sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mobilidade - Metro pela copa vai funcionar bem e com mas trens e durante o dia dia de trabalho do povo é um te vira ...

Metrô opera em esquema especial em dias de jogos na Arena Pernambuco

CLEMILSON CAMPOS
Foto: Clemilson Campos / JC Imagem
Usuários do metrô precisam ficar atentos ao esquema de mobilidade especial para os jogos na Arena Pernambuco. Quatro horas antes da partida deste sábado (14), entre Japão e Costa do Marfim, portanto, a partir das seis horas da noite, todos os trens da  Linha Centro vão seguir para a Estação Camaragibe, ramal da Copa, com intervalo médio de quatro minutos.
A operação continua até duas horas depois do fim do jogo, como orienta o assessor de comunicação do metrô do Recife, Salvino Gomes. O passageiro que vai descer na Estação Cosme e Damião e não vai para a arena não terá seu itinerário mudado.
Os torcedores também vão contar com mais duas formas de acesso a arena. Através dos ônibus do sistema BRT, corredor Norte/Sul com embarque no terminal da PE-15 em Olinda, e corredor Leste/Oeste, com embarque na Estação Guararapes, no centro do Recife. Quem for de carro vai contar com estacionamentos e linhas especiais, nos shoppings e no parque de exposições do cordeiro.

Inauguração - Via Mangue enfim sai do papel e Dilma Rousseff visita o Recife para inauguração da Via Mangue

Tráfego de veículos é liberado no primeiro trecho da Via Mangue nesta sexta-feira


Via Mangue: primeiro trecho será liberado na próxima sexta (13) e contempla apenas a pista Oeste. Foto acima foi feita seis meses atrás (Foto: Vitor Tavares/G1)
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Primeiro trecho deve começar a funcionar a partir das 16h
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Do NE10
Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura do Recife irá liberar o tráfego no primeiro trecho da Via Mangue, na Zona Sul do Recife. A previsão é de que a via expressa na pista oeste seja aberta, após a vinda da presidente Dilma, a partir das 16h. 
Para isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), disponibilizou oito agentes, além de 40 arte-educadores para orientar os condutores nos primeiros dias de operação.
Nesta primeira etapa, haverá o alargamento de duas faixas da Ponte Paulo Guerra, Ponte Estaiada, Ponte Encanta Moça, além do trecho do aeroclube, a via elevada e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão. A pista oeste funcionará no sentido subúrbio, da Ponte Paulo Guerra até a Antônio Falcão. 
A velocidade máxima permitida será de 60 km/h e a fiscalização eletrônica será realizada através de seis câmeras distribuídas ao longo da pista. Com a abertura da Via Mangue, cerca de 49% do tráfego que circula pela Avenida Domingos Ferreira será migrada para a via expressa.
A obra chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores e um investimento total de R$ 431 milhões.
PISTA OESTE – Para acessar a Zona Sul pela Avenida Herculano Bandeira com destino à Imbiribeira, os condutores podem acessar a pista oeste a partir da Ponte Paulo Guerra. Com isso, os motoristas poderão chegar mais rápido nas ruas Dom João VI (Canal do Jordão), Fernando Simões Mendes (Canal de Setúbal) e na Avenida General Mac Arthur, que dá acesso à Avenida Mascarenhas de Morais. Para chegar as vias que antecedem a Rua Antônio Falcão, os condutores deverão continua utilizando a Avenida Domingos Ferreira, pois a via mangue não possui outras saídas.

Mobilidade - BRT uma piada essa gambiarra.

BRT Pernambucano: Ligeiro, malfeito e atrasado

Publicado em 12/06/2014, Às 12:30

Estações do BRT Pernambucano são as primeiras refrigeradas do Brasil e as segundas do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Estações do BRT Pernambucano são as primeiras refrigeradas do Brasil e as segundas do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Por Fernando Castilho
JC Negócios
Um engenheiro, com alguma expertise na implantação de BRTs em cidades da América Latina e da Europa, que desembarcasse no Recife para conhecer a implantação do BRT nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste do Recife certamente ficaria impressionado com o nível de desperdício de material, improvisação operacional e falta de padronização de processos. E com o custo final, especialmente, das estações.
O problema não está no fato de o BRT para os dois corredores ter sido licitado e contratado sobre um projeto básico, cujo desenvolvimento executivo chegou ao ponto de mudar o padrão construtivo das estações. O custo delas subiu de R$ 5,8 milhões para R$ 22,3 milhões cada, sob o argumento de que a substituição do modelo de concreto armado por metálico permitiria a entrega até a Copa de 2014. Como se viu, apenas quatro das 54 estações serão entregues, o que por si só já é grave. O problema está na falta de cuidado no processo construtivo, que fez com que cada uma delas fosse  construída com padrão diferente.
Não é preciso ser especialista para ver a forma artesanal como estão sendo feitas as estações, algumas delas abandonadas por meses. Também chama a atenção a profusão de itens das estações metálicas que não resistirão ao uso intenso e demandarão serviços de restauração. O BRT desmoralizou a Secretaria das Cidades quanto à data de sua inauguração. Desmoralizou a credibilidade de um modelo de sucesso ao redor do mundo. E vai desmoralizar o governo pela forma improvisada com que tratou a execução de uma obra tão importante para a capital. Talvez o TCE escape disso quando for conferir (como, aliás, já está conferindo) as suas contas.
O TCE encontrou indícios de irregularidades nos contratos do BRT que incluem a mudança do padrão construtivo das estações. O contrato de R$ 344,9 milhões teve aditivos de R$ 139,3 milhões, com supressão de itens de R$ 99,9 milhões. Como a supressão se refere à construção de obras como elevados e viadutos, quer dizer que o valor suprimido de um contrato será a base de outro contrato. Ou seja, o custo vai estourar com outro nome.
O discurso de entrega na Copa fez o consórcio improvisar o modelo das estações, que deveriam ser de concreto pré-moldado e passaram para o metálico, recebendo uma explosão de itens que dificilmente aguentariam o uso intenso.
Em algumas estações os tijolos intertravados foram cortados ao meio para adequar-se à largura do piso e serem cimentados. Noutras, a base da estação precisou ser recortada para colocação da proteção dos ônibus.

Postado por Roberta Soares

Visita da Presidenta Dilma - neste momento ela esta no Ti Cosme Damião.

Presidente Dilma Rousseff retorna a Pernambuco pela terceira vez em dois meses


gugaEm maio, presidenta esteve no Sertão de Pernambuco
Foto: Guga Matos / JC Imagem
Um dia após ser vaiada na abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff vem ao recife cumprir agenda na tarde desta sexta-feira (13). Entre as ações está a inauguração da primeira etapa da Via Mangue, às 14h30. Ela estará acompanhada do ex-presidente Lula.
A via expressa começa a funcionar apenas com a pista oeste liberada, no sentido cidade-subúrbio. Ao todo, foram investidos R$ 431 milhões. Firmada numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do Recife, a obra promete melhorar o tráfego na Zona Sul da cidade. São 4,5 km de extensão.
Até o fim do ano, mais duas etapas da Via Mangue devem ser liberadas. Às 16h30, Dilma fará visita ao Terminal Integrado Cosme e Damião, em Camaragibe, que faz parte das ações de mobilidade no Grande Recife.
A presidente também participa da formatura de alunos do Pronatec, às 17h15, no Centro de Convenções, em Olinda. Às 19h, a presidenta se reúne com integrantes do Partido dos Trabalhadores em uma casa de eventos na Madalena.
O último compromisso de Dilma Rousseff em Pernambuco é um jantar na casa do candidato ao senado pelo PTB, Armando Monteiro Neto. O repórter Houldine Nascimento conversou com a presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão. Confira na reportagem:

Mobilidade - muitos obstaculos até chegar a arena.

TRANSPORTE
 // Ônibus BRT faz teste final no percurso que liga Centro do Recife a Arena PE

Publicado em 12/06/2014


Imagem: TV Jornal
Os ônibus do sistema BRT fizeram um teste final de percurso do Centro do Recife até à Arena Pernambuco nesta quinta-feira (12). o BRT vai funcionar até São Lourenço da Mata apenas nos dias de jogo na Arena. A passagem custa R$ 5, com direito a ida e volta. O serviço começa a funcionar cinco horas antes do jogo e vai até duas horas após o término da partida. A última viagem de teste durou 46 minutos e foi marcada pela invasão de veículos particulares no corredor exclusivo dos coletivos.

O transporte saiu da estação da Praça do Derby e seguiu sem fazer paradas até chegar ao estádio. Muitos obstáculos foram encontrados no meio do percurso, onde motoristas e motociclistas transitavam na via exclusiva de ônibus. Em Camaragibe, no Grande Recife, o tráfego misto de veículos atrasou o ainda mais a passagem do BRT. A velocidade média desenvolvida durante todo o trajeto não passou de 22 quilômetros por hora.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mobilidade - faixa azul em boa viagem.

Faixa Azul, prioridade ao ônibus nas ruas, chega a Boa Viagem

Publicado em 11/06/2014, Às 8:00

Faixa exclusiva para ônibus começa segunda-feira (16). Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Faixa exclusiva para ônibus começa segunda-feira (16). Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Mais espaço para o transporte público de passageiros e menos para o transporte individual. A partir de segunda-feira, o Recife ganha o terceiro corredor de BRS (Bus Rapid Service), sistema de faixas prioritárias que começou com sucesso no Rio de Janeiro e ganhou São Paulo, numa das mais emblemáticas ruas do pesado trânsito recifense: a Avenida Domingos Ferreira, principal entrada da Zona Sul da capital. Serão quase seis quilômetros de prioridade aos ônibus, que diariamente espremem-se junto aos automóveis. Muitos motoristas de carro vão reclamar por perderem uma das seis faixas para os coletivos, mas 200 mil passageiros serão beneficiados diariamente com o Faixa Azul, nome do BRS recifense.

Com a Avenida Domingos Ferreira, o modelo de prioridade ao transporte coletivo passa a ter 22 quilômetros na capital: somado aos 14 quilômetros da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, e aos 2,5 quilômetros da Rua Cosme Viana, em Afogados. O desrespeito ao espaço do ônibus, entretanto, continuará sendo o grande desafio do projeto na chegada ao emblemático trânsito da Zona Sul. Começará, assim como aconteceu nos outros dois corredores, sem os equipamentos de fiscalização eletrônica. E, sem as câmeras, não há multa. Sem multa, a invasão do espaço destinado aqueles que transportam mais não pesa no bolso. Apenas na consciência.
“Sabemos que o ideal era iniciar o Faixa Azul com as câmeras de fiscalização, mas precisamos demarcar o espaço do ônibus após a liberação da pista oeste da Via Mangue, o que acontecerá na sexta-feira (13). O tráfego particular irá ganhar mais duas faixas no sentido sul e, se não reservarmos uma das faixas da Domingos Ferreira, rapidamente ela será tomada pelo transporte individual. Por isso a decisão de começar logo”, explica a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.
A Faixa Azul de Boa Viagem na verdade começará no Pina, na Avenida Herculano Bandeira, logo após a entrada da Via Mangue, e seguirá até a Rua Barão de Souza Leão, totalizando 5,8 quilômetros. Diferentemente das outras faixas implantadas, haverá permissão para ultrapassagem entre os ônibus, na altura das paradas. “Tivemos que liberar a ultrapassagem por causa do volume de coletivos. Caso contrário, criaríamos um comboio de ônibus. Mas, mesmo assim, a faixa exclusiva vai disciplinar os motoristas, impedindo que eles trafeguem na segunda ou terceira faixas e que queimem parada”, argumenta Taciana Ferreira. A quantidade de linhas de ônibus na Domingos Ferreira (34) também comprometerá o desempenho do futuro corredor. A estimativa da CTTU é que o ganho de velocidade e, consequentemente, a redução do tempo de viagem, seja entre 10% e 12%.

Leia mais na edição impressa do JC

Será permitida a ultrapassagem entre ônibus na altura das paradas.
Será permitida a ultrapassagem entre ônibus na altura das paradas

Postado por Roberta Soares

Mobilidade - protesto mas que justo,se vai expirar pelo menos avise e zerar é o mesmo que robar.

Usuários do VEM voltam a protestar no Centro do Recife

Publicado em 11.06.2014, às 14h33

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Os ônibus formaram filas na Avenida Conde da Boa Vista
Foto: @Naraelfo / Twitter

Do JC TrânsitoATUALIZADA ÀS 14H56
Usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) voltam a protestar no início da tarde desta quarta-feira (11), devido a problemas no crédito do cartão, área central do Recife. Na tarde dessa terça (10), um grupo bloqueou a Rua da Soledadeonde fica a sede do VEM Grande Recife.
Cerca de 70 pessoas bloquearam o tráfego nos dois sentidos do cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Soledade. Os manifestantes protestam contra os créditos expirados. De acordo com o Grande Recife, todos os passageiros que tiveram seus créditos expirados indevidamente serão ressarcidos.
Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estão no local. Policiais militares do 16º Batalhão estão tentando conter a manifestação, que segue pacífica. 
Por volta das 14h50, os manifestantes voltaram para a frente do prédio do VEM, sem bloquear a via.

Mobilidade - Dilma deve inaugurar TI Cosme e Damião, que dá acesso à Arena Pernambuco

Em meio às diversas mudanças na agenda da visita da presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, a assessoria da Presidência da República confirmou ao Blog de Jamildo na manhã desta terça-feira (10) que a petista deve inaugurar na sexta (13) o Terminal Integrado de Cosme e Damião, que servirá de acesso à Arena Pernambuco. A presidente também não vai participar da entrega do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no sábado (14).
A inauguração do Terminal vai ocorrer um dia antes do primeiro jogo no estádio: a disputa entre Japão e Camarões está marcada para o sábado, às 22h. Quando foi lançado o projeto, a previsão era que a entrega ocorresse em dezembro de 2012.
O TI deve receber o tráfego de que vai para os jogos a partir do Corredor Leste/Oeste, através do BRT, ou utilizando o metrô. A obra estava orçada em R$ 18 milhões e foi erguido em um terreno de 7,6 mil metros quadrados, distante 1,5 quilômetros da Arena.
Além do Terminal de Cosme e Damião, a presidente também deve inaugurar a Via Mangue, às 14h30, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). À tarde, ela ainda participa da formatura de uma turma do Pronatec.
À noite, Dilma deve se dedicar a agenda política. Ao lado do ex-presidente Lula (PT), ela participa de um ato de apoio à candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB), às 19h30. Às 21h, os petistas jantar na casa do senador.
ESCRITO POR : PAULO VERAS.

domingo, 8 de junho de 2014

BRT - VIA LIVRE NÃO PARECE.

Brt 2.406 bateu em uma arvore no Derby avaria no teto o motorista abriu muito a curva e um tronco baixo saiu arrastando todo o teto do carro.
Na est Derby foi o cumulo do absurdo, so existe uma maquina rasgou 10,00 de um usuário e na minha vez tive que ter paciência e coloquei 3 vezes sédulas de 2 e 10 vezes sédula de 10,00 ai so pego ua de 5,00 e mesmo assim cuspiu duas vezes e amassada e na terceira vez pegou sem contar que tive queu digitar o numero do cell varias vezes que pede na compra da primeira vez.

A via exclusiva deveria utilizar bloqueios como exemplo abaixo:

Apenas ônibus conseguem transpor.

DETALHE: Ontem quase um acidente na estação do TI do Getúlio Vargas, definitivamente não dá pra seguir na via 1 carro e 1 caminhão, nos trechos onde a estação permite a ultrapassagem dos ônibus. A via ficou espremida e mesmo recuando a calçada não dá margem de segurança... muito cuidado quando vocês estiverem paralelo a caminhões ao chegar nessas estações... atenção redobrada

Exemplo de estação com ultrapassagem dos ônibus e a via de tráfego

Esse vídeo foi bastante útil e vendo a imagem sobre o elevado, deu para ver que não deve haver espaço para ultrapassagem, mas apenas para o veículo manobrar nas curvas e se posicionar na estação para acoplagem. 
Sendo isso, no dia que um BRT quebrar nela, só lamento, pois diferente do metrô que pode migrar de trio e há portas no mesmo nível nos dois lados, o veículo BRT não terá condições de embarcar/desembarcar usando as portas do lado direito se entrar na contra-mão, pois além de plataforma elevada, não devem fazer uma escadinha para em caso de necessidade, entrar/sair da estação como faz o metrô atendendo aqueles quem vem a pé pelos trilhos.

O ar condicionado na estação do Derby não dá vencimento, pois são duas aberturas em cada lado dos segmentos. Pior ainda é a porcaria da passarela não ser coberta e isso pode ser feito de forma simples como estão fazendo nas estações provisórias. Não bastasse isso, a passarela é mais estreita que a estação. Já pensou um cadeirante transitando nela com várias pessoas passando de um lado para outro da estação?

Sobre as portas da estação abrirem antes da parada do veículo e assim permaneceram após a sua saída, se deve ao sensor implantado que fica acima do semáforo visto pelo retrovisor. Até onde sei, é um único sensor que deve ser de aproximação, então bastou a parte superior do veículo se aproximar dele e aciona a abertura, só que o posicionamento dele permite acionar antes da parada porque o veículo já está no campo de atuação e enquanto o veículo se mantiver nele, a saída do veículo, as portas permanecerão abertas. Isso poderia ser evitado se fossem usados sensores para cada par de porta e a quinta porta só liberando mediante algum dispositivo na porta do veículo. Desta forma, com alinhamento dos sensores as portas abririam ou fechariam, mas é um detalhe que pode ser relevado.


TEXTOS -RAI / TIMBU / JALSON

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mobilidade - Começa em Duas estações BRT começam a funcionar neste sábado no Recife





 // Duas estações BRT começam a funcionar neste sábado no Recife

Publicado em 06/06/2014



Imagem: TV Jornal
Duas estações de Trânsito Rápido de Ônibus (BRT) começam a funcionar no Recife a partir deste sábado (7). A Abolição, no bairro da Madalena, Zona Norte da cidade, e a Forte do Arraial, no Cordeiro, Zona Oeste, contarão com seis ônibus para realizar a linha Camaragibe/Derby. Porém, no restante da cidade, como nas avenidas Cruz Cabugá e Conde da Boa Vista, no Centro, as obras estão lentas, as paradas estão sempre cheias e a espera é longa. A promessa é de que até o início da Copa, na próxima quinta (12), outras 11 estações fiquem prontas.



O BRT será bem diferente do sistema convencional. Além de climatizado, o veículo mede seis metros a mais que os outros e um painel eletrônico permite que o passageiro acompanhe a previsão de chegada nas estações. O tempo de espera deve ser de 20 minutos e a passagem vai custar R$ 2,15. O pagamento será feito através do Vem e, quem levar dinheiro usará uma máquina para abastecer e retirar o cartão eletrônico, já que o BRT não terá cobrador.



De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, todas as linhas do BRT estarão funcionando até setembro deste ano. Serão 179 ônibus distribuídos em 15 linhas nos corredores Norte, Sul, Leste e Oeste.



VEJA MAIS

Primeiro teste do corredor Leste-Oeste é feito na Avenida Caxangá

Obras de mobilidade da Copa alteram rotas de ônibus no Centro do Recife

quinta-feira, 5 de junho de 2014

BRT começa sábado com uma só linha


Os ônibus da linha Camaragibe/Derby sairão do TI de Camaragibe e vão parar em apenas duas estações, na Caxangá e no Derby
Das sete linhas do BRT previstas para operar neste mês, no trecho do corredor Leste/Oeste, apenas uma vai entrar em atividade no próximo sábado - data de início das viagens - e com horário limitado das 9h às 16h. A linha Camaragibe/Derby sairá do Terminal Integrado e vai parar na 3ª estação da Caxangá no sentido cidade/subúrbio, que será batizada Forte do Arraial, e na estação do Derby, o ponto final na primeira fase.

Para reduzir os transtornos de uma operação que se dará com obras em andamento, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano optou por evitar horários de pico. O BRT não entrará, por enquanto, no Centro. A estação da Avenida Guararapes ficará pronta para a Copa, mas não será usada pela linha Camaragibe/Derby.

“Não adiantaria entrar na Conde da Boa Vista e atravessar toda a via sem poder parar”, disse o presidente do órgão, Nélson Menezes. Segundo ele, as estações provisórias da avenida só devem ficar prontas em julho.

Sem condições de ir para o Centro, o ônibus do BRT do corredor Leste/Oeste fará o caminho de volta entrando à direita na pista local da Agamenon e retornará pela Amauri de Medeiros. Quem quiser seguir viagem ao Centro terá que pegar outra condução e pagar nova passagem, pelo menos até que as estações da Conde da Boa Vista sejam construídas.

A linha já existente Camaragibe/Derby, que usa paradas
convencionais, transporta atualmente mais de oito mil pessoas por dia. Nessa primeira etapa a previsão é transportar 750 passageiros/dia. E só interessa a quem ficar na Caxangá ou no Derby. “A gente só vai aumentar a demanda quando as estações e os terminais estiverem concluídos”, disse Menezes.

A expectativa é que ainda neste mês todas as estações da Caxangá estejam concluídas, e os terminais de integração da 3ª e 4ª perimetrais, em agosto. “Cada terminal terá uma linha que vai parar em todas as estações e outra expressa, que irá parar no Derby, Conde da Boa Vista e Guararapes”, explicou.


Situação é pior no eixo Norte/Sul

Se as obras do corredor Leste/Oeste, principal acesso do BRT para a Arena Pernambuco, ainda caminham a passos lentos em pleno mês da Copa, a situação do corredor Norte/Sul é ainda pior. Há estações que sequer foram iniciadas ou estão apenas na fundação, como é o caso da única estação de Igarassu. A ampliação dos terminais integrados também não foi iniciada.

No corredor da PE-15, a maior parte das estações já se encontra com a cobertura e vidraças, mas ainda sem a instalação dos equipamentos internos. Para o próximo dia 15, data prevista para início da operação no corredor, a ideia é também começar com uma linha que sairá do Terminal Integrado da PE-15 com parada nas estações Tacaruna, no início da Avenida Cruz Cabugá e na Avenida Dantas Barreto. "Vamos começar no TI da PE-15, depois ampliamos para o TI Pelópidas e por último Igarassu", revelou o presidente do Grande Recife, Nélson Menez.

+Saiba Mais (Primeira fase de operação dos corredores)

Linha Camaragibe/Derby (BRT Leste-Oeste)

Demanda: 750 passageiros/dia
Frota: 6 BRTs
Viagem: 21 Viagens
Intervalo: 20 minutos (previsto)
Estações: 2 (Estação Cordeiro e Derby)
Hora: das 9h às 16h
Data: 07/06/14 - início da operação

Linha Expresso TI PE-15/Dantas Barreto (BRT Norte-Sul)

Demanda: 500 passageiros/dia
Frota: 6 BRTs
Viagem: 28 viagens
Intervalo: 15 minutos
Estações: 1 (Estação Praça da República [Dantas Barreto 1])
Hora: Das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30
Data: 15/06/14 - início da operação
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Mobilidade - Imobilidade do Recife esta já no caos instalado e os agentes da CTTU, ineficazes.(falta vontade e experiencia).

Mobilidade »Recife lidera índice de congestionamento em pesquisa da TomTomNos horários de pico, 60% das vias públicas da cidade chegam a registrar lentidão



Foto: Teresa Maia/DP/D.A. Press/Arquivo
Foto: Teresa Maia/DP/D.A. Press/Arquivo
A empresa de tráfego Tom Tom, que possui um aplicativo similar ao Waze, divulgou uma pesquisa sobre congestionamentos nas nove maiores capitais brasileiras. De acordo com o estudo, publicado nesta quarta-feira (04), Recife é campeã quando o assunto é trânsito engarrafado. Nos horários de pico, chega a registrar lentidão em 60% das vias públicas da cidade. 

A medição é feita de forma comparativa e analisa não o tamanho, mas a densidade do congestionamento. É calculada a relação entre a quantidade de ruas de um município e quantas delas estão registrando lentidão. Os dados são coletados através do GPS da própria empresa e aplicativos dos usuários do serviço.

Salvador ficou em segundo lugar no ranking com 59% das vias congestionadas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 55%. 

Confira o ranking completo:

1. Recife: 60%
2. Salvador: 59%
3. Rio de Janeiro: 55%
4. Fortaleza: 48%
5. São Paulo: 46%
6. Belo Horizonte: 42%<
7. Porto Alegre: 38%
8. Curitiba: 34%
9. Brasília: 27%

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mobilidade - veja as empresas a transportar os usuários durante a copa do mundo.

Ônibus fretados vão reforçar transporte dos estacionamentos para a Arena Pernambuco durante a Copa do Mundo

Publicado em 04/06/2014, Às 2:55





Estacionamento do RioMar Shopping será uma das opções
Estacionamento do RioMar Shopping será uma das opções. Foto: JC Imagem

Ônibus fretados, que não integram o sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife, serão responsáveis por levar parte dos torcedores dos estacionamentos periféricos para a Arena Pernambuco durante a Copa do Mundo no Recife. Os veículos fretados vão operar no estacionamento do RioMar Shopping, no Pina, por serem veículos rodoviários com ar-condicionado. A tarifa cobrada – R$ 40 por pessoa, ida e volta, mais R$ 6 de estacionamento – exige um veículo diferenciado. E como apenas a Borborema possui veículos do tipo, o Grande Recife Consórcio de Transporte decidiu abrir a operação para as empresas de fretamento World, RCR, Totality e AVG.

Confira as empresas que irão operar em cada um dos três estacionamentos:

Estacionamento do Cordeiro: Cidade Alta, Empresa Metropolitana,
Transportadora Globo, Transportadora Itamaracá, Empresa Pedrosa, Rodotur
Turismo e Transcol Transportes Coletivos, sendo todos os ônibus
convencionais urbanos.


Estacionamento Parqtel: Borborema, com ônibus convencionais urbanos.

Estacionamento RioMar: Borborema, World, RCR, Totality e AVG, todas com ônibus rodoviários, com ar-condicionado.



Borborema terá que oferecer apenas os ônibis opcionais, com ar-condicionado no serviço do RioMar Shopping
Borborema terá que oferecer apenas ônibus opcionais, com ar-condicionado, no serviço do RioMar Shopping

Segundo o Grande Recife Consórcio, o processo de escolha das empresas foi realizado de acordo com a proximidade das garagens dos ônibus com os estacionamentos periféricos. No geral, a distribuição das empresas representa as áreas de atuação de cada uma nas regiões dos estacionamentos. No caso do estacionamento do Cordeiro, a frota foi ampliada com outras empresas que não são da área para reforçar a oferta. No RioMar serão utilizados ônibus rodoviários com ar-condicionado e, não, ônibus convencionais urbanos. Por isso as empresas de frete.




Veja as opções de deslocamento:


mobilidadecopa

Postado por Roberta Soares