sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vandalismo e Roubo - Esse foi na estação Coqueiral. Não se assustem se houver uma greve por tempo indeterminado novamente no Metrô.

Novo Arrombamento na SubEstação Coqueiral
Segundo relato dos companheiros da Segurança (PFF) durante essa semana ocorreu mais um arrombamento na Subestação da Estação Coqueiral. O informes dão conta de que foram invadidas as instalações da Subestação com quebra dos portões e portas, além do roubo de peças.
A ocorrência foi devidamente registrada e nessa quinta-feira(06) o Dirigente Sindical Rogério Atanásio foi até às estações Mangueira e Coqueiral para ouvir os relatos da segurança e conversar com os trabalhadores na Estação Coqueiral que tem sofrido de forma recorrente com a falta de segurança no loca.
O Sindicato vai continuar acompanhando o desenrolar dos fatos e as providências que vão ser adotadas pela empresa para prevenir e evitar que novos episódios como este venham a acontecer novamente.
Segundo Diogo Morais - Esse foi na estação Coqueiral. Não se assustem se houver uma greve por tempo indeterminado novamente no Metrô.
fonte: Sindmetro Pe.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015


Esperança para o Corredor de BRT Leste-Oeste. Foto: Roberta Soares

Existe uma luz no fim do túnel. Aliás, no fim do corredor. A boa notícia é que ainda há esperança para o Corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Leste-Oeste, cujas obras estão paralisadas desde novembro de 2014. A tentativa do governo de Pernambuco de diagnosticar o custo de retomada da construção parece que vai dar certo. Duas empresas apresentaram propostas no pregão eletrônico, realizado na tarde desta quinta-feira (6/8). Pregão é um modelo de licitação caracterizado por inverter as fases do processo licitatório comum regido pela lei 8.666/93. Pode ser presencial ou eletrônico. Nele, ocorre primeiro a abertura das propostas e depois o julgamento da habilitação, valendo o menor valor.
Ainda não é nenhuma garantia, até porque as empresas podem não conseguir se habilitar, segundo a Secretaria das Cidades (Secid). Mas ao menos a disputa não deu deserta, como aconteceu da primeira vez. A empresa que for escolhida irá apontar as necessidades e os novos custos para finalizar o Leste-Oeste, que está com 80% dos trabalhos feitos, mas se degradando a olhos vistos. No Terminal da IV Perimetral, às margens da BR-101, a vegetação tomou conta do espaço ao ponto de um pé de melancia estar crescendo no local. O TI da III Perimetral (ao lado do Hospital Getúlio Vargas). A partir daí será definida a retomada do corredor e os prazos de conclusão. O governo garante que há dinheiro em caixa.

TI da III Perimetral está quase pronto e se deteriorando. Foto: Sérgio Bernardo
TI da III Perimetral está quase pronto e se deteriorando. Foto: Sérgio Bernardo
O Corredor Leste-Oeste deveria estar pronto ainda em dezembro de 2013 e sofreu vários adiamentos. Teve as obras paralisadas depois que a empresa responsável, a Construtora Mendes Júnior foi envolvida na Operação Lava-Jato, abandonando o contrato. O ritmo das obras caiu antes do escândalo por falta de repasse de recursos pelo governo federal, mas os trabalhos só foram paralisados mesmo depois da Lava-Jato.
O Leste-Oeste tem quase 20 km, ligando Camaragibe ao Centro do Recife. Custou quase R$ 200 milhões e deveria operar com 22 estações, mas atualmente tem apenas 15 em operação. Deveria transportar 130 mil passageiros por dia, mas hoje leva apenas 41 mil. Entrou em operação às pressas, em cima da Copa do Mundo de 2014.
Até março deste ano, o secretário das Cidades, André de Paula, ainda tinha esperança de conseguir convencer a Mendes Júnior a terminar o projeto. Mas foi em vão. Agora, o setor jurídico da secretaria prepara a munição para acionar judicialmente a empreiteira. Na secretaria, estão todos de dedos cruzados para que o pregão dê certo e o Corredor Leste-Oeste possa ser retomada.

Fonte: de Olho no Trânsito
Com Roberta Soares

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TRANSPORTE - Presença da polícia intimida ato dos rodoviários, diz líder da oposição Esquema especial de policiamento foi montado pela PM.

Viaturas ficaram de prontidão nas saídas das garagens das empresas e terminais integrados / Foto: Aldo Lima/Divulgação

Viaturas ficaram de prontidão nas saídas das garagens das empresas e terminais integrados

Foto: Aldo Lima/Divulgação.


Com a promessa de paralisação dos rodoviários para esta quarta-feira (5), a Polícia Militar montou um esquema especial de segurança. Viaturas da corporação, bem como do Batalhão de Choque, foram vistas desde 4h nos portões de saída garagens de ônibus e terminais integrados de passageiros. Os organizadores da paralisação, no entanto, apontaram a presença da PM como o motivo para o enfraquecimento do ato.

"Não vou levar a categoria ao confronto sem necessidade. Então, por segurança, preferimos abortar a paralisação", afirmou o executivo estadual da Central Sindical Popular Conlutas, Aldo Lima, responsável por planejar a movimentação. Ele considera que a polícia foi acionada para intimidar a categoria.
Uma cobradora da empresa Borborema afirmou que encontrou muitos policiais armados na garagem da empresa. "Parecia que a gente estava em um presídio", afirmou a trabalhadora, que preferiu não se identificar. O mesmo foi dito por uma cobradora da Pedrosa.  "A gente vai fazer rebelião, é?", indagou a mulher, que também não se identificou.
Em nota, a Polícia Militar informou que às 4h as viaturas estavam fixas nas garagens e terminais, mas "com a saída dos coletivos transcorrendo com normalidade e sem conflitos, às 7h, o policiamento foi remanejado para realizar rondas constantes nas proximidades dos pontos iniciais". A corporação informou ainda que o objetivo do esquema foi garantir a tranquilidade na saída dos coletivos.
Os passageiros também se surpreenderam com a presença da PM. "Tem polícia nas garagens, mas não tem pra população, pra os ônibus.. Vários assaltos na Abdias [de Carvalho] e nada de policial... Esse país eh uma bagunça...",  desabafou o Thiago M. Vasconcelos, na fanpage do JC Trânsito no Facebook.

GALERIA DE IMAGENS

Longas filas no TI Barro

Legenda
fonte:JC caderno cidades.

Mobilidade - circula normalmente os ônibus no Recife e região metropolitana.



Segundo Aldo Lima, líder da oposição dos Rodoviários falou que a classe foi intimidada pela polícia militar nas garagens e promete uma outra forma de mobilização, durante está quarta 05/08/15.

Estamos acompanhado e mais informações ainda hoje aqui...

Fonte: blog grande Recife mobilidade Pe.
Texto: jailson Silva.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Rodoviários fazem passeata pacífica, e panfletagem de esclarecimento a população.



Com intuito de informar e promover um diálogo com a população, Rodoviários se unem e fazem caminha até o palácio dos campo das princesas.





Fernando Bandeira, presidente do Urbana-PE.

Os empresários também estão dando entrada numa ação de indenização contra o Sindicato dos Rodoviários, alegando um prejuízo de R$ 12 milhões pelos últimos três dias de paralisação – dois dias em julho e segunda-feira.
Na noite desta terça, o Sindicato dos Rodoviários enviou uma nota reafirmando que não apoia a paralisação desta quarta-feira (5).

Confira nota na íntegra:

O Sindicato dos Rodoviários organizou nesta terça-feira (04/08) uma vitoriosa caminhada pelas ruas do Recife até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. No trajeto, cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras se mostraram firmes na luta pela garantia do reajuste de 12% no salário e tíquete alimentação de R$ 300, cedido pelo TRT-PE no último dia 15 de Julho.

Com um movimento pacifico e respeitoso, o Sindicato garantiu a circulação de ônibus pela Cidade, com o intuito de não prejudicar a população que a cada dia vem demonstrando mais simpatia pela causa rodoviária.
Na sede do governo, uma comissão entregou ao secretário executivo do Estado, Marcelo Canuto, uma pauta de reivindicações sobre o transporte público, como segurança nos coletivos, melhorias nas instalações dos TIs, recapeamento de corredores, melhorias em todo o transporte para a população, além de solicitar um apoio à proposta salarial vitoriosa no TRT-PE.

Pelo respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do setor, o Sindicato informa que nessa quarta-feira (05/08) a luta não para. Uma comissão formada no fim do evento desta terça-feira irá ao TRT-PE e Prefeitura do Recife levar outro documento solicitando um posicionamento favorável aos rodoviários e cobrar melhorias no transporte público da Região Metropolitana.
Por fim, o Sindicato se mantém firme na luta, com advogados em Brasília acompanhando todo o processo no TST e nas ruas da nossa Cidade, informa que pela nossa vitoriosa caminhada e respeito aos pernambucanos, não realizará uma paralisação nessa quarta-feira (05/08).

Rodoviários prometem parar o Recife nesta Quarta feira das 04:00 até as 10:00 e gradativamente as garagem liberará os ônibus.

Mesmo com ação judicial, oposição promete paralisação para esta quarta 05/08/15.




Ônibus devem ficar novamente nas garagens nesta quarta 
Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Do JC Trânsito
Os ônibus não devem circular no início da manhã desta quarta-feira (4), na Região Metropolitana do Recife. Apesar de uma ação judicial prometida pelo sindicato dos empresários do setor, Urbana-PE, a oposição à entidade que representa os motoristas, cobradores e fiscais promete parar a partir das 4h. Os veículos devem ficar nas garagens até as 10h.

 grupo é contra a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de suspender o reajuste concedido à categoria no julgamento do dissídio coletivo, há duas semanas, de 12% nos salários e 59,57% no tícket alimentação. Com a determinação federal, que é provisória e ainda aguarda julgamento, o aumento ficou para 9% nos dois itens. O Urbana-PE pediu à Justiça a redução do aumento sob alegação de que não poderia arcar com a despesa.

O líder da mobilização, o ex-rodoviário Aldo Lima, afirma ainda que pode fazer atos de rua. "Eles (os patrões) podem fazer isso dez vezes, porque o nosso protesto é legítimo e legal", desafia. "Não é greve", acrescenta.

O departamento jurídico do Sindicato dos Rodoviários recorreu da decisão e aguarda o julgamento, que ainda não foi marcado. O advogado Danilo Miranda lamenta, entretanto, que não há tempo hábil para suspender a decisão do TST antes de os rodoviários receberem o próximo salário, na próxima sexta-feira (7).

A manifestação, no entanto, não é reconhecida pelo sindicato, que fez uma passeata nesta terça-feira (4). "Espero que o Ministério Público responsabilize quem vai ficar por trás dessas ações, não o sindicato", afirmou o presidente da entidade, Benilson Custódio. "Espero também que o sistema fique normal."

O Urbana-PE promete entrar na justiça se houver paralisação. “Decidimos judicializar o processo novamente porque não há condições de os rodoviários continuarem fazendo paralisações quando bem entendem”, diz Fernando Bandeira ao JC TRÂNSITO e ao Blog de Olho no Trânsito.


Fonte:Jc Trânsito.













segunda-feira, 3 de agosto de 2015

GREVE SERÁ? RODOVIÁRIOS PROMETEM PROTESTOS TERCA E QUARTA.


Após um início de segunda-feira sem ônibus no Grande Recife, devido à paralisação dos motoristas e cobradores, o Sindicato dos Rodoviários garante que desde as 10h todos os ônibus estão circulando normalmente, com exceção dos veículos da empresa Metropolitana. Foi descartada paralisação para o fim da tarde desta segunda, mas marcado ato para esta terça-feira (4).


próximo ato do Sindicato dos Rodoviários acontece nesta terça-feira, a partir das 14h, com protesto no Centro do Recife. Eles vão se concentrar em frente à Praça Oswaldo Cruz e seguirão em passeata até o Palácio do Governo. O assessor do sindicato garante que os ônibus circularam normalmente "Amanhã não haverá paralisação, será frota normal", confimou Genildo Pereira. 
PROTESTO - A paralisação desta segunda ocorreu no primeiro dia útil após a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de suspender temporariamente reajuste salarial dos rodoviários. Com a medida tomada na última sexta (31), o TST reduziu o aumento para 9%, tanto para salários quanto para o vale-refeição - antes, havia sido de 12% nos salários e 59,57% no vale-alimentação. Paralelamente ao protesto desta manhã, o departamento jurídico da entidade entrou com uma ação para suspender a decisão.
A decisão judicial atende a recurso apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), que alegou não ter como arcar com custos do aumento concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no julgamento do dissídio coletivo após a greve da categoria, há duas semanas. Em nota, o sindicato afirmou que "lamenta que a população e a economia local sejam novamente penalizadas por uma paralisação promovida pelos rodoviários e repudia o movimento, realizado sem nenhum fundamento legal e sem qualquer comunicação prévia às empresas e à sociedade." Além disso, ressaltou que não poderia pagar o aumento concedido pelo TRT.
O Grande Recife Consórcio de Transporte disse, também em nota, que "notificou os sindicatos dos trabalhadores e o patronal, e também acionará o Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho, para que os mesmos atuem no sentido de evitar qualquer tipo de paralisação futura."
No início da manhã, a disputa por táxis foi grande nos aplicativos de celular. As paradas estavam cheias, mas poucos passageiros conseguiram seguir viagem em bacuraus que faziam as últimas viagens, já que apenas os motoristas que saíam das garagens ficaram sabendo sobre a paralisação. Um deles foi um Candeias que passou na Avenida Conselheiro Aguiar por volta das 6h50, a caminho do Centro.

domingo, 2 de agosto de 2015

Rodoviários realizando paralização nesta segunda até as 10:00, com isso BRT TAMBÉM PARADOS.


O protesto será até as 10:00 da manhã  e está sendo organizado pelos próprios motoristas pois o sindicato ontem afirmou que não tinha nada programado de greve pra está semana, mas sim pra depois do dia 05/08/15. Se o aumento não sair, os Rodoviário vão parar o Recife.

Contrariando todos os rodoviário, está parando Região metropolitana do Recife.

Mais noticiais durante está segunda...

Idoso é morto durante assalto a ônibus Três bandidos anunciaram o assalto e policial militar reagiu. Idoso de 63 anos foi atingido na cabeça


Crime ocorreu na Avenida Abdias de Carvalho, nas proximidades da UPA dos Torrões
Foto: Google Maps
Um assalto a ônibus terminou em morte nos Torrões, na Zona Oeste do Recife. Três homens realizavam o roubo quando um policial militar reagiu. O idoso Luiz Barbosa Filho, 63, foi atingido na cabeça e morreu. 
A troca de tiros ocorreu enquanto o coletivo da linha TIP/Conde da Boa Vista estava na Avenida Abdias de Carvalho, próximo ao viaduto da BR-101, na tarde do sábado (2). O policial estava de folga, junto a família, quando ocorreu o crime. Ainda não é possível saber quem atirou no idoso. 
Luiz Barbosa Filho foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Torrões e, depois, para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. 
Segundo a assessoria da Polícia Militar, o policial envolvido no caso se apresentou na delegacia da Várzea e prestou depoimento na corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) e no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele tem 20 anos de corporação e é lotado no Grande Recife. 

Fonte: JC online - cidades/ Policia

sábado, 1 de agosto de 2015

Motoristas que invadirem faixas exclusivas de ônibus pagarão multa de R$ 191,54

A multa para os motoristas que forem flagrados trafegando pelas faixas exclusivas para ônibus aumentou de R$ 53,20 para R$ 191,54. A mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31). A penalidade agora também inclui sete pontos na carteira, além de apreensão e remoção do veículo.
Antes, era infração leve transitar na faixa exclusiva se ela fosse a da direita e grave se fose a da esquerda e não havia punições administrativas.

A implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo é apontada por especialistas como uma das soluções para o sistema precário na Região Metropolitana do Recife. Atualmente, a capital pernambucana tem 21,4 quilômetros de corredores do BRS (Bus Rapid Service).

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) prometeu implantar em agosto fiscalização eletrônica na Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, para multar carros e motos que invadem o corredor exclusivo. Nos cálculos do órgão, a faixa da via, implantada em janeiro de 2014, representou um ganho de 23,8% no sentido Centro/subúrbio e de 21,8% na direção oposta, onde há mais desrespeito à sinalização.
Fonte : JC TRÂNSITO

GREVE RODOVIÁRIOS A VISTA , PRA ESTA SEMANA.

Aconteceu o que se temia, na noite desta sexta 31/07/15 onde a parte patronal recorreram da decisão do TRT DE PERNAMBUCO.
O TRT de Brasília julgou que ,o aumento que era de 12% e 300,00 pra os tickets, vai ficar assim: 9% pra o salário e 9% pros tickes.

Segundo membros dos Rodoviários, eles prometem parar o Recife e assim protestar por está decisão ,que mais uma vez derruba e frusta os trabalhadores.

Com isso a URBANA PE e o Grande Recife consórcio , mostra a classe trabalhadora que ,tem força e influência em Brasília, mais cabe recurso e sindicato dos Rodoviários deve recorrer e a greve como protesto, deve ser a única forma de mostrar , que a classe está unida. Mais informações em breve.

Reportagem: Jailson Silva.
Fonte: whatsapp Rota dos Amigos Busologos.
( interessados em entrar no grupo deixar número do whatsapp nos comentários ou por email ,pra ser add)

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Corredores exclusivos e integração temporal são algumas soluções para os ônibus no Grande Recife

Passageiros enfrentam dificuldades na Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores da capital / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Passageiros enfrentam dificuldades na Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores da capitalFoto: Sérgio Bernardo/JC ImagemAguardo uma das linhas de ônibus que passam pela Avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife, e seguem para a Encruzilhada, na Zona Norte. Apesar de serem várias as opções, a espera foi de mais de quarenta minutos. Nesse período, parou um TI Xambá (Cabugá). Lotado. Não havia mais espaço para transportar com dignidade as mais de dez pessoas que correm, se empurrando, para subir. É assim a rotina de 1,8 milhões de pessoas que precisam do serviço na Região Metropolitana. De quem usa o sistema com medo de novos acidentes como os que mataram os jovens Harlynton e Camila nos últimos dois meses. Entretanto, especialistas apontam soluções para esses problemas, como a implantação de corredores exclusivos para ônibus e da integração temporal, com bilhete único.

O problema é principalmente em veículos que têm terminais integrados como destino, como o Barro/Macaxeira, linha que transportava a universitária Camila Mirele, 18 anos, na noite de 8 de maio. O ônibus estava superlotado quando a garota subiu. Uma parada depois, ela caiu. O estudante Harlynton Lima dos Santos, 20, foi arremessado de um ônibus no terminal do Cais de Santa Rita, na noite de 15 de junho. Os dois chegaram a ser levados para hospitais no Recife, mas não resistiram e morreram - o jovem, que sofreu politraumatismo, no dia seguinte, há exatamente um mês. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Delitos de Trânsito, mas ainda sem conclusão.

Faixas azuis são iniciativa elogiada, mas é preciso mais investimento e fiscalização
Faixas azuis são iniciativa elogiada, mas é preciso mais investimento e fiscalizaçãoFoto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem
O sistema de integração na Região Metropolitana foi projetado há mais de 30 anos. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maurício Pina, especialista em transportes, explica que essa foi a solução possível na época - quando, inclusive, o coletivo não era prioridade para o poder público. Os ônibus só ligavam os bairros ao Centro e era preciso reduzir o custo do transporte para os passageiros que precisavam ir além disso. Era preciso um espaço fechado onde o usuário pagasse a passagem antes de entrar e pudesse escolher entre várias opções de linhas alimentadoras (que levam do subúrbio ao TI), perimetrais (aquelas que cortam grandes corredores sem passar pelo Centro), radiais (que vão dos terminais à área central), circulares e interterminais.

Para o professor, no entanto, o que foi pensado como solução virou problema sério. "A construção e a manutenção são caras. Além disso, chegam as linhas alimentadoras e não as radiais e perimetrais, que ficam presas nos congestionamentos. Assim, começam a aglomerar os passageiros", afirma Pina. Todo mundo já sabe o resultado.

"Os terminais integrados não dão vazão à quantidade de usuários", acrescenta o advogado Pedro Josephi, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público, grupo que se reúne desde os protestos de junho de 2013 para debater melhorias para o sistema. Uma sugestão deles é a integração temporal, uma proposta de campanha do governador Paulo Câmara (PSB) que não tem prazo para ser colocada em prática. "Há tecnologia para isso e não há necessidade de obras de infraestrutura", defende Josephi. Entenda:



Apesar das sucessivas críticas sobre a falta de compromisso com os horários e o fato de os ônibus que deixam e saem desses terminais poderem ser comparados com 'latas de sardinha', o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) afirma que as 13 operadoras de ônibus são bem avaliadas e prestam bons serviços. "Existe atraso porque os ônibus ficam presos nos engarrafamentos. A mesma coisa causa a superlotação. A frota atualmente é de 2,9 mil veículos, o que é suficiente", alega o presidente da entidade, Fernando Bandeira. 

De opiniões divergentes sobre a qualidade do transporte, os três concordam que é necessário dar prioridade aos ônibus nas vias, através de corredores exclusivos.

Atualmente, o Recife tem a Faixa Azul, presente em 21,4 quilômetros de vias da capital. Após a implantação dos corredores, a velocidade aumentou em 23,8% no sentido Centro/subúrbio da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul - além dela, a faixa está na Avenida Domingos Ferreira, também na Zona Sul, e na Rua Cosme Viana, na Zona Oeste. "Essa é uma maneira ótima e mais simples para os ônibus terem o seu próprio espaço", defende Maurício Pina.

Uma promessa das gestões municipal e estadual é que o espaço reservado para os ônibus chegue à Avenida Recife, mas ainda sem prazo. "Poderia se pensar em um corredor em vias que tivessem pelo menos três faixas", sugere Pedro Josephi. 

O professor da UFPE destaca também os corredores Norte-Sul e Leste-Oesteobras de mobilidade para a Copa do Mundo que estão atrasadas, mas foram pensadas para priorizar o transporte coletivo. De acordo com ele, isso não era feito até cinco anos atrás. "Durante muitos anos se imaginou que o transporte individual fosse a solução para o deslocamento. Mas ele sobrecarrega o espaço viário, que é muito exíguo. Aqui isso foi pensado tardiamente, mas em Curitiba (onde foi criado o BRT) é diferente", diz. Um exemplo citado por ele foi a construção do Viaduto Capitão Temudo, com prioridade para os carros, que acaba ficando congestionado atualmente. "Quanto mais espaço você der para o carro, mais ocupa e mais espaço requer."

 "Qualquer medida para priorizar o transporte coletivo deve ser aplaudida" Maurício Pina


O presidente do Urbana-PE ressalta que isso faria com que os ônibus andassem mais rápido, reduzindo custos com combustível, por exemplo. "O poder público é o responsável pela infraestrutura e tem que preparar o corredor para que o ônibus chegue mais rápido. Do jeito que está, a classe média fica com medo do tempo que pode perder. Nós nos dispomos a ser parceiros", afirma Bandeira.

O doutor em desenvolvimento urbano André Lemoine, professor de urbanismo da Uninassau, afirma que a reestruturação agora deve ser feita pensando nas retenções viárias da cidade atualmente. "A cidade (do Recife) teve um desenvolvimento trincado, já que surge no período colonial. Um exemplo é a Avenida Rui Barbosa, que era um caminho para transportar cana de açúcar e hoje em dia tem um fluxo de milhares de veículos", conta.

Para ele, diversos modais devem ser pensados, como o metrô, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o BRT (Bus Rapid Transit). "A ideia de não ter o foco só no ônibus é um acerto conceitual, mas não foi implementada", concorda Pedro Josephi.

Ônibus costumam sair superlotados dos terminais integrados
Ônibus costumam sair superlotados dos terminais integradosFoto: Edmar Melo/JC Imagem
O professor Maurício Pina destaca ainda que é preciso estimular que as pessoas andem mais a pé e de bicicleta. Para isso, segundo o especialista é preciso construir ciclovias e reformar as calçadas para que as pessoas se sintam à vontade nelas - uma medida, segundo ele, é que a Prefeitura do Recife retome a responsabilidade sobre esses espaços. "São necessárias ações de restrição ao transporte individual. O rodízio não é muito eficiente, mas há outras, como Londres e Singapura, que têm pedágio urbano, ou ainda alta taxação de estacionamento, como é feito em Barcelona", sugere.

A Frente defende ainda a unificação da tarifa. "Não é justo o morador de Olinda pagar a tarifa B se tem a frota sucateada", justifica Pedro Josephi. Outro argumento é a renda, que é menor no município vizinho à capital pernambucana - de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto no Recife a renda per capita é de R$ 1.114,26, em Olinda é de R$ 640,13. Assim como o bilhete único, a tarifa única foi promessa do governador, mas houve reajuste no preço do anel A no início deste ano - passou de R$ 2,25 para R$ 2,45 - e a proposta continua sem previsão para virar realidade.

Procurado, o Grande Recife Consórcio, responsável pela fiscalização na Região Metropolitana, não se manifestou sobre críticas e sugestões para o transporte.

VIOLÊNCIA URBANA - Para o Sindicato dos Rodoviários, um dos principais problemas é a falta de segurança. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), houve um aumento no número de roubos a ônibus este ano: foram registradas 971 ocorrências, contra 720 no ano passado. "Um cobrador foi assaltado no dia do jogo entre Sport e Bahia (em abril, pela Copa do Nordeste). Quando estava na delegacia, narrou que já estava pagando a sétima parcela de outro assalto e não sabia como iria quitar a dívida", relata o assessor de comunicação da entidade, Genildo Pereira.

Por exigir que os profissionais retornem à empresa o dinheiro que estava em caixa e foi roubado, o Sindicato dos Rodoviários já acionou o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência da Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco. As empresas assinaram um termo se comprometendo a abolir a prática. Entretanto, o presidente da Urbana-PE frisa que os cobradores que não relatarem o caso à polícia e aos chefes continuarão tendo a obrigação.

Os assaltos não são a única preocupação nesse caso. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 266 casos de depredação, número superior ao do ano passado, 144. Mas motoristas e cobradores temem ainda o risco de acidentes.


* Colaborou Mariana Campello, do JC Trânsito.
fonte: JC Transito.

TI JOANA BEZERRA TOTALMENTE DESTRUIDO ANTES DE INAUGURAR.

Antes mesmo de inaugurar, novo Terminal Integrado de Joana Bezerra é pura degradação.

Degradação por toda parte. É difícil saber qual é o velho e o novo TI Joana Bezerra. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
Degradação por toda parte. É difícil saber qual é o velho e o novo TI Joana Bezerra. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
Degradação diante da degradação. Essa é a situação dos dois Terminais Integrados de Joana Bezerra, na área central do Recife: o velho, em operação há mais de 30 anos em condições extremamente precárias, e o novo, prometido há dez anos e em obras desde 2012, que já reflete o abandono mesmo antes de entrar em funcionamento. Quem chega no que deverá ser o novo TI Joana Bezerra se assusta com o descaso do poder público para com o equipamento, um investimento que até então custou R$ 9,5 milhões. O local virou espaço de brincadeira para crianças e consumo de drogas para moradores do entorno. Água suja acumulada na entrada, excrementos de cavalo, vandalismo por toda parte e até uma guarita queimada e transformada em banheiro público são algumas das cenas vistas no novo-velho terminal.
“Falta muito pouco. Quando as chuvas pararem, em no máximo 15 dias estaremos com tudo pronto”
Ruy Rocha
Mas o poder público parece não ver nada disso. E só faz promessas. Nesta quinta-feira (30/7), a Secretaria das Cidades de Pernambuco garantiu que tudo está quase pronto e que nada da estrutura do terminal foi comprometida com os atrasos e adiamentos da obra, retomada em ritmo lento há quatro meses, segundo funcionários da Gusmão Planejamento de Obras. “Falta muito pouco. Apenas a concretagem dos acessos externos de entrada e saída dos ônibus comuns. Quando as chuvas pararem, em no máximo 15 dias estaremos com tudo pronto para entregar o equipamento ao Grande Recife Consórcio de Transporte e, a partir daí, ser planejada a operação”, disse Ruy Rocha, secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades.
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Guarita foi incendiada e virou banheiro público e ponto de consumo de drogas
Guarita foi incendiada e virou banheiro público e ponto de consumo de drogas

O novo TI de Joana Bezerra começou a ser construído em setembro de 2012, com a promessa de ser finalizado em um ano. Por ser interligado ao metrô, a obra foi erguida com recursos do governo federal, repassados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Mas no fim de 2013, por questões políticas, o governo federal suspendeu o envio do dinheiro.  Na época, a obra estava executada em 70% e vinha num ritmo excelente, diminuído para a realização apenas de pequenos serviços. Dos R$ 9,5 milhões previstos, R$ 5,1 milhões tinham sido pagos, restando um saldo de R$ 3,2 milhões. Os trabalhos foram retomados em 2014, mas em ritmo extremamente lento. Ficaram quase um ano assim, sendo retomadas este ano.
FONTE: BLOG DE OLHO NO TRÂNSITO
com: Roberta Soares.
Titulo : blog grande recife mobilidade Pe.




TRÂNSITO - Emplacamento obrigatório para cinquentinhas a partir desta sexta.

Licenciamento e registro deixa de ser responsabilidade dos municípios e passam a ser feitos pelo Detran.


Fiscalização será mais eficaz com o emplacamento / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Fiscalização será mais eficaz com o emplacamento

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Conhecidas como 'cinquentinhas', as motos com até 50 cilindradas compradas a partir desta sexta-feira (31) só poderão sair das lojas e circular após serem emplacadas. Os ciclomotores deixaram de ser responsabilidade dos municípios e passam a ser licenciados e registrados pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A troca publicada no Diário Oficial desta sexta após ser sancionada pela presidente Dilma. Dessa forma, o emplacamento das cinquentinhas e o pagamento de taxas como o seguro DPVAT será obrigatório.

Para aqueles que já possuem motocicletas cinquenta cilindradas, uma data será estabelecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o emplacamento. Segundo Charles Ribeiro, diretor e presidente do Detran-PE, os ciclomotores só podem ser conduzidos por maiores de 18 anos, que possuem carteira de habilitação na categoria 'A' ou receberam a Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC). Todos os veículos motorizados, que possuam duas ou três rodas, e tenham até 50 cilindradas pode ser classificados como ciclomotor, sendo assim, até as bicicletas motorizadas serão incluídas nas normas, segundo o Detran.
"Os condutores que realizarem o emplacamento devem sempre trafegar com a habilitação e o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), os outros devem andar com a habilitação e a nota fiscal de compra do ciclomotor, sob pena de apreensão do veículo", completou. Com a medida, a regularização dos ciclomotores será realizada no Detran-PE ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), unidades instaladas no interior. "O emplacamento das cinquentinhas acontecerá nos locais onde já acontecem o emplacamento e fiscalização de carros e motos", explicou Charles Ribeiro, que destacou a isenção do IPVA para os veículos com menos de 50 cilindradas. 
De acordo com o órgão, a falta de regularização aumentou a quantidade de cinquentinhas sendo conduzidas de modo imprudente, por menores de idade e até mesmo para cometer crimes. “Com o emplacamento teremos um controle mais eficaz em relação à fiscalização e segurança, teremos como identificar o proprietário e punir as irregularidades cometidas. Além disso, o preparo nas autoescolas irá melhorar a mobilidade no trânsito", disse Charles Ribeiro.
FONTE: CADERNO CIDADES DO JC.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

LINHAS QUE CIRCULAM EM JABOATÃO DOS GUARARAPES TERÃO MUDANÇA DE ITINERÁRIO


O Grande Recife irá alterar o itinerário de cinco linhas, que circulam na Av. Governador Agamenon Magalhães, em Jaboatão dos Guararapes, e seus respectivos miniterminais. A ação acontecerá devido a uma intervenção realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para recuperação da ponte, localizada próximo ao Mercado Popular, em Cavaleiro. As alterações passam a valer a partir desta quinta-feira (30) e devem durar quatro meses.

Uma parte da frota que compõem as linhas: 232 – Cavaleiro e 240 – Cavaleiro/Ceasa, 
terão os miniterminais mantidos e passarão a realizar um itinerário provisório.  Já a linha 370- TI TIP/ TI Aeroporto terá o terminal mantido e realizará apenas o desvio de itinerário. 

A linha 203- Zumbi do Pacheco irá realizar o itinerário provisório nos sentidos Zumbi do Pacheco/Barro e Barro/Zumbi do Pacheco. Já a linha 233 - Cavaleiro (Bacurau) irá efetuar o itinerário provisório nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade.  

Confira abaixo, as linhas que terão seus miniterminais, paradas e os seus respectivos itinerários alterados:
1) Linha 232 – Cavaleiro

Seis veículos da linha 232- Cavaleiro terão o miniterminal mantido, localizado na Praça Leão do Norte e realizarão o seguinte itinerário:

Sentido subúrbio/cidade
….Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino...

Sentido cidade/subúrbio
...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...
 
b) Os quatro veículos restantes que compõem a frota terão o miniterminal transferido temporariamente para a Rua Paes de Andrade (ao lado do Terminal Integrado de Cavaleiro) e passarão a realizar o seguinte itinerário:

Sentido subúrbio/cidade
Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro), Avenida Governador Agamenon Magalhães, Avenida General Manoel Rabelo, Rua Falcão Lacerda, Av. Dr. José Rufino... 
Com a mudança de itinerário no sentido subúrbio/ cidade a parada nº040133, localizada em frente à loja Insinuante será desativada temporariamente e os usuários terão como opção a parada nº040134, em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro. 

Sentido cidade/subúrbio
...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Retorno sob o pontilhão do metrô, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro).

Já no sentido cidade/subúrbio da Av. Governador Agamenon Magalhães, a parada nº 040143, localizada em frente à loja Ponto de Promoção será desativada e os usuários terão com opção a parada nº040144, localizada após a Rua Joaquim Tenório, em frente ao imóvel 1343. 

2) Linha 203 – Zumbi do Pacheco/Barro

Sentido: Zumbi do Pacheco/Barro
...Rua Conde Pereira Carneiro, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova...
 
No sentido cidade/subúrbio a parada nº040143, localizada na Av. Governador Agamenon Magalhães será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040142, localizada próximo ao pontilhão do metrô.

Sentido: Barro/Zumbi do Pacheco
...Rua Alcântara, Rua Pagi, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Rua Conde Pereira Carneiro... 

Já no sentido Barro/Zumbi a parada nº040244, localizada próximo ao pontilhão do metrô será desativada temporariamente e os usuários terão como opção a parada nº 040285, localizada na Rua Alcântara, na pracinha que fica ao lado oposto à Igreja Ministério Pentencostal ou o abrigo nº040239, localizado em frente à Estação Coqueiral.

A parada nº040150, localizada na Rua Sete de Setembro também será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040258, localizada na Rua Alcântara. O abrigo nº040241, localizado na Rua Joaquim Tenório será desativado e os usuários terão como opção a parada nº 040285, localizada na Rua Alcântara, lado oposto à Igreja Ministério Pentecostal ou o abrigo nº040239, localizada em frente à Estação Coqueiral.

Já a parada nº040133, localizada na Avenida Governador Magalhães, em frente à loja Insinuante também será desativada e os usuários terão como opção embarcar na linha 149 - Zumbi do Pacheco/TI Cavaleiro no Terminal Integrado do TIP ou utilizar a paradas: nº 040134, localizada em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro; nº040136, localizada em frente ao imóvel  463; nº0140137, localizada em frente ao Posto de Saúde do SUS e nº040138, localizada próximo ao cruzamento com Avenida Manoel Rabelo.




3) Linha 233 – Cavaleiro (Bacurau)

Sentido subúrbio/cidade
...Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, retorno sob o pontilhão do metrô, Av Governador Agamenon Magalhães, Av. General Manoel Rabelo, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino...

Sentido cidade/subúrbio
...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...

4) Linha 240 – Cavaleiro/Ceasa

Três veículos da linha 240 - Cavaleiro/Ceasa continuarão a circular com o  miniterminal localizado na Rua 20 e farão o seguinte itinerário:

Sentido Cavaleiro/Ceasa
…. Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino, Rua do Sancho... 

Sentido Ceasa/Cavaleiro
...Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...

Três veículos da linha 240 - Cavaleiro/Ceasa terão o miniterminal transferido para a Rua Paes de Andrade, localizado ao lado do Terminal Integrado de Cavaleiro e passarão a fazer o seguinte itinerário

Sentido Cavaleiro/Ceasa

Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro), Av. Governador Agamenon Magalhães, Av. General Manoel Rabelo, Rua Falcão Lacerda, Av. Dr. José Rufino, Rua do Sancho... 

Com a mudança de itinerário no sentido Cavaleiro/Ceasa na Avenida Agamenon Magalhães, a parada nº040133, localizada em frente à loja Insinuante será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040134, localizada em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro.
Sentido Ceasa/Cavaleiro

...Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Retorno sob o pontilhão do metrô, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Paes de Andrade (ao lado do TI Cavaleiro).

Já no sentido Ceasa/Cavaleiro a parada nº040143, localizada em frente à loja Ponto de Promoção, próximo da Rua Joaquim Tenório e os usuários terão como opção o abrigo nº040144, localizado após a Rua Joaquim Tenório, em frente ao imóvel nº1343.

5) Linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto

Cinco veículos da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto continuarão a circular com o miniterminal localizado no Terminal Integrado do TIP e passarão a realizar o seguinte itinerário:
 
Sentido TI TIP/TI Aeroporto

…Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Joaquim Tenório, Rua Quinze de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Linha Nova, Rua Dr. José Cornélio, Rua Quinze de Novembro, Rua Papa João XXIII, Rua Falcão de Lacerda, Avenida General Manoel Rabelo, Rua Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino, Rua Ipojuca, Rua Cambucá...

Com a mudança de itinerário no sentido TI TIP/TI Aeroporto na Avenida Governador Agamenon Magalhães a parada nº040133, localizada em frente à loja Insinuante será desativada temporariamente e os passageiros terão como opção o abrigo nº040134, localizado em frente ao Terminal Integrado de Cavaleiro.

Sentido TI Aeroporto/TI TIP

...Rua Cambucá, Rua Ipojuca, Av. Dr. José Rufino, Avenida Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Silvino Macedo (Rua Padre Nóbrega), Rua Quinze de Novembro (Rua J. A. Ribeiro), Rua Joaquim Tenório, Av. Governador Agamenon Magalhães...
 
Dois veículos da linha 370 - TI TIP/TI Aeroporto terão o miniterminal transferido para o Terminal Integrado do Aeroporto e o ponto de retorno na Av. Agamenon Magalhães (localizado sobre o pontilhão do metrô, próximo ao Terminal Integrado de Cavaleiro) e realizarão o seguinte itinerário: TI Aeroporto (terminal provisório), Rua Cambucá, Rua Ipojuca, Av. Dr. José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, Av. Governador Agamenon Magalhães, retorno sob o pontilhão do metrô, Av. Governador Agamenon Magalhães, Av. General Manoel Rabelo, Av. Falcão Lacerda Av. Dr. José Rufino, Rua Ipojuca, Rua Cambucá...

Com a alteração de itinerário no sentido TI Aeroporto/TI TIP, a parada nº040143, localizada na Av. Agamenon Magalhães, em frente à loja Ponto de Promoção será desativada e os usuários terão como opção a parada nº040144, localizada após a Rua Joaquim Tenório, em frente ao imóvel 1343.
 
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: GRCT - http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3230136&templateId=1731187