terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ANIVERSÁRIO DA FAIXA AZUL E A FLPT-PE FAZ MARCAÇÃO SERRADA

Faixas azuis são vias exclusivas para ônibus no Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Faixas azuis são vias exclusivas para ônibus no Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Geraldo Julio, cadê a Faixa Azul?, questiona Pedro Josephi

Blog de Jamildo

Blog de Jamildo

Ver perfi

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus e metrô.
x
Por Pedro Josephi, advogado, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) e do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM)
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro 2019, completaram-se seis anos da criação pela Prefeitura do Recife do projeto “Faixa Azul” sem nenhum anúncio de consolidação ou expansão do projeto.
A Faixa Azul visa o estabelecimento de faixas prioritárias para o transporte coletivo nas vias da cidade. Todavia, após seis anos, não temos o que comemorar.
Durante este período, Recife conta hoje com pouco mais de 50 km de faixa azul e isto corresponde apenas cerca de 5% das vias que possuem linhas de ônibus, beneficiando cerca de 560 mil passageiros, 30% de todos os usuários de transporte coletivo.
Outro grave problema é a falta de interligação e continuidade das faixas existentes, o que torna o projeto um somatório de “puxadinhos” nada planejado, isto porque dos oito trechos, apenas três são de fatos corredores exclusivos de ônibus.
Apesar dos números pífios e sem a devida priorização, a Faixa Azul é uma política pública de priorização do transporte coletivo que tem resultados concretos, basta observar que na Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus aumentaram a velocidade de 21 km/h para 35,4 km/h, o que representa um ganho total de 66,6%. Na Avenida Herculano Bandeira o aumento foi de 118%. Na Rua Cosme Viana e Avenida Conselheiro Aguiar, houve ganhos de 38,8% (de 18 km/h para 25 km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na velocidade média dos ônibus!
Ou seja, em uma cidade que tem o pior trânsito entre as capitais do Brasil, conforme ranking da Traffic Index, feito pela empresa de GPS Tomtom, a Faixa Azul garante a fluidez do transporte coletivo, que transporta cerca de 2 milhões de pessoas diariamente em toda Região Metropolitana do Recife.
A falta de vontade política do prefeito Geraldo Julio de ampliar, estruturar e difundir esta necessária política pública salta aos olhos quando observamos os custos para implementação das faixas azuis. Cerca de 20 mil reais para faixas azuis sem fiscalização eletrônica e 40 mil reais, se tiver com radares. Estes valores não chegam nem perto do que foi gasto com a Via Mangue, por exemplo.
Vale salientar que foi promessa de campanha do prefeito a ampliação do projeto com a inclusão de faixas azuis na Avenida Agamenon Magalhães, por onde circulam diariamente dezenas de linhas de ônibus, mas até agora a promessa não saiu do papel e nesta segunda Geraldo Julio apenas “prometeu a promessa” para marcar o aniversário do projeto.
Todo esse debate deveria já ter acontecido, mas, como já noticiado amplamente pela imprensa, a Prefeitura do Recife sequer apresentou o Plano de Mobilidade à Câmara Municipal do Recife, desrespeitando assim o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, lei federal, e impedindo a cidade de receber verbas para projetos da área.
Portanto, neste aniversário de seis anos do projeto Faixa Azul, infelizmente, a cidade não tem o que comemorar e o prefeito tem muito a fazer.
Fonte: Blog do Jamildo 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO A FLPT-PE COLOCOU PRA RODAR EM TRÊS CARNEIROS


*ÔNIBUS NOVOS NO IBURA*
.
Após requerimento da Frente de Luta pelo Transporte Público, por meio dos conselheiros Pedro Josephi e Márcio Morais, a Vera Cruz colocou ônibus novos e 1 veículo com ar condicionado em Três Carneiros.
.
O requerimento da Frente de Luta foi solicitado pela Associação dos Moradores de Três Carneiros, presidida por Levi Costa, em duas plenárias e um protesto realizados no bairro.
.
Durante a última semana, fiscais do Grande Recife, a pedido da Frente de Luta, estiveram fiscalizando o cumprimento dos horários das viagens na região.
#Ibura #Recife #TrêsCarneiros #Busão #Transporte #Ônibus.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô
Texto: enviado por De Pedro Joseph e Sr Márcio Moraes

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

NOVA BOA VISTA ESTA QUASE PRONTO
















Requalificação da Avenida Conde da Boa Vista libera duas novas paradas de ônibus





Duas novas paradas de ônibus serão ativadas, na Avenida Conde da Boa Vista, a partir deste sábado (07). A novidade faz parte do projeto de requalificação da via que realoca os pontos de embarque e desembarque do canteiro central da pista para as calçadas. Com isso, o Grande Recife redistribui 27 linhas de ônibus que, antes, paravam entre as ruas das Ninfas e Gervásio Pires, no sentido subúrbio/cidade.



As novas paradas ficarão em frente à Fafire e serão seletivas. Desta forma, o ponto nº 180321 - que estará mais próximo ao cruzamento com a Rua da Soledade – deverá ser atendido pelas seguintes linhas:



411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)

414 - Torre

511 - Alto do Mandu

516 - Casa Amarela (Nova Torre)

521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)

524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)

531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)

624 - Brejo (Conde da Boa Vista)

644 - Largo do Maracanã

721 - Água Fria

726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)

1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)



Já a parada nº 180322 virá logo em seguida e será atendida por outras 15 linhas. São elas:



044 - Massangana (Boa Vista)

069 - Conjunto Catamarã

072 - Candeias (Opcional)

100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

243 - Vila Dois Carneiros - via Agamenon Magalhães

312 - Mustardinha

313 - San Martin (Abdias de Carvalho)

315 - Bongi

321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)

331 - Totó (Jardim Planalto)

332 - Totó (Abdias de Carvalho)

341 - Curado I

346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

AGORA É PRA VALER

Ônibus com ar-condicionado
Ônibus com ar-condicionadoFoto: Léo Malafaia/Arquivo Folha
"Se o ônibus estiver lotado, mas pelo menos for climatizado já ameniza o sufoco", avalia a auxiliar de cozinha Mércia Santos, 23 anos. Mesmo não sendo a ideal, essa situação está cada vez mais perto de se tornar realidade e os usuários do transporte público do Grande Recife terem um alívio.

Projeto de Lei (PL) que prevê a circulação de mais da metade dos ônibus com ar-condicionado foi aprovado, nesta quarta-feira (4), pela Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O projeto, de autoria do próprio Governo do Estado, segue agora para a redação final e depois para a sanção do governador Paulo Câmara.

Em dezembro do ano passado, o Grande Recife Consórcio apontou que 11,25% da frota da Região Metropolitana do Recife (RMR) possuía ar-condicionado. (304 de 2.703). Na primeira quinzena deste mês, esse número alcançou 16,36% (441 de 2.696).
Canal YouTube blog GRMPE notícias, se Inscreva-se e deixe seu joinha 👍👍👍 acionar o sininho 🔔🔔🔔 .
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus, metrô.
De acordo com a proposição, as permissionárias e concessionárias do Sistema de Transportes Públicos de Passageiros (STTP) deverão substituir, entre os anos de 2020 e 2023, os veículos com mais de oito anos de vida útil. Desses, pelo menos 70% dos que entrarão em uso, a cada ano, terão que ser equipados com ar-condicionado. A obrigatoriedade vale para todos os veículos da Região Metropolitana do Recife.

Leia também:

Para que a medida tenha eficácia, o impacto da renovação da frota para o cidadão deverá constar nas revisões de tarifas anuais, em deliberação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Sem isso, a meta não será exigida ou passará para o ano seguinte, a critério do órgão.

O texto estabelece, também, que os novos veículos devem possuir capacidade igual ou superior aos substituídos. No caso dos ônibus articulados, será considerada uma vida útil de dez anos.

O assistente administrativo George Luiz da Silva, 32, reclama que a temperatura dentro dos ônibus é insuportável, sobretudo nos horários de pico quando os coletivos estão mais cheios. "Incomoda de mais. Já vivemos em uma cidade quente. No verão a situação só piora", comenta. A analista Taciana Barbosa, 40, afirma que diariamente já chega no trabalho desgastada e estressada por conta do calor nos coletivos. "Nem deveria existir um projeto de lei para determinar ar condicionado nos ônibus. Essa medida já deveria ser tomada desde sempre."

A iniciativa busca atender às demandas centrais dos usuários do STPP/RMR, que correspondem a aproximadamente 1,8 milhão de passageiros por dia, além de fixar critérios técnicos e condições jurídicas adequadas à sua viabilização. Aproximadamente 75% da frota da RMR é atualmente gerida em regime de permissão e a presente proposta estabelece critérios de vida útil (8 anos), além de fixar regras claras para assegurar a renovação da frota, seja no que se refere à previsão tarifária, seja no que se refere à absorção dos novos veículos aos contratos de concessão a serem firmados ao longo do período.

De acordo com a Luta de Frente Pelo Transporte, o projeto foi enviado pelo Governo do Estado à Alepe, após ser aprovado requerimento dos conselheiros Pedro Josephi e Márcio Morais no âmbito do CSTM. “O Governo abriu consulta pública e atestou a vontade da população. Pelos nossos cálculos o impacto na tarifa pode ser de até 5 centavos, diferente dos 30 centavos para aplicação da legislação municipal. Além disso, agora a vida útil de um ônibus caiu de 10 para 8 anos. Um avanço”, comenta o advogado Pedro Josephi. As comissões de Administração Pública e Finanças da Alepe também deram parecer favorável ao PL.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

MOTO ELÉTRICA E MADE IN PERNAMBUCO

Moto ELÉTRICO,p roda 60 km gastando R$ 1


Startup Voltz quer popularizar seu veículo elétrico com vendas pela internet e baixo custo.



A Voltz é vendida pela internet, precisa ser emplacada mas é isenta de IPVA
A Voltz é vendida pela internet, precisa ser emplacada mas é isenta de IPVA
Foto: divulgação
A startup pernambucana Voltz lançou no dia(26/11/19), no Recife, uma moto tipo scooter totalmente elétrica. A Voltz EV-1 é o resultado de um investimento de R$ 8 milhões e três anos de pesquisa. “Abrimos um show-room em Boa Viagem apenas para a exposição, mas queremos manter a venda apenas pela internet”, explica Manoel Fonseca, que “cuida da experiência da marca”, como ele define seu cargo na empresa.
O modelo de venda da Voltz é semelhante ao dos carros Tesla, que revolucionaram o mercado norte-americano. “A diferença é que o Tesla não é para todo mundo, e nós tivemos desde o início a ideia de fazer um produto acessível”, diz Manoel. A EV-1 custa R$ 9.450. O plano de expansão da marca prevê a venda de franquias com shows-rooms compactos montados em containers. As franquias custam a partir de R$ 55 mil. A Voltz é montada na fábrica que fica no Cabo de Santo Agostinho (PE) e a entrega para encomendas no Recife leva de três a dez dias, segundo o fabricante.

ELÉTRICA

A bateria de lítio da moto pode ser carregada em qualquer tomada. A carga completa leva cerca de quatro horas e permite autonomia de até 60 km com um custo de menos de R$ 1 de energia, segundo a Voltz. A moto precisa ser emplacada e o condutor habilitado para a categoria ciclomotor ou motocicleta.

 A Voltz se beneficia da política de incentivo do governo estadual para veículos elétricos e é isenta de IPVA.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Siga-nos nas redes sociais e inscreva no canal YouTube blog deixe seu joinha 👍👍👍 e acionar o sininho 🔔🔔🔔.
https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2019/11/27/moto-eletrica-desenvolvida-por-empresa-pernambucana-roda-60-km-gastando-r-1-393744.php

terça-feira, 26 de novembro de 2019

VANDALISMO FAZ ÔNIBUS FICAREM SEM SEGURANÇA


Por G1 PE


Ônibus foi destruído pelo fogo, na segunda-feira (25), na PE-15, no Grande Recife — Foto: Marcos Queiroz/WhatsAppÔnibus foi destruído pelo fogo, na segunda-feira (25), na PE-15, no Grande Recife — Foto: Marcos Queiroz/WhatsAppÔnibus foi destruído pelo fogo, na segunda-feira (25), na PE-15, no Grande Recife — Foto: Marcos Queiroz/WhatsApp
Dois homens foram detidos, nesta terça-feira (26), por suspeita de participação em incêndios em ônibus no Grande Recife. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), um deles foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio e o outro seguiu para prestar depoimento na delegacia. Oito casos de fogo em coletivos foram registrados desde a noite de domingo (24), de acordo com o governo.
A SDS, no entanto, não informou de qual das ações registradas os homens detidos participaram. A pasta alegou que "é preciso preservar os dados para não atrapalhar as investigações".
Ainda segundo a SDS, em dois casos, os ônibus foram consumidos pelo fogo. Nos demais, as chamas foram contidas, sem que houvesse mais danos ao patrimônio das empresas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

INCÊNDIO NA CAIO INDUSCAR

Polícia investiga incêndio no setor de pintura da Caio

Publicado em: 19 de novembro de 2019

Foto: redes sociais
Fogo foi controlado rapidamente. Uma pequena pane elétrica pode ter sido a causa das chamas
ALEXANDRE PELEGI
Um incêndio no setor de pinturas da fábrica da Caio na noite desta segunda-feira, 18 de novembro de 2019, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Botucatu, interior de São Paulo.
As chamas duraram cerca de 20 minutos, e foram debeladas pela equipe de Bombeiros, que prestaram apoio à equipe de brigada da fábrica. O rescaldo foi feito na sequência, com o local já em segurança, sem o registro de vítimas.
As chamas afetaram os setores da fábrica destinados à pintura das carrocerias. A perícia foi acionada para fazer o levantamento das causas.
O portal “Leia Notícias”, de Botucatu, divulgou nota do Sindicatos dos Metalúrgicos da cidade, que relatou que a provável causa teria sido uma pequena pane elétrica.
Leia a íntegra da nota:
“Sobre o acidente ocorrido na Caio na data de hoje, o Sindicado dos Metalúrgicos informa que:
Nosso diretor Godoy esteve na empresa para uma verificação imediata e em conjunto com a direção da empresa verificou que se tratou de uma pequena pane elétrica, em incêndio já controlado e extinto e que não deixou nenhum ferido.
O Sindicato buscando sempre defender os interesses dos trabalhadores, agendou para amanhã uma vistoria nas dependências da fábrica para garantir o bem estar de todos os trabalhadores e associados. Nosso compromisso é com a segurança de todos e com a transparência das informações.
Reafirmamos nossa confiança na empresa e reconhecemos que se tratou de um ato isolado”
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

sábado, 16 de novembro de 2019

VANDALISMO E INSEGURANÇA NO METRÔ DO RECIFE, PRIVATIZAR É A SOLUÇÃO?

Roubo de Cabos - Prejuízo causado ao usuário do metrô
A conservação do sistema depende de todos!

 
É comum os usuários do metrô do Recife associarem a demora nas estações a quebra dos trens ou a falta deles. Contudo e infelizmente, o que acontece em muitas situações são atos de furtos de cabos que prejudicam todo o sistema. Os cabos mais visados são os cabos de energia e cabos do Sistema de Sinalização e Controle. Foram 148 ocorrências do roubo de cabo entre 2016 e 2019 e um prejuízo de R$ 143.518,98.
 
Nosso sistema de sinalização foi concebido para garantir a maior integridade e segurança possíveis. Esse sistema é chamado de “Falha Segura” (Fail Safe). Quando um cabo deste é retirado da via o sistema atua, por exemplo, restringindo velocidade dos trens e não permitindo a movimentação das máquinas de chaves (aparelho de mudança de via). Essa ação de segurança termina gerando grandes atrasos em todo sistema e, consequentemente, perda de viagens, o que gera transtorno operacional e estações lotadas.
 
Quando os cabos de energia que alimentam os trens são roubados, em alguns casos, o trem não pode trafegar naquela região até que esses cabos sejam repostos pela manutenção, e isso provoca paralisações e ou atrasos nas viagens.
É por este motivo que a CBTU Recife pede ajuda! Vamos coibir roubos de cabos. Se você presenciar qualquer movimento estranho de pessoas dentro dos nossos muros denuncie através do Metrô Denúncia: 3455.4566.

Texto e pauta : Divulgação CBTU RECIFE
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus,metrô e busólogo .
 

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

RENOVAÇÃO 2019/20 ITAMARACÁ TRANSPOTES


Todos os Skins do Cleyton Feijó manter os créditos









O Portal Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco notícias ,sai na frente e trás as novidades de renovação 2019/20 do grupo Conorte(Itamaracá transportes) e desta vez trazendo BRT na pintura Via Livre e continuando com a Caio Induscar Apache Vip 4 BRT, o ônibus campeão em vendas pelo sexto ano consecutivos.



"Provavelmente venha assim como acima na pintura do sistema Move, e algumas unidades na pintura do consórcio coNorte e com uma carroceria campeã de vendas e qualidade".


O Chassis motor será VW Man 17-260 15mm suspensão a Ar e com ar condicionado, na configuração BRT 5 portas, e outra parte da frota vem no chassis VW 17-230 OD.
A quantidade ainda não foi revelada pela empresa, mas estima-se que venha entre 30 a 45 unidades.
Vamos apurar e divulgar assim que soubermos.

O busólogo e colaborador do Blog GRMPE notícias o Feijó ( Chokito).
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Estação de BRT na Caxanga volta a funcionar



Estação de BRT do Corredor Leste/Oeste volta a funcionar após requalificação


O Grande Recife retoma, nesta quinta-feira (14), a operação na Estação de BRT BR-101. Localizado na Avenida Caxangá, o equipamento faz parte do Corredor Leste/Oeste e estava fechado para requalificação após sucessivos atos de vandalismo e depredação. Durante 30 dias, o espaço recebeu reparos na coberta, piso, vidros, cerâmica, corrimão e rede elétrica ao custo de R$ 260 mil.

Com o retorno da operação na EBRT BR-101, a Estação volta a atender cinco das seis linhas de BRT que trafegam no Corredor Leste/Oeste, além dos 5,9 mil usuários que utilizam o local diariamente. O equipamento foi o segundo entre quatro Estações, nos dois Corredores, a passar pelo processo de requalificação empreendido pelo Grande Recife. O valor total investido nestes espaços será de R$ 900 mil.

Linhas que atendem à Estação de BRT BR-101:

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2480 – TI Camaragibe/Derby
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU(Conde da Boa Vista)
2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Rua Velha no Bairro da Boa vista esta interditada


Interdição da Rua Velha provoca desvio no itinerário de oito linhas de ônibus


O Grande Recife muda, a partir das 20h30, desta Terça-feira (12), o itinerário de oito linhas que passam pela Rua Velha, no Centro da Capital. A via será interditada da Rua da Matriz até o Pátio de Santa Cruz para a realização de serviços pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O desvio permanece por 60 dias, período previsto para a conclusão das intervenções.

013 - Jardim Beira Rio (Pina)
104 - Circular (IMIP)
172 - Marcos Freire (Bacurau) – itinerário via IMIP
311 - Bongi (Afogados)
312 - Mustardinha
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto) – itinerário via IMIP
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos) - itinerário via IMIP

...Rua Velha, Rua da Matriz, Praça Maciel Pinheiro, Avenida Manoel Borba, Rua Gervásio Pires, Pátio de Santa Cruz, Rua da Santa Cruz...

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

ESTAÇÕES DE BRT SERAM REFORMADAS EM 30 DIAS


Mais duas Estações de BRT passam por requalificação pelos próximos 30 dias


O Grande Recife inicia, nesta quarta-feira (13), a requalificação de mais duas Estações de BRT: a EBRT Tacaruna, no Corredor Norte/Sul, e a EBRT Getúlio Vargas, no Corredor Leste/Oeste. Ambas terão a operação suspensa por 30 dias para reparos na coberta, piso, vidros, cerâmica, corrimão e rede elétrica. A ação ocorre após os sucessivos atos de vandalismo e depredação que prejudicaram o pleno funcionamento destes espaços.

Serão investidos na Estação Tacaruna R$ 280 mil e outros R$ 160 mil aplicados na EBRT Getúlio Vargas, uma vez que esta última não terá a recuperação da cobertura. Com as intervenções, os 7,4 mil usuários da EBRT Tacaruna terão como opção para embarque e desembarque as Estações Complexo de Salgadinho e Santa Casa de Misericórdia. Já os 4,2 mil usuários da EBRT Getúlio Vargas terão como opção as Estações Zumbi e Forte do Arraial.

As obras nestes dois espaços fazem parte do conjunto de ações para a recuperação de quatro Estações de BRT que ficaram danificadas após sucessivos atos de vandalismo e depredação. Para tanto, o Grande Recife conseguiu um aporte de aproximadamente R$ 900 mil.

Para divulgar a mudança na operação, o Grande Recife colocou cartazes nas Estações de BRT mais próximas aos equipamentos que serão recuperados e nas linhas de ônibus que atendem o local. Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Grande Recife divulga esquema de ônibus para segundo dia de provas do Enem

Resultado de imagem para enem 2019 recife"


Estudantes de todo o país se submetem, neste domingo (10), à segunda fase de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por aqui, o Grande Recife continua com o reforço de frota e viagem em 22 linhas. Ao todo, 128 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 1.164 viagens. Ou seja, 24 veículos e 171 viagens a mais que num domingo normal.

Acompanhando a operação do primeiro dia do Enem, o Consórcio percebeu uma baixa demanda em algumas linhas que tinham sido reforçadas. Por isso, elas foram excluídas da programação feita para este domingo. Em compensação, também foi notado um crescimento de demanda em outras duas linhas que, agora, foram incluídas na nova programação. São elas: 2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe e 2467 – Chã de Cruz/TI Camaragibe.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:

020 - Candeias/TI Tancredo Neves
061 - Piedade
346 - TI TIP (Conde Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
860 - TI Xambá (Príncipe)
1946 - TI Igarassu (PCR)
1976 - TI Pelópidas (PCR)
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
116 - Circular (Príncipe)
202 - Barro/Macaxeira (Várzea)
424 - CDU/Torrões (via San Martin)
640 - Guabiraba/Derby
2431 - TI CDU (Circular)
2466 - Vera Cruz/TI Camaragibe
2467 - Chã de Cruz/TI Camaragibe
181 - Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
521 - Alto Santa Isabel
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa)
110 - Ibura/Afogados (Ipesep)
166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 - Ipojuca/TI Cabo

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Integração temporal nas Estações Prazeres e Cosme Damião.


 
CBTU Recife inicia Integração Temporal nas Estações Prazeres e Cosme e Damião
 
A partir do próximo sábado, 09 de novembro, as estações Prazeres e Cosme e Damião irão funcionar com esquema de integração temporal. Com a mudança, os 8 mil usuários que diariamente fazem a integração metrô/ônibus e ônibus/metrô nestas estações farão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas.
 
Devido à mudança na operação, o usuário que desembarcar nos terminais integrados deverá passar seu Cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para ter acesso às estações, sem o pagamento de uma nova tarifa.  De igual maneira, ao sair das estações para embarque nas linhas 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres (Jordão), no TI Prazeres, e 2456 – TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (via Viana) e 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá, no TI Cosme e Damião, o usuário deverá acessar o ônibus obrigatoriamente pela porta dianteira e passar o cartão no validador do coletivo, girando a catraca para completar o embarque.
 
Das 36 estações da CBTU Recife, 15 delas, ou seja, 41,67% fazem parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI  e foram responsáveis por cerca de 55,6% dos passageiros transportados no ano de 2018. Atualmente são quatro as estações com integração temporal implantada: Estação Cavaleiro, desde julho de 2017; Estação Largo da Paz, desde junho de 2018; e estações Recife e Santa Luzia, desde abril e agosto deste ano, respectivamente.
 
Att,
Gerência Operacional de Comunicação e Marketing - Gomak
CBTU Recife

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Novo Aumento de passagem do metrô do Recife





Após audiência de conciliação realizada na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, a CBTU continua a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva. As datas foram definidas conforme descrito abaixo. Neste domingo, 03, a tarifa do metrô em Recife será reajustada para R$3,40. A CBTU reforça que há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e 7 anos em Recife, atingindo avançada defasagem ante ao custo de manutenção do sistema.




03/11/19

05/01/2020

07/03/2020


Belo Horizonte

R$ 3,70


R$ 4,00


R$ 4,25


Recife

R$ 3,40


R$ 3,70



R$ 4,00



João Pessoa/Natal/Maceió

R$ 1,50


R$ 1,75



R$ 2,00





A CBTU Recife esclarece que os valores arrecadados com a tarifa paga pelos usuários são depositados diretamente na Conta Única da União. Por isso, o aumento da tarifa só poderá repercutir no orçamento a ser gasto pela CBTU em 2020, pois o nosso orçamento é definido na Lei Orçamentária Anual (LOA), proposta pelo Governo Federal e votada pelo Congresso. Desse modo, o aumento na tarifa implementado pela CBTU é fundamental para que possamos pleitear novos recursos. A Companhia reitera que vem trabalhando para conseguir investimentos e melhorias para o sistema.




Att,

Gerência Operacional de Comunicação e Marketing - Gomak

CBTU Recife

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô