sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Linhas do bairro de São José têm mudança de itinerário para manutenção de galerias


Um serviço de reparo e manutenção de galerias interditou a Rua do Peixoto, no Centro do Recife, nesta sexta-feira (20). A via fica fechada no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e da Concórdia até o próximo dia 24, data prevista para a conclusão dos trabalhos. Neste período, o Grande Recife muda temporariamente o itinerário de 29 linhas que passam pela localidade.

Confira, abaixo, os ônibus e seus percursos alternativos:

104 - Circular (IMIP)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua Barão da Vitoria...

018 - Brasília Teimosa
031 - Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 - Aeroporto
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)
039 - Setúbal (Príncipe)
062 - Jardim Piedade
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
069 - Conjunto Catamarã
072 - Candeias (Opcional)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas...

166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
191 - Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua do Peixoto, Avenida Dantas Barreto...

Por conta da interdição, todas as linhas acima deixam de serem atendidas pela parada nº 180265, localizada na Rua do Peixoto. A opção para o passageiro é uma parada provisória instalada na Rua Floriano Peixoto, ao lado da loja Expedito Alumínio.

013 - Jardim Beira Rio (Pina)
101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
116 - Circular (Príncipe)
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
532 - Casa Amarela (Cabugá)
623 - Vasco da Gama (João de Barros)
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
632 - Alto do Refúgio (Cabugá)
644 - Largo do Maracanã
742 - Linha do Tiro
1983 - TI Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Praça Sérgio Loreto, Rua Imperial, retorno para Avenida Sul na primeira rua após o Posto BR, Avenida Sul, seguir pela Avenida Sul em direção ao Terminal do Cais de Santa Rita...

Com o desvio, estas linhas deixam de serem atendidas pelas seguintes paradas nº 180021, que fica na Praça Frei Caneca; nº 180019, localizada na Avenida Sul; e nº 180265, na Rua do Peixoto. A opção para o passageiro é uma parada provisória instalada na Rua Floriano Peixoto, ao lado da loja Expedito Alumínio.

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Esquema de ônibus especial para Domingo em Boa viagem



Parada da Diversidade tem reforço de linhas e desvio de itinerário em ônibus





Doze trios elétricos e um mar de gente colorida tomam conta da Avenida Boa Viagem, neste domingo (15). É a Parada da Diversidade que tem início às 08h e concentração no Parque Dona Lindu. Por isso, o Grande Recife muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pela localidade e dá um reforço de frota e viagem em cinco para que os participantes possam chegar e sair com tranquilidade da festa.



A Avenida Boa Viagem será interditada a partir do cruzamento com a Avenida Armindo Moura. Com isso, as linhas abaixo realizam o seguinte desvio em seus percursos enquanto durar o desfile:



011 - Piedade/Derby

044 - Massangana (Conde da Boa Vista)

061 - Piedade

062 - Jardim Piedade

069 - Conjunto Catamarã

070 - Candeias/Shopping RioMar

071 - Candeias

910 - Piedade/Rio Doce



...Av. Boa Viagem, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Marechal Juarez Távora, Rua Capitão Zuzinha, Rua Dr. Vicente Gomes, Rua Setúbal, Av. Conselheiro Aguiar...



Com a mudança no itinerário, estas linhas deixam de atender as seguintes paradas na Avenida Boa Viagem: nº 010088, nº 010089, nº 010090, nº 010091, nº 010092, nº 010093 e nº 01004. Além destas, deixa de ser atendida também a parada nº 010095, na Avenida Barão de Souza Leão – lateral da Praça de Boa Viagem.



As opções para os usuários são as paradas nº 010255, localizada na Avenida Armindo Moura, antes do cruzamento com a Avenida Visconde de Jequitinhonha; e nº 010096, que fica na Avenida Conselheiro Aguiar, na Praça de Boa Viagem.



Fora o desvio de itinerário, cinco linhas de ônibus receberão reforço de frota e viagem no domingo. Ao todo, 46 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 487 viagens. Ou seja, nove veículos e 77 viagens a mais que num domingo normal. São as linhas:



023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves

032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)

061 - Piedade

080 - Joana Bezerra/Boa Viagem

440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem



Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

Metrô operação Especial e inspeção neste Domingo



Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

A CBTU Recife realiza neste domingo, 15, das 05h às 12h, uma manutenção preventiva na rede aérea da Linha Centro do Metrô. Por conta disso, neste período, os trens que partem da Estação Recife terão como destino único, Jaboatão. O usuário que tiver como destino o Ramal Camaragibe terá que descer na Estação Coqueiral , mudar de plataforma e pegar um trem com destino à Camaragibe. De igual maneira, os usuários que partirem de Camaragibe com destino a Recife, devem desembarcar na Estação Coqueiral, trocar de plataforma e embarcar num novo trem com destino Recife.

Fonte,
Gerência Operacional de Comunicação e Marketing - Gomak
CBTU Recife
(81) 2102-8600

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Absurdo isso a que ponto chegamos em RECIFE

Por débito, Celpe interrompe fornecimento de energia para o TI CDU


O
TI CDU ficou às escuras na noite desta segunda-feira (9)
Jailson Silva Blogueiro



Problema prejudicou passageiros
Problema prejudicou passageiros
Foto: Morgana Manoela/Cortesia
Por conta de um débito, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) interrompeu, nesta segunda-feira (9), o fornecimento de energia para o Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU), na Avenida Caxangá, na Várzea, Zona Oeste do Recife.
Em nota, a Celpe informou que realizou contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte para negociação do débito e restabelecimento do fornecimento de energia.
O Grande Recife deve se posicionar oficialmente nesta terça-feira (10). Por volta das 21h30 desta segunda (9), a informação inicial repassada pelo consórcio era de que tinha ocorrido um problema na rede elétrica e a energia já havia sido restabelecida.


Leia a nota da Celpe

Sobre suspensão do fornecimento de energia para o Terminal Integrado da CDU, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que o corte foi ocasionado por débito. A concessionária informa, ainda, que realizou contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte, para negociação do débito e restabelecimento do fornecimento de energia. A Celpe se coloca à disposição.

Passageiros prejudicados 

Uma usuária de transporte público criticou a situação em mensagem ao JC Trânsito (@jctransito) no Twitter. "A gente não enxerga dois palmos à frente. Se tem luz de emergência, certamente, não funciona", disse.
Fonte: JC online

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

REQUALIFICAÇÃO DE ESTAÇÃO DE BRT COM 5 ANOS DE USO NO SISTEMA VÃO GASTAR 900 MIL REAIS EM QUATRO ESTAÇÕES



Estações de BRT passam por requalificação começando pela Istmo do Recife, amanhã (10)





Com um aporte de aproximadamente R$ 900 mil, o Grande Recife vai requalificar quatro Estações de BRT da Região Metropolitana. As obras iniciam nesta terça-feira (10) pela EBRT Istmo do Recife, situada no Cais do Apolo, em frente ao Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo. Os serviços ocorrem para reparar danos causados por atos de vandalismo e depredação aos equipamentos.



As intervenções incluem a troca do piso das Estações, mudança no estilo da coberta, reposição de corrimão, pintura, sinalização, reposição e troca de cerâmica, além de serviços na rede elétrica. Só na EBRT Istmo do Recife serão investidos R$ 245.661,31 na melhoria do espaço que deve ser entregue à população completamente requalificado em 30 dias.



Durante a execução da obra de melhoria, a Estação permanecerá fechada para operação dos ônibus. Neste período, os 2,2 mil usuários que passam pela Istmo do Recife diariamente, deverão utilizar a EBRT Maurício de Nassau ou EBRT Forte do Brum, localizadas atrás do Arquivo Público de Pernambuco e em frente à Prefeitura do Recife, respectivamente.



Para divulgar a mudança na operação, o Grande Recife colocou cartazes nas Estações de BRT mais próximas à EBRT Istmo do Recife e nas linhas de ônibus que atendem o local. Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

sábado, 7 de setembro de 2019

Metrô RECIFE aumento de passagem

Em cumprimento à sentença proferida pela 15ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, a partir deste domingo, 08/09, até o dia 02/11, a tarifa do Metrô do Recife será de R$3.
Fonte: Cbtu RECIFE INFORMA
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

PRIVATIZAÇÃO SERÁ A SOLUÇÃO EM RECIFE...


O Metrô do Rio - A privatização que não deu certo

Desde a privatização há 20 anos, o metrô carioca só piorou, ficando mais sujo e sem fiscalização. É o que denuncia o artigo de Marcelo Santos, do site Via Trolebus



Fonte: Via Trolebus | Autor: Marcelo Santos | Postado em: 25 de março de 2014



Metrô não é visto como principal meio de transporte carioca
créditos: Divulgação




Este que vos escreve tirou alguns dias do cotidiano paulistano para tirar alguns dias de férias e voltar às origens, rever amigos e claro, curtir um pouco da cidade natal, o Rio de Janeiro, a tão falada “Cidade Maravilhosa”. Como moro em São Paulo há quase três anos, as linhas abaixo mostram o quanto o Metrô do Rio mudou em tanto pouco tempo.



A concessionária Metrô Rio e o Governo do Estado do Rio parecem ter um plano (que vem funcionando muito bem, diga-se de passagem) de piorar cada vez mais a operação e a qualidade dos serviços prestados pelo Metrô do Rio de Janeiro. Ao contrário de São Paulo onde o Metrô e a CPTM são essenciais para a mobilidade paulistana, em terras cariocas o Metrô do Rio não é visto como o principal meio de transporte. Afinal de contas, o ônibus (e seu cartel de empresários e políticos bem pagos) é o principal meio de transporte do carioca. Até porque o Metrô do Rio só tem duas linhas, a Linha 1 (que tem a cor laranja em seus painéis) e a Linha 2 (verde, por coincidência, a de São Paulo).



Morei na cidade do Rio por mais de trinta anos e cresci vendo o Metrô “expandindo”. Tinha orgulho do serviço prestado pelo governo até que a privatização aconteceu. A partir de 9 de dezembro de 1997 (segundo dados da Wikipedia), o governo repassou a responsabilidade do serviço para a Metrô Rio. E daí em diante, o Metrô do Rio nunca mais foi o mesmo. E para nos entristecer, a privatização que tinha a promessa de melhorar o serviço mostrou-se sem fiscalização por parte do governo e acabou mostrando que vem sendo mais nociva do que benéfica a quem mais se importa com o Metrô: a população carioca.



Sujeira e pouca luz

A primeira coisa que choca ao embarcar nos carros do Metrô é a sujeira e a pouca luminosidade. Apesar dos carros serem mais largos e mais altos que os carros da frota do Metrô de São Paulo, os carros do Rio parecem que não são limpos há meses. Externamente e internamente, principalmente. E mesmo nos carros novos (apelidados de Salamandras) a sujeira já se instalou e parece que a concessionária não tem qualquer interesse em manter a frota limpa.



Além da sujeira e da pouca luminosidade dos carros, a frota parece que se “arrasta” pelos trilhos. É importante salientar que a frota do Metrô do Rio é um pouco mais nova do que a frota do Metrô de São Paulo. E mesmo com tantas falhas diárias, a qualidade “cosmética” e da manutenção da frota paulistana é de “primeiro mundo” se comparada à limpeza, qualidade e manutenção da frota carioca.



Usei o Metrô do Rio para me deslocar para os lugares que eu queria rever e durante a minha estada. E fiquei triste em perceber que a privatização fez mal ao Metrô carioca. Estações sem sinalização adequada, passagem cara e principalmente uma sensação de “me esqueceram nos anos 80” tomou conta. Em 2010, a Concessionária Metrô Rio lançou a Linha 1ª, uma aberração da natureza que prometia ao usuário uma viagem mais rápida e única, sem baldeação, saindo do subúrbio (ou periferia, como queira) para o centro do Rio e a zona sul.



Ao contrário do Metrô de São Paulo e de outros metrôs do mundo onde a baldeação entre linhas é vista como algo benéfico e menos cansativo ao usuário, a mídia e a concessionária conseguiram convencer a população que a viagem sem baldeação era melhor para todo mundo. Foi construída a estação Cidade Nova (quase em frente à Prefeitura e a já existente estação Estácio) para que a Linha 2 pudesse partir da estação São Cristóvão e chegar até os trilhos da estação Central, já na Linha 1. E da estação Central, as Linhas 1 e 2 compartilhariam os mesmos trilhos até a estação Botafogo, na zona sul carioca. Se o usuário paulistano se irrita com a mensagem sonora “aguardando o tráfego do trem à frente” que ele não venha andar no Metrô do Rio. A mensagem é dita quase que o tempo todo, mesmo fora dos horários de pico.



Com a promessa do governo e da concessionária Metrô Barra está sendo construída a Linha 4, que nada mais é que um “puxadinho” da Linha 1 que irá trazer os usuários da zona oeste (leia-se Barra da Tijuca) para a malha metroviária. Os projetos originais (e ainda atuais) do Metrô Rio que previam a Linha 2 indo do subúrbio, baldeando na estação Estácio com a Linha 1 e chegando à estação Carioca (a estação Sé dos cariocas) e a Linha 4 saindo do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca e chegando até o Centro do Rio baldeando nas estações Gávea e Botafogo com a Linha 1 ficaram apenas nos projetos.



No final das contas, o que vemos com o Metrô do Rio são as manchetes dos jornais mostrando fatos que em 30 anos nunca aconteceram, como o ocorrido na Jornada Mundial da Juventude em 2013, onde o Metrô teve panes de energia e deixou muitos usuários a pé. E este é um exemplo apenas, já que os jornais e este blog mostram muito mais repetidamente e cotidianamente os problemas na operação do Metrô da Cidade Maravilhosa. E o secretário de Transportes da cidade do Rio ainda premiou a concessionária por excelência em qualidade do serviço prestado. É piada pronta (de mau gosto, claro). Que venham os Jogos Olímpicos!


Matéria do Blog Mobilize
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô.

https://www.mobilize.org.br/noticias/6102/o-metro-do-rio--a-privatizacao-que-nao-deu-certo.html

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ, ESTADO ASSUME " SOLUÇÃO OU CAOS " ???

Governo de Pernambuco terá que assumir metrô do Recife antes de concedê-lo à iniciativa privada

Roberta Soares ( Move Cidade)
Lei federal prevê que União precisa repassar o sistema metroferroviário para o Estado e, ele, conceder à iniciativa privada. Mas será que o governo de Pernambuco vai querer? Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Muita gente não sabe, mas para que o metrô do Recife passe a ser gerido pela iniciativa privada – como já determinou o governo do presidente Jair Bolsonaro –, o governo de Pernambuco terá que assumir a gestão do sistema e, a partir daí, transformá-lo numa concessão pública. A transferência para a iniciativa privada terá que ser feita pelo Estado e a regra vale para todos os cinco sistemas metroferroviários geridos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU): além do Recife, os metrôs de Belo Horizonte (MG), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). A estadualização é prevista na Lei Federal 8.693, de 3 de agosto de 1993, que descentralizou os serviços de transporte ferroviário coletivo de passageiros, urbano e suburbano, da União para os Estados e municípios.
Confira o especial multimída UM METRÔ AINDA RENEGADO
Nesta quarta-feira (4), a desestatização dos metrôs públicos voltou à mídia porque o governo federal deu mais um passo no processo, anunciado formalmente pela União em julho passado. Publicou no Diário Oficial da União a inclusão da CBTU e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) no Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão atende a recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e consta de decretos presidenciais publicados no DOU. O próximo passo, agora, é a publicação do edital de licitação pelo BNDES para a realização dos estudos de viabilidade econômica e de diagnóstico para requalificação dos cinco sistemas. A publicação está prevista para acontecer no próximo mês de outubro.
Governo federal está dando como certa a privatização da CBTU a partir de 20021. Metrô do Recife entra no pacote. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Pelo menos no caso do governo de Pernambuco, por enquanto e nas condições operacionais em que se encontra o metrô do Recife, o Estado não tem interesse em assumir a gestão do sistema, que necessita de muitos subsídios: a receita obtida com a tarifa dos 400 mil passageiros transportados diariamente cobre menos de 20% das despesas. Em 2018, por exemplo, segundo números oficiais apresentados pela administração central da CBTU, no Rio de Janeiro, o custo do metrô pernambucano, incluindo o custeio da operação, a folha de pagamento e as indenizações, foi de R$ 541 milhões e o déficit chegou a R$ 400 milhões.
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“A grande questão é: em quais condições esses sistemas serão repassados para os Estados? Porque, do jeito que está, não tem condições. Assim que a decisão de desestatizar foi formalizada pela União nós fomos até Brasília para entender quais eram os planos e as condições do processo. A gestão federal se mostrou ciente das dificuldades enfrentadas para que o processo vá adiante. Sabem da grande necessidade de requalificação do sistema e de redução do déficit operacional, que hoje chega a 80%”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, que responde pelo sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife.
Sistema da RMR sofre um histórico desmonte de recursos. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Segundo o secretário, o governo federal explicou que, depois da conclusão dos estudos de viabilidade e requalificação, pretende chamar os Estados para conversar. “Haveria, inclusive, a possibilidade de alterar o processo de transição para o Estado, mantendo a gestão com a União até o processo de concessão ser concluído, mas sem os diagnósticos de viabilidade operacional e investimentos é impossível prever. Por isso, nosso posicionamento agora é de esperar”, acrescentou Marcelo Bruto. Se os Estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas não aceitarem assumir a gestão, a União terá três opções: fechar os metrôs, mantê-los sob a gestão federal, como é hoje, ou convencê-los, de alguma forma, a aceitar.
O superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão, explicou que o governo federal está sendo cuidadoso com o processo de desestatização, mas demonstrou preocupação em relação a um possível prejuízo social no caso de as tarifas serem majoradas para se adequarem à concessão pública. “Essa é uma preocupação que todos devemos ter porque o passageiro do metrô do Recife é, basicamente, das classes C, D e E. Temos perdido passageiros e, somente de janeiro a julho deste ano, a queda foi de 5,67%. Quando aumentamos a passagem, por exemplo, o passageiro some porque é difícil para ele pagá-la. Além disso, mais da metade do nosso passageiro entra no sistema pelo ônibus, ou seja, a tarifa não fica no metrô. Dos R$ 4 que serão pagos a partir de março do ano que vem, quando acontecerá o último aumento escalonado, apenas R$ 1,30 ficarão no metrô, por exemplo”, explicou o superintendente.
Matéria: Move Cidade
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Metrô do Recife e a manutenção a todo vapor


Fotos enviado pela cbtu via e-mail 05/9/19

A CBTU Recife informa que, devido a um problema na rede aérea, nesta quinta-feira, 05 não será retomada hoje a operação no Ramal Camaragibe do Metrô do Recife. Equipes de manutenção da companhia estão trabalhando de forma ininterrupta desde a manhã de hoje para solucionar o problema, um rompimento de cabo próximo à Estação Curado. Técnicos da empresa também estão no local para verificar as causas deste rompimento. Com isso, continuam fechadas hoje as estações Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe. A Estação Coqueiral funciona parcialmente, pois também atende o Ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife que está em funcionamento, assim como as Linhas Sul e VLT. Assim que tivermos uma previsão de retorno, avisaremos.
Fonte : cbtu RECIFE INFORMA




METRÔ DO RECIFE- CAOS SEMANAL E NINGUÉM PRESO PELOA VANDALISMOS



     Consórcio prepara plano de contingência para a paralisação da Linha Centro do Metrô

 O Grande Recife está acompanhando a paralisação do serviço da Linha Centro do Metrô entre as estações Camaragibe e Coqueiral. Na volta para casa, desta quinta-feira (5) e durante a sexta-feira (6), o Consórcio reforçará nos dois sentidos as linhas do Centro à Zona Oeste e que fazem ligações com outros terminais da Capital.

 O Consórcio orienta os usuários a embarcarem nas Estações de BRT Guararapes ou Derby, que possuem retorno até Camaragibe. As linhas BRT que contarão com o reforço são: 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra e a linha 2480 - TI Camaragibe/ Derby terá viagens alternadas para o Terminal Integrado Joana Bezerra.

Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas linhas, os usuários poderão ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira. Teremos ainda a ativação da linha especial TI Camaragibe/TI TIP.

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terça-feira, 3 de setembro de 2019

Nova Conde da Boa vista


Novas paradas de ônibus entram em operação na Avenida Conde da Boa Vista





Com a conclusão de mais uma fase nas obras da Nova Conde da Boa Vista, as paradas de ônibus existentes no trecho entre as ruas do Hospício e da Aurora serão reativadas no sentido subúrbio/cidade. A retomada da operação acontece nesta quarta-feira (04), a partir das 07h30, quando os novos abrigos passam a atender 20 linhas que trafegam pela região. Confira, abaixo, como ficou a divisão:



Parada nº 180324, localizada em frente ao Templo da 1ª Igreja Batista, nº 163. Volta a atender as linhas:



312 - Mustardinha

315 - Bongi

331 - Totó (Jardim Planalto)

332 - Totó (Abdias de Carvalho)

341 - Curado I

346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)



Parada nº 180325, que fica em frente ao Edf. Tabira, nº 121. Volta a atender as linhas:



044 - Massangana (Boa Vista)

053 - Shopping RioMar (Opcional)

069 - Conjunto Catamarã

072 - Candeias (Opcional)

100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) - somente aos domingos

243 - Vila dos Carneiros - via Agamenon Magalhães

414 - Torre

645 - TI Macaxeira (Av. Norte)



Parada nº 180326, localizada em frente ao Edf. Duarte Coelho / bloco “B”, nº 45 – ao lado do Cinema São Luiz. Volta a atender as linhas:



313 - San Martin (Abdias de Carvalho)

315 - Bongi

321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

METRÔ DO RECIFE ACIDENTE OU FATALIDADE

UM HOMEM DE 43 ANOS DE IDADE. FOI CORTAR CAMINHO PELA LINHA FÉRREA DO METRÔ DO RECIFE, E SEGUNDO A SUA FAMÍLIA ELE SOFREU UM INFARTO.
Vigilante morre ao cortar caminho pela linha férrea do Metrô do Recife
FOTO enviada via whatsapp

O CORPO FOI ENCONTRADO JÁ SEM VIDA AO LADO DA LINHA DOS TRENS, E SEM NENHUMA MARCA DE ACIDENTE APARENTE.
SEGUE INVESTIGAÇÃO PELA DELEGACIA CIVIL DE PERNAMBUCO.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

ATENÇÃO OBRAS NA BR101 PRÓXIMO A ESCOLA MILITAR E O VIRADOURO DA UFPE




Obras na BR-101 mudam o itinerário de seis linhas nas proximidades da UFPE





A Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101) será interditada, a partir desta quinta-feira (29), para um serviço de troca de placas de concreto. A via ficará fechada no trecho entre o Giradouro da Reitora da UFPE e a Rua Mauricéia, em frente à Sudene. Com isso, o Grande Recife muda o itinerário de seis linhas de ônibus que passam pela localidade por 30 dias, período previsto para a conclusão dos trabalhos.



Confira, abaixo, as linhas, seus itinerários e mudanças de paradas:



207 - Barro/Macaxeira (BR-101)

302 - TI TIP/Caxangá

440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem

*trafegarão sobre o viaduto



...Rodovia BR-101, viaduto sobre o Girador da Reitoria da UFPE, Rodovia BR-101, acesso provisório à Rua Professor Moraes Rego (pista local leste da BR-101), Rua Professor Moraes Rego (pista local leste da BR-101)...



Com o desvio, deixam de serem atendidas as paradas nº 190221 e nº 190171, na Avenida Visconde de São Leopoldo (pista local lesta da BR-101); e nº 190172 e nº 190173, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101).



As opções para os usuários são os pontos de embarque e desembarque nº 190169, na Praça onde funciona o terminal da linha 2423 – Engenho do Meio/TI CDU; e uma parada provisória que será implantada em frente ao Rhodes Motel, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101), logo após o trecho interditado.



303 - Curado II/Caxangá (BR-232)

*trafegarão sobre o viaduto deixando de atender o Campus da UFPE, no sentido Curado/CDU enquanto durar o serviço



...Rodovia BR-101, viaduto sobre o girador da Reitoria da UFPE, Rodovia BR-101, acesso provisório à Rua Professor Moraes Rego (pista local leste da BR-101), Rua Professor Moraes Rego (pista local leste da BR-101)...



Durante a obra, esta linha deixa de atender as paradas nº 190215, nº 190221 e nº 190171, na Avenida Visconde de São Leopoldo (pista local lesta da BR-101); e nº 190172 e nº 190173, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101).



As opções para os usuários são os pontos de embarque e desembarque nº 190169, na Praça onde funciona o terminal da linha 2423 – Engenho do Meio/TI CDU; e uma parada provisória que será implantada em frente ao Rhodes Motel, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101), logo após o trecho interditado.



Como deixa de passar pelo Campus Universitário, este linha também deixa de atender ainda as seguintes paradas dentro da UFPE:



- Nº 080289 e nº 080290, na Avenida Reitor Joaquim Amazonas;

- Nº 080291 e nº 080292, na Avenida Arquitetura;

- Nº 080293, nº 080295 e nº 080296, na Av. Jornalista Aníbal Fernandes;

- Nº 080294, na Av. dos Reitores.



As opções para os usuários são os pontos de embarque e desembarque nº 190169, na Praça onde funciona o terminal da linha 2423 – Engenho do Meio/TI CDU; e uma parada provisória que será implantada em frente ao Rhodes Motel, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101), logo após o trecho interditado.



424 - CDU/Torrões (via San Martin)



Av. Professor Luiz Freire (Terminal), Rua Acadêmico Hélio Ramos, Av. Professor Arthur de Sá, Av. General Polidoro, Rua João Sales de Menezes, Rua Professor Chaves Batista, Av. Caxangá, Rua Gáspar Pérez, Rua Osvaldo Guimarães, Rua do Bom Pastor, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Antônio Curado, Rua Lindolfo Collor...



Enquanto permanecer o desvio, esta linha deixa de atender as paradas nº 190028 e nº 190029, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local oeste da BR-101) – sentido CDU/Torrões. No sentido contrário, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101), deixa de atender os pontos de embarque e desembarque nº 190172 e nº 190173; nº 080196, na Rua General Vargas; e nº 080216, na Rua Lindolfo Collor.



As opções para os usuários são as paradas nº 080279, na Av. Professor Arthur de Sá, próximo ao cruzamento com a Rua General Polidoro; nº 080210, na Rua Antônio Curado, após o cruzamento com a Av. Múcio Uchôa Cavalcante; e nº 080211, também na Rua Antônio Curado, mas antes do cruzamento com a Rua Lindolfo Collor.



2431 - TI CDU (Circular)



...Av. Professor Luiz Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Av. Professor Arthur de Sá, Av. General Polidoro, Rua João Sales de Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.



Com o desvio, esta linha também deixa de atender as paradas nº 190028 e nº 190029, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local oeste da BR-101) – sentido Campus da UFPE/TI CDU. No sentido contrário, na Rua Professor Moraes Rêgo (pista local leste da BR-101), deixa de atender os pontos de embarque e desembarque nº 190172, nº 190173 e nº 190174.



A opção para os usuários é a parada nº 080279, na Av. Professor Arthur de Sá, próximo ao cruzamento com a Rua General Polidoro.



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

CBTU RECIFE INFORMA QUE MAIS ATOS DE VANDALISMO ACONTECEU ONTEM

O Blog GRMPE notícias ontem informou e mostrou esta foto recebida por Leitor do blog via WhatsApp.

Parado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


A CBTU Recife informa que nos últimos dois dias foram registrados dois atos de vandalismo que poderiam ter causado novas paralisações no sistema. Em inspeção ontem foram encontrados dois tijolos pendurados em um dos cabos entre as estações Imbiribeira e Largo da Paz. Eles foram retirados durante a madrugada de hoje e poderiam ter paralisado a Linha Sul. Já próximo a Estação Monte dos Guararapes, foi avistado hoje um pedaço de arame num dos cabos da rede aérea. Lembramos que atos de vandalismo só contribuem para danificar um patrimônio que é público, causando prejuízos na operação do Metrô e até sua paralisação, deixando milhares de usuários sem transporte. Vandalismo é crime previsto no Código Penal, com pena de detenção de seis meses a três anos e multa.Ambos os casos estão sendo apurados.
Fonte CBTU RECIFE

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Metrô Recife - Linha Centro volta aos poucos


O GRANDE RECIFE INFORMA O PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA ESTA TERÇA FEIRA 27/8/19 A VOLTA PARA CASA


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Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus

O Grande Recife está acompanhando a operação dos ônibus de modo a minimizar os impactos da paralisação do Ramal Camaragibe, da Linha Centro do Metrô. Com isso, na volta para casa, nesta terça-feira (27), o Consórcio reforçou as linhas que saem do Centro para a Zona Oeste ou fazem ligação com outros terminais da Capital.



Sendo assim, estão com reforço as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra. Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas duas últimas, os usuários podem ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira.



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

 Recife está acompanhando a operação dos ônibus de modo a minimizar os impactos da paralisação do Ramal Camaragibe, da Linha Centro do Metrô. Com isso, na volta para casa, nesta terça-feira (27), o Consórcio reforçou as linhas que saem do Centro para a Zona Oeste ou fazem ligação com outros terminais da Capital.

Sendo assim, estão com reforço as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra. Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas duas últimas, os usuários podem ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

VANDALISMO E IMPUNIDADE DE MÃOS DADAS COM BANDIDOS



"Vandalismo - vagabundos filhos do cão, fazem milhares de pessoas sofrerem, e é sem dó que a polícia tem que dar uma resposta a sociedade urgente prender e jogar fora a chave". Diz Evandro entrevistado em Joana Bezerra.




Segue nota:

A CBTU Recife informa que após inspeção da equipe de manutenção foi verificado que uma rede de pesca foi jogada em cima do trem envolvido na quebra da rede aérea, possivelmente num ato de vandalismo. A rede enroscou no pantógrafo, equipamento que liga o trem à rede aérea, causando um curto de grandes proporções que cortou o cabo da catenária (rede aérea) e abriu um buraco na parte superior da composição, conforme fotos em anexo.

Além desse possível ato de vandalismo, na madrugada houve uma tentativa de roubo de cabos entre Coqueiral e Tejipió, o que resultou na paralisação da Linha Centro inteira. Após a atuação da Manutenção, foi possível liberar, às 08h05 desta terça, a operação no ramal Recife-Jaboatão. A Manutenção está atuando ininterruptamente desde as 23 horas de ontem, para liberar o trecho Coqueiral-Camaragibe o mais rápido possível.


Att,
Gerência Operacional de Comunicação e Marketing

Enviado ao blog Grmpe via e-mail

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ATENÇÃO - METRÔ RAMAL CAMARAGIBE PARALISADO E ENTRA O PLANO DE CONTINGÊNCIA DO GRCT

METRÔ DO RECIFE RAMAL CAMARAGIBE PARALISADO SEGUE O CAOS NOS TRILHOS...

Se você for pegar BRT em TI JOANA BEZERRA lá você pode pegar a linha 2443 TI CDU TI JOANA BEZERRA E NO CORREDOR CAXANGÁ VOCÊ PEGA METRO PARA CAMARAGIBE...




O Grande Recife está acompanhando a operação dos ônibus de modo a minimizar os impactos da paralisação do Ramal Camaragibe, da Linha Centro do Metrô, nesta segunda-feira (26). Com isso, o Consórcio deu um reforço em linhas que saem do Centro para a Zona Oeste ou fazem ligação com outros terminais da Capital.



Já estão sendo reforçadas as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra e 2480 – TI Camaragibe (Derby). Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas duas últimas, os usuários podem ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.



Atenciosamente,Imprensa Grande Recife.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

EXPRESSO VERA CRUZ RECEBE O BLOG E MOSTRA SUA NOVA FROTA

Postado por: Blogueiro Jaílson Silva especialista em transportes e mobilidade

Nesta quarta feira 21, fomos recebidos pela equipe da Expresso Vera Cruz. Os senhores Aurino, Maurício e Edvaldo que compõem a gerência da empresa nos receberam de braços abertos e muita educação por parte deles.



Desde 2017 a empresa vem em parceria com a Mascarello fabricante de carrocerias de ônibus, onde no qual a mesma adquiriu unidades do Granvia 2014 sob o chassi VW 17.230  OD Euro V V-Tronic e VW 17.230 OD Euro V Manual e sendo alguns deles equipados com Ar-condicionado.

Em 2019,  novamente a  Expresso Vera Cruz  adquiri mais unidades do Granvia sob o chassi VW 17-230 OD Euro V, sendo alguns deles na versão 17.230 OD 6x2 com eixo Rígido com 14 Metros de comprimento. A novidade vem para os moradores do Conjunto Marcos Freire no qual irão desfrutar do serviço opcional que será lançado em breve pela empresa que está trazendo 04 unidades do Mascarello Ello, modelo esse recém lançado pela fabricante e vendendo suas primeiras unidades para a nossa empresa Pernambucana Expresso Vera Cruz do Grupo Adtsa.



A Vera Cruz informou, que no final do ano( 2019) receberá mais 25 unidades do Mascarello GranVia...



Ps> A Expresso Vera Cruz do Grupo ADTSA, esta passando por profundas mudanças de Gerencia e Gestão, afim de melhorar seus serviços e voltar a ser a Verinha de sempre, onde seu atendimento priorizava a perfeita manutenção,  a impecável limpeza e  a conservação dos seus veículos e hoje a busca é voltar a ser referencia no seus serviços e a qualidade do grupo ADTSA.

A Busologia em Geral agradece e o Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco esta sempre trazendo boas novidades no segmento transportes e os lançamentos da melhores marcas.


 - Segue abaixo a Galeria com as fotos:
















fotos do Ello enviada pela Mascarello ao Blog

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METRÔ LINHA SUL VOLTA A FUNCIONAR NESTE MOMENTO


A CBTU Recife informa que a Linha Sul do Metrô voltou a opera às 10h20 desta quinta-feira, 22. Uma falha elétrica provocou a quebra de um trem próximo à Estação Shopping, às 06h16 de hoje. A equipe de manutenção da companhia foi acionada, retirou o trem de circulação e liberou a via para operação comercial. As Linhas Centro e VLT estão com circulação normal desde o início do dia de hoje.



As 06:16 desta quinta feira 22-8-19 - os trens teve o fornecimento de energia interrompido e o caos em poucos minutos foi espalhado entre os passageiros, que sairão dos trens e seguiram a pé  pela linha do trem. 
O blog recebeu pelo whatsapp fotos do real motivo, porem a CBTU informou a pouco, que foi danificado o Pantógrafo e tem um suspensório da rede aérea danificado, mas nada grave e de simples reparo.
A CBTU não deu prazo só tranquilizou.

SEGUE AS FOTOS ENVIADAS PELO ALBÉRICO









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