pelo que explicou Papaléo, não passa por querer subsidiar o sistema de transporte – algo elogiável e prática comum em países que levam o transporte público a sério -, mas poder, ter recursos para tal.
Os dois lotes representam a operação dos BRTs (Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste), que custa caro. Além do subsídio mensal de R$ 4 milhões, o Estado tem
gasto, em média, 22 mil reais com a manutenção de cada uma das estações de BRT (refrigeradas e com vidros temperados). Os dois corredores de BRT terão
mais de 50 estações, mas atualmente pouco mais da metade está funcionando. Ou seja, quando tudo for concluído, o custo de manutenção aumentará.

Lotes da 2ª Etapa:
Lote 3 – Corredor José Rufino (metrô) e Corredor Abdias de Carvalho
Lote 4 – Corredor Mascarenhas de Moraes
Lote 5 – Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Avenida Norte
Lote 6 – Corredor Beberibe e Corredor Presidente Kennedy
Lote 7 – Corredor Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
* Lote CRT (corredor da Caxangá, já licitado e operado pela empresa CRT)

fonte: De Olho no Transito

BRT precisa ter intervalos de 2 minutos. Caso contrário, será apenas ônibus”, diz Jaime Lerner, o criador do BRT

Jaime Lerner, arquiteto, urbanista e criador do BRT (Bus Rapid Transit),  afirma, em vídeo, que o sistema que está sendo implantado na Região Metropolitana do Recife não é um BRT. Diz isso a partir de informações de que o Via Livre, o nosso BRT, ainda tem intervalos superiores a 10 minutos e, o que é pior, DISPUTA ESPAÇO com ônibus convencionais e até CARROS.



No vídeo acima, o urbanista responsabiliza a qualidade da operação dos sistemas de BRT. A culpa é da operação. Apenas dela. E reafirma pela enésima vez: “BRT precisa ter intervalos de 2 minutos, ter operação de metrô. Caso contrário, será apenas ônibus. E apenas ônibus é ruim”.

ENQUANTO ISSO, NO RECIFE …



fonte: Blog De Olho no transito
por: Roberta Soares.

TECNOLOGIA E MOBILIDADE - Volvo e Ericsson firmam parceria para sistema de mobilidade urbana

Volvo 



De acordo com as empresas, a solução Inteligent Tranportation System (ITS) permite a melhoria na eficiência da rede de transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade por meio de um sistema de gestão de tráfego e informação ao passageiro, gerado, processado e transmitido em tempo real.
“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma o presidente da Volvo Bus LatinAmerica, Luis Carlos Pimenta.

A Ericsson será responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução deverá ser desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação que a companhia mantém na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

“A parceria evidencia as transformações que facilitam o dia-a-dia dos passageiros, à medida que conectamos a sociedade por meio das redes de comunicação. Tanto as operadoras dos ônibus em diversas cidades, quanto os usuários desses coletivos, podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, ressalta o presidente da Ericsson para a América Latina, Sérgio Quiroga.

A customização do sistema, além de atender às necessidades das cidades da América Latina, vai garantir mais agilidade no suporte aos operadores de transporte e gestores públicos. O sistema de gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.

Para os operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros por rota e horário.

Os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de espera.

por Amauri Vargas
Informações: Bitmag

sexta-feira, 22 de maio de 2015

TRANSPORTE Metrô trava portas para ambulantes Fiscalização tenta evitar camelô nos trens e nas estações. Quem é flagrado tem mercadoria apreendida

Operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está fechando o cerco contra vendedores ambulantes que atuam ilegalmente dentro dos vagões e das estações do Metrô do Recife, por onde passam diariamente cerca de 400 mil passageiros. A empresa firmou parceria com a Prefeitura do Recife, Polícia Militar, e com o Grande Recife Consórcio de Transportes para intensificar as fiscalizações e coibir o comércio informal nas composições ferroviárias, prática proibida por duas leis – uma estadual e outra federal.

A ação está sendo articulada entre os órgãos desde o fim do ano passado e começou a ser colocada em prática na última semana. Os agentes da PM e fiscais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) estão atuando com seguranças da CBTU. Quem é flagrado comercializando qualquer tipo de mercadoria dentro dos vagões ou nas estações tem o material apreendido.
De acordo com a CBTU, a operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal, como a Estação Central do Recife e a Estação Joana Bezerra. A expectativa é de que a fiscalização seja ampliada e chegue a todas as estações que compõem o sistema Metrorec.
Nos terminais, os efeitos da operação já começaram a ser sentidos pelos passageiros. “Uso o metrô todos os dias e já percebo muita diferença nas estações desde que essa ação foi iniciada. Os ambulantes não estão atuando com tanta frequência. O barulho, provocado pelos gritos dos vendedores, também diminuiu bastante”, comenta a estudante Renata Virgínia, 30 anos. 
Para o coordenador de operações da CBTU, Murilo Barros, o reflexo do reforço na fiscalização nas estações é visto de maneira positiva. “Os passageiros reclamam muito da ação dos ambulantes. Eles comercializam todo o tipo de produto e acabam ocupando o espaço destinado aos usuários. Com a operação, as estações estão mais limpas e com menos barulho”, avalia o coordenador.
O Grande Recife Consórcio de Transportes também intensificou a fiscalização nos terminais integrados para coibir a entrada de ambulantes. Por enquanto, a operação está concentrada no TI Xambá, TI Joana Bezerra, TI Barro e TI Recife. Ação será estendida a outros terminais e estações de BRT (ônibus de trânsito rápido).

BRT PERNAMBUCO - QUE VERGONHA,Não é BRT o sistema implantado nos corredores do Grande Recife.

Corredor BRT na Avenida Cruz Cabugá com velocidade de 4km/h Foto- Aline Soares Especial DP/D.A.Press
Corredor Norte/SUl com ônibus no tráfego misto na Avenida Cruz Cabugá a uma velocidade de 4km/h Foto- Aline Soares Especial DP/D.A.Press
O criador do sistema BRT, o urbanista Jaime Lerner, primeiro a implantar um modelo de transporte com corredores exclusivos e segregados para ônibus, estações em nível e pagamento antecipado, na década de 1970 em Curitiba, afirma que o sistema implantado no estado não condiz com as premissas de seu modelo.
Exportado para o mundo inteiro na sigla de Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit), foi também escolhido para dois corredores de transporte da RMR: Norte/Sul e Leste/Oeste. Previstos para serem entregues até a Copa, os dois corredores chegaram ao primeiro semestre de 2015 sem operar da forma prevista.
Sistema de BRT de Curitiba com faixa exclusiva e segregada em todo o seu percurso Foto: Hedelson Alves Especial DP/D.A.Press
Sistema de BRT de Curitiba com faixa exclusiva e segregada em todo o seu percurso Foto: Hedelson Alves Especial DP/D.A.Press
Sem faixa segregada ao longo do seu percurso, os ônibus do BRT ficam presos nos congestionamentos e até mesmo nos trechos onde a faixa é exclusiva ocorrem invasões por falta de segregação do espaço. Pelo menos duas estações de BRT (Tacaruna e Prefeitura) tiveram parte do teto danificado por caminhões na faixa destinada ao ônibus. “Não acompanhei as obras, mas isso não é BRT”, ressaltou Jaime Lerner em entrevista durante um seminário de mobilidade promovido, na última quarta-feira, pela Volvo, em Curitiba.
A Cruz Cabugá é um dos trechos mais complicados do Norte/Sul. O corredor tem nova promessa de ser entregue no fim de junho. Ainda faltam seis estações e o terminal de integração de Abreu e Lima. A operação chegou a Igarassu no sábado.
Já o Leste/Oeste não tem nem previsão de ficar pronto. Faltam os terminais da 2ª e 3ª perimetrais e das estações de Camaragibe e Conde da Boa Vista. Também não há faixa exclusiva em Camaragibe e alguns trechos da área central da cidade. “O sistema perdeu o R de rápido. Sem segregação não há confiabilidade. Ele precisa ser concluído”, apontou o professor da UFPE Leonardo Meira.
O gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, André Melibeu, reconhece as dificuldades operacionais. “Enquanto o corredor de ônibus não estiver segregado, ele não será um BRT puro. Não sei quando haverá a segregação. Mas o corredor tem que operar como trem sem nada na frente. Mas a obra ainda não está pronta”, afirmou. A Secretaria das Cidades informou que a segregação dos corredores será feita após a conclusão das estações e que o projeto da circulação com intervenções necessárias depende de aprovação da CTTU. As obras foram iniciadas em 2012.
Saiba mais
As premissas básicas do BRT
Corredor exclusivo e segregado
Estações com pagamento antecipado
- Monitoramento dos ônibus no corredor por um central de controle
- Regularidade das viagens
As nossas premissas
- Corredor com parte da faixa exclusiva na PE-15 (Norte/Sul)
- Corredor com faixa exclusiva na Caxangá (Leste/Oeste)
- Estações com pagamento antecipado
- Ausência de monitoramento dos corredores
- Sem previsão de regularidade das viagens
Operação atual dos corredores
Norte/Sul
De 5 a 10 minutos de intervalo
Velocidade média de 16km/h
Leste/Norte
De 6 a 10 minutos de intervalo
Velocidade média de 20km/h
Projetado para o Norte/Sul
- 180 mil é a demanda estimada
- 26 estações previstas
- 15 em operação
- 6 sem operação
- 5 pendentes

PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA RMR COMEÇA A SER IMPLANTADO


Os alunos que se cadastraram até o último dia 20 começaram a usar o cartão com crédito de 70 passagens mensais nesta quarta. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

O Governo de Pernambuco, resgatando o compromisso firmado no início do ano, começa a implantar o Passe Livre: benefício que, a partir do primeiro dia letivo do segundo semestre de 2015, garante passagem gratuita a estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR). Terão direito ao benefício alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além dos cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Para ter direito, deve-se morar e estudar exclusivamente em instituições localizadas na RMR. Ao todo, 260 mil alunos de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da UPE, estão aptos a tirar o Passe Livre Estudantil. A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de maio, os interessados já poderão agendar o atendimento, no site www.atendimentovem.com.br ou pelo número 3125-7575, de segunda a sábado, das 7h às 19h. 

Retirada do cartão - A retirada do cartão começará a ser realizada no dia 8 de junho, no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, nº259, no bairro da Boa Vista. Os cartões são impressos na hora. No dia do atendimento, os estudantes devem levar documentos originais com foto, CPF e comprovante de residência.

O passe será carregado com 44 créditos por mês, concedidos pelo Governo do Estado, válidos de segunda a sexta, durante o período letivo. Além disso, o estudante permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos, totalizando 70 passagens por mês.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
 http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3203456&templateId=1731187

A partir desta quarta-feira (1°), Rodrigo Tavares, 11 anos, não vai mais precisar fazer 40 minutos de caminhada de Santo Amaro até a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Augusto, na Boa Vista. O aluno do 6º ano começou a usar o Passe Livre Recife juntamente com outros estudantes das 36 escolas de 6º ao 9º ano que se cadastraram até o último dia 20.
"Eu sempre ficava com preguiça de acordar cedo e caminhar tudo isso para chegar à escola. Já chegava na sala todo suado e sem vontade de estudar. Hoje foi diferente. Acordei feliz para estrear meu Passe Livre. Agora, com certeza, vou ter mais ânimo para sair de casa e estudar, além de ter a oportunidade de utilizar as passagens nos finais de semana quando for passear", comemorou o aluno, que mora com os avós. Maurício Luiz Martins, 69 anos, contou que se sentia péssimo por não ter condições de garantir as passagens para o neto estudar. "A gente se preocupa em oferecer o melhor, mas não temos condições. Me cortava o coração não conseguir ter dinheiro para isso. Agora é só alegria. É dia de comemorar. Estou feliz porque vi o quanto meu neto ficou feliz", afirmou.
Cerca de 14 mil alunos da rede municipal de ensino têm direito ao Passe Livre Recife. O cartão dá direito a 70 passagens mensais. No início de cada mês, eles receberão automaticamente o crédito correspondente a 70 viagens no valor de meia passagem da tarifa do Anel A (R$ 1,07). O sistema limitará o uso a 70 vezes por mês, não podendo ser utilizado mais de quatro vezes por dia. Os créditos expiram em 180 dias, como ocorre com todo VEM. Os estudantes poderão usufruir do Passe Livre Recife em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares.
Na manhã desta quarta, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, esteve na Escola Municipal Pedro Augusto para recepcionar os alunos que utilizaram o Passe Livre pela primeira vez e para orientar os que ainda não fizeram o cadastro no Posto de Atendimento do VEM, na Boa Vista. "Os estudantes que deixaram passar o primeiro prazo não perdem o benefício; só vão demorar mais a usar as passagens gratuitas. Quem emitir o cartão até o dia 20 de cada mês poderá andar de ônibus de graça no dia 1º do mês seguinte". A expectativa do secretário é que o Passe Livre ajude a reduzir a evasão escolar, proporcione aos estudantes o acesso ao lazer e colabore para a economia das famílias de baixa renda. O investimento será de cerca de R$ 1 milhão por mês, o que representa uma economia mensal de R$ 74,90 para cada família. No fim do ano, os pais terão economizado mais de um salário mínimo: R$ 898,80 por aluno.
Pleito de décadas do movimento estudantil, o Passe Livre faz parte do plano de governo do prefeito Geraldo Julio. O benefício foi instituído pela Lei nº 18.043/2014, de autoria do executivo municipal, e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio no dia 23 de julho.
O Passe Livre Recife é de uso pessoal e intransferível, sendo proibida a cessão, venda ou qualquer forma de utilização do benefício por terceiros. Se for verificado o uso indevido do cartão, o beneficiário será notificado pela Secretaria de Educação para apresentar defesa no prazo de dez dias. Se a defesa não for apresentada ou for rejeitada, o estudante terá o benefício suspenso por 30 dias. Em caso de reincidência, o direito ao Passe Livre será suspenso por todo o semestre.
Para quem ainda não fez o cadastro, o Posto de Atendimento do VEM fica na Rua da Soledade, n° 259, bairro da Boa Vista. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Em sete guichês, os funcionários atendem prioritariamente os alunos da Prefeitura do Recife. É preciso levar CPF, certidão de nascimento ou documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira de estudante) e comprovante de residência (este último pode ser em nome do pai ou responsável). Na hora do cadastro, o estudante tira foto, cadastra as impressões digitais para biometria e já sai do posto com o cartão do Passe Livre Recife. Quem tiver dúvidas deve procurar a diretoria da escola em que estuda.
CPF – Como a maioria dos alunos do 6º ao 9º ano têm entre 11 e 14 anos e muitos ainda não têm CPF, eles só poderão tirar o Passe Livre depois que fizerem o documento em um dos postos do Expresso Cidadão. Diferentemente do Passe Livre, para tirar o CPF é preciso ir acompanhado do pai ou responsável, com o documento de identificação dele, além de levar os originais do documento de identificação ou certidão de nascimento do estudante. O CPF fica pronto na hora e é gratuito. Quem preferir também pode tirar o documento em agências dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, onde é cobrada uma taxa de R$ 5,70. Quando estiverem com o CPF em mãos, os alunos devem se dirigir ao Posto de Atendimento do VEM.

BRT pernambucano não é BRT, diz Jaime Lerner, o criador do Bus Rapid Transit


Arquiteto, urbanista e, principalmente, o criador do sistema BRT (Bus Rapid Transit), Jaime Lerner foi enfático ao afirmar que o BRT pernambucano, o Via Livre, não pode ser considerado um sistema de BRT devido às lacunas deixadas no projeto. “Um sistema que tem intervalos superiores a 10 minutos e anda em tráfego misto não é um BRT”, disse. Lerner participou do Fórum de Mobilidade Volvo, realizado esta semana na capital paranaense dentro do evento SmartCity Business America.
Lerner foi quem projetou o BRT pernambucano. Em 2009, ele foi contratado pelo Urbana-PE, o Sindicato dos Empresários de Ônibus, para projetar os corredores Norte-Sul, com seus dois eixos (Cruz Cabugá e Agamenon Magalhães), e Leste-Oeste. Mas como o próprio urbanista afirmou, ele não acompanhou a execução do BRT. “Não sei o que foi feito, os detalhes, mas com essas características de longos intervalos, sem canaleta exclusiva, circulando em tráfego misto, posso garantir que isso não é um BRT”, disse.



Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

Durante palestra sobre o futuro da mobilidade, o urbanista ainda criticou o fato de os sistemas de BRT estarem muito caros. “Os projetos de BRT estão absurdamente caros. E quando se vem a Curitiba se vê como é simples. Percebe-se que falta visão, se gasta muito com desapropriações e há superdimensionamento dos sistemas. E sistemas de transporte não são feitos de um ou dois corredores, precisam de redes. Isso vale para o BRT”, afirmou.

Lerner_Palestra

Lerner foi além. Criticou a opção pelas faixas exclusivas, a insistência pelo metrô devido ao custo e a demora de implantação e a demagogia dos gestores públicos para executar projetos que priorizem o transporte público. “Faixa pintada não é prioridade ao transporte público. É o começo, mas não o fim. O mais importante é a rede de transporte, não o corredor. E mesmo assim, no Brasil se leva muito tempo para fazer uma faixa pintada. Parece que não se quer fazer”.






fonte> De Olho no Transito

http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/2015/05/22/brt-pernambucano-nao-e-brt-diz-jaime-lerner-o-criador-do-bus-rapid-transit/

Transporte Ferroviario no Brasil - Fabricantes de trens temem a chegada dos investidores chineses




20/05/2015 - Em Economia
A entrada dos chineses em projetos de infraestrutura logística ainda é uma promessa, mas começa a tirar o sono da indústria nacional de ferrovias. O setor, que faturou R$ 5,6 bilhões no ano passado e gera 20 mil empregos diretos, teme que a investida dos asiáticos comprometa a produção nacional.
Os chineses estão de olho na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), uma malha de 883 quilômetros prevista para ligar o maior polo de produção de grãos no País, na região de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, até sua ligação com a Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte (GO).
O temor da indústria não é a construção da ferrovia, uma iniciativa que é muito aguardada pelo setor. A apreensão é com os acordos atrelados ao projeto, como importação de trens de passageiros, vagões, locomotivas e tudo o mais que envolva a estrada de ferro.
"Não somos contrários a investimentos estrangeiros, muito pelo contrário. Mas é importante assegurar que todos atuem de acordo com as mesmas regras e que enfrentem a mesma realidade", diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. "Não queremos passar pelo que está acontecendo hoje com a Argentina, que viu a sua indústria ferroviária praticamente desaparecer."
Nos últimos 18 meses, o governo argentino firmou vários contratos com os chineses, com o propósito de revitalizar sua indústria ferroviária. Os apertos de mão resultaram na compra de 1.310 carros de passageiros chineses, 3 mil vagões, 100 locomotivas e um sem número de componentes de reposição, incluindo trilhos e dormentes. "Prometeram produção local aos argentinos. Depois de venderem tudo, disseram a eles que o país não tinha escala que justificasse uma fábrica", disse Abate, que teve encontro dias atrás com representantes do governo argentino.
Apesar da crise, da lentidão dos projetos em andamento e da dificuldade do governo em leiloar a construção de novas ferrovias, a indústria nacional tem registrado resultados positivos. O resultado de R$ 5,6 bilhões registrado no ano passado representa 24% de crescimento sobre o ano anterior, quando o setor faturou R$ 4,3 bilhões. Do total movimentado, cerca de 60% está ligado a transporte de passageiros e 40%, cargas. No ano passado, foram produzidos no Brasil 4.703 vagões, outros 374 carros de passageiros e 80 locomotivas.
fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.