quinta-feira, 24 de março de 2016

MOBILIDADE - MOTORISTA DA EMPRESA METROPOLITANA DE TEJIPIO TRATA MAU, OS USUÁRIOS NA NOITE DESTA QUARTA - FEIRA 23/03/16

HOJE FOI COMIGO E AMANHÃ SERÁ COM VOCÊ ?...

FOTO: CARLOS EDUARDO OB.

Por volta das 19:46 minutos eu Jailson Silva estava no onibus de numero de ordem 121 da linha 243 - Vila dos Carneiros, e mais 4 passageiros que pediu através da cigarra a parada, ao chegar na parada de nº 180455 que fica na rua da paz, enfrente a loja Figueiras calçados, o condutor parou o veiculos a uma distancia de duas filas de carros longe da parada( no meio da via), e ao lado da porta tinha uma palio weekend bem colado com a mesma. Eu e alguns usuário pedimos ao motorista pra adintar um pouco pra podermos descer, e o mesmo assim fez saindo do local e seguindo até o proximo ponto de onibus, que fica depois do DHPP da policia civil de afogados, cerca de 8 quarterões da parada solicitada. Pedimos pra ele parar e ele falou que desção na proxima pois eu não vou parar.
Ao descer na parada na São miguel o mesmo arrancou e não quis dar esclarecimentos, e tivemos que voltar a parada 180455 na rua da Paz as 19:51 e junto comigo mais 4 pessoas, e no meio uma senhora de 75 anos, onde eu tive que a acompanha-la até a rua da paz.
Fica aqui minha repudia a este funcionário, que por sua vez , esta na profissão errada e deve ser advertido pela empresa(Metropolitana de Tejipio). Orientei os usuário para ligar no 0800 do GRCT e fizer a denuncia.
Sou Blogueiro e minha arma é meu blog e minhas atitudes de cidadão , que não pode ser manchada, por um motorista que envergonha a classe de trabalhadores honestos e cordiais.
 Vou fazer a denuncia ao Grande Recife e a empresa Metropolitana e esperar pela respostas das mesmas.

Reportagem: Jailson Silva do Blog GRMPE.

domingo, 20 de março de 2016

Prontos e sem uso Infelizmente, assim permanecem os TIs de Abreu e Lima, Prazeres e Joana Bezerra.


Faltou mencionar os terminais de Cosme Damião, Sta Luzia e TI Barro com ampliação de linhas e criação de uma linha pró Centro via Abdias...
TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando
TI Joana Bezerra está pronto, mas se degradando. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem

Juntos, os terminais integrados de Joana Bezerra, Prazeres e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, somam dez anos de atrasos, quase 100 mil passageiros privados de um pouco mais de conforto e facilidades, além do mau uso de R$ 31,5 milhões em recursos públicos. As três unidades são exemplo de como a burocracia atrapalha e compromete o sistema de transporte coletivo. Viraram três elefantes brancos prontos e que já se deterioram a olhos vistos. Há mais de um ano estão praticamente concluídos.
O governo do Estado faz promessas em cima de promessas. Diz que os terminais estão próximos de serem liberados para operação, mas sempre falta um detalhe aqui, um ajuste ali. As datas prometidas são revistas e outras anunciadas no lugar. Assim, o tempo passa e os atrasos se acumulam. Agora, a promessa é de que o TI de Prazeres entrará em operação ainda este mês e que os TIs de Joana Bezerra e Abreu e Lima ficarão para abril. Juntas, essas duas edificações totalizam 15 mil metros quadrados e, ao entrar em operação, vão ampliar a infraestrutura do sistema de transporte, beneficiando não só passageiros, mas também operadores.
Vão retirar o usuário de ambientes quase desumanos – como é o caso do que o governo insiste em chamar de Terminal Integrado de Joana Bezerra – e/ou oferecendo mais opções de integrações com o metrô (TI Prazeres) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), caso do TI Abreu e Lima. O TI de Prazeres, localizado ao lado da Estação Prazeres do metrô, em Jaboatão dos Guararapes, e o que tem previsão mais certa de inauguração, já foi concluído e entregue ao Grande Recife Consórcio de Transporte para que seja finalizado o esquema de operação dos coletivos.
A previsão era de que no dia 27 de fevereiro tivesse começado a operar com apenas duas linhas já existentes no sistema, que integrariam com a Linha Sul do metrô. No futuro, haveria outras duas linhas. Mas não foi possível, segundo o Estado, porque faltam ajustes na obra, implantação da sinalização horizontal e vertical e a contratação de funcionários terceirizados. E já se vão quatro anos com as obras se arrastando, um deles com os trabalhos paralisados e R$ 4,4 milhões investidos numa unidade de pequeno porte, que atenderá apenas oito mil passageiros por dia.

TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
TI Prazeres, em Jaboatão, deve entrar em operação ainda este mês


“Desde que essa gestão assumiu, temos feito um esforço enorme para retomar a conclusão das obras. Conseguimos com o TI Prazeres, onde faltam apenas detalhes de arborização. O Consórcio Grande Recife já está acertando com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes os detalhes de circulação dos coletivos”, explica o secretário-executivo de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Dagoberto Lira.
O TI Joana Bezerra é um caso emblemático e, olhando pela lógica do Sistema Estrutural Integrado (SEI) – a integração do transporte da RMR –, extremamente urgente. O terminal funciona como alicerce nas integrações entre as Zonas Norte, Sul e Oeste do Grande Recife por estar localizado na área central da capital e interligando as linhas Centro e Sul do metrô. Foi o primeiro dos três a ser erguido, ainda em 2011, após mais de dez anos de promessas. “É urgente que iniciem a operação desse terminal porque as condições do que está em operação hoje são as piores possíveis. O lugar fede e não há segurança”, reclama a empregada doméstica Maria Aparecida da Silva, que todos os dias passa pela estação.
O TI, entretanto, também teve as obras paralisadas e, agora, que está concluído, começa a se degradar. O mato está por toda parte no gradil e até o ano passado funcionava como playground das crianças da Comunidade do Coque e ponto de consumo de drogas. “O terminal está pronto, mas a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) exigiu a implantação de uma alça ligando o TI à Avenida Central, que circunda a unidade, para facilitar a circulação dos ônibus comuns e do BRT. Por isso, o novo prazo de abril para o início da operação”, explica Dagoberto Lira.

TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano
TI Abreu e Lima faz parte do sistema de BRT e está quase pronto há mais de um ano

O TI é o que deverá beneficiar mais passageiros: 67 mil por dia, com 14 linhas de ônibus. Atualmente, atende a 40 mil usuários em dez linhas. A promessa era de que entraria em operação conectando os Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, mas não será possível. Segundo explicou o Consórcio Grande Recife, o BRT só passará a operar em um segundo momento, depois de estudos. A linha Camaragibe-Derby, do Corredor Leste-Oeste, será prolongada.
Por último, vem o TI de Abreu e Lima, praticamente pronto há mais de um ano. Sendo concluído em abril, como prometido, atenderá a 21 mil passageiros e conectará a região Norte do Grande Recife com as Zonas Oeste e Sul. Vale lembrar que a obra se arrasta há quatro anos e que deveria ter sido finalizada para a Copa do Mundo, em junho de 2014

O 6º Encontro de Busólogia de Pernambuco em Caruaru encerra hoje com visita na garagem da empresa Capital do Agreste.


O blog organizador do evento esta de parabéns pela perfeição e a receptividade de seus membros.

O blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco parabeniza e se fez presente, neste encontro de apaixonados por ônibus.

fotos:



Onde a amizade se completa com a paixão da Busologia, e nos faz acreditar que essa confraternização de Pessoas nos a importância de sempre lutar pelos nossos objetivos e prazeres.
E que este encontro sempre aconteça na paz de Deus.Parabéns equipe PEONIBUSCLUB.COM.
Fotos do encerramento:









Reportagem :Jailson Silva
colaboração dos Busologos e amigos leitores do Blog.




Gang de marginais foram pegos na Cidade Tabajara, fazendo arrastão na estação do BRT Norte Sul.

Foto cortesia do Busologo Vitão direto da cidade Tabajara.
Policia Militar com muito trabalho em dia de jogos.Mais noticias em breve.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Estação incendiada do BRT não tem previsão para voltar a operar no Rio

Fogo iniciado num ônibus afetou a estação Ilha de Guaratiba.
Linhas alimentadoras tiveram percursos estendido e vão parar na estação CTex.

Do G1 Rio



01:53
08:51
Ainda não há uma previsão para que a estação Ilha de Guaratiba, do BRT Transoeste, volte a operar. Um incêndio iniciado num ônibus articulado da linha Alvorada - Mato Alto, em Guaratiba, na Zona Oeste, na tarde de quinta-feira (17), por volta das 17h30, atingiu a estação que ficou completamente destruído. Não houve vítimas. O veículo foi retirado da estação na manhã desta sexta-feira (18).
Bombeiros foram chamados na quinta para controlar as chamas. Mas ainda não informações sobre as causas do incêndio, mas há a possibilidade de que tenha ocorrido um curto no sistema elétrico do ônibus.
A estação Ilha de Guaratiba ficará fechada para reformas, O consórcio do BRT já iniciou o levantamento dos estragos para elaborar o cronograma de obras. Mas não há um prazo para a reativação da estação.
Para que o transporte de passageiros não seja interrompido, foram feitas alterações temporárias nas linhas. Os serviços do BRT que fazem paradas na Ilha de Guaratiba, agora vão parar na estação CTex. Também foram feitos desvios em ônibus de serviço convencional e outras linhas que só funcionam nos fins de semana e feriados.
Veja como ficaram as modificações:
Linhas alimentadoras
- Linha 854AA (estação Mato Alto - Ilha de Guaratiba): será prolongada até a estação CTex
- Linha 874 A (Marambaia - Ilha de Guaratiba): será prolongada até a estação CTex
Serviço convencional
- Linha 867 (Campo Grande - Barra de Guaratiba, via Estrada da Ilha): será desviada para atender a estação CTex
Serviço eventual (normalmente funciona nos dias de praia)
- Linha SE867 (Campo Grande - Barra de Guaratiba, via Avenida das Américas): reativado para atender a estação CTex.

SERGIPE - 1ª LINHA DE BRT INICIA ATÉ FIM DE MARÇO.

Segundo Carlos Batalha, até o aniversário de Aracaju, em março, ao menos um corredor BRT estará em pleno funcionamento.
Durante entrevista ao programa André Barros Sem Censura nesta terça-feira, 22, o secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju, Carlos Batalha, afirmou que a primeira linha BRT, uma promessa antiga de campanha do prefeito João Alves Filho (DEM), deverá sair do papel até o aniversário de Aracaju, em março de 2016.

"O BRT consiste na implementação de corredores exclusivos de ônibus. Desses corredores, o primeiro começa a funcionar até o aniversário de Aracaju, saindo do terminal Atalaia até a entrada de Nossa Senhora do Socorro", afirmou Batalha. Nestes corredores, circularão ônibus articulados, como previsto para o tipo de serviço.

Segundo o secretário, as planilhas do Setransp apontavam para o valor de R$ 3,52, no entanto, estudos da SMTT sinalizaram para um valor "justo" de R$ 3,29. O valor de R$ 3,10 fora definido pelo prefeito João Alves Filho. Este é o terceiro aumento na passagem durante o mandato do atual prefeito, num valor significativamente maior que os R$ 2,35 deixados pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira, em 31 de dezembro de 2012.


quinta-feira, 17 de março de 2016

RMR Orla do Janga será transformada em avenida de fluxo contínuo


Prazo para finalização das obras é de 60 dias 
Foto: Google Street View


Do JC Trânsito
A orla do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), vai passar por obras para ser transformada em uma via de fluxo contínuo. Serão retirados cinco pontos de obstrução, o que vai transformar a Beira Mar em uma avenida de 1.800 metros. 
A iniciativa terá início na Rua Belém de Maria e segue até a Avenida São João de Deus. O secretário de Infraestrutura da Prefeitura do Paulista, Tiago Magalhães, explicou que foi feita uma consulta pública com a população, para saber a opinião dos moradores sobre as intervenções a serem realizadas na área.  
"Além do benefício de transformá-la em uma via contínua, essa ação também vai revitalizar a área da orla, intensificando o Turismo", disse Tiago Magalhães.
Com a aprovação da população, os trabalhos de retirada de canteiros e calçadas da orla deve começar em até 30 dias e ser finalizado também em 30 dias.
Fonte: JC TRÂNSITO

quarta-feira, 16 de março de 2016

LULA NOVO MINISTRO DA CASA CIVIL... EM DESESPERO A UMA POSIVEL PRISÃO PT BLINDA EX PRESIDENTE E ASSINA A CULPA DO MESMO.

Início do 3º mandato de Lula marca queda de Dilma

O ministro Lula passa a ser o articulador político de um governo que tropeçou bastante nas relações com o Legislativo.
© Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ministro Lula passa a ser o articulador político de um governo que tropeçou bastante nas relações com o Legislativo.
A confirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o novo ministro-chefe da Casa Civil indica uma série de caminhos e descaminhos na caótica República brasileira. O mais evidente e indubitável é: o esvaziamento das funções da presidente Dilma Rousseff.
O ministro Lula passa a ser o articulador político de um governo que tropeçou bastante nas relações com o Legislativo -- sobretudo no segundo mandato da petista.
Considerado "bala de prata", Lula é apontado como único que pode pacificar a base aliada. Afinal, Dilma e o PMDB estão em guerra branca desde antes da campanha eleitoral de 2014.
O acordo de paz para garantir a reeleição do dueto Dilma e Michel Temerdurou somente até fevereiro de 2015, quando Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara, derrotando Arlindo Chinaglia (PT-SP), o então candidato petista, apoiado por Dilma.
Ela nunca foi afeita às nuances da política e, nesse ponto, Lula poderia contribuir -- ao menos, unificando os aliados.
A economia do País em recessão -- principal propulsor da insatisfação dos brasileiros -- também será atacada pelas estratégias do ex-presidente.
Petistas acreditam que Lula vá dar "uma guinada na economia" e mudará o norte de Dilma para a Fazenda e o Banco Central.
O ex-presidente quer usar as reservas internacionais do BC para bancar a dívida pública federal. Essa disposição vai de encontro às convicções do atual presidente do banco, Alexandre Tombini, que defende a preservação dos mais de US$ 350 bilhões nos cofres do País.
Lula também estaria interessado no nome de Henrique Meirelles, ex-presidente do BC, para integrar o governo.
As diferenças entre Dilma e Meirelles são notórias, e o estilo centralizador da presidente nunca agradou ao executivo.
Com seu carisma habitual, Lula está confiante de que poderá salvar o governo.
Vai assumir a bucha deixada pela presidente que ele próprio fez e elegeu.
A Dilma abatida que todos temos visto na TV nos últimos dias deve dar lugar a uma presidente decorativa. Com menos olheiras certamente, mas seguramente ainda apreensiva de perder o cargo.
O temor faz sentido, uma vez que a oposição crescerá raivosa para tentar tirar Lula do cargo por vias judiciais e acusar Dilma de ser conivente com a empreitada do ex-presidente, que estaria fugindo da Justiça comum, ao tomar posse como ministro, para conseguir foro privilegiado.
Mas esse medo, pode ficar só para Lula.
Não foi necessário impeachment nem cassação da chapa no TSE. Não foi preciso renunciar nem se resignar.
Dilma caiu.
E o novo presidente do Brasil é, pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva.
Resta saber até quando.
FONTE: MSN- HUFFPOST BRASIL.

ACIDENTE GRAVE ENTRE DOIS ÔNIBUS DA VERA CRUZ NO IBURA. (nesta madrugada de quarta feira 16/03/16)

Segundo informações os motoristas ficaram presos nas ferragens, e estão hospitalizados, e até o momento sem noticias.A Linha dos Carros é 133 Três Carneiros/Ti Tancredo Neves, Ambos faziam a mesma linha.







foto cortesia whatsapp colaborador Igor Fernandes
reportagem Jailson Silva Blog GRMP

terça-feira, 15 de março de 2016

Cidadão frauda cartão VEM Livre Acesso como alerta e expõe deficiência do sistema no Recife

LivreAcesso
O crime por uma justa causa. A fraude cometida como alerta. Essas foram as razões para um cidadão de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, fraudar o processo de aquisição de um VEM Livre Acesso, cartão que garante a gratuidade para pessoas com algum tipo de deficiência nos ônibus do Grande Recife. Indignado com o comércio dos cartões, o anônimo não só fraudou o processo como enviou todas as provas aos gestores do sistema para alertá-los sobre a facilidade. A biometria nos ônibus, implantada há mais de um ano, conseguiu reduzir em 90% a falsificação dos cartões de gratuidade, mas a concessão ainda é uma grande janela no sistema, que gera um prejuízo ao sistema estimado em R$ 4,704 milhões por mês.
Sei que o que fiz foi errado, mas como cidadão não suportei ver o comércio dessas carteirinhas… Qualquer pessoa mal intencionada pode conseguir uma carteirinha dessas, que dá direito ao deficiente andar de ônibus sem pagar, inclusive com direito a um acompanhante, como a que eu consegui”
cidadão anônimo
O denunciante anônimo enviou uma carta-desabafo para o posto de emissão do VEM, na Boa Vista, Centro do Recife, em que conta como foi fácil fraudar o processo. Diz que obteve na internet os papeis exigidos – no caso o formulário de solicitação da carteira de livre acesso e o atestado médico comprovando que era deficiente intelectual. Para completar o absurdo, inventou um nome e um registro de um médico e finalizou a fraude. O único documento real, verdadeiro, foi uma carteira de identidade encontrada na rua. “Sei que o que fiz foi errado, mas como cidadão não suportei ver o comércio dessas carteirinhas que existe na prefeitura do município de Olinda e que não deve ser diferente das outras. Qualquer pessoa mal intencionada pode conseguir uma carteirinha dessas, que dá direito ao deficiente andar de ônibus sem pagar, inclusive com direito a um acompanhante, como a que eu consegui”, diz o anônimo.
O VEM Livre acesso falsificado foi aprovado em todas as três instâncias por onde passou: Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Grande Recife Consórcio de Transporte. O registro que o identifica é 90.02.00194747-4. Estava no banco de dados da Urbana-PE para ser emitido na hora em que o titular fosse buscá-lo. “Apenas o titular da carteira de identidade que deu origem à falsificação poderia retirá-lo após ser aprovado na biometria, é verdade, mas e se o fraudador fosse ele mesmo? Como a deficiência alegada é a intelectual, fica mais difícil identificá-la. Se fosse a física ou visual, por exemplo, seria mais fácil. Mas, mesmo assim, nós somos meros expedidores. Se a documentação consta em nosso cadastro é porque foi aprovada nas etapas anteriores. Não temos como questionar”, afirma a Urbana-PE, que se posicionou como instituição.
É a Urbana-PE, o sindicato dos empresários de ônibus, quem gerencia o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte metropolitano e recebeu a denúncia da fraude. Como exemplo da limitação de função, a entidade lembra que numa ocasião um cidadão foi retirar um VEM Livre Acesso por deficiência auditiva e uma funcionária do Posto do Vem, com a mesma deficiência, percebeu que tratava-se de uma fraude. “Distraído, o cidadão chegou a responder a uma atendente quando questionado se estava entendendo o processo da biometria. Mas o que podemos fazer? A falha está no início do processo”, diz o sindicato empresarial.

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O mais grave da denúncia-cidadã enviada à Urbana–PE é que ela expõe a falta de atenção dos órgãos que deveriam fiscalizar a veracidade dos documentos que embasam o pedido de gratuidade. A reportagem, numa consulta de dez minutos, conseguiu descobrir que o médico psiquiatra que assina o laudo atestando a deficiência intelectual do solicitante sequer está registrado no Cremepe. Na carta, o fraudador revela ter inventado o nome e o registro do médico. Mas, como então, isso não foi percebido na checagem dos documentos? Seja nos Cras ou na Sead? Ou no Grande Recife Consórcio e até mesmo na Urbana? Como alguém não descobriu?
Nem o Grande Recife Consórcio nem a Urbana-PE têm números que quantifiquem as fraudes na emissão de cartões de gratuidade no sistema. O setor empresarial é quem ainda arrisca alguns dados. Tendo como base números nacionais, defende que as falsificações continuam – apesar do investimento de quase R$ 30 milhões na biometria nos ônibus. Enquanto em sistemas onde há um controle rígido na concessão do benefício o percentual de cartões de livre acesso está entre 3% a 4%, na Região Metropolitana do Recife é de 8,4%, ou seja, mais do que o dobro. Em 2015, foram emitidos, por mês, uma média de 360 cartões VEM Livre Acesso. “Aparentemente vivemos uma guerra civil na RMR”, ironiza o sindicato.

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É importante lembrar que o prejuízo com as fraudes, por maior ou menor que seja, é do sistema, ou seja, passa pelos passageiros que pagam a passagem – cerca de 34 milhões por mês. Chegamos ao valor de R$ 4,704 milhões com a ajuda da Urbana-PE. Por mês, 40 milhões de passageiros são transportados nos ônibus do Grande Recife e, desse total, 3.360 milhões usam o Livre Acesso. Como o sindicato empresarial estima que, por estarmos acima da média nacional de gratuidades em operação, temos 4% dos cartões falsificados ainda em circulação, imagina-se que, dos 3.360 milhões, 1.680 milhão (metade) são usos irregulares do benefício no mês. Multiplicando essa quantidade pela tarifa do anel A (usado em 80% do sistema), no valor de R$ 2,80, chega-se ao prejuízo de R$ 4,704 milhões. Como é comum se dizer no setor, ‘não tem almoço de graça.’ Alguém, sempre, terá que pagar a conta. E quase sempre é a população.

Sem título-1 cópia
CONFIRA A RELAÇÃO DE DOCUMENTOS FRAUDADOS PELO ANÔNIMO E UMA SEGUNDA DENÚNCIA FEITA À URBANA-PE




A RESPOSTA DO PODER PÚBLICO
O poder público transfere responsabilidades e, de fato, assume pouco a culpa. Um joga o ônus da fraude para o outro e assim a vida segue. A reportagem enviou os documentos para as instituições que têm o dever de validar ou não a concessão do benefício. A porta de entrada são os Cras, mas é a Sead e o Grande Recife Consórcio de Transportes quem definem o processo. São eles que têm o dever de autorizar ou não um cidadão a andar nos ônibus de graça e com acompanhante. Representam o Estado de Pernambuco e o sistema de transporte metropolitano é gerido pelo governo estadual, através do Grande Recife Consórcio. Por isso, a reportagem os procurou.
O Consórcio conversou com o JC, a Sead – a quem cabe validar os benefícios – nem isso. Enviou uma nota que passa longe do problema da fraude executada pelo cidadão. Os mesmos documentos que estão relacionados nesta página chegaram às duas instituições. E mesmo assim, a Sead transferiu responsabilidades. “Para os casos em que há inconformidade com o direito e uso do cartão Vem Livre Acesso, a Sead não detém propriedade para fiscalizar e/ou investigar situações de fraudes ou uso indevido do mesmo. Uma vez que esta autonomia cabe à Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos”, diz a nota.
Quando questionada sobre o fato de o documento ter sido validado mesmo com um registro médico falso – fato descoberto rapidamente pela reportagem –, a resposta foi a seguinte: “A questão do registro do médico no Cremepe, não está dentro da competência da Sead, uma vez que os registros médicos constam nos Cras’s, sob a gestão municipal.”
Carlos Eduardo Figueiredo, diretor de gestão do Consórcio, reconheceu que ainda há janelas para fraudes, mas lembrou que a biometria nos ônibus reduziu as falsificações. “Resolvemos 95% das fraudes. E mesmo assim, queremos zerar esse percentual. É tanto que todos os beneficiários terão que passar por um novo recadastramento em breve. Em 60 dias estaremos publicando no Diário Oficial a criação de uma junta médica para reavaliar a concessão inicial, como determina a Lei Estadual 15.552/15. Assim, iremos eliminar as fraudes possíveis no início do processo.” Vale ressaltar que a implantação da biometria nos ônibus foi um investimento do setor empresarial, não do governo. E que custou, até agora, R$ 28,7 milhões.

fONTE: JC Trânsito 
retirado do Blog das PPPS.

segunda-feira, 14 de março de 2016

CBTU usa arame farpado para isolar escada rolante no metrô do Recife. Você acredita?

Bloqueio da escada rolante foi feito com ARAME FARPADO. ACREDITE! Fotos feitas por usuários
Bloqueio da escada rolante foi feito com ARAME FARPADO. ACREDITE! Fotos feitas por usuários
Tem 15 dias que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) enviou release às redações dos jornais informando que os  elevadores e escadas rolantes da Linha Sul do metrô do Recife tinham voltado a funcionar. Na nota, argumentava que a instituição se empenhou para resolver os problemas porque usuários com mobilidade reduzida estavam sendo prejudicados com a paralisação dos serviços em decorrência de vandalismo.
Mas pelo menos na estação Cajueiro Seco, unidade em Jaboatão dos Guararapes que além da integração com o ônibus ainda permite a conexão com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o Cabo de Santo Agostinho, os equipamentos continuam com problemas. Fotos enviadas por usuários mostram que, além de paradas, a escada rolante da estação foi isolada com ARAME FARPADO para não ser utilizada pela população. Isso mesmo, ARAME FARPADO ??!!!
Na época da nota enviada às redações (dia 29/2/2016), a CBTU denunciou que os problemas não eram resultado da falta de manutenção preventiva, e sim, da ação dos próprios usuários, que “transformam os equipamentos em um verdadeiro depósito de lixo”. O que é verdade. Quem conhece o sistema sabe disso.
escada1
“Durante a manutenção, foram retirados sacos de pipocas, garrafas pet de refrigerantes e água mineral, entre outros objetos. Foi necessária a limpeza dos equipamentos, lubrificação, ajustes e substituição das peças, aumentando ainda mais a sua indisponibilidade aos usuários”, afirmou a Companhia na nota.
Até aí, tudo bem, mas por que a opção pelo arame farpado, que é perigoso e pode machucar as pessoas??? O De Olho no Trânsito tentou contato com a CBTU, mas não conseguiu retorno. Mas estamos no aguardo de uma explicação da instituição.
FONTE: De Olho no Transito.com roberta soares

MOBILIDADE - POR QUE PAGAR MAIS CARO?... POR UMA PASSAGEM MAS BARATA ANEL A=2,80 PRA RIO DOCE.





Hoje pela manhã no TI Rio Doce houve uma panfletagem para saber da população a receptividade do assunto em questão.
A equipe Márcio Morais e Jesualdo Campos foi bem recebida e apoiada, na ação que ainda vai acontecer no mesmo terminal, que será o recolhimento de assinaturas.
Você sabia que a passagem de Rio Doce é a mais cara do sistema, e que o terminal não integra, a nenhum TI do sistema SEI, e que mais de 37 mil pessoas, são atendidas pelas 11 linhas que existem neste TI RIO DOCE todos os dias.Existe uma linha circular de 5km que custa 3,85 e seu percurso é feito em menos de 15 minutos?
 E que as linhas que são anel A 2,85 só circula por fora do terminal. 

A redução da tarifa de 3,85 para 2,80 é o que este ato, busca para a população de Rio Doce.
Além do terminal não existe integração com nenhum terminal do sistema SEI, pejudicando há muito tempo o povo. O Grande Recife consorcio vai ser precionado a dar um basta nesta situação.O conselheiro Márcio Morais fez requerimento ao conselho metropolitano de transporte.
Agora eles pedem o apoio da população e da ANTUERF, e juntos vamos vestir a camisa nesta açaõ de cidadania.

Reportagem: Jailson Silva com informações do Márcio Morais.
Apoio: