segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

A PRIMEIRA DE 6 ESTAÇÕES DE BRT NA AV BELMIRO CORREIA



Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.






Estação de BRT transitória começa a funcionar na cidade de Camaragibe










Começou a operar, na manhã desta segunda-feira (30), a Estação de BRT Eliza Cabral, no município de Camaragibe. O equipamento, localizado na Avenida Doutor Belmino Correia – em frente ao Supermercado Todo Dia, é transitório e atende os usuários no sentido Recife. Três linhas (duas de BRT e uma convencional) param no local para o embarque e desembarque de passageiros que devem acessar o espaço exclusivamente com o cartão VEM.






Semelhante às Estações de BRT da Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, a EBRT Eliza Cabral será atendida pelas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2480 – TI Camaragibe/Derby e 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira.






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Nota do Grct 
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domingo, 29 de dezembro de 2019

Todas as linhas vão receber o aumento na passagem, mas apenas algumas linhas vai ser beneficiadas ,pode parecer pouco mais multiplica 0,05 x 2 milhões de passagens ao dia...


Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sancionou a lei que prevê o aumento da frota de ônibus com ar-condicionado. Ela foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27).
De acordo com a administração estadual, o projeto foi apresentado após uma consulta pública feita entre setembro e outubro, que apontou que a climatização dos veículos é prioridade, mesmo que isso represente um aumento de R$ 0,03 e 0,05 por ano.
Deverão ser renovados os veículos que ultrapassarem oito anos de vida útil entre 2020 e 2023. Desses, cerca de 70% deverão ter ar-condicionado. No caso dos coletivos articulados a vida útil máxima para a troca será de 10 anos.
“O impacto tarifário da renovação da frota, na forma deste artigo, deverá ser previsto nas revisões tarifárias dos respectivos anos em deliberação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, como condição de eficácia das metas estabelecidas”, diz o texto publicado no Diário Oficial.
Informações do governo estadual, em dezembro de 2018, informam que 11,25% dos ônibus que circulavam na Região Metropolitana já tinham ar-condicionado, o que equivalia a 304 de 2.703 veículos. Esse percentual aumentou para 16,36%, representando 441 de 2.696. Atualmente, 1,8 milhão de passageiros por dia no Grande Recife.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.
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sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

MARANHÃO UM ESTADO MAIS POBRE E MOSTRANDO COMO SE RENOVA UMA FROTA COM QUALIDADE E RESPONSABILIDADE


Prefeitura de São Luis(MA) amplia frota de ônibus novos da capital com cerca de metade dos ônibus com ar-condicionado

MOB PERNAMBUCO Notícias e Busologia.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita pela Prefeitura de São Luis(MA) somente em 2019; com a entrada de mais 19 novos ônibus no sistema, São Luís atinge a marca de 720 veículos renovados sendo 343 com ar-condicionado




foto - A.Baeta/Agência São Luis
O prefeito de São Luis(MA), Edivaldo Holanda Junior, segue ampliando a frota renovada do transporte urbano de São Luís e na terça-feira (24), apresentou 19 novos ônibus que irão atender aos passageiros da capital. Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita somente em 2019, totalizando 720 novos veículos em circulação inseridos no sistema de transporte desde o início da gestão do prefeito. Desse total, cerca de metade da frota operante tem ar-condicionado, garantindo mais conforto aos passageiros. A renovação da frota faz parte das políticas implantadas na gestão Edivaldo para melhorar a qualidade do transporte público na capital. Atualmente, 343 ônibus que circulam em São Luís têm ar-condicionado.
Durante a apresentação dos novos ônibus, na Praça Maria Aragão, Centro, o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, de secretários municipais e outras autoridades, destacou que os avanços que o setor de transporte urbano contabiliza são resultado do planejamento e de investimentos que estão sendo feitos desde sua primeira gestão.
“Quando assumi a Prefeitura de São Luís, a idade média da frota era superior a 10 anos. Hoje é de 4,5 anos, a menor do Norte/Nordeste. Já temos quase metade da frota com ar-condicionado. Estes são marcos muito importantes do setor e um dos legados da gestão. Este processo de melhoria começou ainda na minha primeira gestão, se intensificando a partir da licitação que fizemos do transporte urbano, em São Luís. A licitação garante que as melhorias sejam constantes, independente das gestões que se sucedam à frente da Prefeitura, pois o contrato tem regras claras para garantir estes e outros benefícios à população”, informou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.




foto - A.Baeta/Agência São Luis

Novos ônibus
Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Os ônibus que ingressam no sistema a partir desta terça-feira (24), vão operar nas linhas que atendem aos bairros da região do Cohatrac, Angelim, Cidade Operária, Vinhais e adjacências.
Além de ar-condicionado e acessibilidade, os novos veículos são equipados com GPS, que permitiu ao sistema a implantação de serviços como Biometria Facial, para coibir fraudes no uso de gratuidades e meia-passagem; Bilhete Único; Recarga Embarcada; Cartão Criança; aplicativo Meu Ônibus, entre outros que operam em toda a frota circulante, garantindo mais comodidade e segurança aos passageiros.
O secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Israel Pethrus, afirmou que ao longo de 2020 a Prefeitura de São Luís continuará consolidando as melhorias que o sistema de transporte urbano já apresenta. “Até o final da gestão do prefeito Edivaldo iremos fazer inclusões constantes de novos ônibus para atingirmos o maior patamar possível de renovação. Temos 830 veículos na frota circulante da cidade e já renovamos cerca de 720. Isso representa ganhos muito importantes para a população, como qualidade nas viagens, maior comodidade e agilidade já que não enfrentamos mais os problemas mecânicos que faziam com que as viagens fossem interrompidas no meio do trajeto, entre tantos outros benefícios”, informou.

Maior frota climatizada
Com quase metade do conjunto de veículos com ar-condicionado, a capital maranhense se destaca como a maior frota de ônibus urbanos climatizada (proporcional).
A climatização dos ônibus no transporte urbano de São Luís é avanço implantado na atual gestão da prefeitura após a licitação realizada para contratação das empresas. A medida traz comodidade e conforto para os passageiros, sobretudo em regiões de clima quente como o Nordeste.
Ao todo, em 2019, foram feitas cinco inserções de novos ônibus no Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Em setembro foram duas inserções.
Além destas inclusões de novos ônibus, a Prefeitura de São Luís amplia os investimentos já feitos no setor que têm garantido mais segurança e conforto aos passageiros do transporte coletivo. Por meio das intervenções de trânsito que estão sendo realizadas em diversas regiões da capital, a Prefeitura conseguiu ainda aumentar a velocidade média de tráfego dos veículos, que antes era 12 km/h e agora é de 30 km/h, fazendo com que a população se desloque mais rapidamente pela cidade.
Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Com a substituição gradativa de ônibus antigos por novos, a idade média da frota foi reduzida de acima de 10 anos para 4,5 anos,é a menor do Nordeste.No total 720 veículos fazem parte da frota de ônibus renovada desde 2013,destes 343 são veículos climatizados.

Com informações da prefeitura de São Luis(MA) 26/12/2019
Uma matéria compartilhada do blog:
http://pregopontocom.blogspot.com/2019/12/prefeitura-de-sao-luisma-amplia-frota.html

sábado, 21 de dezembro de 2019

SERÁ O FIM DOS VEÍCULOS BRTS ARTICULADOS DO VIA LIVRE?



Renovação do Via Livre  - Não será BRT mas uma configuração de ônibus comum de 13,8 metros com cinco portas, bem diferente dos 21 metros dos Brts articulados que o Conorte tem em sua frota atualmente.
O Grct não informou ao nosso blog Grmpe, se estes veículos seram para substituir e atuar no corredor de BRT.
Vamos acompanhar e saber se depois de 5 anos de licitação o órgão gestor vai autorizar está mudança de ônibus e assim a concepção de BRT, será apenas nas portas do lado esquerdo e o fim definitivo dos veículos Articulados do sistema ônibus da região metropolitana Recife.
@granderecifeoficial
@itamaracatransportes
@jailsonblogueirooficial
Com a palavra o órgão gestor e o coNorte.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019


COMISSÃO DE MOBILIDADE URBANA CRIADA NA ALEPE

Após solicitação da Frente de Luta pelo Transporte Público, o Deputado Estadual William Brigido apresentou requerimento para criação de Comissão Especial de Mobilidade Urbana na Assembleia Legislativa.

A propositura foi aprovada por unanimidade pela ALEPE. Agora, teremos um espaço formal e oficial para debater os inúmeros problemas do transporte e da mobilidade urbana.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ANIVERSÁRIO DA FAIXA AZUL E A FLPT-PE FAZ MARCAÇÃO SERRADA

Faixas azuis são vias exclusivas para ônibus no Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Faixas azuis são vias exclusivas para ônibus no Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Geraldo Julio, cadê a Faixa Azul?, questiona Pedro Josephi

Blog de Jamildo

Blog de Jamildo

Ver perfi

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus e metrô.
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Por Pedro Josephi, advogado, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) e do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM)
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro 2019, completaram-se seis anos da criação pela Prefeitura do Recife do projeto “Faixa Azul” sem nenhum anúncio de consolidação ou expansão do projeto.
A Faixa Azul visa o estabelecimento de faixas prioritárias para o transporte coletivo nas vias da cidade. Todavia, após seis anos, não temos o que comemorar.
Durante este período, Recife conta hoje com pouco mais de 50 km de faixa azul e isto corresponde apenas cerca de 5% das vias que possuem linhas de ônibus, beneficiando cerca de 560 mil passageiros, 30% de todos os usuários de transporte coletivo.
Outro grave problema é a falta de interligação e continuidade das faixas existentes, o que torna o projeto um somatório de “puxadinhos” nada planejado, isto porque dos oito trechos, apenas três são de fatos corredores exclusivos de ônibus.
Apesar dos números pífios e sem a devida priorização, a Faixa Azul é uma política pública de priorização do transporte coletivo que tem resultados concretos, basta observar que na Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus aumentaram a velocidade de 21 km/h para 35,4 km/h, o que representa um ganho total de 66,6%. Na Avenida Herculano Bandeira o aumento foi de 118%. Na Rua Cosme Viana e Avenida Conselheiro Aguiar, houve ganhos de 38,8% (de 18 km/h para 25 km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na velocidade média dos ônibus!
Ou seja, em uma cidade que tem o pior trânsito entre as capitais do Brasil, conforme ranking da Traffic Index, feito pela empresa de GPS Tomtom, a Faixa Azul garante a fluidez do transporte coletivo, que transporta cerca de 2 milhões de pessoas diariamente em toda Região Metropolitana do Recife.
A falta de vontade política do prefeito Geraldo Julio de ampliar, estruturar e difundir esta necessária política pública salta aos olhos quando observamos os custos para implementação das faixas azuis. Cerca de 20 mil reais para faixas azuis sem fiscalização eletrônica e 40 mil reais, se tiver com radares. Estes valores não chegam nem perto do que foi gasto com a Via Mangue, por exemplo.
Vale salientar que foi promessa de campanha do prefeito a ampliação do projeto com a inclusão de faixas azuis na Avenida Agamenon Magalhães, por onde circulam diariamente dezenas de linhas de ônibus, mas até agora a promessa não saiu do papel e nesta segunda Geraldo Julio apenas “prometeu a promessa” para marcar o aniversário do projeto.
Todo esse debate deveria já ter acontecido, mas, como já noticiado amplamente pela imprensa, a Prefeitura do Recife sequer apresentou o Plano de Mobilidade à Câmara Municipal do Recife, desrespeitando assim o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, lei federal, e impedindo a cidade de receber verbas para projetos da área.
Portanto, neste aniversário de seis anos do projeto Faixa Azul, infelizmente, a cidade não tem o que comemorar e o prefeito tem muito a fazer.
Fonte: Blog do Jamildo 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO A FLPT-PE COLOCOU PRA RODAR EM TRÊS CARNEIROS


*ÔNIBUS NOVOS NO IBURA*
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Após requerimento da Frente de Luta pelo Transporte Público, por meio dos conselheiros Pedro Josephi e Márcio Morais, a Vera Cruz colocou ônibus novos e 1 veículo com ar condicionado em Três Carneiros.
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O requerimento da Frente de Luta foi solicitado pela Associação dos Moradores de Três Carneiros, presidida por Levi Costa, em duas plenárias e um protesto realizados no bairro.
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Durante a última semana, fiscais do Grande Recife, a pedido da Frente de Luta, estiveram fiscalizando o cumprimento dos horários das viagens na região.
#Ibura #Recife #TrêsCarneiros #Busão #Transporte #Ônibus.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô
Texto: enviado por De Pedro Joseph e Sr Márcio Moraes

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

NOVA BOA VISTA ESTA QUASE PRONTO
















Requalificação da Avenida Conde da Boa Vista libera duas novas paradas de ônibus





Duas novas paradas de ônibus serão ativadas, na Avenida Conde da Boa Vista, a partir deste sábado (07). A novidade faz parte do projeto de requalificação da via que realoca os pontos de embarque e desembarque do canteiro central da pista para as calçadas. Com isso, o Grande Recife redistribui 27 linhas de ônibus que, antes, paravam entre as ruas das Ninfas e Gervásio Pires, no sentido subúrbio/cidade.



As novas paradas ficarão em frente à Fafire e serão seletivas. Desta forma, o ponto nº 180321 - que estará mais próximo ao cruzamento com a Rua da Soledade – deverá ser atendido pelas seguintes linhas:



411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)

414 - Torre

511 - Alto do Mandu

516 - Casa Amarela (Nova Torre)

521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)

524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)

531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)

624 - Brejo (Conde da Boa Vista)

644 - Largo do Maracanã

721 - Água Fria

726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)

1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)



Já a parada nº 180322 virá logo em seguida e será atendida por outras 15 linhas. São elas:



044 - Massangana (Boa Vista)

069 - Conjunto Catamarã

072 - Candeias (Opcional)

100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

243 - Vila Dois Carneiros - via Agamenon Magalhães

312 - Mustardinha

313 - San Martin (Abdias de Carvalho)

315 - Bongi

321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)

331 - Totó (Jardim Planalto)

332 - Totó (Abdias de Carvalho)

341 - Curado I

346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)



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AGORA É PRA VALER

Ônibus com ar-condicionado
Ônibus com ar-condicionadoFoto: Léo Malafaia/Arquivo Folha
"Se o ônibus estiver lotado, mas pelo menos for climatizado já ameniza o sufoco", avalia a auxiliar de cozinha Mércia Santos, 23 anos. Mesmo não sendo a ideal, essa situação está cada vez mais perto de se tornar realidade e os usuários do transporte público do Grande Recife terem um alívio.

Projeto de Lei (PL) que prevê a circulação de mais da metade dos ônibus com ar-condicionado foi aprovado, nesta quarta-feira (4), pela Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O projeto, de autoria do próprio Governo do Estado, segue agora para a redação final e depois para a sanção do governador Paulo Câmara.

Em dezembro do ano passado, o Grande Recife Consórcio apontou que 11,25% da frota da Região Metropolitana do Recife (RMR) possuía ar-condicionado. (304 de 2.703). Na primeira quinzena deste mês, esse número alcançou 16,36% (441 de 2.696).
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Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus, metrô.
De acordo com a proposição, as permissionárias e concessionárias do Sistema de Transportes Públicos de Passageiros (STTP) deverão substituir, entre os anos de 2020 e 2023, os veículos com mais de oito anos de vida útil. Desses, pelo menos 70% dos que entrarão em uso, a cada ano, terão que ser equipados com ar-condicionado. A obrigatoriedade vale para todos os veículos da Região Metropolitana do Recife.

Leia também:

Para que a medida tenha eficácia, o impacto da renovação da frota para o cidadão deverá constar nas revisões de tarifas anuais, em deliberação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Sem isso, a meta não será exigida ou passará para o ano seguinte, a critério do órgão.

O texto estabelece, também, que os novos veículos devem possuir capacidade igual ou superior aos substituídos. No caso dos ônibus articulados, será considerada uma vida útil de dez anos.

O assistente administrativo George Luiz da Silva, 32, reclama que a temperatura dentro dos ônibus é insuportável, sobretudo nos horários de pico quando os coletivos estão mais cheios. "Incomoda de mais. Já vivemos em uma cidade quente. No verão a situação só piora", comenta. A analista Taciana Barbosa, 40, afirma que diariamente já chega no trabalho desgastada e estressada por conta do calor nos coletivos. "Nem deveria existir um projeto de lei para determinar ar condicionado nos ônibus. Essa medida já deveria ser tomada desde sempre."

A iniciativa busca atender às demandas centrais dos usuários do STPP/RMR, que correspondem a aproximadamente 1,8 milhão de passageiros por dia, além de fixar critérios técnicos e condições jurídicas adequadas à sua viabilização. Aproximadamente 75% da frota da RMR é atualmente gerida em regime de permissão e a presente proposta estabelece critérios de vida útil (8 anos), além de fixar regras claras para assegurar a renovação da frota, seja no que se refere à previsão tarifária, seja no que se refere à absorção dos novos veículos aos contratos de concessão a serem firmados ao longo do período.

De acordo com a Luta de Frente Pelo Transporte, o projeto foi enviado pelo Governo do Estado à Alepe, após ser aprovado requerimento dos conselheiros Pedro Josephi e Márcio Morais no âmbito do CSTM. “O Governo abriu consulta pública e atestou a vontade da população. Pelos nossos cálculos o impacto na tarifa pode ser de até 5 centavos, diferente dos 30 centavos para aplicação da legislação municipal. Além disso, agora a vida útil de um ônibus caiu de 10 para 8 anos. Um avanço”, comenta o advogado Pedro Josephi. As comissões de Administração Pública e Finanças da Alepe também deram parecer favorável ao PL.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

MOTO ELÉTRICA E MADE IN PERNAMBUCO

Moto ELÉTRICO,p roda 60 km gastando R$ 1


Startup Voltz quer popularizar seu veículo elétrico com vendas pela internet e baixo custo.



A Voltz é vendida pela internet, precisa ser emplacada mas é isenta de IPVA
A Voltz é vendida pela internet, precisa ser emplacada mas é isenta de IPVA
Foto: divulgação
A startup pernambucana Voltz lançou no dia(26/11/19), no Recife, uma moto tipo scooter totalmente elétrica. A Voltz EV-1 é o resultado de um investimento de R$ 8 milhões e três anos de pesquisa. “Abrimos um show-room em Boa Viagem apenas para a exposição, mas queremos manter a venda apenas pela internet”, explica Manoel Fonseca, que “cuida da experiência da marca”, como ele define seu cargo na empresa.
O modelo de venda da Voltz é semelhante ao dos carros Tesla, que revolucionaram o mercado norte-americano. “A diferença é que o Tesla não é para todo mundo, e nós tivemos desde o início a ideia de fazer um produto acessível”, diz Manoel. A EV-1 custa R$ 9.450. O plano de expansão da marca prevê a venda de franquias com shows-rooms compactos montados em containers. As franquias custam a partir de R$ 55 mil. A Voltz é montada na fábrica que fica no Cabo de Santo Agostinho (PE) e a entrega para encomendas no Recife leva de três a dez dias, segundo o fabricante.

ELÉTRICA

A bateria de lítio da moto pode ser carregada em qualquer tomada. A carga completa leva cerca de quatro horas e permite autonomia de até 60 km com um custo de menos de R$ 1 de energia, segundo a Voltz. A moto precisa ser emplacada e o condutor habilitado para a categoria ciclomotor ou motocicleta.

 A Voltz se beneficia da política de incentivo do governo estadual para veículos elétricos e é isenta de IPVA.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
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https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2019/11/27/moto-eletrica-desenvolvida-por-empresa-pernambucana-roda-60-km-gastando-r-1-393744.php