segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE= TI XAMBA UM MES DEPOIS TUDO NA MESMA.

 // Um mês após inauguração, problemas no Terminal de Xambá continuam

Publicado em 16/09/2013


Imagem: TV Jornal
Em um mês de funcionamento do Terminal Integrado de Xambá, em Peixinhos, Olinda, no Grande Recife, a insatisfação dos passageiros continua. Desde a inauguração, a TV Jornal acompanhou a indignação dos usuários com as grandes filas de espera pelos ônibus. Segundo o coordenador de Transporte do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio, vários ajustes foram feitos durante esse tempo, mas os passageiros afirmam que os problemas continuam. Cerca de 44 mil pessoas circulam pela integração todos os dias.

Na linha TI Xambá/Cruz Cabugá, 20 viagens foram adicionadas durante o dia para diminuir o tempo de espera, mas as filas não diminuíram. Uma outra reclamação dos usuários era que a quantidade de ônibus saindo dos 13 bairros para o terminal era muito pequena em relação ao número de usuários. Mário Sérgio afirmou que as linhas receberam um reforço.

Quanto à entrada e a saída dos ônibus, que acontece pelo mesmo local, o Consórcio Grande Recife explicou que o terminal foi planejado desta forma por uma questão de segurança, para que a população não precise atravessar vias dentro da integração.

VEJA MAIS
Usuários do Terminal de Xambá protestam contra demora de coletivos

 <object width="457" height="368" id="player_14646092"><param value="true" name="allowfullscreen"/><param value="http://player.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=14646092&tv=0" name="movie"/><param value="always" name="allowscriptaccess"/><param value="window" name="wmode"/><embed id="player_14646092" width="457" height="368" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" src="http://player.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=14646092&tv=0" wmode="window" /></embed><noscript><a href="http://mais.uol.com.br/view/14646092"></a></noscript></object>

Ônibus movidos a energia elétrica começam a circular em Curitiba

Aerotrem - "o melhor sistema de transporte que o homem jamais pensou em ...

Acorda Brasil: Transporte público no Canadá

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - MONOTRILHOS EM RECIFE SERIA UMA BOA OPÇÃO EM VARIOS LOCAIS(Imbiribeira,av norte,agamenon,BR101,abdias e outros).

Com construção mais rápida e barata, monotrilho agiliza ampliação de transportes sobre trilhos

 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Ampliar o transporte sobre trilhos de forma rápida e barata é um dos grandes desafios em todo o Mundo. A construção de uma linha de metrô, que envolve grandes escavações subterrâneas, movimentações de terra que exigem certificações ambientais, desapropriações, entre outros, costuma ser demorada e não acompanhar o crescimento da demanda. Para agilizar o processo e ampliar a oferta de transporte público, o Governo de São Paulo vem utilizando o sistema de monotrilho, que fica pronto mais rápido e é mais barato, além de não interferir em redes subterrâneas de esgoto.
Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sendo construída com o sistema de monotrilho (foto: Edson Lopes Jr.)
A principal diferença do monotrilho é sua estrutura. O metrô subterrâneo utiliza túneis para não atrapalhar o trânsito da superfície. O monotrilho, com o mesmo objetivo, usa uma estrutura elevada. Seus vagões circulam por estruturas suspensas, como passarelas, instaladas sobre os canteiros centrais de avenidas.


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

Um dos projetos, que foi internacionalmente premiado pela UITP (União Internacional dos Transportes Públicos), na categoria Inovação em Intermodalidade, é o da Linha 15-Prata, que vai conectar as estações Ipiranga e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, em um percurso de 25,8 km, com 18 estações e capacidade para transportar 500 mil passageiros por dia.

Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sendo construída com o sistema de monotrilho (foto: Edson Lopes Jr.)

A linha também será equipada com um sistema de controle automático de trens, que permite um intervalo de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Um percurso que hoje é feito em mais de duas horas será reduzido para 50 minutos.

O Metrô utiliza ainda o sistema de monotrilho na Linha 17-Ouro, que vai ligar o Jabaquara, na zona sul, à futura estação São Paulo-Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas.

Do Portal do Governo do Estado
 

Monotrilho é nova aposta de transporte em São Paulo

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - SEI ESTA PARADO PORQUE AS VIAS DE ACESSO NÃO AJUDA OS ONIBUS A CHEGAREM AOS TERMINAIS INTEGRADOS.

O trânsito está parando tudo…até o SEI

Publicado em 15/09/2013, Às 0:05

ASSISTA ESTE VÍDEO:

http://youtu.be/d7GfrEsmR9w



A falta de prioridade ao ônibus nas ruas dos centros urbanos chegou ao limite. Tem comprometido não só o ir e vir de quase todos os 2,3 milhões de passageiros diários do serviço, mas especialmente daqueles que dependem do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o modelo pernambucano de integração que deu fama ao Estado por muito tempo e que representa a espinha dorsal do transporte urbano da Região Metropolitana do Recife. Como afirmam técnicos do setor, ela está prejudicando os resultados do SEI e, consequentemente, sua imagem. Misturados ao mar de carros que se vê nas vias, os ônibus não estão conseguindo cumprir suas rotas, provocando a perda de centenas de viagens diárias – algo próximo a 30% da programação -, o que gera custos ao sistema e maltrata a população, a cada dia presa por mais tempo nos ônibus, quase sempre lotados e quentes. Se para o motorista, bem instalado em seu carro, com ar-condicionado, ouvindo música e, às vezes, até assistindo televisão, é ruim, imagine para o usuário do transporte público?

Pelo menos nos últimos dez anos, o governo de Pernambuco se preocupou em construir o máximo possível de terminais integrados do SEI, previstos no papel desde que foi projetado, em 1984. Foram nove unidades somente nas duas gestões de Eduardo Campos, numa expansão nunca vista antes no Estado. Mas os TIs não são suficientes. O sistema precisa de mais, muito mais. Aliás, como defendem técnicos que participaram da sua concepção, os TIs são um dos equipamentos do SEI, não o único. O sistema de integração pernambucano prevê outras medidas tão importantes quanto os terminais, como corredores e faixas exclusivas para os ônibus em, pelo menos, seus seis corredores radiais (vias que se dirigem ao Centro). Mas até hoje, 30 anos depois, só há algum tipo de preferência em apenas dois deles – Avenida Caxangá e PE-15.

Fotos Guga Matos_JC Imagem
Fotos Guga Matos_JC Imagem
Ausência de corredores e faixas exclusivas é um fato real no Grande Recife. São menos de 10% das ruas com algum tipo de preferência. Dos 560 quilômetros de vias por onde os coletivos passam, somente em 35 quilômetros há espaços segregados. E todos perdem com essa malha quase vexatória de tão pequena. A indiferença com que os gestores e a sociedade insistem em tratar o problema está custando caro. E muito. Em cifras, o sistema calcula uma perda anual de R$ 30 bilhões provocada pela fuga de demanda. Os números são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Em sentimento, a perda é incalculável. Os passageiros estão gastando até o dobro do tempo que levavam para ir e vir, adotando, sempre que possível, o transporte individual, seja ele um carro novo ou velho, uma moto ou cinquentinha. Não é à toa que a inauguração dos últimos terminais integrados do SEI têm gerado mais confusão e reclamações dos usuários do que gratidão. Os benefícios estão sendo superados pelas dificuldades.

“Terminais integrados viraram objetivo, um fim para os gestores. Como se o SEI fosse apenas isso. Ele é muito mais. Não se restringe aos TIs. Precisa de corredores e faixas seletivas, operação racional, gerenciamento forte e informação precisa ao usuário”, defende um técnico, em reserva. A população não se interessa mais pelas vantagens da ampliação de deslocamento pagando uma única tarifa, nem mesmo pela redução do valor da passagem, quando ela acontece. Ao contrário, a cada dia se irrita mais com o tempo perdido e a lotação dos terminais de integração, outro reflexo da falta de espaço viário para os ônibus nas ruas. Os coletivos saem dos TIs, mas não conseguem retornar, gerando um ciclo vicioso e, principalmente danoso para o passageiro. “Dar prioridade ao ônibus é a medida mais importante de todas, é urgente. Não acho que o modelo de terminais integrados seja ultrapassado, mas, sem dúvida, depende ainda mais da prioridade viária. Hoje em dia, só temos tirado do passageiro. A baldeação (troca de veículo) é negativa, os TIs são lotados e o tempo perdido entre os terminais ou entre eles e o destino final do usuário é grande. O passageiro, sem dúvida, percebe”, confirma César Cavalcanti, diretor da Associação Nacional de Transportes (ANTP) no Nordeste e consultor em transporte.

Otávio Cunha, presidente da NTU, lembra que o ganho de velocidade comercial dos ônibus chega a 50% quando faixas seletivas são implantadas. “O problema é nacional e precisa ser enfrentado. As faixas seletivas, no modelo BRS (Bus Rapid Service), que reúne sinalização e fiscalização eletrônica, são baratas. Custam R$ 250 mil o quilômetro, custo que inclui não só sinalização e fiscalização, mas também a revitalização dos abrigos e a informação ao passageiro. As cidades não têm desculpas para não implantá-las”, argumenta.

TI_Guga
FAIXAS SELETIVAS PARA MINIMIZAR PERDAS
O poder público garante estar atento às perdas que o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife vem tendo por não ter prioridade viária. E, como sempre, faz promessas sobre soluções para, ao menos, minimizar o impacto do problema – além de apontar o benefício da construção dos corredores de BRT Leste-Oeste e Norte-Sul, que nos últimos anos viraram, aos olhos dos gestores, a solução para todos os problemas do setor. Algumas das promessas são mais razoáveis do que outras, sob o aspecto da realização. Entre elas está a implantação de seis faixas seletivas para ônibus, começando por um dos corredores mais carregados do Recife, a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul, que ganhará, em outubro, 14 quilômetros de faixas preferenciais nos dois sentidos.
O modelo de BRS (Bus Rapid Service), adotado no Rio de Janeiro há aproximadamente quatro anos e, recentemente, por São Paulo, com ganhos reais de velocidade comercial dos coletivos, está nos planos da Prefeitura do Recife, mas não para ser implantado agora. Só no ano que vem, depois que houver uma definição sobre a racionalização das linhas, pré-requisito fundamental do sistema de BRS. Como ação paliativa, na tentativa de mitigar os prejuízos operacionais dos coletivos, serão implantadas, num primeiro momento, as faixas seletivas, e, numa segunda etapa, a fiscalização eletrônica. A racionalização virá no futuro e depende da gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte, que por sua vez está amarrado à licitação do sistema, em andamento.

“Não será possível começarmos com o BRS. Mas vamos garantir a prioridade ao transporte público. Faremos a pintura das faixas de imediato, enquanto lançamos a licitação para contratar a fiscalização eletrônica. Acredito que em novembro iniciamos a concorrência e, em janeiro, começamos com as câmeras. Enquanto isso, contaremos com o controle dos nossos agentes e a conscientização dos motoristas”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. A Avenida Mascarenhas de Moraes, o projeto-piloto, terá sete quilômetros de faixas em cada sentido, implantadas à direita da via, entre a Rua 10 de Julho (que compõe o binário com a Rua Barão de Souza Leão) e a Avenida Sul, onde começa o segundo corredor exclusivo de ônibus do Recife, completamente degradado – o primeiro é a Avenida Caxangá.

Depois de outubro, a CTTU parte para outros corredores do Recife. Serão beneficiadas até o fim do segundo semestre de 2014 as Avenidas Recife (que liga a Zona Sul à Zona Oeste), Abdias de Carvalho (Zona Oeste ao Centro), Beberibe (Zona Norte), Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar (Zona Sul), nessa ordem. Para implantar os 14 quilômetros de faixas seletivas na Avenida Mascarenhas de Moraes a CTTU estima gastar R$ 600 mil com a sinalização horizontal e vertical das faixas e R$ 220 mil com a contratação dos equipamentos de fiscalização.

Postado por Roberta Soares

domingo, 15 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE -NAVEGABILIDADE DO RIO CAPIBARIBE SE ARRASTA

Navegabilidade »Estações de embarque fluvial começam a ser construídas em outubro

Publicação: 13/09/2013 11:25 Atualização: 14/09/2013 00:07

As primeiras estações contempladas são as do Derby, do Recife e Santana, com previsão de conclusão para março de 2014. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
As primeiras estações contempladas são as do Derby, do Recife e Santana, com previsão de conclusão para março de 2014. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Devem começar no mês de outubro as obras de três das sete estações de embarque e desembarque de passageiros do programa Rios da Gente. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira pelo governador Eduardo Campos e pelo prefeito Geraldo Julio, durante assinatura da ordem de serviço e de um passeio de barco pelo Rio Capibaribe, acompanhado pelas primeiras-damas e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral.

As primeiras estações contempladas são as do Derby, do Recife e de Santana, com previsão de conclusão para março de 2014. As demais serão iniciadas em outubro do próximo ano. Hoje, os serviços estão na fase de dragagem.Todo o sistema de transporte fluvial deve ser entregue em junho de 2014.

O projeto vai contemplar duas rotas. A Oeste tem cinco estações e 11 km de extensão, da BR-101, passando por Santana, Torre e Derby até o centro do Recife, ao lado da Ponte Velha, perto da estação central do metrô. A Norte tem duas estações e 2,5 km e vai da Rua do Sol, em frente aos Correios até Olinda, perto do Shopping Tacaruna.

As estações serão construídas em uma área de até 438 metros quadrados, com plataformas flutuantes, acessibilidade, guichê, banheiros, circuito de TV, estacionamento e bicicletário. 

Com informações do repórter Wagner Oliveira

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - LICITAÇÃO DO RECIFE VIRA PALHAÇADA E SE VER UMA PIZZA DE OVO NO FIM DE TUDO.

Licitação dos ônibus da Região Metropolitana do Recife sofre novo atraso

 

Greve

Estava previsto para o dia 30 de agosto o lançamento do edital de licitação da segunda etapa da concorrência pública que pretende qualificar o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, um serviço que movimenta R$ 60 milhões por mês e garante o ir e vir de dois milhões de passageiros diariamente. Mas ele não aconteceu. O segundo lote inclui importantes corredores de transporte da RMR, como as Avenidas José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa, Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e até a BR-101. O governo do Estado decidiu dividir a licitação das linhas em duas etapas como estratégia para otimizar a concorrência depois que ela deu deserta no primeiro lançamento.
A explicação do Grande Recife Consórcio de Transportes e da Secretaria das Cidades, responsáveis pelo processo, tem lógica, embora não apague a impressão negativa que todo o processo de renovação da rede de transporte público da RMR adquiriu desde que o governo começou a prometer as mudanças, há mais de dez anos. “Só é possível lançar a licitação do segundo lote quando for concluída a primeira etapa, que está em andamento”. A primeira etapa a que se refere os gestores são dois lotes que incluem os corredores de BRT: Norte-Sul + linhas alimentadoras e linhas que circulam em Olinda; e Leste-Oeste + linhas alimentadoras. Segundo o Grande Recife, essa etapa está caminhando bem, na fase de habilitação das empresas que se candidataram aos dois lotes.
O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o processo licitatório do lote 1, que se refere ao Corredor Norte-Sul. Já o lote 2, referente ao Leste-Oeste, foi vencido pelo consórcio Rodoviária Metropolitana, que apresentou o menor preço. São as mesmas empresas que já operavam os trechos. Pelos prazos oficiais, tudo correndo bem, sem problemas, os contratos do primeiro lote serão assinados em dezembro. Em relação ao restante da licitação, ainda não há previsão de quando o edital será lançado.
Lotes da 2ª Etapa (licitação sem previsão):
Lote 3 – Corredor José Rufino (metrô) e Corredor Abdias de Carvalho
Lote 4 – Corredor Mascarenhas de Moraes
Lote 5 – Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Avenida Norte
Lote 6 – Corredor Beberibe e Corredor Presidente Kennedy
Lote 7 – Corredor Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
* Lote CRT (corredor da Caxangá, já licitado e operado pela empresa CRT)
O Cronograma da 2ª etapa (divulgado pelo Estado)
30/8/2013 – Lançamento do edital de licitação da 2ª etapa
30/9/2013 – Abertura das propostas
29/11/2013 – Homologação do resultado
10/12/2013 – Assinatura do contrato
10/03/2014 – Início da operação
1ª Etapa (licitação em andamento):
Valor: R$ 4,5 bilhões
Passageiros beneficiados: 732.248
Lote 1
Corredor Norte-Sul (BRT) mais as linhas alimentadoras e linhas que circulam em Olinda
Frota: 497 ônibus, sendo 148 BRTs
Lote 2
Corredor Leste-Oeste (BRT) mais as linhas alimentadoras
Frota: 204 ônibus, sendo 42 BRTs

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE- REAL DA TORRE INTERDITADA PRA CONSTRUÇÃO DO TÚNEL DA ABOLISAO.



Ônibus deixam de circular na Real da Torre para que as obras do Túnel da Abolição avancem 

As 32 linhas de ônibus que transitam pela via vão passar a utilizar a Rua José Osório e a Av Caxangá. A passagem, pela Real da Torre, só será permitida para os moradores e comércio local. 

A partir de amanhã (12) novas mudanças acontecerão no trânsito do bairro da Madalena, com a interdição de parte da rua Real da Torre, cruzamento com a Rua José Osório. A partir da 8h, o trecho entre a Escola Estadual Joaquim Távora, e o início da Avenida Caxangá será totalmente fechado, impedindo a passagem dos veículos. O acesso ao comércio local será permitido com saídas pelas ruas Lopes de Carvalho, 19 de Novembro ou Av. Caxangá. 

Os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros que utilizam a via também devem ficar atentos. No total, 32 linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados, deixando de passar pela rua Real da Torre. Com isso, serão desativadas três paradas ônibus, sendo duas na Praça Solange Pinto Melo e outra parada na calçada em frente ao Centro Educadores Paulo Freire. Os pontos de embarque e desembarque serão relocados para a frente do Parque Infantil, ao lado do Mercado da Madalena e, na rua José Osório (próximo ao cruzamento com a Rua José Higino) – por onde os coletivos vão passar a partir de agora. 

A interdição é necessária para agilizar a cravação das estacas do túnel em frente ao Museu da Abolição. O Túnel, investimento de R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) do eixo Leste/Oeste, que está sendo implantado do Derby até Camaragibe. 
Para o secretário Danilo Cabral essa é mais uma etapa importante da obra que vai precisar do apoio da população. “Todos os esforços estão sendo feitos para minimizar os transtornos aos motoristas e usuários de ônibus, mas é importante lembrar que o tráfego na área é muito grande e vamos precisar contar com a compreensão da população”, disse o secretário, lembrando que a cravação das estacas é uma fase fundamental para implantação do túnel, já que são elas que dão a sustentação necessária para a escavação. 
A cravação das estacas iniciou pela Real da Torre e já chegou no Museu da Abolição. Essa etapa deve durar algo em torno de três meses, para então começar a escavação e o assentamento da laje de cobertura do Túnel. 
O Túnel - Com a construção do Túnel da Abolição, o Governo de Pernambuco espera desafogar o trânsito, considerado como um dos pontos de maior congestionamento do Recife. Atualmente, passam, em média, 4.600 veículos por hora pelo cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre. A expectativa é dobrar essa capacidade. 
O túnel terá 287 metros de extensão e nove de largura, com três faixas de rolamento num sentido único. Ele vai ter início na Rua Real da Torre, ao lado do Museu da Abolição, vai passar por baixo do encontro entre a Rua Benfica e a Avenida Caxangá e sairá pela Rua João Ivo da Silva. A previsão é concluir a obra em janeiro de 2014. 
Sinalização – Todas as interdições durante a obra está contando com apoio dos órgãos de trânsito como da CTTU, Detran e BPTran e ainda do Consórcio Grande Recife que ajudam na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno estarão sinalizadas durante todo o processo. Guardas Municipais estarão na redondeza orientando o trânsito e divulgadores circulando nas vias próximas, nos semáforos, com faixas e panfletos informando aos motoristas sobre a obra e as vias alternativas. 

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VIA METROPOLITANA NORTE.

Governo do Estado inicia construção da Via Metropolitana Norte

| Mobilidade, Trânsito
https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_7234_tn_20130909193248baa2.jpghttps://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_7235_tn_201309091932486eb2.jpg
Começou a ser construída a rota alternativa para desafogar o tráfego que parte do Litoral Norte rumo à Cidade do Recife. Nesta segunda-feira (09/09), o governador Eduardo Campos assinou a foto1ordem de serviço para as obras da Via Metropolitana Norte, uma reivindicação antiga dos moradores da Região Metropolitana. "Essa via foi pensada há muitos anos e nunca foi feita. Essa é uma ligação muito importante para a mobilidade da nossa área urbana, uma vez que essa é a segunda perimetral da Região Metropolitana do Recife", destacou Eduardo. A via, que sai da ponte do Janga até a PE-15, é a terceira e última etapa do Projeto de Urbanização do Fragoso, em Olinda, que ainda contempla a construção de moradias, o revestimento do Canal do Fragoso e a construção de oito pontes.

A implantação da Via Metropolitana Norte será feita com faixa exclusiva para ônibus e ciclovias. Com 6,1 quilômetros de extensão, a Via Metropolitana Norte será um eixo de integração entre as rodovias PE-15 (início no Terminal PE-15) e PE-01 (limite entre Rio Doce, em Olinda, e o Janga, em Paulista). Quando estiver pronta, foto2beneficiará diretamente 70 mil motoristas e 60 mil usuários de ônibus. O prazo de conclusão está estimado em 30 meses e vai custar cerca de R$ 123 milhões, recursos do PAC Mobilidade.

As intervenções viárias ainda incluem a construção de duas pistas marginais com 10,5 metros de largura, com três faixas de rolamento cada e um viaduto sobre a PE-15. Já ciclovia será ao longo da pista Oeste, com 2,5 metros de largura. Além disso, o Governo do Estado está investindo, em parceria com a União, cerca de R$ 272 milhões no revestimento de 4,6 quilômetros do canal do bairro do Fragoso, em  Olinda. As intervenções de revestimento, que começam no canal dos Bultrins e vão até o rio Fragoso, já estão com metade do trecho em fase de conclusão.

O governador chamou atenção para o impacto positivo que estas ações trarão à urbanização da área. "Com o revestimento do canal, ele passará a ter, no mínimo, 35 metros de largura, em vez de um foto3metro, como vemos hoje em alguns pontos. Com esse alargamento, vamos melhorar a drenagem de todos os bairros de Olinda, que não passarão mais pelos constrangimentos e os riscos trazidos pelos alagamentos no inverno", destacou. Antes de dar a ordem de serviço de construção da via, Eduardo vistoriou a construção de 302 unidades habitacionais em Fragoso, que também estão no projeto de urbanização do local e deverão ser entregues em novembro deste ano.

O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, agradeceu ao Governo do Estado em nome dos olindenses, que, segundo ele, "esperam pela intervenção há 50 anos". "Essa é a obra mais reclamada de Olinda e estrategicamente a mais importante da sua história também, pois atende à cidade em vários aspectos", colocou Renildo. "Essas obras dialogam com a prevenção, pois evitam mortes e prejuízos materiais. Portanto, é uma obra que prepara um futuro melhor para milhares e milhares de pernambucanos", reiterou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que também esteve presente no ato.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE- VIA METROPOLITANA EM 2 ANOS E MEIO OLINDA VAI MUDAR PRA MELHOR.

Começa obra da Via Metropolitana Norte

Publicado em 09.09.2013, às 13h10

 


2f33ab33dc1906d22a2aaca839827288.jpg
A obra beneficiará diretamente 70 mil motoristas
Foto: Flora Freire/Especial para o NE10

Do NE10 Com informações de Flora Freire/Especial para o NE10 A Via Metropolitana Norte, sistema viário que pretende desafogar o trânsito em Olinda e Paulista, no Grande Recife, teve suas obras iniciadas nesta segunda-feira (9). A construção está orçada em R$ 123 milhões e deve ser concluída em 30 meses. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Eduardo Campos nesta manhã.

O objetivo é de que o novo percurso seja uma alternativa para quem passa pelas estradas dos Bultrins e do Largo do Varadouro. Para isso, o sistema terá 6,1 quilômetros de extensão, ligando as rodovias PE-15 e PE-01. A Via Metropolitana Norte terá um corredor de ônibus; duas pistas para carros, cada uma com três faixas e uma ciclovia na pista oeste. A obra integra a segunda perimetral, bem como o último viaduto construído sobre a PE-15. A ordem assinada pelo governador também prevê o alargamento do canal dos Bultrins, que atualmente possui 12 metros de largura, e passará a ter entre 35 e 45 metros.

assista a apresentação do projeto:


http://www.youtube.com/watch?v=OpZmmdU6ckI&feature=player_embedded

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, afirma que, para a construção do projeto, deverão ser desapropriadas aproximadamente 1500 famílias que moram em Fragoso, em Olinda, questão essa que está sendo vista junto à Companhia Estadual de Habitação (Cehab). “Nós estamos iniciando a discussão com relação a aproximadamente 1500 famílias que estão sendo desapropriadas. Mas essa obra já começou a ser feita pela Cehab. A primeira etapa diz respeito às 300 unidades habitacionais que serão entregues agora em novembro deste ano.” Sobre o assunto, Eduardo Campos afirma que a prefeitura se dispôs a dialogar com os moradores ainda na próxima quinta-feira (12).

De acordo com o Governo do Estado, a obra beneficiará diretamente 70 mil motoristas e 60 mil usuários de ônibus que saem dos bairros Rio Doce e Jardim Atlântico, em Olinda, e de Maria Farinha, Pau Amarelo, Janga, em Paulista.

A construção do sistema viário foi iniciada com atraso, já que o edital de licitação, divulgado em outubro de 2012, previa a execução da obra para janeiro deste ano. A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade de Pernambuco, o Promob, com recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. A Via Metropolitana norte também está inserida no projeto de urbanização do Fragoso, que prevê um investimento total de R$272 milhões, pelo PAC I, Tesouro Estadual e PAC da mobilidade.

domingo, 8 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - CBTU DESPREPARO NO FIM DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.

ESTE 7 DE SETEMBRO FICARA NA MEMORIA,ALEM DO GOVERNADOR SAIR ESCONDIDO EM ALTA VELOCIDADE,TEVE UM EPISODIO TRISTE NA ESTAÇÃO DO METRO SHOPPING ASSIM QUE TERMINOU O DESFILE ASSISTA O VÍDEO FALA POR SI MESMO. SÓ NÃO HOUVE UMA TRAGEDIA DEVIDO A 4 ÚNICOS FUNCIONÁRIO DA ESTAÇÃO QUE FORAM HERÓIS E FIZERAM DE TUDO PRA EVITAR UMA TRAGEDIA ONDE MAS DE 10 MIL PESSOAS QUERIA EMBARCAR EM UMA ESTAÇÃO TAO PEQUENA E APENAS 1 VIGILANTE, 3 FUNCIONÁRIOS.http://www.youtube.com/watch?v=V543IL-Nf6g

sábado, 7 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - DEBATE COM DANILO CABRAL... MUITA CONVERSA E POUCO CONVENCIMENTO.





Corredores de ônibus, terminais integrados e a mobilidade urbana em Pernambuco

O debate desta quarta-feira (4) tratou de um assunto que interfere diretamente, todos os dias, na vida da população pernambucana: a mobilidade urbana. As obras para Copa do Mundo de 2014: Pernambuco vai estar preparado para oferecer um bom deslocamento aos turistas? E o legado? Os ônibus BRT, os corredores norte-sul e leste-oeste. Quais serão as mudanças? E a frota antiga?
E os terminais integrados? Os protestos no Xambá e a situação da avenida Presidente Kennedy, em Olinda. O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, respondeu a esses e mais questionamentos feitos pelos ouvintes, por Everson Teixeira e pela repórter do Jornal do Commercio, Roberta Soares:
escute  a  entrevista  Danilo  Cabral

Compartilhe essa notícia

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - DESFILE ALTERA 41 LINHAS NA MASCARENHAS E METRO SERÁ A OPÇÃO.

Desfile 7 de Setembro altera linhas de ônibus e metrô é boa alternativa

Publicado em 06.09.2013, às 09h56

http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/no-recife-desfile-do-7-de-setembro-muda-de-lugar/2806621/ 


4248744d9740cd4e28b9b34d15f77692.jpg
Estações de metrô funcionam normalmente durante 7 de Setembro
Foto: Alana Lima/NE10

Do JC Trânsito Com o desfile em comemoração ao 7 de Setembro neste sábado (7) muitas linhas de ônibus mudam o itinerário e algumas até deixam de circular na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul do Recife. Com isto, o metrô é uma boa alternativa para o transporte público.
LEIA MAIS:
» Mudanças na Avenida Mascarenhas de Morais para desfile do dia 7 de Setembro
São 41 linhas que mudam seu trajeto, e três que não circulam durante o desfile cívico: TI Tancredo Neves (IMIP), TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) e TI Tancredo Neves (Príncipe). Essas linhas voltam a operar com o término do evento, às 14h.
A recomendação para quem utiliza os coletivos que deixarão de rodar é utilizar as estações de metrô localizadas na Zona Sul e que ficam próximas do desfile. São elas: Estação Shopping (próximo ao Shopping Recife), Estação Antônio Falcão (300 metros de distância da Av. Mascarenhas de Moraes) e a Estação Tancredo Neves, localizada embaixo do viaduto de mesmo nome. No centro, os usuários podem acessar os trens que saem da Estação Central do Recife, bairro de São José, e Estação Joana Bezerra.
O metrô funciona das 5h até as 23h, com intervalos de 10 minutos entre uma viagem e outra. São sete trens que compõem a Linha Sul, com mais dois podendo ser injetados a depender da demanda.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI IGARASSU,TI PELOPIDAS E TI PE-15 RECEBERÁ ESTAÇÃO BRT JÁ MONTADAS AGORA EM SETEMBRO.

O prazo é cada vez menor e os desafios parecem não ter fim, mas de acordo com o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, os dois corredores exclusivos do BRT:Norte/sul e Leste/Oeste vão estar prontos até março de 2014. Olhando as imagens fica até difícil acreditar…






http://blogs.diariodepernambuco.com....brt-no-recife/ __________________

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI PERIMETRAL 3 NA CAXANGÁ AO LADO DO HGV(hospital getulio vargas)

A projeção desse terminal incluindo a área do HGV, após o muro ao fundo até a rua atrás, é exibida nas imagens abaixo. Pelo que vi no local, o trecho onde se vê a plataforma elevada e há uma curva é visto na primeira imagem, parte do fundo onde há a curva entre as plataformas e a plataforma do lado esquerdo.

A questão é que a projeção não me parece ter a mesma proporção da obra real, pois a área não é tão grande assim.

Sobra a área de estocagem, também não sei. Se tiver, será apenas para BRT. As linhas alimentadoras devem ficar alocadas nos terminais do bairro similar ao que ocorre, por exemplo, no TI Barro com linhas das URs. Ter conexão entre TI e estação BRT da avenida se tinha uma noção na versão 2 do projeto disponível na net que não é a final. O JC em um notícia disse que fariam túneis criando essa ligação. Pesquisas de campo que fiz e várias vezes comentei aqui indicavam que não haveria esse tipo de conexão segundo trabalhadores das obras com quem falei. Eles disseram que a ligação será pelo ônibus, ou seja, se aqueles que vêm dos bairros pelas linhas alimentadoras e vão para, digamos, o TI P3 e deste quiser ir para Camaragibe, pegará o BRT para o centro ou Joana Bezerra e na primeira estação BRT descerá para pegar o ônibus BRT sentido Camaragibe. O sentido inverso também ocorrerá. Sinceramente, acho uma perda de tempo, pois você força lotação desnecessária no veículo que sai do TI ou vai para o TI para tomar outra rota não feita diretamente pela TI, a estação próxima viraria integração, quando uma conexão entre TI e estação em frente sem dificuldade e perda de tempo seria mais útil. Mas fazer o quê? As estações podem assumir função integradora.



http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br


Falar em Leste-Oeste, tanta notícia sobre as obras na Praça do Derby começar no sábado, e nada. Passei por lá a tarde e ninguém estava trabalhando. Agora, tinha gente trabalhando na obra do túnel que só deixou uma faixa e meia sentido centro disponível.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - RESUMO DAS OBRAS NO RECIFE E ATÉ DEZEMBRO FICA PRONTAS SERÁ?

A Praça do Derby, área central do Recife, ganhará a maior das 21 estações para embarque e desembarque de passageiros do Corredor Leste-Oeste. Com capacidade para 400 pessoas – cem a mais que as outras – a estação começou a ser construída sábado e está prevista para dezembro. Veículos trafegaram sem grandes problemas ontem, primeiro dia útil após a interdição de duas faixas da rua. Passageiros reclamaram da demora de alguns ônibus. O corredor exclusivo para transporte coletivo, que vai do Derby a Camaragibe, na Região Metropolitana, será concluído em março. Entrará em operação até a Copa do Mundo, em junho.

A estação do Derby medirá 129 m². As demais terão 90 m². O espaço maior deve-se à grande quantidade de usuários das 29 linhas de ônibus que passam pelo local. O equipamento, no meio da via, tem uma passarela entre as duas plataformas. O usuário que hoje vem da Caxangá desce do lado direito. Quando a estação começar a funcionar ele vai desembarcar do lado esquerdo. O contrário ocorrerá com o passageiro que vier do Centro em direção ao subúrbio.

“Estamos trabalhando para concluir tudo até março. As mais de 126 mil pessoas que circularão pelo corredor gastarão cerca de 30 minutos a menos do Derby a Camaragibe”, destaca o secretário das Cidades, Danilo Cabral. A orientação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) é que os motoristas evitem trafegar nos arredores da praça.

Além da estação do Derby, 11 estão sendo construídas na Avenida Caxangá. Há obras em mais três estações na PE-5. Outra ficará no bairro da Madalena (próximo ao supermercado Extra) e começará a ser construída em setembro. As cinco restantes, em Camaragibe, dependem de desapropriações para terem as obras iniciadas. A expectativa é que comecem a ser edificadas em outubro.

Ontem (27), comerciantes e moradores da Madalena, Zona Oeste da capital, realizaram uma reunião, às 18h30, no Colégio Ideia, para discutir a construção do túnel em frente ao Museu da Abolição. A obra também faz parte do corredor. “Sabemos da importância do trabalho, mas achamos que poderia ser agilizado. Convidamos o governo do Estado, a CTTU e o consórcio Mendes Júnior, responsável pela construção, para participar da reunião”, explica o diretor do Colégio Ideia, Domingos Sávio. A escola fica na Rua Real da Torre. Proprietário de uma loja de estofados na via há oito anos, Alessandro Caldas demitiu três funcionários desde que a obra começou, em março.“Com a interdição da rua, as vendas caíram 80%”, conta. A Secretaria das Cidades informou que mandará um representante à reunião.

SUSPENSÃO

O promotor de justiça Ricardo Coelho recomendou à Secretaria das Cidades do Estado e à Secretaria de Meio Ambiente do Recife, a suspensão das obras do Terminal Integrado da Avenida Caxangá, até que sejam realizadas audiência pública e Estudo de Impacto de Vizinhança. A reivindicação é de familiares de pacientes e funcionários do Hospital Getúlio Vargas. O TI será construído no terreno do HGV, que continuará funcionando durante os serviços.



Fonte: Jornal do Commercio

terça-feira, 3 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - FALTA 10 MESES PRA COPA E O RECIFE LONGE DE ENTREGAR AS OBRAS.

Corredores do BRT do Recife com mais da metade das obras para concluir


A 10 meses da Copa do Mundo, os dois mais importantes corredores da RMR – Norte/Sul e Leste/Oeste – não têm só o prazo de execução como desafio, mas sobretudo o legado que deixarão. Dois aspectos devem ser considerados: a qualidade e a eficácia dos equipamentos e o planejamento além da Copa.
Em Bogotá, Curitiba e Belo Horizonte, a implantação do modelo BRT veio acompanhada de um plano de expansão. No Recife, mesmo com o Plano Diretor de Transporte Urbano de 2007 como referência, ações futuras não têm cronograma certo. Pior: o PDTU não tem dados atualizados desde que foi lançado. A estimativa de demanda em Suape até 2020 , por exemplo, foi superada em 2012. E há risco de ações desconectadas de uma lógica no sistema, como um modal ferroviário na Av Norte.
Até dezembro de 2013, a Secretaria das Cidades espera concluir o corredor Norte/Sul, aquele que tem 33 estações, das quais apenas 15 foram iniciadas, e 33,2 km de extensão, dos quais 12 km tiveram, até agora, reforço no pavimento do corredor exclusivo. Sem falar no Terminal Integrado de Abreu e Lima, que está no início da construção, e nos outros três terminais do Norte/Sul: Igarassu, Pelópidas e PE-15, que ainda não foram adaptados para receber o BRT.
Também não há sinal da ciclovia e melhoria dos passeios ao longo do corredor. A favor do cronograma, estão os viadutos de Ouro Preto, Bultrins e Complexo Salgadinho, já concluídos. Pelos cálculos do governo, cerca de 67% das obras já foram executadas.
“As estações estarão concluídas até dezembro. Já as obras de adaptação dos terminais serão iniciadas em setembro e o projeto de urbanização da PE-5 está sendo concluído e será executado até março de 2014”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. Para agilizar a montagem das estações, as estruturas em concreto estão sendo substituídas por metálicas. “A execução é bem mais rápida e a durabilidade é equivalente. O design é o mesmo”, afirmou Juliana Barreto, gerente de projetos da Secretaria das Cidades.
Elevado da Caxangá - Corredor Lesste/Oeste - Foto - Arthur Souza DP/D.A.Press
O corredor Leste/Oeste tem 45% das obras concluídas e a previsão é que fique pronto até março de 2014. Das 21 estações, 14 foram iniciadas e estão em fase mais avançada de acabamento. Os terminais de integração, no entanto, são um problema. O de Camaragibe não teve a ampliação iniciada, e os terminais da 3ª e 4ª perimetrais estão no início das obras. Também em Camaragibe, as cinco estações na Avenida Belmino Correia dependem de desapropriação. “Estamos aguardando autorização da Justiça, mas acreditamos que até setembro as obras serão iniciadas”, afirmou.
Outro ponto pendente é a Avenida Conde da Boa Vista, cujo projeto é do município. Os estudos para a requalificação da via ainda estão sendo feitos. “Há um questionamento sobre a mudança do conceito para a Conde da Boa Vista. Não é apenas uma questão de fixar estações. Essa é a parte mais simples. Mas como se dará o uso do espaço é uma decisão do município, que estamos aguardando”, revelou Juliana Barreto.
Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, já houve a definição do conceito. “A Conde da Boa Vista será apenas para o BRT. Os ônibus convencionais usarão vias paralelas. Apresentamos a proposta ao Grande Recife, que nos dirá de que forma poderá ocorrer a operação do sistema enquanto a obra estiver sendo tocada”, pontuou. Segundo ele, a ideia também é resgatar o glamour e a beleza da avenida. “Haverá um trabalho paisagístico para recuperar a via”, afirmou.
As vias paralelas e transversais também vão sofrer mudanças. “Nós acreditamos que até o fim do ano o projeto esteja esteja concluído”. Segundo o secretário, as obras das estações do BRT poderão ser iniciadas desde que haja um plano de circulação para as vias que hoje passam pela avenida.

7 thoughts on “Corredores do BRT do Recife com mais da metade das obras para concluir

  1. Difícil acreditar que vai ficar pronto. O secretário já disse o Norte-Sul foi dividido em duas etapas quando antes era uma só a segunda, trecho da Agamenon, só ficará pronto em out/2014. Fala em processo de urbanização dos corredores quando levam um tempão para fazer simples reparos de calçadas. Dizer que as estações agora são metálicas agilizando o processo de construção, só que a base delas é de alvenaria e mesmo a estrutura metálica precisa de vários pontos de solda, sem esquecer que tem estação com mais de um ano iniciada e ainda não ficou pronta. O problema detectado de alinhamento de algumas portas das estações com o ônibus modelo BRT, pelo que já vi no Leste-Oeste, só fizeram desmontar e há mais de duas semanas não vi alterações após tal ação, e olha que isso já tem mais de dois meses.
    O trecho de Camaragibe, Belmiro, não é tão simples de implantar, pois como eu vi as mudanças nas estações no trecho da Caxangá, na cidade vizinha após possível derrubada de imóveis, terão que limpar e demora bastante, remanejar e até limpar rede esgotos, água e escoamento pluvial, para então fazer a nova base das calçadas, alargar a via, que para mim deveriam fazer isso primeiro para então começar as obras das estações no meio da via, pois do contrário haverá um belo de um estrangulamento como há vários na Caxangá.
    O Ramal da Copa, pelo projeto, também provocará desapropriações e como estão estas? No TI Perimetral 3, estão trabalhando quase que exclusivamente na área que estava o BB, enquanto há poucas intervenções não vistas na vias onde fica o estacionamento do HGV que recebeu uns 5 mi para reforma e ampliação já iniciada, mas cadê a liberação plena do estacionamento que irá compor parte do TI?
    A Conde da Boa Vista ficar só para o BRT, ótimo, mas as vias paralelas não comportam a transferência das linhas que não serão substituídas pelo novo conceito, irão é transferir um problema: a avenida é critica pelo congestionamento de ônibus no horário de pico que irá passar para as vias paralelas que são apertas e já não suportam o tráfego atual que nem tanto ônibus.
    • Raimundo,
      Me tira uma dúvida, seria viável os usuários de ônibus comuns descerem e “integrarem” na estação do BRT da praça do Derby?
      Isso poderia acontecer também por meio do bilhete único, não?
      Assim, a Conde da Boa Vista seria exclusiva para BRT e as vias paralelas ficariam desafogadas.
      Abs
      • Alexandre,
        alguns no forum que participo questionam que o bilhete único iria contra o emprego do SEI, só que venho lembrar que nós já adotamos de certa forma o bilhete único, pois há linhas que pagando um valor x da passagem se ganha um ticket para usar o metrô, bem como existe paradas integradas onde usuários do sistema complementar recebem até onde sei um ticket para pegar a linha que dá continuidade ao trajeto, tipo centro do Recife.
        No caso da Boa Vista, querem deixar ela apenas para os BRT e deslocar as linhas de rotas que não tem esse conceito para as vias paralelas, sendo algumas já em situação de saturação e outras nem tanto como a Av. Mário Melo.
        Ao que parece, usuários de linhas convencionais não-BRT chegariam a Boa Vista, mas pelas vias paralelas, só que a depender da via, o usuário que quer ficar na avenida Conde da Boa Vista vai andar bastante caso não use BRT.
        Criar integração com estações é possível, mas se vão achar viável são outros quinhentos. Vou dar dois exemplos que isso é possível sendo um deles um problema que ocorrerá no Leste-Oeste bastando adotar ônibus com as características de portas dos BRT (portas no lado esquerdo para estação e lado direito com escada para paradas, via públicas em caso de pane por exemplo):
        - na área central transitam linhas circulares que saem de TIs sendo algumas que vão para Rua do Príncipe, prefeitura,etc. É só trocar o ônibus para um modelo que tenha também portas no lado esquerdo para plataforma em nível de estação. O cobrador continuaria presente. Esse veículo passaria a se integrar em algumas estações BRT, que poderiam ser a do Derby, as da Conde da Boa Vista, Guararapes e Cabugá, até para evitar trafegar em tráfego misto onde há o corredor, que ocorrerá na Cabugá onde pretendem manter linhas convencionais parando no lado das calçadas enquanto o BRT trafega na faixa central. Nas outras vias onde não há corredor BRT funcionaria como um ônibus normal com acesso pelo lado direito, pagamento dentro do veículo. Poderia atrapalhar o sistema BRT? Talvez. Como os ônibus são rastreados e voltarão a adotar o sistema de controle de tempo para o usuário saber quanto tempo o veículo levará para chegara ao TI ou a estação, além de paradas convencionais, a maioria das linhas é parador, não vejo problema em agregar um veículo com emprego misto dentro do BRT até porque ele só atuaria em trechos limitados. Essa tese se fundamenta na ideia do governo criar trechos expressos no Norte-Centro onde não haverá estação BRT porque a demanda não compensa uma cara estação que gera despesas altas, mas linhas com pagamento interno usariam o corredor usando as convencionais paradas que não seria desativadas. Outra, tal medida evitaria lotação exagerada em TIs, travessia de ruas para as estações e vice-versa só para pegar uma determinada linha com novo pagamento de passagem ou mesmo uso do bilhete único, sem esquecer, também, que a estação BRT em trecho onde haverá linhas convencionais é melhor local para abrigar passageiros que as paradas nas calçadas que prejudicam a mobilidade de outras pessoas. Se a estação pode ser integrável usando um veículo com portas compatíveis, por que não usar?
        - no Leste-Oeste há linhas que vão para a Rua do Príncipe, Paissandu e Av. do Sport. Ano que vem, Barbalho(Detran) e Torrões devem integrar os novos TIs P3 e P4 de onde partirão BRTs para a Boa Vista (esperto que chegue ao TI Recife) e TI Joana. Quem vai para as citadas vias como irão chegar a elas se os BRT não irão transitar por elas? Aí entra a proposta de integração de estação usando veículo do conceito atual com comunicação para as estações BRT que só reforça o item anterior. Na estação do Derby, linha circular poderia ser integrada para atender ao Príncipe e ao Paissandu/Sport sem depender tanto do TI Joana, ou só ao Paissandu/Sport já que há linha circular para o Príncipe partindo do TI Joana onde os usuários do Leste-Oeste tomariam o BRT para Joana e deste a circular já existente. Para atender uma parcela relativamente pequena, mas que somada comporta um ônibus, como a estação do Derby será duas vezes o tamanho das outras, ela pode por um prazo curto de tempo estocar pessoas.
        Agora, é possível que aleguem que a depender do local da estação e trecho das vias que deixariam de ter atendimento, forcem o usuário ir a pé mesmo. As estações BRT já possuem um distanciamento entre si superior as paradas atuais. A Boa Vista, que hoje tem quatro pontos de paradas, com as estações BRT sugerem ter três estações, daí você já tem uma noção que o usuário vai andar mais a pé para tomar o ônibus.
        • Raimundo,
          Então o principal problema para se implantar o bilhete único seria se sair do conceito de TIs? Isso é o de menos…
          Veja que se trabalharmos com bilhete único, sem necessidade de integração, o usuário poderia trocar de ônibus no meio do percurso, sem necessidade de percorrer distâncias maiores…
          É um desproposito fazer as pessoas integrarem para poderem trocar de ônibus… É irracional!!!
          Usando o bilhete único, o sistema operaria de forma otimizada e com menos ônibus nas ruas….
          Meu raciocínio está correto? Ou temos outros impedimentos além de ir contra do conceito de TIs?
          Abs,
          • Outro ponto favorável ao bilhete único: não precisaria se construir outros TIs… afinal, toda a cidade seria como se fosse um terminal de integração… correto?
            O único ponto desfavorável que vejo é a remuneração dos empresários…
            Estou certo?
            Abs,
  2. NÃO VAI FICAR PRONTO. ANDA A PASSO DE TARTARUGA. EU NUNCA VI COISA TÃO INCOMPETENTE. COMO É QUE VC. TEM UMA OBRA DESSA MAGNITUDE E SOMENTE SE TRABALHA DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 07 ÀS 17HRS. OS TRABALHOS DEVERIAM DIUTURNOS INCLUINDO SÁBADOS DOMINGOS E FERIADOS POIS ALÉM DE APRESSAR A CONCLUSÃO DAS OBRAS OS TRANSTORNOS SERIAM BEM MENORES PARA A POPULAÇÃO. MANDA O PREFEITO OU O GOVERNADOR DIRIGIR UM CARRO NA CAXANGÁ AS 12 HRS DA MANHÃ PRA ELES VEREM O QUE É BOM PRA TOSSE. PANCADA NA CABEÇA DOS OUTROS É CAFUNÉ PRA NÃO DIZER OUTRA COISA.