domingo, 2 de novembro de 2014

Mobilidade - Camaragibe ganhará nova avenida na Belmiro Correia, ou antiga promessa nunca cumprida pra copa do mundo.

Via absorverá fluxo de carros, motos, caminhões e ônibus convencionais a ser retirado da Avenida Belmino Correia, que passará a servir sobretudo ao BRT

A Região Metropolitana do Recife vai ganhar mais uma avenida. Com 3,6 km de extensão, a nova via será uma paralela da Avenida Belmino Correia (PE-05), principal corredor de Camaragibe e acesso ao Ramal da Copa, em São Lourenço da Mata. Provisoriamente chamada de Avenida do Contorno de Camaragibe, a pista deve receber grande fluxo de carros particulares e ônibus convencionais que seguem para outros municípios, como Paudalho e Carpina. Para isso, a Belmino Correia deverá ter sua circulação restrita ao BRT e veículos que forem acessar comércio e ruas transversais. 

O projeto-executivo, orçado em R$ 30 milhões, está em análise na Caixa. Enquanto isso, segue a elaboração de um estudo de impacto ambiental. “A avenida passará na borda de uma grande área verde. Para que se possa entrar nessa área, é necessário licença ambiental. Mas acreditamos que até o fim do ano o estudo seja concluído. Depende do CPRH”, disse o secretário-executivo de Mobilidade das Cidades de Pernambuco, Gustavo Gurgel. 

Quando da implantação do novo corredor, deverão ser construídas na Belmino Correia estações refrigeradas de BRT, semelhantes às da Caxangá. Duas das quatro faixas da Belmino serão exclusivas ao sistema Via Livre e as outras duas para carros. “Hoje, as paradas do BRT que estão sendo construídas estão nas laterais e o tráfego na Belmino é misto. Não há faixa prioritária para o BRT, o que diminui sua velocidade”, reconhece. 
Para Gurgel, o maior obstáculo à abertura da Avenida do Contorno são as desapropriações, já que elas não estão inclusas no orçamento de R$ 30 milhões. “São recursos a serem captados. Mas ainda não temos o valor necessário para cobrir as desapropriações”, afirma o secretário.

O novo corredor será composto por duas pistas de tráfego misto em sentidos opostos, com largura variando de sete e nove metros, além de um canteiro central de dois metros. Terá início em frente ao Terminal Integrado de Camaragibe e término na interseção com a PE-027, próximo à antiga fábrica Braspérola.  

Inicialmente, o projeto do Corredor Leste/Oeste previa o alargamento da Belmino Correia para criação de faixa de BRT. A hipótese foi descartada devido à grande quantidade de imóveis a serem desapropriados. “Antes de iniciar a implantação do Leste Oeste, foi visto que não daria tempo de fazer o alargamento da Belmino, já que a meta era a Copa. A solução foi construir estações mais simples enquanto não é aberta a via paralela”, disse o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.

Mobilidade -Jaboatão faz diagnóstico sobre uso dos transportes coletivos no município

60 pesquisadores estão envolvidos na ação, iniciada na quarta (29/11). A partir do cenário que será traçado pelos usuários, deverão ser adotadas medidas para melhorar a mobilidade
 
 
 
Com o objetivo de conhecer os usuários de transporte coletivo e os problemas relacionados à mobilidade em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura - por intermédio da Secretaria Executiva de Mobilidade - iniciou na quarta-feira (29/10) um estudo técnico, através da realização de uma pesquisa, sobre o comportamento da demanda de passageiros que utilizam o transporte público no município.
 
A pesquisa consiste em identificar o número de usuários, bem como os maiores locais de origem e destino. O objetivo é, com o resultado, identificar os pontos críticos (paradas onde o fluxo de usuários é maior), por onde as linhas serão reordenadas e readaptadas. A partir dela, serão tomadas medidas para melhorar a mobilidade e, consequentemente, a satisfação dos usuários, como: aumento da frota, intervalo das viagens e novos itinerários. 
 
A pesquisa será feita da seguinte forma: dois pesquisadores estarão em cada veículo, ficando um na porta dianteira (por onde geralmente o passageiro realiza o embarque), responsável por entregar um cartão que identificará onde o usuário subirá (local de origem), e o outro portará um envelope em que serão guardados os cartões com o destino escrito (pelo próprio pesquisador) no verso. Além disso, no terminal de cada linha, um terceiro pesquisador anotará todas as viagens feitas durante o dia. Ao todo, 60 profissionais, entre funcionários da Prefeitura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, estarão envolvidos na ação, que ocorrerá nos dias úteis (de segunda a sexta) e alguns sábados e domingos.
 
De acordo com o secretário Executivo de Mobilidade, Werner Brito, os pesquisadores receberam um treinamento e estão totalmente aptos para contribuir com este levantamento. “Eles estão muito bem preparados, o que possibilitará um resultado com segurança para que tenhamos um quadro real da rede de transportes do Jaboatão.  Esta pesquisa nos dará um diagnóstico completo de como o setor funciona no município”, explicou.

“Depois do estudo, faremos um levantamento linha a linha. Esse trabalho nos fornecerá subsídios para que sejam tomadas, onde for o caso, medidas para melhorar a mobilidade dos usuários”, completou Fátima Dantas, Gerente de Transporte do Jaboatão.

sábado, 1 de novembro de 2014

Blog Grande Recife Mobilidade PE - Entrega de BRTs no Ceará teve festa com direito a cobertura da Mob Ceará.

Ceará Diesel realiza entrega dos ônibus articulados

A Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Estado do Ceará, realizou, na noite da última quinta-feira (30/10), uma solenidade que oficializou a entrega de um total de sete ônibus articulados da marca alemã, que deverão operar já no próximo mês nas ruas de Fortaleza.

Com enorme satisfação, a equipe MOB Ceará marcou presença no evento, que teve cunho histórico, remetendo à solenidade de entrega dos primeiros articulados de Fortaleza em fins de 1989.

Durante o evento, três unidades dos ônibus articulados Mercedes-Benz marcaram presença enquanto encantavam os privilegiados presentes: O Neobus Mega BRT de prefixo 12499, pertencente a Viação São José, e os Viales BRT 42418 da Dragão do Mar e 02400 da Viação Fortaleza. Este último estava estacionado estrategicamente na lateral da concessionária.


A festa, que contou com várias autoridades e empresários, buscou mostrar aos espectadores este grande marco para o sistema de transporte público de Fortaleza - SIT, que, agora, passa a contar com ônibus mais possantes, confortáveis e com maior capacidade de transporte.


Destaque para a tecnologia embarcada no evento, pois as dúvidas dos espectadores sobre os veículos eram sanadas por uma "secretária virtual", que estava à disposição no centro do salão da Ceará Diesel.

As diversas características dos ônibus articulados foram evidenciadas durante o evento. Foi apresentado um vídeo que ilustrou um pouco dos preparativos da chegada dos ônibus articulados e a implantação no sistema BRT na capital cearense, com entrevistas de diversas personalidades do setor do transporte. O vídeo foi produzido por Jorge Andrade, o mesmo designer que assinou o projeto da mais recente pintura do SIT.

Pouco depois ocorreu a entrega simbólica das chaves dos ônibus, que reuniu vários empresários. 


Em alusão à "sanfona" da articulação dos novos veículos, o sanfoneiro Waldonys foi convidado para animar os convidados com sua música de raiz. O cantor sacudiu o ambiente com suas canções, e até levou a música para a viagem inaugural do ônibus da Viação Fortaleza, que estava à disposição para um passeio com os convidados pelas ruas de Fortaleza.


O evento foi um sucesso, sucesso este que repercutiu em vários canais da mídia e mostrou a importância da chegada dos novos ônibus articulados de Fortaleza.


O MOB Ceará agradece o convite feito pela Ceará Diesel, e se orgulha de fazer parte desta etapa da história do transporte coletivo da capital.


Fonte: MOB Ceará