segunda-feira, 10 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - EXPRESSO MACAXEIRA ATÉ 7:30 E PRONTO,SAIA MAS CEDO SE QUISER PEGAR UM. ISSO FOI O QUE UM PALHAÇO DO GRANDE RECIFE FALOU NAS FILAS.


                                           ATENÇÃO USUÁRIOS DO

 TI BARRO,HOJE PRIMEIRO DIA DE OPERAÇÃO DESTE TERMINAL, NA ÁREA NOVA UM A
BELA SURPRESA O ÓRGÃO DECIDIU,SEM AVISO PRÉVIO, QUE O EXPRESSO MACAXEIRA SÓ IRÁ FUNCIONAR ATE AS 7:30 DA MANHA.A POPULAÇÃO DEVERA FAZER COM URGÊNCIA RECLAMAR ATRAVÉS DO 0800.081.0158  , AGORA ISSO ACONTECE PORQUE OS GESTORES DO GRANDE RECIFE SE LOCOMOVEM PRA SEUS TRABALHOS EM SEUS CARROS COM AR,VIDROS ELÉTRICOS E TRAVAS ELÉTRICAS E DO ANO,AI FICA DIFÍCIL SENHOR GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS QUE TAMBÉM UTILIZA SEUS CARROS DE LUXO PRA TRABALHAR.

CONHEÇA O CARRO DO NOSSO GOVERNADOR:

domingo, 9 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - ESTACÃO COSME INACABADA

Com obra inacabada, nova estação do 





metrô do Recife é inaugurada





Estação Cosme e Damião foi aberta ao público, oficialmente, neste sábado.
Plataforma está situada a cerca de dois quilômetros da Arena Pernambuco.

Do G1 PE
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A Estação Cosme e Damião do metrô do Recife foi inaugurada, oficialmente, na tarde deste sábado (8), com a obra inacabada. Na parte externa da plataforma, em Camaragibe, na Região Metropolitana, há materiais de construção e um trator. No prédio, aberto público, ainda serão instalados a escada rolante e o corrimão de uma das escadas. No local, operários também terminam o serviço da parte elétrica. A área que dá acesso ao terminal integrado está fechada por tapumes.

A plataforma Cosme e Damião fica entre as estações Rodoviária e Camaragibe e está situada a cerca de dois quilômetros da Arena Pernambuco, estádio que vai receber os jogos da Copa das Confederações a partir do próximo dia 16. A expectativa é que 3.000 passageiros utilizem a estação diariamente. Na primeira semana de funcionamento, não será cobrada a tarifa de embarque dos usuários, segundo a assessoria do metrô.
O técnico em refrigeração Djalma Carneiro levou o neto de 3 anos para conhecer o local. “Fazia um tempo que estava para inaugurar e está concluindo hoje”, disse. O auxiliar de cozinha Marcone da Silva afirmou que o terminal ficar perto da casa dele. “Moro bem pertinho e fica melhor o deslocamento”.

Devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana nos dias 17 e 27 de maio, foram necessárias novas intervenções na estação, para minimizar as ocorrências de alagamento na área de acesso. No prédio também foram instaladas várias placas de sinalização, inclusive com informações em inglês.

De acordo com a assessoria do metrô, o prédio não está completamente pronto porque a estação vai funcionar de forma experimental. As obras devem ser concluídas nas próximas semanas. “Quando a gente entrega um trem novo, uma estação nova, fazemos esse sistema experiemntal para ver o que está precisando consertar”, explicou o diretor de operações do metrô, Sérgio Murilo.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que não há previsão para inauguração do Terminal Integrado Cosme e Damião. Na Copa das Confederações, o esquema de deslocamento dos torcedores será o mesmo montado para o amistoso entre Náutico e Sporting. Os passageiros desembarcam na estação e, de lá, seguem para a Arena Pernambuco em ônibus expressos que serão disponibilizados gratuitamente.

GRANDE RECIFE - OS PADRÕES DE TRANSPORTE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DE UM LUGAR.


Nesta simulação de Vital Brandão, um Veículo Leve sobre Trilho - VLT integrado com o metrô na Estação Largo da Paz. Seguiria em direção; Cinco Pontas, Marco Zero, cais do Porto e através de uma nova ponte interligada à praia do Del Chifre. Com destino ao terminal integrado ônibus -VLT em Olinda Carmo. — em Marco Zero - Recife Antigo
 Um VLT na Feira Negócios nos Trilhos
04/11/2009

A Alstom já vendeu mais de 1.200 unidades do Citadis no mundo. No Brasil, a primeira cidade a ter um será Brasília
A Alstom, líder mundial em transporte ferroviário, marca presença na 12ª edição da Feira
 e Seminário Negócios nos Trilhos 2009 com a exposição, pela primeira vez em São Paulo, de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O VLT é o bonde moderno: um meio de transporte que permite repensar os espaços urbanos, preservar a herança arquitetônica e contribuir para o crescimento das cidades, sem danos ao meio ambiente. Em todo o mundo, até hoje, 32 cidades encomendaram um total de mais de 1.200 VLTs do modelo Citadis que será exposto na feira. Em Brasília, um sistema VLT começou a ser construído neste semestre. E em São Paulo e Santos existem vários projetos avançados para implantação do bonde modcerno.
A capacidade de transporte do Citadis é de mais de 400 passageiros por veículo, representando um potencial de transporte de cerca de 18.000 passageiros por hora, o equivalente a mais de 100 carros ou seis ônibus (considerando-se quatro pessoas por carro ou 66 por ônibus). Opera silenciosamente e utiliza energia elétrica, que é renovável. Seu piso baixo garante total acessibilidade e segurança e seu design se torna ícone da cidade, atraindo negócios e turismo. O VLT Citadis ainda pode contar com a tecnologia APS (alimentação pelo solo), utilizada no Plano Piloto em Brasília. Neste caso o trem é alimentado pelo solo, dispensando o uso de fiação aérea, e é ideal por preservar a arquitetura das cidades tombadas.
Proposta de Vital Brandão funcionário de carreira do MetroRec.

Vital Alves Brandão, funcionário de carreira do MetroRec, é o autor do projeto que permite a Integração do Metrô com o transporte fluvial de passageiros, no rio Capibaribe. 
autor-VITAL ALVES BRANDÃO.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - TI BARRO AGORA SIM QUALIDADE DE VIDA PARA OS PROFISSIONAIS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os usuários do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, vão desembarcar em novas plataformas a partir deste sábado (8). A nova etapa foi entregue na manhã desta sexta-feira (7) pelo governador Eduardo Campos e será inaugurada amanhã. A nova seção corresponde à primeira fase de ampliação do terminal, que será reformado e vai passar a ter 19 mil metros quadrados.

O terminal, que já começa a operar neste domingo (9), irá operar com 10 linhas de ônibus e uma linha de metrô. Serão 1.548 viagens realizadas a partir de 92 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,25 (Anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco a 20 minutos. 
A etapa entregue nesta sexta-feira demorou quatro anos para ser construída e vai substituir temporariamente o antigo terminal, que será fechado neste sábado. O local vai passar por uma reforma prevista para ser concluída em dezembro deste ano. A ordem de serviço da obra foi assinada na cerimônia desta sexta, que contou com a participação de Eduardo Campos e do secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Até a inauguração do novo terminal, todas as dez linhas de ônibus que circulam pelo TI do Barro vão passar a trafegar pela nova etapa. Depois que as obras forem concluídas, as duas seções vão atuar de maneira integrada e o terminal vai ganhar quatro novas linhas de ônibus. Atualmente, cerca de 50 mil passageiros circulam pelo local diariamente. Com a ampliação, espera-se que o terminal passe a receber 70 mil usuários de ônibus por dia.

Maior que o terminal original, a nova etapa tem a forma de U e conta com plataformas, rede de lojas, lanchonete, banheiros públicos, copa, rede de drenagem e esgoto, área de estocagem e Ilhas de despachantes. Antes das obras, uma metalúrgica funcionava na área, que também recebeu serviços de pavimentação e urbanização. No total, foram gastos mais de R$ 4 milhões na construção.

A segunda etapa da ampliação do terminal corresponde à reforma das estruturas já existentes. No local, serão construídas novas plataformas, salas administrativas, estocagem, estacionamento interno, bicicletário e acesso definitivo ao metrô. As obras estão orçadas em R$ 3,3 milhões. O Terminal Integrado do Barro foi construído em 1994, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Atualmente, recebe 89 coletivos de 10 linhas de ônibus, totalizando mais de mil viagens por dia.

Informações: NE10



GRANDE RECIFE - METRÔ GRÁTIS NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES... E O POVO NA COPA DAS MULTIDÕES PAGANDO CARO,PELO PÉSSIMO SERVIÇO

Metrô será de graça para quem tiver o ingresso da Copa das Confederações

 

POSTADO POR Thiago Wagner da Silva ÀS 14:34 EM 05 DE Junho DE 2013

Os torcedores que compraram ingresso para os jogos da Copa das Confederações ganharam um incentivo a mais para ir de metrô para as partidas do torneio, que ocorre entre 15 e 30 de junho no Brasil - Recife é uma das sedes. O metrô será gratuito para quem tiver o bilhete da competição.
Para ter o direito, basta apresentar o ingresso do jogo em 10 das 29 estações do metrô: Cajueiro Seco, Aeroporto, Tancredo neves, Shopping, Antônio Falcão,  Recife, Joana Bezerra, Rodoviária (TIP), Cosme e Damião e Camaragibe. O objetivo da ação é fazer com que a torcida priorize o transporte público durante a Copa das Confederações. Lembrando que os carros dos torcedores não podem entrar no estádio. A torcida só pode chegar à arena através de ônibus circulares (também gratuitos) que saem da estação de metrô Cosme e Damião e do Terminal Integrado de Passageiros, onde os torcedores podem estacionar os carros.
Além da gratuidade do metrô, haverá o Expresso da Copa. São três linhas saindo do Shooping Recife, do Shopping RioMar e do Shopping Guararapes até estações do metrô. O serviço funcionará quatro horas antes do início do jogo. O preço será de R$ 5.
O torcedor que ainda assim quiser ir de carro pode estacionar o carro próximo às estações de metrô Aeroporto, Shooping, Recife, TIP e Joana Bezerra.  O mais próximo à arena é o do TIP, onde há o Parqtel. O custo do estacionamento no Parqtel é R$ 40 e deve ser feito com antecedência no site www.nepark.com.br

GRANDE RECIFE - Inauguração do Terminal Integrado do Barro

SERÁ INAUGURADO LOGO MAS AS 10:00 DESTA MANHA DE SEXTA 07/06/13, A PRIMEIRA ETAPA DO TI BARRO COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS,DANILO CABRAL E EQUIPE DO GOVERNO.ESSE TERMINAL MUITO TEMPO PEDE PRA TER UM POUCO DE QUALIDADE POIS ONTEM DIA 06/06/13 O CAOS ESTAVA ESTALADO NESTE TI.

 



quinta-feira, 6 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP E SUAS FALHAS E RECLAMAÇÕES.

06/06/2013 07:26 - Luiz Felipe Freire, da Folha de Pernambuco
Leila Santana
Equipamento começou a funcionar no último sábado
Estratégico por se situar perto da Arena Pernambuco, onde acontecerão os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, o novo terminal integrado do TIP, na Zona Oeste do Recife, tem recebido críticas dos moradores do bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes. Nos primeiros dias úteis de operação do novo equipamento, que começou a funcionar no último sábado, a maioria das pessoas reclama dos longos intervalos entre os ônibus e da piora do atendimento ao entorno.
Apesar de desfrutar de múltiplas opções de deslocamento e da redução tarifária, há quem prefira desembolsar mais para não ter que enfrentar uma realidade de atrasos e de superlotação. A dona de casa Hiedja Siqueira, por exemplo, conta que o sobrinho dela opta por pagar uma nova passagem ao desembarcar no Centro do Recife. “Ele vem de ônibus até o TI, pega outro para a Cidade e, lá, paga outra tarifa para Boa Viagem. Se ele for para a integração do Aeroporto, perde muito tempo”, relata a moradora do Curado II.
A linha de ônibus que atende a essa localidade, aliás, é outro alvo de reclamação no novo terminal. Passageiros denunciam que, às vezes, a espera por um coletivo chega a meia hora. “Passam uns três ônibus para o Curado IV e não chega o da gente”, declara o aposentado Edson Cunha. “Antes da integração, os coletivos já demoravam. Agora, a demora continua e a gente ainda perde tempo vindo para o TI”, completa.
Nas áreas de embarque para a avenida Conde da Boa Vista, o movimento de usuários também costuma ser intenso, mas, por conta da maior oferta de ônibus para esses destinos, as filas não ficam lotadas por muito tempo. Já para chegar a localidades do entorno do terminal, a situação não tem sido fácil. “Tiraram a linha que atendia ao Residencial dos Guararapes e agora temos que pegar um ônibus aqui, descer na BR-408 e ir para casa andando”, lamentou o montador de mármore Manoel Santana.
Sobre essa queixa, o gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, disse que, com a extinção da linha 148 - TIP (Curados)/TI Cavaleiro, um novo atendimento passou a ser direcionado ao local por meio da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto. “Vamos verificar se isso está sendo cumprido pela empresa operadora”, garante, acrescentando que ajustes ainda estão sendo feitos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - RECIFE ILHADA E POPULAÇÃO SOFRENDO E O PREFEITO NO SEU GABINETE SEQUINHO.

http://radar.g1.globo.com/pe/recife

JC Trânsito // congestionamento

Chuvas provocam retenções e alagamentos em vários trechos do Recife

Publicado em 05.06.2013, às 08h11


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Na entrada do Curado IV, a via ficou completamente alagada
Foto: @NadiaLuna2010/ twitter

Do JC Trânsito Os poucos minutos de chuvas que cairam na manhã de quarta-feira (05), deixaram várias ruas e avenidas do Recife alagadas.
Quem seguia pela BR-101, sentido Centro, encontrou a Avenida Norte com pontos de alagamento, em frente à Fábrica da Macaxeira e nas imediações da Maternidade Barros Lima, com apenas uma faixa livre para circulação.

Rua Cosme Viana, em Afogados.Foto: @decoff / twitter
Na Zona Sul, o trânsito ficou lento devido aos pontos de alagamento na Avenida Boa Viagem e Antônuo de Góes, no Pina, nas imediações da Secretaria de Administração. Já a Estrada dos Remédios, na Zona Oeste da capital pernambucana, também apresentou várias retenções no trânsito, bem como na Rua Tabaiares, próximo ao Sebrae.

Avenida Boa Viagem. Foto: @danielvercoza / twitter
O trânsito ficou complicado também na Avenida Recife, na altura da entrada de Jardim São Paulo, Cosme Viana, em Afogados, Avenida Doutor José Rufino, nas imediações dos Colégios Visão e Decisão e na Rua Rui Barbosa e Rua Amélia, na Zona Norte do Recife.

Avenida Recife, entrada de Jardim São Paulo. Foto: @flaviotbleite / twitter

GRANDE RECIFE - DIA A DIA PERNAMBUCO AO VIVO!

Transporte
 // Atraso, calor e superlotação fazem parte da rotina de quem usa metrô no Recife

Publicado em 30/05/2013


Imagem: TV Jornal
Na última semana, a superlotação do metrô que circula pela Região Metropolitana do Recife chamou atenção da população que usou o meio de transporte para se deslocar até a Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata. A hora da partida no estádio coincidiu com o horário em que os trabalhadores costumam voltar para casa, o que gerou superlotação em um período do dia que já costuma ter vagões bastante cheios. Usando uma pequena câmera, a TV Jornal embarcou na Estação Recife, com destino a Camaragibe, para mostrar que o atraso dos trens, o calor e a superlotação já fazem parte da  rotina de quem usa o metrô diariamente.
Já no embarque, a correria é grande e um homem fica com um pé preso na porta. O ar-condicionado não funciona, e os usuários do transporte relatam que o calor é rotineiro. A população não respeita as sinalizações que indicam o lado da porta de saída e de entrada dos passageiros, o que muitas vezes pode causar acidentes. Uma passageira reclama da ocasião em que o trem quebrou e os usuários tiveram que seguir caminhando pelos trilhos.

Na volta, no túnel que dá acesso aos pontos de ônibus do Terminal Integrado Joana Bezerra, motos insistem em trafegar e deixam o percurso perigoso para os pedestres. Já os policiais são poucos nas paradas escuras em que as pessoas precisam esperar os coletivos, diferente do que foi visto no dia da inauguração da Arena.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que, devido à aquisição de 15 novos trens, em meados de setembro, o tempo de espera pelos coletivos deve ser reduzido para 3,5 minutos, na Linha Centro, e 5 minutos, na Linha Sul.

Sobre o fato de descer dos trens e seguir sobre os trilhos até a estação mais próxima, a CBTU informou que esse procedimento é correto, desde que os usuários sigam estritamente as orientações dos maquinistas. Nenhum passageiro deve descer por conta própria por causa do perigo da corrente elétrica nos trilhos.

VEJA MAIS
Trânsito, filas e metrô lotado no acesso à Arena Pernambuco

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terça-feira, 4 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - CAOS A VISTA , PREPARAREM VEM CHUMBO .

Metroviários decretam estado de greve nesta segunda (10)

Segundo o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários, os funcionários pretendem deflagrá-la no meio da próxima semana

por Rhayana Fernandes | ter, 04/06/2013 - 19:46
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Foto: Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/ArquivoA categoria reivindica a reposição da inflação, mais 10% de aumento, totalizando 16,59%A categoria reivindica a reposição da inflação, mais 10% de aumento, totalizando 16,59%
Os funcionários do metrô do Recife podem entrar em estado de greve, por tempo indeterminado. Uma assembleia será realizada nesta próxima segunda-feira (10), às 18h, na Estação Central do Recife, no bairro de São José, onde será decretada a paralisação.
A categoria reivindica, pela reposição da inflação, mais 10% de aumento, totalizando 16,59%. Segundo o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais, a Metrorec apresentou uma proposta de 2,02% de aumento. “Além disso, estamos pedindo concursos públicos, investimento da própria empresa para a manutenção do dia-a-dia do metrô, porque a atual é muito precária”, explicou Morais.
Os metroviários também exigem plano de cargos e salários e plano de saúde nacional. “Nós pretendemos deflagrar a greve no meio da semana que vem”, afirmou o diretor. “Se a empresa apresentar uma proposta melhor, vamos avaliar e repensar a greve”, concluiu

.

GRANDE RECIFE - O GOVERNO DO ESTADO VAI COMPRAR 180 BRT´S E QUAL DESCES É DE SUA PREFERÊNCIA.

A impressão de ser pequeno vai muito do ângulo da imagem. A foto abaixo do Millennium BRT também sugere ser pequeno, contudo a medida do articulado está dentro da concorrência. O tamanho vai depender do chassi e da carroceria. Contudo, vendo o material abaixo do Doppio, que já comentei aqui sobre os chassis e tamanho da carroceria, ele pode até ter configuração articulada trucada (8x2) que tem 23m de comprimento, dando como exemplo a foto Viale BRT usando chassi Scania abaixo. O Viale BRT difere do outro Marcopolo com o mesmo chassi na medida do segundo segmento onde da articulação até o eixo de tração (balanço dianteiro do segundo segmento) tem espaçamento maior.






A posição das portas depende do projeto do corredor. Aqui, como comentei acima e outras vezes até citando em fotos que tirei da estação próxima ao Extra Supermercado, estão usando um espaçamento simétrico entre as portas do primeiro segmento e segundo, o que não se vê em outros corredores. O Doppio flagrado não seria compatível, porque a distâncias entre as portas do segundo segmento é maior que as do primeiro. Em Bogotá, as duas portas de cada segmento ficam juntas. Aliás, lá os veículos têm mais portas, pois enquanto um biarticulado aqui tem cinco num lado, os dele têm sete.


http://www.onibusparaibanos.com/2012...de-bogota.html

segunda-feira, 3 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - ITAMARACÁ TRANSPORTES SINÔNIMO DE QUALIDADE.

Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.

Atualmente conta com uma frota de 242 veículos e gera mais de 1.450 empregos diretos, realizando diariamente cerca de 2.700 viagens, transportando em média mais de 200.000 passageiros por cada dia útil de operação. 

Pensando em aumentar a interação com seus usuários, a Itamaracá transportes fornece através de seu SITE as principais notícias relacionadas ao sistema de transporte coletivo, onde os usuários podem olhar horários, itinerários e muito mais sobre a empresa.

Hoje a Itamaracá Transportes é uma das empresas de transporte de passageiros mais conceituadas do Brasil pela ANTP, além de já ter ganhado prêmios ISO de Qualidade e Meio Ambiente.

Um grande exemplo são os fóruns regulares com seus clientes, na qual os usuários participam das melhorias e consequentemente do crescimento da empresa.

A empresa também faz campanhas educativas através da sua página do Facebook, onde também é um importante canal com os usuários. 

Blog Meu Transporte

domingo, 2 de junho de 2013

GRANDE RECIFE- Arco Metropolitano pode ter mais 21 quilômetros



KLEBER NUNES / FOLHA-PE

O Arco Viário da Região Metropolitana ficará maior e mais caro. Com a determinação do governador Eduardo Campos de mudar o traçado da via para evitar a destruição de 30 hectares de Mata Atlântica, em Camaragibe, a alternativa já proposta pela equipe técnica do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) prevê uma ampliação de 21 quilômetros da rodovia, o que elevaria seu custo em pelo menos R$ 300 milhões. No entanto, o Estado está trabalhando para que o aumento das pistas chegue no máximo a 13 quilômetros. Ao que tudo indica, será esse o projeto entregue ao Governo Federal, que esta semana assumiu o financiamento das obras.

Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a retirada do arco de dentro do perímetro da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, obriga que o desvio do traçado contorne a mata pelo lado leste, passando próximo da cidade de Araçoiaba. O ponto negativo, segundo o próprio estudo, é que além de aumentar para R$ 1,5 bilhão os investimentos necessários para as obras, a mudança provocaria um afastamento excessivo da BR-101 Norte no último trecho, o que comprometeria a “atratividade do empreendimento”.

A alternativa trabalhada pelo Governo do Estado previa que o Arco Metropolitano tivesse 77 quilômetros, começando no entroncamento da BR-101 Sul próximo ao hospital Dom Hélder Câmara e finalizando na BR-101 Norte, perto da Fábrica de Cervejas Nobel. Por esse traçado, a rodovia cortaria os municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paudalho, São Lourenço, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O custo estimado seria de R$ 1,2 bilhão. A proposta, que é a do consórcio empreendedor formado pela Odebrecht Transport, em sociedade com a Invepar e a Queiroz Galvão, foi discutida em duas audiências públicas no início deste mês.

Procurada pela reportagem, a Secretaria do Governo, reponsável pelo projeto, informou, por meio de sua assessoria de Comunicação que a definição de como será o empreendimento depende do Governo Federal, “pois serão eles que definirão o responsável pela licitação”. Há chances de o Governo do Estado assumir essa etapa para tirar o Arco Metropolitano do papel. A indefinição põe em xeque a meta do Executivo Estadual, que é de iniciar as obras em setembro e concluir em 2016.

GRANDE RECIFE - COMIL ESTA NO PÁREO PARA A COMPRA DOS 180 BRT DAS LICITAÇÕES, EM PERNAMBUCO.

Empresas apostam nos diferenciais do Doppio BRT

Fonte: Comil
Fotos: JC Barboza

O ônibus BRT (Bus Rapid Transit) já é uma realidade no Brasil. E um dos destaques nesse novo segmento é o Doppio BRT, modelo lançado pela fabricante gaúcha Comil no final do ano passado. Desenvolvido para atender a sistemas de transporte rápido, o veículo traz um conceito diferenciado em conforto, economia e design. Essas características repercutem positivamente no mercado através da procura de grandes companhias brasileiras que investem no desenvolvimento e modernização do setor no País. 

Entre essas empresas está a Soul (Sociedade de Ônibus União Ltda), de Alvorada/RS. Com 62 anos de atuação na Grande Porto Alegre, possui uma das maiores frotas de transporte metropolitano do Rio Grande do Sul, 285 veículos. Recentemente, adquiriu 20 unidades do Doppio BRT para operação em linhas que ligam sua cidade sede à capital gaúcha – 18 unidades montadas sobre o chassi Mercedes-Benz O-500 MA e dois com o chassi Volkswagen 26.330 OTA. Com capacidade de 62 passageiros sentados e acesso para cadeirantes, todos os novos veículos são equipados com ar-condicionado, uma grande inovação para linhas convencionais na região. “Apostamos nesse segmento (BRT) para acompanhar a tendência do mercado, que exige cada vez mais conforto para o passageiro. Além disso, investindo em ônibus de maior capacidade, contribuímos para um trânsito mais ágil ao reduzir o número de veículos nas ruas”, destaca Marcelo Ternus, gerente de operações da Soul. Segundo o executivo, a companhia, parceira da Comil há cerca de 30 anos, não descarta a possibilidade de investir em novas unidades nos próximos anos. Os ônibus já adquiridos estreiam no final de maio.

Em Porto Alegre, outras duas tradicionais empresas de transporte urbano também apostam no Doppio BRT: a Sopal (Sociedade de Ônibus Porto Alegrense) e a Nortran Transporte Coletivos Ltda, ambas com os veículos em operação desde o começo de 2013. A Sopal comprou quatro unidades do modelo, dois com ar-condicionado e os outros dois com portas também no lado esquerdo – especial para o desembarque em plataformas. Dotados do chassi Mercedes-Benz O-500 MA, eles atuam nas linhas que ligam a Zona Norte ao centro da Capital. Conforme João Paulo Marzotto, diretor da Sopal, motivos para investir no modelo não faltam. “Além de atrair o público pelo seu visual, o Doppio BRT traz em sua estrutura o emprego de materiais mais leves e resistentes, o que colabora para redução no consumo de combustível. O preço altamente competitivo é outro ponto a ser ressaltado, fator importante no momento da decisão de compra”, observa Marzotto.

Para Cláudio Porto, diretor da Nortran e presidente do consórcio de ônibus Conorte, o Doppio BRT traz um conceito que reúne conforto e agilidade para solucionar o aumento na demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. “Detalhes como a largura das portas, que facilita o embarque e desembarque, e o amplo espaço interno colaboram para a ideia do transporte rápido nos corredores e avenidas. Isso faz com que o modelo nos dê boas respostas, principalmente em um setor que está cada vez mais exigente em função das preparações para a Copa do Mundo”, avalia Cláudio Porto a partir da experiência obtida com as duas unidades do Doppio BRT que a Nortran adquiriu no final de 2012 para operação nas linhas entre o extremo norte de Porto Alegre e o Centro. Os veículos possuem chassis Mercedes-Benz O-500 MA, com configurações que incluem acesso a cadeirantes e portas em ambos os lados.

Já no Sudeste, o segundo maior grupo de transporte coletivo do Estado de São Paulo e quarto do Brasil também aposta no Doppio BRT. Em março, o Grupo Belarmino comprou 34 unidades para a sua empresa Ouro Verde, que atua em linhas regulares de Campinas, Sumaré e Americana. A comercialização desses veículos, todos com configuração sobre chassis Mercedes-Benz O-500 MA, representa a confiabilidade no produto, uma vez que a companhia já havia adquirido outras unidades do modelo no final do ano passado. Antiga parceira da Comil, a corporação colabora para exposição dos ônibus BRT da fabricante gaúcha em um dos mais importantes mercados do transporte na América Latina.

O Doppio BRT

Adaptado para atender os sistemas de transporte rápido, que já começam a ser utilizados em todo o Brasil, o Doppio BRT chega como um dos veículos com melhor custo benefício do mercado para este segmento. O novo modelo apresenta um design frontal totalmente aerodinâmico, com ar-condicionado integrado à carroceria. “Aumentamos a curvatura frontal do carro, chegando próximo ao patamar usado em veículos de trânsito rápido como trens e metrôs”, afirma o designer da Comil Adriano de Quadros.  Além disso, o carro oferece soluções econômicas para o transporte de alta capacidade de passageiros e a padronização das peças com os demais produtos urbanos da Comil (Svelto e Svelto Midi) permite reduzir o gasto com peças e garante a otimização de recursos no dia-a-dia da operação.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS



Aplicações: Urbano Articulado
Estrutura: tubos, chapas e perfis em Aço Galvanizado
Entre-eixos: 6.000 mm / 6.450 mm
Posição do motor: Traseiro
Comprimento: 18.600 mm
Largura: 2.600 mm
Altura interna: 2.100 mm
Altura total: 3.350 mm
Nº de passageiros sentados: 62 lugares, mais cadeirante e um cobrador.
Adaptado para cadeirantes
CHASSIS APLICÁVEIS: Volvo:  B340M Articulado; VW: * VW 26.330 OTA EURO V; 
B: O-500 MA 2836; Scania: K310 IA 6x2/2