quinta-feira, 11 de julho de 2019

TA DIFÍCIL MAS A PREFEITURA VAI INSISTIR EM UMA OBRA QUE VAI DAR GASTOS E NÃO VAI DA CONFORTO ESTA SERÁ A NOVA CONDE DA BOA VISTA UM PROJETO DEFINITIVO ? SERÁ...

DEPREDAÇÃO

Notícia

Antes de inauguração, paradas de ônibus da Conde da Boa Vista são alvo de vandalismo

Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados. Emlurb estima que, por ano, são gastos R$ 2 milhões com manutenção da cidade
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Paradas e lixeiras já foram pichadas
Paradas e lixeiras já foram pichadas
Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Antes mesmo de serem inauguradas, as novas paradas de ônibus instaladas no primeiro trecho em requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, já estão sendo alvo de depredação. Compostas por ferro, bancos de madeira e painéis de vidro, algumas das estruturas já foram pichadas e pedestres questionam a durabilidade de todo o mobiliário instalado, que também conta com floreiras e lixeiras de madeira. A primeira fase de execução será inaugurada nesta segunda-feira (15), com a liberação do tráfego de ônibus no trecho entre as Ruas da Aurora e Hospício, sentido subúrbio.
Por enquanto as paradas só estão sendo utilizadas para descanso dos pedestres que circulam pela via. Mesmo assim, pelo menos cinco delas já tiveram seus vidros pichados e, apesar da redução no movimento de pessoas ter diminuído a quantidade de lixo, ainda é possível perceber embalagens e plásticos no chão em volta das lixeiras. Segundo a autônoma Maria da Conceição Rodrigues, que costuma circular pela área, as via está mais bonita, mas falta consciência na população. “Eu acho que isso é dinheiro gasto em vão. Era melhor que reformassem as antigas, porque a gente sabe como as pessoas são. Tem gente que cuida, mas tem gente que nem liga, joga lixo em todo canto e ainda é capaz de quebrar os vidros das paradas durante a noite”, comenta.
O vendedor e estudante Gustavo Venâncio aprovou o novo design da Avenida, mas também se mostrou receoso quanto às paradas. “Está muito bonito, harmônico, mas temo pelos vidros das paradas. Acho que é um investimento grande que não foi pensado a longo prazo”, diz. Vendedora de uma lanchonete dentro do trecho em requalificação, Ana Lúcia Tavares concorda que os vidros parecem desnecessários. “A gente fica aqui até tarde e percebe que as pessoas só estão esperando o momento certo para depredar. Antes de ontem teve uma briga aqui na frente e todos ficaram com medo de que quebrassem a vidraçaria. É uma tristeza, as pessoas deveriam cuidar e não quebrar ou sujar. Já foram feitas pichações até nas lixeiras”, conta.

Por dia, a Conde da Boa Vista é varrida em média cinco vezes. As varrições acontecem em todos os turnos. Segundo Marília Dantas, diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, a limpeza dos mobiliários pichados será feita até a segunda-feira. A fiscalização dos novos equipamentos, no entanto, não será reforçada. “A manutenção já faz parte do serviço diário. O que a gente espera é que as pessoas internalizem que estes bens são públicos e que o custo em caso de depredação sai da prefeitura e do bolso deles. Por isso pedimos que a população cuide e ajude a manter a via bonita”, frisa. Por ano, segundo ela, o custo médio com manutenção após depredação em todo o Recife chega a R$ 2 milhões, incluindo ruas, mobílias, iluminação, esculturas.

  • Paradas e lixeiras já foram pichadas<br />
 - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Paradas e lixeiras já foram pichadas
    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  • Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  • Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  • Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Pedestres temem que vidros das novas paradas sejam quebrados - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  •  - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  • Emlurb estima que, por ano, são gastos R$ 2 milhões com manutenção da cidade - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Emlurb estima que, por ano, são gastos R$ 2 milhões com manutenção da cidade - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  • Emlurb estima que, por ano, são gastos R$ 2 milhões com manutenção da cidade - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Emlurb estima que, por ano, são gastos R$ 2 milhões com manutenção da cidade - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  •  - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  • Paradas e lixeiras já foram pichadas<br />
 - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    Paradas e lixeiras já foram pichadas
    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
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    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  •  - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
  •  - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
    - Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
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Etapas 

A primeira das seis fases de execução será entregue nesta segunda. Iniciada no dia 2 de abril, esta fase foi dividida em três etapas de execução que estão acontecendo nos trechos da Rua da Aurora até a Rua do Hospício (centro/subúrbio), da Rua do Hospício até a Gervásio Pires (subúrbio/centro) e da Gervásio Pires lá até a Rua José de Alencar (centro/subúrbio). Além da troca de paradas e do alargamento das calçadas, foi instalada iluminação led e feita a requalificação do sistema de drenagem.
A segunda fase, prevista para começar em agosto, já foi iniciada em sua segunda etapa, que corresponde ao trecho entre as Ruas José de Alencar e Soledade (subúrbio/centro). A primeira etapa, entre as Ruas da Aurora e do Hospício (subúrbio/centro) só será iniciada após a entrega do mesmo trecho, no sentido contrário, nesta segunda. A requalificação da Conde da Boa Vista foi orçada em R$ 15 milhões.
Matéria : JC caderno Cidade

sábado, 6 de julho de 2019

METRÔ DO RECIFE SENDO ROUBADO E PASMEM AS PEÇAS DANIFICADAS SÃO CARAS E EXCLUSIVAS, ONDE VAMOS PARAR

Foram pegos hoje! Roubando cabos dos TUES CAFS! Roubaram do TUE 27 ( metrô ), às 16:00 deste sábado 06/7/19, os meliantes entraram na estação Recife como se fossem passageiros!

"Coitado dos trens... estão sendo depenados vivos" diz minha fonte interna da CBTU.

Estavam desmontando o trem ligado estacionado no pátio da estocagem da oficina.
Fonte : anônima interna da CBTU

Fotos enviadas via WhatsApp para redação do blog







sexta-feira, 5 de julho de 2019

METRÔ DO RECIFE VAI AUMENTAR NESTE DOMINGO 07/7/19


A partir deste domingo, 07/07, até o dia 07/09, em virtude de decisão judicial, a tarifa do Metrô do Recife será de R$2,60.
Divulgação: CBTU RECIFE INFORMA

LINHA 803 TI XAMBA/TI MACAXEIRA FOI APROVADA PELO GRCT MAS SEM DATA PARA SEU INÍCIO DE OPERAÇÃO

Vídeo enviado via WhatsApp pelo senhor Erivan Correia , a fim que o nosso blog ajude a divulgar e a pressionar o órgão Gestor, para que agilize o início desta linha, que como foi dito a necessidade é urgente de um Passageiro que não aguenta mais , pagar 4 passagens por um percurso pequeno. Vamos sim fazer nosso papel e cobrar mais empenho do GRCT.
Agora a bola é passada aos deputados estaduais para resolver algo tão simples.
Deixa seu joinha 👍👍👍👍 acionar o sininho 🔔🔔🔔🔔 e compartilhar com os amigos...


quinta-feira, 4 de julho de 2019

DEPOIS DE CANCELAR O NOVO ACESSO O GRCT ENFIM INICIA AMANHÃ ESTE NOVO ACESSO


Consórcio reduz tempo de viagem em 17 linhas do Terminal Integrado Tancredo Neves


O Grande Recife Consórcio de Transportes altera o plano de circulação dos ônibus na chegada ao TI Tancredo Neves. A mudança, que acontece em parceria com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem início nesta sexta-feira (05) e reduzirá o tempo de viagem de 17 linhas em, aproximadamente, seis minutos.


O Governo de Pernambuco, por meio do Grande Recife, Prefeitura do Recife e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), após diálogos com a comunidade do Ibura, criaram um novo acesso à Avenida Sul após a descida do Viaduto Tancredo Neves.


A novidade beneficia a todos, uma vez que deverá melhorar o tráfego na área. Assim, o usuário chegará mais rápido ao seu destino e o operador passará menos tempo no trânsito. Ao todo, 17 linhas, das 22 que operam no terminal e trafegam no sentido Ibura/TI Tancredo Neves, serão contempladas pela iniciativa. A ação beneficiará uma média de 20 mil passageiros por dia.

Confira, abaixo, o novo trajeto dos ônibus:

...Avenida Recife, Viaduto Presidente Tancredo Neves, descida do viaduto para o acesso à Avenida Sul, giro à esquerda na Avenida Sul, Terminal Integrado Tancredo Neves.

Veja quais linhas farão este novo itinerário:

060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
2060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
123 - Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 - Vila do Sesi/TI Tancredo Neves
125 - Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
126 - UR-03/TI Tancredo Neves
132 - UR-02 (IBURA)/TI Tancredo Neves
133 - Três Carneiros/TI Tancredo Neves
134 - Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
135 - UR-10/TI Tancredo Neves
136 - UR-05/TI Tancredo Neves
137 - UR-11/TI Tancredo Neves
138 - Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves
141 - Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
142 - Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 - UR-06/TI Tancredo Neves
144 - UR-04/TI Tancredo Neves

Ao longo deste mês de julho, o Consórcio irá acompanhar a circulação destas linhas para avaliar os ganhos operacionais que podem ser revertidos em melhorias dos serviços nos horários de pico.

Com a nova circulação, os usuários devem ficar atentos, pois deixam de ser atendidas as seguintes paradas no sentido Ibura/TI Tancredo Neves: nº 020504, localizada na Rua João Fontes, antes do cruzamento com a Avenida Mascarenhas de Moraes; nº 020053, na Avenida Mascarenhas de Moraes, em frente à UPA; e nº 020541, que fica na Rua Coronel Fabriciano, em frente ao Atacado dos Presentes. A opção para o usuário é embarcar ou desembarcar diretamente no TI Tancredo Neves.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

CTTU E GRCT CANCELA MUDANÇAS NO ACESSO DO TI TANCREDO E COMO JÁ ANUNCIAMOS AQUI NO BLOG

Com nova rota, linhas de ônibus do TI Tancredo Neves terão tempo de viagem reduzido

Com a nova circulação, os usuários devem ficar atentos, pois algumas paradas não irão ser atendidas

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Atualizado às 17h10

A mudança começa nesta quinta (4)
Foto: JC imagens
A mudança que diminuiria o tempo de viagem das 17 linhas de ônibus do Terminal Integrado Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, foi cancelada, nesta quarta-feira (3), cinco horas depois do anúncio feito pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). A alteração iria abrir um novo acesso da Avenida Presidente Dutra para a Avenida Sul. Segundo o GRCT, houve problemas operacionais e por esse motivo a ação está temporariamente desfeita.
A mudança consistia na abertura de um giro à esquerda na Avenida Sul para os condutores de ônibus oriundos da Avenida Presidente Dutra. Os motoristas que seguiam pela Avenida Recife, no sentido centro, deveriam permanecer na faixa da esquerda da via. Com a medida, o transporte público passaria a percorrer uma distância de 300 metros para acessar o Terminal Integrado Tancredo Neves, que antes era de 1,6 quilômetros.

Mudança

Ao longo deste mês de julho, o Consórcio irá acompanhar a circulação destas linhas para avaliar os ganhos operacionais que podem ser revertidos em melhorias dos serviços nos horários de pico.

Trajeto

Avenida Recife, Viaduto Presidente Tancredo Neves, descida do viaduto para o acesso à Avenida Sul, giro à esquerda na Avenida Sul, Terminal Integrado Tancredo Neves.

Linhas

060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
2060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
123 - Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 - Vila do Sesi/TI Tancredo Neves
125 - Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
126 - UR-03/TI Tancredo Neves
132 - UR-02 (IBURA)/TI Tancredo Neves
133 - Três Carneiros/TI Tancredo Neves
134 - Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
135 - UR-10/TI Tancredo Neves
136 - UR-05/TI Tancredo Neves
137 - UR-11/TI Tancredo Neves
138 - Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves
141 - Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
142 - Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 - UR-06/TI Tancredo Neves
144 - UR-04/TI Tancredo Neves

Paradas

Com a nova circulação, os usuários devem ficar atentos, pois deixam de ser atendidas as seguintes paradas no sentido Ibura/TI Tancredo Neves: nº 020504, localizada na Rua João Fontes, antes do cruzamento com a Avenida Mascarenhas de Moraes; nº 020053, na Avenida Mascarenhas de Moraes, em frente à UPA; e nº 020541, que fica na Rua Coronel Fabriciano, em frente ao Atacado dos Presentes. A opção para o usuário é embarcar ou desembarcar diretamente no TI Tancredo Neves.

Sem cobrança

Já aqueles que desejarem chegar à UPA podem, ao desembarcar no TI Tancredo Neves, integrar – sem o pagamento de uma nova passagem – numa das seguintes linhas:
024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem)
167 – TI Tancredo Neves (IMIP)
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
Fonte : GRCT 

terça-feira, 2 de julho de 2019

METRÔ RECIFE E SEGUNDO AUMENTO SERÁ APLICADO NESTE DOMINGO

Materia: Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

O segundo aumento do reajuste escalonado do Metrô do Recife entra em vigor a partir deste domingo (7).

Até 2020, o bilhete sofrerá aumento de 150%, que ocorrerá de forma gradual. O reajuste foi autorizado pela Justiça Federal e é maior do que o índice pedido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), de 87,5%. De domingo a 7 de setembro, o preço será de R$ 2,60, isto é, R$ 0,50 a mais do que os R$ 2,10 cobrados atualmente.

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Quando o aumento foi anunciado, em abril deste ano, a empresa informou que o serviço podia parar de funcionar em julho por falta de recursos. De acordo com o superintendente da CBTU, Leonardo Villar Beltrão, porém, o transporte por metrô está garantido durante este mês. Segundo ele, o governo federal liberou o orçamento de julho para que a companhia continue operando na capital pernambucana. "Estamos fazendo um esforço para viabilizar o orçamento e, apesar do contingenciamento, o governo federal demonstrou interesse em manter o sistema em funcionamento. Acreditamos que as verbas serão liberadas aos poucos e esperamos garantir o orçamento de todo o ano", afirmou.

O sistema de trens urbanos da capital pernambucana transporta cerca de 400 mil passageiros por dia. São três linhas, sendo duas eletrificadas (Centro e Sul) e uma operada por composições diesel, somando 71 quilômetros de trilhos. Conta com 37 estações e passa pelas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.



Metrô do Recife: aumenta o preço, mas não a qualidade

Aumento

Os valores da passagem do metrô foram reajustados segundo um escalonamento. A passagem do metrô do Recife, que custava R$ 1,60 até 4 de maio deste ano, foi reajustada para R$ 2,10 em 5 de maio e permanece neste valor até este sábado (6). De domingo (7) a 7 de setembro, o preço será de R$ 2,60. A tarifa custará R$ 3 entre 8 de setembro e 2 de novembro, R$ 3,40 de 3 de novembro a 4 de janeiro do próximo ano, R$ 3,70 entre 5 de janeiro e 6 de março de 2020 e R$ 4 a partir de 7 de março de 2020 - representando um aumento de 150% em relação ao preço do início do ano. Eventuais aumentos posteriores a última data do reajuste ainda não foram definidos.

Durante reunião realizada em abril deste ano no Foro de Justiça Federal em Belo Horizonte, foram definidos os novos preços da tarifa dos metrôs do Recife, da capital mineira, João Pessoa, Maceió e Natal. No dia 22 de abril, o Tribunal Regional Federal - 1ª Região (TRF1) havia autorizado o aumento das tarifas dos metrôs administrados pela CBTU, derrubando uma decisão de 14 de maio de 2018, que obrigava a companhia a suspender os reajustes que haviam sido definidos para valer a partir de 11 de maio daquele ano. Num acordo homologado pela Justiça Federal, a CBTU se comprometeu a repassar R$ 2 milhões para projetos de mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

VANDALISMO - NO RITMO QUE VAI O CORREDOR NORTE SUL NÃO DURA MAIS 2 ANOS, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS NA PUBLICAÇÃO

Estação do BRT em Olinda é desativada após ações de vândalos

De acordo com usuários, a depredação das estações se intensificaram após o Governo do Estado retirar os vigilantes que faziam o monitoramento do local no período noturno
Jailson Silva 
/ @jailsonblogueiro15 @pernambucanosobrerodas
Equipamentos de bilhetagem eletrônica e as câmeras de monitoramento facial quebradas
Equipamentos de bilhetagem eletrônica e as câmeras de monitoramento facial quebradas
Foto: Cortesia
Após ser alvo de vandalismo, a estação do BRT de Jupirá, em Olinda, foi desativada nesta segunda-feira (1). A estação fica localizada na Avenida PE-15, na cidade Tabajara. A plataforma é uma das 25 estações que fazem parte do Corredor Via Livre Norte/Sul, que liga o município de Igarassu ao Centro do Recife.
Em imagens recebidas pela reportagem do Jornal do Commercio, é possível observar equipamentos de bilhetagem eletrônica e as câmeras de monitoramento facial quebradas na Estação. O Grande Recife Consórcio de Transporte disse que, com os danos, parte da rede elétrica também ficou danificada.

  • A estação foi interditada nesta segunda-feira (1) -
    A estação foi interditada nesta segunda-feira (1) -
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Por meio nota, o órgão informou que a previsão é de que o equipamento volte a funcionar até esta terça-feira (2). Para quem utiliza a estação, a orientação é utilizar as estações Cidade Tabajara ou Aluísio de Magalhães.
Além da depredação na Estação Jupirá, usuários denunciam que moradores de rua estão dormindo dentro da estação localizada no Complexo de Salgadinho. Segundo os passageiros, o vandalismo nas estações se intensificaram após o Governo do Estado retirar os vigilantes que faziam o monitoramento do local no período noturno. O Grande Recife informou que a vigilância é feita por equipes motorizadas, no horário das 20h às 5h da manhã.



 Foto: Moradores de rua estão dormindo no chão da estação do Complexo de Salgadinho/Cortesia

Corredor Norte e Sul

O corredor Via Livre Norte/Sul cruza os municípios de Igarassu, Cruz de Rebouças, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Segundo o Grande Recife, oito linhas passam pelas 25 estações da via, sendo elas:
1900 – TI PE-15 (PCR)
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1970 – TI Pelópidas/TI PE-15
1946 – TI Igarassu (PCR)
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
1962 – TI Abreu e Lima (PCR).
Ainda de acordo com o Consórcio, a linha atende 66 mil usuários em dias úteis.
 Foto: Estação Norte-Sul/Grande Recife

BRT e Agora?

Na reportagem especial "BRT e Agora ?", a colunista do Jornal do Commercio, Roberta Soares, acompanhou de perto a situação de descaso e abandono das estações de BRT em Pernambuco, bem como de todo o País.

No especial, a também escritora do Blog MoveCidade, mostra como o serviço que foi vendido como "metrô sobre pneus" para a Copa do Mundo de 2014 se transformou em um 'problema' quatro anos depois. A não conclusão dos projetos, a degradação rápida dos equipamentos do sistema e a péssima infraestrutura dos corredores são algum dos fatores exposto pela reportagem.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.

Matéria: JC trânsito

terça-feira, 25 de junho de 2019

Governo inicia audiências preparatórias para o PDUI

Governo inicia audiências públicas preparatórias para o PDUI /RMR

O Governo do Estado realizou, na última segunda-feira (17), a primeira audiência pública do
Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife
(PDUI/RMR), no município de Olinda. O evento será realizado na sede da Prefeitura Municipal,
na Rua de São Bento, a partir das 9 horas. Estão sendo convidados a participar das discussões
os representantes da sociedade civil e do poder público, que devem contribuir com sugestões
de ações. Até meados de julho devem ser realizadas as discussões nos demais 14 municípios
que constituem a região, dentro de um cronograma de trabalho estabelecido em conjunto
com as prefeituras.
As reuniões são coordenadas pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de
Pernambuco (Condepe/Fidem), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e
Habitação (Seduh), com parceria das prefeituras municipais. O PDUI apontará caminhos para o
desenvolvimento e para o ordenamento do território metropolitano, construindo diretrizes e
regras para melhoria das condições socioambientais e da infraestrutura de todos os municípios
do Grande Recife.
As informações sobre o plano estão disponíveis no site www.pdui-rmr.pe.gov.br. Ao visitar o
site, o cidadão também pode sugerir propostas de caráter metropolitano ou apoiar aquelas
que já constam no site. As mais apoiadas poderão integrar o texto final do Projeto de Lei do
PDUI, que será encaminhado até o fim do ano à Assembleia Legislativa de Pernambuco
(Alepe) para virar lei.
A elaboração do PDUI-RMR é dividida em várias etapas. Vai desde o levantamento e análise do
acervo de documentos e informações, e passa pela realização de diagnóstico preliminar,
convocação do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM), mobilização e divulgação
das atividades para engajamento dos participantes, entre outras. Também estão previstas as
seguintes atividades: levantamento participativo de insumos locais, temáticos e regionais;
consolidação do diagnóstico; além da validação das proposições em audiências regionais. O
documento final será submetido ao CDM antes de seguir para a Alepe.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, destaca que a
participação da sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento do plano. Ele defende o
avanço no processo de governança metropolitana, destacando a gestão integrada da RMR e
ressaltou a importância das audiências públicas. “O PDUI exige um grande processo de
pactuação, envolvendo toda a sociedade. Esse trabalho exige esforço do poder público, de
entidades, universidades, e outros atores para se estabelecer com clareza os objetivos que
queremos alcançar. Pensando no sentido de que a região se desenvolva de forma a oferecer
maior qualidade de vida a todo cidadão da RMR”, comentou.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Pelo cronograma de trabalho, as audiências prosseguem até o dia 12 de julho. Em junho serão
realizadas mais três audiências públicas e em julho, as dez restantes.
Após Olinda, será a vez de Paulista realizar a sua audiência pública, no dia 20, a partir das 9h,
no Auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, na Avenida Floriano Peixoto, Centro.
Estão previstas as seguintes datas:
Jaboatão dos Guararapes – 26/06
Moreno – 27/06.
Abreu e Lima – 1º/07
Araçoiaba – 02/07
Cabo de Santo Agostinho – 03/07
São Lourenço da Mata – 04/07
Itapissuma – 05/07
Ilha de Itamaracá – 08/07
Goiana (previsto) – 09/07
Igarassu – 10/07
Recife – 11/07
Camaragibe – 12/07
Ipojuca – A confirmar
Dentro da programação das audiências públicas está prevista a apresentação de um breve
diagnóstico do território metropolitano, seguida de discussões com os participantes. Com o
término destas discussões, serão realizados os seminários temáticos (divididos pelos eixos
físico-territorial, socioeconômico e de governança interfederativa). Na sequência, acontecem
as audiências públicas regionais (Norte, Centro e Sul) e, por fim, o seminário de validação.
 "As audiências públicas serão sempre abertas. Elas serão feitas inicialmente nos municípios
como uma maneira de mobilizar e explicar para as pessoas qual a importância do PDUI e de
qual forma a sociedade civil vai poder contribuir, dentro do processo de construção. Já na
segunda rodada, serão audiências regionais, onde faremos discussões das propostas que serão
colocadas no primeiro período. Além disso, há uma etapa de seminários temáticos, onde serão
discutidas as questões mais técnicas, para que, finalmente, realizemos um encontro para
debater esses aspectos com a sociedade civil", comentou a presidente da Agência
Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky.


terça-feira, 18 de junho de 2019

ESTE TIPO DE FISCALIZAÇÃO DEVERIA SER ADOTADO NO BRT PERNAMBUCO



BRT do Rio de Janeiro passa a fiscalizar pagamentos de tarifa no interior dos ônibus e estações


Jaílson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


21 horas atrás


A estimativa é de que cerca de 70 mil passageiros, em média, entram sem pagar todo dia nas estações e terminais. Foto: Divulgação.




Passageiro que não comprovar ter pago a passagem poderá ser multado em R$ 170


JESSICA MARQUES


A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a partir desta segunda-feira, 17 de junho de 2019, haverá um controle de pagamento de tarifa no BRT da cidade. A verificação do pagamento está sendo realizada no interior dos ônibus e nas estações do sistema.


A Secretaria Municipal de Transporte publicou no Diário Oficial o ato criando este mecanismo para coibir os calotes no BRT. Segundo o documento, o passageiro do BRT que não comprovar ter pago a passagem poderá ser multado em R$ 170.


De acordo com a nova regra, a exemplo do que já ocorre no VLT, o controle de pagamento das tarifas“poderá ser realizado mediante verificação eletrônica no interior e/ou na saída das estações de embarque do sistema BRT, terminais rodoviários e nos veículos que operam nos corredores de BRT”.


Ainda segundo a resolução da SMTR, o “usuário do sistema BRT deverá comprovar o pagamento da tarifa por intermédio da apresentação do cartão eletrônico, previamente validado nas roletas de acesso, mediante requisição dos agentes controladores, a qualquer momento a partir do ingresso nas estações, terminais e veículos do sistema BRT, para efeitos de controle do pagamento das tarifas ou da validação das gratuidades estabelecidas em lei”.


O documento autoriza os concessionários que operam o sistema BRT e os agentes públicos, como a Guarda Municipal, a conferirem o pagamento das tarifas e benefícios de gratuidades no interior dos veículos, estações de embarque e terminais rodoviários.


Em caso de não comprovação do benefício da gratuidade ou do não pagamento da tarifa, a multa será de R$ 170.


“O alto índice de calotes é um dos principais problemas do BRT, desde a inauguração do sistema, em 2012. Muitos caloteiros furam a fila de passageiros pagantes e promovem atos de vandalismo”, justificou a Prefeitura, em nota.


A estimativa é de que cerca de 70 mil passageiros, em média, entram sem pagar todo dia nas estações e terminais. Desta forma, segundo a Prefeitura, a tarifa média recebida pelo BRT é de R$ 2,45 por passageiro, o que levaria o prejuízo com os calotes a um valor próximo de R$ 5 milhões por mês.


Jessica Marques para o Diário do Transporte

domingo, 16 de junho de 2019

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA VERA CRUZ NO IBURA


Ônibus bate em muro de casa no Ibura e motorista é socorrido


Segundo testemunhas, condutor passou mal e perdeu o controle do veículo. Ele foi socorrido pelo Samu
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade


Ônibus da empresa Vera Cruz (foto) por pouco não invadiu a casa. Foto: divulgação
Um ônibus da empresa Vera Cruz bateu no muro de uma casa no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, na tarde deste domingo (16), e o motorista ficou ferido. De acordo com testemunhas, o condutor passou mal e perdeu o controle do coletivo, que se chocou em um imóvel que fica em uma curva da Avenida São Francisco, em UR-01.
O motorista chegou a ficar preso nas ferragens, mas foi retirado do veículo e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o nome e o estado de saúde dele não foram divulgados.


Passageiros que estavam no ônibus nada sofreram, assim como a dona da casa. O muro do imóvel foi atingido e o impacto só não foi maior porque as três barricadas de concreto que cercavam o imóvel evitaram um dano maior.
Fonte: OP9 site

PUNIÇÃO E MULTA ASSIM LUPÉRCIO MODIFICA A LEI DO AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS DE OLINDA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lupércio muda decreto de ar-condicionado em ônibus para incluir punição

Por Amanda Miranda

O prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento (SD), publicou no Diário Oficial uma alteração no decreto que obriga a instalação de ar-condicionado nos ônibusque circulam na cidade. A mudança foi para acrescentar a possibilidade de punição às empresas que não cumprirem a nova regra.
De acordo com o novo texto do decreto, o Consórcio de Transporte Metropolitano será o órgão responsável por fazer a fiscalização e aplicar eventuais penalidades. 
Opositor de Lupércio, o presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal (PL), cobrou a paternidade da alteração. “O decreto anterior era inconstitucional, uma vez que não contemplava o princípio da eficiência nem aplicava penalidades às empresas que desrespeitassem a norma legal”, disse.
Autor de um dos projetos de lei que previam a instalação de ar-condicionado em ônibus, o vereador vem criticando o prefeito por ter assinado o decreto. Após a publicação do decreto de Lupércio, Jorge Federal mandou espalhar outdoors com propaganda sobre a sua proposta.
Em Olinda, as regras serão as mesmas que no Recife: 25% da frota por ano a partir de 2019. Ou seja, todos os veículos deverão ser climatizados até 2023.
Segundo a prefeitura, circulam em Olinda 72 ônibus, em 13 linhas que fazem 980 viagens diárias. Elas atendem 37 mil passageiros. Inicialmente, apenas duas terão ar-condicionado, em testes:
  • 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)/(Principal)
  • 886 – Ouro Preto/Rio Doce (Principal)
A alteração no decreto foi publicada no Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) da última quinta-feira (13).

quinta-feira, 13 de junho de 2019



Grande Recife monta esquema de contingência para a paralisação do metrô


Com o metrô funcionando apenas nos horários de pico nesta sexta-feira (14) e para minimizar os impactos da operação ao longo do dia, o Grande Recife colocará em prática um plano de contingência. A medida atende usuários que circulam pelas linhas Centro e Sul do modal. Confira, abaixo, como fica o reforço:

Para os usuários da Linha Sul do metrô, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.

Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, poderão contar com um reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby.

Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira.

A dica do Grande Recife para quem estiver no centro da capital é que, na dúvida, o usuário se dirija ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à Avenida Guararapes, pois nestes locais há uma maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

CBTU RECIFE INFORMA

Nota de imprensa ( ao Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco)

 
A CBTU Recife informa que na sexta-feira (14/06), as Linhas Centro e Sul do Metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação. A decisão foi tomada pela Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos para minimizar os transtornos para os usuários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à Greve Geral.
 
Fonte: CBTU RECIFE/  Metrorec 
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quarta-feira, 12 de junho de 2019

PASSARELA DA BR101 HOSPITAL DAS CLÍNICAS CADE ELA HEIM


Promessa de passarela foi feita há 1 ano


Quando a estrutura que auxiliava na travessia da BR-101 em frente ao Hospital das Clínicas foi retirada, outra seria colocada no lugar


Por: Samantha Oliveira e Guto Moraes







Após a retirada da passarela, semáforos e sinalizações de trânsito foram colocados no localFoto: Rafael Furtado/ Folha de PE




Na semana em que completa um ano de retirada da passarela que ligava o bairro de Engenho do Meio com a Cidade Universitária, na Zona Norte do Recife, pedestres que circulam no entorno do Hospital das Clínicas (HC) ainda enfrentam problemas. O serviço, realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ocorreu pelas péssimas condições em que se encontrava a estrutura, que estava enferrujada e oferecia riscos aos transeuntes.




Após a retirada, foram colocadas faixas de pedestres e semáforos nas quatro pistas da BR-101, que estão lá desde então. A responsabilidade de construir uma outra estrutura de concreto até o fim de 2018 ficou sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, mas após um ano, nada aconteceu.




O investimento de R$ 192 milhões de reais para a estrutura da nova passarela faz parte do projeto de requalificação da BR-101, que está sob responsabilidade da atual Secretaria de Infraestrutura. “Nosso dinheiro vai para todo canto, menos de volta para as nossas necessidades”, reclama o comerciante José Ailton, de 34 anos que possui uma barraca em frente à atual faixa de pedestres. Ele, que atua há mais de 20 anos na área, não viu melhorias após a retirada da passarela.


“Não é difícil acidentes por aqui. Desde que colocaram o semáforo e a faixa, já houveram quatro acidentes”, relata. Ele ainda relembra que os pedestres se colocam em risco, principalmente no período da noite, quando a iluminação é menor. “Depois das sete horas aqui é terra sem lei, passam correndo, não respeitam o sinal, e tem gente tentando atravessar o tempo todo. Eu posso correr ainda, mas e quem é idoso? É preciso lembrar dessas pessoas”, questiona José.




Leia também:Farmácia Escola da UFPE é atingida por incêndio; alunos reclamam da estrutura
Obras de reestruturação da PE-15 começam nesta segunda




No entanto, a opinião do comerciante não reflete a de outros pedestres. Existem aqueles que não confiavam na estrutura da passarela e enxergam a faixa de pedestre como algo mais prático, como é o caso de Lindalva Machado, 55, que tinha medo das antigas estruturas. “A estrutura era de ferro, mal cuidada e vivia balançando. Eu que já tenho medo de altura evitava passar por ali, principalmente sozinha, porque era muito perigoso”. O estado da passarela quando estava em funcionamento é algo comum à outras estruturas como essa na cidade. A falta de manutenção e segurança são as principais queixas dos usuários.




Os semáforos, que poderiam ser uma solução definitiva para os pedestres, apresentam problemas de funcionamento. O trânsito, que já está intenso por conta das obras na BR no mesmo sentido, intensifica-se com os sinais que não são sincronizados, dificultando a passagem dos usuários que ficam presos no meio do trajeto. No outro sentido, veículos de alta velocidade passam a todo momento pela área, oferecendo risco aos pedestres que ficam próximos à via.




Para o representante da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e especialista em mobilidade, César Cavalcanti, a situação envolve o pior de todos os cenários, como o tráfego rápido e misto na rodovia, com variedade de transportes individuais e de carga. "É uma situação transitória, que não deve perdurar por muito tempo. Não é ideal que se torne uma coisa permanente. É necessária uma passarela que efetivamente separa em dois níveis pessoas e veículos. O que evitaria qualquer conflito ou tragédia. Até porque prejudica o tráfego, que tem horas que é muito elevado", defende.




Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que a passarela localizada em frente ao HC ameaçava desabar e foi retirada para construção de uma nova, que será em concreto, cujo projeto executivo está sendo elaborado pelo consórcio formado pelas emprepelassas Andrade Guedes e Astep. A expectativa de prazo para conclusão dos serviços e entrega do novo equipamento é dezembro deste ano.
Fonte: Folha Pe
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terça-feira, 11 de junho de 2019

METRÔ DO RECIFE VAI PARALISAR NO DIA 14/6/19

Greve

Notícia

Metroviários aderem à greve geral do dia 14; Rodoviários decidem na quarta

Com a adesão, os profissionais paralisarão os trabalhos por 24h, começando a partir das 0h da própria sexta
JC Online
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A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa segunda-feira, na Estação Recife do Metrô
A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa segunda-feira, na Estação Recife do Metrô
Foto: Divulgação/Sindmetro-PE
Os metroviários de Pernambuco confirmaram que irão aderir à greve geral, marcada para a próxima sexta-feira (14). A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa segunda-feira (10), na Estação Recife do Metrô. Com a adesão, os profissionais paralisarão os trabalhos por 24h, começando a partir das 0h da própria sexta. A pauta da greve geral é contra a reforma da previdência, proposta pelo atual Governo Federal.

A reportagem do Jornal do Commercio tentou entrar em contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU), para saber se a paralisação será geral ou se haverá esquema especial em horários de pico. Até o momento da publicação da matéria, não obtivemos retorno.
A paralisação foi anunciada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). O órgão informou que além da cidade do Recife, metroviários de Belo Horizonte e Maceió também aderiram à greve.

Rodoviários se pronunciam nesta quarta

Por meio de uma coletiva de imprensa geral, o Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana (Sttrepe) informou que irá anunciar se adere ou não à paralisação geral. A coletiva será realizada na sede da Central Unica do trabalhadores (CUT), que fica localizada na Rua Manoel Pereira, no Bairro de Santa Amaro, no Centro do Recife.

Segundo o presidente do Sindicato, Benilson Custódio, a adesão à greve dependerá dos trabalhadores. "Vai ter uma negociação com os trabalhadores. Vamos ver se há vontade de participar", afirmou. Questionado se a adesão à paralisação poderia prejudicar a categoria, na atual proposta de aumento salarial, ele admitiu a possibilidade. Porém, voltou a afirmar que a decisão cabe aos colaboradores. "É, mas o trabalhador é quem vai decidir. A gente vai ter uma assembleia aqui, para decidir se vai aderir. Amanhã na coletiva será divulgado oficialmente" , concluiu Benilson.
Além da presença dos sindicatos do rodoviários e metroviários, outras centrais sindicais estarão presente na coletiva, como a Força Sindical de Pernambuco, a própria CUT, CTB, CSP Conlutas, Intersindical, CGTB, Nova Central e UGT.

Protestos

A greve geral tem previsão de protestos em todo o País. Os manifestantes são contra a proposta da reforma da previdência, do Ministro Paulo Guedes, que está em sendo analisada em comissão especial no Congresso Nacional. Segundo os manifestantes, a reforma tirará direitos dos aposentados.
 Em Recife, os manifestantes se concentrarão na Rua do Sol, no Centro da Cidade, a partir das 14h. De acordo com a organização do protesto, o ato contará com a participação de várias categorias de "trabalhadoras e trabalhadores, organizações de mulheres, estudantis, negros, LGBT e populares".

Fonte : JC online
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sexta-feira, 7 de junho de 2019

ATENÇÃO LEITORES DO IBURA E AFOGADOS



Linha 110 – Ibura/Ipsep muda operação para atender ao bairro de Afogados


Atendendo a uma solicitação de moradores, a linha 110 – Ibura/Ipsep muda de nome e amplia o seu itinerário. A novidade tem início neste sábado (08), quando a linha passa a se chamar 110 – Ibura/Afogados (Ipsep) e percorre algumas ruas do Largo da Paz. A alteração acontece nos dois sentidos da viagem. Confira, abaixo, como fica o percurso:



Terminal/ponto de retorno: Rua São Paulo, Av. Quixaramobim, Av. Santa Fé, Av. Santos, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da COHAB, Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Sul, Rua Nicolau Pinheiro, Rua da Paz (Largo da Paz).

Ponto de retorno/terminal:Ponte Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua Itacarai, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da COHAB, Av. Pernambuco, Av. São Francisco, Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Santos, Av. Santa Fé, Av. Quixaramobim, Rua São Paulo.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

MASCARELLO FAZ VENDA DO SEU NOVO LANÇAMENTO ELLO FRETAMENTO RODOVIÁRIO PARA O NORDESTE

Expresso Vera Cruz
Foto: ilustrativa / arquivo blog


Renovação 2019 a todo vapor em Pernambuco, e agora é a vez da Expresso Vera Cruz, que fechou pedido com A mascarello e vai trazer 26 ao Todo.

Gran Via  são 26 de 12,6 metros ,chassis VW 17-230 OD, 04 unidades do novo ELLO FRETAMENTO RODOVIÁRIO ( com Ar condicionado) já com elevador lateral para acessibilidade e 04 Gran Via de 14 metros 6x2 para substituir os articulados que estão sendo desativados.


A informação já está sendo divulgado pela Empresa, e a espera por esta renovação já era sem tempo, apesar que a grande surpresa e aposta de muitos , que diziam que a mesma iria adiquirir TORINO 2019.

Fonte: Mascarello
Foto divulgação da mascarello
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

terça-feira, 4 de junho de 2019

AGORA VAI AR CONDICIONADO NOS TERMINAIS

Vereador quer que terminais integrados tenham ar-condicionado

Após as discussões sobre a instalação de ar-condicionado em ônibus do Recife, o vereador Carlos Gueiros (PSB) apresentou nessa segunda-feira (3) um projeto de lei para que os terminais integrados também sejam climatizados. “Como acontece nas estações de BRT”, comparou. A mudança na estrutura seria em equipamentos como Joana Bezerra e Macaxeira, entre outros.
Esses terminais são administrados atualmente pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, órgão ligado ao Governo de Pernambuco, não à Prefeitura do Recife.
Na semana passada, a gestão estadual anunciou a intenção de privatizá-los. A medida está vinculada ao novo Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no último dia 21.
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“Não é ideia minha, isso já acontece em Goiás”, disse o vereador.
Além da climatização, o projeto prevê a instalação de banheiros e serviço fixo de segurança. 
Há ainda a previsão de requalificação das paradas de ônibus, com a elevação do piso, a obrigatoriedade de iluminação noturna e a instalação de proteção contra chuva e de pelo menos três assentos.
O projeto de Carlos Gueiros foi apresentado em reunião plenária e seguiu para as Comissões de Legislação e Justiça; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Planejamento Urbano e Obras; Direitos Humanos e Cidadania; e Finanças e Orçamento. Emendas poderão ser apresentadas até o dia 11.