sábado, 30 de março de 2019

AV NORTE E INTEGRAÇÃO TEMPORAL ( Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes)


A Intenção do Grande Recife consórcio de transporte é fazer a integração Temporal na Av Norte ainda este ano, o assunto vai ser discutido na Reunião do conselho de transporte público, no dia 24 de maio.

Os estudos ate lá, já deve está concluído  e a intenção  é que a população ande pela avenida Norte e possa descer  de qualquer ônibus e no intervalo de duas horas , com apenas 1 Passagem , assim fazendo cumprir uma promessa de campanha de 2014 do atual , governo Paulo câmara.

Na época falaram que com a integração Temporal , os passageiros iriam economizar, e ter um ganho de tempo. Mas até hoje não tem nada concreto neste dilema.
O GRCT quer diminuir o numero  de ônibus indo até o centro da cidade e diminuir os congestionamentos.

Na época era 2,15 a passagem e se for aplicado a situação será igual a Av Caxangá mas sem precisar, ir até o terminal da Macaxeira e sim usar corredor da avenida para integrar pelo trajetória de toda a avenida na linha 645 - Av Norte/ TI Macaxeira.
Vamos aguardar e acompanhar como será mas está tentativa de amenizar os engarrafamentos.
Fonte: GRCT
Texto: Jailson Silva

sexta-feira, 29 de março de 2019

ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO OU SAI PARA RODAR OU DEVOLUÇÃO DE INCENTIVOS

Foto Arquivo do blog GRMPE

*Ônibus parados com ar terão que rodar!*

Após as denúncias e representação da Frente de Luta pelo Transporte Público, em reunião no Conselho Superior de Transporte Metropolitano ficou definido que as empresas Caxangá e Metropolitana deverão colocar os ônibus novos com ar condicionados no prazo de 30 dias, sob pena de serem obrigadas a devolver os subsídios dados no IPVA e no ICMS dos veículos.

Os conselheiros Pedro Josephi e Marcio Morais tinham apresentado uma representação ao Ministério Público de Pernambuco com esta denúncia, e, hoje, na reunião ordinária do CSTM foi feita a definição.

Além deste ponto, ficou estabelecido que o Governo do Estado irá apresentar um cronograma fiscal para implementação total do SIMOP e da tarifa única até maio, mês do próximo encontro do Conselho.

Uma das pautas apresentadas pela Frente de Luta pelo Transporte Público, qual seja, a Integração Temporal entre ônibus, também foi acolhida pelo Grande Recife e terá a Avenida Norte como primeira via contemplada pela medida.

A Frente de Luta conseguiu aprovar também no Conselho um Grupo de Trabalho junto ao Grande Recife para tirar do papel as deliberações da última Conferência, entre elas, a tarifa única e o aumento de vagas da sociedade civil no CSTM.

quinta-feira, 28 de março de 2019

TI RECIFE E A INTEGRAÇÃO TEMPORAL AGUARDEM

Integração temporal será implantada entre o terminal integrado e a Estação Recife do metrô

Bloqueio que separa o TI Recife e a Estação Recife do metrô já estão recebendo os validadores. Previsão é de que mudança começe no dia 6 de abril. Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Agora é para valer. Um ano e três meses depois da primeira tentativa, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) conseguiu convencer o governo de Pernambuco a implantar na próxima semana o sistema de integração temporal na Estação Recife do metrô, localizada no bairro de São José, no Centro da capital. Na verdade, o objetivo da CBTU é fechar a estação, considerada a mais importante de todo o sistema metroviário, para combater as invasões. Atualmente, a CBTU estima que quatro mil pessoas invadem diariamente o Terminal Integrado Recife para acessar o metrô sem pagar a passagem.
Sou a favor da exigência do uso do VEM na integração sim. Porque, do jeito que está, quem paga pelas invasões é o passageiro que é honesto”,
defende a universitária Willyana Cristina


Com a integração temporal, os passageiros que saírem dos ônibus só poderão acessar o metrô com os cartões VEM, seja o Trabalhador, Estudantil ou Comum. O início da integração temporal no TI Recife ainda não tem data fechada, mas a CBTU trabalha com o sábado, dia 6 de abril, para o início da operação. A estação do metrô já está praticamente pronta para a mudança. O bloqueio que separa o terminal da estação – atualmente com livre acesso – já está recebendo os validadores. Assim, as catracas só serão liberadas com a leitura dos cartões VEM no sentido TI Recife-metrô. Dessa vez, a mudança começaria antes do Carnaval e foi sendo adiada desde então.

Para quem não sabe, a integração temporal permite a troca entre os modais de transporte – no caso ônibus e metrô – sem a necessidade de estruturas físicas, de forma gratuita e por um determinado período. A validação da operação é feita tecnologicamente nos validadores instalados nos coletivos ou nos bloqueios de terminais integrados e estações do metrô. Com a tecnologia, o passageiro terá duas horas para acessar o metrô sem pagar uma segunda tarifa. O pagamento será feito apenas nas cinco linhas circulares que atendem ao TI Recife: Circular (Conde da Boa Vista), Circular (Imip), Circular (Cabugá/Prefeitura), Circular (Príncipe) e Circular (Prefeitura/Cabugá).
Na prática, as mudanças não afetarão quem sai do metrô para acessar as linhas que fazem integração no TI Recife. Atingirá apenas os passageiros que fazem o deslocamento oposto – do ônibus para o metrô. No lugar de simplesmente passar pelos bloqueios ao sair do TI, como acontece hoje em dia, os passageiros terão que aproximar o cartão VEM dos validadores que serão instalados para ter a passagem liberada.

 
Invasões são facilmente flagradas no TI Recife. As pessoas usam o terminal para entrar de graça no metrô e nas linhas de ônibus
“Desde o fim de 2017 que temos conversado com o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) para adotar a integração temporal e, assim, conseguirmos fechar a Estação Recife. Tem sido muito difícil para nós porque as invasões continuam frequentes. A fiscalização no terminal de ônibus não é suficiente, fazendo com que muita gente entre de graça no metrô. Antigamente o problema era pontual, mas tem crescido muito e chegou a um ponto que algo precisa ser feito”, argumentou o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão.

Vão tirar os cobradores das linhas e os motoristas terão que receber a passagem. Sou contra porque fui contratado para ser motorista. Não quero mexer com dinheiro”,
 reclama Josival Almeida, motorista de ônibus


Um levantamento feito pela CBTU no ano passado constatou a grandeza do problema. Na época, a evasão era de 13,03%, segundo levantamento realizado pela CBTU, durante 15 dias, na ligação do TI Recife com a Estação Recife do sistema metroviário. Foram 45.009 invasores flagrados em duas semanas. Isso significa dizer que, por dia, 3 mil passageiros estavam entrando na Estação Recife do metrô sem pagar. Agora, a CBTU diz que esse número chega a 4 mil.
O processo será idêntico ao adotado entre a Estação Cavaleiro do metrô e o terminal integrado de ônibus, em julho de 2017. Apesar da confusão do início da mudança, com o tempo os passageiros se acostumaram e os números confirmaram que algo estava errado de fato. Entre janeiro e junho, quando a integração temporal ainda não vigorava, a demanda de passageiros era inferior a 50 mil/mês. A partir de julho, começou a subir rapidamente, chegando a 250 mil no mês de agosto e se mantendo na casa dos 200 mil em outubro daquele ano. O mesmo aconteceu com a receita do metrô, que na época passou de R$ 50 mil para R$ 400 mil somente na Estação Cavaleiro.
ÔNIBUS SEM COBRADORES
Pegando carona no fechamento da estação, o governo do Estado e os empresários de ônibus planejam retirar os cobradores das cinco linhas que rodam no TI Recife. Veículos com duas catracas e sem o assento de cobrador foram adquiridos pela Empresa Metropolitana, que vem realizando reuniões com os motoristas e cobradores – muitos dos quais já treinados para atuar como condutores – para acertar as alterações na operação.
De fato, as empresas estão dando oportunidade para os cobradores que quiserem se preparar para virar motoristas. Mas eu não quero. Meu trabalho é como cobrador”,
afirma o cobrador Adalberto Alves

Matéria: Move Cidade com Roberta Soares jornalista especialista em mobilidade transpotes

CONDE DA BOA VISTA UMA OBRA COM VÁRIAS INTERVENÇÕES E SERÁ QUE DESTA VEZ VÃO CUMPRIR O PRAZO DA OBRA

Obras na Conde da Boa Vista alteram itinerário de 38 linhas a partir de terça

A primeira fase das obras se estende da Rua da Aurora até a Rua do Hospício

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transportesAs obras da Nova Conde da Boa Vista, no bairro do mesmo nome, na área Central do Recife, têm início na próxima terça-feira (2), no trecho entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício
As obras da Nova Conde da Boa Vista, no bairro do mesmo nome, na área Central do Recife, têm início na próxima terça-feira (2), no trecho entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício
Foto: Arnaldo de Carvalho/JC Imagem
As obras da Nova Conde da Boa Vista, no bairro do mesmo nome, na área Central do Recife, têm início na próxima terça-feira (2), no trecho entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (28), em coletiva realizada pela Prefeitura do Recife. Este primeiro trecho da intervenção deve se estender por 120 dias e irá afetar o itinerário de 38 linhas de ônibus que passam pelo local.
Os serviços serão divididos em seis fases, com duas frentes de obras. Na primeira fase, serão realizados trabalhos nos passeios públicos, iluminação e outros equipamentos e mobiliários urbanos nos trechos entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício e da Gervásio Pires até a Rua José de Alencar, no sentido cidade/subúrbio. Entre a Rua do Hospício e a Gervásio Pires, a obra acontecerá no sentido subúrbio/centro.
Devido ao primeiro trecho da obra, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar o itinerário de 38 linhas que passam pela Avenida Conde da Boa Vista, no sentido cidade/subúrbio. As linhas que vêm da Avenida Guararapes, em direção à Praça do Derby, deverão dobrar à direita na Rua da Aurora. Em seguida, girar à esquerda na Rua do Riachuelo e à esquerda na Rua do Hospício, para retornar à Avenida Conde da Boa Vista.
Além das alterações nos itinerários, os passageiros também devem ficar atentos às paradas de ônibus, que sofrerão mudanças. As linhas serão divididas em paradas seletivas localizadas na Rua da Aurora, Rua do Riachuelo e Rua do Hospício. As linhas de BRT vão realizar os mesmos desvios que as convencionais, mas não irão para na Estação Riachuelo, visto que elas não têm parada no trecho interditado da Conde da Boa Vista. As quatro linhas de BRT afetadas são: 2437 - TI Caxangá (Conde da Boa Vista); 2441 - TI CDU (Conde da Boa Vista); 2444 - TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista).

Confira as alterações de paradas das linhas:

Grupo de Linhas 1:
313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
As três linhas deixam de atender à parada número 180300, em frente ao empresarial Pessoa de Melo, na Avenida Conde da Boa Vista e passam a parar no ponto número 180283, em frente ao edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora, onde também param as linhas:
116 - Circular (Príncipe)
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
511 - Alto do Mandu
513 - Córrego da Areia
514 - Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa e Príncipe)
532 - Casa Amarela (Cruz Cabugá).
Grupo de linhas 2:
014 - Brasília (Conde da Boa Vista)
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
042 - Aeroporto (Opcional)
053 - Shopping RioMar (Opcional)
061 - Piedade
064 - Piedade (Opcional)
071 - Candeias
100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
243 - Vila Dois Carneiros
414 - Torre

As linhas deixarão de atender a parada 180301, em frente à agência do Bradesco, na Conde da Boa Vista, e passarão a parar no ponto 180077, em frente ao Colégio 2001, na Rua do Riachuelo, onde já param as linhas:
517 - Córrego do Inácio
611 - Alto José do Pinho
612 - Morro da Conceição
622 - Vasco da Gama (Cabugá)
631 - Nova Descoberta (Cabugá)
632 - Alto do Refúgio (Cabugá)
714 - Alto José Bonifácio (Avenida Norte)
717 - José Amarino dos Reis
741 - Dois Unidos
742 - Linha do Tiro
812 - Sítio Novo (Avenida Norte)
Grupo de Linhas 3
311 - Bongi (Afogados)
314 - Mangueira
315 - Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
644 - Largo do Maracanã
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
Estas linhas deixam de parar no ponto número 180302, em frente ao Edifício Sion e número 180303, em frente ao Edifício Pirapama, ambos na Conde da Boa Vista e irão atender a parada 180078, por trás da Faculdade de Direito do Recife, na Rua do Riachuelo, onde já param as linhas:
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
117 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
820 - TI Xambá (Cabugá)
822 - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
1921 - Ouro Preto (Jatobá I)
1974 - Jardim Atlântico
1987 - Rio Doce (Príncipe)
1993 - Conjunto Praia do Janga
1994 - Conjunto Beira Mar
Grupo de linhas 4
121 - Vila da Sudene
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
185 - TI Cabo
214 - UR-2/Ibura (Opcional)
224 - UR-11 (Opcional)
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
Estas linhas deixarão de parar no ponto 180303, em frente ao Edifício Pirapama, na Conde da Boa Vista, e passam a atender a parada 180075, em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, onde já param as linhas:
645 - TI Macaxeira (Avenida Norte)
1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista)

Materia : JC Oline

quarta-feira, 27 de março de 2019

MORTE NO CORREDOR LESTE OESTE DE AMBULANTES

Na tarde desta quarta-feira dois homens estavam trabalhando como ambulantes, e após briga por local na estação Zumbí um deles , veio a obito com várias facadas.
A polícia e o IML está no local, mas devemos cobrar do governo uma postura pra dá uma solução para este problema social.

Fotos abaixo:



Fotos Cortesia

O BRT RECIFE NAO É DIFERENTE E ALGO TAMBEM DEVE SER FEITO

Foto: pesquisa web

RIO — No auge de uma disputa judicial pela administração do BRT — há quase dois meses, a prefeitura decidiu intervir no sistema —, o município encontrou uma saída polêmica para combater cerca de 74 mil calotes diários nas estações, que dão prejuízo de R$ 300 mil. Em vez de melhorar a fiscalização, o interventor Luiz Alfredo Salomão decidiu demolir o beiral, de aproximadamente 40 centímetros, que liga a estação aos ônibus articulados. A estrutura, que serve para proteger os passageiros, principalmente idosos, crianças e cadeirantes, de possíveis quedas, costuma ser usada por quem não paga passagem. Os caloteiros pulam da pista para o pequeno pedaço de concreto, do lado de fora da área de embarque, e ficam à espera dos coletivos.
— Diminuir o tamanho do beiral não deve adiantar muita coisa. Quem quiser burlar, vai continuar burlando. Se não tiver patrulhamento e fiscalização, não reduz o número de gente entrando sem pagar.
A primeira estação a perder o beiral será a Mato Alto, cuja demolição começou na sexta-feira e deve ser concluída nesta terça. Até sexta-feira, a prefeitura, que pretende estender a intervenção para outras paradas, fará testes. A ideia é que os motoristas do BRT se adaptem às novas manobras, sem o beiral. A segurança e o conforto dos passageiros também serão analisadas. Enquanto a mudança na operação não é aprovada, os usuários estão utilizando temporariamente outra plataforma para embarque e desembarque.
A telefonista Sara Letícia, de 24 anos, diz que os esforços da prefeitura deveriam acontecer de outra forma:
— Em vez de fazer obra, quebrar o que já está feito, eles poderiam fiscalizar o acesso dos passageiros, os horários dos ônibus e tentar melhorar a estrutura — criticou.
A doméstica Inavi dos Reis, de 46 anos, teme que a distância entre a estação e os veículos dificulte o acesso aos coletivos, principalmente na hora do rush:
— Se com o beiral muita gente já se machucava, acho que as chances de acontecer algum acidente podem ser ainda maiores. Imagine um idoso, um cadeirante ou alguém com criança de colo.
Advogado de defesa do Consórcio Operacional BRT, Bernard Fonseca criticou a decisão da prefeitura e disse que a segurança dos usuários pode estar ameaçada:
— Eles estão fazendo laboratório, com o sistema funcionando. É a vida das pessoas que está em risco. Não se faz isso com um sistema complexo e tão importante para o carioca.

Atualmente, cerca de 250 veículos circulam por dia em todo o sistema. A frota ideal seria de 416 ônibus.

Fonte: O GLOBO

O DIA COMEÇA SEM METRÔ PELO TERCEIRO DIA NA LINHA SUL

Foto ilustrativa  Linha Sul paralisada

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A Linha Sul do metrô, que vai da estação Recife a estação Cajueiro Seco, em Prazeres, iniciou o dia sem funcionar. Segundo a CBTU Recife, por volta das 18h da segunda-feira (25), a Linha Sul do metrô teve um problema em sua rede aérea, onde passa a energia que movimenta os trens e que a manutenção da companhia está atuando no problema.
A CBTU não cumpriu o prazo e o sistema continua paralisado.
Fonte: CBTU RECIFE


terça-feira, 26 de março de 2019

O REFORÇO FOI DADO MAS NÃO PARECE AS PARADAS LOTADAS E FICA A DICA AOS POLITICOS TRANSPORTE EM MASSA E PRIORIDADE


Foto: Jailson Silva Blogueiro as 18:00 26/3/19
Acompanhe com o blog Grmpe a volta para casa:



ltórcio reforça linhas de ônibus na volta para casa desta terça-feira (26)

O Grande Recife informa que, devido aos problemas na Linha Sul do Metrô, fará um reforço de frota e viagem em algumas linhas que circulam pela Zona Sul da Capital. Dessa forma, na volta para casa, os usuários poderão contar com um reforço nas linhas 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita).

Além destas, terão seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita as seguintes linhas: 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem). Já a linha 110 – Ibura/Ipsep estende o seu percurso até o TI Largo da Paz, enquanto a 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Fonte Nota enviada por e-mail do blog

COMUNICADO CBTU RECIFE INFORMA

A CBTU Recife informa que a previsão da abertura da Linha Sul é para às 5h da manhã desta quarta, 27. O trecho se encontra inoperante desde o começo da operação comercial desta terça, 26. A Manutenção da Companhia vem atuando intensamente desde a noite de ontem para reparar o problema causado em sua rede aérea, onde passa a energia que movimenta os trens. Caso o trecho seja normalizado ainda hoje, informaremos de imediato.

Fonte: CBTU RECIFE informa via e-mail ao blog Grmpe

O ACOCHO DAS REPORTAGENS TI SUFOCO COLHENDO FRUTOS

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

O GRCT foi acochado na entrevista da Globo sobre uma série de denúncias

 "TI SUFOCO" O REPÓRTER PEDRO LINS PERGUNTA AO SR° ANDRÉ MELIBEU SOBRE O ELEVADOR E ESCADA DO TERMINAL, E O MESMO REPONDE QUE A PREVISÃO ERA PARA 90 DIAS Em MÉDIA.

Elevador do TI Cajueiro seco funcionando 25/03/19


A SOLUÇÃO FOI FEITA EM 3 DIAS.
"QUANDO SE TEM INTERESSE A COISA ANDA" Humberto entrevistado pelo blog Grmpe.

NA REPORTAGENS DO TI SUFOCO FOI FALADO DA ESCURIDÃO NO BARRO , E AGORA ESTA TUDO ILUMINADO EM UM ACAO DA EQUIPE DE MANUTENÇÃO DO GRCT.

" Parece um sonho ,mim belisca" Carla Lima fala ao blog Grmpe.


Iluminação concluída em tempo recorde no Barro após o TI SUFOCO

Video da escada rolante em pleno funcionamento 25/3/19

Fotos e vídeo: pág do Grct no Facebook divulgação.
Texto: Jailson Silva Blogueiro

LINHA SUL CONTINUA PARALISADA



A Linha Sul do Metrô do Recife precisou ser paralisada na manhã desta sexta-feira (22). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a paralisação foi devido a um problema em um trem perto da Estação Joana Bezerra, na área central do Recife. 
O imprevisto foi registrado às 6h36 e, segundo a CBTU, as estações foram reabertas por volta das 14h37, oito horas depois. A companhia informou que um trem apresentou problemas na tração e teve que ser rebocado para a manutenção da companhia. Como passageiros desceram dos vagões e andaram pelos trilhos, os outros trens não conseguiram chegar à Estação Central.
Alguns dos passageiros tiveram dificuldades para ter acesso à plataforma. Com a presença de pedestres nos trilhos, a CBTU informou que decidiu paralisar o serviço da linha Sul por questão de segurança.

Técnicos fizeram manutenção para reparar problema na linha Sul do Metrô do Recife — Foto: CBTU/Divulgação
Técnicos fizeram manutenção para reparar problema na linha Sul do Metrô do Recife — Foto: CBTU/Divulgação
"Técnicos da CBTU Recife e equipe de segurança foram acionados e se deslocaram para o local do problema, onde se constatou que a falha no trem danificou também a via aérea que alimenta de energia os trens", afirma a companhia, por meio de nota.
Ainda no texto, a CBTU diz que, para "garantir a segurança dos usuários, estão sendo realizadas no momento inspeções ao longo de toda rede aérea da Linha Sul para verificar se não há mais trechos danificados".

Todas as 12 estações ficaram fechadas até o restabelecimento do sistema, que ocorreu às 14h37 desta sexta-feira (22), segundo a CBTU. 
Fonte: Nota enviada pela cbtu.
Materia: G1 PE

segunda-feira, 25 de março de 2019

BRT SEM PRIORIDADE E SEGUIR SEU DESTINO SEM NENHUMA SEGURANÇA

Colisão entre BRT e carro deixa trânsito lento no Centro do Recife

A colisão aconteceu no cruzamento entre a Rua Princesa Isabel e a Rua do Hospício

O acidente aconteceu no cruzamento entre a Rua Princesa Isabel e a Rua do Hospício / Foto: Cortesia
O acidente aconteceu no cruzamento entre a Rua Princesa Isabel e a Rua do Hospício
Foto: Cortesia
JAILSON SILVA BLOGUEIRO ESPECIALISTA EM MOBILIDADE E TRANSPORTES

Uma colisão entre um BRT e um carro deixa o trânsito lento, na manhã desta segunda-feira (25), no cruzamento da Rua Princesa Isabel com a Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife. O acidente aconteceu por volta das 7h. A batida ocorreu na parte lateral do carro, do lado do passageiro. 

Serviço

Em caso de acidente, o motorista ou as testemunhas devem entrar em contato com os órgãos de trânsito dos municípios. Na Região Metropolitana do Recife, os principais telefones são:
LocaisTelefone
Recife0800.081.1078
Olinda(81) 3305.1021
Jaboatão3342.1857
Cabo(81) 3521.6763
Paulista(81) 98181.2070
Camaragibe(81) 3458.2983
BRs191
PEs190
Quando há vítimas

FONTE> JC ONLINE
192 e 193


ATENÇÃO BRASÍLIA TEIMOSA




Três linhas de ônibus mudam o itinerário em Brasília Teimosa nesta segunda (25)


O cruzamento das ruas Arabaiana e Espardate, em Brasília Teimosa, no Recife, será interditado para serviços de drenagem. O fechamento das vias acontece a partir das 08h, desta segunda-feira (25), com previsão de ser liberada 24h depois. Neste período, o Grande Recife Consórcio de Transportes muda o itinerário de três linhas de ônibus que passam pela região. Confira, abaixo, quais são os desvios:

014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
018 – Brasília Teimosa

Sentido subúrbio/cidade:Avenida Brasília Formosa (Terminal), Avenida Brasília Formosa, Rua Marechal Hermes, Rua do Jaú, Rua Comendador Morais, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Norte - Faixa Azul)...

Sentido cidade/subúrbio:...Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Dagoberto Pires, Avenida Brasília Formosa, Avenida Brasília Formosa (Terminal).

118 – Prazeres/Boa Viagem

Sentido Prazeres/Pina:...Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Dagoberto Pires, Avenida Brasília Formosa, Avenida Brasília Formosa (retorno defronte ao Iate Clube), Avenida Brasília Formosa, Rua Marechal Hermes, Rua do Jaú, Rua Comendador Morais, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Norte - Faixa Azul), Rua Manoel de Brito, Rua José Mariano Filho, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Sul), Rua Arquiteto Augusto Reinaldo...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

sexta-feira, 22 de março de 2019

DENUNCIA DE RETIRADA DE COBRADORES

Mais linhas de ônibus perdem cobradores na Região Metropolitana do Recife

 Roberta Soares repórter especialista em Mobilidade e transportes do Blog Move Cidade
As quatro linhas ficaram sem cobrador antes do Carnaval, apesar de o processo estar suspenso por determinação do governador Paulo Câmara. Fotos: Leo Motta/JC Imagem
Pelo menos mais quatro linhas de ônibus que rodam na Zona Oeste do Recife deixaram de operar com cobrador. A retirada foi feita antes do Carnaval 2019 e, mesmo sendo praticada em linhas com baixíssima demanda de passageiros pagantes em dinheiro, aconteceu apesar de o processo de extinção da função em algumas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) ter sido suspenso, em abril de 2017, pessoalmente pelo governador Paulo Câmara. Na época, 32 linhas perderam o profissional, sendo que 27 delas num único mês, sem uma rede de venda de créditos eletrônicos e cartões VEM satisfatória, e sem uma ampla divulgação para os passageiros, o que irritou o governador.
Na última reunião que tivemos, no fim de 2018, ficou esclarecido que a estrutura de vendas já está pronta e é suficiente para evitar os problemas verificados no início. A rede de venda e recarga já é suficiente para dar comodidade ao processo. Ficou acertado que a decisão estaria com o governo do Estado, já que tudo foi paralisado por ordem do governador, devido aos problemas que estavam ocorrendo anteriormente. Assim, estamos aguardando o Estado”,
Humberto Graça, promotor de Transportes
As quatro linhas são operadas pelo Consórcio MobiBrasil e fazem integração nos Terminais Integrados do Corredor de BRT Leste-Oeste, que liga o Recife ao município de Camaragibe, no extremo Oeste da RMR: TI CDU (IV Perimetral) e TI Getúlio Vargas (III Perimetral). As linhas são a 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas, 2416 – Roda de Fogo/TI Getúlio Vargas, 2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU e 2423 – Engenho do Meio/TI CDU. A reportagem confirmou a retirada dos cobradores. Oficialmente, o governo do Estado informou não ter autorizado a mudança. Disse que tinha um solicitação do consórcio para adotar o procedimento, mas ainda sem autorização.
Abaixo, a relação das linhas que tiveram a retirada do cobrador autorizada antes da suspensão pelo governador:
“O Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) informa que não autorizou a retirada de cobradores das quatro linhas citadas. Dessa forma, o Consórcio irá autuar a empresa operadora, mesmo sendo linhas alimentadoras com baixa demanda de pagamento em dinheiro. Isto é, menos de 5% dos passageiros pagantes da linha”, informou o órgão por nota oficial. De fato, a demanda de pessoas que ainda pagam a tarifa em dinheiro é pequena. Os números informados pelo GRCT mostram isso: Dos 1.995 pagantes/dia da linha Roda de Fogo, 102 usam dinheiro (5%). Na Engenho do Meio, dos 3.072 pagantes/dia, 138 ainda usam dinheiro (4%). Na Barbalho (Detran), o percentual é de 1,5%: 55 dos 3.534 passageiros/dia que pagaram a tarifa. E na Monsenhor Fabrício, apenas 15 pagam em dinheiro dos 1.557 pagantes (1%).
“O processo de retirada de dinheiro a bordo dos ônibus continua, seja com a ampliação dos pontos físicos e digitais de venda de cartões e créditos ou a doação de cartões para as comunidades, como foi feito pela MobiBrasil. As análises e estudos para a retirada dos cobradores também continuam. O que está vetado, por enquanto, é a retirada em si. Mas estamos levando essa demanda para o secretário Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação) para que seja analisada e discutida com o governador”, afirmou André Melibeu, diretor de operações do GRCT.
Ônibus já não têm o lugar antes reservado para o cobrador. Governo diz que não autorizou, mas que as linhas, de fato, têm baixíssima demanda de pagantes em dinheiro

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) também se posicionou por nota. Afirmou que a operação sem cobradores é uma tendência mundial que impacta diretamente nos custos do sistema e que ela está prevista na convenção coletiva dos rodoviários – aprovada nas negociações salariais de 2018. “A medida, adotada em outras cidades do País e do mundo, tem sido gradativamente implantada no STPP/RMR e está prevista na convenção coletiva da categoria. O setor tem buscado facilitar a capacitação dos cobradores para que possam exercer novas funções. Importante também reforçar os investimentos na modernização e ampliação da bilhetagem eletrônica e rede de vendas de créditos eletrônicos de transporte”, dizem os empresários na nota.
Nas ruas, apesar do discurso de eficiência do setor empresarial, a população é só reclamação. O principal argumento é que a rede de vendas dos créditos do VEM ainda é insuficiente e, principalmente, cara. Os passageiros alegam que são poucos pontos sem a cobrança de taxas, que podem chegar a R$ 3,45, o equivalente a uma tarifa do anel A. “A rede ainda é muito ruim. Não temos opção de comprar o cartão e os créditos sem pagar por isso e nem existem pontos em vários lugares. É difícil para quem ganha pouco pagar um valor desses. Principalmente quando temos pouco dinheiro para colocar no cartão”, critica a passageira Edjane Maria Sena, que viajava na linha Engenho do Meio/TI CDU.
Pelo menos por enquanto, os motoristas que rodam nessas linhas não estão tendo que receber a passagem e passar troco, por exemplo. A orientação repassada pela empresa é que, caso um passageiro queria embarcar em uma dessas quatro linhas, ele o fará e pagará a tarifa quando chegar ao terminal integrado. “Os passageiros reclamam da ausência do cobrador, mas eu não vejo problema. Só não quero mexer com dinheiro”, afirma o motorista Fernando Andrade.

SE DEPENDER DO MPPE, PROCESSO DE RETIRADA DOS COBRADORES PODE SER RETOMADO NA RMR

Apesar da polêmica que a retirada dos cobradores ainda gera, se depender do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que acompanhou e fez exigências ao setor empresarial, o processo está liberado para ser retomado. Agora, só depende da decisão do governo do Estado. Segundo Humberto Graça, promotor de Transportes, a rede de venda e recarga dos créditos eletrônicos apresentada pelo setor empresarial durante reuniões realizadas no ano passado é suficiente para atender aos passageiros.
“Na última reunião que tivemos, no fim de 2018, ficou esclarecido que a estrutura de vendas já está pronta e é suficiente para evitar os problemas verificados no início. A rede de venda e recarga já é suficiente para dar comodidade ao processo. Ficou acertado que a decisão estaria com o governo do Estado, já que tudo foi paralisado por ordem do governador, devido aos problemas que estavam ocorrendo anteriormente. Assim, estamos aguardando o Estado”, afirmou o promotor.
Humberto Graça destacou, ainda, que a Urbana-PE assumiu o compromisso de aproveitamento dos cobradores em outras funções. “Caso o Estado libere o processo de mudança iremos pactuar as condições de implementação do processo. Inclusive quanto à economia para o sistema. Existem inúmeras possibilidades, como reduzir o subsídio do Estado, climatizar a frota de ônibus, ampliar e melhorar o serviço, quitar o Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) e até reduzir tarifa, por exemplo. Enfim, liberado o processo, avançaremos nas outras discussões, inclusive o que fazer com a economia”, disse.
Confira a rede de vendas de crédito e recarga informada pela Urbana-PE
* Posto de Atendimento VEM (Rua da Soledade, na Boa Vista)
* 100 máquinas de autoatendimento localizadas nos Terminais Integrados, Estações BRT, pontos estratégicos e no Posto de Atendimento VEM.
* Site vemgranderecife.com.br para compra via boleto bancário
* Máquinas de POS (com taxa de R$ 1,75)
* Aplicativos Cittamobi e Ponto Certo VEM (com cobrança de taxa de R$ 3,45 por recarga – sempre o equivalente a uma tarifa do anel A)
* 3.056 pontos de venda descentralizados na RMR


SEST/SENAT LANÇA PROGRAMA GRATUITO DE TREINAMENTO DE COBRADORES COMO MOTORISTAS
A retirada dos cobradores das linhas com baixa demanda de passageiros que pagam a tarifa em dinheiro é uma tendência. No mundo, faz tempo. E, no Brasil, tem sido cada vez mais frequente. Atento a esse processo no País, o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) está oferecendo uma capacitação gratuita para os cobradores de ônibus que querem ser treinados como motoristas. As inscrições, que iriam ser encerradas nesta quinta-feira (21/3), foram adiadas até o dia 18 de abril. CONFIRA AQUI
A capacitação viabiliza a mudança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria B para a D e oferta cursos específicos para o transporte de passageiros. A formação será oferecida em 46 unidades operacionais do Sest/Senat no País. Em Pernambuco, são 80 vagas na unidade do Cabo de Santo Agostinho, no Sul da Região Metropolitana do Recife. O objetivo é contribuir para a empregabilidade e o aperfeiçoamento dos profissionais, diante dos avanços tecnológicos e da crescente adoção da bilhetagem eletrônica pelas empresas de transporte urbano.
Requisitos para participar
O candidato deve:
– Comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus.
– Possuir CPF.
– Enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo para mudança de categoria.
Os beneficiados pelo Projeto deverão participar de dois cursos presenciais: Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, com duração de 50 horas presenciais; e Capacitação com Prática de Direção Simulada para Motoristas Profissionais, com duração de 22 horas.
MATÉRIA: BLOG MOVE CIDADE  DO JC