terça-feira, 26 de março de 2019

LINHA SUL CONTINUA PARALISADA



A Linha Sul do Metrô do Recife precisou ser paralisada na manhã desta sexta-feira (22). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a paralisação foi devido a um problema em um trem perto da Estação Joana Bezerra, na área central do Recife. 
O imprevisto foi registrado às 6h36 e, segundo a CBTU, as estações foram reabertas por volta das 14h37, oito horas depois. A companhia informou que um trem apresentou problemas na tração e teve que ser rebocado para a manutenção da companhia. Como passageiros desceram dos vagões e andaram pelos trilhos, os outros trens não conseguiram chegar à Estação Central.
Alguns dos passageiros tiveram dificuldades para ter acesso à plataforma. Com a presença de pedestres nos trilhos, a CBTU informou que decidiu paralisar o serviço da linha Sul por questão de segurança.

Técnicos fizeram manutenção para reparar problema na linha Sul do Metrô do Recife — Foto: CBTU/Divulgação
Técnicos fizeram manutenção para reparar problema na linha Sul do Metrô do Recife — Foto: CBTU/Divulgação
"Técnicos da CBTU Recife e equipe de segurança foram acionados e se deslocaram para o local do problema, onde se constatou que a falha no trem danificou também a via aérea que alimenta de energia os trens", afirma a companhia, por meio de nota.
Ainda no texto, a CBTU diz que, para "garantir a segurança dos usuários, estão sendo realizadas no momento inspeções ao longo de toda rede aérea da Linha Sul para verificar se não há mais trechos danificados".

Todas as 12 estações ficaram fechadas até o restabelecimento do sistema, que ocorreu às 14h37 desta sexta-feira (22), segundo a CBTU. 
Fonte: Nota enviada pela cbtu.
Materia: G1 PE

segunda-feira, 25 de março de 2019

BRT SEM PRIORIDADE E SEGUIR SEU DESTINO SEM NENHUMA SEGURANÇA

Colisão entre BRT e carro deixa trânsito lento no Centro do Recife

A colisão aconteceu no cruzamento entre a Rua Princesa Isabel e a Rua do Hospício

O acidente aconteceu no cruzamento entre a Rua Princesa Isabel e a Rua do Hospício / Foto: Cortesia
O acidente aconteceu no cruzamento entre a Rua Princesa Isabel e a Rua do Hospício
Foto: Cortesia
JAILSON SILVA BLOGUEIRO ESPECIALISTA EM MOBILIDADE E TRANSPORTES

Uma colisão entre um BRT e um carro deixa o trânsito lento, na manhã desta segunda-feira (25), no cruzamento da Rua Princesa Isabel com a Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife. O acidente aconteceu por volta das 7h. A batida ocorreu na parte lateral do carro, do lado do passageiro. 

Serviço

Em caso de acidente, o motorista ou as testemunhas devem entrar em contato com os órgãos de trânsito dos municípios. Na Região Metropolitana do Recife, os principais telefones são:
LocaisTelefone
Recife0800.081.1078
Olinda(81) 3305.1021
Jaboatão3342.1857
Cabo(81) 3521.6763
Paulista(81) 98181.2070
Camaragibe(81) 3458.2983
BRs191
PEs190
Quando há vítimas

FONTE> JC ONLINE
192 e 193


ATENÇÃO BRASÍLIA TEIMOSA




Três linhas de ônibus mudam o itinerário em Brasília Teimosa nesta segunda (25)


O cruzamento das ruas Arabaiana e Espardate, em Brasília Teimosa, no Recife, será interditado para serviços de drenagem. O fechamento das vias acontece a partir das 08h, desta segunda-feira (25), com previsão de ser liberada 24h depois. Neste período, o Grande Recife Consórcio de Transportes muda o itinerário de três linhas de ônibus que passam pela região. Confira, abaixo, quais são os desvios:

014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
018 – Brasília Teimosa

Sentido subúrbio/cidade:Avenida Brasília Formosa (Terminal), Avenida Brasília Formosa, Rua Marechal Hermes, Rua do Jaú, Rua Comendador Morais, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Norte - Faixa Azul)...

Sentido cidade/subúrbio:...Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Dagoberto Pires, Avenida Brasília Formosa, Avenida Brasília Formosa (Terminal).

118 – Prazeres/Boa Viagem

Sentido Prazeres/Pina:...Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Dagoberto Pires, Avenida Brasília Formosa, Avenida Brasília Formosa (retorno defronte ao Iate Clube), Avenida Brasília Formosa, Rua Marechal Hermes, Rua do Jaú, Rua Comendador Morais, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Norte - Faixa Azul), Rua Manoel de Brito, Rua José Mariano Filho, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Sul), Rua Arquiteto Augusto Reinaldo...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

sexta-feira, 22 de março de 2019

DENUNCIA DE RETIRADA DE COBRADORES

Mais linhas de ônibus perdem cobradores na Região Metropolitana do Recife

 Roberta Soares repórter especialista em Mobilidade e transportes do Blog Move Cidade
As quatro linhas ficaram sem cobrador antes do Carnaval, apesar de o processo estar suspenso por determinação do governador Paulo Câmara. Fotos: Leo Motta/JC Imagem
Pelo menos mais quatro linhas de ônibus que rodam na Zona Oeste do Recife deixaram de operar com cobrador. A retirada foi feita antes do Carnaval 2019 e, mesmo sendo praticada em linhas com baixíssima demanda de passageiros pagantes em dinheiro, aconteceu apesar de o processo de extinção da função em algumas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) ter sido suspenso, em abril de 2017, pessoalmente pelo governador Paulo Câmara. Na época, 32 linhas perderam o profissional, sendo que 27 delas num único mês, sem uma rede de venda de créditos eletrônicos e cartões VEM satisfatória, e sem uma ampla divulgação para os passageiros, o que irritou o governador.
Na última reunião que tivemos, no fim de 2018, ficou esclarecido que a estrutura de vendas já está pronta e é suficiente para evitar os problemas verificados no início. A rede de venda e recarga já é suficiente para dar comodidade ao processo. Ficou acertado que a decisão estaria com o governo do Estado, já que tudo foi paralisado por ordem do governador, devido aos problemas que estavam ocorrendo anteriormente. Assim, estamos aguardando o Estado”,
Humberto Graça, promotor de Transportes
As quatro linhas são operadas pelo Consórcio MobiBrasil e fazem integração nos Terminais Integrados do Corredor de BRT Leste-Oeste, que liga o Recife ao município de Camaragibe, no extremo Oeste da RMR: TI CDU (IV Perimetral) e TI Getúlio Vargas (III Perimetral). As linhas são a 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas, 2416 – Roda de Fogo/TI Getúlio Vargas, 2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU e 2423 – Engenho do Meio/TI CDU. A reportagem confirmou a retirada dos cobradores. Oficialmente, o governo do Estado informou não ter autorizado a mudança. Disse que tinha um solicitação do consórcio para adotar o procedimento, mas ainda sem autorização.
Abaixo, a relação das linhas que tiveram a retirada do cobrador autorizada antes da suspensão pelo governador:
“O Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) informa que não autorizou a retirada de cobradores das quatro linhas citadas. Dessa forma, o Consórcio irá autuar a empresa operadora, mesmo sendo linhas alimentadoras com baixa demanda de pagamento em dinheiro. Isto é, menos de 5% dos passageiros pagantes da linha”, informou o órgão por nota oficial. De fato, a demanda de pessoas que ainda pagam a tarifa em dinheiro é pequena. Os números informados pelo GRCT mostram isso: Dos 1.995 pagantes/dia da linha Roda de Fogo, 102 usam dinheiro (5%). Na Engenho do Meio, dos 3.072 pagantes/dia, 138 ainda usam dinheiro (4%). Na Barbalho (Detran), o percentual é de 1,5%: 55 dos 3.534 passageiros/dia que pagaram a tarifa. E na Monsenhor Fabrício, apenas 15 pagam em dinheiro dos 1.557 pagantes (1%).
“O processo de retirada de dinheiro a bordo dos ônibus continua, seja com a ampliação dos pontos físicos e digitais de venda de cartões e créditos ou a doação de cartões para as comunidades, como foi feito pela MobiBrasil. As análises e estudos para a retirada dos cobradores também continuam. O que está vetado, por enquanto, é a retirada em si. Mas estamos levando essa demanda para o secretário Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação) para que seja analisada e discutida com o governador”, afirmou André Melibeu, diretor de operações do GRCT.
Ônibus já não têm o lugar antes reservado para o cobrador. Governo diz que não autorizou, mas que as linhas, de fato, têm baixíssima demanda de pagantes em dinheiro

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) também se posicionou por nota. Afirmou que a operação sem cobradores é uma tendência mundial que impacta diretamente nos custos do sistema e que ela está prevista na convenção coletiva dos rodoviários – aprovada nas negociações salariais de 2018. “A medida, adotada em outras cidades do País e do mundo, tem sido gradativamente implantada no STPP/RMR e está prevista na convenção coletiva da categoria. O setor tem buscado facilitar a capacitação dos cobradores para que possam exercer novas funções. Importante também reforçar os investimentos na modernização e ampliação da bilhetagem eletrônica e rede de vendas de créditos eletrônicos de transporte”, dizem os empresários na nota.
Nas ruas, apesar do discurso de eficiência do setor empresarial, a população é só reclamação. O principal argumento é que a rede de vendas dos créditos do VEM ainda é insuficiente e, principalmente, cara. Os passageiros alegam que são poucos pontos sem a cobrança de taxas, que podem chegar a R$ 3,45, o equivalente a uma tarifa do anel A. “A rede ainda é muito ruim. Não temos opção de comprar o cartão e os créditos sem pagar por isso e nem existem pontos em vários lugares. É difícil para quem ganha pouco pagar um valor desses. Principalmente quando temos pouco dinheiro para colocar no cartão”, critica a passageira Edjane Maria Sena, que viajava na linha Engenho do Meio/TI CDU.
Pelo menos por enquanto, os motoristas que rodam nessas linhas não estão tendo que receber a passagem e passar troco, por exemplo. A orientação repassada pela empresa é que, caso um passageiro queria embarcar em uma dessas quatro linhas, ele o fará e pagará a tarifa quando chegar ao terminal integrado. “Os passageiros reclamam da ausência do cobrador, mas eu não vejo problema. Só não quero mexer com dinheiro”, afirma o motorista Fernando Andrade.

SE DEPENDER DO MPPE, PROCESSO DE RETIRADA DOS COBRADORES PODE SER RETOMADO NA RMR

Apesar da polêmica que a retirada dos cobradores ainda gera, se depender do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que acompanhou e fez exigências ao setor empresarial, o processo está liberado para ser retomado. Agora, só depende da decisão do governo do Estado. Segundo Humberto Graça, promotor de Transportes, a rede de venda e recarga dos créditos eletrônicos apresentada pelo setor empresarial durante reuniões realizadas no ano passado é suficiente para atender aos passageiros.
“Na última reunião que tivemos, no fim de 2018, ficou esclarecido que a estrutura de vendas já está pronta e é suficiente para evitar os problemas verificados no início. A rede de venda e recarga já é suficiente para dar comodidade ao processo. Ficou acertado que a decisão estaria com o governo do Estado, já que tudo foi paralisado por ordem do governador, devido aos problemas que estavam ocorrendo anteriormente. Assim, estamos aguardando o Estado”, afirmou o promotor.
Humberto Graça destacou, ainda, que a Urbana-PE assumiu o compromisso de aproveitamento dos cobradores em outras funções. “Caso o Estado libere o processo de mudança iremos pactuar as condições de implementação do processo. Inclusive quanto à economia para o sistema. Existem inúmeras possibilidades, como reduzir o subsídio do Estado, climatizar a frota de ônibus, ampliar e melhorar o serviço, quitar o Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) e até reduzir tarifa, por exemplo. Enfim, liberado o processo, avançaremos nas outras discussões, inclusive o que fazer com a economia”, disse.
Confira a rede de vendas de crédito e recarga informada pela Urbana-PE
* Posto de Atendimento VEM (Rua da Soledade, na Boa Vista)
* 100 máquinas de autoatendimento localizadas nos Terminais Integrados, Estações BRT, pontos estratégicos e no Posto de Atendimento VEM.
* Site vemgranderecife.com.br para compra via boleto bancário
* Máquinas de POS (com taxa de R$ 1,75)
* Aplicativos Cittamobi e Ponto Certo VEM (com cobrança de taxa de R$ 3,45 por recarga – sempre o equivalente a uma tarifa do anel A)
* 3.056 pontos de venda descentralizados na RMR


SEST/SENAT LANÇA PROGRAMA GRATUITO DE TREINAMENTO DE COBRADORES COMO MOTORISTAS
A retirada dos cobradores das linhas com baixa demanda de passageiros que pagam a tarifa em dinheiro é uma tendência. No mundo, faz tempo. E, no Brasil, tem sido cada vez mais frequente. Atento a esse processo no País, o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) está oferecendo uma capacitação gratuita para os cobradores de ônibus que querem ser treinados como motoristas. As inscrições, que iriam ser encerradas nesta quinta-feira (21/3), foram adiadas até o dia 18 de abril. CONFIRA AQUI
A capacitação viabiliza a mudança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria B para a D e oferta cursos específicos para o transporte de passageiros. A formação será oferecida em 46 unidades operacionais do Sest/Senat no País. Em Pernambuco, são 80 vagas na unidade do Cabo de Santo Agostinho, no Sul da Região Metropolitana do Recife. O objetivo é contribuir para a empregabilidade e o aperfeiçoamento dos profissionais, diante dos avanços tecnológicos e da crescente adoção da bilhetagem eletrônica pelas empresas de transporte urbano.
Requisitos para participar
O candidato deve:
– Comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus.
– Possuir CPF.
– Enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo para mudança de categoria.
Os beneficiados pelo Projeto deverão participar de dois cursos presenciais: Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, com duração de 50 horas presenciais; e Capacitação com Prática de Direção Simulada para Motoristas Profissionais, com duração de 22 horas.
MATÉRIA: BLOG MOVE CIDADE  DO JC

quarta-feira, 20 de março de 2019

CONDE DA BOA VISTA EM REFORMA DINOVO



Obras da nova Conde da Boa Vista começam em abril e vão demorar mais do que o previsto

Roberta Soares

As obras que prometem revolucionar a estética e a mobilidade da Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais eixos viários do sistema de transporte público não só da capital, mas de toda a Região Metropolitana, vão começar no início de abril – provavelmente no dia 2 – e demorar mais do que o previsto. Antes, a estimativa da Prefeitura do Recife era realizar toda a requalificação – orçada em R$ 15 milhões – em dez meses. Mas agora serão necessários entre 18 e 20 meses. Haverá muitas interdições ao longo do corredor, o que terá impacto direto na circulação da região, exigindo um plano de mobilidade para minimizar os transtornos.
A prefeitura garante que está tudo pronto, faltando apenas algumas simulações sobre os desvios de trânsito que serão feitos para garantir a circulação no entorno. Dois dos três contratos que compõem a intervenção já estão finalizados, com as licitações concluídas e homologadas. São exatamente as licitações das obras civis, que englobam a requalificação e ampliação das calçadas, a demolição das 14 atuais paradas e a construção das 20 novas, além da drenagem da via. O segundo contrato inclui as obras elétricas, que envolvem a implantação da nova iluminação pública do corredor e a construção de um canteiro central ajardinado com 2.361 metros quadrados, que ocupará toda a via e onde será estruturada a iluminação.
“Estamos, de fato, com tudo pronto e vamos cumprir a previsão que tínhamos dado de iniciar as obras após o Carnaval. Sabemos que o período de chuvas está chegando, mas temos que iniciar porque precisamos de tempo para executar as obras. Optamos por desmembrar um dos contratos em dois para tentar reduzir os valores a serem contratados e deu certo. Conseguimos um desconto de 25% no valor do contrato da iluminação pública e de 10% no das obras civis”, explica o secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, Roberto Gusmão.


MOBILIDADE
Os transtornos são certos e a população já deve se preparar para eles. O prazo de execução da obra foi ampliado exatamente para minimizar esse impacto na mobilidade da região. A obra foi dividida em seis etapas, que não serão executadas simultaneamente. Pelo menos é o que garantiu o secretário Roberto Gusmão. “Iremos finalizando as etapas e entregando o trecho para a população. Acreditamos que assim, o impacto será um pouco menor. Porque teremos que executar todos os trabalhos sem parar ou comprometer a operação do transporte público. Deveremos ter algumas restrições para os carros na via, além das que já existem”, disse.
A primeira etapa de obras será no trecho da Avenida Conde da Boa Vista próximo à Rua da Aurora. E a última será nas imediações do cruzamento com a Rua Gervásio Pires, considerado pela prefeitura o principal gargalo do corredor por concentrar os principais problemas: intenso volume de pedestres e a presença desorganizada do comércio informal devido à proximidade com o Shopping Boa Vista. O plano de execução das obras e as estratégias de desvio do trânsito estão sendo finalizados pelo município para serem apresentados numa coletiva de imprensa prevista para essa semana.


AÇÃO NA JUSTIÇA
Mesmo antes de sair do papel, o projeto que vai conceber a nova Conde da Boa Vista já enfrenta um questionamento judicial. Na mesma ação que cobra o cumprimento do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC), a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) pediu que as obras de requalificação do corredor sejam suspensas porque não contemplam estrutura cicloviária, contrariando o que prevê o próprio PDC para a região. Mas a ação corre na 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital sem qualquer previsão de decisão. A solução encontrada pela prefeitura para compensar a ausência de estrutura na via foi implantar uma malha ciclável entre 12 e 14 quilômetros de ciclofaixas (quando a segregação do tráfego não é total, sendo feita com tachões) a ser construída em vias do entorno e que se interligará com a Conde da Boa Vista.

sexta-feira, 15 de março de 2019

MINISTÉRIO PÚBLICO VAI FAZER VISTORIAS NAS GARAGENS DAS EMPRESAS CAXANGÁ E METROPOLITANA

Foto: Arquivo do blog
Um procedimento foi instaurado pelo Ministério Público de Pernambuco para investigar uma denúncia de estocagem de ônibus equipados com ar-condicionado, por empresas que operam no Recife e Região Metropolitana.

Foto: Arquivo do blog
De acordo com o promotor do Transporte do Ministério, Humberto Graça, o processo foi estabelecido após uma denúncia da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. O grupo afirma que as empresas estariam estocando ônibus novos nas garagens há um ano, que deveriam estar em circulação.
Segundo o promotor, a investigação ainda tem o objetivo de averiguar se os consórcios atendem ao índice de renovação da frota. Este item compõe o cálculo para composição da tarifa, que subiu 7,07% em fevereiro, dias antes do carnaval. “A investigação vai averiguar se as estocagens estão regulares ou não, porque se esses ônibus foram comprados em relação a renovação da frota prevista pelo órgão gestor e esse órgão foram colocados em operação por algum motivo, aí tem uma irregularidade”, explicou.
De acordo com o coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco Pedro Josephi, a denúncia foi baseada no que o grupo viu nas garagens das empresas. “Fomos nas garagens de ônibus da Metropolitana e da Caxangá e verificamos a quantidade de ônibus com o ar-condicionado parados há um ano. Esses ônibus deveriam estar em circulação, porque é a garantia da melhoria na qualidade do serviço”, finalizou.
Vídeo do YouTube mostra saída dos ônibus da fábrica RJ
Outro vidví mostra frota chegando em Olinda pela Perimetral lixão de Olinda.
Vídeo enviado por BUSÓLOGO cortesia.
Embora já exista uma Lei Estadual, nº 15.293, de maio de 2014, que determina que as linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI) devem ser equipadas com ar-condicionado e que as demais linhas de ônibus teriam a climatização de forma gradual, na manhã desta sexta-feira (15), foi realizada uma audiência pública para discutir o projeto de Lei Municipal, nº 360, de 2017. A proposta determina a instalação de ar condicionado em todos os coletivos que circulam no Recife. O projeto de lei, discutido na câmara do recife, foi proposta pelo vereador Alcides Teixeira Neto
Video enviado por BUSÓLOGO cortesia.

Vídeo enviado por BUSÓLOGO cortesia.

Materia: Rádio Jornal
Edição: Jailson Silva
Vídeos e fotos: Arquivo do blog GRMPE.

terça-feira, 12 de março de 2019

Atenção Rio Doce


Serviço de abastecimento de água muda o itinerário de linhas em Olinda 



O cruzamento entre as avenidas Brasil e das Garças, em Rio Doce, ficará interditado durante sete dias, para um serviço de melhoria no abastecimento de água na região. Com isso, o Grande Recife muda o itinerário de 16 linhas de ônibus até a conclusão das obras que começam nesta quarta-feira (13) e têm previsão de durar até o dia 19 de março. Confira, abaixo, os desvios nos dois sentidos da viagem:

Sentido Av. Brasil/Av. das Garças

881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
886 - Ouro Preto/Rio Doce
1985 - Rio Doce (Bacurau)

...Av. Brasil, Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo), Av. Tiradentes, Av. das Garças...

Com a interdição, as paradas nº 160077, na Avenida Brasil, e as de nº 160078 e nº 160003, na Avenida das Garças, deixam de ser atendidas. As opções para os usuários são as paradas nº 160076, na Avenida das Garças próximo ao cruzamento com a Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo); e nº 160001, na Avenida Tiradentes em frente ao TI Rio Doce.

884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce

...Av. Brasil, Rua Canário do Império, Av. Asa Branca, Largo de Jardim Maranguape (Maranguape Zero), Av. Brasil, Rua 01 (um), Av. das Garças...

Durante a interdição, os ônibus deixam de parar nos pontos denº 160078 e nº 160003, na Avenida das Garças. A opção para o usuário é parada nº 160638 na própria Avenida das Garças próximo ao cruzamento com a Rua 53.

910 - Piedade/Rio Doce
1960 - Maria Farinha/Casa Caiada
1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1986 - TI Rio Doce/TI PE-15
2920 - Rio Doce/CDU
2930 - Rio Doce/Dois Irmãos

...Av. Brasil, Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo), Av. Tiradentes, TI Rio Doce.

Com a interdição, as paradas nº 160077, na Avenida Brasil, e as de nº 160078 e nº 160003, na Avenida das Garças, deixam de ser atendidas. As opções para os usuários são as paradas nº 160076, na Avenida das Garças, próximo ao cruzamento com a Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo); e o Terminal Integrado de Rio Doce.

1907 - Paulista/Rio Doce - via PE-022
1929 - Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
1978 - Loteamento Conceição/Rio Doce (PE-22)

...Av. Brasil, Largo de Jardim Maranguape (Maranguape Zero), Av. Asa Branca, Rua Canário do Império, Av. Brasil, Rua 01 (Um), Av. das Garças...

Até a conclusão das obras, deixam de ser atendidas as paradasnº 140319, na Avenida Brasil, e as de nº 160078 e nº 160003, na Avenida das Garças. As opções para os usuários são a paradanº 140318, na Avenida Brasil em frente à Assembleia de Deus; nº 160104, na Avenida Tiradentes próximo ao cruzamento com a Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo) para a linha 1907 e Terminal Integrado de Rio Doce para as linhas 1929 e 1978.

Sentido Av. das Garças/Av. Brasil

881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) - via Av. Chico Science
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce
886 - Ouro Preto/Rio Doce

...Av. Tiradentes, Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo), giro à direita na Av. Brasil...

Durante o serviço, serão desativadas as paradas nº 160001, na Avenida Tiradentes; as de nº 160002 e nº 160079, na Avenida das Garças; e nº 160004, na Avenida Brasil. As opções para os usuários são os pontos de embarque e desembarque nº 160104, na Avenida Tiradentes antes do cruzamento com a Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo); e nº 160005, na Avenida Brasil em frente à Vila Olímpica.

1907 - Paulista/Rio Doce - via Bultrins

...Av. Tiradentes, Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo), giro à esquerda na Av. Brasil, Rua Canário do Império, Av. Asa Branca, Largo de Jardim Maranguape (Maranguape Zero), Av. Brasil...

Neste sentido, as paradas nº 160001, na Avenida Tiradentes; nº 160002nº 160079, na Avenida das Garças; enº 140320, na Avenida Brasil, deixam de ser atendidas até o fim do serviço. As opções para os usuários são os pontos de embarque e desembarque nº 160104, na Avenida Tiradentes antes do cruzamento com a Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo); e nº 140321, na Avenida Brasil logo após o Largo Jardim Maranguape (Maranguape Zero).

910 - Piedade/Rio Doce
1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
2920 - Rio Doce/CDU
2930 - Rio Doce/Dois Irmãos

TI Rio doce, Av. Tiradentes, Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo), giro à direita na Av. Brasil...

Com a interdição, as paradas de nº 160001, na Avenida Tiradentes; nº 160002nº 160079, na Avenida das Garças; enº 160004, na Avenida Brasil, deixam de ser atendidas. As opções para os usuários são o Terminal Integrado de Rio Doce ou a parada nº 160005, na Avenida Brasil em frente à Vila Olímpica.

1929 - Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
1978 - Loteamento Conceição/Rio Doce (PE-22)

TI Rio Doce, Av. Tiradentes, Rua Arthur Guimarães de Souza (Rua Pintassilgo), giro à esquerda na Av. Brasil, Rua Canário do Império, Av. Asa Branca, Largo de Jardim Maranguape (Maranguape Zero), Av. Brasil...

Durante o serviço, as paradas de nº 160001, na Avenida Tiradentes; nº 160002nº 160079, na Avenida das Garças; enº 140320, na Avenida Brasil, deixam de ser atendidas. As opções para os usuários são o Terminal Integrado de Rio Doce ou a parada nº 140321, na Avenida Brasil logo após o Largo Jardim Maranguape (Maranguape Zero).

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

domingo, 10 de março de 2019


Número de ônibus depredados no Carnaval cai pelo terceiro ano consecutivo






O Grande Recife divulgou, nesta quinta-feira (07), o quantitativo de coletivos depredados durante os quatro dias do Carnaval 2019. De acordo com dados levantados pela Gerência de Fiscalização do Consórcio, 314 veículos foram depredados. Um número inferior ao do ano passado, que foi de 425, e menor ainda que o quantitativo de 2017, quando 456 sofreram algum tipo de dano.
Em 2019, o número de avarias também teve uma queda. Este ano, 492 tipos de avarias foram identificadas, contra 674 do ano passado e 968 em 2017. Entre os itens mais danificados estão o vidro de janela corrediça, alçapão de teto, vidro da porta, parabrisa dianteiro e retrovisor externo.