domingo, 10 de fevereiro de 2013

BRASIL - Caso Busscar: criação de cooperativa avança e nova assembleia está marcada para dia 21 de fevereiro


A Comissão de ex-trabalhadores da Busscar, que apresentou a idéia de cooperativa para os demais interessados em duas assembleias realizadas nos dias 17/01 e 19/01, estão dando continuidade ao projeto. Segundo a Comissão, que está trabalhando para viabilizar o projeto, a continuidade dos trabalhos se faz necessária e agora está muito fortalecida com a inscrição de mais de 500 ex-funcionários interessados em serem sócios da Cooperativa.
O grupo também avançou nos contados com o BNDES, que pediu alguns ajustes no plano de negócios – Cooperativa – para que a equipe técnica do banco estatal possa analisar a ideia e sua viabilidade. Nestes contatos a Comissão contou com apoio da Unisol Brasil, CNM/CUT, CUT, SENAES e Sindicato dos Mecânicos.
Conforme os componentes da Comissão haviam afirmado nas duas reuniões realizadas em Janeiro, uma nova Assembléia será realizada para esclarecimentos aos inscritos(as) quanto as negociações com o BNDES e também tratar da formalização da Cooperativa. A reunião será realizada na Sede Central do Sindicato dos Mecânicos dia 21 de fevereiro (quinta-feira) as 19 horas.  
A Comissão dos Trabalhadores convida a todos que preencheram a ficha de inscrição para que compareçam na Assembléia. Segundo Pedro de Medeiros, porta-voz da Comissão de Trabalhadores, os interessados em fazer parte da Cooperativa podem fazer contato com a Comissão pelo e-mail coopbuss@gmail.com

GRANDE RECIFE - EM OLINDA VIADUTO NORTE SUL O PRIMEIRO A SER ENTREGUE


O Governador Eduardo Campos inaugurou na tarde desta quinta-feira (7), o primeiro viaduto do corredor de ônibus Norte/Sul, no bairro dos Bultrins, em Olinda.

Além do viaduto, foi inaugurado um trecho de 13 quilômetros do corredor exclusivo de ônibus, que vai do Terminal Integrado de Igarassu até o Pelópidas Silveira, em Paulista.

O Viaduto Bajado, homenagem a Euclides Francisco Amâncio, artista plástico, pintor de quadros e de murais, que ficou conhecido como “artista de Olinda”, vai beneficiar os cerca de quatro mil veículos que trafegam pela área diariamente no sentido Recife-Paulista.

Já no corredor de ônibus, que será liberado a partir desta sexta-feira (8), 17 linhas de ônibus passam a contar com paradas de embarque e desembarque exclusivas.


Segue, abaixo, lista das linhas que retomam seu itinerário habitual: 

905 – Igarassu/Paulista 
912 – Caetés I/Paulista 
917 – Caetés II/ Paulista 
933 – Abreu e Lima/Paulista 
940 – Abreu e Lima/Olinda 
941 – Arthur Lundgren II/PE-15 
946 – Igarassu (BR 101) 
949 – Caetés/Centro de Paulista 
956 – Igarassu (Bacurau) 
957 – Caetés I (Bacurau) 
964 – Igarassu/Macaxeira 
967 – Igarassu (Sítio Histórico) 
980 – Igarassu/Cidade Tabajara 
984 – Loteamento Bonfim/Paulista 
988 – Desterro/Paulista 
989 – Loteamento Planalto/Paulista 
998 – Caetés III/Paulista

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - ESTADO PROMETE DOIS TERMINAIS NA CAXANGÁ


Em fevereiro de 2014 a Avenida Caxangá, principal corredor de ligação entre a Zona Oeste e o Centro do Recife, ganhará dois novos terminais integrados de ônibus (TIs) que atenderão 100 mil passageiros por dia. A promessa é do governador Eduardo Campos, que nesta segunda-feira (4/02) assinou a ordem de serviço para o início da construção das duas futuras unidades. Os TIs fazem parte do Corredor Leste-Oeste, uma via exclusiva com 12,3 quilômetros que será operada por ônibus BRT (Bus Rapid Transit, o mesmo usado em Curitiba, no Paraná) e está sendo construída ao valor de R$ 145 milhões para a Copa do Mundo de 2014.
Os dois novos TIs serão erguidos no cruzamento da Avenida Caxangá com a IV Perimetral (BR-101), onde hoje funciona o estacionamento da concessionária Caxangá Veículos, e com a III Perimetral (Avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, onde existe uma agência do Banco do Brasil). Cada um custará R$ 9 milhões. Além de reduzir o tempo de viagem para quem utilizar o Corredor Leste-Oeste, os dois terminais vão permitir a integração com outros corredores de transporte importantes não só para os passageiros do Recife, mas para todos da Região Metropolitana: a BR-101 e a III Perimetral. A BR-101, no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, também ganhará, futuramente, um corredor de BRT, numa obra a ser viabilizada numa parceria entre os governos federal e estadual. E a III Perimetral será transformada em um corredor de transporte pela Prefeitura do Recife com ajuda financeira do governo federal.

“Os dois TIs são estratégicos para a mobilidade da Região Metropolitana. Com o Corredor Leste-Oeste nós vamos conseguir reduzir em 30 minutos o tempo de viagem dos passageiros que utilizam a Avenida Caxangá. Para aqueles que residem em Camaragibe, por exemplo, a redução chegará a 1h. Isso é muito importante para o trabalhador que todos os dias precisa sair de casa e chegar ao emprego”, defendeu o governador. Danilo Cabral, secretário das Cidades e responsável pela coordenação das obras, garantiu que o Leste-Oeste será concluído em março de 2014. “Os trabalhos estão andando dentro do prazo. As dez paradas da Caxangá serão finalizadas em julho, o Viaduto do Bom Pastor (na altura da entrada do bairro do Engenho do Meio) será entregue em novembro e o Túnel da Abolição (no entroncamento com a Avenida Real da Torre) começará a ser construído a partir de março. No segundo semestre deste ano estaremos iniciando as obras na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe”, garantiu o secretário.
O Corredor Leste-Oeste começa no Derby e segue até o terminal integrado de Camaragibe, no Grande Recife. Terá 22 estações no percurso e, além dos novos terminais, outras duas unidades que serão reformadas: os terminais da Caxangá e de Camaragibe. Uma ciclovia será implantada ao longo do corredor. O TI da IV Perimetral terá uma demanda de cerca de 53 mil passageiros por dia, operando com 11 linhas. Já o TI da III Perimetral, que terá área construída de dois mil metros quadrados, vai receber cerca de 40 mil usuários diariamente.
Veja como ficarão algumas das paradas do Corredor Leste-Oeste e o TI da III Perimetral:
Imagens de como ficará o TI da III Perimetral
Imagens de como ficará o TI da III Perimetral
TI III PERIMETRAL Cortada


TI III PERIMETRAL (3) cortada

Perspectiva de uma das estações do Leste-Oeste
Visualizar post Perspectiva de uma das estações do Leste-Oeste

Postado por Roberta Soares

GRANDE RECIFE - PLANO DE MOBILIDADE


De volta ao começo. O Plano de Mobilidade do Recife será refeito

Por
Ana Luiza Machado
O Plano de Mobilidade Urbana do Recife, enviado pela gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), encontra-se na Câmara Municipal há exatos um ano e sete meses, mas deve ser retirado para análise do prefeito Geraldo Julio (PSB). Junto com o projeto irá o voto do relator, o ex-vereador Múcio Magalhães (PT), que opinou pela rejeição e justificou ponto a ponto as falhas do projeto, que recebeu ao longo do tempo 59 emendas.
As melhorias na mobilidade, na acessibilidade, nos transportes públicos, na implantação de ciclovias, criação de políticas públicas para áreas de morro, no entanto, não terão condições de ser atendidas com a urgência necessária. Isso porque, caso o Executivo acate as sugestões do relator e realize os estudos tidos como importantes, a exemplo da pesquisa origem/destino e Plano de Adensamento Urbano, irá demandar tempo que só se somará com o trâmite legislativo.
“A falta de estudos centrais, superficialidade de todo o projeto enviado à Câmara, apesar da boa intenção, me levou a rejeitá-lo. A retirada do plano pelo prefeito confirma que a nossa avaliação está correta. Espero que seja apresentado um novo projeto à altura da complexidade da cidade”, afirmou Magalhães. O líder do governo Gilberto Alves (PTN) antecipou ao Diario que fará uma emenda ao regimento interno para criação da comissão de Mobilidade e Ordenamento Urbano. Para discutir ações na área, a Câmara aprovou ontem a ida do secretário de Mobilidade, João Braga, no dia 20.
Saiba mais
Análise do relator que culminou na rejeição do Plano de Mobilidade Urbano
Transporte Fluvial
O plano pretende combater o assoreamento e recuperar as margens dos rios para implantação dos serviços de transporte de passageiros, transportes turísticos e de carga e descarga. Porém, há necessidade de estudos técnicos prévios para analisar a viabilidade deste projeto. Recomenda que as ações estejam conectadas com o projeto de navegabilidade estadual.
Centralidade Urbana (áreas de concentração de atividades comerciais)
O plano não detalha como essas centralidades se inserem na mobilidade. O relator cita como exemplo de centros comerciais: Encruzilhada, Casa Amarela, Afogados e Beberibe e diz que o plano deve recomendar o fortalecimento desses centros comerciais sugerindo melhorias na mobilidade e revitalização dessas áreas.
Calçadas
Ausência de detalhamento e planos de ação que pudessem ser implantadas para melhorar a qualidade das calçadas. Constava apenas a pretensão da implantação da infraestrutura de acessibilidade, arborização, ciclovias e passeio de pedestre. O relator cita a necessidade de se analisar estudos sobre calçadas de especialistas em transporte, como Marcos Antônio Ferreira e Suely Sanches.
Pesquisa Origem/Destino
Diz que é “contraditório” a produção do Plano de Mobilidade sem a realização de uma pesquisa aprofundada sobre Origem/Destino, que detalha o sentido do deslocamento da população recifense nos últimos anos. O último estudo realizado neste sentido aconteceu em 1997 e, portanto, encontra-se desatualizada para servir de base para um projeto de futuro para a mobilidade da cidade.
Bicicletas
O plano não traz cronograma de execução das ciclovias, nem quais fontes de financiamento serão utilizadas para viabilizar a construção delas. A sugestão é que a prefeitura estimule às empresas privadas para criação de bicicletários como um incentivo a veículos não motorizados. Como contrapartida, poderia oferecer incentivo fiscais às empresas que aderissem à medida.
Táxis
Ausentes no Plano, foram colhidas em audiência pública com os taxistas sugestões para a frota de táxi. São elas: incentivo às empresas para implantação de um sistema que permita ao usuário chamar táxis pela internet; autorização para circulação dos táxis no corredores exclusivos de transporte público de passageiros; e implantação de GPS integrados com a SDS e a CTTU.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - VIADUTO DOS BULTRINS SERÁ ENTREGUE QUINTA 07/02/13


Antes de inauguração, secretário vistoria obras no Bultrins

Atualizado: na quinta
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitou as obras de construção dos Viadutos dos Bultrins, em Olinda. Durante a ocasião o gestor aproveitou para conferir de perto como estão às obras de finalização do viaduto Leste que será entregue à população da RMR antes do carnaval. Essa será a primeira obra do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB) entregue pelo Governo do Estado.

Com a entrega deste equipamento o tráfego misto e o transporte coletivo ganham mais agilidade na área, conhecida por ser um ponto de retenção e de intenso congestionamento.

Para a construção do Corredor Norte/Sul estão sendo investidos cerca de R$ 151 milhões. A intervenção tem início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até a Estação Central do Metrô, no centro do Recife, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e Avenida Cruz Cabugá. O corredor Norte-Sul passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife atendendo a uma demanda de 180 mil passageiros. São 33,2 km de via, com 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.
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domingo, 3 de fevereiro de 2013

BRASIL - TRANSPORTES GRATUITOS AQUI SERÁ...


Tallinn é primeira capital europeia com transporte público grátis



Tallinn, na Estônia, se tornou em 2013 a primeira capital europeia com transporte público gratuito para todos os seus habitantes, uma forma de reduzir os engarrafamentos e a contaminação.

Desde o começo do ano, os moradores da cidade têm que apresentar um novo cartão ao embarcar em ônibus, bondes ou trólebus, mas o trajeto é totalmente gratuito.

"Ainda é tão novo que muitas vezes me esqueço", admitiu à AFP Pavel Ilmajarv, um jovem de 19 anos, ao embarcar em um ônibus no centro da capital estoniana. "Antes, tinha um cartão mensal e não precisava apresentá-lo toda vez. Mas não vou me queixar: a gratuidade dos transportes é superprática, adoro", afirmou.

A gratuidade é reservada aos 420 mil moradores de Tallinn. Só é preciso pagar dois euros pelo cartão magnético pessoal que comprova a residência.

"Tivemos esta ideia há um ano e constatamos que nas primeiras semanas o número de pessoas que usa os transportes públicos aumentou, portanto decidimos aumentar o número de ônibus em serviço", afirmou à AFP o prefeito adjunto de Tallinn, Taavi Aas. A metade dos moradores da capital já utilizou o novo sistema, segundo a prefeitura.

Mas para o município, a gratuidade tem um custo. "Este ano, ficaremos sem os 12,4 milhões de euros da venda de bilhetes, uma soma que cobriria 23% da totalidade dos custos do transporte público de Tallinn", explicou Toomas Pirn, porta-voz da prefeitura.

"Uma parte deste valor será compensada pelo aumento dos impostos correspondentes à chegada de novos moradores. Este ano, a população aumentou em 3.686 pessoas e continua aumentando", acrescentou.

Muitas pessoas que até agora declaravam sua residência de verão como a principal se registraram em Tallin para poder se beneficiar da gratuidade dos transportes e assim contribuem para aumentar os ganhos do município, pagando impostos localmente.

O objetivo da operação é lutar contra os engarrafamentos e a contaminação.

"Esperamos limitar o número de veículos em circulação na cidade e reduzir a contaminação do ar. Segundo os estudos, os veículos são os maiores contaminadores em Tallinn", afirmou Pirn.

Nota do blog

Com o atual modelo de transporte (caótico) ainda empregado nas grandes cidades do nosso país, é um pouco complicado pensar em adotar um modelo como esse, pois diferente do nosso querido Brasil, alguns países Europeus já estão tomando medidas para que a população deixe de utilizar os seus veículos para usufruir do sistema público de transporte (metrô, ônibus, VLT, bicicletas de aluguel).

Como diz na reportagem, esta é uma medida para que o nível da poluição diminua e para que o trânsito não fique tão desordenado, mas quero ir um pouco mais além.

Quando me referi que alguns países da Europa tomam medidas, é porque já analisei de perto e percebi que países como Holanda, Bélgica e Suiça são os que mais proporcionam, em minha opinião, um transporte verde de qualidade.

Em Amsterdam (Holanda), por exemplo, com uma população de quase 800 mil habitantes existem mais de 550 mil bicicletas e 400 quilômetros de ciclovias na cidade (85% dos cidadãos maiores de doze anos possuem uma) e um em cada três deslocamentos é feito sobre duas rodas. E tudo isso para que? Qualidade de vida e menos poluição! Fora a quantidade de VLTs (bondes) que circulam por quase toda a cidade.

Olhem as fotos que eu tirei de um dos estacionamentos públicos de bicicletas, incrível!




Em Bruxelas (Bélgica), existe o famoso dia “sem carro”, que foi uma iniciativa do governo para mostrar para a população como seriam as suas vidas sem ter carros circulando pela cidade, e o resultado foi fantástico. Nesse dia o transporte público é gratuito, porém as pessoas optam em utilizar as bicicletas. Assim como em Amsterdam, os belgas utilizam muito as bicicletas.

Em relação à Suiça, em breve postarei uma das maiores criações já feita por esse país que tem como prioridade, o meio ambiente!

Por outro lado no Brasil o preço do transporte público só aumenta cada dia mais, como mostra a tabela abaixo extraída do site da Ticket.



Infelizmente no Brasil as únicas coisas que são de graça no nosso transporte público são: Bala perdida, batedores de carteira etc...

Um abraço e um bom final de semana.

Fonte: