quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Comil encerra produção e demite funcionários na fábrica de Lorena, SP Fabricante de ônibus atribui fechamento da unidade à crise econômica. Empresa vai manter atividades na planta de Erechim (RS).

Unidade da Comil construída no município de Lorena, interior de São Paulo, fabricará ônibus urbanos. (Foto: André Bias/TV Vanguarda)
A fabricante de ônibus Comil, fabricante de ônibus em Lorena (SP), encerrou a produção nesta quinta-feira (28) e demitiu os trabalhadores. Segundo a empresa, a decisão é resultado da crise econômica que atinge o país.
De acordo com a empresa, todos os direitos trabalhistas dos dispensados serão quitados. A estimativa é que o corte tenha afetado 200 trabalhadores.
Parcela  dos funcionários serão mantidos para realizar as atividades de transição e conservação do patrimônio - o número também não foi informado.
Por meio de sua página em uma rede social, a Prefeitura de Lorena informou que todos os incentivos fiscais permitidos por lei foram aplicados, assim como todas as medidas que poderiam ser adotadas pela prefeitura, para auxiliar a empresa e evitar que se chegasse ao extremo do fechamento.
Em seu comunicado, a companhia disse que manterá suas atividades na planta de Erechim (RS), que atualmente conta com capacidade de produção de 4 mil ônibus por ano. A empresa funcionava em Lorena há dois anos.
O Sindicato dos Metalurgicos de Lorena, que representa a categoria, foi procurado pelo G1, mas não comentou o assunto até a publicação desta reportagem.
fonte: g1 londrina

Justiça suspende reajuste das passagens na Região Metropolitana do Recife - (Briga de faca essa do aumento de passagens, e o povo é que fica no meio feito bobo).

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Sem alarde, o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Neves, acabou de acatar o pedido do Governo do Estado para derrubar suspensão do ajuste nas tarifas.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acatou a ação judicial da Frente de Luta pelo Transporte Público e suspendeu, na tarde desta terça-feira (26), o reajuste das passagens na Região Metropolitana do Recife.
Foto: Lorena Barros/JC Trânsito
O ofício foi expedido pelo juiz José Marcelon Luiz e Silva, do 4º Juizado da Fazenda Pública.
A decisão da liminar só valerá quando o Estado for intimado. O Estado ainda pode recorrer da liminar.
fonte: TJPE 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Tribunal de Justiça suspende reajuste de passagens de ônibusA partir do momento que o Grande Recife for intimado, a suspensão começa a valer

26/01/2016 16:58
A suspensão nos valores começa a valer assim que o governo for notificado.

Após protestos e denúncias de irregularidades na votação do reajuste das tarifas de ônibus, que aconteceu no último dia 18, o 4º Juizado Especial da Fazenda Pública acatou a ação judicial movida pela Frente de Luta pelo Transporte Público e suspendeu os efeitos da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano na tarde desta terça-feira. Com a decisão em caráter liminar, o aumento de 14,42% nas passagens de ônibus foi revogado. Assim que o Grande Recife Consórcio de Transportes for intimado, o reajuste será suspenso. A decisão, no entanto, ainda é passível de recurso no prazo de 10 dias. A Justiça adiantou que já expediu ofício para a gestão pública.


Confira os preços das tarifas de ônibus antes e depois do reajusteANEL A       R$ 2,45      R$ 2,80
ANEL B       R$ 3,35      R$ 3,85
ANEL D       R$ 2,65      R$ 3,00
ANEL G       R$ 1,40      R$ 1,85

O juiz José Marcelon Luiz e Silva concedeu a liminar em resposta a ação impetrada pelo estudante Márcio José da Silva Moraes, que propôs a anulação da deliberação por não ter tido acesso à planilha de custos do Grande Recife Consórcio de Transportes. No documento, Márcio José da Silva Moraes, conselheiro eleito pelo seguimento estudantil, informou que tomou posse e participou da sessão na qual esteve pautado o reajuste, no mesmo dia, teve o pedido de vistas negado. A medida viola o artigo 15 do regimento interno do CSTM. Ainda no processo, consta que não havia motivo para que o presidente do conselho indeferisse o pedido de vista ou o submetesse aos demais conselheiros, requerendo a anulação da deliberação e a suspensão em tutela antecipada.

"As alegações segundo as quais o pedido de vista é passível de indeferimento e de que não constitui direito subjetivo de conselheiro não podem ser tomadas como escudo para se ter como legítimo e legal o indeferimento imotivado desse acesso a quem representa determinado seguimento em órgão colegiado", esclareceu o juiz na decisão. E complementou: "Admitir a tese segundo a qual um membro do CSTM não teria direito subjetivo de vista em processo sob seu julgamento (deliberação) é dizer, a senso contrário, que ele só teria direito de pedir vista, mas não de obtê-la, quando a regra é ter acesso aos autos".

Ainda para o magistrado, "estranho e predatório, ao que se infere do exercício de cargo tão relevante, seria um conselheiro desavisado emitir voto despretensioso apenas para cumprir a formalidade de sua participação".

No final do documento, o juiz José Marcelon conclui que "a despeito de não se estar a avaliar as circunstâncias econômicas e políticas relacionadas a majoração das tarifas de ônibus da Região Metropolitana, considero o fato de que a cobrança do preço acrescido até que se tenha uma solução definitiva da questão trazida ao crivo judicial poderá causar prejuízo ao usuário do serviço de transporte e isto é o que se deseja evitar. Já o mencionado risco de dano inverso, na hipóteres de diferimento do reajuste das tarifas, não pode servir de fundamento para se considerar legal o que não é, atento aos fatores econômicos convergentes e às garantias que se buscam preservar dentre as quais sobressaem a da dignidade da pessoa humana mobilidade pernambuco recife passagens tarifasônibus.

fonte : DP

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ESSA IMAGEM NOS MOSTRA A REALIDADE DE UM GOVERNADOR FRACO E QUE FINGE SER CEGO.( PAULO CÂMARA ) VERGONHA DE SER PERNAMBUCANO E DE SABER QUE O GOVERNO ESTADUAL DESPRESA SEUS IDOSOS.


Foto: Fernando Castilho/Jornal do Commercio
O metrô deveria ser um modal acessível, mas no Recife isso não é realidade. Essa foto mostra um idoso subindo com dificuldade a escada da estação Aeroporto. Lá, o elevador e a escada rolante estão quebrados. Mas as notícias não são boas: a expectativa da CBTU, operadora do metrô na cidade, é de que o conserto seja iniciado em pelo menos dois meses, já que a licitação para escolher a empresa que fará o serviço ainda está em andamento.

FONTE JC TRÂNSITO

MOBILIDADE NO BRASIL ESTA FALINDO E A POPULAÇÃO COMO FICA? ...

Pelo menos 100 ônibus deixam de circular na Zona Oeste nesta segunda

Empresas montam plano para assumir linhas da Algarve

GUSTAVO RIBEIRO
Rio - Pelo menos, 393 mil passageiros eram transportados por dia pela Viação Algarve, que operava na Zona Oeste e encerrou suas atividades na madrugada desta segunda-feira. A informação está relatório de operações de julho, último que consta no site da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O fechamento da empresa, que alega dificuldades financeiras, foi antecipado neste sábado pelo DIA.
A Viação Andorinha é uma das cinco empresas do Rio que encerraram as atividades desde o ano passado
Foto: Divulgação
Foi montado um plano de contingência e, segundo o Rio Ônibus (sindicato das empresas do setor), as demais companhias do Consórcio Santa Cruz, da qual a Algarve fazia parte, assumirão as linhas atingidas: 388, 750, 752, 754, 756, 759, 857, 858, 871, 872, 873, 881, 892, 2303, 2307, 2308, 2309, 2331 e LECD14. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sintraturb) estima, no entanto, que cerca de 100 veículos deixarão de circular na região.
“Quando uma empresa fecha, as outras do mesmo consórcio tiram dois ou três carros próprios de cada linha delas e colocam nas linhas afetadas”, explica Sebastião José da Silva, vice-presidente do Sintraturb-Rio. “Será uma operação capenga até normalizar. Os ônibus certamente terão intervalos maiores”, prevê.
O Rio Ônibus afirma que “as empresas do consórcio estão mobilizando sua frota para atuar em regime especial de operação.” Ainda segundo a instituição, o plano de contingência está sendo discutido com a SMTR para a reorganização das linhas. Desde o ano passado, a Algarve é a quinta empresa a encerrar atividades sob alegação de problemas financeiros. O Rio Ônibus informou ainda que a saída das cinco companhias representam necessidade de substituição de 450 veículos.
O vice-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Dionísio Lins (PP), anunciou que vai realizar, após o recesso, audiência pública com representantes do Sintraturb, do Rio Ônibus e da Fetranspor (Federação das empresas). Ele quer averiguar o que levou ao fechamento da Algarve e de outras quatro empresas no ano passado, todas do grupo Breda Rio.
“A situação chegou a um ponto incontrolável. É preciso que haja subsídio do governo para evitar mais desemprego no setor”, diz o deputado.
O Sintraturb calcula que a Algarve tinha 462 funcionários. O Rio Ônibus informou que vai regularizar a situação dos empregados e que o consórcio deverá absorver parte dos demitidos. A SMTR informou que a responsabilidade de manter o transporte é do consórcio Santa Cruz e que a nova operação será detalhada hoje.

FONTE: O DIA RIO.

sábado, 23 de janeiro de 2016

METRO DO RECIFE EM ALERTA - Após fuga em massa, Metrô interrompe embarque em algumas estações da Linha Centro

Após fuga em massa, Metrô interrompe embarque em algumas estações da Linha Centro


FONTE :Do NE10
A assessoria do Metrorec informou que devido à fuga em massa no Complexo Prisional do Curado, alguma estações interromperam o serviço de embarque para facilitar o trabalho da polícia na repuperação dos foragidos. As estações prejudicadas foram Werneck, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu, Curado e Cavaleiro.
A medida foi tomada para impedir que os bandidos utilizem do metrô para se afastarem do local. A assessoria afirmou também que o policiamento e a busca foram intensificadas no sistema e que um homem teria sido recapturado na estação de Cavaleiro.

VEJA AS FOTOS

Vale ressaltar que apenas os serviços de embarque foram temporariamente desativados, mas que os passageiros podem desembarcar nestas estações. A CBTU espera uma sinalização da polícia para voltar ao seu funcionamento normal.

ARENA-PE - Os torcedores que foram prestigiar o amistoso entre Náutico e Botafogo/PB em São Lourenço da Mata não serão prejudicados, já que as estações de retorno da Arena não sofreram nenhuma desativação.

Metrô Recife sitiado pela falta de segurança .


Homem foi esfaqueado dentro do metro de RECIFE nesta tarde e algumas estações estam fechadas.

Mas notícias em breve

Mobilidade- Ti Prazeres e TI Sta Luzia inaugura este mês de janeiro, segundo a sec das Cidades e como de promesas só sto vive, e o que nos eapera é aguardar.

Os terminais integrados de transporte público de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e Santa Luzia, no bairro da Estância, no Recife, têm previsão de entrega ainda para este mês. Quando o TI de Prazeres estiver pronto, receberá sete linhas e um volume estimado de 25 mil passageiros por dia. Já o de Santa Luzia deverá receber 17 mil passageiros em oito linhas. O Terminal Integrado da Ilha Joana Bezerra, que já está pronto, receberá uma nova alça para facilitar o fluxo dos ônibus que se dirigem à Zona Sul. Esse TI recebe atualmente 10 linhas, com 40 mil passageiros diários. As obras dos terminais serão executadas pela Secretaria Estadual das Cidades. 

Ainda estão em estudos possíveis mudanças na Avenida Agamenon Magalhães, o principal corredor viário da Região Metropolitana. “Ainda não temos um projeto definido para a Agamenon. Precisamos olhar alguns gargalos da avenida, mas sempre com o foco no transporte coletivo”, afirmou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Fonte: Secretária das Cidades.

Um arrastão nos vagões da Linha Centro do metrô terminou em tiroteio entre um vigilante e assaltantes, na tarde desta sexta-feira, no Recife. Quatro suspeitos armados faziam o assalto coletivo entre as estações Cosme e Damião e Rodoviária. Ao chegar na Rodoviária, um vigilante foi averiguar uma queixa de que estariam segurando a porta do vagão. Quando se aproximou, os suspeitos efetuaram diversos disparos em direção ao trabalhador e escaparam pelos trilhos sentido Cosme e Damião.

Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do metrô. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos adiantou que já está separando as filmagens para auxiliar o trabalho da polícia na identificação dos criminosos. Durante a fuga, eles deixaram para trás alguns pertences de usuários.

Três pessoas registraram ocorrência sobre o arrastão. A insatisfação dos passageiros vai além da ocorrência do dia. "Todos os dias chega a ter por volta de dez assaltos no metrô. Andamos muito assustados", denunciou uma usuária.

Fonte : Metrorec texto DP

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Pista Leste da Via Mangue é aberta para tráfego no início da noite desta quinta


Obra foi entregue com quase dois anos de atraso 
Foto: Guga Matos/JC Imagem


Fonte: Do JC Trânsito
Inaugurada oficialmente na manhã desta quinta-feira (21), a pista Leste da Via Mangue foi aberta para o tráfego do veículos apenas no início da noite. Fluxo de veículos foi intenso nos primeiros minutos de trânsito.
A expectativa para a abertura do tráfego era grande e alguns motoristas chegaram a fazer fila para serem os primeiros a passar pela via. 
Mais cedo, um congestionamento tomou conta de ruas e avenidas da Zona Sul do Recife. Desvios montados pelo esquema de segurança da presidente Dilma Rousseff (PT) e protestos contra a petista e o prefeito Geraldo Julio colaboraram para as retenções.
As complicações no trânsito da área começaram ainda no Viaduto Capitão Temudo e seguiu até a Avenida Domingos Domingos Ferreira, no bairro do Pina. Grupos de trabalhadores do setor sucroalcooleiro e de agricultores fecharam a via, no cruzamento com a Rua Tomé Gibson, um dos acessos à nova pista do corredor viário.
Por causa do engarrafamento, alguns motoristas tentaram sair da Domingos Ferreira usando o canteiro central. Além de destruir o patrimônio público e atrapalhar ainda mais o trânsito, isso é proibido.
A obra da pista leste foi inaugurada com mais de dois anos de atraso. A abertura da via aconteceria nesse domingo (17), mas foi adiada para que a presidente Dilma estivesse presente. Também participaram da solenidade o governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o ministro da Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB).
HISTÓRICO - O investimento total na obra foi de R$ 431 milhões, sendo R$ 81 milhões de recursos da Prefeitura do Recife, R$ R$ 331 milhões financiados e R$ 19 milhões do governo federal. O corredor tem, ao todo, 4,5 quilômetros de extensão.
A expectativa é que, com a pista leste, a Via Mangue receba cerca de 30% do fluxo da Avenida Boa Viagem, que é de 37 mil veículos por dia, além de 15% da Avenida Conselheiro Aguiar, por onde passam 36,5 mil veículos diariamente.
De acordo com cálculos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a pista oeste reduziu o tráfego na Avenida Domingos Ferreira em 40%, passando de 57,5 mil por dia para 35 mil diariamente. Isso possibilitou também a implantação da Faixa Azul na avenida, o que aumentou a velocidade dos ônibus em 118% - saiu de 11.5 km/h para 24 km/h.
Após a inauguração da pista Oeste, as obras da pista leste ficaram paradas e só foram retomadas em maio do ano passado. A estimativa era que em dezembro estivesse pronta

TRANSPORTE de péssima qualidade padrão Governo Paulo Câmara

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Em nota publicada na manhã desta quarta-feira (20), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco se pronunciou sobre o aumento de 14,42% aprovado na segunda (18), durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Com  o reajuste, o anel “A” passa dos atuais R$ 2,45 para R$ 2,80. Já o anel “B” passa de R$ 3,45 para R$ 3,85.
LEIA MAIS:
De acordo com o Sindicato, o aumento das passagens de ônibus é uma injustiça com a população. “Assumimos quanto legítima à insatisfação popular pelo aumento das passagens e nos somamos às manifestações que visam, mas que a revisão do reajuste, a abertura das planilhas de custos das empresas”, diz trecho da nota.
O reajuste foi proposto pelo Governo do Estado. A Urbana-PE pedia um reajuste de 32% em cima dos preços atuais. O anel “A”, que passaria dos atuais R$ 2,45 para R$ 3,25. O anel “B” passaria de R$ 3,35 para R$ 4,40.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA:
A mobilidade urbana se tornou uma pauta permanente da sociedade. Seja na universidade, nos terminais de integração, nas estações de metrô ou em qualquer canto da cidade, esse é um debate cotidiano. Muito pelo motivo desta ter entrado em crise, com superlotação de coletivos e travamento das vias urbanas, causando um colapso em certos momentos na rotina do ir e vir da cidade. Este caos que acomete a todos, mas em particular as camadas mais pobres da população é produto de um projeto de cidade com perfil elitista e privatista.
Neste projeto de cidade o transporte assim como demais incumbências do Estado é visto como um negócio, passivo de análise de mercado e submetido à lógica do lucro. Em Pernambuco, o sistema de transporte funciona através de concessão pública e é loteado pelas empresas de ônibus, sofrendo por isso constante pressão pelo raciocínio da “minimização dos custos e maximização dos lucros”. O exemplo prático disso pode ser visto em 2015, ano em que ficou latente o déficit na qualidade de serviços prestados no transporte da Região Metropolitana do Recife.
Ônibus superlotados, integrações desestruturadas para o atendimento da demanda, atrasos na entrega de obras de mobilidade, morte de dois passageiros e outros tantos problemas injustificáveis que caberia em 2016 um balanço reestruturador na prestação deste serviço, tanto por parte do governo do estado, quanto por parte das empresas, mas não é isso que temos nesse início de ano, pelo contrário, as empresas junto com o governo Paulo Câmara estão pondo a conta da desestrutura nos passageiros, com o reajuste das tarifas.
Cometem uma injustiça com a população pernambucana nos fazendo pagar duas vezes a mesma conta, por um lado, com o reajuste direto das passagens que chegam a 14,42% e por outro com o subsidio pago pelo estado, que será de R$ 150 milhões anuais. Argumentam que não “realinhar os preços agora significa um colapso no sistema de transporte”, segundo o Secretário das Cidades, André de Paula, alegação clara de quem não utiliza o sistema de transporte público da RMR em seu cotidiano.
O Sindmetro-PE compreende que tal reajuste, dada as condições do serviço prestado, não se justificam. Entendemos que a função do transporte de caráter público deve ser o de servir e não o de angariar o lucro, tal qual é hoje a política tarifária do metrô que desde 2011 mantém a tarifa em R$ 1,60.
Assim, assumimos quanto legítima à insatisfação popular pelo aumento das passagens e nos somamos às manifestações que visam, mas que a revisão do reajuste, a abertura das planilhas de custos das empresas, para identificar como funciona essa política tarifária que onera a população e blinda os cofres empresariais.
Diretoria do Sindmetro-PE – 20 de janeiro de 2016

ACIDENTE Ambulante é atingida pelo metrô na estação Joana Bezerra


Ambulante está com ferida no braço e na perna esquerdos 
Foto: Aline Araújo/JC


Um trem do metrô do Recife atingiu uma vendedora ambulante na estação Joana Bezerra, na área central da cidade, na tarde desta terça-feira (19).
  • De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a mulher estava atravessando a via em local proibido quando a composição, que chegava da estação Recife, bateu na barriga dela. A vítima caiu na plataforma.

Apesar de estar ferida na perna e reclamar de dores na região da costela, ela foi levada consciente para uma unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte : JC TRÂNSITO

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Transporte coletivo Aumento das passagens: anel "A" passa a custar R$ 2,80 e o "B" R$ 3,85... JÁ ! Valendo a partir da 00:00 de hoje.



Foram decididos na manhã desta segunda-feira (18) os novos valores das passagens de ônibus no Recife e Região Metropolitana (RMR). Com  o reajuste, o anel "A" passa dos atuais R$ 2,45 para R$ 2,80. Já o anel "B" passa de R$ 3,35 para R$ 3,83. O valor do anel "B" deve ser arredondado para facilitar o troco.  

O reajuste foi menor do que foi pedido na última semana pelo sindicato que representa as empresas de ônibus, Urbana-PE, que pedia um reajuste de 32% em cima dos preços atuais. O anel "A", que passaria dos atuais R$ 2,45 para R$ 3,25. O anel "B" passaria de R$ 3,35 para R$ 4,40.
A proposta apresentada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e pelo governo do estado foi de 14,42%, acima do IPCA (10,45%) e da inflação acumulada em torno de 10%. Após a votação de hoje, os valores dos reajustes são enviados para a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) para análises técnicas e arredondamentos dos valores e por isso ainda não foi definido quando as novas tarifas começam a ser cobradas.
O aumento das tarifas foi divulgado após a realização da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, na RMR. 
A reunião começou sob protestos de integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, que no início dos trabalhos apresentou um pedido de vistas de 30 dias para o processo. O grupo pedia que fossem abertas as contas das empresas de ônibus e do Grande Recife Consórcio de Transporte para que sejam evidenciadas quais as justificativas deste reajuste. 
"Ficou provada a irresponsabilidade financeira e orçamentária dessa atual gestão, colocando o peso nas costas da população com um reajuste superior ao IPCA e à inflação", disse o advogado Pedro Josephi, membro da Frente de Luta pelo Transporte Público.  
O grupo convocou uma coletiva de imprensa, às 16h, no DCE da Universidade Católica (Unicap), para anunciar as medidas que serão tomadas relativas ao aumento de passagens no Recife.

AUMENTO DE 14,42 ANEL A - 2,80 SERÁ QUE VALE ESTE PREÇO E A QUALIDADE ?

Governo aprova reajuste de 14,42% para os ônibus do Grande Recife

Percentual aumenta anel A para R$ 2,80 e anel B para R$ 3,83.
Proposta foi feita durante reunião do CSTM nesta segunda (18).



O Grande Recife Consórcio de Transporte conseguiu aprovar o reajuste de 14,42% sugerido para as passagens de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) durante reunião do Conselho Superior de Trasporte Metropolitano nesta segunda-feira (18). Com isso, a tarifa A subirá para R$ 2,80 e a tarifa B subirá para R$ 3,83. Foram 15 votos a favor. Apenas o representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) foi contrário à proposta, já que sugeria um aumento de 32%.

De acordo com André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, os estudos foram feitos com base nos custos operacionais do setor. De acordo com a planilha elaborada pelo órgão, o percentual de reajuste para suprir as necessidades do setor seria de 26,44%.
Dessa forma, o valor das tarifas A e B subiria para R$ 3,09 e R$ 4,20, respectivamente, mas o Governo se comprometeu em arcar com custos como linhas alimentadoras, concessões e gastos com paradas de ônibus e estações de BRT. Dessa forma, o valor de cada passagem cairia cerca de R$ 0,30 centavos. Segundo o governo, esse subsídio terá um custo anual de R$ 149,7 milhões por ano para o estado.
A sugestão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) foi novamente apresentada nesta segunda (18), através do presidente Fernando Bandeira Filho durante a reunião do CSTM. "O setor de transporte não é um oásis diante de toda a crise que está acontecendo no nosso país", defende, referindo-se às propostas de R$ 3,25 para a tarifa A e de R$ 4,40 para a tarifa B. A proposta foi descartada pelo presidente do Conselho, André de Paula "Precisamos ter responsabilidade com o passageiro", pontuou.
A decisão foi questionada por quatro conselheiros, como o representante dos estudantes Márcio Morais. Segundo o pedido de vista do conselheiro, os lucros das empresas de ônibus devem ser analisados. "É justamente em homenagem ao princípio da transparência que solicitamos a análise das contas com as quais os empresários querem justificar o aumento das tarifas", comentou.
Confira os novos valores:
Anel A - R$ 2,80
Anel B - R$ 3,83
Anel D - R$ 3,02
Anel G - R$ 1,84
042 - Aeroporto Candeias - R$ 3,50
072 - Candeias - R$ 5,25
064 - Piedade - R$ 5,25
518 - Apipucos/RioMar - R$ 3,50
214 - UR-02/Ibura - R$ 5,25
160 - Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva) - R$ 5,24
191 - Recife/Porto de Galinhas (s/ar) - R$ 9,36
195 - Recife/Porto de Galinhas - R$ 13,67
FONTE: sECRATÁRIA DAS CIDADES / GRCT

AUMENTO DE PASSAGEM NO RECIFE SAI HOJE 3,25 - A OU 4,40 - B. VEJA A QUALIDADE DO NOSSO TRANSPORTE ABAIXO.


Hoje 17/01/16 se discute o aumento de passagem na região metropolitana e ontem dia 16/01/16 , fui até o TI Pelópidas e fui em um carroça , e fiquei indignado com a conservação do veiculo que tem mas de 10 anos de uso, foi desativado da empresa Rod Metropolitana e adquirida depois de sua desativação pela empresa Rodotour ( Conorte).
Muito barulho , piso totalmente furado, articulação rangindo muito, sanfona rasgada em toda a parte, se chover é o mesmo de não ter teto. E ai com essa qualidade toda como fica este aumento de passagem você Governador Paulo Câmara você acha justo.

fonte: Blog GRMPE com Jailson Silva.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mobilidade - linha da MobiBrasil CRT inicia neste sábado 16/01/16 exclusivamente com BRT e catão VEM.

Os passageiros de ônibus que usam a linha "060 - T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira" encontrarão algumas mudanças a partir deste sábado (16). Os veículos que são operados pela empresa CRT serão substituídos por ônibus acoplados e sem cobrador. Com isto, usuários deverão ter um Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) para ter acesso a parte da frota. Decisão gerou descontentamento entre usuários, que, nesse caso, não terão direito à meia passagem aos domingos.

A linha opera com 15 veículos, divididos entre as empresas CRT (7 ônibus) e Borborema (8 ônibus). A empresa Borborema continuará com a frota de veículos convencionais. Já os carros operados pela CRT serão trocados por veículos semelhantes aos que são operados pelo BRT. Os novos veículos são equipados com ar condicionado. A linha atende diariamente a uma demanda de 9 mil passageiros.
No entanto, para realizar as viagens nos novos veículos é preciso ser portador de uma das modalidades do VEM: Estudante, Trabalhador, Rodoviário, Comum, Especial com Acompanhante e sem Acompanhante e Infantil. Esse detalhe gerou descontentamento entre parte dos usuários, pois, nessa situação, será perdido o direito da meia passagem aos domingos, implementada desde maio de 2004.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou ao Blog GRMPE que a aplicação da meia tarifa é garantida apenas com pagamento em dinheiro. 
A orientação é que as pessoas que não possuem o bilhete eletrônico solicitem a confecção de um. O problema é que o VEM é desconhecido por parte da população que não é "Estudante" e nem "Trabalhador" e precisa adquirir um bilhete na modalidade "Comum". 
Para adquirir um VEM Comum é cobrada uma taxa de R$ 10, dos quais R$ 7 são convertidos em créditos para serem usados nas viagens. Os cartões são recarregáveis em pontos espalhados pelo Recife e RMR, além de estações de BRT. Eles podem ser solicitados nessas estações ou no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

Apesar de semelhantes aos BRTs, os novos veículos da linha "T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira" não farão integração nas estações do sistema que compõem o corredor viário Leste/Oeste do Recife. 
Os passageiros podem pagar a passagem em dinheiro se pegarem o ônibus nos terminais integrados. 



Acidente envolvendo dois ônibus deixa trânsito complicado no Recife Batida ocorreu na subida do Capitão Temudo, sentido Boa Viagem. Trânsito apresentou retenções até o Hospital Português; ninguém se feriu.

Acidente envolvendo dois ônibus deixa trânsito complicado no Recife (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Parte dianteira do ônibus que faz a linha Xambá/ Joana Bezerra ficou parcialmente destruída
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

Um ônibus que faz a linha Xambá/ Joana Bezerra bateu na traseira de outro coletivo na manhã desta sexta-feira (15). De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o acidente ocorreu na subida do viaduto Capitão Temudo, no bairro da Joana Bezerra, Zona Sul doRecife, sentido Boa Viagem. Ninguém ficou ferido.
O trânsito apresentou retenções até a altura do Hospital Português, refletindo na Avenida Agamenon Magalhães. O ônibus que bateu na traseira do outro teve a parte dianteira parcialemte destruída. Ainda segundo a CTTU, os dois veículos já foram retirados do local por volta das 11h15.
Acidente envolvendo dois ônibus deixa trânsito complicado no Recife (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Veículos foram retirados do local e trânsito já flui normalmente (Foto: Reprodução/ TV Globo)
fonte: G1 pe

TRANSPORTE- Construção de alça viária deixa TI Joana Bezerra ainda mais longe de ser inaugurado.


Prédio do TI Joana Bezerra já foi erguido 
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Prometido há mais de dez anos e com obras iniciadas há quase cinco, o Terminal Integrado de Joana Bezerra, na área central do Recife, já deveria ter sido aberto desde 2013, mas o que se vê até hoje são paradas improvisadas e vias de acesso esburacadas. O prédio até foi erguido e a pista para a entrada dos ônibus finalmente concluída, porém o que atrasa a inauguração agora é a exigência de uma nova alça viária para a saída dos veículos que atendem a Zona Sul da cidade.
Além do prejuízo para os passageiros, que continuarão sem o novo TI, a Secretaria das Cidades terá um custo a mais de aproximadamente R$ 450 mil com a intervenção, fazendo com que o orçamento final chegue a quase R$ 10 milhões. A licitação deverá ser feita através de pregão e a expectativa é que a obra seja iniciada em março. A partir daí, o prazo de execução é 60 dias.
A construção terá 120 metros de extensão e será paralela ao Viaduto Capitão Temudo, partindo do local onde seria a via exclusiva do BRT (Bus Rapid Transit) para a Avenida Central, em frente à estação do metrô, que é onde hoje funciona o terminal com cara de improvisado. O BRT estava previso no primeiro projeto, quando a intenção ainda era que os corredores passassem pela Avenida Agamenon Magalhães. "Como não tem mais o Leste-Oeste, a via do BRT não teria utilidade", explicou o gerente de projetos da pasta, Dagoberto Lira.
Avenida Central hoje é cheia de buracos
Avenida Central hoje é cheia de buracosFoto: Ashlley Melo/JC Imagem
O pedido para a construção da via foi feito pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) este mês. Ao analisar o planejamento da secretaria, a Companhia previu congestionamentos na saída do terminal se todos os ônibus, tanto os que vão para a área Norte quanto os que vão para a área Sul, tivessem o mesmo itinerário, deixando o TI já próximo ao Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano. Com a alça, os ônibus que seguem para a Zona Sul sairão um pouco antes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). "Assim, até o percurso desses ônibus é reduzido", afirmou Lira.
Com a retenção no trânsito, a Secretaria de Defesa Social (SDS) também antecipou um possível aumento na violência, que já é motivo de reclamação dos passageiros - foram 770 assaltos a ônibus em Pernambuco de janeiro a novembro do ano passado. "No plano original todas as linhas teriam uma mesma saída, mas, como essa é uma área de risco, teria um problema de segurança e o engarrafamento", ponderou o gerente. 
OBRAS - A mudança no projeto, no entanto, só foi pensada depois até do último de tantos prazos dados para a inauguração do novo TI, já que a abertura deveria ser em dezembro do ano passado. A justificativa para o atraso eram a escassez de recursos e a necessidade de readequações de projetos. Para adiar mais uma vez, a alegação foi de que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) não havia construído a via de acesso, de concreto. A obra foi feita.
Dos três terminais em construção atualmente, Joana Bezerra é o mais caro, mas também o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, em 14 linhas de ônibus, enquanto atualmente são 40 mil usuários em dez linhas.

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Moradores abriram passagem entre a estação e o terminal em Santa Luzia
Os outros equipamentos em construção são Santa Luzia, na Zona Oeste do Recife, e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife. Juntos, eles somam R$ 7,2 milhões em investimentos do Governo do Estado e beneficiariam 42 mil passageiros em 15 linhas de ônibus. Ambos estão atrasados em mais de dois anos, mas agora têm previsão de entrega para este mês. Será?

FONTE : jc tRANSPORTE

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Assalto ao bolso do Trabalhador -Urbana-PE sugere aumento das passagens de ônibus para R$ 3,25.

Valor proposto pelo sindicato é referente à tarifa A, atualmente em R$ 2,45.
Frente de Luta pelo Transporte Público é contra o aumento.


Segundo a Urbana-PE, aumento nas passagens possibilita o investimento em melhorias e na qualidade do transporte público (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) sugeriu, nesta quarta (13), aumento das tarifas de ônibus para R$ 3,25, na Tarifa “A”, e para R$ 4,40 na Tarifa “B”. A proposta deve ser apresentada ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano ainda nesta semana, durante reunião com o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

De acordo com a Urbana-PE, o aumento é necessário para promover equilíbrio financeiro do sistema, possibilitando o investimento nas melhorias e na qualidade dos serviços. O Sindicato listou motivos como a queda de 16,08% no número de passageiros pagantes, além de crescimento de  90,45% dos custos com os profissionais do setor e de aumento de  45,24% de gastos com óleo diesel.

Ainda de acordo com o sindicato, a defasagem da tarifa em relação a outras capitais brasileiras também é uma das razões apresentadas para propor o aumento de R$ 0,80 centavos na tarifa A e de R$ 1,05 na tarifa B. Segundo gráfico apresentado pela Urbana-PE, Recife seria a capital mais distante da média tarifária brasileira, de R$ 3,04.

Para advogado Pedro Josephi, representante da Frente de Luta pelo Transporte Público, a sugestão de preços da Urbana-PE não condiz com os salários dos cidadãos que fazem uso dos modais públicos. “O nível de desemprego está alto e a população não tem tido retorno financeiro à altura dos valores propostos pelo Sindicato. A Urbana fala de defasagem, mas nos últimos dez anos, não tivemos melhorias. O que vemos são terminais integrados inacabados e priorização do carro como transporte individual”, comenta. 

O representante da FLTP ainda afirma que o reajuste não condiz com a promessa do governador Paulo Câmara de criação de uma tarifa única. “O governador prometeu R$ 2,15, mas no ano passado, a tarifa aumentou”, complementa. A criação do bilhete único foi uma das promessas de campanha de Paulo Câmara, e, até agora, não foi cumprida. Veja aqui o motivo.

Em resposta ao G1, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o órgão não irá sugerir preços e, ao invés disso, pretende apresentar índices técnicos para discutir se haverá ou não aumento nas passagens de ônibus. A reunião do CSTM está agendada para a próxima sexta (15), mas ainda não é possível saber se a decisão de aumento das tarifas será tomada no mesmo dia.
fonte: G1 Pe