Um ônibus e uma composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) colidiram, na noite desta sexta-feira, no Centro do Rio. Segundo testemunhas, um coletivo que faz o transporte de estudantes e funcionários da UFRJ bateu com o bonde após avançar um sinal vermelho no cruzamento entre o Aterro do Flamengo e a Avenida Presidente Wilson.
— Eu estava abastacendo no posto e só ouvi a freada. Por sorte, ninguém ficou ferido, porque o VLT estava vazio e o ônibus só tinha passageiros na parte dianteira — contou o motorista Igor Santos, de 33 anos, que enviou fotos do acidente para o WhatsApp do EXTRA (21 99644-1263).
O motorista do ônibus, entretanto, nega que tenha avançado o sinal. Altair Aguilar Amaral, de 35 anos, afirma que estava parado no sinal quando o VLT bateu na lateral traseira do coletivo. O ônibus só tinha 3 passageiros no momento da batida. Ninguém ficou ferido.
A colisão aconteceu pouco depois das 21h. Trinta minutos após a batida, ainda de acordo com testemunhas que presenciaram o ocorrido, nem o Corpo de Bombeiros nem a Polícia Militar haviam chegado ao local, mas alguns técnicos já avaliavam o estrago. O VLT começou a circular no início de junho e esse é o primeiro acidente envolvendo os novos bondes e outro automóvel.
Os usuários da linha 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá ganharão mais conforto em suas viagens. A partir da próxima segunda-feira (1º), a linha passa a contar com 14 veículos articulados com ar-condicionado em sua operação. A novidade irá trazer mais comodidades aos passageiros, pois se trata de um veículo maior e mais moderno.
Esta linha atende cerca de 10 mil usuários por dia e realiza diariamente 75 viagens circulando por grandes corredores da Região Metropolitana do Recife como a Rodovia BR-101, Av. Recife, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Governador Agamenon Magalhães e Av. Caxangá.
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158.
A Companhia de Transito e Transporte da Prefeitura do Recife (CTTU) proibirá, a partir do próximo sábado (30), os giros à esquerda para os veículos que trafegam pela Av. Cruz Cabugá e queiram acessar à Av. Norte. A alteração será válida tanto no sentindo cidade/subúrbio quanto no sentido subúrbio/cidade.
A mudança trará alteração de itinerário para 12 linhas de ônibus do Grande Recife que trafegam pelo local e que realizavam o giro a esquerda. A parada seletiva nº 180105, localizada na Av. Cruz Cabugá, no lado oposto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, antes da esquina com a Rua Vinte e Quatro de Agosto, que é atendida pelas linhas que têm como destino a Av. Norte, será remanejada para a Rua Vinte e Quatro de Agosto.
Confira abaixo como ficará o trajeto dessas linhas:
517 - Córrego do Inácio 532 – Casa Amarela (Cabugá) 611 - Alto José do Pinho 612 - Morro da Conceição 622 - Vasco da Gama (Cabugá) 631 - Nova Descoberta 632 - Alto do Refúgio 645 - TI Macaxeira (Av. Norte) 714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte) 717 - José Amarino dos Reis 742 - Linha Do Tiro 812 - Sítio Novo (Av. Norte) – Ida Cruz Cabugá - Volta Encruzilhada
Sentido cidade/subúrbio: ...Av. Cruz Cabugá, Rua Vinte e Quatro de Agosto, Av. Norte...
No sentido subúrbio/cidade, apenas a linha 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura) que faz o percurso Av. Cruz Cabugá, Av. Norte, terá alteração e passará a fazer o seguinte itinerário: ...Av. Cruz Cabugá, Rua Pedro Afonso, Rua Treze de Maio, Av. Norte...
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RIO - Depois de consultar mapas na internet, o treinador de goleiras da seleção feminina de hóquei sobre a grama da Holanda, Simon Zijo, não teve dúvidas. Como a delegação está hospedada há mais de uma semana num condomínio no Recreio dos Bandeirantes, ele decidiu dispensar o transporte oficial e enfrentar o BRT para levar parte de sua equipe ao Parque Olímpico de Deodoro, onde fariam um reconhecimento do local das competições.
A viagem de 40 minutos foi tranquila. O grupo, que carregava equipamentos esportivos, embarcou na estação Guignard, do BRT Transoeste, em meio a outros passageiros, a maioria gente que seguia para o trabalho. Desceu duas paradas depois. Sem parar sequer para pedir informações aos funcionários da Riotur que estavam num posto na estação, a equipe fez baldeação para o BRT Transolímpico.
— Não foi difícil usar o transporte público. A viagem foi bem tranquila — afirmou Simon.
O treinador não escondeu a surpresa ao saber que, antes da implantação do BRT Transolímpico, o trajeto até Deodoro poderia levar até duas horas. Por enquanto, o corredor exclusivo está restrito à família olímpica, a credenciados e a espectadores com ingressos. A população só terá acesso ao novo sistema após a Olimpíada, no fim de agosto.
O técnico ainda não sabe se, durante os Jogos, usará o transporte oficial disponível para atletas ou o BRT. Mas, durante os treinos, ele garantiu que irá para Deodoro no ônibus do Transolímpico. Sem entrar em detalhes, disse ainda que a decisão de manter a equipe numa casa no Recreio não tem relação com as condições dos apartamentos da Vila dos Atletas.
Além do sistema de BRTs já em funcionamento na cidade para toda a população, duas linhas especiais para o público olímpico estão em operação: Recreio-Vila Militar e Jardim Oceânico-Terminal Olímpico (Centro Olímpico), que têm circulado com poucos passageiros. Outros quatro trajetos vão entrar em operação na semana que vem.
Cariocas e turistas que vão assistir a competições no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, terão duas estações do BRT para desembarcar, mas será preciso caminhar cerca de dois quilômetros a pé até as arenas. Por medida de segurança, o terminal construído bem em frente ao complexo esportivo ficará fechado durante o evento. O objetivo é evitar aglomerações perto dos acessos aos locais de provas. A mesna estratégia foi adotada em Londres, durante os Jogos de 2012.
Após a Olimpíada, o terminal será aberto ao público como uma grande estação de integração de três BRTs: Transcarioca (Barra-Aeroporto), Transoeste (Jardim Oceânico-Campo Grande e Santa Cruz) e Transolímpico (Recreio-Deodoro).
O consórcio do BRT acredita que, mesmo com o aumento do número de visitantes na cidade, o sistema vai absorver a demanda sem sobrecarga. Até o fim desta semana, a prefeitura conclui as obras de expansão do Terminal Alvorada, na Barra, um dos maiores da cidade, que passará a ter mais pontos de embarque dos ônibus articulados.
Para embarcar nas linhas especiais, o passageiro terá que apresentar ingresso para uma das competições e pagar a tarifa com o RioCard Olímpico, que custa de R$ 25 (para o uso ilimitado por um dia) a R$ 160 (por sete dias seguidos). Nos serviços normais de BRT, o usuário paga R$ 3,80.
— Os Jogos vão coincidir com o período de recesso escolar. Muitos responsáveis por esses alunos também vão aproveitar para tirar férias. Por isso, a demanda de usuários pelo serviço no dia a dia vai diminuir. Por outro lado, teremos o público olímpico para compensar — disse a diretora de Relações Institucionais do BRT, Suzy Baloussier.
No entanto, ainda há o que ser feito nas estações. No terminal de integração do Transolímpico, entre as avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, na Barra, falta sinalização. O usuário que desembarca ali fica perdido ao procurar a passagem subterrânea que leva, por exemplo, à plataforma dos do BRT. A prefeitura informou que ainda vai instalar placas especiais. Atualmente, o total de usuários dos BRTs chega a 450 mil por dia.
A Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, terá um trecho da via interditado pela a Prefeitura do Recife, a partir da próxima quarta-feira (27). O serviço de troca de placas de concreto será realizado no sentido cidade/subúrbio, em frente à parada nº180309, Estação Padre Inglês e deverá durar 20 dias.
Com essa interdição, o Grande Recife irá implantar uma parada provisória na calçada na Av. Conde da Boa Vista, em frente ao Edf. Reina, nº1288, um pouco antes do cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz/Rua Gonçalves Maia para atender as linhas que paravam nos pontos da Estação Padre Inglês. Devido a mudança, todo o trecho da Av. Conde da Boa Vista, no sentido cidade/subúrbio, compreendido entre a Rua da Soledade e a Rua Dom Bosco, será misto, ou seja, compartilhado entre os automóveis particulares e os ônibus do STPP/RMR.
Confira abaixo as linhas que atendem a Estação Padre Inglês e passarão a parar no ponto provisório:
014 – Brasília (Conde Da Boa Vista) 032 – Setúbal (Conde da Boa Vista) 042 – Aeroporto (Opcional) 053 – Shopping RioMar (Opcional) 061 – Piedade 071 – Candeias 100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura) 101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol) 121 – Vila da Sudene 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) 243 – Vila Dois Carneiros 313 – San Martin (Abdias de Carvalho) 314 – Mangueira 315 – Bongi 321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) 331 – Totó (Jardim Planalto) 341 – Curado I 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista) 413 – Avenida do Forte 414 – Torre 415 – Sítio das Palmeiras 416 – Roda de Fogo 421 – Torrões 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 431 – Cidade Universitária 432 – CDU (Várzea) 433 – Brasilit 437 – TI Caxangá (Centro) 516 – Casa Amarela (Nova Torre) 521 – Alto Santa Isabel 524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos) 531 – Casa Amarela (Rosa e Silva) 624 – Brejo 644 – Largo do Maracanã 726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista) 731 – Beberibe (Espinheiro) 1981 – Rio Doce (Conde da Boa Vista) 2446 – UR-07 fonte: GRCT site Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
Raio x do BRT Via Livre: 41 é o total de estações em operação nos dois corredores 33 estações já sofreram algum tipo de dano R$ 144 mil é o custo de reposição dos materiais R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT R$ 22 mil é o custo para manter cada estação em operação
Corredor Norte/Sul hoje: 66 mil usuários por dia 26 estações em funcionamento 75 veículos 8 linhas operam no corredor: TI PE-15 (PCR) - 5 veículos fazem 57 viagens diárias TI PE-15 (Dantas Barreto) - 4 veículos fazem 47 viagens diárias TI Pelópidas (Dantas Barreto) - 12 veículos fazem 81 viagens diárias TI Pelópidas (PCR) - 18 veículos fazem 178 viagens diárias TI Igarassu (PCR) - 14 veículos fazem 79 viagens diárias TI Pelópidas/TI PE-15 - 2 veículos fazem 40 viagens diárias TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) - 7 veículos fazem 56 viagens diárias TI Abreu e Lima (PCR) - 13 veículos fazem 99 viagens diárias
Corredor Norte/Sul quando estiver concluído: 160 mil usuários por dia 26 estações no total 123 veículos, sendo 90 BRTs 26 km/h será a velocidade média dos coletivos 37,9 km será a extensão do corredor Corredor Leste/Oeste: 63 mil usuários por dia 15 estações em funcionamento 47 veículos 3 linhas operam no corredor: Camaragibe (Centro) - 16 veículos fazem 121 viagens diárias Camaragibe/Derby - 18 veículos fazem 136 viagens diárias TI Caxangá (Centro) - 13 veículos fazem 130 viagens diárias
Corredor Leste/Oeste quando estiver concluído: 140 mil usuários por dia 26 estações no total 100 veículos, sendo 96 BRTs 7 linhas devem operar no corredor 24 km/h será a velocidade média dos coletivos 12,3 km será a extensão do corredor
A promessa inicial era para a Copa do Mundo de 2014. Os prazos de entrega das obras do BRT Via Livre, que circula na Região Metropolitana do Recife, no entanto, foram prorrogados tantas vezes que as Olimpíadas Rio 2016 vão passar sem que Pernambuco veja os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste concluídos. Para os próximos meses deste ano, a Secretaria das Cidades já avisou: nenhuma obra pendente ficará pronta.
A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife. Cerca de 80% do previsto foi entregue, mas o contrato para construção dos equipamentos do corredor foi rescindida pelo consórcio Mendes Jr./Servix. Pela quebra de contrato, as empresas foram multadas em R$ 31 milhões; penalidade máxima prevista em casos como esse.
Das 26 estações planejadas para o corredor, 15 funcionam atualmente. Pelo Leste-Oeste, 63 mil usuários são transportados por dia útil. A Estação Benfica, localizada na rua homônima, é o símbolo do abandono do corredor. As obras não foram concluídas e, hoje, abrigam restos de madeira, lixo e até fezes humanas. “É uma vergonha ver esta situação. Essa estação podia ser útil a muitas pessoas. E disseram que era para a Copa. Que Copa? De 2018?”, criticou o aposentado Antônio Lopes, 79 anos. Depois de o contrato do Leste-Oeste ser suspenso, a Secretaria das Cidades licitou e contratou a empresa de projetos Policonsult para fazer os levantamentos dos serviços remanescentes. Depois que a empresa finalizar a auditoria, será efetuada uma nova licitação de obras para contratar uma construtora para finalizar os trabalhos até 2017.
estação Benfica na Madalena A licitação para concluir a obra da Benfica está prevista para ser lançada no próximo mês. Entre os serviços ainda pendentes estão as estações na avenida Conde da Boa Vista (previsão para licitar em janeiro de 2017); terminais da terceira e quarta perimetral (licitação em setembro de 2016) e a conclusão de obras do Túnel da Abolição (previsão para abertura do processo licitatório em outubro de 2016).
No Corredor Norte-Sul, a situação é melhor, mas ainda longe do ideal. Do total de 29 estações previstas, ele funciona atualmente com 27 estações. A mais recente é a Estação Complexo de Salgadinho. No entanto, a estrutura funciona rodeada de um canteiro de obras. Também falta sinalização. “Mesmo com as deficiências, a estação está ajudando muito quem mora ou passa por aqui. Deixo meus filhos no Cemo (Centro de Educação Musical de Olinda, que fica quase em frente à estação) e acho o BRT mais seguro e confortável”, opinou a auxiliar administrativo Ednalva Santos, 42.
A obra da passarela Peixe Agulha, também do Norte-Sul, tem previsão de conclusão até o próximo mês. Já a estação Parque Memorial deve ser licitada em setembro. A estação Mercado de Santo Amaro, que tem investimento estimado em R$ 2,5 milhões, só deve ser licitada em abril de 2017. Já foram investidos R$ 156 milhões no Corredor Norte/Sul e R$ 136,5 milhões no Leste/Oeste.
Um ônibus perdeu o controle e bateu em uma banca de revistas na Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, no Recife, na noite deste domingo (24). O acidente ocorreu na esquina com a rua Bruno Veloso.
Segundo pessoas que passavam pelo, faltou freio no coletivo e o motorista optou por direcionar o veículo contra a banca de revistas para evitar subir no lado oposto, onde havia uma parada de ônibus. O leitor Ângelo Castelo Branco passava pelo local e repassou imagens do acidente. Ninguém ficou ferido.
A Pista Leste da Via Mangue registrou aumento de 125% no fluxo de veículos durante os seis primeiros meses de funcionamento. Aberta em 21 de janeiro, a via que faz a ligação da Zona Sul para a Região Central e a Zona Norte do Recife recebe 30 mil carros por dia, contra um volume de 13,2 mil registrado à época da inauguração. A informação foi divulgada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). As avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, que fazem percurso semelhante ao da Pista Leste, tiveram reduções no volume de veículos, mas a Conselheiro registrou o maior ganho, com decréscimo de 39,1%.
Motoristas relatam reduções de até metade do tempo que era gasto no percurso. Embore alguns considerem que o limite de velocidade poderia ser mais alto, há conseso de que a nova pista desafogou o trânsito da região, o que é comprovado pelos números da prefeitura.
Na Avenida Boa Viagem houve redução de 21,6% no volume de veículos, que passou de 37 mil por dia para 29 mil. Já na Avenida Conselheiro Aguiar, a quantidade de carros trafegando caiu de 36,5 mil por dia para 22,2 mil. Um mês após a inauguração da Pista Leste, esse volume era de 29 mil. O usuário de transporte público também levou vantagem com a implantação da Faixa Azul na Conselheiro Aguiar, por onde passam 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 150 mil passageiros por dia. A velocidade média dos coletivos na via aumentou de 13,1 km/h para 19,5 km/h.
Para a servidora pública Marcella Galvão, 32 anos, que mora em Boa Viagem, a Pista Leste encurtou as distâncias e a trouxe economia de tempo. “Mas vejo dificuldades na iluminação e na limitação de velocidade.” O arquiteto Victor Bechara, 27, utiliza a Pista Leste para ir em direção ao bairro da Boa Vista quase todos os dias. Victor sai de Boa Viagem e acessa a via do início até a altura da Avenida Herculano Bandeira. Gasta 15 minutos, no máximo. “Antes, levava 40 minutos para chegar. A via encurtou meu percurso”, relatou.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, enfatiza que a velocidade contínua é necessária por questões de segurança. “Ambas as faixas (Leste e Oeste) permitem 60 km/h por serem urbanas, reduzindo o risco de acidente”, explicou. Por mês, são registradas 400 notificações, em média, somando os dois sentidos da pista. Onze acidentes ocorreram nas vias, sendo um com uma pessoa ferida, no período de junho de 2015 até o julho de 2016.
Alternativa A agilidade da Pista Leste destoa da lentidão na Rua Manoel de Brito, que liga a Via Mangue ao Túnel Josué de Castro e foi alargada para garantir o fluxo dos veículos até o túnel, localizado no Pina. Seis meses depois da inauguração da pista, o horário de pico permanece com trânsito travado no local.
Taciana Ferreira lembra que o Túnel Josué de Castro foi transformado em mão única no sentido Boa Viagem/Centro para ajudar o trânsito a fluir. “Existe, sim, congestionamento, porque os túneis são redutores de velocidade. Mas, de forma geral, houve grande ganho à Zona Sul”, defendeu.
Ela indica a Rua Nogueira de Souza como alternativa à Manoel de Brito. “A Nogueira de Souza fica ociosa nesse horário. Mas é bom lembrar que essa rota é específica para quem tiver como destino à Agamenon Magalhães”, destacou.
A partir deste domingo (24), os pernambucanos terão mais um espaço de lazer que vai reunir várias atividades ao ar livre. O Domingo na Arena irá atrair toda a família com programação cultural, esportes, programação infantil e um tour no estádio. Quem for curtir um domingo diferente na Arena de Pernambuco contará com uma linha especial criada pelo Grande Recife para facilitar o deslocamento da população.
A linha especial TI Cosme e Damião/Arena de Pernambuco sairá do TI Cosme e Damião e levará os usuários até próximo ao estádio. Durante o dia, serão realizadas 17 viagens com intervalo médio de 30 minutos entre um veículo e outro. O serviço estará disponível das 9h às 17h, com tarifa A (R$2,80). Os usuários poderão entrar no TI através da bilheteria do metrô. Os que embarcarem no ônibus fora do Terminal Integrado também poderão fazer o pagamento da tarifa com o VEM ou com dinheiro. Contudo, é importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente.
Outra opção é ir de metrô até o TI TIP e lá utilizar a linha 2410 – Parque Capibaribe/TI TIP. Esta linha irá realizar 32 viagens e também realiza itinerário próximo a Arena, pela BR-408. A linha opera com tarifa A (R$2,80) e aceitará meia passagem e gratuidade.
Confira abaixo o itinerário que a linha especial 2456 – TI Cosme e Damião/Arena de Pernambuco irá realizar:
Sentido TI Cosme e Damião/Arena de Pernambuco – TI Cosme e Damião, Rua Arapongas, Rua Tomaz Ferreira, Rua Bernardim Ribeiro, Ramal da Arena de Pernambuco, Arena de Pernambuco.
Sentido Arena de Pernambuco/TI Cosme e Damião - Arena de Pernambuco, Ramal da Arena de Pernambuco, Rua Bernardim Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Arapongas, Ti Cosme e Damião.
Confira abaixo os horários de saída dos ônibus do TI Cosme e Damião sentido Arena de Pernambuco:
Cerca de 200 rodoviários, compareceu a assembleia nesta tarde, e com cartazes escrito sim a sua maioria levantou aceitando o reajuste de 9,5% no salário e 25% no tickets. O encontro foi na sede do sindicato em stº Amaro.
Com o reajuste os motorista passa a ganhar 2.113,01 e os cobradore 971,97 os fiscias 1.366,40 já em Agosto.
MOBILIDADEBRT do Grande Recife só será ampliado no próximo anoDois anos após Copa do Mundo, sistema viário ainda enfrenta problemas para ser concluído, porém há promessa de que novas obras estejam prontas em 2017A promessa inicial era para a Copa do Mundo de 2014. Os prazos de entrega das obras do BRT Via Livre, que circula na Região Metropolitana do Recife, no entanto, foram prorrogados tantas vezes que as Olimpíadas Rio 2016 vão passar sem que Pernambuco veja os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste concluídos. Para os próximos meses deste ano, a Secretaria das Cidades já avisou: nenhuma obra pendente ficará pronta.
A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife. Cerca de 80% do previsto foi entregue, mas o contrato para construção dos equipamentos do corredor foi rescindida pelo consórcio Mendes Jr./Servix. Pela quebra de contrato, as empresas foram multadas em R$ 31 milhões; penalidade máxima prevista em casos como esse.
Das 26 estações planejadas para o corredor, 15 funcionam atualmente. Pelo Leste-Oeste, 63 mil usuários são transportados por dia útil. A Estação Benfica, localizada na rua homônima, é o símbolo do abandono do corredor. As obras não foram concluídas e, hoje, abrigam restos de madeira, lixo e até fezes humanas. “É uma vergonha ver esta situação. Essa estação podia ser útil a muitas pessoas. E disseram que era para a Copa. Que Copa? De 2018?”, criticou o aposentado Antônio Lopes, 79 anos.
Depois de o contrato do Leste-Oeste ser suspenso, a Secretaria das Cidades licitou e contratou a empresa de projetos Policonsult para fazer os levantamentos dos serviços remanescentes. Depois que a empresa finalizar a auditoria, será efetuada uma nova licitação de obras para contratar uma construtora para finalizar os trabalhos até 2017.
A licitação para concluir a obra da Benfica está prevista para ser lançada no próximo mês. Entre os serviços ainda pendentes estão as estações na avenida Conde da Boa Vista (previsão para licitar em janeiro de 2017); terminais da terceira e quarta perimetral (licitação em setembro de 2016) e a conclusão de obras do Túnel da Abolição (previsão para abertura do processo licitatório em outubro de 2016).
No Corredor Norte-Sul, a situação é melhor, mas ainda longe do ideal. Do total de 29 estações previstas, ele funciona atualmente com 27 estações. A mais recente é a Estação Complexo de Salgadinho. No entanto, a estrutura funciona rodeada de um canteiro de obras. Também falta sinalização. “Mesmo com as deficiências, a estação está ajudando muito quem mora ou passa por aqui. Deixo meus filhos no Cemo (Centro de Educação Musical de Olinda, que fica quase em frente à estação) e acho o BRT mais seguro e confortável”, opinou a auxiliar administrativo Ednalva Santos, 42.
A obra da passarela Peixe Agulha, também do Norte-Sul, tem previsão de conclusão até o próximo mês. Já a estação Parque Memorial deve ser licitada em setembro. A estação Mercado de Santo Amaro, que tem investimento estimado em R$ 2,5 milhões, só deve ser licitada em abril de 2017. Já foram investidos R$ 156 milhões no Corredor Norte/Sul e R$ 136,5 milhões no Leste/Oeste.
A REDE
Raio x do BRT Via Livre: 41 é o total de estações em operação nos dois corredores 33 estações já sofreram algum tipo de dano R$ 144 mil é o custo de reposição dos materiais R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT R$ 22 mil é o custo para manter cada estação em operação
Corredor Norte/Sul hoje: 66 mil usuários por dia 26 estações em funcionamento 75 veículos 8 linhas operam no corredor: TI PE-15 (PCR) - 5 veículos fazem 57 viagens diárias TI PE-15 (Dantas Barreto) - 4 veículos fazem 47 viagens diárias TI Pelópidas (Dantas Barreto) - 12 veículos fazem 81 viagens diárias TI Pelópidas (PCR) - 18 veículos fazem 178 viagens diárias TI Igarassu (PCR) - 14 veículos fazem 79 viagens diárias TI Pelópidas/TI PE-15 - 2 veículos fazem 40 viagens diárias TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) - 7 veículos fazem 56 viagens diárias TI Abreu e Lima (PCR) - 13 veículos fazem 99 viagens diárias
Corredor Norte/Sul quando estiver concluído: 160 mil usuários por dia 26 estações no total 123 veículos, sendo 90 BRTs 26 km/h será a velocidade média dos coletivos 37,9 km será a extensão do corredor Corredor Leste/Oeste: 63 mil usuários por dia 15 estações em funcionamento 47 veículos 3 linhas operam no corredor: Camaragibe (Centro) - 16 veículos fazem 121 viagens diárias Camaragibe/Derby - 18 veículos fazem 136 viagens diárias TI Caxangá (Centro) - 13 veículos fazem 130 viagens diárias
Corredor Leste/Oeste quando estiver concluído: 140 mil usuários por dia 26 estações no total 100 veículos, sendo 96 BRTs 7 linhas devem operar no corredor 24 km/h será a velocidade média dos coletivos 12,3 km será a extensão do corredor