sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

DEPOIS DO ACOCHO DA FLTP-PE A CONVERSA É OUTRA





A príncipio, 15 ônibus novos circularão em duas linhas convencionais da Região Metropolitana do Recife
A príncipio, 15 ônibus novos circularão em duas linhas convencionais da Região Metropolitana do RecifeFoto: Divulgação/Grande Recife Consórcio
Os ônibus articulados do sistema Bus Rapid Transit (BRT) poderão ser trocados por veículos comuns com ar-condicionado e portas em ambos os lados em linhas de baixa demanda. É o que garante o Grande Recife Consórcio de Transporte. Segundo o órgão, primeiramente 15 dos 40 ônibus já adquiridos pelo consórcio Conorte, que opera no sistema, circularão nas linhas interterminais convencionais 1986 - TI Rio Doce/PE-15 (5 ônibus; 100% da frota) e 1977 - TI Pelópidas/Conde da Boa Vista (10 ônibus; cerca de 77% da frota).

A expectativa é de que os novos veículos rodem a partir da próxima quinta-feira (16). Atualmente, as duas linhas escolhidas para receber primeiramente os ônibus novos transportam respectivamente 1.950 e 5.600 passageiros por dia, totalizando 7.550 usuários. Já a troca dos ônibus articulados do BRT pelos comuns está em estudo e não deve ser feita antes de fevereiro, garante o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, uma vez que a demanda tradicionalmente cai durante as férias escolares de janeiro.

Leia também:
No 1º dia útil após aumento da tarifa, passageiros do metrô reclamam do preço
Estação de BRT desativada para obras na Conde da Boa Vista
As linhas BRT que receberão os novos coletivos serão definidas após os estudos técnicos do Grande Recife. “Ainda está sendo definida a possibilidade dos novos ônibus irem para algumas linhas de BRT de baixa demanda. Isso requer um estudo operacional para checar a viabilidade”, explicou André Melibeu.

“Estamos estudando para atender a maior quantidade de passageiros”, acrescentou o diretor, reiterando que os novos ônibus estão em processo de cadastramento para irem às ruas. Como possuem portas dos dois lados, os ônibus poderão operar nas estações de BRT e nas paradas convencionais. “Não é só tirar e botar, precisamos fazer uma avaliação se é possível ou não substituir. Vamos ver se esses carros atendem a demanda nas linhas que queremos tirar”, continuou Melibeu.

Caso determinada linha passe a ser operada por um dos novos ônibus menores, os veículos maiores serão realocados para outras linhas com maior demanda. “Se tirarmos, por exemplo, o BRT da linha PE-15/PCR é porque a demanda dela pode ser atendida por um carro de 13 metros. Se não for possível não será feito. Será uma avaliação futura”, frisou o diretor de operações.

A troca dos articulados, que possuem 21 metros de comprimento e comportam 130 passageiros em pé e sentados, pelos novos ônibus, com ar-condicionado, suspensão a ar, 13,2 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, deve reduzir os custos operacionais desnecessários com a queda na demanda de usuários do BRT no último ano.

Entre novembro de 2018 e novembro de 2019, a redução geral no número de passageiros do sistema foi de 4%. Em algumas linhas, aponta o Grande Recife, a queda chegou a 15%. De acordo com o consórcio, 156 mil passageiros usam as 14 linhas dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste diariamente, que, juntos, somam 33 quilômetros de extensão.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Desmanche do sistema BRT (VIA LIVRE ) descaradamente com apoio o Governo estadual através do Grct



Para reduzir custo, BRT pernambucano é substituído por ônibus comum com ar-condicionado.

Matéria do Blog Move Cidade
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


Consórcio Conorte foi autorizado pelo governo de Pernambuco a fazer a substituição em algumas linhas que tiveram queda de demanda. 40 veículos foram comprados. Fotos: Conorte/Divulgação


Depois das catracas escuras e altas para evitar invasões nas estações, o Sistema BRT (Bus Rapid Transit), batizado de Via Livre na Região Metropolitana do Recife, sofre mais uma descaracterização. E que dessa vez mexerá ainda mais com o conforto dos passageiros do sistema. No lugar dos imponentes veículos BRT, algumas linhas do Corredor Norte-Sul, que tem 33 quilômetros e liga o Recife ao município metropolitano de Igarassu, vão operar com ônibus comuns. É importante destacar que são coletivos novos, com ar-condicionado, suspensão a ar, com catracas e com cinco portas (três do lado direito e duas do lado esquerdo), o que permitirá ser utilizado não só nas estações elevadas, mas também na operação comum. Mas a diferença para os tradicionais BRTs é grande.
Busólogos (estudiosos e apaixonados por ônibus) ouvidos pela reportagem atestam isso. Enquanto os BRTs tradicionais do Consórcio Conorte – que opera o Norte-Sul – têm 21 metros de comprimento, motor central ou traseiro, suspensão a ar com regulagem de plataforma e câmbio automático, os “novos BRTs” oferecem bem menos. Têm pouco mais de 13 metros de comprimento, o motor é dianteiro, a suspensão a ar é fixa (o que significa menos impacto ao passar por desníveis, por exemplo) e o câmbio é manual. Apesar de serem informações bastante técnicas, na prática significa veículos com menos espaço e, portanto, com menor capacidade e menos confortáveis quando estiverem lotados. E mais: não podem sequer ser chamados de BRTs porque não são classificados assim nem mesmo pelas fabricantes.
Antes de mais nada, o setor empresarial e o governo de Pernambuco – gestor do sistema de transporte, quem autorizou e está supervisionando a mudança – se apressam em garantir que o passageiro não será prejudicado, que os veículos serão utilizados em linhas ociosas e substituindo coletivos convencionais, e que a nova operação vai reduzir os custos do sistema. Consequentemente, reduzirá o valor do subsídio injetado pelo governo nos lotes operados pelo Conorte e a MobiPE, de aproximadamente R$ 250 milhões por ano. Esse, inclusive, é o grande motivador das alterações. “Em primeiro lugar é importante deixar claro que não estamos falando apenas de veículos novos. Os ônibus adquiridos são menores que os BRTs, de fato, mas são veículos modernos, com ar-condicionado, suspensão a ar e potencia de quase 300 cavalos. São bem diferentes dos ônibus utilizados na operação comum. Além disso, entrarão em operação em linhas com demanda ociosa para um BRT convencional e, principalmente, em linhas que operam com veículos convencionais sem ar”, garante o diretor de Operações do Conorte, Almir Buonora.
Entre os argumentos de defesa de que a mudança será melhor para o sistema, Buonora lembra que nenhum dos 88 BRTs do Conorte será retirado da operação. Ao contrário. Serão remanejados para linhas do próprio sistema BRT que têm demanda que justifica e hoje operam com veículos convencionais. Seria o caso, por exemplo, da linha 1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra, que dispõe apenas de veículos convencionais e sem ar-condicionado. “Nós temos linhas, por exemplo, em que a demanda teve uma grande redução e o BRT faz a viagem quase vazio. É um custo operacional desnecessário. Fizemos um levantamento de algumas linhas nessa situação para realizar a troca com aquelas que precisam de veículos maiores”, explica.
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O governo de Pernambuco também garante que a mudança não prejudicará os passageiros e que será boa para a saúde financeira do sistema. “Autorizamos o Conorte a comprar 40 veículos para testar a nova operação, inicialmente, em três linhas que tiveram uma redução importante de demanda. Enquanto o sistema teve uma queda de 4% no número de passageiros, essas linhas tiveram de 15% em novembro de 2019 em relação a novembro de 2018, por exemplo. Além disso, como os veículos são mais baratos, haverá uma redução na remuneração das empresas. Ou seja, reduziremos o valor do subsídio que o Estado faz no sistema. Sem esquecer que os ônibus são novos, confortáveis e irão operar em substituição a ônibus convencionais”, explica o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT).
Os “novos BRTs” custam um terço do valor dos BRTs tradicionais. Segundo o Conorte, um BRT custa, atualmente, R$ 1.400, enquanto os novos veículos adquiridos custam R$ 440 mil – ou seja, um terço do valor. Nos cálculos do GRCT, o preço de um BRT tradicional é de R$ 900 mil. Segundo o Consórcio, as três linhas que inicialmente irão receber os novos veículos são a 1900 – PE-15 (PCR), 1915 – PE-15/Dantas Barreto, e a 1970 – TI Pelópidas-PE15. Os BRTs que hoje operam nessas linhas deverão ser remanejados, segundo o Conorte, para as linhas 1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra e 1977 – TI Pelópidas/Conde da Boa Vista.
Os novos veículos começam a rodar a partir da segunda quinzena de janeiro. Pelo menos por enquanto, a MobiPE, que opera o Corredor Leste-Oeste – entre o Recife e Camaragibe –, não está autorizada a fazer a mudanças.

    sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

    Aumentou e a diferença é 0,35 para a passagem do ônibus, será que vale ir de busão ou Trem ?

    Após audiência de conciliação realizada na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, a CBTU continua a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva. As datas foram definidas conforme descrito abaixo. Neste domingo, 05, a tarifa do metrô em Recife será reajustada para R$3,70.
    Informações: Cbtu Recife
    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

    Estações de BRT sendo desativadas e o povo que se virem pra andar muito atrás de uma estação de BRT













    Estação de BRT será desativada para continuidade das obras na Conde da Boa Vista





    Com o avanço nas obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, o Grande Recife desativa, a partir desta segunda-feira (06), a Estação de BRT Padre Inglês I que fica logo após a Rua Dom Bosco, sentido subúrbio/cidade. A mudança envolve ainda o deslocamento do ponto de embarque e desembarque que fica ao lado da EBRT.



    Com a desativação, a Estação Padre Inglês I será desmontada e os usuários terão como opção as estações Derby e Soledade I, que ficam no mesmo sentido da via, antes e depois do equipamento, respectivamente; ou a Estação Padre Inglês II, no sentido cidade/subúrbio.



    O projeto da Nova Conde da Boa Vista, encabeçado pela Prefeitura do Recife, prevê a retirada das seis Estações transitórias existentes e a construção de duas iguais às dos Corredores de BRT. Ou seja, no centro da via e com embarque e desembarque nos dois lados da mesma Estação.



    PARADA PROVISÓRIA – já a parada nº 180318, que fica no canteiro central da via, ao lado da EBRT Padre Inglês I, será remanejada para a calçada, logo após o cruzamento com a Rua Gonçalves Maia – em frente à lanchonete Fã Burguer. Confira, abaixo, as linhas que deverão atender esta parada provisória:



    044 - Massangana (Boa Vista)

    069 - Conjunto Catamarã

    072 - Candeias (Opcional)

    100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

    101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

    243 - Vila Dois Carneiros - via Agamenon Magalhães

    312 - Mustardinha

    313 - San Martin (Abdias de Carvalho)

    315 - Bongi

    321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

    324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)

    331 - Totó (Jardim Planalto)

    332 - Totó (Abdias de Carvalho)

    341 - Curado I

    346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)

    411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)

    414 - Torre

    511 - Alto do Mandu

    516 - Casa Amarela (Nova Torre)

    521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)

    524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)

    531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)

    624 - Brejo (Conde da Boa Vista)

    644 - Largo do Maracanã

    721 - Água Fria

    726 - Alto Santa Terezinha (Conde Boa Vista)

    1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)



    Toda a alteração vem sendo comunicada aos usuários por meio de cartazes afixados na parada de ônibus e na própria Estação Padre Inglês I, além das linhas convencionais acima e das linhas de BRT que atendem à Estação: 2437 - TI Caxangá (Conde da Boa Vista), 2441 - TI CDU (Conde da Boa Vista), 2444 - TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista).



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    quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

    A saga dos aumentos continua metrô do Recife R$ 3,70

    Após audiência de conciliação realizada na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, a CBTU continua a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva. As datas foram definidas conforme descrito abaixo. Neste domingo, 05, a tarifa do metrô em Recife será reajustada para R$3,70. 
     
     05/05/1907/07/1908/09/1903/11/1905/01/202007/03/2020
    Belo HorizonteR$ 2,40R$ 2,90
    R$ 3,40
    R$ 3,70
    R$ 4,00
     
    R$ 4,25
    RecifeR$ 2,10R$ 2,60R$ 3,00R$ 3,40
    R$ 3,70
     
    R$ 4,00
     
    João Pessoa/ Natal / MaceióR$ 0,70R$ 1,00
    R$ 1,25
     
    R$ 1,50
    R$ 1,75
     
    R$ 2,00
     

    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
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    quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

    NO APAGAR DAS LUZES DE 2019 ÉS QUE SE REABRE A ESTAÇÃO DE BRT GETÚLIO VARGAS

     Antes da reforma piso placas alumínio

    Depois piso de concreto





    Foto: Ilustrativa retirada da web



    Consórcio reativa operação da IT EBRT Getúlio Vargas no Corredor Leste/Oeste





    A Estação de BRT Getúlio Vargas que é integração temporal com o IT Getúlio Vargas, no Corredor Leste/Oeste, voltou a operar nesta terça-feira (31). O Grande Recife precisou suspender as atividades no local por pouco mais de 30 dias para requalificar o equipamento que sofreu sucessivos atos de vandalismo e depredação. O Consórcio investiu R$ 160 mil na recuperação do piso, vidros, cerâmica, corrimão e rede elétrica.



    Com o retorno da operação, os 4,2 mil usuários da EBRT Getúlio Vargas voltarão a ter acesso às linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2480 – TI Camaragibe/Derby, 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista), 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra e 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista).



    Foram investidos R$ 160 mil nos reparos da Estação. As obras fizeram parte do conjunto de ações para a recuperação de quatro Estações de BRT nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste que ficaram danificadas após sucessivos atos de vandalismo e depredação que prejudicaram o pleno funcionamento destes espaços. Para tanto, o Grande Recife conseguiu um aporte de aproximadamente R$ 900 mil.



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    segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

    A PRIMEIRA DE 6 ESTAÇÕES DE BRT NA AV BELMIRO CORREIA



    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.






    Estação de BRT transitória começa a funcionar na cidade de Camaragibe










    Começou a operar, na manhã desta segunda-feira (30), a Estação de BRT Eliza Cabral, no município de Camaragibe. O equipamento, localizado na Avenida Doutor Belmino Correia – em frente ao Supermercado Todo Dia, é transitório e atende os usuários no sentido Recife. Três linhas (duas de BRT e uma convencional) param no local para o embarque e desembarque de passageiros que devem acessar o espaço exclusivamente com o cartão VEM.






    Semelhante às Estações de BRT da Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, a EBRT Eliza Cabral será atendida pelas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2480 – TI Camaragibe/Derby e 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira.






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    Nota do Grct 
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    domingo, 29 de dezembro de 2019

    Todas as linhas vão receber o aumento na passagem, mas apenas algumas linhas vai ser beneficiadas ,pode parecer pouco mais multiplica 0,05 x 2 milhões de passagens ao dia...


    Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura
    O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), sancionou a lei que prevê o aumento da frota de ônibus com ar-condicionado. Ela foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27).
    De acordo com a administração estadual, o projeto foi apresentado após uma consulta pública feita entre setembro e outubro, que apontou que a climatização dos veículos é prioridade, mesmo que isso represente um aumento de R$ 0,03 e 0,05 por ano.
    Deverão ser renovados os veículos que ultrapassarem oito anos de vida útil entre 2020 e 2023. Desses, cerca de 70% deverão ter ar-condicionado. No caso dos coletivos articulados a vida útil máxima para a troca será de 10 anos.
    “O impacto tarifário da renovação da frota, na forma deste artigo, deverá ser previsto nas revisões tarifárias dos respectivos anos em deliberação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, como condição de eficácia das metas estabelecidas”, diz o texto publicado no Diário Oficial.
    Informações do governo estadual, em dezembro de 2018, informam que 11,25% dos ônibus que circulavam na Região Metropolitana já tinham ar-condicionado, o que equivalia a 304 de 2.703 veículos. Esse percentual aumentou para 16,36%, representando 441 de 2.696. Atualmente, 1,8 milhão de passageiros por dia no Grande Recife.

    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.
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    sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

    MARANHÃO UM ESTADO MAIS POBRE E MOSTRANDO COMO SE RENOVA UMA FROTA COM QUALIDADE E RESPONSABILIDADE


    Prefeitura de São Luis(MA) amplia frota de ônibus novos da capital com cerca de metade dos ônibus com ar-condicionado

    MOB PERNAMBUCO Notícias e Busologia.
    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


    Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita pela Prefeitura de São Luis(MA) somente em 2019; com a entrada de mais 19 novos ônibus no sistema, São Luís atinge a marca de 720 veículos renovados sendo 343 com ar-condicionado




    foto - A.Baeta/Agência São Luis
    O prefeito de São Luis(MA), Edivaldo Holanda Junior, segue ampliando a frota renovada do transporte urbano de São Luís e na terça-feira (24), apresentou 19 novos ônibus que irão atender aos passageiros da capital. Esta é a quinta inserção de novos ônibus feita somente em 2019, totalizando 720 novos veículos em circulação inseridos no sistema de transporte desde o início da gestão do prefeito. Desse total, cerca de metade da frota operante tem ar-condicionado, garantindo mais conforto aos passageiros. A renovação da frota faz parte das políticas implantadas na gestão Edivaldo para melhorar a qualidade do transporte público na capital. Atualmente, 343 ônibus que circulam em São Luís têm ar-condicionado.
    Durante a apresentação dos novos ônibus, na Praça Maria Aragão, Centro, o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, de secretários municipais e outras autoridades, destacou que os avanços que o setor de transporte urbano contabiliza são resultado do planejamento e de investimentos que estão sendo feitos desde sua primeira gestão.
    “Quando assumi a Prefeitura de São Luís, a idade média da frota era superior a 10 anos. Hoje é de 4,5 anos, a menor do Norte/Nordeste. Já temos quase metade da frota com ar-condicionado. Estes são marcos muito importantes do setor e um dos legados da gestão. Este processo de melhoria começou ainda na minha primeira gestão, se intensificando a partir da licitação que fizemos do transporte urbano, em São Luís. A licitação garante que as melhorias sejam constantes, independente das gestões que se sucedam à frente da Prefeitura, pois o contrato tem regras claras para garantir estes e outros benefícios à população”, informou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.




    foto - A.Baeta/Agência São Luis

    Novos ônibus
    Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Os ônibus que ingressam no sistema a partir desta terça-feira (24), vão operar nas linhas que atendem aos bairros da região do Cohatrac, Angelim, Cidade Operária, Vinhais e adjacências.
    Além de ar-condicionado e acessibilidade, os novos veículos são equipados com GPS, que permitiu ao sistema a implantação de serviços como Biometria Facial, para coibir fraudes no uso de gratuidades e meia-passagem; Bilhete Único; Recarga Embarcada; Cartão Criança; aplicativo Meu Ônibus, entre outros que operam em toda a frota circulante, garantindo mais comodidade e segurança aos passageiros.
    O secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Israel Pethrus, afirmou que ao longo de 2020 a Prefeitura de São Luís continuará consolidando as melhorias que o sistema de transporte urbano já apresenta. “Até o final da gestão do prefeito Edivaldo iremos fazer inclusões constantes de novos ônibus para atingirmos o maior patamar possível de renovação. Temos 830 veículos na frota circulante da cidade e já renovamos cerca de 720. Isso representa ganhos muito importantes para a população, como qualidade nas viagens, maior comodidade e agilidade já que não enfrentamos mais os problemas mecânicos que faziam com que as viagens fossem interrompidas no meio do trajeto, entre tantos outros benefícios”, informou.

    Maior frota climatizada
    Com quase metade do conjunto de veículos com ar-condicionado, a capital maranhense se destaca como a maior frota de ônibus urbanos climatizada (proporcional).
    A climatização dos ônibus no transporte urbano de São Luís é avanço implantado na atual gestão da prefeitura após a licitação realizada para contratação das empresas. A medida traz comodidade e conforto para os passageiros, sobretudo em regiões de clima quente como o Nordeste.
    Ao todo, em 2019, foram feitas cinco inserções de novos ônibus no Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Em setembro foram duas inserções.
    Além destas inclusões de novos ônibus, a Prefeitura de São Luís amplia os investimentos já feitos no setor que têm garantido mais segurança e conforto aos passageiros do transporte coletivo. Por meio das intervenções de trânsito que estão sendo realizadas em diversas regiões da capital, a Prefeitura conseguiu ainda aumentar a velocidade média de tráfego dos veículos, que antes era 12 km/h e agora é de 30 km/h, fazendo com que a população se desloque mais rapidamente pela cidade.
    Cerca de 550 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte urbano de São Luís. Com a substituição gradativa de ônibus antigos por novos, a idade média da frota foi reduzida de acima de 10 anos para 4,5 anos,é a menor do Nordeste.No total 720 veículos fazem parte da frota de ônibus renovada desde 2013,destes 343 são veículos climatizados.

    Com informações da prefeitura de São Luis(MA) 26/12/2019
    Uma matéria compartilhada do blog:
    http://pregopontocom.blogspot.com/2019/12/prefeitura-de-sao-luisma-amplia-frota.html

    sábado, 21 de dezembro de 2019

    SERÁ O FIM DOS VEÍCULOS BRTS ARTICULADOS DO VIA LIVRE?



    Renovação do Via Livre  - Não será BRT mas uma configuração de ônibus comum de 13,8 metros com cinco portas, bem diferente dos 21 metros dos Brts articulados que o Conorte tem em sua frota atualmente.
    O Grct não informou ao nosso blog Grmpe, se estes veículos seram para substituir e atuar no corredor de BRT.
    Vamos acompanhar e saber se depois de 5 anos de licitação o órgão gestor vai autorizar está mudança de ônibus e assim a concepção de BRT, será apenas nas portas do lado esquerdo e o fim definitivo dos veículos Articulados do sistema ônibus da região metropolitana Recife.
    @granderecifeoficial
    @itamaracatransportes
    @jailsonblogueirooficial
    Com a palavra o órgão gestor e o coNorte.

    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.

    quinta-feira, 19 de dezembro de 2019


    COMISSÃO DE MOBILIDADE URBANA CRIADA NA ALEPE

    Após solicitação da Frente de Luta pelo Transporte Público, o Deputado Estadual William Brigido apresentou requerimento para criação de Comissão Especial de Mobilidade Urbana na Assembleia Legislativa.

    A propositura foi aprovada por unanimidade pela ALEPE. Agora, teremos um espaço formal e oficial para debater os inúmeros problemas do transporte e da mobilidade urbana.

    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus metrô.

    terça-feira, 17 de dezembro de 2019

    ANIVERSÁRIO DA FAIXA AZUL E A FLPT-PE FAZ MARCAÇÃO SERRADA

    Faixas azuis são vias exclusivas para ônibus no Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)
    Faixas azuis são vias exclusivas para ônibus no Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)

    Geraldo Julio, cadê a Faixa Azul?, questiona Pedro Josephi

    Blog de Jamildo

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    Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes Ônibus e metrô.
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    Por Pedro Josephi, advogado, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) e do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM)
    Nesta segunda-feira, 16 de dezembro 2019, completaram-se seis anos da criação pela Prefeitura do Recife do projeto “Faixa Azul” sem nenhum anúncio de consolidação ou expansão do projeto.
    A Faixa Azul visa o estabelecimento de faixas prioritárias para o transporte coletivo nas vias da cidade. Todavia, após seis anos, não temos o que comemorar.
    Durante este período, Recife conta hoje com pouco mais de 50 km de faixa azul e isto corresponde apenas cerca de 5% das vias que possuem linhas de ônibus, beneficiando cerca de 560 mil passageiros, 30% de todos os usuários de transporte coletivo.
    Outro grave problema é a falta de interligação e continuidade das faixas existentes, o que torna o projeto um somatório de “puxadinhos” nada planejado, isto porque dos oito trechos, apenas três são de fatos corredores exclusivos de ônibus.
    Apesar dos números pífios e sem a devida priorização, a Faixa Azul é uma política pública de priorização do transporte coletivo que tem resultados concretos, basta observar que na Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus aumentaram a velocidade de 21 km/h para 35,4 km/h, o que representa um ganho total de 66,6%. Na Avenida Herculano Bandeira o aumento foi de 118%. Na Rua Cosme Viana e Avenida Conselheiro Aguiar, houve ganhos de 38,8% (de 18 km/h para 25 km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na velocidade média dos ônibus!
    Ou seja, em uma cidade que tem o pior trânsito entre as capitais do Brasil, conforme ranking da Traffic Index, feito pela empresa de GPS Tomtom, a Faixa Azul garante a fluidez do transporte coletivo, que transporta cerca de 2 milhões de pessoas diariamente em toda Região Metropolitana do Recife.
    A falta de vontade política do prefeito Geraldo Julio de ampliar, estruturar e difundir esta necessária política pública salta aos olhos quando observamos os custos para implementação das faixas azuis. Cerca de 20 mil reais para faixas azuis sem fiscalização eletrônica e 40 mil reais, se tiver com radares. Estes valores não chegam nem perto do que foi gasto com a Via Mangue, por exemplo.
    Vale salientar que foi promessa de campanha do prefeito a ampliação do projeto com a inclusão de faixas azuis na Avenida Agamenon Magalhães, por onde circulam diariamente dezenas de linhas de ônibus, mas até agora a promessa não saiu do papel e nesta segunda Geraldo Julio apenas “prometeu a promessa” para marcar o aniversário do projeto.
    Todo esse debate deveria já ter acontecido, mas, como já noticiado amplamente pela imprensa, a Prefeitura do Recife sequer apresentou o Plano de Mobilidade à Câmara Municipal do Recife, desrespeitando assim o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, lei federal, e impedindo a cidade de receber verbas para projetos da área.
    Portanto, neste aniversário de seis anos do projeto Faixa Azul, infelizmente, a cidade não tem o que comemorar e o prefeito tem muito a fazer.
    Fonte: Blog do Jamildo