quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ENTRA EM CIRCULAÇÃO NA LINHA 117 O SCANIA GNV COM UMA PROPOSTA DE ALTA TECNOLOGIA E ECÕNOMIA E ACIMMA DE TUDO , POLUIÇÃO QUASE 0%


Foto:Jailson Silva

Já esta em circulação o scania gnv, com uma proposta de onibus ecologico, e de alta economia com isso agregado o conforto e se aprovado a EME , fará uma aquisição de 9 veiculos a GNV, mas não nesta configuração.
A Copergas instalará um posto de recarga de gás nas garagem da empresa e se tudo caminhar bem, e os empresários sentirem a economia , pode sim haver uma compra maior;

O veículo entrará em fase de testes nas ruas na linha 117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) nesta quarta-feira (19) e segue até 10 de novembro.

De acordo com o consórcio, o modelo emite 70% menos gases poluentes do que os coletivos à diesel. Outra vantagem seria a diminuição de custos operacionais por quilômetro rodado, além de diminuir a poluição sonora. O veículo tem motor traseiro, câmbio automático, piso baixo e ar-condicionado.

Durante o período de teste, será avaliado o consumo de gás natural, a eficiência do motor e os custos operacionais.

Segundo os desenvolvedores do veículo, a Scania, o modelo tem autonomia para rodar 450 quilômetros - em média, o suficiente para funcionar durante dois dias de operação sem necessidade de abastecimento. O ônibus tem capacidade para 130 passageiros, com 15 metros de comprimento.

A linha 117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) conta com nove veículos para fazer 149 viagens diárias. Ao todo, a linha transporta cerca de 5 mil pessoas por dia.

A novidade é realizada em parceria entre o Grande Recife com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Empresa Metropolitana e a Scania.


fonte: GRCT
texto complementar : Folha Pe 

domingo, 16 de outubro de 2016

MARCOPOLO X COMIL - PLÁGIO OU TENDENCIA A BRIGA ESTA ACIRRADA DOS MODELOS INVICTUS X G7

MARCOPOLO ESTA ACUSANDO A COMIL POR PLÁGIO...

Segundo informações, a encarroçadora Marcopolo entrou com um processo na justiça do Rio Grande do Sul contra a linha Comil Invictus, acusando a encarroçadora Comil de plagiar a linha Marcopolo G7.
No processo a Marcopolo acusa a Comil de: apresentar carroceria visivelmente idêntica ao desenho de propriedade intelectual e que ainda agrega componentes individuais (espelhos retrovisores, faróis, trinco para abertura de portas, carenagem superior frontal e delimitador frontal) cujas peças possuem configurações construtivas idênticas às peças produzidas por ela, evidenciando contrafação e concorrência desleal.
O juiz responsável pelo caso já pediu a apreensão de 1 Invictus para ser feita uma perícia e também para que fosse contado todas as peças em estoque, das que a Marcopolo julga que a Comil plagiou. A Comil já está entrando com recurso contra a decisão. Em setembro de 2016, a Comil entrou em recuperação judicial com uma divida de R$430 Milhões.

E você? Acha que são modelos idênticos? deixe sua opinião nos comentários... ;)

Recife com um sistema milhonarário de transporte onde as empresas faturam alto e o Grande Recife diz que a crise esta deixando o sistema muito deficitário, e vai desativar várias linhas aos Domingo. E o usuário como fica?

LINHAS QUE DEIXARÁ DE CIRCULAR AOS DOMINGOS:

Os usuários do transporte público devem ficar atentos quanto às mudanças na operação de algumas linhas do sistema. É que a partir deste domingo (16), três linhas terão sua operação suspensas apenas aos domingos. Para não deixar os usuários desassistidos, outras linhas terão seus itinerários modificados e receberão reforço para atender a população.
Resultado de imagem para LINHA DE ONIBUS RECIFE 242 PACHECO
A linha 242 - Pacheco terá seus serviços suspensos aos domingos. 
Resultado de imagem para LINHA DE ONIBUS RECIFE 232 CAVALEIROCom isso, a linha 232 - Cavaleiro irá atender a população.  Essa linha terá seu itinerário modificado apenas aos domingos, para atender a Pacheco Floresta nos sentidos, Terminal/Ponto de retorno e Retorno/Terminal.


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A linha 314 - Mangueira também não irá operar aos domingos. Com isso, a linha 311 – Bongi (Afogados)
Resultado de imagem para LINHA DE ONIBUS RECIFE 311BONGI AFOGADOSirá atender a população. Essa linha receberá o reforço de dois veículos e 20 viagens a mais. Além disso, a linha terá o seu itinerário alterado apenas aos domingos para atender a comunidade da Mangueira em todas as viagens e irá realizar o retorno pela Avenida Conde da Boa Vista.


Resultado de imagem para LINHA DE ONIBUS RECIFE 531 CASA AMARELA TRABSCOL

foto: ilustrativa

Já a linha 531 - Casa Amarela, que também não irá circulará aos domingos, será substituída pela linha 516 - Casa Amarela (Nova Torre).
Resultado de imagem para LINHA DE ONIBUS RECIFE 531 CASA AMARELAEssa linha receberá reforço na frota e no número de viagens, de modo que ocorra a otimização do serviço para os usuários.
Confira abaixo, os itinerários das linhas e os horários de atendimentos:
Linha 232 – Cavaleiro
Atendimento a Floresta nos horários abaixo, com saída do terminal:
05h42, 06h15, 06h55, 07h30, 08h, 0832, 09h15, 09h47, 10h22, 10h55, 11h32, 12h10, 12h47, 13h25, 14h02, 14h40, 15h17, 15h58, 16h40, 17h08, 17h36, 18h05, 18h40, 19h20, 20h, 20h37, 21h12, 21h45, 22h30.
Terminal/ Ponto de retorno:... Avenida Doutor José Rufino; Rua Amador Araújo; Rua Padre Diogo Rodrigues; Rua Padre Nóbrega...
Ponto de retorno/Terminal:... Rua Padre Nóbrega; Rua Padre Diogo Rodrigues; Rua Amador Araújo,Avenida José  Rufino
Linha 311 - Bongi (Afogados)
Ponto de Retorno/Terminal:... Rua da Aurora; Ponte Princesa Isabel; Rua do Sol; Ponte Duarte Coelho; Av. Conde da Boa Vista; Rua Dom Bosco; Rua Joaquim Nabuco; Ponte da Capunga; Rua José Osório; Rua Real da Torre; Túnel da Abolição...
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158).

FONTE: SITE GRANDE RECIFE CONSóRCIO

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

VERA CRUZ RENOVA MAIS UMA VEZ E AGORA COM MASCARELLO

Primeira mão: Grupo Progresso encomenda 26 carros à Mascarello


Montagem: Jeferson Laurentt

Pela primeira vez o grupo Progresso está encomendando carrocerias junto à montadora Mascarello, que está ganhando mais espaço no mercado, fato percebido há mais de dois anos.



E o grupo Progresso que detém o controle da Expresso Vera Cruz, encomendou 26 unidades do modelo Gran Via, sendo 10 carros equipados com ar-condicionado e 16 sem o equipamento climatizador. Os carros terão os chassis da Volkswagen de modelos 17-230 OD e 17-260 OD. A novidade pernambucana não deve demorar a chegar, visto que alguns chassis já estavam prontos e foram trazidos da sede da Comil, que está com sua produção paralisada no momento.


fonte: Mob Ceará

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Metrô com problemas na manhã desta sexta Trem parou de funcionar no meio do trajeto e precisou ser recolhido para manutenção

Plataformas ficaram lotadas, mas situação já foi normalizada
O trem que seguia de Jaboatão dos Guararapes sentido Recife apresentou problemas e parou algumas vezes durante o trajeto na manhã desta sexta-feira (07). Segundo os passageiros, a primeira parada foi entre Jaboatão e Engenho Velho. Quando conseguiram seguir novamente mais uma parada entre a estação Engenho Velho e Floriano, esta maior duração, aproximadamente, 10 minutos. Os passageiros abriram as janelas do vagão enquanto o maquinário não voltava a funcionar.
Quando conseguiram seguir e chegar à estação Floriano o maquinista informou que o trem estava apresentando problemas e seria recolhido para manutenção em Cavaleiro. O problema causou lotação na estação Floriano, mas, segundo o Metrorec, o fluxo já foi normalizado. 
 
FONTE: PORTAL FOLHA PE
 
 
 

Inaugurado o Terminal Sulacap BRT RIO

INSEGURANÇA ONIBUS DA VERA CRUZ CAUSA ACIDENTE GRAVE NA MANHÃ DESTA SEXTA NO IBURA DE BAIXO E UMA MULHER GRAVIDA FICA PRESA AS FERRAGENS,E A FALTA DE MANUTENÇÃO DA VERA CRUZ ESTA PASSANDO DOS LIMITES , E SE NÃO FOSSE A ABILIDADE DO MOTORISTA A TRAJEDIA SERIA TERRÍVEL.


Dois acidentes foram registrados na manhã desta sexta-feira (07) na avenida Dois Rios, em Ibura de Baixo, Zona Sul do Recife. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) confirma as duas ocorrências. No primeiro, o motorista teria perdido o controle do coletivo e colidido contra uma casa, deixando, aproximadamente, cinco feridos, entre elas uma idosa e duas gestantes que ficaram presas as ferragens, mas já foram socorridas. O acidente envolvendo o ônibus foi próximo à Policlínica e Maternidade Prof. Arnaldo Marques.

Segundo os passageiros do ônibus da empresa Vera Cruz, o motorista teria sido um herói por ter escolhido colidir contra a casa e evitado a parada de ônibus lotada a poucos metros do local. Segundo a população, os ônibus que transitam pela área estão em condições precárias. Apesar dos pneus do veículo envolvido no acidente estarem carecas, de acordo com as primeiras informações, a causa teria sido o rompimento do eixo central da direção.

O assessor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Genildo Pereira, foi até o local e comentou o acidente: "Já cobramos previdência da empresa em relação aos pneus carecas que colocam em risco a vida do operado e dos passageiros. A perícia dará um melhor posicionamento a respeito da causa do acidente, mas estamos vendo que as condições do veículo são precárias.

Já um outro acidente envolvendo uma moto e um carro também deixou feridos na mesma avenida, próximo a rua Jornalista Edson Regis. Agentes da CTTU já estão no local e o trânsito está complicado por causa dos acidente.

FOTO: RONNEY MAGALHÃES:







FOTOS: RONNEY MAGALHÃES FOTOGRAFO REPÓRTER E BUSÓLOGO

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

IDOSOS E MOBILIDADE E VOCÊ FAZ SUA PARTE


Motoristas de Uber ganham direito de trabalhar livremente no Recife Segundo Justiça, eles não podem ser multados nem ter carros apreendidos. Liminar decidiu que prefeitura não pode contrariar Lei Federal 12.587/2012.



Carro de motorista que usa o Uber, serviço alternativo de transporte alvo de críticas de taxistas. (Foto: Divulgação/Uber)
Carteiras de habilitação também não podem ser retidas pelos orgãos de fiscalização (Foto: Divulgação/Uber)
Dois motoristas que usam o aplicativo de transporte Uber ganharam na Justiça o direito de não ser multados na cidade do Recife. Os carros também não podem ser apreendidos pelos órgãos de fiscalização e as carteiras de habilitação não podem ser retidas. Na decisão, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Djalma Andrelino Nogueira Júnior, levou em conta o direito de atuar em livre concorrência.

A liminar foi concedida na quarta-feira (5) e decidiu que o município não pode contrariar o artigo 170 da Constituição Federal, assim como a Lei Federal 12.587/2012, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O juiz ainda estipulou uma multa de R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento.
No dia 27 de setembro, o magistrado teve sete liminares em favor de motoristas do Uber derrubadas pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Erik Simões.

Para o desembargador, o prejuízo dos motoristas de Uber não é motivo para suspender a eficácia da norma que restringe o serviço de transporte remunerado de passageiros aos veículos e motoristas cadastrados e autorizados pela prefeitura.

Manifestações
No início deste mês, taxistas do Recife protestaram contra o serviço prestado pelo Uber. Integrantes da categoria chegaram a se encontrar com representantes do governo municipal para expor suas queixas.
Essa não foi a primeira vez que a categoria se mobilizou. Em agosto, taxistas usaram nariz de palhaço, levou cartazes e gritou palavras de ordem contra o Uber.
A carreata saiu do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. Na ocasião, os taxistas realizaram um ato públiuco contra os veículos que fazem transporte de passageiros utilizando aplicativos de celular.
 
 
No dia 13 de julho, os motoristas fizeram uma manifestação no Centro da cidade.
 Durante toda a manhã, o trânsito ficou complicado na região. Depois do ato, eles seguiram para o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.
Por causa do ato público, uma longa fila de veículos se formou entre a Câmara Municipal do Recife e a ponte de acesso ao Palácio do Campo das Princesas. Uma comissão foi escolhida para negociar com representantes da Casa Civil.
Em um encontro com representantes do estado, o grupo foi informado que teria de esperar para discutir o assunto. Um novo encontro chegou a ser marcado para o dia 20 de julho, com o objetivo de tratar o assunto com as prefeituras.
Diante da falta de respostas para as reivindicações, os taxistas seguiram para o aeroporto. O trânsito na região ficou muito complicado, no fim da tarde. Os responsáveis pela organização do movimento chegaram a bloquear vias da áreas, mas acabaram se desmobilizando depois de negociação com a Polícia Militar.
Multado
Em maço deste ano, um motorista do Uber foi autuado e multado em R$ 4.322 pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), quando deixava um passageiro no Aeroporto Internacional do Recife. O veículo seria apreendido quando outros colaboradores do aplicativo tentaram impedir a remoção. O caso foi para a Delegacia de Boa Viagem, também na Zona Sul.
 
Carro de motorista que usa o Uber, serviço alternativo de transporte alvo de críticas de taxistas. (Foto: Divulgação/Uber)

Governo quer mudar transporte em Suape O modelo de transporte integrado vai seguir a experiência aplicada em Goiana, na Zona da Mata Norte, onde as linhas comuns servem às empresas da região.

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O Governo do Estado quer integrar as empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape ao sistema de transporte público de passageiros. A intenção é desobrigar as companhias dos gastos com o frete de ônibus particulares para a condução dos trabalhadores ao trabalho. A expectativa é que as soluções sejam implantadas dentro de oito a doze meses.
“É uma forma de trazer competitividade às empresas e também uma economia de tempo aos trabalhadores”, defendeu o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, ontem, durante inauguração de expansão da empresa Bemis, no complexo, conforme adiantado pela Folha de Pernambuco, na edição de ontem.
O modelo de transporte integrado vai seguir a experiência aplicada em Goiana, na Zona da Mata Norte, onde as linhas comuns servem às empresas da região. “O estudo feito no local comprovou uma economia de horas nos deslocamentos dos funcionários”, afirmou Norões, esclarecendo que não haverá custos para o Estado. Atualmente estão sendo levantadas as demandas específicas das empresas, para a criação de linhas focadas nas áreas que não são servidas e em horários compatíveis aos turnos das fábricas.
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As novas linhas de ônibus também devem ser integradas à expansão da linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o Porto de Suape, ainda sem data para ser inaugurada e orçada em aproximadamente R$ 300 milhões.

Frete
Diariamente, o transporte das empresas instaladas em Suape mobiliza, pelo menos, 1,5 mil ônibus da frota de 2 mil veículos de dez empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sindifrete). “Extinguir o serviço significaria desempregar uma quantidade imensa de pessoas”, considerou o diretor financeiro do Sindifrete, Marcos Teixeira.
Resultado de imagem para transporte em suapefonte: Folha Pe Por: Mariama Correia
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O panorama das empresas de frete do Estado não é dos mais positivos. Com a desmobilização das obras da Refinaria Abreu e Lima e a crise econômica, muitas companhias ficaram com a frota ociosa. Somente a empresa My Bus está com 160 ônibus parados desde o ano passado e demitiu 180 motoristas. “Este ano, o faturamento do setor já caiu 40% ante a 2015”, completou Teixeira.
Sobre essas dificuldades, o secretário Norões avaliou que as empresas precisarão se adaptar, “porque a oferta de serviço público de transporte é um dever do Governo”.
Diretor do Sindicato da Construção Pesada do Estado (Sintepav-PE), Rogério Rocha criticou o plano. “Muitas pessoas moram longe, pegam cedo ou saem tarde demais. É preciso ter condução para Suape como alternativa, mas não anula a necessidade de as empresas oferecerem transporte”, argumentou.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

MOBILIDADE EM PERNAMBUCO - Projetos de mobilidade, que incluem corredores de ônibus, ciclofaixas e alargamento de calçadas, estão ameaçados no Recife.


Além da falta de recursos para contrapartida, município alega que projetos precisam de ajustes. A construção de uma alça no cruzamento da Avenida Dom Hélder Câmara com a Avenida Recife é um deles. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Três projetos que poderiam tirar o Recife do atraso no tema mobilidade, oferecendo prioridade ao transporte coletivo de passageiros, implantação de ciclofaixas bidirecionais, arborização das vias e alargamento das calçadas, estão parados, sem qualquer previsão de sair do papel, mesmo com recursos federais à disposição. São os corredores da Segunda e Terceira Perimetrais, interligando as Zonas Oeste e Norte da capital, e o corredor Radial Sul, um elo entre o Ibura e a orla de Boa Viagem, na Zona Sul. Juntos, os três projetos totalizam R$ 812 milhões e estão com os recursos autorizados pelo governo federal, mas o município alega não dispor dos R$ 200 milhões necessários como contrapartida.

"Estamos falando de concepções ainda dos anos 80 e muita coisa precisou ser revista porque não havia soluções previstas. Um exemplo é a solução para acomodar o tráfego que sairá do Ibura e terá que entrar na Avenida Recife, no caso da Radial Sul. Ali teremos que construir uma alça. Outro problema é a quantidade de desapropriações para requalificar a Terceira Perimetral, que antes não existiam”
Alexandre Rebelo, secretário de Planejamento e Gestão do Recife


Os corredores seriam viabilizados com recursos do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades, anunciado pelo governo federal ainda em 2012, na época em que o País preparava a arrumação para a Copa do Mundo de 2014, com a promessa de remodelar a mobilidade em metrópoles. Essa verba estava no pacote de R$ 2,9 bilhões destinados à Região Metropolitana do Recife – e que incluía a implantação do sistema BRT, parcialmente implementado. Do total de R$ 812 milhões, R$ 150 milhões seriam apenas para custear as desapropriações de imóveis, fundamentais às obras.



Pela proposta divulgada na época, o corredor da Segunda Perimetral teria 18 quilômetros e ligaria o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passaria por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na Zona Norte da capital.
Já o corredor da Terceira Perimetral ligaria a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro, à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o corredor Radial Sul seria uma ligação direta entre a BR-101 (Quarta Perimetral) e a Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem. Pela última previsão da gestão municipal, as obras começariam, já com atraso, no segundo semestre de 2015.





Os corredores seriam viabilizados através de dois contratos. O primeiro, no valor de R$ 528,9 milhões, sendo R$ 389 milhões de empréstimo com recursos do FGTS e contrapartida do município no valor de R$ 139,8 milhões. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), os desembolsos dos recursos desse contrato são realizados conforme o percentual de obra executada, ou seja, nada ainda foi liberado. A vigência vai até fevereiro de 2018. O segundo contrato tem recursos do Orçamento Geral da União (OGU) no valor inicial de R$ 292 milhões. Devido a alterações, o valor subiu para R$ 329 milhões, sendo R$ 62 milhões de contrapartida do município. A quantia de R$ 27 milhões chegou a ser liberada pela União para a elaboração dos projetos dos três corredores, mas a prefeitura utilizou apenas R$ 5,5 milhões. A empresa JBR Engenharia foi contratada após licitação e teria começado os projetos.

Secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebelo, reconhece a dificuldade do município, mas garante que os corredores são prioridade da gestão. “De fato, não conseguimos os recursos para entrar com a contrapartida. Boa parte do dinheiro viria do Banco Mundial, mas depois de vencermos uma longa etapa para viabilizar a liberação de US$ 220 milhões – que incluiria outros projetos da cidade –, a crise nacional fez com que o banco desistisse da modalidade de financiamento acertada e agora estamos refazendo todo o caminho”, explica. Na prática, a prefeitura teria que entrar com uma média de R$ 3 milhões por mês de contrapartida para dar início às obras.



Segundo o secretário, os projetos também passaram por diversos ajustes. “Estamos falando de concepções ainda dos anos 80 e muita coisa precisou ser revista porque não havia soluções previstas. Um exemplo é a solução para acomodar o tráfego que sairá do Ibura e terá que entrar na Avenida Recife, no caso da Radial Sul. Ali teremos que construir uma alça. Outro problema é a quantidade de desapropriações para requalificar a Terceira Perimetral, que antes não existiam”, argumenta Rebelo.Para quem participou da captação dos recursos ainda em 2012, a análise é de que a atual gestão não priorizou os corredores. “É visível a falta de prioridade da prefeitura com os projetos. E o mais grave é que, se perderem esses recursos porque o prazo dos contratos expiraram, o Recife ficará numa situação difícil porque não conseguirá buscar novos recursos já que não fez o Plano de Mobilidade Urbana. Ou seja, o risco é grande. Esse discurso de que não há dinheiro não se sustenta. O dinheiro está disponível e, por incompetência, a gestão municipal não pode utilizá-lo”, alerta um técnico que acompanhou de perto a busca por recursos para os três corredores.



Quantidade de desapropriações para implantar o corredor de transporte na Terceira Perimetral é outro obstáculo, segundo a prefeitura

Diferentemente do PAC Copa, que contemplou a Via Mangue, as obras que receberem recursos do PAC 2 Mobilidade não teriam que, necessariamente, ficar prontas até o mundial de futebol, em 2014. Recife foi uma das nove cidades-sede de região metropolitana a ter projetos contemplados. Na época, o prefeito era João da Costa. Ao todo, 51 municípios brasileiros receberiam dinheiro do programa. Os recursos para o Brasil chegavam a R$ 32 bilhões, dos quais R$ 22 bilhões eram provenientes do governo federal.


FONTE: BLOG DE OLHO NO TRANSITO COM ROBERTA SOARES
http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2016/10/04/projetos-de-mobilidade-que-incluem-corredores-de-onibus-ciclofaixas-e-alargamento-de-calcadas-estao-ameacados-no-recife/ 

Acidente entre ônibus e micro-ônibus deixa sete feridos, em Dois Unidos Segundo o Corpo de Bombeiros, seis viaturas foram acionadas e encaminhadas ao local ( ACIDENTE NA SEGUNDA DIA 03/10/16)

Ônibus e micro-ônibus colidiram frontalmente


Uma colisão entre um ônibus e um micro-ônibus, na avenida Hildebrando de Vasconcelos, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, deixou sete feridos, por volta das 10h40 desta segunda-feira (3).
O acidente aconteceu próximo ao Centro de Treinamento do Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis viaturas foram acionadas e encaminhadas ao local. A corporação prestou os primeiros socorros.
No entanto, nenhuma das vítimas se feriu gravemente. Segundo os bombeiros, três pessoas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda e as outras quatro foram para a UPA de Nova Descoberta. As causas do acidente ainda não foram informadas.

FONTE: FOLHA PE

Por mais respeito aos idosos nos ônibus Campanha “E se fosse você” segue até o dia 17 com a meta de chamar atenção para as dificuldades trazidas pela idade

Degraus altos dos coletivos: uma das dificuldades enfrentadas por quem passou dos 60

José Wanderley Pessoa tem 84 anos, mora em Olinda e todas as segundas e quintas enfrenta várias horas em um ônibus para ir à igreja no Recife. Rotina que poderia ter mais conforto e comodidade. “Sou muito ativo, mas nem todo mundo é assim. Muitos andam de muletas, não têm mais segurança em caminhar. Ainda assim, alguns motoristas de ônibus não respeitam. Parecem que estão carregando boi”, lamenta.

A queixa dele não é isolada. Na RMR, muitos idosos se queixam das más condições do transporte público. São poucos assentos, degraus altos e ainda a falta de paciência dos mais jovens. Para tentar sensibilizar os funcionários e passageiros, o Grande Recife Consórcio segue até o dia 17 deste mês com uma ação de conscientização em seis Terminais Integrados. O “E se fosse você?” busca fazer com que usuários e funcionários do transporte público se aproximem das condições enfrentadas pelos idosos e tenham mais respeito, paciência e gentileza com este grupo de passageiros.

Nos terminais, agentes educadores convidam os voluntários a passar pela experiência de andar com muletas, caneleiras, óculos de grau e protetor auricular. “É uma ação para que usuários e rodoviários compreendam a importância de respeitar os idosos”, disse o gerente de relacionamento do Grande Recife, Petrônio Iglesias.
 
Motorista há cinco anos, César de Lima, 42, passou pela experiência e achou importante. “Sempre tive paciência pois tenho um em casa. Já parei o ônibus, desci e ajudei um idoso a atravessar a rua. Seria bom que todos os colegas fizessem o mesmo.” O estudante Matheus Souza, 16, também passou pelo teste e acha que as condições dos ônibus não são ideais. “Ando com minha avó de 68 anos e sempre percebi essas dificuldades. Agora, sempre fiz minha parte, sempre dei meu lugar aos idosos”, comentou.

Diretor de Mobilidade da (ANTUERF) Associação Nacional do Transportador e do Usuário de Estradas, Rodovias e Ferrovias de Pernambuco, Jaílson Silva, afirma que o dever do Grande Recife deveria ir além dessa ação. “Os degraus dos ônibus são muito elevados e até quem não é idoso tem dificuldade. O Grande Recife não autoriza ônibus com piso baixo, uma pena, pois em São Paulo tem e é muito bom.”
Questionado sobre os problemas, Petrônio Iglesias afirmou que “entre 94 e 95% dos ônibus têm plataforma elevatória e os idosos podem solicitar que os motoristas abram a porta do meio e utilizem a plataforma para ter acesso ao ônibus.

fonte : Folha Pe
 Por: Gabriel Dias, da Folha de Pernambuco