quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Faixa Azul da Conselheiro Aguiar aumenta velocidade dos ônibus em 49%




O Recife volta a demonstrar que vale a pena, sim, dar prioridade viária para o transporte coletivo. Em apenas um mês de uso, completados nesta quinta-feira (25/2), a Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, já provocou um ganho de velocidade de 49% para os ônibus que utilizam o equipamento. Mesmo sem fiscalização eletrônica para evitar invasões dos veículos particulares. A Faixa Azul, denominação recifense para o sistema BRS – Bus Rapid Service, permitiu que os coletivos saíssem de 13 km/h para 19 km/h no horário de pico da manhã, entre as 6h e as 9h. São 145 mil passageiros beneficiados todos os dias, transportados em 39 linhas que passam pelo corredor.
Ganhamos 15 minutos em cada viagem. É um tempo que usamos para descansar. Antes, parecíamos perus. Não tínhamos nem tempo de comer, só de engolir”,
Edson de Oliveira, motorista de ônibus

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O ganho pode parecer pouco para algumas pessoas, mas para quem vive o transporte público tem sido comemorado. Na prática, significa uma economia de 15 minutos no tempo de viagem, como a realizada pela linha Setúbal (Conde da Boa Vista), cujo itinerário é percorrido em 1h40. “Esses 15 minutos são muito importantes para nós. É um tempo que podemos parar, ir ao banheiro, comer com calma. Antes da Faixa Azul, às vezes não conseguíamos sequer ir ao banheiro. Isso é mais conforto. Dirigimos menos estressados. O passageiro também fica menos tempo no ônibus”, elogia o motorista Denival Carvalho, que roda na linha Setúbal (Conde da Boa Vista).
A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar tem 5,8 quilômetros e é a quinta implantada na capital. Tem início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão e segue até o cruzamento com a Avenida Antônio de Góis, no Pina. A medição foi feita por técnicos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e do Grande Recife Consórcio de Transporte, que gerencia o sistema de ônibus. A linha Piedade, uma das principais da região em termos de demanda por ligar a Zona Sul ao Centro do Recife, foi usada como parâmetro para computar o ganho de velocidade.
“Todas as Faixas Azuis implantadas na cidade têm promovido ganhos de velocidade para os ônibus, beneficiando não só os passageiros e os operadores, mas também propiciando mais conforto e um melhor serviço de transporte na região onde é implantada. É o caso da Zona Sul, que conta com o metrô e agora com três Faixas Azuis nas Avenidas Mascarenhas de Morais, Domingos Ferreira e agora a Conselheiro”, comemora João Braga, secretário de Mobilidade do Recife.
Fotos: Ashelley Melo/JC Imagem
Fotos: Ashelley Melo/JC Imagem
Considerando a Faixa Azul da Avenida Domingos Ferreira, com 5 quilômetros de extensão (começando na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, e seguindo até o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão), a quantidade de passageiros beneficiados pela prioridade viária aumenta para 500 mil pessoas por dia. “Já são 29,1 quilômetros de faixas exclusivas e nosso objetivo é implantar mais. As próximas serão o prolongamento da Faixa Azul da Conselheiro Aguiar pela Avenida Antônio de Góis e a Avenida Recife, no Ipsep”, afirma João Braga. O secretário, entretanto, não divulgou datas certas para a implantação dos futuros equipamentos nem para a instalação de câmeras de fiscalização eletrônica.
A implantação da Faixa Azul em 800 metros da Avenida Antônio de Góis (até o Túnel da Via Mangue) estava prevista para os próximos dias, mas as retenções provocadas pela adequação da rede semafórica para acomodar o tráfego da pista leste da Via Mangue, corredor viário construído em Boa Viagem, está exigindo uma melhor análise por parte da CTTU para definir a nova data. A expectativa é que seja ainda em março.

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João Braga lembra, entretanto, que o ganho de 49% na velocidade dos ônibus que trafegam na Conselheiro Aguiar só foi possível com a abertura da pista leste da Via Mangue. “Sem isso seria inviável implantar a Faixa Azul. E, mesmo que fosse implantada, a invasão por veículos particulares seria grande”, alerta.

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fonte: De Olho no Trânsito.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OBRA NA RUA DO RIACHUELO MUDA TEMPORARIAMENTE ITINERÁRIO DE LINHAS DE ÔNIBUS

Neste domingo (21), algumas linhas de ônibus que circulam na Rua do Riachuelo terão seus itinerários modificados temporariamente. A mudança, que acontecerá das 8h às 13h, será realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte devido a um serviço que será executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) no local. 

Com a interdição, a Rua do Riachuelo deixa de ser atendida e o itinerário passa a ser: ...Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício...

Confira abaixo as linhas convencionais e do BRT Via Livre que deixarão de atender a Rua do Riachuelo, além das paradas que serão desativadas temporariamente:

517 - Córrego do Inácio 
611 - Alto José do Pinho 
612 - Morro da Conceição 
622 - Vasco da Gama (Cabugá) 
631 - Nova Descoberta (Cabugá) 
632 - Alto do Refúgio
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte) 
717 - José Amarino dos Reis 
741 - Dois Unidos 
742 - Linha do Tiro
812 - Sítio Novo (Av. Norte) 

Com a mudança de itinerário, estas linhas deixarão de atender a parada nº 180077, localizada na Rua do Riachuelo, em frente ao Colégio 2001. Os usuários terão como opção o abrigo nº180284, em frente ao imóvel 371, onde atendem as linhas: 821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém) 823 - Jardim Brasil II(Estrada de Belém), 860 - TI Xambá (Príncipe) e 1972 - Bultrins.

A parada nº 180086, localizada na Rua do Hospício, em frente ao Parque 13 de Maio, também será desativada temporariamente. Os usuários terão como opção a parada nº 180103, localizada em frente à Escola Sizenando Silveira.

107 - Circular (Cabugá/Prefeitura) 
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) - Aos domingos
820 - TI Xambá (Cabugá) 
822 - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá) 
824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá) 
1921 - Ouro Preto (Jatobá I) 
1974 - Jardim Atlântico 
1987 - Rio Doce (Príncipe) 
1993 - Conjunto Praia do Janga 
1994 - Conjunto Beira Mar 

Com a mudança de itinerário destas linhas, a parada nº 180078, localizada Rua do Riachuelo, por trás da Faculdade de Direito, será desativada temporariamente. Os usuários terão como opção a parada nº 180285, no lado oposto ao imóvel 387. A parada já atende as seguintes linhas: 621 – Alto Treze de Maio, 623 - Vasco da Gama (João de Barros), 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista).

A parada nº 180087, localizada na Rua do Hospício, em frente ao Parque 13 de Maio, também será desativada. Os usuários terão como opção o abrigo nº 180103, localizada na Rua do Hospício, em frente à Escola Sizenando Silveira.

645 – TI Macaxeira (Av. Norte)

Esta linha deixará de atender a parada nº180076, ao lado da Faculdade de Direito. Com isso, os usuários terão como opção a parada nº 180286, localizada na Rua da Aurora, lado oposto ao imóvel 425. A parada já atende as linhas: 116 – Circular (Príncipe), 116 – Circular (Príncipe), 314 - Mangueira, 711 - Alto do Pascoal, 712 - Alto Santa Terezinha, 713 - Bomba do Hemetério, Água Fria, 722 - Campina do Barreto, 723 - Cajueiro, 724 - Chão De Estrelas, 743 - Alto José Bonifácio (João de Barreiros)e 746 - Alto do Capitão.

O abrigo nº 180086, localizado na Rua do Hospício, em frente ao Parque 13 de Maio também será desativado. Os usuários terão como opção a parada nº 180103, localizada na Rua Hospício, localizada em frente à Escola Sizenando Silveira.

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)

Já a linha de BRT deixará de atender a estação Treze de Maio, localizada na Rua do Hospício, no sentido cidade/subúrbio. Os usuários terão como opção a Estação IEP, localizada na Rua do Riachuelo, nos sentidos cidade/subúrbio e subúrbio/cidade.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: Marca Grande Recife

MOBILIDADE METRO

Linha Sul do metrô de Recife opera com velocidade reduzida



Linha Sul do metrô com maior intervalo entre as viagens e velocidade reduzida.Não há previsão para que a linha Sul do Metrô do Recife volte a funcionar normalmente.


foto - ilustração
Problema é causado por um problema na sinalização da via. Técnicos do órgão estão trabalhando para que a a situação seja resolvida
Não há previsão para que a linha Sul do Metrô do Recife volte a funcionar normalmente. Desde o início da manhã, o sistema opera com dois trens a menos da Estação Largo da Paz até o Aeroporto. O intervalo entre as viagens está sendo de 9 a 10 minutos e a velocidade dos veículos, que geralmente é de uma média de 60 a 80 quilômetros por hora, está chegando, no máximo aos 45 km/h.
De acordo com a assessoria de comunicação do Metrorec, o problema é causado por um problema na sinalização da via. Técnicos do órgão estão trabalhando para que a a situação seja resolvida.
Fonte - Diário de Pernambuco  pelo Pregopontocom

UM CIDADÃO CHAMADO WILLINGTON a sua Gentileza gerou um bem estar em todos os Pernambucanos.

A lição de cidadania de Willington

Motorista parou ônibus para pedir que passageiros cedessem assento para deficiente visual.


Atitude cidadã de Willington repercutiu de imediato nas redes sociais
Era mais uma viagem entre as duas do percurso de mais de 20km de Rio Doce, em Olinda, para a Cidade Universitária, no Recife, que o motorista de ônibus Willington Manoel Marques, 37 anos, faz diariamente há 18 anos. Eram 8h e o coletivo estava chegando ao destino quando um passageiro deficiente visual pediu parada e subiu pela porta da frente, mesmo acesso dos idosos, grávidas e demais casos preferenciais. Não havia onde sentar. E ninguém ofereceu o lugar. Foi quando Willington tomou uma atitude inusitada: "Você sabe dirigir?”, perguntou ao passageiro. Diante da resposta positiva, outra ação inesperada: “Vocês que são cidadãos, se ninguém der lugar a ele, ele vai sentar aqui e dirigir o ônibus". O “puxão de orelha” surtiu efeito. Um outro passageiro, já idoso, cedeu o lugar ao deficiente visual.
A viagem seguiu. Mas a atitude cidadã de Willington repercutiu de imediato nas redes sociais. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Nogueira, fez uma publicação no Facebook relatando o que tinha visto. Estava admirado com a atitude do motorista. “Foi engraçado. Pouca gente viu porque o ônibus estava muito lotado. Só vi porque estava na catraca esperando o troco da minha passagem", contou Nogueira, cuja publicação teve mais de cinco mil curtidas e mais de dois mil compartilhamentos.
Ao saber pela Folha dos 15 minutos de fama, Willington ficou surpreso com a notícia. Não imaginava que sua atitude fosse fazer tanto sucesso. "Não fiz isso para aparecer na mídia ou para a empresa me dar algum tipo de gratificação. Fiz porque faz parte da minha essência tratar os outros bem", disse.
Acostumado a tratar todos os passageiros com um sorriso no rosto e uma cordialidade rara, Willington explicou que mesmo sabendo que os assentos preferenciais estavam ocupados por idosos, sabia do risco para o deficiente visual caso fizesse a viagem em pé. "Tem idoso que aguenta uma viagem toda em pé. Mas ele não enxerga. Minha preocupação era frear e ele se machucar", disse.
Com tantos obstáculos no meio do caminho, como engarrafamentos diários e impaciência de alguns usuários, nem sempre é fácil manter uma relação amigável com os passageiros. Mas ele tenta. Nunca discutiu com nenhum passageiro e procura fazer com que fiquem calmos, quando reclamam do trânsito ou da superlotação. “Lembro de uma passageira que não parava de reclamar e me xingar por causa do trânsito. Fiquei calado. E no final da viagem pedi desculpas por não poder solucionar o problema”.
Willington, que tem uma jornada de trabalho de 9h, sai de casa, em Camaragibe , às 4h30 para chegar a garagem da empresa. Recebe R$ 1,9 mil. É casado há 18 anos e tem duas filhas, de 6 e 15 anos. O dinheiro curto não é desculpa para insatisfação em casa ou no trabalho. A lição de que gentileza gera gentileza aprendeu com os pais. “Graças a Deus eles souberam me educar de forma exemplar. E hoje só faço repassar para as pessoas e minha família o ensinamento que tive", afirma. 
Companheirismo
Parceira de Willington há quase dois anos, a cobradora Lenice de Jesus, 34 anos, mais conhecida como Mineira, trabalha com ele todos os dias. Ela estava no coletivo, na manhã de ontem, quando tudo aconteceu. Quando não está escalada para estar no mesmo ônibus, a alegria não é a mesma. “Apesar de não ter grande estatura, por ser baixinho, ele em um coração enorme. Uma pessoa muito bondosa. Chega dá vontade de ir trabalhar”, afirmou Mineira.
Segundo ela, Willington não hesita em ajudar os outros. “Às vezes até já conhece os passageiros e as apelidam de ‘vó’. Não se preocupa se a viagem vai demorar. Preocupa-se em atender bem as pessoas. Conversa com todas elas (passageiras). E elas gostam muito dele”, contou a cobradora, que revelou um talento do motorista. “Canta Zezé di Camargo e Luciano como ninguém. Se fizer um CD eu compro”, brincou.

Comportamento
O sociólogo Ricardo Santiago, que utiliza ônibus diariamente para ir à universidade, acredita que a cegueira é uma das deficiências que mais chamam a atenção. “Isso provoca um grande sentimento de empatia. As pessoas olham com impotência diante de uma situação como a que aconteceu ontem”, explicou Santiago. Ele ainda ressaltou que, sem dúvida, os motoristas recebem orientações e treinamentos para terem comportamentos exemplares – embora a maioria não tenha, ressaltou. Ainda de acordo com o sociólogo, por chamar atenção da população, motoristas tendem a ter um ato de solidariedade imediato. “Certas situações humanas chamam mais atenção e constrangem mais do que outras”, opinou Santiago.

Passageiros
Quem pega ônibus diariamente acredita que um simples gesto de educação pode tornar o dia melhor. É o caso da estudante Maria das Dores, 19 anos, que utiliza o transporte público para ir à faculdade. "Nunca tive a sorte de fazer uma viagem com um motorista simpático. Normalmente, eles são secos", contou a jovem. Para a turismóloga Manuela Simas, 29 anos, ser gentil faz a diferença. "A gente já corre tanto no dia a dia que espera um gesto gentil dos motoristas. Mas deve ter sido uma situação muito engraçada", opinou Manuela.
fonte : Folha pe

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ex-marqueteiro do PT volta ao Brasil e se entrega à PF.

João Santana e sua mulher, Mônica, que tiveram a prisão temporária decretada nessa segunda pela Lava Jato, já chegaram em Curitiba.
© Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo João Santana e sua mulher, Mônica, que tiveram a prisão temporária decretada nessa segunda pela Lava Jato, já chegaram em Curitiba.
O publicitário João Santana, que coordenou as três últimas campanhas presidenciais do PT, e a mulher dele, Mônica Moura, chegaram nesta terça-feira, 23, ao Brasil onde se entregaram à Polícia Federal. Eles desembarcaram em São Paulo e seguiram para Curitiba, onde já chegaram na sede da Polícia Federal, centro da Lava Jato.
Os dois foram o principal foco da Operação Acarajé, a 23ª fase da Lava Jato deflagrada nessa segunda-feira, 22, e tiveram mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz federal Sergio Moro.
Santana, que trabalhou nas campanhas que levaram Lula (2006) e Dilma (2010 e 2014) à presidência, é investigado por suspeitas de ter recebido dinheiro irregular da Odebrecht via contas no exterior.
O publicitário e a mulher desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 09h25, em um voo da Gol vindo de Punta Cana, na República Dominicana. No páis, o casal onde coordenava a campanha à reeleição do predisente Danilo Medina, do Partido de la Liberación Dominicana (PLD). Ambos vieram acompanhados do advogado de Santana, Fábio Tofic.
FONTE: ESTADÃO / MSN - BRASIL

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GREVE DE ÔNIBUS EM SÃO LUIZ - MA INICIA UMA SAGA REPETIDA TODOS OS ANOS PELOS RODOVIÁRIOS EM PRÓ DO SEU SALÁRIO.


Em São Luís, Rodoviários decidem fazer greve por tempo indeterminado

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) decidiu, após reunião entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fazer greve a partir de amanhã por tempo indeterminado em São Luís.

“Apesar da reunião não ter tido um avanço significativo, aguardamos até às 18h de hoje para saber se alguma empresa iria efetuar o pagamento, mas infelizmente não entraram em nenhum acordo, então, iremos parar até que façamos um novo acordo. Pois os funcionários não merecem trabalhar sem receber”, disse Isaias Castelo Branco presidente do Sindicato dos Rodoviários.

A paralisação da frota dos ônibus de São Luís vai acontecer em razão do não pagamento do adiantamento do salário dos funcionários, que vem sendo realizado com atraso desde o mês de outubro de 2014. Na manhã de hoje houve uma paralisação de advertência no prazo de 2h.

Apenas duas empresas fizeram o pagamento de acordo com o combinado e as outras 21 afirmam não poder fazer o pagamento ainda hoje.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) lamenta eventuais transtornos para a população, e declarou que orientou todas as empresas associadas a preparem os ônibus para trabalharem normalmente nesta terça - feira; porém isso vai depender da presença nas garagens dos rodoviários.

Informações: O Imparcial

Prefeitura de Camaragibe investe, em transporte e ajuda ao transporte complementar a se renovar.

A renovação começou com os micros que hoje já circula na cidade de Camaragibe.
Agora chega a vez de trocar os micros de linha de alta demanda, e que agora receberá ônibus AMD de porte médio.


Foto: Cortesia whatsapp Correia Juliano., autor desconhecido.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Mobilidade Pe- Uma luz de no fim destes terminais com a entrega do TI Prazeres.

TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem

Juntos, os Terminais Integrados de Joana Bezerra, Prazeres e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, somam dez anos de atrasos, quase 100 mil passageiros privados de um pouco mais de conforto e facilidades, além do mau uso de R$ 31,5 milhões em recursos públicos. Mas nem tudo são más notícias. O governo do Estado garante que a espera está perto de acabar e promete: O TI de Prazeres entrará em operação no próximo dia 27 e os TIs de Joana Bezerra e Abreu e Lima no mês de abril.
A notícia chega em boa hora porque as três unidades são elefantes brancos parados, que já começam a se deteriorar pelo longo tempo de espera. Estão praticamente prontas – no máximo, faltando pequenos ajustes – há mais de um ano, sem que a população possa fazer uso. Juntas, são edificações que totalizam 15 mil metros quadrados e que, ao entrar em operação, vão ampliar a infraestrutura do Sistema de Transporte de Passageiros (STPP), beneficiando não só passageiros, mas também operadores.
Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres”,
Dagoberto Lira, da Secretaria das Cidades
Vão retirar o passageiro de ambientes quase desumanos – como é o caso do que o governo insiste em chamar de Terminal Integrado de Joana Bezerra – e/ou oferecendo mais opções de integrações com o metrô (TI Prazeres) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), caso do TI Abreu e Lima. A garantia é da Secretaria das Cidades de Pernambuco, que desde o início de 2015, quando a nova gestão assumiu, vem tentando driblar o atraso nos repasses federais e a falta de recursos para retomar os contratos com as construtoras.

TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando
TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando

O TI de Prazeres, localizado ao lado da estação Prazeres do metrô, em Jaboatão dos Guararapes, e o que tem previsão mais certa de inauguração, já foi concluído e entregue ao Grande Recife Consórcio de Transporte para que seja finalizada a operação dos coletivos. A previsão é de que no dia 27 de fevereiro comece a operar com apenas duas linhas já existentes no sistema, que integrarão com a Linha Sul do metrô, e, no futuro, outras duas linhas sejam criadas. Mas até isso virar realidade, foram quatro anos com as obras se arrastando, um deles com os trabalhos paralisados e R$ 4,4 milhões investidos numa unidade pequena, que atenderá apenas oito mil passageiros por dia.
“Desde que essa gestão assumiu temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres, onde falta apenas detalhes de arborização. O Consórcio Grande Recife já está acertando com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes os detalhes de circulação dos coletivos”, explica o secretário executivo de projetos especiais da Secretaria das Cidades, Dagoberto Lira.
É urgente que iniciem a operação do novo Terminal Joana Bezerra porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”,
Maria Aparecida da Silva, passageira

TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
O TI Joana Bezerra é um caso emblemático e, olhando pela lógica do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – a integração do transporte da RMR –, extremamente urgente. O terminal funciona como alicerce nas integrações entre as Zonas Norte, Sul e Oeste do Grande Recife por estar localizado na área central da capital e interligando as linhas Centro e Sul do metrô. Foi o primeiro dos três a ser erguido, ainda em 2011, após mais de dez anos de promessas. “É urgente que iniciem a operação desse terminal porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. Só sabe o que é pegar ônibus ali quem vai todo dia. É um monte de paradas emparelhadas que não protegem sequer da chuva. O lugar fede e não há segurança”, reclama a empregada doméstica Maria Aparecida da Silva, que todos os dias passa pela estação.
O TI, entretanto, também teve as obras paralisadas e, agora, que está concluído, começa a se degradar. O mato está por toda parte no gradil e até o ano passado funcionava como playground das crianças do Coque e ponto de consumo de drogas na região. “O terminal está pronto, mas a CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) exigiu a implantação de uma alça ligando o TI à Avenida Central, que circunda a unidade, para facilitar a circulação dos ônibus comuns e do BRT. Por isso o prazo de abril para o início da operação”, explica Dagoberto Lira.
TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano
TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano

O TI é o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, com 14 linhas de ônibus. Atualmente, atende a 40 mil usuários em dez linhas. A promessa era que entraria em operação conectando os Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, mas não será possível. Segundo explicou o Consórcio Grande Recife, o BRT só passará a operar em um segundo momento, depois de estudos. A linha Camaragibe/Derby, do Corredor Leste-Oeste, será prolongada.
Por último, vem o TI de Abreu e Lima, praticamente pronto há mais de um ano. Sendo concluído em abril, como prometido, irá atender a 21 mil passageiros e conectar a região Norte do Grande Recife com as zonas Oeste e Sul. Vale lembrar que a obra se arrasta há quatro anos e deveria ter sido finalizada ainda para a Copa do Mundo
Fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Transporte Ônibus e metrô com esquema especial para o Clássico das Multidões

Do JC Trânsito
Além das interdições no trânsito próximo ao estádio, que fica na Zona Oeste do Recife, haverá ônibus especiais e mais trens circulando no metrô / Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Além das interdições no trânsito próximo ao estádio, que fica na Zona Oeste do Recife, haverá ônibus especiais e mais trens circulando no metrôFoto: Guga Matos/ JC Imagem
Os torcedores que forem à Ilha do Retiro neste domingo (21) para o Clássico das Multidões, entre Sport e Santa Cruz, contarão com esquema especial de mobilidade. Além das interdições no trânsito próximo ao estádio, que fica na Zona Oeste do Recife, haverá ônibus especiais e mais trens circulando no metrô.

A partir das 14h30, coletivos serão disponibilizados nos terminais integrados de Afogados, PE-15, Rio Doce para levar os torcedores até Joana Bezerra, na área central. Na volta, os veículos estarão no TI para retornar para os terminais de origem. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte pelo telefone 0800.081.0158.


No metrô, a linha Centro funcionará com intervalos de cinco minutos, como nos horários de pico. O número de trens vai variar de nove a 12, de acordo com a demanda. Os intervalos serão de seis minutos na linha Sul, com seis ou sete composições.

Apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada a partir das 11h do domingo até a dispersão total do público, prevista para as 19h. Porém, o Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e no cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu.

O trecho da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que passa pelas imediações da Ilha do Retiro, na Abdias, só funcionará até as 14h. As outras partes do equipamento ficarão até as 16h.

A orientação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é chegar cedo e não estacionar em local proibido. As multas variam entre R$ 53,21 e R$ 127,69. Uma dica do órgão é deixar o carro em casa ou seguir em grupos para o estádio
FONTE: JC TRANSITO

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Ambulantes Até mortadela pode ser comprada no metrô do Recife

Amanda MirandaDo JC Trânsito
Lucas trabalha como ambulante no metrô há quatro anos / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Lucas trabalha como ambulante no metrô há quatro anosFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Dois quilos e meio de mortadela por R$ 5. Foi o produto escolhido pelo vendedor ambulante Lucas*, 22 anos, para negociar nos trens do metrô do Recife nos últimos dias. Era novidade até para passageiros que já viram caranguejo, sopa, desodorante e até conjuntos de faca disponíveis para comprar nos vagões. Apesar disso, a atividade é proibida por dois decretos, um municipal e um federal.
O próprio Lucas já vendeu outros produtos. Começou há quatro anos com os já tradicionais 'passatempos da viagem', pipoca e água. Já vendeu paçoca e já cantou no metrô, atualmente dominado por trabalhadores informais. "Agora eu vendo o que estiver em promoção, fica mais fácil conseguir vender desse jeito. Se fizer isso, consigo às vezes tirar (faturar) R$ 200 em um dia. Se me limitar à água, por exemplo, às vezes nem chega a R$ 50. Mas tenho que entender que é tudo uma caixinha de surpresas", explica. 


Eram 15h e o ambulante já havia conseguido vender 40 caixas de mortadela nos vagões, cada uma com seis peças. Lucas trabalha em parceria com outro comerciante, que conheceu nos trens há um ano. O dinheiro para comprar a mercadoria e o lucro são divididos; metade para cada um. Os dois saem sempre juntos para ajudar a levar o produto, mas sempre no ramal Camaragibe da linha Centro. "Se você for para o de Jaboatão, não consegue vender um terço. Vender até uma pipoca lá é uma barra", diz.

À noite, cursa o terceiro ano do ensino médio. "Estou acabando, ainda bem", comemora o jovem que não pensa em fazer faculdade. "Quero abrir uma loja para mim. Aprendi aqui no metrô que não gosto de trabalhar para ninguém, vou abrir o meu próprio negócio." O companheiro de trabalho passa e diz que o ambulante estar demitido por causa dos minutos em que conversou com a repórter do JC Trânsito. "Tá vendo? (sic) É por isso!", brinca.
Lucas trabalha todos os dias, geralmente das 6h às 17h e, com o dinheiro, consegue manter a própria casa. Ele mora sozinho no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. 
FISCALIZAÇÃO - A ação de ambulantes é proibida pelo Decreto Federal nº 1.832, de 4 de março de 1996, e pelo Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), através do Decreto nº 14.845, de 28 fevereiro de 1991. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), há ações semanais em parceria com a Polícia Militar e com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife.
 Art. 40. É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária.
Parágrafo único. É proibida também a prática de jogos de azar ou de atividades que venham a perturbar os usuários. Decreto Federal nº 1.832
Além disso, a operadora do metrô está buscando parcerias na gestão municipal para tentar apreender os produtos, o que não pode ser feito pela empresa. No entanto, a Companhia reconhece que as ações são insuficientes, entre outros motivos porque, ao perceberem a fiscalização, os ambulantes saem ou reagem, voltando depois. "Quando chega aí é pé no bucho e mão na cara", ironiza Lucas. Para a superintendência da CBTU, a presença de ambulantes no metrô deve passar a ser debatido como um problema social.
O assundo divide os passageiros. De um lado estão os que afirmam que os ambulantes estão apenas tentando sobreviver em cenário de crise. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 9,1 milhões de pessoas procuraram e não conseguiram emprego no trimestre encerrado em outubro de 2015 e o ano passado fechou com taxa de desemprego de 6,8%, com taxa de informalidade em crescimento, alcançando 45,1% no terceiro trimestre de 2015. 
Há, no entanto, os usuários que discordam da presença dos ambulantes nos vagões. "Fica infernal, com muita gente gritando. Às vezes você quer relaxar ou com dor de cabeça e não consegue com essa perturbação e gritaria. Sei que é uma necessidade deles, mas vira uma zorra", opina o segurança Samuel Almeida, 45, morador de Camaragibe que estava no trem onde Lucas vendia mortadela.
De acordo com Adriana Figueiredo, chefe do setor de alimentos e produtos da Vigilância Sanitária do Recife, a mortadela é um produto que, quando ainda está com a embalagem fechada, geralmente não precisa de refrigeração, mas deve ser mantido em local seco e arejado. "A orientação (se vai comprar em supermercados ou outros lugares onde há refrigeração) é não comprar fatiada, porque você não sabe a procedência. Deve estar embalada com identificação e rotulagem, além da data de validade", explica. Porém, se forem outros alimentos como queijos e presunto, só devem ser comprados se estiverem acondicionados.
*O sobrenome do ambulante não foi divulgado a pedido dele.
FONTE : JC TRANSITO

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Danilo Cabral e a cupula do Governo Paulo Câmara, ficou preocupados com a presença de Tv Globo Nacional que veio mostrar, as obras inacabadas da copa do Mundo.

Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem
Uma equipe do Fantástico está, nesta segunda-feira (15), filmando as obras inacabadas do BRT do corredor Leste-Oeste e o ramal V2 da Copa.
O foco são contratos feitos pela Secretaria das Cidades, na gestão do deputado federal Danilo Cabral até abril de 2014.
Danilo é atual secretário de Planejamento do Estado.
A TV Globo vai focar nas obras abandonadas da Copa em Pernambuco, que não ficaram prontas e atualmente paralisadas sem previsão de retomada.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) autorizou que técnicos do órgão falassem a equipe, que veio de São Paulo para a cobertura.
Na Secretaria de Planejamento, a notícia da chegada da equipe gerou grande apreensão, segundo fontes do Governo.
A torcida é que a questão seja diluída na edição com irregularidades em outros Estados, como no Mato Grosso, bem como que o nome do secretário não seja expressamente citado na matéria. Vamos ver.
Por falar no tema, nosso sempre antenado colunista de politica Giovanni Sandes, na Pinga Fogo de sábado, alertou que as Obras inacabadas de mobilidade, trunfo da Odebrecht na briga jurídica da Arena.
Fonte: Blog do Ja!mildo

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Até Quando Sr Governador seremos reféns desta violência sem solução.

VIOLÊNCIA

Assalto a vagão de trem provoca correria na estação Imbiribeira

Segundo usuários, três homens armados com revólveres levaram celulares e pertences
Do JC Online
Trem parou na estação da Imbiribeira
Trem parou na estação da Imbiribeira
Foto: Clemilson Campos / Acervo JC Imagem
Três homens armados roubaram passageiros dentro do vagão de um trem do Metrô do Recife, na noite desta segunda-feira (15). Houve correria e confusão na estação Imbiribeira. Ninguém ficou ferido. 
De acordo com informações de usuários, o assalto ocorreu entre as estações Largo da Paz, na Zona Oeste, e Imbiribeira, na Zona Sul, por volta das 20h. Os suspeitos portavam armas de fogo e levaram celulares e outros tipos de pertences. 
Na Estação Imbiribeira, todas as pessoas deixaram os vagões assustados. Os assaltantes aproveitaram a confusão para fugir pela linha do trem. Houve interrupção na viagem de cinco minutos, tempo em que um vigilante inspecionou a área. Nesta parada, ninguém quis prestar queixa. 

 Fonte: JC caderno Cidades

Carteira de Estudante 2016 já disponível e de forma rápida

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A Carteira de Estudante 2016 do Grande Recife já pode ser solicitada pelos alunos do ensino infantil, fundamental, médio, técnico e de cursinhos pré-vestibulares da Região Metropolitana. Este ano, cerca de 700 mil estudantes estão aptos a retirarem o documento que garantia do direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (Vem Estudante) e o pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos.Para solicitar a carteira basta que a instituição de ensino preencha corretamente os dados dos alunos no sistema com informações sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
Após esse preenchimento, os estudantes devem acessar o link da Carteira de Estudante no site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) para gerar o boleto de pagamento. O documento poderá ser pago nos bancos do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios) e Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui). A carteira é confeccionada em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 11,30.
É importante lembrar que a carteira versão 2015 vale até o dia 31 de março deste ano e que os alunos devem estar matriculados em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana do Recife, em curso regular com duração mínima de um ano, além de frequentar a escola regularmente.


Outro dado importante é que as solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com o Grande Recife no 3182-5800 ou com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: GRCT 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CTTU adia implantação de Faixa Azul no Pina. Equipamento entrará em operação dia 22 ou 29 de fevereiro (Publicado por Roberta Soares)


Fotos: Guga Mattos/JC Imagem
Fotos: Guga Mattos/JC Imagem


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) decidiu adiar a implantação da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góis, no Pina, principal via de saída da Zona Sul do Recife.  A primeira data anunciada pelo órgão era a próxima segunda-feira (dia 15), mas agora a previsão são os dias 22 ou 29. A razão do adiamento é a acomodação do tráfego de veículos que estão utilizando a Via Mangue e tem impactado na fluidez da Avenida Antônio de Góis. A nova Faixa Azul será a quinta a ser implantada na capital e representará o prolongamento do equipamento instalado, em janeiro, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.
Serão 800 metros acrescidos aos 5,8 quilômetros em operação na avenida. A nova faixa ficará  na pista da direita, seguindo até a altura do Túnel do Pina (Rua Manoel de Brito, antes da Polícia Rodoviária Federal). Segundo a CTTU, é preciso dar continuidade às análises da circulação no Pina, impactada pela priorização semafórica para a pista leste da Via Mangue. O tráfego real só poderá ser analisado, de fato, na próxima semana, pós feriadão do Carnaval. Talvez não seja possível, inclusive, finalizar os estudos na próxima semana, por isso o órgão cogita também o dia 29 para início da operação. Mas é fato que a Faixa Azul será implantada, garantiu a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
O projeto da CTTU já previa a inclusão da Antônio de Góis na Faixa Azul da Conselheiro Aguiar, mas as retenções que ainda estão acontecendo na via devido à abertura da pista leste da Via Mangue fizeram o órgão adiar a implantação para depois do Carnaval. Segundo Taciana Ferreira, a pista leste do novo corredor viário ainda não absorveu todo o volume de tráfego previsto nas simulações realizadas antes da abertura, em janeiro. Por enquanto, a contagem mostra que 13.500 veículos estão usando a nova pista, quando os números apontavam o uso por 22 mil. Ou seja, parte dos veículos que deveriam estar utilizando a pista leste da Via Mangue para passar por Boa Viagem ainda estão circulando pelas Avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem.
Como a Faixa Azul terá continuidade pela pista da direita da Antônio de Góis, algumas linhas de ônibus que têm como destino a Avenida Agamenon Magalhães e usam a pista da esquerda mudarão para a da direita para usufruir do equipamento. No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 145 mil passageiros por dia, estão sendo beneficiadas.
FONTE:Blog de Olho transito com Roberta Soares