sexta-feira, 25 de abril de 2014

Curto-circuito seguido de incêndio e protesto causa tumulto em Terminal Integrado

TI BARRO NOVO E ACABADO ENTREGUE A SORTE.

Passageiros que utilizam o TI enfrentaram mais uma volta para casa tumultuada


Reprodução/Facebook
Terminal do Barro ficou às escuras nesta quinta-feira
Passageiros que utilizam o Terminal Integrado do Barro enfrentaram, nesta quinta-feira, mais uma volta para casa tumultuada. Como se já não bastasse os transtornos diários provocados pelo trânsito e ônibus lotados, os usuários precisaram de muita paciência para aguardar os coletivos, que por alguns minutos foram impedidos de entrar e sair do TI por conta de um protesto. Paralelo ao ato, um pequeno incêndio foi registrado no interior do terminal, o que causou a interrupção do fornecimento da energia no local.
Devido aos dois incidentes, ocorridos por volta das 18h - horário de grande movimentação no terminal -, um princípio de tumulto foi registrado. Segundo a assessoria do Grande Recife, responsável pela administração do TI, o Corpo de Bombeiros foi acionado por conta da fumaça que pairou no local. De acordo com o Consórcio, o incêndio foi provocado por um curto-circuito iniciado em uma das salas da administração. Por conta do incidente, o fornecimento de energia precisou ser interrompido.
Em um pequeno intervalo, usuários realizaram um protesto por conta da demora de uma linha que circula pela BR-101. De acordo com o Grande Recife, alguns passageiros bloquearam a entrada e saída veículos, causando ainda mais transtornos para quem não tinha nada a ver com o problema. Por conta do ato, os coletivos que demoravam a chegar tiveram ainda mais dificuldades para acessar o terminal. Segundo informações do Consórcio, os próprios usuários desbloquearam o acesso minutos depois.
O Grande Recife informou ainda que o fornecimento de energia no TI do Barro já foi restabelecido.

Brt de Pernambuco e sua Mobilidade... e seus incompetentes senhores da secretária das cidades. ( Fiasco).



BRT do Recife só terá 2 estações funcionando na Copa

Obras das estações provisórias do BRT em Camaragibe Foto - Teresa Maia DP D.A.Press
Obras das estações provisórias do BRT em Camaragibe Foto – Teresa Maia DP D.A.Press
O modelo de operação de transporte para a Arena Pernambuco nos jogos da Copa do Mundo já foi definido. O corredor Leste/Oeste do BRT, principal obra da matriz da Copa, não terá o desempenho que se previa inicialmente. Com capacidade estimada em 126 mil passageiros por dia, depois de pronto, só deverá transportar seis mil pessoas para a Arena em cada um dos cinco jogos.
A principal razão é que das 28 estações do corredor, sendo 16 no padrão BRT e 12 provisórias, apenas duas serão usadas. O atraso na conclusão de estações e de terminais, principalmente em Camaragibe, são as maiores causas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano escolheu as estações da Avenida Guararapes e do Derby como ponto de partida para a Arena, por serem estações duplas e localizadas em áreas de grande fluxo.
Do Derby, os ônibus farão viagem expressa. Uma terceira estação, nas imediações do Parque de Exposição do Cordeiro, poderá fazer parte da operação, mas ainda está em estudo. A Secretaria das Cidades e a própria Secretaria da Copa (Secopa), estimam uma média de 54 mil pessoas nos dias de jogos, sendo 44 mil para a Arena e cerca de 10 mil para outros destinos. A secretária-executiva de gestão da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, tentou amenizar o atraso da obra. “O expresso do BRT é uma boa alternativa, uma vez que vai possibilitar um transporte mais rápido.”
O público restante terá que recorrer principalmente ao metrô,  que deverá transportar até 18 mil pessoas. Na distribuição dos modais, o sistema que permite aos motoristas deixar seu carro no estacionamento e seguir de ônibus para o estádio será repetido. É o caso do estacionamento do Parqtel, que já funcionou na Copa das Confederações. A previsão é que 10 mil pessoas sejam atendidas somente neste estacionamento, quatro mil a mais do que o BRT transportará.
Frustração
Entre o que se apostava no corredor e o que efetivamente será implantado até a Copa há uma longa distância. Para o presidente da Associação Nacional de Transporte Urbano (NTU), Otávio Cunha, há uma sensação de frustração, mas não só no Recife. Segundo ele, com exceção de Belo Horizonte, todas as cidades-sede que optaram pelo sistema não cumpriram o cronograma. “Havia um prazo razoável de implantação do projeto”, disse Cunha. “Se perdeu um tempo precioso com as desapropriações”, acrescentou. Segundo ele, no caso do Recife não há como avaliar o funcionamento do sistema. “Duas estações e seis mil pessoas é mesmo que nada.”
Caso tivesse ficado pronto com todos os terminais funcionando, o Leste/Oeste teria capacidade de transportar até duas vezes o público estimado para a Arena. “Mais uma vez o metrô será sobrecarregado”, lamentou César Cavalcanti, coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).
Sobrecarga à vista no metrô
Estação Cosme e Damião - Foto - Teresa Maia DP/D.A.Press
Estação Cosme e Damião nos jogos da Copa das Conderações- Foto – Teresa Maia DP/D.A.Press
A estação Cosme e Damião será mais uma vez testada. Só que agora na Copa do Mundo. Sem ter sido projetada para as missões que têm recebido desde a Copa das Confederações, ela mais uma vez estará só. A estação do Terminal Integrado de Camaragibe, que iria dividir a parcela do público do metrô e do Corredor Leste/Oeste não estará operando na Copa.
As obras de expansão do terminal sequer começaram. Além disso, o ramal da Copa que deveria sair do terminal de Camaragibe até a Arena, ainda está em terraplanagem a menos de 50 dias do mundial.
Mesmo assim, ele será utilizado segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes. “Será construída uma faixa para o ônibus por sentido até a Copa”, revelou.
De acordo com o Grande Recife Consórcio, serão disponibilizados cinco ônibus a cada três minutos da estação Cosme Damião para a Arena Pernambuco. O metrô fará uma viagem a cada seis minutos.
Na Copa das Confederações houve congestionamento de metrô. As composições fizeram fila na linha, enquanto o público se espremia na plataforma à espera do transporte. “Mesmo com as mudanças, vai haver sobrecarga na estação Cosme e Damião”, previu o especialista César Cavalcanti.
A estação do TIP receberá o público vindo do interior. “Os torcedores poderão usar a linha já existente – Parque/Capibaribe -, que tem parada em frente à Arena, na rodovia BR-408”, explicou a secretária-executiva de gestão da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Será que a apac não foi vista as sua previsões pelos responsáveis desta obra e retirarem as maquinas do fundo do túnel,são competentes esses engenheiros.

Madalena »Inundação atrasa obra do Túnel da Abolição pela segunda vez

Publicação: 23/04/2014 07:04 Atualização: 23/04/2014 09:28

Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
As obras do Túnel da Abolição, que devem aliviar a vida dos motoristas que trafegam no cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre, na Madalena, vão atrasar pela segunda vez. As chuvas que atingiram o Recife, ontem, alagaram o túnel. Duas perfuratrizes e cinco equipamentos de bombeamento ficaram submersos e precisarão passar por reparos.
O túnel deveria ficar pronto em março deste ano. O primeiro adiamento, por conta de entraves com desapropriações e liberações técnicas, transferiu a entrega da obra para 30 de abril. À época, o governo do estado garantiu que nem as chuvas atrapalhariam a execução dos trabalhos. Agora, a Secretaria das Cidades promete para julho a conclusão dos serviços.

O secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, informou que serão necessários pelo menos dois dias para concluir a drenagem da água e mais oito dias para a manutenção das máquinas. Se o temporal voltar a atingir a capital, o prazo pode ser ainda maior. A previsão é que os trabalhos sejam retomados na próxima semana.

A parte superior do túnel e as paredes estão prontas. Os trabalhos estão na fase de escavação para a fundação e a drenagem. “Quando estiver pronta, a tubulação da drenagem levará a água para o canal próximo ao túnel e isso não se repetirá”, declarou.

O túnel, com 287 metros de extensão, é considerado uma das mais importantes obras que compõem o corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Leste-Oeste. O atraso, no entanto, não afetará o funcionamento do transporte público, pois os BRTs passarão pela Avenida Caxangá, ou seja, sobre a construção. A obra custou R$ 17 milhões e possibilitará que a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos por hora, passe para 8.250 veículos por hora.

terça-feira, 15 de abril de 2014

BRT NA AGAMENON SERÁ QUE SAI DO PAPEL APÓS A COPA DO MUNDO, ESTAMOS DE OLHO.

Corredor de BRT na Avenida Agamenon Magalhães ainda sem data para começar a ser construído

Publicado em 15/04/2014, Às 8:00

Canteiros foram montados na Agamenon desde o ano passado. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Canteiros foram montados na Agamenon desde o ano passado. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

As obras do ramal Agamenon do Corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul, que será implantado na Avenida Agamenon Magalhães com o propósito de transportar 73 mil passageiros diariamente, permanecem sem previsão de início. Depois de polêmicas geradas pela intenção de construir viadutos transversais à avenida e de supressão vegetal para dar lugar às estações de embarque e desembarque, apenas três canteiros permanecem na via há mais de seis meses, vazios e sem movimento. O governo de Pernambuco alega estar esperando a aprovação do projeto pelo governo federal para que os R$ 96 milhões previstos para a obra sejam liberados. Mas sem qualquer previsão de data.
O ramal Agamenon completa a primeira etapa do Corredor Norte-Sul, que está quase concluído e ligará o município de Igarassu, no extremo Norte do Grande Recife, ao Centro da capital. Terá 4,7 quilômetros, começando no Shopping Tacaruna e seguindo até o Terminal Integrado Joana Bezerra, com nove estações e uma passarela de pedestres no bairro de Santo Amaro, nas imediações das comunidades do Chié, Ilha do Joaneiro e Santa Luzia. O alargamento do Viaduto João de Barros (nos dois sentidos) também está previsto.
O atraso no início dos trabalhos, segundo a Secretaria das Cidades, deve-se à mudança de estratégia para captação de recursos. “Quando lançamos a obra, ainda no ano passado, pretendíamos usar dinheiro do governo do Estado. Mas no fim do ano surgiu a oportunidade de financiá-la pelo PAC Grandes Cidades. Diante da possibilidade, submetemos os projetos à análise da Caixa Econômica Federal (CEF). Agora, precisamos esperar essa avaliação ser concluída e o projeto enviado ao Ministério das Cidades para que os recursos sejam liberados. Só não podemos precisar datas”, explicou o secretário executivo de mobilidade de Pernambuco, Gustavo Gurgel.
A supressão vegetal de dezenas de árvores na Avenida Agamenon Magalhães, que fez o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendar a suspensão das obras, está resolvida por enquanto. Segundo a Secretaria das Cidades, a licença ambiental foi dada pela Agência Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) – responsável pela liberação já que a obra é metropolitana – e a retirada e transferência de árvores localizadas às margens do canal foram autorizadas pela Prefeitura do Recife.



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A Secretaria de Meio Ambiente do Recife explicou que autorizou apenas a supressão que foi solicitada e que limita-se a três pontos específicos da obra. “Não tratamos das nove estações. Autorizamos apenas a supressão de sete árvores e a remoção de outras 25 para instalação da Estação Tacaruna e da passarela de pedestres, o corte de uma castanhola localizada num dos canteiros da obra, a supressão de 23 árvores e a remoção de outras 53 para o alargamento do Viaduto João de Barros”, explicou o gerente de controle ambiental do Recife, Ismael Cassimiro.
Segundo o gerente, após reuniões e ajustes no projeto foi possível reduzir a supressão vegetal. “A quantidade era muito maior. Para cada árvore que será suprimida, o Estado plantará o dobro no bairro de Santo Amaro”, garantiu. O promotor Ricardo Coelho, da Promotoria de Meio Ambiente, confirmou que a obra está com licença ambiental e autorização para supressão vegetal, mas garantiu que os trabalhos serão fiscalizados de perto pela promotoria.

Leia mais na edição impressa do Jornal do Commercio desta terça-feira (15/4)

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Postado por Roberta Soares

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Falta 64 dias pra Copa do mundo,e a Pernambuco é muita obra e com poucos operários.

Seis das 19 obras de mobilidade para a Copa do Mundo em Pernambuco só devem entrar em operação no mês de maio, possivelmente, menos de um mês antes do início dos jogos. O balanço sobre o andamento das construções foi divulgado, nesta quarta (9), durante reunião para alinhamento de metas e planos entre os governos federal, estadual e municipal, além de parceiros envolvidos na operação do mundial. O encontro ocorre em um hotel na Zona Sul do Recife.

A 64 dias do início do mundial, a expectativa é grande em torno das obras ainda não concluídas: os corredores de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste, o Terminal Integrado Cosme e Damião, a Via Mangue, a passarela de ligação do metrô ao Aeroporto do Recife e o ramal externo da Cidade da Copa. A lista de obras de mobilidade para Copa conta com ainda com 13 itens já entregues e em operação

“A questão da mobilidade, que é a nossa principal preocupação, nosso principal sinal de alerta, na verdade, vem sendo monitorada desde a época da Copa das Confederações. Como nós prevíamos, algumas obras estão entrando em operação agora no mês de maio, a exemplo do BRT (corredores para ônibus)", afirmou o secretário-executivo da Copa em Pernambuco, Gilberto Pimentel.

O G1 circulou por parte das obras nesta quarta (9). Operários trabalhavam na passarela de acesso do Aeroporto do Recife ao metrô. Um grupo retirava entulhos da passarela na altura do terminal aéreo. Nas obras da Via Mangue, técnicos atuavam na ponte do corredor viário que, quando estiver pronto, promete dar mais fluidez ao trânsito da Zona Sul.



No final da Avenida Caxangá, Zona Oeste da capital, é possível ver uma das estações do BRT já pronta, mas ainda não há sinalização para a faixa que separa os coletivos dos demais veículos, uma das premissas para que os ônibus possam seguir mais rapidamente pela via. O Túnel da Abolição, que integra as obras do Corredor Leste-Oeste, já teve parte da estrutura coberta. Era possível ver escavadeiras trabalhando no local, na manhã desta quarta.

O Corredor Norte-Sul ainda espera a construção de estações e pistas exclusivas para coletivos. “O grande objetivo é que dia 22 de maio todas as obras de mobilidade entrem em fase operacional. Algumas já começaram a ser testadas, outras ainda vão entrar em teste. O foco nessa reta final é maior naquelas vias que convergem para os polos oficiais, como a Arena Pernambuco. Então nosso foco é basicamente nesses pontos, como o Corredor Leste-Oeste", apontou Pimentel. O primeiro jogo da Copa no Recife está previsto para 14 de junho. Japão e Costa do Marfim se enfrentam na Arena Pernambuco.

Últimos ajustes
A reunião no Recife ainda visa observar quais ajustes são necessários para o mundial. “Nós aqui no Recife estamos construindo sobre o sucesso da Copa das Confederações. Estamos analisando cada detalhe da operação da Copa do Mundo, sabendo que a Copa das Confederações foi um sucesso, mas tendo aqui novos desafios, porque temos uma presença maior de turistas estrangeiros do que na das Confederações", apontou o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes.

Apesar dos atrasos de partes das obras de mobilidade, Fernandes afirma estar tranquilo para a realização do mundial em Pernambuco. "O principal problema que temos que atacar é a integração de todos os planos, porque temos vários planos sendo desenvolvidos, mas a operação é uma só e uma área influencia a outra. Por exemplo, mobilidade urbana conecta com aeroporto, que conecta com acomodação. O sucesso de uma área é essencial para o sucesso da outra", destacou o representante do governo federal.

Pimentel acrescentou que apenas pequenos ajustes devem ser feitos agora para a Copa, inclusive em áreas como a segurança. "A Copa das Confederações foi um grande aprendizado. Nós percebemos que era importante distribuir melhor o fluxo de torcedores. Então, neste ano não vamos ter o foco exclusivo no metrô, vamos ter outras opções, a exemplo do BRT via ramal externo da Cidade da Copa. Além disso, vamos ampliar os estacionamentos periféricos", afirmou.

A Arena Pernambuco vai ser entregue oficialmente à Fifa no dia 22 de maio, quando o estádio passa a ser gerenciado exclusivamente pela organização do mundial. A devolução deve acontecer em 4 de julho, após a realização dos cinco jogos previstos no estado.

Informações: G1 PE

Os testes estão acontecendo a noite, e cinquenta motorista será qualificados.

O Grande Recife Consórcio de Transporte deu início, nesta quinta-feira (3), aos testes com o novo modal de transporte público da Região Metropolitana do Recife, o BRT. Os veículos, que aqui na RMR se chamará Via Livre, serão testados pelos motoristas do Consórcio Conorte e da Rodoviária Metropolitana, nos corredores exclusivos de ônibus Norte/Sul e Leste/Oeste, respectivamente. 

O novo modal foi apresentado à Imprensa, na manhã de hoje (3). Os jornalistas participam de um percurso demonstrativo com o novo veículo. No sentido cidade/subúrbio, o Via Livre saiu da primeira estação da Av. Caxangá, localizada próximo ao Túnel da Abolição, passou pela estação nº2 e, logo em seguida, retornou para a estação nº 1 novamente.

As equipes também puderam conferir de perto as estações que receberão os BRTs. O novo sistema permite um embarque mais rápido, com pagamento antecipado de passagens, além de portas mais largas, o que permite que mais usuários embarquem ao mesmo tempo. O presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, lembrou que as novas estações trarão mais conforto para os usuários na espera pelo coletivo. “Estas estações têm capacidade de atender, confortavelmente, 300 pessoas, que também não irão esperar muito pelo ônibus. A cada um minuto, terá um BRT realizando embarque e desembarque nas estações. Tudo está sendo feito para diminuir o tempo de espera dos passageiros”, afirmou. 

Os novos ônibus irão trafegar por grandes vias da cidade, como a Rodovia PE-15, avenidas Dantas Barreto, Cruz Cabugá, Caxangá e Belmino Correia. Juntos, os dois corredores correspondem a uma frota de 179 veículos, sendo 84 no Norte/Sul e 95 no Leste/Oeste. Para não interferir na operação dos demais ônibus, os testes acontecerão durante a semana, preferencialmente a partir das 20h, e nos finais de semana.


Corredor Leste/Oeste
Os testes iniciarão pelo Corredor Leste/Oeste, que possui uma extensão de 15,1 km e corta uma das grandes vias do Recife, a Avenida Caxangá. Do dia 3 de abril a 16 de maio, os motoristas da empresa Rodoviária Metropolitana, que irá operar o corredor, iniciarão os testes práticos com os novos veículos. Será o momento que os condutores serão capacitados na operação do novo modal, ainda sem passageiros, e se adaptarão a acoplagem, ao câmbio automático e ao motor, que será central ou traseiro, dando mais conforto aos motoristas e passageiros.

Esta primeira etapa de avaliações começará com quatro BRTs, que farão o trajeto da Avenida Caxangá até a Praça do Derby. No caminho, os veículos irão parar em 06 estações que estarão prontas, testando a acoplagem e a sincronia no abrir e fechar das portas. As primeiras a passarem pela experiência serão: Estação Abolição (Caxangá 1), Estação Zumbi (Caxangá 2), Estação Getúlio Vargas (Caxangá 3), Estação Forte do Arraial (Caxangá 4), Estação Parque do Cordeiro (Caxangá 5) e Estação Praça do Derby.

Os usuários do transporte público da RMR poderão conhecer e começar a utilizar o novo modal a partir do dia 17 de maio. Neste momento, no mínimo 50 motoristas já estarão totalmente treinados para começar a operar o BRT com passageiros, dando mais segurança, conforto e agilidade aos usuários. A primeira linha a trafegar com o novo veículo será a 480 – TI Camaragibe/Derby, que neste momento terá seu código modificado para 2480 – TI Camaragibe/Derby. A linha irá operar com 14 BRTs, saindo do TI Camaragibe até a Estação da Praça do Derby. Em junho, o corredor estará operando 100%. 

Corredor Norte/Sul
Os BRTs do Corredor Norte/Sul serão testados no período de 22 de abril e 23 de maio pelos motoristas. O procedimento será o mesmo que acontecerá com o Leste/Oeste. Na primeira fase dos testes, os motoristas do Consórcio Conorte, empresa que irá operar no corredor, iniciarão a operação sem passageiros, com oito BRTs em três estações: Estação Shopping Tacaruna (Cruz Cabugá 1), Estação Olavo Bilac (Rua do Hospício 1/ Praça 13 de Maio) e Estação Praça da República (Av. Dantas Barreto 1). Neste momento, os veículos irão utilizar o corredor Norte/Sul, saindo do Terminal Integrado da PE-15 em direção ao Centro da Cidade.

Os usuários do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul começarão a utilizar os BRTs, a partir do dia 24 de maio. A primeira linha a operar o novo modal será a 915 – PE-15, que passará a se chamar, 1915 – PE-15 (Dantas Barreto). Nesta etapa, a operação passará a ser com 14 BRTs e cinco estações. O número de veículos e estações testadas serão acrescentados gradativamente, conforme a evolução das fases e a chegada dos BRTs. A meta é que até setembro deste ano, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando.

Informações: GRCT

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Falta 2 meses e ai vai dar pra fazer bonito? o governo Eduardo Campos diz que sim....

PE tem seis obras de mobilidade inacabadas a dois meses da Copa

Governo promete entregar construções até maio, a um mês dos jogos.
Conclusão do Corredor Leste-Oeste, que leva à Arena PE, é prioridade.


Túnel da Abolição, no bairro da Torre, Recife, vai integrar o Corredor Leste-Oeste (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Seis das 19 obras de mobilidade para a Copa do Mundo em Pernambuco só devem entrar em operação no mês de maio, possivelmente, menos de um mês antes do início dos jogos. O balanço sobre o andamento das construções foi divulgado, nesta quarta (9), durante reunião para alinhamento de metas e planos entre os governos federal, estadual e municipal, além de parceiros envolvidos na operação do mundial. O encontro ocorre em um hotel na Zona Sul do Recife.

A 64 dias do início do mundial, a expectativa é grande em torno das obras ainda não concluídas: os corredores de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste, o Terminal Integrado Cosme e Damião, a Via Mangue, a passarela de ligação do metrô ao Aeroporto do Recife e o ramal externo da Cidade da Copa. A lista de obras de mobilidade para Copa conta com ainda com 13 itens já entregues e em operação

“A questão da mobilidade, que é a nossa principal preocupação, nosso principal sinal de alerta, na verdade, vem sendo monitorada desde a época da Copa das Confederações. Como nós prevíamos, algumas obras estão entrando em operação agora no mês de maio, a exemplo do BRT (corredores para ônibus)", afirmou o secretário-executivo da Copa em Pernambuco, Gilberto Pimentel.


Na PE-15, estações para o BRT do Corredor Norte-Sul
ainda estão em construção (Foto: Katherine Coutinho / G1)

O G1 circulou por parte das obras nesta quarta (9). Operários trabalhavam na passarela de acesso do Aeroporto do Recife ao metrô. Um grupo retirava entulhos da passarela na altura do terminal aéreo. Nas obras da Via Mangue, técnicos atuavam na ponte do corredor viário que, quando estiver pronto, promete dar mais fluidez ao trânsito da Zona Sul.

No final da Avenida Caxangá, Zona Oeste da capital, é possível ver uma das estações do BRT já pronta, mas ainda não há sinalização para a faixa que separa os coletivos dos demais veículos, uma das premissas para que os ônibus possam seguir mais rapidamente pela via. O Túnel da Abolição, que integra as obras do Corredor Leste-Oeste, já teve parte da estrutura coberta. Era possível ver escavadeiras trabalhando no local, na manhã desta quarta.

O Corredor Norte-Sul ainda espera a construção de estações e pistas exclusivas para coletivos. “O grande objetivo é que dia 22 de maio todas as obras de mobilidade entrem em fase operacional. Algumas já começaram a ser testadas, outras ainda vão entrar em teste. O foco nessa reta final é maior naquelas vias que convergem para os polos oficiais, como a Arena Pernambuco. Então nosso foco é basicamente nesses pontos, como o Corredor Leste-Oeste", apontou Pimentel. O primeiro jogo da Copa no Recife está previsto para 14 de junho. Japão e Costa do Marfim se enfrentam na Arena Pernambuco.


Passarela em construção vai ligar o Aeroporto do Recife ao metrô (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Últimos ajustes
A reunião no Recife ainda visa observar quais ajustes são necessários para o mundial. “Nós aqui no Recife estamos construindo sobre o sucesso da Copa das Confederações. Estamos analisando cada detalhe da operação da Copa do Mundo, sabendo que a Copa das Confederações foi um sucesso, mas tendo aqui novos desafios, porque temos uma presença maior de turistas estrangeiros do que na das Confederações", apontou o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes.

Apesar dos atrasos de partes das obras de mobilidade, Fernandes afirma estar tranquilo para a realização do mundial em Pernambuco. "O principal problema que temos que atacar é a integração de todos os planos, porque temos vários planos sendo desenvolvidos, mas a operação é uma só e uma área influencia a outra. Por exemplo, mobilidade urbana conecta com aeroporto, que conecta com acomodação. O sucesso de uma área é essencial para o sucesso da outra", destacou o representante do governo federal.



Torre foi erguida para construção de ponte na Via Mangue (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Pimentel acrescentou que apenas pequenos ajustes devem ser feitos agora para a Copa, inclusive em áreas como a segurança. "A Copa das Confederações foi um grande aprendizado. Nós percebemos que era importante distribuir melhor o fluxo de torcedores. Então, neste ano não vamos ter o foco exclusivo no metrô, vamos ter outras opções, a exemplo do BRT via ramal externo da Cidade da Copa. Além disso, vamos ampliar os estacionamentos periféricos", afirmou.

A Arena Pernambuco vai ser entregue oficialmente à Fifa no dia 22 de maio, quando o estádio passa a ser gerenciado exclusivamente pela organização do mundial. A devolução deve acontecer em 4 de julho, após a realização dos cinco jogos previstos no estado.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/notic...s-da-copa.html
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Mais uma pane no metrô do Recife,e mais uma vez metrorec despreparada pra gerenciar um plano de emergencia,até o meio dia de hoje não colocaram onibus extras pra subrir a necessidade do usuário.

transporte

Cabo de energia rompe e complica metrô na linha Camaragibe

O cabo danificado fica próximo a Estação Rodoviária, onde técnicos tentam resolver o problema e identificar a causa do rompimento


Publicado em 10/04/2014, às 07h37

 

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


Atualizada às 8h19
O rompimento de um cabo de energia complicou as atividades do Metrô do Recife na manhã desta quinta-feira (10). A linha Camaragibe funciona apenas com um trem e trabalha com intervalos de até 40 minutos. O cabo danificado fica próximo a Estação Rodoviária, onde técnicos tentam resolver o problema e identificar a causa do rompimento. Não há previsão para o reestabelecimento do serviço, mas a expectativa da Companhia Brasileita de Transporte Urbano (CBTU) é  que tudo esteja normalizado até o fim da manhã.
Entre 9h e 10h30, está prevista uma paralisação total no serviço entre as estações de Camaragibe e Coqueiral, para que os técnicos atuem com maior atenção. Até o fim do dia, os efeitos desse problema será sentido pelos usuários do metrô. O agente de saúde José Fernandes diz que esperou 25 minutos para pegar o trem. "Dizem que o Brasil é o país da Copa, mas a Copa só dura um mês e nós pegamos metrô todo dia. A gente não pode ser tratado dessa maneira", reclamou.
É importante lembrar que apenas o ramal Camaragibe ficou comprometido. A linha Sul e o ramal Jaboatão estão com atividade normal. O Jaboatão conta com três trens, enquanto Camaragibe possui apenas um. Nas redes sociais, os passageiros reclamam do serviço. Para chegar ao Centro do Recife, alguns usuários estão optando por usar os ônibus do Terminal Integrado de Camaragibe. A recomendação da CBTU é, realmente, utilizar outros meios de transporte.
  • PS: O METRÔ RODANDO ATÉ JABOATÃO APENAS.



    
 
 

 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Recife viveu hoje um dia de Caos...Acidente grave em boa viagem com 10 carros, BR-101 de Cajueiro Seco até Paulista tudo parado e Av Recife sentido BR 101 do Tancredo até a BR 101 parado.



Acidente grave em Boa Viagem
Dez veículos, entre eles dois ônibus, colidiram no início da noite na Avenida Domingos Ferreira, em frente à Auto Nunes, em Boa Viagem. Uma equipe da CTTU está no local e já confirma que há pelo menos seis feridos.
Foto: Roger Wilker/Cortesia
o bairro de Afogados foi refugio, das linhas de Boa Viagem.
BR 232 um Caos,foto acima e Av Recife abaixo desde o fim da tarde completamente parado. 

Vandalismo e depredações são coisas cotidianas dos clássicos Pernambucanos... e ai tem como frear estes marginais.



Quinto clássico entre Santa Cruz e Sport deixa 70 ônibus depredados

Os veículos apresentaram 131 avarias, que foram consertadas na madrugada desta segunda-feira (7)

Atualizada às 12h59

Em um ano atípico, Pernambuco teve a oportunidade de assistir a onze clássicos de futebol até o último domingo (6). Inevitavelmente, um evento que mobilizava torcidas e mexia com a emoção dos amantes do futebol acabou virando "rotina". E um mal hábito registrado em todos os jogos é a depredação dos ônibus. Só no clássico desse domingo, entre Santa Cruz x Sport, no Estádio do Arruda, 70 ônibus foram depredados. O prejuízo, apesar de ser pago pela empresa, afeta os passageiros.

Esse alerta do prejuízo é feito pelo Consórcio Grande Recife e pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana –PE). Toda vez que um ônibus é depredado, ele precisa ser completamente consertado e regularizado para voltar às ruas. Caso um veículo seja parado por uma fiscalização do Grande Recife com itens de segurança irregulares, a empresa poderá ser autuada. O ônibus só será liberado quando estiver adequado.

Os 70 ônibus depredados apresentaram 131 avarias, que foram consertadas na madrugada desta segunda-feira (7). Pela manhã, quase todos os ônibus circulavam normalmente pelas ruas do Recife. Apesar disso, a Urbana alega que as empresas estão mobilizando uma equipe de plantão para consertar ônibus depredados no pós-clássico. "O que nós prezamos é a segurança dos passageiros e funcionários que trabalham nos coletivos. Infelizmente, a depredação se tornou uma prática recorrente", disse o presidente da Urbana, Fernando Bandeira.

Nos cinco clássicos, além do jogo entre Sport x Porto, que aconteceram em março, 176 ônibus foram depredados, em um total de 340 avarias. Janelas arrancadas ou apedrejadas, alçapões despregados do teto do coletivo, catracas danificadas, cobradores e motoristas destratados. O mês de março trouxe um reforço ainda pior, com os 676 veículos depredados no período do Carnaval. Março teve, por baixo, 852 coletivos danificados.

Até domingo, foram 11 clássicos. Dois jogos entre Náutico e Santa Cruz (Clássico das Emoções), quatro confrontos entre Náutico e Sport (Clássico dos Clássicos) e cinco jogos entre Sport e Santa Cruz (Clássico das Multidões). No próximo sábado (12), haverá a volta da semifinal do pernambucano, entre Sport e Santa, na Ilha do Retiro.

"Nós pedimos reforço policial, mas não surte efeito. Em todos os jogos, nós pedimos paz e temos o prejuízo no final", disse Fernando Bandeira. Através da assessoria, o Grande Recife expressou sua insatisfação com a situação do transporte público nos tempos de clássico. "Os policiais não podem defender os ônibus. Os torcedores atiram pedras, usam pedaços de pau para quebrar os veículos. Nós ainda não temos policiamento dentro dos ônibus, então o que podemos fazer é pedir que os passageiros tenham consciência", declarou a entidade.

Quem quiser denunciar situações de depredação a coletivos, o telefone do Consórcio Grande Recife é 0800-081-0158. O Grande Recife conta com 3 mil ônibus, que transportam 2 milhões de pessoas diariamente.

Total de depredações nos jogos em março:

06/03 – Sport x Santa Cruz – 57 ônibus
19/03 – Sport x Santa Cruz – 32 ônibus
22/03 - Sport X Porto – 18 ônibus
23/03 - Náutico X Santa Cruz – 21 ônibus
26/03 - Santa Cruz x Sport – 31 ônibus
30/03 - Sport X Náutico – 17 ônibus

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Apesar das criticas e equivocos o BRT será bem melhor do que o sistema atual.

Apesar dos equívocos, conforto do BRT deverá ser garantido

 


CONFORTO  - BRTs terão ar-condicionado e maior capacidade de transporte. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem
CONFORTO - BRTs terão ar-condicionado e maior capacidade de transporte, devendo andar menos carregados do que os ônibus atuais. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem

O conforto é fato. O Via Livre, o BRT pernambucano, qualificará o sistema de transporte público por ônibus do Grande Recife. As estações refrigeradas e acessíveis, e os ônibus novos, confortáveis e com ar-condicionado, farão a diferença. Os acertos são o tema da segunda e última reportagem sobre erros e acertos do BRT.

O passageiro do BRT pernambucano poderá não sentir a economia de tempo na viagem, estimada entre 15 e 30 minutos, prometida pelo governo desde que Pernambuco optou pelo Bus Rapid Transit. Mas, sem dúvida, sentirá a diferença no conforto do futuro sistema. Os equívocos do projeto dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste existem, mas não devem, apostam técnicos e operadores, anular o conforto para a população, sustentado, basicamente, na qualidade dos ônibus e das estações de BRT. A viagem ficará mais prazerosa, sem dúvida. Afinal, pelo menos na teoria, o BRT é conhecido como metrô sobre pneus ou ônibus metronizado exatamente pela eficiência que oferece. Ou deveria oferecer.
Teremos as primeiras estações de BRT com ar-condicionado do País. No mundo, será a segunda. Apenas o BRT de Monterrey, no México, possui estações refrigeradas, segundo levantamento do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Operadores as consideram estreitas (são menos de quatro metros de largura) e temem a futura manutenção não só do ar, mas também dos vidros temperados. Mas é fato, como afirma o ITDP, responsável pelo Guia Padrão BRT, que qualificam ainda mais o sistema de BRT. “Tememos a manutenção porque ainda não está claro de quem será o custo. Se do setor empresarial, do sistema – nesse caso, do povo -, ou do Estado. Imagine como será quando o ar-condicionado apresentar problemas e a Copa do Mundo tiver passado?”, indaga um operador.
LUXO _ Estações serão as primeiras refrigeradas do Brasil e a segunda do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
LUXO – Estações serão as primeiras refrigeradas do Brasil e a segunda do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Apostando que tudo dará certo, o passageiro do BRT contará com 45 estações nos dois corredores de BRT com acessibilidade universal, pagamento antecipado das passagens e embarque direto no ônibus, sem subir e descer degraus e, muito menos, sob sol e chuva, enfrentando calor e alagamentos. Nas estações, painéis informativos deverão indicar a chegada das linhas, com intervalos estimados entre três e cinco minutos. É a previsão.
Os veículos BRT são outra ferramenta que ajudarão a convencer o cidadão de que o sistema pode ser confortável. Serão 179 ônibus de alta capacidade, o que diminui a sensação de “sardinha” vivida pela maioria dos 2 milhões de passageiros diários do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, especialmente aqueles que dependem dos terminais de integração. Os ônibus convencionais medem 12 metros, possuem entre 37 e 48 assentos e capacidade para 90 passageiros. Enquanto o BRT, assim como os ônibus convencionais articulados, medem 21 metros, têm entre 36 e 58 cadeiras e capacidade para até 165 passageiros. Ou seja, espaço haverá. Custam, em média, R$ 800 mil cada. “É possível, sim, superlotar um BRT, mas não é isso que se espera de um sistema eficiente, até porque a frequência dos veículos deve ser constante”, explica Pedro Torres, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.
O conforto dos BRTs também será percebido por outras diferenças em relação aos ônibus em operação atualmente. As principais são o ar-condicionado e a transferência do motor da parte dianteira para a traseira do veículo. Ganham passageiros e, também, operadores. Reflexo dessa “qualidade operacional” é a concorrida procura por treinamento entre os motoristas das empresas que compõem os consórcios que irão operar o sistema. Todos querem dirigir os BRTs. A suspensão é moderna e os ônibus terão computadores de bordo para garantir a eficiência da operação e a comunicação com os condutores. Como veículo, representa um salto de qualidade. Para todos.
Leia a primeira reportagem sobre os erros e acertos do BRT: O BRT dos “puxadinhos”
Leia mais na edição do JC desta segunda-feira.

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

EXCLUSIVO - Corredores terão elevados para tráfego exclusivos dos BRTs e dos ônibus convencionais. Foto: Edmar Melo/JC Imagem
EXCLUSIVO - Corredores terão elevados para tráfego exclusivo dos BRTs e dos ônibus convencionais. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Postado por Roberta Soares

sábado, 5 de abril de 2014

O sistema novo BRT VIA LIVRE -Chamado de gambiarra,ou puxadinho, na realidade uma vergonha nacional para se apresentar a copa.

ARRUMADINHO - O velho e o novo se misturam no Norte-Sul. Paradas de concreto permanecem ao lado das futuras estações modernas. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem

O BRT dos “puxadinhos”

Um sistema que, por ser mal implantado, ter premissas técnicas fundamentais ignoradas, ainda é mal entendido e pouco aceito por parte da popolução e da classe política. Mas o sistema Bus Rapid Transit (BRT) significa transporte de qualidade sim senhor. Desde que seja bem feito, siga, sem arrumadinhos ou adequações, regras e padrões operacionais para ter qualidade. Foi assim que esse sistema operado por ônibus ganhou fama a partir de 1974, ao ser criado em Curitiba (PR), e visibilidade mundial em 2000, com a cópia aprimorada da ideia brasileira do Transmilênio, em Bogotá (Colômbia). Na série que o Blog De Olho no Trânsito apresenta neste domingo (6) e segunda-feira (7), o BRT pernambucano, maior legado que o governo estadual deixa após sete anos de gestão Eduardo Campos, será destrinchado. O bom e o ruim, o certo e o errado, expostos.

Começaremos pelos equívocos do BRT pernambucano, batizado Via Livre. Eles são muitos. Por falta de tempo e, principalmente, cuidado com o planejamento, o projeto acumula erros. São várias as lacunas, apontadas por técnicos e futuros operadores, que poderão, caso não sejam corrigidas a tempo, comprometer sensivelmente a operação e o que mais importa: a aceitação popular sobre o sistema, previsto para ser a elite do transporte público da Região Metropolitana do Recife. Por isso, a necessidade de apontá-las para que, mesmo a 67 dias da Copa do Mundo, possam ser corrigidas. O nosso BRT apresenta diversos “puxadinhos”, ou seja, adequações ao projeto original que descaracterizam a proposta de qualidade do sistema, comprometendo sua eficiência. A impressão é que a qualidade do Via Livre limita-se à construção de estações e à compra de ônibus novos (ambos no padrão BRT, extremamente confortáveis). No resto, o governo do Estado está construindo três terminais integrados (Abreu e Lima, III e IV Perimetrais, no Recife) e arrumando os corredores de transporte existentes (PE-15 e Avenida Caxangá).

As lacunas são vistas nos dois corredores de BRT projetados pelo governo: Leste-Oeste, com 15 km entre Camaragibe, Oeste do Grande Recife, e o Centro do Recife, e o Norte-Sul, que começa em Igarassu, Norte do Grande Recife, e, num primeiro momento, chega ao Centro, totalizando 33 km no eixo. Para a produção dessa reportagem, o JC ouviu operadores, futuros operadores e especialistas do setor. O guia Padrão de Qualidade BRT, produzido em 2012 pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e referência no assunto, foi usado como princípio para apontar erros e acertos. A partir dele, percebe-se que estamos ferindo premissas básicas do padrão de qualidade do BRT: o embarque em nível (que não acontecerá na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, e em Camaragibe) e a prioridade total nas vias. Requisitos de qualidade que, junto com o pagamento antecipado da passagem, deram fama ao BRT a partir de 1974, ao ser criado em Curitiba (PR), e visibilidade mundial em 2000, com a cópia aprimorada da ideia brasileira do Transmilênio, em Bogotá (Colômbia).

“Ainda não podemos dizer se o BRT pernambucano estará no padrão Ouro, Prata ou Bronze no nosso guia porque é preciso que ele entre em operação de fato. Mas o BRT é chamado de ônibus metronizado por causa das regras que precisa seguir para ter uma operação tão eficiente quanto a do metrô, só que bem mais barata. O BRT pernambucano, pelo que vemos, ainda não ganhou o “R” de rápido. A descaracterização dos projetos, inaugurados às pressas, têm se tornado prática comum no Brasil por causa da Copa do Mundo, o que é uma pena. Pernambuco é mais um”, critica Pedro Torres, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.

O velho e o novo se misturam no BRT pernambucano. Não estamos construindo corredores novos, implantados de ponta a ponta. No Norte-Sul, as grotescas e ineficientes paradas de concreto permanecem porque linhas convencionais vão dividir o espaço. Misturam-se ao arrojado design das futuras estações de BRT. No Leste-Oeste, o principal eixo do corredor – a Avenida Caxangá – continua com a aparência de velha, desarrumada, sem um projeto de requalificação paisagística. O mesmo acontece na PE-15, Avenidas Pan Nordestina e Cruz Cabugá, eixos do Norte-Sul.
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O tráfego misto em parte dos dois corredores é o que mais preocupa. Os BRTs tanto vão trafegar misturados a ônibus convencionais, quanto a veículos particulares. O impacto negativo na velocidade dos ônibus poderá ser grande, o que preocupa os futuros operadores porque a cobrança da população virá. Sem prioridade na via, o sistema não será eficiente. Nenhum é. O metrô, por exemplo, é veloz porque tem caminho próprio e exclusivo. No Norte-Sul, o tráfego misto ocorrerá no Complexo de Salgadinho, onde o volume de veículos é intenso. No Leste-Oeste, as maiores descaracterizações se darão no trecho do município de Camaragibe e na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife.

Em Camaragibe, as estações sairão do centro da via para as laterais e o embarque dos passageiros não será feito em nível, ou seja, na mesma altura da parada. Os BRTs terão escadas e portas do lado direito (como os ônibus convencionais). Na Avenida Conde da Boa Vista, que sempre integrou o Corredor Leste-Oeste, mas cuja solução foi adiada por muitos anos pelo Estado, o embarque também será desnivelado, com a vantagem que as paradas estarão dentro de uma faixa exclusiva para ônibus. As estações da Conde da Boa Vista, mesmo provisórias, não terão ar-condicionado nem o mesmo nível das estações exigidas no padrão BRT.

A necessidade de ajustes é tanta, que alguns operadores do sistema chegaram a protocolar alertas no Grande Recife Consórcio de Transporte. No documento, até erros de desalinhamento dos ônibus para acoplarem nas estações são citados. A margem de tolerância para a parada do veículo na estação seria de 70 centímetros, mas da forma como foi executado, foi reduzida para até três centímetros. Os TIs em construção têm problemas de circulação para os BRTs e alguns dos terminais antigos que receberão os BRTs sequer foram adequados. A ausência de estações em trechos, especialmente do Corredor Norte-Sul, ignora a capacidade de adensamento urbano do sistema de transporte.

Lamentavelmente, o Estado não quis discutir os erros. Não deu detalhes da operação. O JC tentou por mais de duas semanas uma entrevista detalhada com o Grande Recife Consórcio, sem sucesso. As dúvidas e o atraso que envolvem o BRT pernambucano puderam ser vistos na semana passada, quando o primeiro veículo e estação foram apresentados. Tudo no improviso e, agora, com data para entrar em operação completa apenas em junho.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Apresentação do BRT aos Pernambucanos nesta quinta 03/04/14.


BRT_Marca_Bus

Publicado em 02/04/2014, Às 17:13

assista video:
Ande no BRT com o Blog De Olho no Trânsito

A grande aposta do governo do Estado para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife será apresentada à população nesta quinta-feira (3/4). O BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano, batizado de Via Livre, será conhecido durante evento programado para começar às 7h, na Avenida Caxangá. Pelo menos um veículo BRT, já pintado na cor azul e com a marca Via Livre, estará à disposição da imprensa.
O evento marca o início dos testes do sistema com os motoristas, programado para começar sem passageiros. Apenas em maio os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul terão a chamada operação comercial (com usuários) iniciada. A primeira estação totalmente concluída, localizada no entroncamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre, que compõe o Corredor Leste-Oeste, também será apresentada à imprensa.
Inicialmente, o teste estava programado para o dia 4, ou seja, na sexta-feira, último dia para a desincompatibilização do governador Eduardo Campos, candidato à presidente da República. Mas o Grande Recife Consórcio de Transporte mudou a programação, apesar de apenas um veículo BRT ter chegado ao Estado. O segundo está previsto para chegar essa madrugada.