quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mobilidade - veja as empresas a transportar os usuários durante a copa do mundo.

Ônibus fretados vão reforçar transporte dos estacionamentos para a Arena Pernambuco durante a Copa do Mundo

Publicado em 04/06/2014, Às 2:55





Estacionamento do RioMar Shopping será uma das opções
Estacionamento do RioMar Shopping será uma das opções. Foto: JC Imagem

Ônibus fretados, que não integram o sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife, serão responsáveis por levar parte dos torcedores dos estacionamentos periféricos para a Arena Pernambuco durante a Copa do Mundo no Recife. Os veículos fretados vão operar no estacionamento do RioMar Shopping, no Pina, por serem veículos rodoviários com ar-condicionado. A tarifa cobrada – R$ 40 por pessoa, ida e volta, mais R$ 6 de estacionamento – exige um veículo diferenciado. E como apenas a Borborema possui veículos do tipo, o Grande Recife Consórcio de Transporte decidiu abrir a operação para as empresas de fretamento World, RCR, Totality e AVG.

Confira as empresas que irão operar em cada um dos três estacionamentos:

Estacionamento do Cordeiro: Cidade Alta, Empresa Metropolitana,
Transportadora Globo, Transportadora Itamaracá, Empresa Pedrosa, Rodotur
Turismo e Transcol Transportes Coletivos, sendo todos os ônibus
convencionais urbanos.


Estacionamento Parqtel: Borborema, com ônibus convencionais urbanos.

Estacionamento RioMar: Borborema, World, RCR, Totality e AVG, todas com ônibus rodoviários, com ar-condicionado.



Borborema terá que oferecer apenas os ônibis opcionais, com ar-condicionado no serviço do RioMar Shopping
Borborema terá que oferecer apenas ônibus opcionais, com ar-condicionado, no serviço do RioMar Shopping

Segundo o Grande Recife Consórcio, o processo de escolha das empresas foi realizado de acordo com a proximidade das garagens dos ônibus com os estacionamentos periféricos. No geral, a distribuição das empresas representa as áreas de atuação de cada uma nas regiões dos estacionamentos. No caso do estacionamento do Cordeiro, a frota foi ampliada com outras empresas que não são da área para reforçar a oferta. No RioMar serão utilizados ônibus rodoviários com ar-condicionado e, não, ônibus convencionais urbanos. Por isso as empresas de frete.




Veja as opções de deslocamento:


mobilidadecopa

Postado por Roberta Soares

BRT - Rio de Janeiro sai na frente e investe pesado em transportes.Recife as gambiarras e ajeitadinhos continuam.

Em dia de estreia do BRT Alvorada-Galeão, G1 flagra pedestres na via

Presença de guardas municipais não inibe irregularidades.
'As pessoas não respeitam', lamenta motorista de ônibus.

Mariucha MachadoDo G1 Rio
Ciclista é flagrado na pista exclusiva para ônibus (Foto: Mariucha Machado/G1)Ciclista é flagrado prestes a atravessar pista exclusiva para ônibus (Foto: Mariucha Machado/G1)
Mapa do BRT Transcarioca (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os inúmeros avisos de acidentes parecem que ainda não surtiram efeito para pedestres e motoristas que insistem em transitar pela pista do BRT e atravessar a via fora das faixas de pedestres.  A linha do BRT Transcarioca que liga o Terminal Alvorada, na Zona Oeste do Rio, ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, começou a funcionar às 5h desta quarta-feira (4). Durante os testes, o serviço vai estar disponível até as 23h e a cada 25 minutos, mas depois será expandido para 24 horas.
G1 embarcou na viagem que partiu as 8h55 e flagrou diversas pessoas desrespeitando as placas de sinalização, apesar da presença da Guarda Municipal em diversos pontos do trajeto. Um motorista do BRT que acompanhou a viagem para fazer o reconhecimento do trajeto alertou que a pista da Transcarioca está mais perigosa do que a da Transoeste.
"Aqui tem muita brecha para as pessoas passarem. Até agora a gente já viu vários flagrantes. Os guardas municipais só estão ali para punir a gente, caso a gente avance o sinal, porque as pessoas não respeitam", contou o motorista.
Pedestre caminha tranquilamente em área proibida (Foto: Mariucha Machado/G1)Pedestre caminha tranquilamente em área
proibida (Foto: Mariucha Machado/G1)
Durante a inauguração no novo Centro de operação do BRT, o secretário Municipal de Transportes Alexandre Sansão afirmou que grades seriam instaladas durante todo o trajeto para evitar irregularidades. Mas as grades do canteiro central não estão evitando as "trapaças" dos irresponsáveis.
Em nota, a Guarda Municipal informou que não há uma regulamentação específica para penalização das infrações cometidas por pedestres e que orienta constantemente os cidadãos sobre a importância das regras de trânsito e os riscos da travessia em locais inapropriados.
“Mesmo antes da inauguração das novas estações do BRT, a Guarda Municipal tem promovido ações educativas em vários trechos do corredor expresso, com foco exclusivo na orientação dos pedestres”, concluiu a nota.
A assessoria de imprensa da corporação disse ainda que está atuando na orientação de condutores e na fiscalização das infrações cometidas ao longo do BRT Transcarioca. Duzentos e quarenta agentes estão distribuídos em 190 pontos ao longo do corredor expresso. Desde o dia 24 de maio, a fiscalização realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) aplicou de mais de 700 multas.
Tempo e dinheiro
A estudante de nutrição Betânia Barcelos de Souza contou que costumava pegar o frescão para ir até o estágio, no Galeão. "Eu cheguei aqui para pegar o frescão e aí quando vi que tinha um BRT direto pro Galeão resolvi pegar. Eu já demorei até três horas pra chegar até lá de ônibus. Como eu moro no Recreio, peguei um BRT lá e cheguei aqui e não precisei pagar outra passagem", disse ela, que também comemorou a economia. A passagem do frescão, de acordo com a estudante, custava R$ 12.
Após o aviso sonoro de "portas fechadas" na famosa voz da Íris Lettieri um certo borburinho começou: "É a moça do Galeão", brincou uma passageira. Os avisos são dados em português e inglês.
Estudante comemora economia e agilidade do BRT (Foto: Mariucha Machado/G1)Estudante comemora economia e agilidade do
BRT (Foto: Mariucha Machado/G1)
A previsão do consórcio do BRT é que as viagem durem aproximadamente 1h10. O confeiteiro Douglas Pires Ferreira mora em Sepetiba e também resolveu testar o BRT Transcarioca para ir ao trabalho. Ele contou que quando pega a Linha Amarela com trânsito bom costuma fazer o trajeto em menos de uma hora, mas no final do mês ele vai economizar R$ 200 por causa da integração dos BRTs.
"Pelo tempo só não valeria a pena, porque tem dias que eu faço esse trajeto mais rápido que uma hora. Mas em compensação eu vou gastar menos, pois eu moro em Sepetiba, pego um BRT, desço na Alvorada e pego a integração", contou o confeiteiro.
A viagem demorou 20 minutos a mais do previsto, mas mesmo assim agradou os passageiros. "Eu gostei, achei confortável. Com o tempo os motoristas devem conseguir fazer em menos tempo. O melhor disso tudo e pegar dois BRTs pelo preço de um", disse a vendedora Carla Alves.
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Estação do BRT Transcarioca no Galeão começou a funcionar nesta quarta-feira (Foto: Mariucha Machado/G1)Estação do BRT Transcarioca no Galeão começou a funcionar nesta quarta-feira (Foto: Mariucha Machado/G1)

Mobilidade - contra o tempo e neste sábado dará inicio ao BRT,e as maquiagens estão a todo vapor.

Estações do BRT ainda em obras no Grande RecifeTerminais também não estão prontos. No ramal da Copa, apenas uma faixa para os ônibus do sistema pode ser utilizada

Tânia Passos - Diário de Pernambuco

Foto: Guilherme Veríssimo/Esp.DP/D.A Press
A quatro dias do início da operação do sistema BRT, previsto para começar no próximo sábado, os preparativos no corredor Leste/Oeste, principal acesso do sistema para a Arena Pernambuco, estão intensos. Mas até ontem, todas as 26 estações ainda estavam em obras. Somente as duas primeiras da Caxangá, sentido cidade/subúrbio estão sendo sinalizadas. Também estão sendo sinalizadas as duas estações do Derby. A da Avenida Guararapes, a previsão é que até quinta-feira ela receba os adesivos da comunicação visual.

A sinalização das estações é um indicativo das que deverão funcionar a partir do próximo sábado. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano não quis, no entanto, antecipar informações da operação. Para os jogos da Copa do Mundo, apenas as estações do Derby e Guararapes serão usadas para o expresso Copa, que levará os torcedores diretamente para a Arena.

Iniciar a operação comercial com a maior parte das estações ainda em obras é apenas uma parte do desafio do Grande Recife, responsável pelo gerenciamento do sistema. A outra, igualmente importante, será operar sem a conclusão dos terminais de integração. A operação que tinha previsão de iniciar em maio foi adiada para junho em um cenário sem muitos avanços. Até o mês passado, a estimativa era de operar com todas as linhas no mês da Copa, mas a expectativa hoje é bem menor. “Vamos iniciar de forma mais tímida para evitar erros que observamos em Belo Horizonte”, contou o gerente de operações do Grande Recife, André Melibeu, em entrevista à Rádio Globo.

A previsão anterior era operar sete linhas do Leste/Oeste: Camaragibe/Derby; Camaragibe/Boa Vista; 3ª Perimetral/Derby e 3ª Perimetral/Boa Vista. Mas essa previsão não deve se confirmar. Na Conde da Boa Vista, por exemplo, até as estações provisórias não ficaram prontas. Na Avenida Caxangá, o elevado Bom Pastor deverá ter a pista liberada para os ônibus, a estação que estava prevista em cima do elevado não chegou a ser construída. E em Camaragibe, a Avenida Belmínio Gouveia não contará, por enquanto, com as estações. Nem mesmo as provisórias. E o ramal da Copa, teve a conclusão de apenas uma faixa para o ônibus do BRT.

terça-feira, 3 de junho de 2014

A COPA CHEGOU E A BAGUNÇA CONTINUA A MESMA ,MAS AGORA SÓ DEPOIS DA COPA.



A 10 dias da Copa ainda há muito a ser feito

Nem todas as intervenções ficarão concluídas. Governo corre para não deixar com cara de improviso

02/06/2014 06:52 - Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco.
Quando o Governo de Pernambuco divulgou o plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, informando que a operação dos modais que vão levar os torcedores seria garantida, já era possível perceber o recado implícito de que nem tudo vai estar 100% pronto a tempo do Mundial. A dez dias do evento esportivo, algumas das principais intervenções que irão servir de ligação até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (RMR), seguem inacabadas. O Estado corre contra o tempo a fim de deixar os serviços concluídos, ou, pelo menos sem o aspecto de improviso.
A obra mais atrasada entre todas as que constam na Matriz de Responsabilidades para a Copa 2014 é o ramal externo, sistema viário que liga a avenida Belmiro Correia, em Camaragibe, até o anel interno no entorno do estádio. O trecho, de aproximadamente 6,5km, terá seis faixas de rolamento, sendo quatro para o tráfego misto e duas exclusivas para o transporte coletivo. Porém, existem pontos em que há apenas duas faixas construídas, ainda na fase de acabamento.
Uma ponte que faz parte do projeto, passando por cima do rio Capibaribe, também está pela metade. De um lado a estrutura está apenas no esqueleto das vigas de sustentação. O estágio mais avançado é após a ponte até o ramal interno da Copa, que já está quase concluído com todas as faixas de tráfego. Também deverá ficar pronto a ligação do ramal até o Terminal Integrado de Cosme e Damião. Nesse cenário atual, é certo que a operação do ramal externo seja feita em mão dupla, mas apenas com pista simples. Essa situação não deve atrapalhar o roteiro dos coletivos que vão utilizar a rota, os que farão viagens expressas do BRT e os circulares vindos da estação do metrô e do estacionamento do Parque do Cordeiro. Isso porque o ramal terá pontos de bloqueios para veículos não credenciados.
Os dois ramais do BRT (Leste-Oeste e Norte-Sul) vão operar para a Copa do Mundo, mas realizando viagens sem escalas até as proximidades da arena. No corredor Leste-Oeste, que cruza toda a extensão da avenida Caxangá, a dúvida é com relação ao elevado localizado na região que corta o bairro do Engenho do Meio. Ontem, operários trabalhavam na colocação de asfalto nos encontros da estrutura com o nível do solo.
Outra intervenção importante que irá facilitar a chegada dos turistas ao evento esportivo, sobretudo os turistas de outros estados e os estrangeiros é a passarela entre o Aeroporto Internacional do Recife, o terminal integrado e a estação da Linha Sul do Metrô. Com 440 metros de extensão, o equipamento que cruza a avenida Mascarenhas de Morais já teve suas obras físicas encerradas. Trabalhadores atuam nos acabamentos, a exemplo da instalação das catracas de acesso. O pagamento será feito no início da passarela no lado do Aeroporto, quase em frente ao portão B6 do Embarque Sul. Três lances de esteiras duplas fazem parte da estrutura.
Túnel Abolição
Mesmo não sendo uma intervenção diretamente ligada à Copa do Mundo, o túnel da Abolição, no bairro da Madalena, é outra obra de mobilidade que segue fora do cronograma estabelecido. Apesar das paredes já concretadas, é possível visualizar que o interior da estrutura ainda requer muitos serviços. Há inclusive pontos de acúmulo de água, motivo que fez a obra atrasar por dias quando ocorreram fortes chuvas no final do último mês de abril. Além disso, ainda não foram iniciados os trabalhos de ligação do túnel com o a rua Real da Torre a sua continuidade, a rua João Ivo da Silva. O equipamento irá aliviar o tráfego que ficou muito complicado desde o começo das obras na região.
Governo garante inaugurações a tempo
Mesmo com o prazo apertado, o Governo estadual confirma a entrega das obras a tempo do campeonato. O próximo final de semana é a data limite dos gestores para a conclusão da passarela do Aeroporto e o elevado do Engenho do Meio. No caso da estrutura que segue paralela a avenida Caxangá, o prazo fica ainda mais comprometido por conta do início da operação do novo sistema de transportes da Região Metropolitana, o BRT, previsto para começar no sábado dia 7.
Os trechos do ramal externo da Copa que irão operar para o Mundial deverão ser concluídos até a metade da próxima semana. A promessa da Secretaria das Cidades é concluir a iluminação do viário até a data do primeiro jogo, dia 14 de junho. Já os passeios públicos e ciclovias só estarão prontos após o evento, bem como o restante das pistas previstas no projeto Cidade da Copa.
“Nos últimos dois meses reforçamos os trabalhos para poder entregar as obras a tempo da Copa. Ampliamos as equipes e os turnos, trabalhando sábados e domingos para permitir a operação”, pontuou o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel. Sobre a operação da passarela do Aeroporto, o representante não confirmou a data exata em que as pessoas poderão começar a utilizar o equipamento.
A respeito do funcionamento do BRT Copa, o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, destacou que as obras pendentes não irão prejudicar os mais de 6 mil torcedores que irão utilizar o modal, segundo previsão da Secretaria Extraordinária da Copa. “Os ônibus já estão chegando e nos dias de jogos serão 50 coletivos fazendo as viagens no corredor segregado. Apenas a avenida Belmiro Correia não possui faixa exclusiva, mas depois eles acessam o ramal externo e seguem livres até as proximidades da Arena”, informou. A operação do BRT Copa irá funcionar 4 horas antes do jogo e 3 horas depois. O valor da passagem do BRT será de R$5 (ida e volta). 

domingo, 1 de junho de 2014

Gooooooooooooooooooollllll de incompetência e de muitos desvios de $$$$$$$$$.

Obras de mobilidade para Copa extrapolaram em R$ 82 milhões o valor inicial e estão sendo entregues pela metade


Publicado em 01/06/2014, Às 15:39

Corredor de BRT Leste-Oeste é um dos que mais deu prejuízo. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem
Corredor de BRT Leste-Oeste é um dos que mais deu prejuízo. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem


Da Editoria de Economia
Adriana Guarda
adrianaguarda@jc.com.br
Pela metade e mais caro. Assim será entregue o projeto de mobilidade para a Copa 2014 em Pernambuco, originalmente orçado em R$ 493 milhões. Num cenário de obras de menos e gastos de mais, o chavão governista de “legado do Mundial” perde força por aqui. Acompanhando o plano desde 2011, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez mais de 50 vistorias às obras e enviou alertas de irregularidades à Secretaria das Cidades de Pernambuco (Secid) e aos consórcios construtores. O TCE calcula em cerca de R$ 82 milhões os valores excessivos (e passíveis de devolução) nos contratos de quatro obras.
Projetos básicos malfeitos transformaram o escopo inicial dos projetos num Frankenstein cheio de remendos e aditivos. Conselheira do TCE e relatora do processo de auditoria das obras da Copa desde 2013, Teresa Duere alerta para o custo do improviso no plano de mobilidade. “Mais uma vez, os erros no projeto básico se convertem em improvisações no planejamento e na explosão dos custos. A poucos dias da Copa, percebemos que poucas obras ficaram prontas. A secretaria estadual das Cidades, a empresa fiscalizadora (Maia Melo) e os consórcios construtores foram alertados com relatórios do Núcleo de Engenharia (NEG) do Tribunal para que a situação não chegasse onde chegou”, observa.
Os equipamentos de infraestrutura que serão entregues às cidades não refletem o desenho original dos projetos. A obra encolheu e os custos subiram. Um dos exemplos é o Corredor de Transporte Público Leste-Oeste, que liga o Recife a Camaragibe. Responsável pela obra, o Consórcio Mendes Júnior/Sevix vai entregar 55,8% do que foi projetado, com valor 8,69% superior ao preço global. O chefe do NEG, Ayrton Alcoforado Júnior, explica que, para não ultrapassar o limite legal de aditivos (25% sobre o valor total da obra), os consórcios retiraram itens dos projetos. No Leste-Oeste, por exemplo, ficaram de fora os elevados do Benfica e da III Perimetral, além do Viaduto da UPA. As reduções somaram R$ 64,2 milhões. “Essas supressões comprometem serviços importantes para o bom funcionamento do sistema e a melhoria da mobilidade”, pondera.

"Arrumadinho" nas estações da Conde da Boa Vista, que sequer têm previsão para entrar em operação
“Arrumadinho” nas estações da Conde da Boa Vista, que sequer têm previsão para entrar em operação
O tira daqui e bota ali continuou na obra do Leste-Oeste. Contratos aditivos inflaram em R$ 76,4 milhões (52,5%) o valor inicial do projeto, orçado em R$ 145,3 milhões. Na lista de acréscimos aparecem o Túnel da Abolição, o Elevado do Bom Pastor, as estações do BRT (Bus Rapid Transit) e o Terminal Integrado da IV Perimetral. O Elevado do Bom Pastor, na Avenida Caxangá, mais que dobrou de valor. Majorado em 127,8% passou de R$ 16,3 milhões para R$ 37,1 milhões. A justificativa para o reajuste foram mudanças nas fundações e na infraestrutura do viaduto, que já tem estrutura de ferro cedendo (veja foto acima), antes mesmo de ser liberado para uso. Outra obra que também não foi concluída para a Copa e o preço explodiu foi o Túnel da Abolição (no cruzamento da Caxangá com a Real da Torre). O projeto inicial era de R$ 9 milhões, mas o consórcio pediu um aditivo de R$ 8,6 milhões e o contrato ficou em R$ 17,7 milhões.
“A justificativa é sempre a necessidade de reparar erros no projeto básico. Seja por problemas de desapropriação, de estrutura ou no traçado. Tem um exemplo de um viaduto no Ramal da Copa (via que liga o Terminal Integrado de Passageiros de Camaragibe à Arena da Copa), que o preço multiplicou por quatro. O consórcio Mendes Júnior/Servix alegou que foi necessário mudar a localização da obra, por conta de dificuldades nas desapropriações. Nesse novo local, a estrutura de concreto armado precisou ser alterada para aço, numa clara demonstração de equívoco no planejamento”, aponta Teresa Duere. O Ramal da Copa teve um acréscimo de R$ 31,6 milhões no valor do contrato original, projetado em R$ 167,7 milhões.
Atrasada, a obra precisou ter um viaduto retirado do projeto. A previsão era entregar uma avenida com corredores exclusivos para transporte coletivo, faixa de rolamento para tráfego misto e ciclovia. Mas o que vai ficar pronto agora em junho é apenas uma passagem para os BRT. Pelas contas do TCE, o equipamento é o que teria maior valor para ser devolvido aos cofres públicos (R$ 35,4 milhões) no Plano de Mobilidade para a Copa.
Das principais obras de mobilidade para o Mundial, o que de fato vai ficar pronto é a Passarela Aeroporto-Metrô e o TI Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata. O TI é o principal ponto de embarque e desembarque dos passageiros que vão para a Arena da Copa, enquanto a Passarela liga o Aeroporto à linha Sul do Metrô (por meio de uma esteira rolante), sem precisar atravessar a Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira. Apesar de também estarem atrasadas, as duas obras foram as que apresentaram menores problemas no relatório do TCE.
O relatório do TCE também aponta que a Secretaria das Cidades de Pernambuco (Secid) vem descumprindo recomendações do Tribunal, no que se refere ao pagamento da execução de serviços. Desde março de 2013, a Secid vem pagando valores mensais acima do estimado no contrato. Ao invés de desembolsar parcelas mensais de R$ 294,4 mil, a secretaria paga cerca de R$ 500 mil. Isso gerou um descompasso entre os valores liquidados e executados. Em agosto do ano passado, a Secretaria pagou 100% das despesas com o item “administração local e manutenção do canteiro de obras” do contrato, quando o índice de serviços executados estava em apenas 37,63%. Além de receber os pagamentos adiantados, o consórcio Mendes Júnior/Sevix ainda pediu um aditivo R$ 4,9 milhões (dividido em 12 parcelas) para alcançar o “reequilíbrio econômico-financeiro” nesse mesmo item.
 Leia também: Mobilidade no Improviso
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Postado por Roberta Soares