quinta-feira, 30 de junho de 2016
O metro do Recife agora terá uma segurança de respeito e Legal, Policia Ferroviária Federal agora á tranquilidade voltara ao nosso Metrô.
Após algumas articulações no MPT, MPPE e alguns parlamentares, uma vitória para a categoria.
Segue:
PROCESSO nº 0006489-96.2006.4.05.8300 (2006.83.00.006489-2)
Nesta tarde de 28/06/2016, o Juiz Titular da 9a. VARA FEDERAL, julgo procedentes os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal contra CBTU/Companhia Brasileira de Trens Urbanos e União, na Ação Civil Pública movida em favor dos PFF, decidindo o que segue:
a) declarar/reconhecer que são policiais ferroviários federais os substituídos processuais que ingressaram na RFFSA, antes de ser promulgada a Constituição, prestando serviço de policiamento ferroviário;
b) condenar as rés na obrigação de fazer para implementar, no prazo de 120 (cento e vinte) dias após o trânsito em julgado, todas as medidas administrativas tendentes à efetivação do reconhecimento funcional supra, assegurando aos substituídos processuais a fruição dos direitos decorrentes da situação jurídica aqui reconhecida, inclusive, o exercício de policiamento ostensivo ferroviário federal com uso de:
b.1) arma de fogo, a exemplo dos agentes policiais do Departamento de Polícia Federal e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal;
b.2) fardamento próprio, como se dá com os agentes do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.
c) declarar/atribuir eficácia subjetiva aos substituídos processuais de todo território nacional;
d) confirmar a liminar anteriormente deferida (f. 1.469-1.495), em que pese com sua execução suspensa - até o trânsito em julgado do presente caso - por força de decisão discricionária da Presidência do TRF5 (f. 1.578-1.585).
Sem condenação em honorários advocatícios (REsp 1330841/SP, Rel. Ministra Eliana Calmon, Segunda Turma, julgado em 06/08/2013, DJe 14/08/201333).
Recife, 28 de junho de 2016
Fonte: Sindmetro PE
quarta-feira, 29 de junho de 2016
JOGO DO BEM TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS ORGANIZADO PELO GRANDE RECIFE.
A Arena de Pernambuco será palco de uma partida diferente nesta quarta-feira (29), a partir das 20h. Artistas, jogadores e estrelas da música nacional irão se enfrentar no Jogo do Bem. O evento beneficente será promovido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco e toda a renda será revertida para algumas ONGs. Para os torcedores que irão ao estádio, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de ônibus.
Na ida à Arena, os torcedores poderão utilizar a linha centro do metrô e desembarcar na estação Cosme e Damião e se dirigir ao Terminal Integrado Cosme e Damião. A partir das 18h, 15 veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis no TI para levar os usuários direto à Arena. Para embarcar nessa linha, o usuário deve adquirir a pulseira antes da partida, no valor do Anel A (R$ 2,80) que dá direito a ida e volta. Já no retorno para casa, a partir das 21h45, 15 veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis na Arena de PE para levar os torcedores ao TI Cosme e Damião.
Além dessa opção, os usuários poderão utilizar a linha 058 - Expresso/Arena que sai da Praça do Derby em direção ao estádio, com viagens expressas. O serviço estará à disposição dos torcedores das 18h até às 19h30. Na volta para casa, os veículos da linha especial 058 estarão aguardando os torcedores na Arena. Os usuários devem pegar os ônibus no mesmo lugar onde desembarcaram. Os veículos serão ônibus ou micro-ônibus com ar-condicionado.
É importante lembrar aos torcedores, quem optar por se deslocar através da linha 058 - Expresso/ Arena deve adquirir a pulseira antes da partida R$ 10 (ida e volta). Para mais informações, os usuários devem entrar em contato.
fonte: Site Grande Recife
Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
terça-feira, 28 de junho de 2016
Prioridade no plano de mobilidade da prefeitura, porém, é o deslocamento das delegações
RIO - A operação da cidade nos dias de Jogos é, na avaliação do prefeito Eduardo Paes, o grande desafio olímpico da prefeitura. Na maratona para organizar a circulação e atender o público que for às competições, será implantada uma linha extra de BRT noturno para interligar Barra, Zona Sul e Centro - o "corujão" - e quatro serviços especiais, também de BRT. No entanto, a prioridade do plano de mobilidade será o deslocamento da família olímpica. Caso haja algum problema nas faixas olímpicas, que começam a ser implantadas no dia 25 de julho, os veículos de delegações terão prioridade nas demais faixas de trânsito.
- Se alguém tiver que ficar prejudicado, não poderão ser as delegações. Isso é inegociável - diz o prefeito Eduardo Paes.
O "corujão" funcionará de 6 a 20 de agosto, entre meia-noite e 2h, podendo ter o horário prorrogado conforme o término de eventos no Parque Olímpico. O acesso se dará na estação doBRT em frente ao Parque Olímpico. Os passageiros só poderão desembarcar. Ao todo, serão 12 pontos de parada. Oito terão plataformas temporárias: em São Conrado, Praça Antero de Quental (Leblon), Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Posto 6, Posto 4 e Posto 2 (Copacabana), Botafogo e Largo do Machado. Com paradas na via, mas sem plataforma de embarque, haverá pontos na Cinelândia, Praça Quinze, Candelária e Central.
Durante o dia, também haverá serviços expressos de BRT exclusivos para atender ao Golfe Olímpico saindo do Jardim Oceânico (Transoeste); e de Madureira e Vicente de Carvalho para o Parque Olímpico na Barra (Transcarioca). E entre o Recreio e a Vila Militar, o BRT Transolímpico funcionará apenas para atender o público com ingresso.
As mudanças na rotina da cidade vão começar no dia 18 de julho, com a ampliação das áreas de restrições para as operações de carga e descarga, bem como da faixa de horário em que é proibida a circulação de caminhões. O esquema será mantido até 18 de setembro, após as Paralimpíadas. As maiores restrições ocorrerão no Centro e na Zona Sul.
http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt-na-midia/596-novo-brt-tera-funcionamento-exclusivo-para-a-olimpiada#.V3LjwLgrIdV
http://www.brtbrasil.org.br/index.php/brt-na-midia/596-novo-brt-tera-funcionamento-exclusivo-para-a-olimpiada#.V3LjwLgrIdV
Fonte: O Globo
segunda-feira, 27 de junho de 2016
BRT DE PERNAMBUCO PARA FICAR PRONTO FALTA MAS, VONTADE POLITICA DO QUE REALMENTE O DINHEIRO.
O BRT foi criado na decada de 70 pelo paisagista Jayme Lemer, que criou e teve a ideia, de que o BRT fosse com intervalos de 1 minuto sempre.
Neste contrato virgente, tem ainda pra ser concluido, as estações de Camaragibe onde será feitas 3 estações de BRT e ainda uma estação ali depois da estação Areinha , na curva proximo a UPA da caxangá será construida mais uma estação, ainda falta a estação do elevado, os terminais III,IV as estação da Madalena na Benfica e ainda as estações da conde da boa vista que resolveram fazer, e vão derrubar as gaiolas, na boa vista será duas estações e assim finaliza-se em 95% o Leste / Oeste, pois falta a ligação com Joana e as estações da agamenon.
Agora o norte sul, têm a estação centro de convenções e a estação do mercado da av Norte , resolver o gargalo da av Cruz cabuga, e ainda fazer o Corredor Agamenon e suas estações e alargamento de viadultos e com isso criar mais 3 linhas de Brt na agamenon ( Pelopidas/ joana será BRT, PE15/ Joana será BRT, Pelopidas conde da Boa vista será BRT).
Com todas essas ações devemos ter um BRT quase bom, e sim talves será 150 mil pessoas transportadas no norte/sul e 160 mil no leste/oeste.
A av Cruz Cabbuga é a situação mais critica, e falta mesmo é vontade politica, pois solução existe e facil de fazer, basta querer.
Ainda existe a situação das 29 linhas da Av Cruz cabuga, que algumas deve sim virar, linhas de BRT e outras serem modificadas seus intinerários.
Cabe ao Governador cobrar do GRCT e fiscalizar essas obras até seu termino em 2019, em plena eleições de pra governador e ai as coisas vão andar.
fonte: André Melibeu - diretor de operações do grande Recife, em entrevista a Radio Jornal com Graça Araujo. ( dia 21/06/16)
texto: Jailson Silva do BGRMPE.
sexta-feira, 24 de junho de 2016
Sete assaltos a ônibus na vespera de São João, onde nenhum marginal foi preso .
O que devemos fazer mediante ao abandono do Governo do estado em nos dar segurança, e ficamos a sorte e a proteção de Deus.
Fonte: SDS
TEXTO JAILSON SILVA reportagem Blog GRMPE.
Sete assaltos a ônibus na vespera de São João, onde nenhum marginal foi preso .
O que devemos fazer mediante ao abandono do Governo do estado em nos dar segurança, e ficamos a sorte e a proteção de Deus.
Fonte: SDS
TEXTO JAILSON SILVA reportagem Blog GRMPE.
Sete assaltos a ônibus na vespera de São João, onde nenhum marginal foi preso .
O que devemos fazer mediante ao abandono do Governo do estado em nos dar segurança, e ficamos a sorte e a proteção de Deus.
Fonte: SDS
TEXTO JAILSON SILVA reportagem Blog GRMPE.
AMD VENDE MAIS ÔNIBUS PARA PERNAMBUCO ANUNCIADO NO DIA 22 DE JUNHO
NO NORDESTE
Já a AMD Encarroçadora, de Caxias do Sul, anunciou a venda de mais 15 veículos para a Cooperativa da União dos Profissionais do Ramo de Transporte Coletivo de Passageiros, Similares e de Serviços/COOPER-UNE, de Pernambuco.
Desse total, 13 veículos são micro-ônibus Solum, com chassi Volksbus 9.160 OD, e duas unidades são do micrão Álamo, com chassi 15.190, também da Volkswagen.
Fonte: Adamo Bazani repórter OB“Com os novos modelos, a Cooperativa renova a frota, que totaliza 41 novos ônibus fabricados pela AMD. Em novembro do ano passado, a COOPER-UNE adquiriu 14 micro-ônibus Volksbus com carroceria Solum e em fevereiro deste ano, outros 11 midibus Alamo e um micro-ônibus Solum” – explica nota da AMD.
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Grupos de Mobilidade e de Busólogos, vai fazer ato simbólico, pela conclução das obras do BRT e contra a falta de respeito com os usuários de transporte público do Estado de Pernambuco.
Blog GRMPE apoiando
Ação cunjunta de grupos formado por pessoas que se importa com a mobilidade de Pernambuco, vão se reunir no dia 05/07 e vamos fazer um ABRAÇO na Estação BRT Getúlio Vargas, às 9h pedindo ao Governo de PE para concluir 100% as obras do BRT.
A população e os grupos de Busólogos de Pernambuco vamos precionar o governo de Paulo Câmara, pelo fim destas obras super faturadas e também , cobrar para saber , pra onde foi nosso dinheiro.
Outros grupos das redes sociais também dará seu apoio:
Antuerf apoiando
Coletivos apoiando
texto: Jailson Silva
quarta-feira, 22 de junho de 2016
JOGO SANTA CRUZ X FLAMENGO (RJ) TERÁ ESQUEMA DO GRANDE RECIFE
O Santa Cruz continua a batalha pelo Campeonato Brasileirão Série A, nesta quarta-feira (22). Dessa vez, o Estádio do Arruda recebe o time do Flamengo (RJ), que entra em campo às 21h, para lutar pelo título contra o Santa. Para auxiliar os torcedores que irão conferir o jogo, o Grande Recife montou um esquema de mobilidade.
Na ida, a partir das 19h, 12 veículos estarão disponíveis para levar os usuários ao jogo. A divisão será feita da seguinte maneira: seis no TI Afogados, três no TI Macaxeira, dois no TI PE-15 e um no TI Rio Doce.
Já no retorno para casa, 19 veículos estarão aguardando os torcedores a partir das 22h. Eles estarão divididos da seguinte maneira: um na Avenida Norte (após a Praça do Torreão), 11 no antigo Dnocs, três no TI Macaxeira e quatro no Terminal de Santa Rita.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte : Site GRCT
Na ida, a partir das 19h, 12 veículos estarão disponíveis para levar os usuários ao jogo. A divisão será feita da seguinte maneira: seis no TI Afogados, três no TI Macaxeira, dois no TI PE-15 e um no TI Rio Doce.
Já no retorno para casa, 19 veículos estarão aguardando os torcedores a partir das 22h. Eles estarão divididos da seguinte maneira: um na Avenida Norte (após a Praça do Torreão), 11 no antigo Dnocs, três no TI Macaxeira e quatro no Terminal de Santa Rita.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte : Site GRCT
PARTIDA ENTRE SPORT X CHAPECOENSE (SC) TERÁ ESQUEMA DE MOBILIDADE
O Sport segue a disputa pelo Campeonato Brasileiro Série A neste domingo (26), quando volta a campo. Desta vez, enfrenta o time do Chapecoense (SC), na Ilha do Retiro, às 18h30. Para auxiliar o transporte dos torcedores, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema de ônibus.
Na ida ao estádio, seis veículos estarão distribuídos a partir das 17h30, nos seguintes terminais integrados: cinco no TI Afogados e um no TI-PE-15. Já no retorno para casa, a partir das 19h, 12 veículos estarão no TI Joana Bezerra.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800 081 0158.
fonte: Site GRCT
Petição por BRTs que parem na Boa Vista A meta é reunir mil assinaturas.
Uma petição online que será encaminhada ao Grande Recife Consórcio (GRCT) solicita a instalação de catracas nos ônibus de uma linha de BRT que passa pela Conde da Boa Vista. O movimento foi motivado pela demora na conclusão das estações para o modal, que vinham sendo erguidas na avenida e que têm obras paradas há mais de um ano. Devido ao impasse, os BRTs até passam pela via, mas não param para embarque e desembarque. A meta é reunir mil assinaturas.
O incômodo se materializa nos deslocamentos da coordenadora de departamento pessoal Tatiana França, 45 anos. Ela usa a linha de BRT 2437 - TI Caxangá (Centro). “Como não há estações na Boa Vista, tenho que descer na Praça do Derby e pegar outro ônibus até o trabalho. Quem não tem condição de pagar tem que seguir a pé”, diz. Após o Derby, a estação seguinte fica na avenida Guararapes, a 2,2 km.
Jedson Nobre/Arquivo Folha
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Para atender quem precisa ficar entre esses dois pontos, uma linha convencional foi mantida com o mesmo itinerário do BRT. Ela atende paradas comuns, mas teve a frota de dez ônibus reduzida a menos da metade. “Com catracas nos BRTs, os usuários podem embarcar em paradas comuns. Vamos encaminhar o pedido em agosto”, diz o coordenador da Antuerf-PE, que promove a petição, Frederico Haeckel.
Conforme o GRCT, não há previsão de aumento da frota da linha convencional 437-TI Caxangá (Cde. Boa Vista) ou de viabilizar integração temporal entre BRTs e ônibus que parem na avenida. O que está em projeto “é a conclusão das estações de BRT”, mas a nova licitação das obras só é prevista para janeiro de 2017, segundo a Secretaria das Cidades.
FONTE: ANTUERF com FREDY do Metrô
reportagem FOLHA-
Ação contra ambulantes ocorrem no metrô CBTU reunirá prefeituras do Recife, Camaragibe e Jaboatão para definir estratégias
Arthur de Souza
Essa etapa é considerada essencial na busca pela melhoria da limpeza das instalações, já que parte da sujeira é atribuída a produtos vendidos e descartados após o consumo. Na última terça-feira (21), o órgão lançou a campanha “Metrô sem lixo: Abrace essa ideia!”. Resíduos foram recolhidos nas estações Joana Bezerra e Afogados, onde os trabalhos iniciaram.
Segundo a CBTU, não há como fugir de ações coercitivas quando o tema é comércio ambulante, mas o lado social dos trabalhadores, afetados pela crise financeira, também será considerado. “Vender no metrô foi um filão que se descobriu há anos e houve um relaxamento quanto a evitar isso. Agora, o desafio é maior”, diz o superintendente do metrô, Leonardo Beltrão, garantindo que a fiscalização vem sendo intensificada. “Nas rampas de Joana Bezerra, já não há mais ambulantes.
Segundo a CBTU, não há como fugir de ações coercitivas quando o tema é comércio ambulante, mas o lado social dos trabalhadores, afetados pela crise financeira, também será considerado. “Vender no metrô foi um filão que se descobriu há anos e houve um relaxamento quanto a evitar isso. Agora, o desafio é maior”, diz o superintendente do metrô, Leonardo Beltrão, garantindo que a fiscalização vem sendo intensificada. “Nas rampas de Joana Bezerra, já não há mais ambulantes.
Vamos nos reunir, na quinta, com nossa segurança interna para traçar estratégias”, completa. Já os municípios entram para completar o quebra-cabeças da divisão de competências. “Temos o poder de tirar o vendedor do sistema, mas não de recolher mercadorias. Só que essa é uma parte necessária da fiscalização, e quem pode fazer isso são as prefeituras”, diz Beltrão.
Membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci), Severino Couto Alves defende cadastramento em vez de retirada. “Parte da má impressão que há é por causa da falta de ordenamento.
Membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci), Severino Couto Alves defende cadastramento em vez de retirada. “Parte da má impressão que há é por causa da falta de ordenamento.
Por que não se faz uma padronização, com crachá e horários para as pessoas trabalharem durante o dia? Tentar reprimir não vai solucionar”, declara, acrescentando que vendedores pretendem fazer uma assembleia sobre o tema na próxima semana. Por ora, não há manifestações previstas.
Mutirão
Mutirão
O mutirão de ontem ocorreu após testes bem-sucedidos nas estações Rodoviária e Cavaleiro, de onde foram coletados mais de 130 kg de lixo. Hoje, o trabalho continua no Barro e em Tejipió. O que se gasta com limpeza no sistema chega a R$ 8 milhões/ano.
Para a força-tarefa, porém, houve apenas uma reorganização de custos e expedientes. Profissionais que atuavam na área dos trilhos, mais experientes quanto ao ir e vir dos trens, passaram a fazer a limpeza durante o dia, uma forma de os usuários enxergarem o cuidado com o sistema e serem estimulados à higiene. É estudado o uso de vassouras elétricas. Além disso, mais 227 lixeiras estão sendo instaladas. Materiais educativos vêm sendo distribuídos à população.
FONTE: SINDMETRO
REPORTAGEM FOLHA-PE
terça-feira, 21 de junho de 2016
segunda-feira, 20 de junho de 2016
Mudanças nas linhas de ônibus geram queixas no TI Abreu e Lima
Passageiros precisam pegar mais de um ônibus para chegar ao destino.
Mesmo sem grandes filas, usuários dizem enfrentar longo tempo de espera.
Do G1 PE
Apesar de não ter nenhuma grande fila, houve muitas reclamações no primeiro dia útil do novo Terminal Integrado (TI) Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (20). Inaugurado na última quarta (15), o TI entrou em operação no sábado (18). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, cerca de 40 mil passageiros vão utilizar o espaço.
O principal motivo das queixas foram as mudanças nos itinerários dos ônibus que circulam pelo município. Após o espaço ficar pronto com dois anos de atraso, o Grande Recife reorganizou os trajetos feitos pelas linhas que iam até a cidade, mas que antes passavam pelos terminais Pelópidas Silveira, em Paulista, e PE-15, em Olinda. O reordenamento ainda alterou o funcionamento das estações de Igarassu, Rio Doce, Xambá e Macaxeira. Veja as mudançasaqui.
O principal motivo das queixas foram as mudanças nos itinerários dos ônibus que circulam pelo município. Após o espaço ficar pronto com dois anos de atraso, o Grande Recife reorganizou os trajetos feitos pelas linhas que iam até a cidade, mas que antes passavam pelos terminais Pelópidas Silveira, em Paulista, e PE-15, em Olinda. O reordenamento ainda alterou o funcionamento das estações de Igarassu, Rio Doce, Xambá e Macaxeira. Veja as mudançasaqui.
Uma das alterações que desagradaram os passageiros afetou a comunidade de Caetés I. Uma das quatro linhas que atendiam os moradores da localidade foi extinta. Agora, os usuários que antes pegavam o Caetés/Macaxeira precisam parar no novo terminal, em vez de seguir direto para a Zona Norte do Recife. Dessa forma, um trajeto que antes era feito com uma viagem agora é realizado com duas.
“A gente gastava, saindo da nossa comunidade para a Macaxeira, 36 minutos. Com a ida agora para Abreu e Lima, a gente está gastando uma hora e vinte, uma hora e meia. Vai ter muito prejuízo”, relatou o motorista Alfredo dos Santos. “Eu pegava dois ônibus agora tenho que pegar três. É um absurdo”, desabafou a empregada doméstica Maria de Fátima.
Outra reclamação diz respeito à demora dos coletivos. O pedreiro José Roberto de Oliveira disse que esperou quase uma hora sem ver o ônibus passar. “Está muito confuso esse terminal, uma bagunça danada. Saio de casa às 6h, são quase 8h e não chega. Vou até a Linha do Tiro. Daqui pra que eu chegue lá, são 10 horas”, contou.
O diretor de Operações do Consórcio, André Melibeu, reconheceu os transtornos, mas diz que, com a inauguração do espaço, novas rotas para a Macaxeira puderam ser criadas. “Seis linhas que não tinham para a Macaxeira passaram a ter. Então, a quantidade de pessoas que foram beneficiadas está em torno de 6 mil. Em contrapartida, 2 mil tiveram que fazer o transbordo. A gente fez essa reorganização para que linhas que não tinham integração passassem a tê-la”, afirma.
Melibeu ressalta, ainda, a vantagem de se pagar uma única passagem, o que, segundo ele, vai beneficiar os usuários de Paulista e Olinda. “No sentido de volta, todo esse pessoal vai ter um rebaixamento tarifário, vai pagar R$ 2,80. Hoje eles pagam aqui R$ 3,85 (Anel B) e o Anel A, R$ 2,80”, diz.
Ao todo, 11 linhas passam pelo novo terminal. As duas mais movimentadas são as de Bus Rapid Transport (BRT): Abreu e Lima/Dantas Barreto e Abreu e Lima/Prefeitura, que, segundo o Grande Recife, transportam aproximadamente 70% dos usuários que passam pelo local
.
LINHAS 1958 – COSTA AZUL/TI PELÓPIDAS E 1986 – TI RIO DOCE/TI PE-15 PASSAM POR MUDANÇAS
As linhas 1958 – Costa Azul/Ti Pelópidas e 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 estão realizando novos itinerários desde sábado (18), quando foi inaugurado o Terminal Integrado Abreu e Lima. A modificação faz parte dos ajustes operacionais.
Confira abaixo as mudanças:
1958-Costa Azul/TI Pelópidas
Terminal/Ponto de retorno:
TI Pelópidas, Viaduto da PE-022 sobre a PE-015, Rodovia PE-022, Avenida João Pereira de Oliveira (MANEPA), Rua Agamenon Magalhães, Rua André e Carina, Rua Piracema, Rua Vietnã do Norte, Rua Estados Unidos, Rua Pereira de Oliveira (Costa Azul), Rua Manoel Araujo (Retorno).
Ponto de retorno/Terminal:
Rua Pereira de Oliveira (Costa Azul), Rua Estados Unidos, Rua Araça, Rua Benoni de Sá, Rua Equador, Rua Araxá, Rua Geraldo Castro Paes, Rodovia PE-22, Viaduto da PE-022 sobre a PE-015, TI Pelópidas.
1986 - TI Rio Doce/TI PE-15
Terminal/Ponto de retorno:
TI Rio Doce, Av. Tiradentes, Av. das Garças, Av. Nápoles, Av. México, Rua Rosa Silvestre, Via do Contorno, Rua Escritor Ramos de Almeida,, Av. Fagundes Varela, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Tomás Antônio Guimarães, Av. José Augusto Moreira, Av. Getúlio Vargas, Rua Dr. Manoel de Barros Lima, Rua Arthur Serpa, Rua Joaquim Valença, Rua Humberto de Lima Mendes, Rua Cel João de Melo Moraes, Rua Praça Isabel, Rua Severino Ribeiro (retorno nesta rua), Rua Praça Isabel, Rua Cel. João de Melo Moraes, Rua Humberto de Lima Mendes, Rua Joaquim Valença, Rua Arthur Serpa, Rua Dr. Manoel de Barros Lima, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Chico Science, Av. Pan Nordestina (PE-015), TI PE-15.
Ponto de retorno/Terminal:
TI PE-15, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-015 (retorno 7º RO), Av. Pan Nordestina, Avenida Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Dr. Manoel de Barros Lima, Av. Getúlio Vargas, Av. Dr. José Augusto Moreira, Rua Fernando C. de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano Ramos, Rua Um (Rio Doce), Rua Fenelon Atila Leite, Rua Jules Rimet, Av. Brasil, Av, das Garças, Av. Tiradentes, TI Rio Doce.
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
LINHA 424 - CDU/TORRÕES (VIA SAN MARTIN) TERÁ MUDANÇA EM ALGUMAS VIAGENS
A linha 424 - CDU/Torrões (via San Martin) terá mudança de itinerário em algumas viagens, a partir da próxima segunda-feira (20). A mudança será realizada nas viagens das 5h25, 07h50, 9h15, 10h35, 12h40, 14h, 15h20, 16h40, 18h50, 21h e 22h30. Os veículos passarão a trafegar por Afogados nos dois sentidos, apenas nos dias úteis, enquanto as outras viagens continuarão a realizar o itinerário normal. A ação será realizada pelo Grande Recife para atender a solicitação dos usuários.
Confira abaixo, o itinerário que o ônibus passará a por Afogados nos dois sentidos:
Terminal/Ponto de retorno:
Avenida Professor Luiz Freire; Rua Acadêmico Hélio Ramos; Avenida Professor Arthur de Sá; Rua Professor Moraes Rego ( Pista Local Oeste da BR-101); Girador da Reitoria UFPE; Rua Professor Moraes Rego ( Pista Local Leste da BR-101); Rua Mauricéia; Rua General Vargas; Rua Lindolfo Collor; Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira; Avenida do Forte; Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho; Avenida General San Martin; Rua Vinte e Um de Abril; Avenida Manoel Gonçalves da Luz; Estrada do Bongi; Estrada dos Remédios.
Ponto de retorno/Terminal:
Rua Padre Gabriel Mousinho; Rua João Ivo; Rua Cosme e Damião; Estrada do Bongi; Avenida Manoel Gonçalves da Luz; Rua 21 de Abril; Avenida San Martin; Rua Delmiro Gouveia; Rua 15 de Março; Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho; Rua 11 de Fevereiro; Av. do Forte; Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira; Rua Lindolfo Collor; Rua General Vargas; Rua Mauriceia; Rua Professor Moraes Rego (Pista Local Leste da BR-101); Girador da Reitoria UFPE; Avenida Reitor Joaquim Amazonas; Avenida Arquitetura; Avenida Jornalista Aníbal Fernandes; Avenida dos Reitores; Girador da Reitoria UFPE; Avenida Visconde de São Leopoldo (Pista Local Oeste da BR-101); Avenida Professor Luiz Freire.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
FONTE: GRCT
Quarta perimetral está ameaçadaProjeto que transformaria o contorno Recife num corredor de ônibus pode não sair do papel por falta de verba e tubulação de gás que passa no local
O projeto de transformação do contorno Recife da BR-101 - área urbana que vai de Jaboatão dos Guararapes a Abreu e Lima - no corredor de ônibus da quarta perimetral, nos moldes do BRT, está suspenso. Para sair do papel, a obra depende, além do envio de verbas do governo federal, da realocação de uma tubulação da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) que passa pelo local. O trecho do contorno Recife da BR-101, a quarta perimetral, tem indicação para ter um corredor exclusivo de transporte público desde a década de 1970. A última revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Recife (PDTU-RMR), de 2008, confirmava a quarta perimetral.
Segundo o engenheiro Sidclei Magalhães, mestre em pavimentos, a tubulação não impede a construção de um corredor de BRT por questões de profundidade, mas bloquearia o acesso ao gasoduto, que tem 6 km de extensão, para serviços de manutenção. “A solução é mudar o lugar. Quando foi autorizada a instalação da tubulação, não devia existir um projeto concreto de transformação da BR-101 em corredor”, afirmou. De acordo com o engenheiro, em 2011, quando o primeiro projeto executivo para a requalificação da rodovia foi feito, a tubulação já existia.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana, ressaltou a importância da quarta perimetral, afirmando que, pela BR-101, passam muitos veículos de transporte público. “(O contorno Recife) é bastante importante porque tem os terminais da Macaxeira, do Barro e de Abreu e Lima. É uma rodovia que articula o SEI”, disse. A suspensão do projeto, porém, não causa espanto no especialista. “Nessa atual conjuntura, com tantas obras paradas, é muito difícil acreditar que esse projeto irá para frente agora”, disse.
Sobre a suspensão do projeto e o impasse com a tubulação da Copergás, a Secretaria Executiva de Mobilidade da Secretaria das Cidades respondeu que, em parceria com a companhia de gás, elaborou projeto para a relocação da tubulação localizada na BR-101. “No entanto, como não houve confirmação de recursos do governo federal para a totalidade da obra de implantação do corredor de veículos do tipo BRT na rodovia, o projeto foi suspenso até essa definição”, informou.
Ainda de acordo com o órgão, “se o governo federal não enviar o recurso para a realocação do gasoduto da Copergás, ele continuará no mesmo local. O projeto está suspenso, mas não descartado. Na ocasião, será relocada a tubulação para transformá-la (a BR-101) em corredor de transporte coletivo.”
Já a Copergás informou que “os projetos de expansão da rede de gasodutos são compartilhados com os demais projetos de infraestrutura dos municípios. Nenhum empreendimento da Copergás é impeditivo a qualquer obra, já que os dutos são adaptáveis às configurações das áreas urbanas.” A companhia de gás ressaltou que “os projetos da Copergás são previamente licenciados e aprovados pelos órgãos da Prefeitura do Recife, com anuência prévia da Emlurb e o devido processo de licenciamento nas regionais do Controle Urbano”.
Entenda
Contorno Recife
Desde quando a BR-101 foi duplicada, em 1979, a área urbana do contorno Recife da rodovia nunca passou por um trabalho de requalificação. Em outubro de 2013, acreditava-se que a transformação da estrada em um corredor de ônibus finalmente sairia do papel. O governo do estado chegou a assinar a ordem de serviço para a implantação do corredor da quarta perimetral, nos moldes do BRT. No entanto, nenhuma etapa da requalificação saiu do papel. Um trecho de 30,7 km, entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, receberia as intervenções. A obra foi orçada em R$ 806 milhões e seria dividida em quatro etapas. A primeira fase deveria ter sido entregue até outubro de 2015.
Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o projeto. Na época, o órgão informou que o projeto previa “a reabilitação do pavimento, melhoramento, adequação da capacidade e segurança rodoviária e implantação do sistema de transporte rápido de ônibus (TRO/BRT), tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco”.
A requalificação da rodovia federal seria o primeiro passo para a implantação de um futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife. Atualmente, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 132 mil usuários de ônibus passam diariamente pela rodovia. Pela BR-101, passam 286 coletivos de 34 linhas. Juntos, eles fazem 2,7 mil viagens diárias.
O projeto do corredor da quarta perimetral contemplava serviços de capinação; remoção de placas de concreto; construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central, passarelas, viadutos, pontes e elevados. Estavam previstos ainda a reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Fontes: Secretaria das Cidades e Grande Recife Consórcio de Transportes
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Trecho da BR-101, na tem grande movimento de veículos |
Segundo o engenheiro Sidclei Magalhães, mestre em pavimentos, a tubulação não impede a construção de um corredor de BRT por questões de profundidade, mas bloquearia o acesso ao gasoduto, que tem 6 km de extensão, para serviços de manutenção. “A solução é mudar o lugar. Quando foi autorizada a instalação da tubulação, não devia existir um projeto concreto de transformação da BR-101 em corredor”, afirmou. De acordo com o engenheiro, em 2011, quando o primeiro projeto executivo para a requalificação da rodovia foi feito, a tubulação já existia.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana, ressaltou a importância da quarta perimetral, afirmando que, pela BR-101, passam muitos veículos de transporte público. “(O contorno Recife) é bastante importante porque tem os terminais da Macaxeira, do Barro e de Abreu e Lima. É uma rodovia que articula o SEI”, disse. A suspensão do projeto, porém, não causa espanto no especialista. “Nessa atual conjuntura, com tantas obras paradas, é muito difícil acreditar que esse projeto irá para frente agora”, disse.
Sobre a suspensão do projeto e o impasse com a tubulação da Copergás, a Secretaria Executiva de Mobilidade da Secretaria das Cidades respondeu que, em parceria com a companhia de gás, elaborou projeto para a relocação da tubulação localizada na BR-101. “No entanto, como não houve confirmação de recursos do governo federal para a totalidade da obra de implantação do corredor de veículos do tipo BRT na rodovia, o projeto foi suspenso até essa definição”, informou.
Ainda de acordo com o órgão, “se o governo federal não enviar o recurso para a realocação do gasoduto da Copergás, ele continuará no mesmo local. O projeto está suspenso, mas não descartado. Na ocasião, será relocada a tubulação para transformá-la (a BR-101) em corredor de transporte coletivo.”
Já a Copergás informou que “os projetos de expansão da rede de gasodutos são compartilhados com os demais projetos de infraestrutura dos municípios. Nenhum empreendimento da Copergás é impeditivo a qualquer obra, já que os dutos são adaptáveis às configurações das áreas urbanas.” A companhia de gás ressaltou que “os projetos da Copergás são previamente licenciados e aprovados pelos órgãos da Prefeitura do Recife, com anuência prévia da Emlurb e o devido processo de licenciamento nas regionais do Controle Urbano”.
Entenda
Contorno Recife
- 30,7 km entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima
- 36 mil a 58 mil veículos por dia é o volume médio diário de tráfego
- 34 linhas de ônibus passam pela rodovia federal nesse trecho
- 286 ônibus formam a frota
- 2,7 mil é a quantidade de viagens por dia que os coletivos fazem na BR
- 132 mil passageiros passam diariamente pela rodovia
Requalificação da quarta perimetral
A requalificação da rodovia federal seria feita nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima (contorno Recife)
Orçada inicialmente em R$ 806 milhões para serviços de capinação; remoção das placas de concreto e do asfalto e revestimento do acostamento
Etapas futuras estavam previstas para:
A requalificação da rodovia federal seria feita nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima (contorno Recife)
Orçada inicialmente em R$ 806 milhões para serviços de capinação; remoção das placas de concreto e do asfalto e revestimento do acostamento
Etapas futuras estavam previstas para:
- Passarelas
- Viadutos
- Pontes
- Elevados
Construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central
Previsão também de reconstrução do Terminal da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Previsão também de reconstrução do Terminal da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Contorno nunca foi requalificado
Desde quando a BR-101 foi duplicada, em 1979, a área urbana do contorno Recife da rodovia nunca passou por um trabalho de requalificação. Em outubro de 2013, acreditava-se que a transformação da estrada em um corredor de ônibus finalmente sairia do papel. O governo do estado chegou a assinar a ordem de serviço para a implantação do corredor da quarta perimetral, nos moldes do BRT. No entanto, nenhuma etapa da requalificação saiu do papel. Um trecho de 30,7 km, entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, receberia as intervenções. A obra foi orçada em R$ 806 milhões e seria dividida em quatro etapas. A primeira fase deveria ter sido entregue até outubro de 2015.
Em 2013, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o projeto. Na época, o órgão informou que o projeto previa “a reabilitação do pavimento, melhoramento, adequação da capacidade e segurança rodoviária e implantação do sistema de transporte rápido de ônibus (TRO/BRT), tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco”.
A requalificação da rodovia federal seria o primeiro passo para a implantação de um futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife. Atualmente, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, 132 mil usuários de ônibus passam diariamente pela rodovia. Pela BR-101, passam 286 coletivos de 34 linhas. Juntos, eles fazem 2,7 mil viagens diárias.
O projeto do corredor da quarta perimetral contemplava serviços de capinação; remoção de placas de concreto; construção de 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central, passarelas, viadutos, pontes e elevados. Estavam previstos ainda a reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre os rios Paratibe e Capibaribe.
Fontes: Secretaria das Cidades e Grande Recife Consórcio de Transportes
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TRANSPORTE RECIFE DIA A DIA
TI Abreu e Lima começa a operar e altera linhas no Grande Recife
Seis terminais da Região Metropolitana são afetados pelo início da operação
Terminal deveria ter sido inaugurado para a Copa do Mundo de 2014.
Do G1 PE
Novo Terminal Integrado de Abreu e Lima entrou em operação neste sábado (18)
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
O Terminal Integrado (TI) de Abreu e Lima, no Grande Recife, entrou em operação na manhã deste sábado (18), ocasionando mudanças em linhas que passam por seis outros terminais da Região Metropolitana. Orientadores e placas auxiliam os passageiros a se localizarem no novo terminal. O primeiro dia foi de movimento tranquilo, mas de desconfiança da população.
O recuperador de pneus Genivaldo Alexandre da Silva gostou do novo terminal, mas era um dos que estavam descrentes de ver melhorias reais no transporte. "Hoje está bom, quero ver na segunda-feira com todo mundo", apontou Silva. Apesar dos orientadores e placas, alguns passageiros sentiram dificuldades de se localizar e não gostaram da organização. "Aqui tem uma fila para duas linhas, isso dificulta a vida das pessoas", acredita o estudante Adriano Lima.
Novo terminal causa desconfianças na população
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
(Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Para algumas pessoas, o trajeto para casa ficou mais longo devido ao novo terminal. "Para mim, ficou pior, tive que fazer um retorno maior. Não é vantagem nenhuma", afirmou o servidor público Maciel de Andrade. "Eu vim do TI Pelópidas para Caetés II, antes podia ir direto. Agora preciso parar nesse terminal", reclama o estudante Gabriel Costa.
Localizado às margens da BR-101, o TI começa a funcionar com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia. O espaço conta com seis linhas transportando os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligam Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral, que liga o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira; além de duas linhas troncais de BRT, que levam os passageiros até o Centro do Recife. Os passageiros também vão poder acessar a estação de BRT Abreu e Lima através de uma passarela.
A linha Abreu e Lima/Olinda passa a ser TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. A linha Rio Doce/Derby passa a ser TI Rio Doce/TI PE-15.
Placas e orientadores auxiliam os passageiros a encontrarem as novas linhas (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)
Os passageiros que utilizam o TI Macaxeira ganham ligação direta com Abreu e Lima através linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha vai operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85).
Outra novidade é a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá. A linha TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) passa a ser TI Xambá/TI PE-15, sendo que os passageiros do Xambá continuam com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti).
A linha Costa Azul passa a ser alimentadora do TI Pelópidas e a se chamar Costa Azul/TI Pelópidas, enquanto a TI Igarassu/TI Pelópidas migra para o TI Abreu e Lima e muda sua nomenclatura para TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT.
Confira como ficam as linhas com o novo terminal:
Em abril, o TI de Abreu e Lima foi alvo de uma reportagem especial feita pelo G1.Na época, o espaço mais parecia um terreno abandonado. O TI devia ter sido inaugurado na Copa do Mundo de 2014. O novo terminal possui 3.639 m² de área construída e estrutura com lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante, além de piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões.
» Linhas do TI Abreu e Lima:
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
» Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
» Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
» Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
» Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
» Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem (PCR)
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
» Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
» Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
» Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
Outras informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o
FONTE: site do Grande Recife.