sexta-feira, 27 de setembro de 2019

CONSULTA PUBLICA PARTICIPE





Governo lança consulta pública sobre projeto de lei que trata da climatização da frota de ônibus no Grande Recife
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foto ilustrativa
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), lançou, nesta quarta-feira (25), uma consulta pública à população sobre projeto de lei que cria um plano de investimentos na frota de ônibus do Grande Recife, ampliando o número de veículos com ar-condicionado. 
 A iniciativa será realizada totalmente por meio eletrônico, no endereço consultapublica.pe.gov.br. 
Lá, os cidadãos poderão opinar se concordam ou não com a proposta apresentada e encontrarão as informações necessárias, a minuta do projeto de lei e uma seção de perguntas e respostas para facilitar o entendimento do tema.
 Além disso, a população também pode fazer sugestões ao projeto pelo e-mail: consultapublica@seduh.pe.gov.br. A ideia é que os usuários possam auxiliar o poder público no texto que será enviado à Alepe ao final do processo.
fonte: SEDUH 
POSTADO: Jaílson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transportes

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

E VAMOS PAGAR E DEPOIS VÃO MANTER O AR CONDICIONADO LIGADO



Estado propõe refrigerar 700 ônibus em quatro anos. Passageiro pagará de R$ 0,30 a R$ 0,50 a mais na tarifa

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes





Estado está propondo uma solução metropolitana e abriu consulta popular antes de enviar a proposta para votação na Alepe.
Os ônibus com ar-condicionado em quatro anos, operando 89 linhas de maior demanda do transporte público da Região Metropolitana do Recife, e com um acréscimo anual no preço da passagem variando entre R$ 0,3 e R$ 0,5 – pago pelo passageiro, é importante destacar. Essa é a proposta fechada pelo governo de Pernambuco para a climatização gradativa da frota de ônibus no Grande Recife. Uma solução que mescla as legislações municipais aprovadas no Recife e em Olinda com o objetivo de ampliar a frota de ônibus com ar-condicionado em operação. A proposta está na forma de um projeto de lei cuja minuta será, a partir desta quarta-feira (25/9), disponibilizada para consulta pública no link www.consultapublica.pe.gov.br para que a população analise e opine a favor ou contra. Só depois dessa etapa e, se aprovada pela maioria da população, será encaminhada em regime de urgência para votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A proposta para encontrar uma alternativa metropolitana para as legislações municipais vinha sendo discutida entre gestores de Olinda e Recife com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, desde que a primeira lei – criada pela Câmara de Vereadores da capital – foi aprovada, no fim do primeiro semestre de 2019. O objetivo era democratizar o investimento na refrigeração dos coletivos para que as linhas que mais transportam passageiros e que rodam nos corredores mais pesados do sistema fossem as primeiras a serem beneficiadas. Isso porque, seguindo as leis municipais, apenas as linhas que começam e terminam no Recife e em Olinda seriam atingidas. “Nosso objetivo é encontrar uma forma implantar essa melhoria de forma integrada no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. É acho que conseguimos. É claro que haverá um custo porque, esse projeto de lei é para as linhas operadas com permissões (ou seja, não passaram por licitação ainda), que são a maioria do sistema. É um serviço que é custeado exclusivamente pela tarifa. Por isso o cálculo de um acréscimo entre R$ 0,3 e R$ 0,5 por ano. No caso das concessões (as linhas operadas pelo Conorte e pela MobiBrasil), por exemplo, a refrigeração da frota renovada já está prevista nos contratos. E, quando a receita não cobre o custo, há a possibilidade do subsídio pelo Estado”, explica Marcelo Bruto.
Nosso objetivo é encontrar uma forma implantar essa melhoria de forma integrada no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. É acho que conseguimos. É claro que haverá um custo porque, esse projeto de lei é para as linhas operadas com permissões (ou seja, não passaram por licitação ainda), que são a maioria do sistema. É um serviço que é custeado exclusivamente pela tarifa. Por isso o cálculo de um acréscimo entre R$ 0,3 e R$ 0,5 por ano”,
Marcelo Bruto, secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco
O modelo criado pelo governo do Estado beneficia 89 linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), a integração entre ônibus e com o metrô do Recife. E a prioridade será para as linhas perimetrais, radiais, troncais e circulares. Em seguida, a prioridade será das que têm maior demanda  (Confira lista abaixo). O transporte da RMR tem 400 linhas em operação atualmente. “Nossos cálculos mostraram que é possível e que o impacto sobre o preço da tarifa não é tão grande. É claro que queremos ouvir os operadores com relação a esse custo e, principalmente, a população. Por isso criamos esse modelo de consulta pública”, reforça Marcelo Bruto.
REPERCUSSÃO
A proposta do governo do Estado foi bem recebida pelos representantes dos passageiros e, também, do setor empresarial. “A solução precisa ser metropolitana. Entendemos dessa forma e sugerimos isso ao secretário. Porque, se não for assim, cada prefeito da Região Metropolitana cria sua lei e vira uma grande confusão. Sobre o impacto na tarifa, não somos contra o aumento. Agora, o que não pode acontecer é não haver a contrapartida. A passagem aumenta para o cidadão e ele não ganha nenhum tipo de conforto de volta. E sem uma legislação não podemos sequer cobrar. Ainda vamos analisar a minuta com calma, mas esse é o caminho” afirma Márcio Morais, representante dos passageiros no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), colegiado que define as regras e mudanças do Sistema de Transporte Público da RMR (STPP). A minuta, inclusive, será apresentada oficialmente na reunião periódica do conselho, que acontece nesta sexta-feira (27/9).
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A solução precisa ser metropolitana. Entendemos dessa forma e sugerimos isso ao secretário. Porque, se não for assim, cada prefeito da Região Metropolitana cria sua lei e vira uma grande confusão. Sobre o impacto na tarifa, não somos contra o aumento. Agora, o que não pode acontecer é não haver a contrapartida. A passagem aumenta para o cidadão e ele não ganha nenhum tipo de conforto de volta. E sem uma legislação não podemos sequer cobrar. Ainda vamos analisar a minuta com calma, mas esse é o caminho”
Márcio Morais, representante dos passageiros no CSTM
Apesar de achar o valor que irá impactar na tarifa baixo, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, gostou da proposta. “Parece bastante razoável porque foi responsável ao atrelar a refrigeração à renovação da frota. As leis municipais falam da frota como um todo, o que seria muito caro. É importante ressaltar que o setor empresarial não é contra a refrigeração dos ônibus. A questão é que o ar-condicionado onera o custo de operação e, por isso, é importante saber se a população quer mesmo pagar por ele. Porque é ela quem irá pagar. Pesquisas mostram que o passageiro quer mesmo é uma viagem rápida. O ar-condicionado não é prioridade”, defende.


Segundo Fernando Bandeira, a refrigeração nos coletivos afeta o item mais importante e o segundo mais caro do sistema de transporte coletivo: o combustível. “Os ônibus com ar-condicionado gastam 20% mais diesel do que os sem refrigeração. Na planilha, ele só perde para a folha de pagamento, que responde de 40% a 50% do custo. Além disso, impacta na manutenção do veículo porque o ônibus com ar-condicionado fica mais pesado, provocando um maior atrito dos pneus com o pavimento e um desgaste maior das peças porque o motor precisa de mais força”, explica. Sobre o acréscimo anual de R$ 0,3 a R$ 0,5 sobre a tarifa, Fernando Bandeira afirmou que os técnicos da Urbana-PE também farão cálculos próprios para compará-los aos apresentados pelo Estado.
COMO OPINAR SOBRE A PROPOSTA
A consulta pública poderá ser feita pelo endereço www.consultapublica.pe.gov.br. Nele, as pessoas poderão opinar se concordam ou não com a proposta apresentada. Também encontrarão as informações necessárias, a minuta do projeto de lei e uma seção de perguntas e respostas para facilitar o entendimento do tema. Para participar, o usuário deverá fazer um breve cadastro na página indicada para criar um login e senha de acesso à área de votação no site. Após estar logado, deverá responder a dois questionamentos: “Você acha que a aquisição de veículos climatizados deve ser prioridade durante a renovação da frota de ônibus?” e “Você estaria disposto a pagar mais para usufruir dos ônibus climatizados? (o valor da tarifa aumentará entre 3 e 5 centavos por ano)”. Além de responder às perguntas, o usuário pode fazer novas propostas que poderão ser integradas ao projeto. A consulta estará disponível por um período de 15 dias e se encerra no próximo dia 10 de outubro. Caso a sociedade se manifeste de forma favorável (ampla maioria), o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, em regime de urgência.
LINHAS DO SEI QUE RECEBERIAM REFRIGERAÇÃO (RADIAIS, PERIMETRAIS, INTERTERMINAIS E CIRCULARES)
TI JOANA BEZERRA / SHOPPING RIOMAR
TI TANCREDO NEVES (CIRCULAR BOA VIAGEM)
TI XAMBÁ / ENCRUZILHADA
TI XAMBÁ / RIO DOCE (AV. GETÚLIO VARGAS)
TI XAMBÁ / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)
TI IGARASSU (CIRCULAR)
TI PE-15 (CIRCULAR)
RIO DOCE (CIRCULAR)
CIRCULAR (CONDE DA BOA VISTA / PREFEITURA)
CIRCULAR (CONDE DA BOA VISTA / RUA DO SOL)
CIRCULAR (IMIP)
CIRCULAR (CABUGÁ / PREFEITURA)
CIRCULAR (PRÍNCIPE)
CIRCULAR (PREFEITURA / CABUGÁ)
TI CDU (CIRCULAR)
TI CDU (VÁRZEA)
CIRCULAR / TI CABO
TI TIP / CAXANGÁ
CURADO II / CAXANGÁ (BR-232)
TI CAJUEIRO SECO (CIRCULAR)
TI AEROPORTO / TI TANCREDO NEVES
TI AEROPORTO / TI JOANA BEZERRA
TI TANCREDO NEVES / TI MACAXEIRA
TI AEROPORTO / TI PRAZERES
TI JABOATÃO (SANCHO) / TI TIP
TI TIP / TI AEROPORTO
TI XAMBÁ / TI JOANA BEZERRA
TI XAMBÁ / TI LARGO DA PAZ
TI XAMBÁ / TI PE-15
TI IGARASSU / TI ABREU E LIMA
TI PELÓPIDAS / TI MACAXEIRA
TI ABREU E LIMA / TI PELÓPIDAS
TI IGARASSU / TI MACAXEIRA
TI PELÓPIDAS / TI PE-15 – BRT
TI RIO DOCE / TI PE-15
TI AEROPORTO / TI AFOGADOS
TI JABOATÃO / TI CAVALEIRO
TI TANCREDO NEVES / TI MACAXEIRA
TI CDU / TI JOANA BEZERRA – BRT
TI COSME E DAMIÃO / TI CAMARAGIBE (VIA VIANA)
TI COSME E DAMIÃO / TI CAXANGÁ
TI CAMARAGIBE / TI MACAXEIRA
TI ABREU E LIMA / TI MACAXEIRA
TI CABO / TI CAJUEIRO SECO
TI AEROPORTO / TI AFOGADOS
PE-15 / BOA VIAGEM
JOANA BEZERRA / BOA VIAGEM
PIEDADE / RIO DOCE
PE-15 / AFOGADOS
TI PELÓPIDAS / TI JOANA BEZERRA
TI PE-15 / TI JOANA BEZERRA
BARRO / MACAXEIRA (VÁRZEA)
BARRO / MACAXEIRA (BR-101)
PE-15 / AFOGADOS
TI BARRO / TI PRAZERES (JORDÃO)
TI BARRO / TI CAJUEIRO SECO
TI TIP (CONDE DA BOA VISTA)
TI TIP (DERBY)
TI XAMBÁ (CABUGÁ)
TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)
TI PE-15 (PCR) – BRT
TI PE-15 (DANTAS BARRETO) – BRT
TI IGARASSU (PCR) – BRT
TI ABREU E LIMA (DANTAS BARRETO) – BRT
TI ABREU E LIMA (PCR) – BRT
TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
TI PELÓPIDAS (PCR) – BRT
TI PELÓPIDAS (CONDE DA BOA VISTA)
TI PELÓPIDAS (DANTAS BARRETO) – BRT
RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)
RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
RIO DOCE (PRÍNCIPE)
JABOATÃO (PARADOR)
TI MACAXEIRA / ENCRUZILHADA
TI MACAXEIRA (AV. NORTE)
TI GETÚLIO VARGAS (DERBY)
TI CAXANGÁ (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
TI CDU (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
TI GETÚLIO VARGAS (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
TI CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
TI CAMARAGIBE / DERBY – BRT
TI MACAXEIRA / ENCRUZILHADA
TI MACAXEIRA (AV. NORTE)
TI CABO
MACAXEIRA / PARNAMIRIM
TI CAJUEIRO SECO (RUA DO SOL)
TI TANCREDO NEVES (IMIP)
TI TANCREDO NEVES (CONDE DA BOA VISTA)
LOTEAMENTO INTEGRAÇÃO / TI CAJUEIRO SECO.

Reportagem: Move Cidade com Roberta Soares

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

WIFI DE GRÁTIS

Governo lança edital para oferecer internet Wi-Fi grátis em 16 terminais integrados do Grande Recife
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JAÍLSON SILVA BLOGUEIRO ESPECIALISTA EM MOBILIDADE

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e do Grande Recife Consórcio de Transportes, lançou, nesta sexta-feira (20), edital de chamamento público para pessoas jurídicas interessadas em oferecer internet Wi-Fi gratuita em 16 terminais integrados do Grande Recife. O documento foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado e está disponível na página oficial do Grande Recife. O credenciamento dos interessados será feito durante um período de seis meses.

Após a etapa de análise de documentos, a empresa(s) credenciada(s) terá prazo de quatro meses para instalação dos equipamentos. A escolhida será responsável pela implantação de toda a infraestrutura necessária à operação do sistema. Isso inclui: dutos, fiação, cabos ópticos e metálicos, circuitos elétricos dedicados, no-breaks, ativos de rede, antenas, entre outros. O edital também prevê a participação de consórcios de empresas para prestação do serviço, desde que atendam às especificações previstas. O contrato terá validade de 60 meses. O projeto beneficiará diariamente cerca de 530 mil pessoas.  

Os terminais que serão contemplados são: Aeroporto, Afogados, Barro, Cajueiro Seco, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Rio Doce, Tancredo Neves, TIP e Xambá. A escolha desses terminais como objeto deste edital se deu pelos parâmetros de fluxo de passageiros, número de linhas e infraestrutura dos terminais.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, o objetivo do projeto Wi-Fi nos Terminais é oferecer um serviço agregado de qualidade ao usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). “Estamos trabalhando para que, cada vez mais, possamos melhorar a experiência de quem usa o transporte público diariamente. Com esse projeto, a ideia é que os usuários possam ter acesso a uma conexão de internet de alta velocidade, sem nenhum tipo de custo extra por isso, enquanto permanecem nas dependências desses terminais”, ponderou o gestor.   

Em contrapartida, a empresa selecionada poderá explorar modalidades de publicidade digital que permitam divulgar, nos equipamentos conectados à sua rede, o seu logo, nome institucional, produtos, marcas e/ou campanhas publicitárias próprias ou de outras empresas parceiras. Eventuais dúvidas ou esclarecimentos poderão ser encaminhados para o e-mail: wifiterminais@granderecife.pe.gov.br. O edital é produto do novo Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE).

Linhas do bairro de São José têm mudança de itinerário para manutenção de galerias


Um serviço de reparo e manutenção de galerias interditou a Rua do Peixoto, no Centro do Recife, nesta sexta-feira (20). A via fica fechada no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e da Concórdia até o próximo dia 24, data prevista para a conclusão dos trabalhos. Neste período, o Grande Recife muda temporariamente o itinerário de 29 linhas que passam pela localidade.

Confira, abaixo, os ônibus e seus percursos alternativos:

104 - Circular (IMIP)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua Barão da Vitoria...

018 - Brasília Teimosa
031 - Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 - Aeroporto
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)
039 - Setúbal (Príncipe)
062 - Jardim Piedade
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
069 - Conjunto Catamarã
072 - Candeias (Opcional)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas...

166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
191 - Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua do Peixoto, Avenida Dantas Barreto...

Por conta da interdição, todas as linhas acima deixam de serem atendidas pela parada nº 180265, localizada na Rua do Peixoto. A opção para o passageiro é uma parada provisória instalada na Rua Floriano Peixoto, ao lado da loja Expedito Alumínio.

013 - Jardim Beira Rio (Pina)
101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
116 - Circular (Príncipe)
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
532 - Casa Amarela (Cabugá)
623 - Vasco da Gama (João de Barros)
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
632 - Alto do Refúgio (Cabugá)
644 - Largo do Maracanã
742 - Linha do Tiro
1983 - TI Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Praça Sérgio Loreto, Rua Imperial, retorno para Avenida Sul na primeira rua após o Posto BR, Avenida Sul, seguir pela Avenida Sul em direção ao Terminal do Cais de Santa Rita...

Com o desvio, estas linhas deixam de serem atendidas pelas seguintes paradas nº 180021, que fica na Praça Frei Caneca; nº 180019, localizada na Avenida Sul; e nº 180265, na Rua do Peixoto. A opção para o passageiro é uma parada provisória instalada na Rua Floriano Peixoto, ao lado da loja Expedito Alumínio.

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Esquema de ônibus especial para Domingo em Boa viagem



Parada da Diversidade tem reforço de linhas e desvio de itinerário em ônibus





Doze trios elétricos e um mar de gente colorida tomam conta da Avenida Boa Viagem, neste domingo (15). É a Parada da Diversidade que tem início às 08h e concentração no Parque Dona Lindu. Por isso, o Grande Recife muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pela localidade e dá um reforço de frota e viagem em cinco para que os participantes possam chegar e sair com tranquilidade da festa.



A Avenida Boa Viagem será interditada a partir do cruzamento com a Avenida Armindo Moura. Com isso, as linhas abaixo realizam o seguinte desvio em seus percursos enquanto durar o desfile:



011 - Piedade/Derby

044 - Massangana (Conde da Boa Vista)

061 - Piedade

062 - Jardim Piedade

069 - Conjunto Catamarã

070 - Candeias/Shopping RioMar

071 - Candeias

910 - Piedade/Rio Doce



...Av. Boa Viagem, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Marechal Juarez Távora, Rua Capitão Zuzinha, Rua Dr. Vicente Gomes, Rua Setúbal, Av. Conselheiro Aguiar...



Com a mudança no itinerário, estas linhas deixam de atender as seguintes paradas na Avenida Boa Viagem: nº 010088, nº 010089, nº 010090, nº 010091, nº 010092, nº 010093 e nº 01004. Além destas, deixa de ser atendida também a parada nº 010095, na Avenida Barão de Souza Leão – lateral da Praça de Boa Viagem.



As opções para os usuários são as paradas nº 010255, localizada na Avenida Armindo Moura, antes do cruzamento com a Avenida Visconde de Jequitinhonha; e nº 010096, que fica na Avenida Conselheiro Aguiar, na Praça de Boa Viagem.



Fora o desvio de itinerário, cinco linhas de ônibus receberão reforço de frota e viagem no domingo. Ao todo, 46 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 487 viagens. Ou seja, nove veículos e 77 viagens a mais que num domingo normal. São as linhas:



023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves

032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)

061 - Piedade

080 - Joana Bezerra/Boa Viagem

440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem



Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

Metrô operação Especial e inspeção neste Domingo



Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

A CBTU Recife realiza neste domingo, 15, das 05h às 12h, uma manutenção preventiva na rede aérea da Linha Centro do Metrô. Por conta disso, neste período, os trens que partem da Estação Recife terão como destino único, Jaboatão. O usuário que tiver como destino o Ramal Camaragibe terá que descer na Estação Coqueiral , mudar de plataforma e pegar um trem com destino à Camaragibe. De igual maneira, os usuários que partirem de Camaragibe com destino a Recife, devem desembarcar na Estação Coqueiral, trocar de plataforma e embarcar num novo trem com destino Recife.

Fonte,
Gerência Operacional de Comunicação e Marketing - Gomak
CBTU Recife
(81) 2102-8600

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Absurdo isso a que ponto chegamos em RECIFE

Por débito, Celpe interrompe fornecimento de energia para o TI CDU


O
TI CDU ficou às escuras na noite desta segunda-feira (9)
Jailson Silva Blogueiro



Problema prejudicou passageiros
Problema prejudicou passageiros
Foto: Morgana Manoela/Cortesia
Por conta de um débito, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) interrompeu, nesta segunda-feira (9), o fornecimento de energia para o Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU), na Avenida Caxangá, na Várzea, Zona Oeste do Recife.
Em nota, a Celpe informou que realizou contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte para negociação do débito e restabelecimento do fornecimento de energia.
O Grande Recife deve se posicionar oficialmente nesta terça-feira (10). Por volta das 21h30 desta segunda (9), a informação inicial repassada pelo consórcio era de que tinha ocorrido um problema na rede elétrica e a energia já havia sido restabelecida.


Leia a nota da Celpe

Sobre suspensão do fornecimento de energia para o Terminal Integrado da CDU, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que o corte foi ocasionado por débito. A concessionária informa, ainda, que realizou contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte, para negociação do débito e restabelecimento do fornecimento de energia. A Celpe se coloca à disposição.

Passageiros prejudicados 

Uma usuária de transporte público criticou a situação em mensagem ao JC Trânsito (@jctransito) no Twitter. "A gente não enxerga dois palmos à frente. Se tem luz de emergência, certamente, não funciona", disse.
Fonte: JC online

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

REQUALIFICAÇÃO DE ESTAÇÃO DE BRT COM 5 ANOS DE USO NO SISTEMA VÃO GASTAR 900 MIL REAIS EM QUATRO ESTAÇÕES



Estações de BRT passam por requalificação começando pela Istmo do Recife, amanhã (10)





Com um aporte de aproximadamente R$ 900 mil, o Grande Recife vai requalificar quatro Estações de BRT da Região Metropolitana. As obras iniciam nesta terça-feira (10) pela EBRT Istmo do Recife, situada no Cais do Apolo, em frente ao Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo. Os serviços ocorrem para reparar danos causados por atos de vandalismo e depredação aos equipamentos.



As intervenções incluem a troca do piso das Estações, mudança no estilo da coberta, reposição de corrimão, pintura, sinalização, reposição e troca de cerâmica, além de serviços na rede elétrica. Só na EBRT Istmo do Recife serão investidos R$ 245.661,31 na melhoria do espaço que deve ser entregue à população completamente requalificado em 30 dias.



Durante a execução da obra de melhoria, a Estação permanecerá fechada para operação dos ônibus. Neste período, os 2,2 mil usuários que passam pela Istmo do Recife diariamente, deverão utilizar a EBRT Maurício de Nassau ou EBRT Forte do Brum, localizadas atrás do Arquivo Público de Pernambuco e em frente à Prefeitura do Recife, respectivamente.



Para divulgar a mudança na operação, o Grande Recife colocou cartazes nas Estações de BRT mais próximas à EBRT Istmo do Recife e nas linhas de ônibus que atendem o local. Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

sábado, 7 de setembro de 2019

Metrô RECIFE aumento de passagem

Em cumprimento à sentença proferida pela 15ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, a partir deste domingo, 08/09, até o dia 02/11, a tarifa do Metrô do Recife será de R$3.
Fonte: Cbtu RECIFE INFORMA
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

PRIVATIZAÇÃO SERÁ A SOLUÇÃO EM RECIFE...


O Metrô do Rio - A privatização que não deu certo

Desde a privatização há 20 anos, o metrô carioca só piorou, ficando mais sujo e sem fiscalização. É o que denuncia o artigo de Marcelo Santos, do site Via Trolebus



Fonte: Via Trolebus | Autor: Marcelo Santos | Postado em: 25 de março de 2014



Metrô não é visto como principal meio de transporte carioca
créditos: Divulgação




Este que vos escreve tirou alguns dias do cotidiano paulistano para tirar alguns dias de férias e voltar às origens, rever amigos e claro, curtir um pouco da cidade natal, o Rio de Janeiro, a tão falada “Cidade Maravilhosa”. Como moro em São Paulo há quase três anos, as linhas abaixo mostram o quanto o Metrô do Rio mudou em tanto pouco tempo.



A concessionária Metrô Rio e o Governo do Estado do Rio parecem ter um plano (que vem funcionando muito bem, diga-se de passagem) de piorar cada vez mais a operação e a qualidade dos serviços prestados pelo Metrô do Rio de Janeiro. Ao contrário de São Paulo onde o Metrô e a CPTM são essenciais para a mobilidade paulistana, em terras cariocas o Metrô do Rio não é visto como o principal meio de transporte. Afinal de contas, o ônibus (e seu cartel de empresários e políticos bem pagos) é o principal meio de transporte do carioca. Até porque o Metrô do Rio só tem duas linhas, a Linha 1 (que tem a cor laranja em seus painéis) e a Linha 2 (verde, por coincidência, a de São Paulo).



Morei na cidade do Rio por mais de trinta anos e cresci vendo o Metrô “expandindo”. Tinha orgulho do serviço prestado pelo governo até que a privatização aconteceu. A partir de 9 de dezembro de 1997 (segundo dados da Wikipedia), o governo repassou a responsabilidade do serviço para a Metrô Rio. E daí em diante, o Metrô do Rio nunca mais foi o mesmo. E para nos entristecer, a privatização que tinha a promessa de melhorar o serviço mostrou-se sem fiscalização por parte do governo e acabou mostrando que vem sendo mais nociva do que benéfica a quem mais se importa com o Metrô: a população carioca.



Sujeira e pouca luz

A primeira coisa que choca ao embarcar nos carros do Metrô é a sujeira e a pouca luminosidade. Apesar dos carros serem mais largos e mais altos que os carros da frota do Metrô de São Paulo, os carros do Rio parecem que não são limpos há meses. Externamente e internamente, principalmente. E mesmo nos carros novos (apelidados de Salamandras) a sujeira já se instalou e parece que a concessionária não tem qualquer interesse em manter a frota limpa.



Além da sujeira e da pouca luminosidade dos carros, a frota parece que se “arrasta” pelos trilhos. É importante salientar que a frota do Metrô do Rio é um pouco mais nova do que a frota do Metrô de São Paulo. E mesmo com tantas falhas diárias, a qualidade “cosmética” e da manutenção da frota paulistana é de “primeiro mundo” se comparada à limpeza, qualidade e manutenção da frota carioca.



Usei o Metrô do Rio para me deslocar para os lugares que eu queria rever e durante a minha estada. E fiquei triste em perceber que a privatização fez mal ao Metrô carioca. Estações sem sinalização adequada, passagem cara e principalmente uma sensação de “me esqueceram nos anos 80” tomou conta. Em 2010, a Concessionária Metrô Rio lançou a Linha 1ª, uma aberração da natureza que prometia ao usuário uma viagem mais rápida e única, sem baldeação, saindo do subúrbio (ou periferia, como queira) para o centro do Rio e a zona sul.



Ao contrário do Metrô de São Paulo e de outros metrôs do mundo onde a baldeação entre linhas é vista como algo benéfico e menos cansativo ao usuário, a mídia e a concessionária conseguiram convencer a população que a viagem sem baldeação era melhor para todo mundo. Foi construída a estação Cidade Nova (quase em frente à Prefeitura e a já existente estação Estácio) para que a Linha 2 pudesse partir da estação São Cristóvão e chegar até os trilhos da estação Central, já na Linha 1. E da estação Central, as Linhas 1 e 2 compartilhariam os mesmos trilhos até a estação Botafogo, na zona sul carioca. Se o usuário paulistano se irrita com a mensagem sonora “aguardando o tráfego do trem à frente” que ele não venha andar no Metrô do Rio. A mensagem é dita quase que o tempo todo, mesmo fora dos horários de pico.



Com a promessa do governo e da concessionária Metrô Barra está sendo construída a Linha 4, que nada mais é que um “puxadinho” da Linha 1 que irá trazer os usuários da zona oeste (leia-se Barra da Tijuca) para a malha metroviária. Os projetos originais (e ainda atuais) do Metrô Rio que previam a Linha 2 indo do subúrbio, baldeando na estação Estácio com a Linha 1 e chegando à estação Carioca (a estação Sé dos cariocas) e a Linha 4 saindo do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca e chegando até o Centro do Rio baldeando nas estações Gávea e Botafogo com a Linha 1 ficaram apenas nos projetos.



No final das contas, o que vemos com o Metrô do Rio são as manchetes dos jornais mostrando fatos que em 30 anos nunca aconteceram, como o ocorrido na Jornada Mundial da Juventude em 2013, onde o Metrô teve panes de energia e deixou muitos usuários a pé. E este é um exemplo apenas, já que os jornais e este blog mostram muito mais repetidamente e cotidianamente os problemas na operação do Metrô da Cidade Maravilhosa. E o secretário de Transportes da cidade do Rio ainda premiou a concessionária por excelência em qualidade do serviço prestado. É piada pronta (de mau gosto, claro). Que venham os Jogos Olímpicos!


Matéria do Blog Mobilize
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô.

https://www.mobilize.org.br/noticias/6102/o-metro-do-rio--a-privatizacao-que-nao-deu-certo.html

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ, ESTADO ASSUME " SOLUÇÃO OU CAOS " ???

Governo de Pernambuco terá que assumir metrô do Recife antes de concedê-lo à iniciativa privada

Roberta Soares ( Move Cidade)
Lei federal prevê que União precisa repassar o sistema metroferroviário para o Estado e, ele, conceder à iniciativa privada. Mas será que o governo de Pernambuco vai querer? Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

Muita gente não sabe, mas para que o metrô do Recife passe a ser gerido pela iniciativa privada – como já determinou o governo do presidente Jair Bolsonaro –, o governo de Pernambuco terá que assumir a gestão do sistema e, a partir daí, transformá-lo numa concessão pública. A transferência para a iniciativa privada terá que ser feita pelo Estado e a regra vale para todos os cinco sistemas metroferroviários geridos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU): além do Recife, os metrôs de Belo Horizonte (MG), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). A estadualização é prevista na Lei Federal 8.693, de 3 de agosto de 1993, que descentralizou os serviços de transporte ferroviário coletivo de passageiros, urbano e suburbano, da União para os Estados e municípios.
Confira o especial multimída UM METRÔ AINDA RENEGADO
Nesta quarta-feira (4), a desestatização dos metrôs públicos voltou à mídia porque o governo federal deu mais um passo no processo, anunciado formalmente pela União em julho passado. Publicou no Diário Oficial da União a inclusão da CBTU e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) no Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão atende a recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e consta de decretos presidenciais publicados no DOU. O próximo passo, agora, é a publicação do edital de licitação pelo BNDES para a realização dos estudos de viabilidade econômica e de diagnóstico para requalificação dos cinco sistemas. A publicação está prevista para acontecer no próximo mês de outubro.
Governo federal está dando como certa a privatização da CBTU a partir de 20021. Metrô do Recife entra no pacote. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Pelo menos no caso do governo de Pernambuco, por enquanto e nas condições operacionais em que se encontra o metrô do Recife, o Estado não tem interesse em assumir a gestão do sistema, que necessita de muitos subsídios: a receita obtida com a tarifa dos 400 mil passageiros transportados diariamente cobre menos de 20% das despesas. Em 2018, por exemplo, segundo números oficiais apresentados pela administração central da CBTU, no Rio de Janeiro, o custo do metrô pernambucano, incluindo o custeio da operação, a folha de pagamento e as indenizações, foi de R$ 541 milhões e o déficit chegou a R$ 400 milhões.
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“A grande questão é: em quais condições esses sistemas serão repassados para os Estados? Porque, do jeito que está, não tem condições. Assim que a decisão de desestatizar foi formalizada pela União nós fomos até Brasília para entender quais eram os planos e as condições do processo. A gestão federal se mostrou ciente das dificuldades enfrentadas para que o processo vá adiante. Sabem da grande necessidade de requalificação do sistema e de redução do déficit operacional, que hoje chega a 80%”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, que responde pelo sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife.
Sistema da RMR sofre um histórico desmonte de recursos. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Segundo o secretário, o governo federal explicou que, depois da conclusão dos estudos de viabilidade e requalificação, pretende chamar os Estados para conversar. “Haveria, inclusive, a possibilidade de alterar o processo de transição para o Estado, mantendo a gestão com a União até o processo de concessão ser concluído, mas sem os diagnósticos de viabilidade operacional e investimentos é impossível prever. Por isso, nosso posicionamento agora é de esperar”, acrescentou Marcelo Bruto. Se os Estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas não aceitarem assumir a gestão, a União terá três opções: fechar os metrôs, mantê-los sob a gestão federal, como é hoje, ou convencê-los, de alguma forma, a aceitar.
O superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão, explicou que o governo federal está sendo cuidadoso com o processo de desestatização, mas demonstrou preocupação em relação a um possível prejuízo social no caso de as tarifas serem majoradas para se adequarem à concessão pública. “Essa é uma preocupação que todos devemos ter porque o passageiro do metrô do Recife é, basicamente, das classes C, D e E. Temos perdido passageiros e, somente de janeiro a julho deste ano, a queda foi de 5,67%. Quando aumentamos a passagem, por exemplo, o passageiro some porque é difícil para ele pagá-la. Além disso, mais da metade do nosso passageiro entra no sistema pelo ônibus, ou seja, a tarifa não fica no metrô. Dos R$ 4 que serão pagos a partir de março do ano que vem, quando acontecerá o último aumento escalonado, apenas R$ 1,30 ficarão no metrô, por exemplo”, explicou o superintendente.
Matéria: Move Cidade
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Metrô do Recife e a manutenção a todo vapor


Fotos enviado pela cbtu via e-mail 05/9/19

A CBTU Recife informa que, devido a um problema na rede aérea, nesta quinta-feira, 05 não será retomada hoje a operação no Ramal Camaragibe do Metrô do Recife. Equipes de manutenção da companhia estão trabalhando de forma ininterrupta desde a manhã de hoje para solucionar o problema, um rompimento de cabo próximo à Estação Curado. Técnicos da empresa também estão no local para verificar as causas deste rompimento. Com isso, continuam fechadas hoje as estações Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe. A Estação Coqueiral funciona parcialmente, pois também atende o Ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife que está em funcionamento, assim como as Linhas Sul e VLT. Assim que tivermos uma previsão de retorno, avisaremos.
Fonte : cbtu RECIFE INFORMA




METRÔ DO RECIFE- CAOS SEMANAL E NINGUÉM PRESO PELOA VANDALISMOS



     Consórcio prepara plano de contingência para a paralisação da Linha Centro do Metrô

 O Grande Recife está acompanhando a paralisação do serviço da Linha Centro do Metrô entre as estações Camaragibe e Coqueiral. Na volta para casa, desta quinta-feira (5) e durante a sexta-feira (6), o Consórcio reforçará nos dois sentidos as linhas do Centro à Zona Oeste e que fazem ligações com outros terminais da Capital.

 O Consórcio orienta os usuários a embarcarem nas Estações de BRT Guararapes ou Derby, que possuem retorno até Camaragibe. As linhas BRT que contarão com o reforço são: 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra e a linha 2480 - TI Camaragibe/ Derby terá viagens alternadas para o Terminal Integrado Joana Bezerra.

Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas linhas, os usuários poderão ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira. Teremos ainda a ativação da linha especial TI Camaragibe/TI TIP.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.










terça-feira, 3 de setembro de 2019

Nova Conde da Boa vista


Novas paradas de ônibus entram em operação na Avenida Conde da Boa Vista





Com a conclusão de mais uma fase nas obras da Nova Conde da Boa Vista, as paradas de ônibus existentes no trecho entre as ruas do Hospício e da Aurora serão reativadas no sentido subúrbio/cidade. A retomada da operação acontece nesta quarta-feira (04), a partir das 07h30, quando os novos abrigos passam a atender 20 linhas que trafegam pela região. Confira, abaixo, como ficou a divisão:



Parada nº 180324, localizada em frente ao Templo da 1ª Igreja Batista, nº 163. Volta a atender as linhas:



312 - Mustardinha

315 - Bongi

331 - Totó (Jardim Planalto)

332 - Totó (Abdias de Carvalho)

341 - Curado I

346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)



Parada nº 180325, que fica em frente ao Edf. Tabira, nº 121. Volta a atender as linhas:



044 - Massangana (Boa Vista)

053 - Shopping RioMar (Opcional)

069 - Conjunto Catamarã

072 - Candeias (Opcional)

100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) - somente aos domingos

243 - Vila dos Carneiros - via Agamenon Magalhães

414 - Torre

645 - TI Macaxeira (Av. Norte)



Parada nº 180326, localizada em frente ao Edf. Duarte Coelho / bloco “B”, nº 45 – ao lado do Cinema São Luiz. Volta a atender as linhas:



313 - San Martin (Abdias de Carvalho)

315 - Bongi

321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

METRÔ DO RECIFE ACIDENTE OU FATALIDADE

UM HOMEM DE 43 ANOS DE IDADE. FOI CORTAR CAMINHO PELA LINHA FÉRREA DO METRÔ DO RECIFE, E SEGUNDO A SUA FAMÍLIA ELE SOFREU UM INFARTO.
Vigilante morre ao cortar caminho pela linha férrea do Metrô do Recife
FOTO enviada via whatsapp

O CORPO FOI ENCONTRADO JÁ SEM VIDA AO LADO DA LINHA DOS TRENS, E SEM NENHUMA MARCA DE ACIDENTE APARENTE.
SEGUE INVESTIGAÇÃO PELA DELEGACIA CIVIL DE PERNAMBUCO.