terça-feira, 30 de junho de 2015

Conclusão do BRT Norte-Sul é adiada mais uma vez. Agora, a promessa é agosto




Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Com informações do JC Trânsito
Depois do atraso de mais de um ano e de vários adiamentos, o Corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul, que liga o  Recife a Igarassu, no Norte da Região Metropolitana, ganha um novo prazo de conclusão: o mês de agosto. As obras deveriam estar sendo finalizadas este mês (julho), mas as chuvas atrasaram o processo. Ao menos essa é a atual justificativa da Secretaria Estadual das Cidades, responsável pelo projeto e execução dos trabalhos. O BRT Norte-Sul, assim, como o BRT Leste-Oeste (corredor que liga o Centro do Recife à Zona Oeste da Região Metropolitana), deveriam ter sido concluídos ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas se arrastam desde então. A situação do Leste-Oeste é ainda pior porque os trabalhos estão paralisados desde o fim de 2014 e não têm previsão de retomada desde que a Construtora Mendes Júnior quebrou ao ser envolvida nas denúncias do Petrolão.
Tivemos muitas dificuldades com as chuvas”
Gustavo Gurgel

De acordo com o gerente de obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, faltam ser concluídas quatro estaçõesno Corredor Norte-Sul. As duas que estão em construção na Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, devem ficar prontas ainda este mês. Outra, próximo à Igreja de São Francisco, em Olinda, poderia ser aberta se a passarela que dá acesso a ela estivesse concluída. A última, próximo ao Parque Memorial Arcoverde, só deverá ser entregue em agosto. “Tivemos muitas dificuldades com a chuvas”, justificou Gurgel.
Segundo o gerente, a secretaria terminou as obras das estações Cruz de Rebouças, em Igarassu, e Miguel Arraes, em Paulista. A data do início da operação está sendo definida pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. Além delas, há duas estações que sequer começaram a ser erguidas: uma delas próximo ao Centro de Convenções e outra na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Mercado de Santo Amaro. Gurgel explica que ainda faltam ser feitas, inclusive, algumas desapropriações no Centro do Recife para que a construção seja iniciada.
 Fonte: De Olho no Trânsito


O Norte/Sul liga por 33 quilômetros o Recife ao município de Igarassu. Com prazo inicial para o fim de 2013, ainda não chega perto do que era previsto antes dos atrasos por falta de recursos. Das oito linhas previstas, apenas quatro estão funcionando. Dos 88 BRTs adquiridos pelo Consórcio Conorte (formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur), 30 ainda permanecem nas garagens, sob sol e chuva, à espera de linhas para operá-las. O sistema, que deveria transportar 150 mil passageiros por dia, atende a apenas 45 mil.
 Fonte:De olho no Trânsito

LINHA 060 AGORA SERÁ EXPRESSO,E JÁ ERA SEM TEMPO ISSO ACONTECER, ENGENHARIA DO GRCT SEMPRE ATRASADA NAS SOLUÇÕES.

LINHA 060 – TI TANCREDO NEVES/TI MACAXEIRA TERÁ VIAGENS EXPRESSAS NOS HORÁRIOS DE PICO




A linha 060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira passará a realizar oito viagens expressas durante o dia, a partir desta quarta-feira (1º). A novidade acontecerá nos horários de pico da manhã e da tarde, sendo quatro viagens em cada período.

Os ônibus realizarão as viagens expressas a partir do TI Macaxeira, ponto de retorno da linha, até a Av. Recife, trafegando pela BR-101. Os usuários devem ficar atentos ao letreiro dos ônibus que irão indicar a viagem expressa ou normal da linha.

Mais informações na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

ÔNIBUS BRASILEIRO MOVIDO A ÁGUA - HIDROGÊNIO OU PRA OS QUE NÃO SABEM , ÁGUA..

Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/04/2009
Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo
Primeiro de uma frota de quatro ônibus a hidrogênio fabricados no Brasil.[Imagem: EMTU]
O primeiro ônibus brasileiro equipado com células a combustível a hidrogênio foi fabricado em Caxias do Sul e começará a rodar na cidade de São Paulo ainda neste mês de Abril.
Ônibus sem poluentes
O hidrogênio é considerado o combustível mais promissor quando se estudam alternativas ao petróleo para uso em transportes. A célula a combustível é um dispositivo que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade. A eletricidade alimenta os motores elétricos do veículo, emitindo apenas água como subproduto - não há poluentes.
O primeiro ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio tem 12 metros de comprimento, capacidade para até 63 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 32 em pé / 1 cadeirante), ar-condicionado e piso baixo para maior conforto e segurança dos passageiros.
Sistema igual ao da Fórmula 1
A tração elétrica do ônibus é alimentada de forma híbrida, usando tanto a energia de baterias recarregáveis quanto a eletricidade provinda das células a combustível.
Ele possui ainda um sistema regenerativo para recuperação de energia cinética durante as frenagens (KERS), o mesmo sistema utilizado nos carros de Fórmula 1.
A potência total do sistema é de 230 kW e o consumo de hidrogênio deverá ficar em cerca de 15 quilogramas para cada 100 quilômetros rodados. A autonomia do ônibus a hidrogênio é de 300 km.
O combustível para o ônibus - o hidrogênio - será produzido em São Bernardo do Campo, por meio de uma parceria com a Petrobras. O hidrogênio é produzido por eletrolisadores da água, que têm a função de separar as moléculas de oxigênio e hidrogênio, aproveitando este último como combustível.
Vilão
Embora os projetos de veículos movidos a hidrogênio tenham sido alvo de grande interesse no período recente, quando o petróleo superou a barreira dos US$100,00 por vários meses, a queda atual do preço do barril torna economicamente inviáveis todas as alternativas disponíveis para sua substituição em veículos.
Ainda assim, o uso do hidrogênio como combustível é uma alternativa interessante do ponto de vista ambiental e as pesquisas devem continuar para que se possa baratear a tecnologia e chegar a opções mais interessantes também do ponto de vista econômico.
Hidrogênio de fontes sujas
Outro grande problema dos veículos a hidrogênio é a produção do hidrogênio. A eletrólise da água é um processo intensivo em energia, tornando o combustível caro demais e deixando negativo o balanço geral de consumo de energia dessa alternativa de combustível.
Além disso, a maioria do hidrogênio produzido industrialmente hoje no mundo é fabricado a partir do gás natural, um combustível fóssil como o petróleo.
Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo
Uma das alternativas mais promissoras para resolver esse impasse é a chamada "fotossíntese artificial", por meio da qual os cientistas estão tentando produzir hidrogênio com a utilização da luz solar (veja Célula fotoeletroquímica faz fotossíntese artificial e gera hidrogênio e Hidrogênio produzido por fotossíntese artificial já não depende de metal nobre).
Ônibus nacional movido a hidrogênio
O primeiro ônibus nacional movido a hidrogênio vai trafegar no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), um ponto ideal para este tipo de experimento devido à alta concentração de emissões.
Além disso, na via exclusiva o veículo pode desenvolver velocidade média superior a 25 km/h, o que favorece atingir rapidamente a quilometragem que permite avaliar seu desempenho de forma mais aproximada. Este trabalho será feito ao longo de 2009 e 2010.
Tecnologia nacional 
O projeto de construções de ônibus a hidrogênio no Brasil é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com a parceria da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de São Paulo), a GEF (Global Environment Facility) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Este é o primeiro de quatro ônibus a hidrogênio previstos no projeto.
O Brasil é o quarto país no mundo a deter a tecnologia de fabricação de ônibus de transporte de passageiros movido a hidrogênio (os outros são os EUA, Alemanha e China).
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/brasil/2015/06/28/325990/comecam-a-circular-no-brasil-primeiros-onibus-movidos-a-hidrogenio ou as ferramentas oferecidas na pá

sexta-feira, 26 de junho de 2015

URBANA - PE ANUNCIA MUDANÇAS DE LINHA, PRA ESTE SÁBADO DIA 27/06/15


foto: ilustrativa

A linha 641 - TI Macaxeira/Encruzilhada passará agora a circular aos sábados e domingos. As mudanças começam a vigorar a partir deste sábado (27).

fonte:URBANA PE

quinta-feira, 25 de junho de 2015

GREVE - Rodoviários e metroviários não vão parar nesta sexta

Acordo firmado com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público-PE garantido que não haverá paralisação ou protesto até o final das negociações do conflito coletivo da categoria,  / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Acordo firmado com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público-PE garantido que não haverá paralisação ou protesto até o final das negociações do conflito coletivo da categoria,Foto: Guga Matos/JC Imagens
Ao contrário do que circula nas redes sociais, os rodoviários não vão paralisar suas atividades nesta sexta-feira (26), segundo nota divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). Os metroviários também afirmaram que a paralisação é um boato.
Nota oficial divulgada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco
Nota oficial divulgada pelo Sindicato dos Metroviários de PernambucoFoto: divulgação/Sindmetro-PE
A Urbana afirma que os rodoviários não vão parar seus serviços nesta sexta-feira (26) devido a acordo firmado com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público-PE de que não haverá paralisação ou protesto até o final das negociações do conflito coletivo da categoria, processo a ser iniciado na próxima semana.
Quanto aos boatos sobre a paralisação dos metroviários que circularam no WhatsApp, o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais, publicou em seu perfil na rede social Facebook que não há convocação alguma para paralisação da categoria nesta sexta: "Quando formos realmente parar, utilizaremos dos meios oficiais de divulgação e da imprensa", afirmou. A categoria também divulgou nota oficial sobre o episódio.
Em abril deste ano, rodoviários, metroviários, dentre outros profissionais de diversas categorias aderiram à parasalição nacional convocada pela CUT contra a aprovação do projeto de lei 4330/04 da terceirização.
fonte: NE10

GREVE GERAL EM PERNAMBUCO 26/06/15 90% DE NÃO SER ADERIDO PELOS PERNAMBUCANOS.

Os Rodoviário deve resolver se para, as atividades nesta noite, já os Metroviários deve funcionar normalmente, já o comercio em geral não vai participar desta vez.
mas noticias nas próximas horas, aqui no blog Grande Recife Mobilidade Pe
texto:Jailson Silva
foto:ilustrativa

GREVE do dia 26/06/15 esta sendo, organizada pelas redes sociais, e espera nesta sexta paralizar os transportes e a cidade do Recife em geral.



Uma greve esta marcada para o dia 26/06/15 das 00:00 desta quinta até as 00:00 da sexta, e a previsão é de parar o Brasil por 24 horas e os seguintes serviços: Ônibus, Metro, Delegacias, Policia Militar, Aeroportos, Portos, Ferrovias, Restaurantes,Hospitais e etc...

Assim eles querem mostras , na mídia o sucesso da greve, e mostrar que o povo manda no Brasil.

O sucesso desta greve só amanhã saberemos e teremos a realidade desta paralisação.
O sindicato dos Metroviários já se colocou seus esclarecimentos.


O blog Grande Recife Mobilidade estará, amanhã teremos mais noticias, ou ainda hoje, não saia de casa sem acessar nosso blog.

texto: Jailson Silva
foto ilustrativa.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Mobilidade - Linha 518 faz o maior sucesso mas passageiros querem percurso maior para justificar tarifa

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Linha nova, a 518 – Apipucos-RioMar – está fazendo sucesso entre passageiros, mas eles querem percurso maior para justificar tarifa de R$ 4,60.
Está fazendo o maior sucesso a nova linha de ônibus (518), com percurso entre Zonas Norte e Sul, a Apipucos-RioMar. A nova linha começou a circular no último dia 6 de junho, e já ganhou a simpatia dos usuários que, no entanto, exigem que o caminho seja prolongado até Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Atualmente o fim da linha é no Pina. O coletivo sai de do Parque da Macaxeira, passa por Casa Forte, Jaqueira, Graças, Derby, Pina, onde retorna para o ponto de origem.
São sete veículos, que fazem 48 viagens diárias, de segunda a sábado, entre 6h30m e 20h. O valor da tarifa é R$4,60. O opcional tem ar condicionado, é novo e confortável, e aceita os VEMs do trabalhador e o comum. O problema é que os usuários acham que, pelo preço da tarifa, a linha deveria ser estendida.
“Como pode essa nova linha Apipucos-RioMar ter tarifa de R$4,60, a mesma do de Candeias opccional, quando tem apenas a metade do percurso?”, indaga o passageiro Edilson Santos. “A linha 518 vem agradando muito, mas necessita de ajustes, como a retirada de cortinas, que facilitam a vida dos bandidos. Também acho que o ônibus deveria percorrer toda a Zona Sul, indo até o Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão”, afirma o leitor Izaldo Correia. “É preciso mais divulgação”, apela.
Quem quiser conferir, o roteiro é o seguinte, segundo o Grande  Recife Consórcio de Transportes:
Parque da Macaxeira/Shopping RioMar: Rua Cel. João Batista do Rêgo Barros (Terminal), Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua de Apipucos, Av. 17 de Agosto, Av. Parnamirim, Av. Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II (José de Barros Lima), Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Alça de acesso ao RioMar Shopping, Via interna do Shopping RioMar com ponto de retorno na parada 010350.
E no retorno:
RioMar Shopping/Parque da Macaxeira: Via de contorno do RioMar Shopping, Rua Amador Bueno, Rua Dr. Dirceu Velloso Toscano de Brito, Rua Manuel de Brito, Túnel sob a Rua Herculano Bandeira, Av. Eng. Antônio de Góes (pista da esquerda), Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, acesso à Ponte José de Barros Lima, Ponte José de Barros Lima, Av. Gov. Agamenon Magalhães (1º acesso a via local), Praça do Parque Amorim, Rua Dr. Bandeira Filho, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Des. Góis Cavalcante, Av. 17 de Agosto, Rua de Apipucos, Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua Cel. João Batista do Rego Barros, Parque da Macaxeira.

fonte: JC nas ruas caderno Cidades.

* Na matéria informa que os veículos são novos e na realidade não são. Ônibus reformados e pintados na nova cor da licitação de transportes do Recife.
Jailson Silva.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

SISTEMA DE TRANSPORTE - O SEI E SEUS TERMINAIS QUE SE CLASSIFICA-SE COMO A CASA DO TERROR OU OS INFERNOS SEM FIM.

O transporte de passageiros de Recife, passou por mas, uma capitulo do caos dos Transportes de massa.Com a trágica morte do estudante, Harlynton dos Santos, de 20 anos, que caiu do coletivo quando tentava embarcar na linha Tancredo Neves/ Imip, no Cais de Santa Rita. Teve o terrível destino de Camila Mirele Pires, 18anos que 40 dias antes, deste episodio, viajava próximo à porta do coletivo da linha 207- Barro Macaxeira BR 101 e foi lançada para fora do ônibus da empresa EME-Metropolitana de transportes com sede em jardim Uchôa em Recife.




Camila Mirele e Harlyson dos Santos.


greve ônibus em recife (Foto: globonews)

O que se ver, é uma vergonha pois pessoas morrendo e o Governo do Estado nada faz, e sempre a população espremidos feita sardinhas, no calor pois estamos no nordeste e mesmo com ar ligado a minima no inverno é 29 graus. Apenas 43 carros com ar-condicionado, isso significa nem 3% da frota que hoje é de 3 mil veículos.
Terminais mau construídos, a exemplo do TI Barro onde pela manha e a tarde a posição da construção do terminal ficou nos dois horários, na posição do sol escaldante e no dia de chuva tanto de frente ou de por trás você se molha e sem falar que a noite o terminal fica as escuras por motivo de curto circuitos se a administração ascender todas as luzes.Assim é um dos exemplos de dinheiro mau aplicado nestes terminais do SEI, e a falta de manutenção dos mesmos e se fosse relatar, as dificuldades de cada TI, teríamos que escrever uma cartilha de mau, feitorias e má administração do Governo de Pernambuco.As eleições vem ai, e eu reintegro a seguinte nota a população, vamos retirar do poder, estes políticos que não fazem nada.E a luta por um transporte de qualidade e dias de tranquilidade e de menos acidente, preservando a vida das pessoas e dando uma qualidade de vida.

Agora, se os filhos do Governador pega-se ônibus e seus familiares e também dos executivos e diretores do grande Recife consorcio, a qualidade seria outra, mas todos andam de carro com motorista ou tem seu próprio carro.

TI Santa Luzia esta pronto a meses, e o povo fica na chuva e sol e os seguranças não deixa as pessoas entrar quando chove, e a área esta virando ponto de venda de drogas.
TI Abreu que também esta pronto e nada de entregar a população, TI Joana poderia liberar, já esta 90% e sua liberação era possível e aos poucos finalizava a parte do Brt, e hoje como esta aquele terminal é que esta impraticável seu uso.

E por ai várias outras obras paralisadas e sem previsão.

Reportagem: Jaílson Silva
fotos: Facebook.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O primeiro ano da nova "cara" do transporte da Região Metropolitana do Recife - E AI O QUE VOCÊ ESTA ACHANDO...

Reportagem e texto: Jaílson Silva

EM MEADOS DE ABRIL 2014 OU ANTES COM FOTOS PELA INTERNET, FOI A PRESENTADO AOS RECIFENSES O NOVO PADRÃO DOS ÔNIBUS DO RECIFE, E COM ISSO VEIO A PROMESSA DE NÃO SÓ MUDAR AS CORES E SIM, DAR CONFORTO E AGILIDADE COM EQUIPAMENTOS COM AR E TECNOLOGIA EMBARCADA, E HOJE UM ANO DEPOIS DESTA NOVIDADE, O QUE VEMOS SÃO PROMESSAS E UMA SITUAÇÃO DE ABANDONO DO PODER PUBLICO, SOBRE ESTA LICITAÇÃO, E JÁ SE FALANDO EM MUDAR ITENS DO TEXTO DA LICITAÇÃO, LEVANDO CRER QUE , TEREMOS ENVÉS DE MERCEDES DE LUXO, VAMOS TER O VELHO E APERTADO FUSCA.

VEJA ABAIXO AS NOVIDADES QUE SE , TEM E CIRCULA EM RECIFE: