domingo, 23 de agosto de 2020

CBTU RECIFE INFORMA TRENS EM HORÁRIO NORMAL ESTÁ SEGUNDA FEIRA 24/8/2020

 


  
A CBTU Recife informa que, a partir da próxima segunda-feira, 24, a operação das Linhas Centro e Sul do Metrô retornará aos horários regulares, de 05h às 23h, diariamente. Na Linha Diesel (VLT), a circulação continua a atual: no ramal Cajueiro Seco – Cabo, das 05h30 às 20h de segunda a sexta; no sentido Curado – Cajueiro Seco, das 05h30 às 20h30 de segunda a sexta; e no sentido Cajueiro Seco – Curado, das 06h às 20h de segunda a sexta. Nos sábados, a operação comercial do VLT se encerra às 14h e aos domingos não há operação da Linha Diesel.  
 
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
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segunda-feira, 10 de agosto de 2020

VLPS ATTIVE EXPRESS MARCOPOLO/BYD

 Portado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


VLPs Attivi Express da Marcopolo/BYD devem operar em outubro de 2021, em São José dos Campos

Publicado em: 10 de agosto de 2020

Design do veículo

Promessa foi apresentada pela prefeitura na manhã. Cada veículo terá 22 metros de comprimento

ADAMO BAZANI

Os ônibus 100% elétricos de 22 metros fabricados pela BYD com carroceria Marcopolo devem estar em circulação comercial em São José dos Campos até outubro de 2021.

A promessa é da prefeitura em apresentação na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto de 2020, do sistema de VLP – Veículo Leve sobre Pneus. “Linha Verde”.

De acordo com a Marcopolo, o nome comercial é Attivi Express, seu novo modelo de carroceria urbana articulada e dedicada à chassis de propulsão elétrica para corredores troncais e sistemas de mobilidade para médias e grandes cidades

O chassi D11B, para carrocerias de 22 metros de comprimento, traz baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e entrega uma autonomia de até 250Km com uma carga completa.  A largura total é de de 2,6m e altura de 3.73m

Cada veículo tem capacidade para 68 passageiros – 60 sentados e 108 em pé, além de espaço para cadeira de rodas. largura total .

Os ônibus já virão com pacote Marcopolo BioSafe, contra disseminação de vírus e bactérias,  contando com poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos locais de contato das mãos. Será instalado também  sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado

 

Em nota, a Marcopolo explica alguns detalhes da carroceria.

O design moderno e DNA Marcopolo arrojado e atraente, possui iluminação externa com faróis em full LED, garantindo maior eficiência luminosa, e vai estabelecer um novo padrão para o segmento, com muita tecnologia embarcada e equipamentos inéditos no segmento, como a ausência de espelhos retrovisores, substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo, facilitando as manobras e aumentando a segurança no trânsito.

Outros itens inéditos são o sistema de entretenimento para os passageiros, com dois monitores de 15,6” instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema antiesmagamento que, ao encontrar obstáculo, realizam automaticamente a sua reabertura, evitando esmagamento ou ferimento ao passageiro. O veículo é equipado com sistema de monitoramento com quatro câmeras internas, poltronas City estofada com apoio de cabeça com tomadas USB, total acessibilidade, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes.

De acordo com Rodrigo Pikussa, diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, em nota, o Attivi Express está sendo desenvolvido em tempo recorde e deverá iniciar os testes de homologação até o final deste ano. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o executivo.

Segundo o Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, São José dos Campos será o primeiro sistema de corredores 100% elétricos no País.

“São José é a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando diretamente na saúde da população”

O corredor Linha Verde, considerado a principal obra de mobilidade da cidade, terá numa primeira etapa, 14,5 quilômetros, e vai ligar as regiões sul e leste, consideradas as mais populosas, passando pelo centro da cidade.

Os ônibus articulados terão quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 cv cada e potência nominal de 148 cv cada motor. Os ônibus terão tempo de recarga média de até três horas (de 0% a 100).

O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura do chassi, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Como mostrou o Diário do Transporte em 29 de abril, a prefeitura assinou o contrato de fornecimento dos veículos para o sistema. Na ocasião, o poder público havia informado que os 12 veículos curtiram R$ 34,732 milhões, sendo que R$ 9,2 milhões provenientes da outorga do serviço de concessão da zona azul.

No mesmo dia, a prefeitura também assinou contrato com o Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda, que serão responsáveis pelas obras da primeira fase do projeto, que terá início na Estrada do Imperador (região sul) até o Terminal Intermunicipal (região central).

O contrato tem valor de R$ 55,832 milhões, sendo R$ 30 milhões de aporte do governo estadual, segundo a prefeitura.

O sistema será classificado como TRM (Transporte Rápido de Massa) e vai contemplar um “eixo sustentável” de 75 mil metros quadrados que e inclui, além do corredor expresso para os ônibus, quatro praças ao longo do trajeto.

Das áreas remanescentes, 5% serão destinadas à habitação de interesse social, beneficiando quem mais precisa, segundo a prefeitura.

A administração de São José dos Campo promete a criação de um sistema integrado pelo qual o passageiro use o VLP e os demais ônibus pagando uma tarifa única por sentido.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/04/29/byd-vai-fornecer-12-onibus-articulados-100-eletricos-de-22-metros-para-linha-verde-de-sao-jose-dos-campos/

Em nota, a prefeitura de São José dos Campo traz um resumo da ficha técnica do veículo.

Ficha técnica do VLP

–  Primeiro chassi articulado 100% elétrico do fabricado no Brasil

– Autonomia de 250km com baterias de fopsfato de ferro lítio (LifePO4)

– Tempo de recarga média de 3 horas (0% a 100%)

– 4 motores ligados diretamente aos eixos, com potência máxima de 804CV

– Suspensão pneumática integral com ajoelhamento bilateral

– sistema antichamas

– Design moderno, arrojado e atraente com faróis em full led

– Comprimento de 22m; Largura 2,6m; Altura 3,7m

– Capacidade: 60 passageiros sentados + 108 passageiros em pé + espaço para cadeirantes totalmente acessível

– Poltronas estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB

– Portas pantográficas com sistema antiesmagamento

– 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos

– 2 monitores de 15,6” instalados no teto, com rádio e alto-falantes para entretenimento e geolocalização, e disponibilização de Wi-fi a bordo

– Ar-condicionado com renovação completa de ar a cada 3min (conceito aeronáutico)

Tecnologia BioSafe

– Sistema UV-C de desinfecção do ar-condicionado

– Acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque

– Estofamentos com aditivos antimicrobianos

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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

sexta-feira, 24 de julho de 2020

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA OS TERMINAIS E ESTAÇÕES EBRT

Foto ilustração Governo realiza audiência pública sobre concessão de terminais integrados e estações de BRT O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), realiza, nesta sexta-feira (24), às 10h, uma audiência pública sobre o processo de contratação administrativa de um parceiro privado que irá gerir os 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife e as estações de BRT. A iniciativa é uma das etapas do processo de concessão, que teve início com Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) lançado pela Seduh no ano passado, com objetivo principal de fomentar estudos sobre a viabilidade de uma parceria com o setor privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos equipamentos. Em virtude das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, a audiência em questão não será presencial. A apresentação do projeto e de todos os detalhes inerentes à futura concorrência será feita de forma virtual. A transmissão será feita pelo canal oficial do Governo de Pernambuco no Youtube (https://youtu.be/6nH41ugDCuU). O link também ficará disponível nas páginas da Seduh (www.seduh.pe.gov.br) e do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (www.parcerias.pe.gov.br). Interessados poderão participar da audiência. Para isso, poderão encaminhar perguntas através do chat da transmissão. Elas serão avaliadas e respondidas durante o evento. Desde o dia 3 de julho, a Seduh também disponibilizou um canal de diálogo para colher contribuições e sanar dúvidas sobre o projeto. Para isso, basta encaminhar um e-mail para dialogopublico.terminais@seduh.pe.gov.br. O prazo para envio das contribuições se encerrará no próximo dia 04 de agosto. Todos os arquivos referentes ao projeto estão disponíveis, para download, no site do PPPE (www.parcerias.pe.gov.br/dialogo_publico_pmi.html). O projeto que embasará a futura parceria foi estruturado pelo Consórcio TIR, formado pelas empresas Quanta Consultoria, Techne Engenheiros Consultores, Íntegra Soluções Empresariais, e Loffler & Parente, lideradas pela primeira. Além da requalificação da infraestrutura dos equipamentos públicos, a concessão também abarcará o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, como a operação, a segurança e a manutenção. A qualidade desses serviços será aferida mediante indicadores de desempenho, com impacto direto na remuneração da futura contratada. Entre outros aspectos, vale destacar que o projeto prevê a realização de investimentos na ordem de R$ 115 milhões destinados à requalificação dos terminais integrados e das estações de BRT, com aplicações na melhoria das instalações físicas, na geração e uso de energia de fonte renovável (placas solares), construção de centro e salas de controle operacional com uso intensivo de dispositivos de tecnologia da informação, ampliação de áreas para serviços e espaços comerciais, além da possibilidade de investimentos adicionais na realização de empreendimentos associados aos terminais integrados, revitalizando o espaço e respeitando os padrões de desenvolvimento orientado ao transporte. Os estudos foram avaliados e selecionados por uma Comissão Especial multidisciplinar, formada por servidores do Consórcio Grande Recife, das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Planejamento e Gestão, Controladoria Geral do Estado e Procuradoria Geral do Estado. Eles foram posteriormente aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias Estratégicas, órgão colegiado composto por sete secretários e presidido pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto. ORIENTAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E PROCEDIMENTOS APLICÁVEIS À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2020 Em virtude do atual momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19, foi necessário substituir as sessões presenciais de Reuniões Participativas ou Audiências Públicas por sessões públicas transmitidas por meio de videoconferência ou outro meio eletrônico. 1. Do Objeto O objeto da presente Audiência Pública é a proposta de abrir um canal de diálogo público para colher contribuições da sociedade que auxiliem o poder público no processo de contratação de concessão administrativa dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das estações de BRT. 2. Da disponibilização de documentos A documentação completa relativa ao objeto da Audiência está disponível desde o dia 03 de julho de 2020, no Portal de Gestão do Programa de Parcerias Estratégicas do Estado de Pernambuco (http://www.parcerias.pe.gov.br/dialogo_publico_pmi.html). 3. Da forma de participação A sessão pública da Audiência Pública será realizada por meio de videoconferência no dia 24 de julho de 2020, das 10h00 às 12h00. A videoconferência será realizada por meio da ferramenta “Zoom” e será transmitida pelo Canal do Governo do Estado de Pernambuco no Youtube. As contribuições por escrito durante a sessão virtual poderão ser feitas via comentário, em formato de texto, no campo específico (chat/bate-papo) disponível no link de transmissão da plataforma You Tube. As contribuições devem conter nome do autor(a) e CPF ou CNPJ, para pessoas jurídicas. Para exercício da manifestação oral durante a sessão virtual, é necessário enviar prévio pedido de inscrição pelo interessado até 30 (trinta) minutos antes do início da audiência, portanto, até às 9h30 do 24 de julho de 2020. O pedido dos interessados em se manifestar oralmente deverá atender aos procedimentos indicados abaixo: a) Enviar uma mensagem, em formato de texto, para o e-mail: dialogopublico.terminais@seduh.pe.gov.br, informando: · nome completo; · endereço de e-mail válido; e · nome da empresa/entidade que representa (se for o caso). b) Será enviado ao interessado cadastrado para manifestação oral, as informações para acesso à reunião no aplicativo “Zoom”, plataforma onde a audiência ocorrerá e que emitirá o sinal original para transmissão do You Tube; c) É necessário que o interessado na manifestação oral faça o download e instalação do programa “Zoom” e siga as instruções para acesso à reunião; d) Ao acessar à reunião, o interessado na manifestação oral deverá aguardar o momento de abertura de manifestação, conforme programação da audiência. Para o adequado desenvolvimento dos trabalhos, as manifestações orais serão feitas com observância da ordem de inscrição. O presidente da Audiência Pública fixará o tempo para as manifestações orais, tendo em conta o número de inscritos. As contribuições recebidas serão analisadas quanto ao seu eventual aproveitamento e o resultado dessa avaliação integrará o Relatório Final da Audiência Pública que será disponibilizado no sítio eletrônico de Parcerias Estratégicas do Estado de Pernambuco. 4. Da sessão por videoconferência A Audiência Pública será conduzida por uma Mesa Diretora. Ao presidente da audiência competirá, entre outras funções, dar início, suspender, encerrar, prorrogar, decidir conclusivamente sobre as questões de ordem e sobre os procedimentos adotados na Audiência. Para assegurar o bom andamento dos trabalhos, o presidente poderá conceder e retirar a palavra, além de determinar o funcionamento de ingresso e saída, da sala virtual, de participantes com o intuito de promover sempre o melhor proveito da Audiência. 5. Da Programação do Evento A sessão por videoconferência será realizada de acordo com a seguinte programação: Das 10 às 10:15- abertura e composição da mesa Das 10:15 às 10:50 – apresentação do tema Das 10:50 às 11:40 – chamada por ordem de inscrição oral e das contribuições escritas encaminhadas durante a sessão virtual (via comentários Youtube) Das 11:40 às 12:00 – encerramento Observações: 1. O horário e a dinâmica da sessão poderão ser modificados pelo presidente da Audiência Pública, segundo a conveniência e o andamento do evento, sobretudo para facilitar o entendimento da proposta e o recebimento de contribuições. 2. As manifestações serão formuladas no idioma português, de forma concisa e objetiva e devem estar devidamente identificadas. As manifestações orais sobre a matéria serão consideradas desde que o autor ou seu representante tenha registrado sua participação no credenciamento para manifestação oral até o encerramento do credenciamento e esteja presente por ocasião da resposta. 3. As manifestações serão registradas de forma a preservar a integridade de seus conteúdos e poderão servir de subsídio ao aprimoramento da proposta. Siga-nos nas redes sociais Instagram YouTube Facebook Twitter e deixe seu joinha 👍 ACIONAR O SININHO 🔔🔔🔔 para receber novidades do canal divulgar aos amigos Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes --

sexta-feira, 3 de julho de 2020

EBRT Soledade inicia a operação neste sábado (04), na Avenida Conde da Boa Vista Será aberta ao público amanhã (04) a mais nova Estação de BRT da Avenida Conde da Boa Vista. A EBRT Soledade segue o mesmo modelo das demais existentes no Corredor Leste/Oeste, ou seja, com embarque e desembarque de passageiros dos dois lados do equipamento. Quatro linhas de BRT deverão atender o espaço. A Estação de BRT Soledade faz parte do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista que previa a substituição das seis EBRTs transitórias por duas nos mesmos moldes das demais existentes nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A nova Estação é a segunda* das duas que estavam planejadas e deverá ser atendida pelas linhas: 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista) 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista) 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) *a primeira é a Estação Rua do Hospício e está operando desde o dia 14 de maio. Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

sábado, 27 de junho de 2020

Comunicado polda de árvores na Várzea

Duas linhas terão itinerários alterados na Várzea No próximo domingo (28), duas linhas de ônibus terão os itinerários alterados das 8h às 17h devido à interdição da Rua Mário Campelo, no bairro da Várzea, para poda de árvores. Confira as linhas e os itinerários temporários: 302 TI TIP / Caxangá 2432 TI CDU (Várzea) Sentido Várzea/Cidade Universitária: ….Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso (Praça da várzea), Rua Azeredo Coutinho, Rua Mário Campelo, Rua Isaac Buril, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Arthur de Sá.... Desvio:….Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Acadêmico Hélio ramos, Avenida Professor Arthur de Sá.... 2432 TI CDU (Várzea) Sentido Cidade Universitária / Várzea:…...Avenida Professor Luiz Freire, Rua Isaac Buril, Rua Mário Campelo, Rua Azeredo Coutinho, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Avenida Afonso Olindense.... Desvio:...Avenida Professor Luiz Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso (Praça Da Várzea), Avenida Afonso Olindense.... Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Corredor Leste oeste volta a ter estações de BRT aberta aos sábados a partir do dia 27 de junho de 2020

Estações de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos sábados O Grande Recife reativa, a partir de amanhã (27), Estações de BRT do Corredor Leste/Oeste aos sábados, aumentando assim o número de usuários a serem transportados nos ônibus. Desta forma, três linhas do Sistema Via Livre voltam a circular com ônibus especiais articulados e atender 14 das 18 EBRTs deste Corredor. Aos domingos, as Estações permanecem fechadas e a operação segue temporariamente com veículos convencionais. O Consórcio suspendeu, no mês de abril, a operação em todas as EBRTs nos finais de semana e feriados. Para tanto, substituiu os ônibus especiais articulados que operam no Sistema Via Livre por veículos convencionais com o embarque e desembarque de passageiros ocorrendo nas calçadas. Com a retomada de alguns setores da economia e o aumento no número de passageiros nas linhas da Região Metropolitana, o Grande Recife decide reabrir 14 Estações de BRT do Corredor Leste/Oeste aos sábados. Outras quatro (Barreiras, Engenho Poeta, Forte do Arraial e Zumbi) permanecem fechadas, mesmo nos dias úteis, já que a procura dos usuários ainda é baixa no entorno destas EBRTs. Com isso, três linhas do Corredor Leste/Oeste volta a circular com veículos especiais articulados aos sábados. São elas: 2443 - TI CDU/TI Joana Bezerra 2437 - TI Caxangá (Conde da Boa Vista) 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

sábado, 20 de junho de 2020

ABERTURA DE SHOPPINGS TRÁS REFORÇO DA FROTA

Foto divulgação da Grct



Grande Recife determina 70% da frota de ônibus para a nova fase de retomada da economia

 

 

Na próxima segunda-feira (22), a operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife contará com 70% da frota em circulação. Isso significa 234 ônibus a mais em comparação com a frota em operação nesta semana. O reforço programado pelo Grande Recife visa minimizar o impacto no transporte público, principalmente nos horários de pico, com a retomada de novos setores da economia.

 

Das 293 linhas em operação atualmente, 71 já circulam com 100% da frota. Entre elas: 080 - TI Joana Bezerra/Boa Viagem, 1909 - TI Pelópidas/TI Joana Bezerra, 207 - Barro/Macaxeira (BR-101), 216 - TI Barro/TI Cajueiro Seco, 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra, 914 - PE-15/Afogados, 206 – TI Barro/ TI Prazeres (Jordão), 825 – Jardim Brasil/ Joana Bezerra e 2490 – TI Camaragibe/ TI Macaxeira.

 

Além disso, veículos extras permanecem estocados nos terminais integrados de maior demanda: Tancredo Neves, Xambá, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Camaragibe e Cabo. Estes coletivos entram em operação de acordo com o aumento da demanda dos usuários. É importante destacar que os técnicos do Consórcio continuarão acompanhando a operação e fazendo os ajustes necessários para evitar aglomeração nos TIs.

 

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


POSTADO por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes



segunda-feira, 15 de junho de 2020

Faixa Azul começa na Av Agamenon Magalhães em Recife





Acessem no posdcat pelo link:
https://anchor.fm/blog-grande-recife-mobili/episodes/Metr-e-faixa-Azul-comea-amnha-16620-effhk8




Trecho da Faixa Azul dinamiza transporte público na Avenida Agamenon Magalhães





O primeiro trecho da Faixa Azul na Avenida Agamenon Magalhães entra em operação nesta terça-feira (16). Com isso, os ônibus terão uma via exclusiva para circulação que dá mais dinamismo e velocidade ao transporte público na região. A novidade faz com que o Grande Recife implante um novo ponto de embarque e desembarque seletivo e altere o itinerário de seis linhas para o acesso à pista local.



Os ônibus que trafegam no sentido Recife/Olinda terão direito à Faixa Azul a partir do cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua João Asfora, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal da Ilha do Leite, e segue até a intersecção com a Rua Leopoldo Lins, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal do Espinheiro.



Já os coletivos que viajam no sentido Olinda/Recife entram na Faixa Azul a partir do cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Buenos Aires, esquina com a agência do Banco Santander Select do Espinheiro, e segue até o Hospital Português.



Neste sentido do tráfego, ocorrem duas mudanças. A primeira é que, para ter acesso à pista local da via, seis linhas terão de utilizar uma nova agulha próxima ao cruzamento com a Avenida Joaquim Nabuco. São elas:



116 - Circular (Príncipe)

624 - Brejo (Conde da Boa Vista)

644 - Largo do Maracanã

721 - Água Fria

1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

1987 - TI Rio Doce (Príncipe)



Além disso, uma nova parada foi implantada no canteiro central da via, logo após o cruzamento com a Praça do Derby. Este ponto de embarque e desembarque é seletivo e será atendido pelas linhas 100 – Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura) e 101 – Circular (Conde da Boa Vista / Rua do Sol). Dessa forma, estas duas linhas deixam de atender à parada nº 180161 que fica no canteiro central, antes do cruzamento com a Praça do Derby.



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

domingo, 14 de junho de 2020

Reforço de ônibus vai chegar a 60%








Com ativação de novos setores da economia, 60% da frota de ônibus estará em operação





Com a retomada de novos setores da economia em Pernambuco, a partir da próxima segunda-feira (15), o Grande Recife Consórcio amplia para 60% a frota de ônibus da Região Metropolitana. Com isso, 201 veículos a mais estarão nas ruas em comparação à quantidade de coletivos em circulação atualmente. Técnicos do órgão permanecem fiscalizando o serviço para realizar os devidos ajustes com o objetivo de minimizar o impacto no transporte público, principalmente nos horários de pico.



O reforço será realizado em linhas de maior demanda e foi programado com base nas particularidades de cada setor econômico que volta a atuar. Além destes, veículos extras continuarão estocados nos terminais integrados Joana Bezerra, Tancredo Neves, PE-15, Xambá, Afogados, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Jaboatão, Camaragibe, Cajueiro Seco e Cabo. Estes coletivos entram em operação de acordo com o aumento da demanda dos usuários.



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.







https://anchor.fm/blog-grande-recife-mobili/episodes/Grct-diz-que-vai-aumentar-frota-em-60-nesta-segunda-feira-15620-efdba1

domingo, 24 de maio de 2020

# TBT - Recife 24 maio de 2014, amanhece sem a empresa São Paulo nas ruas

Empresas São Paulo e Rodolinda encerram suas atividades

2014 já se tornou um marco na história do transporte de Pernambuco. Não só pelo sistema BRT que está sendo implantado, rápido e moderno, mas também pelo fim das atividades de empresas tradicionais do mundo dos coletivos.






Em fevereiro, a Santa Cruz encerrou suas atividades. E no último dia 22 de maio, mais duas empresas despediram-se do sistema: a São Paulo e a Rodolinda.












Em comum, todas fecharam por causa do processo de licitação que o sistema de transporte recifense vive. Por conta de problemas financeiros, não conseguiram se encaixar em nenhum dos consórcios que foram criados. A única solução, portanto, foi fechar as portas.




Fundada em 1944, a Empresa São Paulo surgiu no bairro de Beberibe, zona norte do Recife. Fundada por Raul e Mário de Mello Morato, contava com apenas um ônibus, operado pelos próprios criadores, que eram irmãos. O veículo do tipo jardineira, era conduzido por um deles enquanto o outro cobrava as passagens.




Com o passar do tempo, a São Paulo cresceu e se profissionalizou. Em 1970, passou para as mãos de Luiz Antônio Morato, que conduziu sua expansão. Posteriormente, foi criada uma empresa-irmã, a Rodolinda, para operar as linhas municipais de Olinda.




Recentemente, a São Paulo tinha 120 ônibus e operava em 19 linhas, enquanto a Rodolinda possuia 8 carros na frota operando 1 itinerário.




Desde a manhã do dia 23, as empresas Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol assumiram a operação das linhas da Sao Paulo. Os antigos funcionários da São Paulo deverão ser divididos entre estas quatro transportadoras.




Os usuários devem ficar atentos as novas operadoras das linhas que eram da São Paulo. A dica é pegar o ônibus pelo número e nome do trajeto.


Isto foi notícia no blog Maxi ônibus Olinda, e aqui segue a matéria daquele dia triste a nossa Busologia pernambucana.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

sexta-feira, 22 de maio de 2020

NOVA PRESIDENTE KENNEDY E MAIS UMA ETAPA DA SUA REFORMA

Projeto original divulgação Nova Presidente Kennedy em OLINDA-PE


Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

Nova etapa da requalificação da Av. Pres. Kennedy muda o itinerário de oito linhas





Uma nova etapa nas obras de requalificação da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, tem início nesta sexta-feira (22). O serviço acontece entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão e muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pelo local. Confira, abaixo, os desvios que os coletivos farão nos dois sentidos da viagem:



820 - TI Xambá (Cabugá)

824 - Jardim Brasil II (Cabugá)

827 - Jardim Brasil (Bacurau)

861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra

881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)

882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)

884 - Jardim Brasil/Rio Doce

885 - Sítio Novo/Rio Doce



Sentido cidade/subúrbio: …Avenida Presidente Kennedy, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Dr. Sérgio Loreto, Rua Carmela Dutra, Rua Austro Costa, Rua Gentil Ferreira Gusmão, Avenida Presidente Kennedy…



Com a mudança, a parada nº 130240, localizada na Avenida Presidente Kennedy, lado oposto ao Centro da Moda, deixará de ser atendida pelas linhas acima. A opção para os usuários é a parada nº 130147 que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães, além de três outros pontos de embarque e desembarque que serão implantados ao longo do desvio.



São eles: um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.



Sentido subúrbio/cidade: os ônibus passarão a trafegar no “contra fluxo” da Av. Presidente Kennedy, no trecho compreendido entre as ruas Gentil Ferreira Gusmão e a Governador Agamenon Magalhães.



Devido ao desvio, os ônibus deixarão de atender a parada nº 130235 que fica Avenida Presidente Kennedy em frente ao Centro da Moda. Como opções para o usuário, o Grande Recife implantará dois pontos de embarque e desembarque na própria via.



São eles: um antes do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Gentil Ferreira Gusmão, em frente à Igreja Universal; e, o segundo, logo após os ônibus retornarem ao fluxo normal, lado oposto à concessionária Honda – Pernambuco Motos.



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

ATENÇÃO AS MUDANÇAS NESTA PANDEMIA MUNDIAL








Bloqueios de trânsito mudam itinerário de três linhas de ônibus durante quarentena





Por conta das medidas restritivas e bloqueios de trânsito para diminuir a circulação de pessoas e veículos nas ruas, três linhas de ônibus da Região Metropolitana estão com mudanças em seus itinerários até o fim deste mês de maio. Duas linhas, 122 - Vila do IPSEP e 170 - Muribeca dos Guararapes (BACURAU), farão um desvio para acessar o Viaduto Capitão Temudo e outra, 243 – Vila Dois Carneiros, passará a ter operação exclusiva com itinerário Via Cais de Santa Rita.



Confira, abaixo, as alterações temporárias no percurso:



122 - Vila do IPSEP

170 - Muribeca dos Guararapes (BACURAU)



...Rua General Estiac Leal, Av. Saturnino de Brito, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Antônio de Góes (pista da direita), Viaduto Capitão Temudo, Ponte José de Barros Lima, Av. Agamenon Magalhães...



243 - Vila Dois Carneiros



Terminal/ponto de retorno: R. Manoel Carneiro Leão, Av. General Manoel Rabelo, Av. Falcão Lacerda, Av. Doutor José Rufino, R. São Miguel, Largo da Paz, Rua Motocolombó, Av. Sul, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, R. Siqueira Campos, R. Cleto Campelo.



Ponto de retorno/terminal: Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Av. Conde da Boa Vista, R. Dom Bosco, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte José de Barros Lima, Viaduto Capitão Temudo, Alça do Viaduto Capitão Temudo, Av. Saturnino de Brito, R. Comandante Antônio Manhães Matos, R. General Estilac Leal, R. Escritor Souza Barros, R. Carlos C. Leal Valente, Av. Sul, R. da Paz, Largo da Paz, R. São Miguel, Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, R. Manoel Carneiro Leão.



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Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

sábado, 16 de maio de 2020

CORONAVIRUS - se cuide e fica em casa


Foto divulgação do Grct








Grande Recife disponibiliza ônibus extras durante a quarentena e auxiliará fiscalização da obrigatoriedade do uso de máscaras nos TIs



Com o estabelecimento oficial da quarentena neste sábado (16), nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, passam a valer as medidas restritivas de circulação de pessoas nas ruas e no transporte público, previstas no decreto 49.017/20, publicado na última segunda-feira (11). Pelo texto, apenas profissionais dos serviços essenciais poderão utilizar os ônibus até o fim deste mês, com o uso obrigatório de máscaras e apresentação de documentos comprobatórios. A medida tem o objetivo de reduzir a proliferação do novo coronavírus na RMR. Além do trabalho de fiscalização, que será feito em conjunto com as empresas operadoras e a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Grande Recife Consórcio de Transporte também ampliará a oferta de ônibus para evitar aglomerações.



A partir da próxima segunda-feira (18), o consórcio disponibilizará ônibus extras em 15 terminais integrados*. A medida foi tomada após análise da evolução da demanda de passageiros a partir da última terça-feira (12), quando começou o período educativo das novas medidas restritivas. Para este final de semana, quando circulam menos passageiros, o reforço será nos TIs PE-15, Joana Bezerra, Macaxeira, Camaragibe e Jaboatão. Os veículos extras serão colocados em operação de acordo com o aumento da demanda de passageiros. A disponibilização desses ônibus poderá aumentar em até 20% o número de viagens a depender do terminal. É importante destacar que os técnicos do Consórcio continuarão acompanhando a operação e fazendo os ajustes necessários para evitar aglomeração nos TIs.



Os ônibus não poderão circular com o número de passageiros além de sua capacidade máxima, devendo haver embarque sentado. Na prática, isso significa que, a depender do layout do veículo, os ônibus só poderão circular com até 50 pessoas.



A normativa determina ainda que é obrigação da empresa operadora a recusa de passageiro que não faça uso de máscara facial, por tratar-se de risco à segurança sanitária. Nos terminais integrados, fiscais do Grande Recife e policiais militares darão apoio aos operadores para o cumprimento do uso do acessório. Para dar mais visibilidade à determinação, estão sendo aplicados adesivos nos vidros dianteiros dos ônibus com a mensagem de embarque permitido somente com máscaras.



Caso o usuário do transporte retire a máscara durante a viagem, o motorista só dará continuidade quando todos estiverem usando o acessório. Se o usuário insistir no descumprimento da medida, o motorista interromperá a viagem e solicitará que o passageiro desembarque do veículo.



Se julgar necessário, o profissional poderá solicitar apoio aos agentes de segurança pública (policial militar, policial civil ou guarda municipal) nos pontos de bloqueio montados nas cinco cidades. Não encontrando o agente de segurança, o motorista deve acionar a Polícia Militar pelo número telefônico 190.



É importante reiterar que durante o rodízio de veículos particulares só poderão circular no transporte público de passageiros os profissionais dos serviços essenciais. O embarque desses passageiros será mediante declaração ou documento comprobatório de serviços essenciais. A lista dos serviços essenciais pode ser consultada no link:

www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/consulte-aqui-a-lista-de-servicos-essenciais/





*Terminais Integrados com ônibus extras: Joana Bezerra, Tancredo Neves, Macaxeira, Caxangá, Aeroporto, Jaboatão, Barro, TIP, Cajueiro Seco, Xambá, PE-15, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Igarassu e Cabo.



Distribuição de máscaras




Fotos divulgação do Grct - entrega de máscaras


Nesta semana, cerca de 30 mil máscaras foram distribuídas aos usuários das linhas mais movimentadas dos Terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, PE-15, Xambá e Barro. Cada usuário recebeu duas máscaras de tecido, que são reutilizáveis, como parte de um kit que também continha folder educativo com instruções de como usar e lavar o acessório de proteção individual.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Informações enviado por e-mail recebido do Grct.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

TI TANCREDO NEVES TEM MUDANÇAS NESTA SEGUNDA FEIRA 18/5/20











Linhas do TI Tancredo Neves terão mudanças na operação por conta da COVID-19





Com as novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado, o Grande Recife muda, temporariamente, a operação de mais cinco linhas que alimentam o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira. A principal alteração tem início na próxima segunda-feira (18) quando três linhas deixam de entrar no TI e seguem direto para o Centro do Recife, evitando aglomerações no equipamento. O ponto final da viagem e retorno para os bairros acontecerá no Terminal de Santa Rita.



As linhas que deixam de circular, provisoriamente, pelo TI Tancredo Neves são 123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves, 134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves e 135 – UR-10/TI Tancredo Neves. Nos primeiros dias, o Consórcio fará um estudo para avaliar os impactos da alteração no deslocamento dos usuários durante o período de restrições provocado pela COVID-19.



UNIFICAÇÃO – já a partir do sábado (16) e enquanto durar a quarentena, a linha 168-TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) deverá absorver a demanda da 167-TI Tancredo Neves (IMIP). Com isso, os ônibus da primeira linha farão atendimentos alternados à Prefeitura do Recife e ao Hospital IMIP, sempre saindo e retornando para o Terminal Integrado Tancredo Neves.



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quarta-feira, 13 de maio de 2020

O VERDADEIRO PROJETO DE ESTAÇÃO DO BRT PERNAMBUCANO E APÓS 6 ANOS DE "BRT" ENFIM APARECE A ESTAÇÃO HOSPÍCIO DE BRT E O VERDADEIRO PROJETO, SURGINDO EM PLENA PANDEMIA MUNDIAL " MISTÉRIO DO TRANSPOTE PERNAMBUCANO






Fotos: GRCT para divulgação via email do blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco notícias

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes






Nova Estação de BRT começa a operar, nesta quinta (PoTra), na Av. Conde da Boa Vista





Começa a operar, nesta quinta-feira (14), a primeira das duas novas Estações de BRT da Avenida Conde da Boa Vista. A EBRT Rua do Hospício segue o mesmo modelo das demais Estações do Corredor Leste/Oeste com embarque e desembarque de usuários dos dois lados do equipamento. Quatro linhas de BRT deverão atender o espaço.



A EBRT Rua do Hospício faz parte do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista que prevê a substituição das seis Estações de BRT transitórias por duas nos mesmos moldes das demais existentes nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A nova Estação deverá ser atendida pelas linhas:



2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)



Com o início da operação da EBRT Rua do Hospício, a Estação Padre Inglês II - localizada após o cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz, no sentido cidade/subúrbio da via - será desativada. As opções para os usuários são as EBRT Derby e a nova EBRT Rua do Hospício.



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terça-feira, 5 de maio de 2020

CORONAVIRUS ,EPIS E FALTA DE AÇÃO DE COMBATE AO VÍRUS

Foto ilustrativa divulgação

*Após a nossa denúncia, o Ministério Público abriu investigação para apurar a falta de EPI’s para os rodoviários no Grande Recife.*

Na última sexta, tínhamos solicitado ao Governo do Estado que obrigasse as empresas a fazerem testes e fornecerem os EPI’s, como manda a lei. Além disso pedimos que sejam distribuídas máscaras para a população nos Terminais Integrados.

O Governo e a URBANA têm 10 dias para apresentarem as ações e medidas que estão adotando para impedir a transmissão do coronavírus no transporte público.

Fonte: Blog Do Jamildo

sexta-feira, 1 de maio de 2020

COVID 19 - EPIS SÃO PRIORIDADES NESTA PANDEMIA MUNDIAL

Foto: divulgação Frente de Luta pelo Transpote público( Dr Pedro Joseph lutando pelos direitos dos trabalhadores Transpote público )


Frente de Luta pede ao governo que empresas de ônibus forneçam EPIs e façam teste de coronavírus nos rodoviários

José Matheus Santos

José Matheus Santos

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Matéria do blog do Jamildo
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) solicitou ao secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, que sejam realizados testes do coronavírus em motoristas, cobradores e fiscais no Grande Recife.
No requerimento, feito pelo advogado Pedro Josephi e do estudante Márcio Morais, representantes da sociedade no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), os conselheiros afirmam que o sistema de transporte opera durante a pandemia “sem a devida e necessária proteção aos trabalhadores, expondo, assim, os trabalhadores e a população também”.
“Pessoas positivadas ou com sintomas utilizam o transporte coletivo para irem aos hospitais, e isso expõe motoristas, cobradores e fiscais. Eles estão trabalhando sem os EPIs, o que é uma obrigação das empresas de ônibus e um dever do Grande Recife fiscalizar. Os ônibus continuam saindo superlotados, desrespeitando o decreto do próprio governador”, afirma Pedro Josephi.

Foto: Reprodução

Além do fornecimento dos EPIs, a Frente de Luta solicita que sejam realizados testes em todos os profissionais envolvidos com a operação do Sistema de Transporte.
“Quem trabalha no transporte está com medo, sem saber se está contaminado ou não. O Grande Recife tem que fazer testagem nos seus funcionários e deve obrigar as empresas a fazer nos seus profissionais que estão diretamente operando com o público”, diz Márcio Morais.
“Notificamos também o deputado estadual William Brígido, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe, para que apresente iniciativa legislativa impedindo o trabalho dos rodoviários sem a devida proteção”, acrescentou Pedro Josephi.
Caso o requerimento não seja acatado, a Frente de Luta deverá representar a Urbana e o Grande Recife junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que adotem as medidas de proteção aos trabalhadores e usuários do sistema de transporte.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

COVID 19 - SOLIDARIEDADE





Metroviários vão doar mais de uma tonelada de alimentos
Metroviários vão realizar o primeiro repasse de alimentos da campanha TREM DO BEM nessa quinta-feira(30), às 16h, na sede do Metrô do Recife, no bairro de areias, uma ação solidária para doação de alimentos nesse momento de pandemia.
A iniciativa partiu dos próprios Metroviários e, nessa primeira etapa, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos só com doações dos trabalhadores da CBTU Recife. “Essa é uma forma concreta de demonstrar que em cada posto de trabalho do Metrô existe uma pessoa solidária com a dor da população”, explica Levi Arruda, metroviário que idealizou a ação.
Os alimentos doados vão ser entregues a famílias que vivem abaixo da linha de pobreza na Região Metropolitana de Recife, com mediação da União Pernambuco Contra o Coronavírus, movimento que faz o mapeamento das famílias.
A campanha conta com todo apoio da CBTU e agora, na segunda fase, segue aberta para receber doações de toda população. “Para doar basta levar alimentos não perecíveis em qualquer estação ou prédio administrativo do Metrô durante o mês de maio”, informa o Gerente de Comunicação da CBTU, Salvino Gomes.

CARTEIRA DE ESTUDANTE PRORROGADA


Grande Recife prorroga validade da Carteira de Estudante 2019 para junho


Com a paralisação dos serviços não essenciais, por conta da pandemia da Covid-19, o Grande Recife adiou para o dia 30 de junho a validade da Carteira de Estudante 2019. Alunos de escolas públicas e privadas devem solicitar a identificação estudantil no site do Consórcio e pagar o boleto no valor de R$ 13,50. O documento é destinado àqueles que estão no ensino infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante ou faz cursinho pré-vestibular.

O processo de solicitação do documento é online. O aluno ou responsável deve entrar no site www.granderecife.pe.gov.br e clicar no link Carteira de Estudante. Em seguida, escolher a área de “Acesso para o Estudante” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto. Se as informações estiverem corretas, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento na Caixa Econômica Federal (agências lotéricas, internet, autoatendimento e correspondente Caixa Aqui).

Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. Se o estudante ainda não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto.

Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), nas plataformas Android e IOS, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

A Carteira de Estudante garante o direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vem Estudantil e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transexuais podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto à instituição de ensino e ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

As solicitações de Carteiras de Estudante poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro deste ano. Portanto, todos os boletos deverão ser pagos até esta data. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

NOVA CONDE DA BOA VISTA SERÁ ENTREGUE EM JUNHO


Com isolamento social, requalificação da Avenida Conde da Boa Vista avança e será concluída em junho

Outra vantagem é que a etapa mais polêmica de todo o projeto e que, com certeza, iria gerar muitos protestos de comerciantes informais, já está em execução: o trecho em frente ao Shopping Boa Vista, onde está a maior concentração de ambulantes de toda a avenida

LEO MOTTA/JC IMAGEM
Prefeitura do Recife segue com obras da nova Avenida Conde da Boa Vista durante isolamento social. Estação Hospício do BRT foi concluída nesta segunda (27/4).Projeto vai ficar pronto cinco meses antes da última data prevista, que era novembro de 2020 - FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM
Leitura: 9min


POR ROBERTA SOARES, DA COLUNA MOBILIDADE


Em meio a tantas notícias ruins devido à pandemia do coronavírus, uma informação boa para a cidade: a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, corredor-vitrine do Recife, localizada no Centro da capital, foi antecipada e está quase concluída. A previsão da Prefeitura do Recife, inclusive, é de que as obras sejam concluídas até o fim do mês de junho, cinco meses antes da data final anunciada ainda em 2019 pela gestão municipal. Outra vantagem do isolamento social é que a etapa mais polêmica de todo o projeto e que, com certeza, iria gerar muitos protestos de comerciantes informais, já está em execução: o trecho em frente ao Shopping Boa Vista, onde está a maior concentração de ambulantes de toda a avenida.

Obra da Conde da Boa Vista - Artes JC



A primeira das duas novas estações do Sistema BRT que irão funcionar na via foi concluída nesta segunda-feira (27/4) e deverá entrar em operação em breve. A nova estação fica nas imediações da Rua do Hospício e tem o mesmo nome da via (Estação Hospício). As obras de requalificação já estão na sexta e última etapa do projeto, sendo executadas em três frentes. A primeira delas e a mais urgente é a recuperação das calçadas do lado sul da avenida (em frente ao Shopping Boa Vista). As do lado norte já foram concluídas. A segunda frente é a construção do canteiro central, que inclui a nova iluminação em LED. E, a terceira, também em execução, é a segunda estação de BRT (Estação Soledade), localizada nas imediações da Rua da Soledade, na altura do posto de recarga dos cartões VEM.



Série de reportagens A Nova Conde da Boa Vista. Confira!
As polêmicas do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista
Obras na Avenida Conde da Boa Vista começam nesta terça-feira
Soluções para o comércio informal na Nova Conde da Boa Vista em discussão
Conde da Boa Vista pode ser monitorada para evitar vandalismo após requalificação
Dignidade devolvida à Avenida Conde da Boa Vista
Avenida Conde da Boa Vista é adotada e vigiada para evitar depredação



Mudanças para o transporte público - Artes JC



Dos 50 quiosques duplos para o comércio informal que serão disponibilizados no projeto da Nova Conde da Boa Vista, 22 já foram instalados no corredor. E os outros, segundo a prefeitura, já estão fabricados, aguardando apenas a instalação. Segundo a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a requalificação da Conde da Boa Vista já está com 85% das obras concluídas. "De fato, o isolamento social tem ajudado a dar continuidade aos trabalhos. Facilitou muito nesse aspecto, apesar de estarmos trabalhando com as equipes reduzidas e respeitando a distância recomendada pela saúde. Mas sem o volume de pessoas e veículos comum ao corredor antes da pandemia ficou bem mais fácil", pondera a presidente da Emlurb, Marília Dantas.

Arborização - Artes JC



Sobre o fato de ter "escapado" de possíveis protestos de ambulantes, garantindo a execução do trecho mais polêmico durante a pandemia, Marília Dantas afirmou que a recolocação do comércio informal foi negociada com o próprio sindicato da categoria. "É claro que sempre existe a possibilidade de resistência e protestos, até porque teríamos que relocar os profissionais para outra área da avenida. Mas não estávamos esperando o pior porque aumentamos o número de beneficiados e tudo foi amplamente discutido e negociado, desde o ano passado, entre o sindicato e a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano", disse. Cem ambulantes serão beneficiados no novo projeto - dois por cada quiosque.

CONFIRA A SÉRIE DE REPORTAGENS A NOVA CONDE DA BOA VISTA

RELEMBRE O PROJETO
O projeto da Nova Conde da Boa Vista está custando R$ 15 milhões aos cofres municipais, um milhão a mais do que foi gasto em 2008, quando a via foi adaptada para virar o chamado Corredor Leste-Oeste. A promessa da prefeitura é de que a cidade ganhará uma nova avenida, o que de fato vem acontecendo. A degradação física que durante mais de quatro anos virou marca do corredor está chegando ao fim. Eixo viário fundamental para o transporte público não só da capital, mas de toda a Região Metropolitana, a via passou, desde o ano passado, por uma grande transformação. As paradas de ônibus foram modernizadas e voltaram para as calçadas. Vinte delas estão instaladas. Os pedestres ganharam visibilidade com 14 travessias elevadas. Mais de 70 árvores foram plantadas e a via esta recebendo um canteiro central arborizado e com iluminação em LED. Já foram instaladas 211 luminárias de LED, com foco nos pedestres e na via. A sensação para quem utiliza a avenida é de que a dignidade, perdida por tantos anos em meio à degradação e abandono dos equipamentos pelo poder público, voltou ao corredor. E que o pedestre e a mobilidade a pé e o transporte público foram elevados a atores principais.

Regras para o transporte individual - Artes JC



BICICLETA DE FORA
A exceção é a ciclomobilidade, completamente ausente da Nova Conde da Boa Vista. O argumento da Prefeitura do Recife é de que não havia espaço seguro para acomodar amplas calçadas, ônibus convencionais, BRTs e veículos particulares no corredor. Por isso, a solução foi criar uma malha de ciclofaixas e ciclorrotas ao redor da avenida - o que desagradou muitos ciclistas, vale ressaltar. Parte dela já foi concluída e está nas vias: Rua Oliveira Lima (clicorrota), Rua da Aurora (ciclofaixa), Rua Bispo Cardoso Ayres (ciclofaixa) e Avenida Mario Melo/Rua dos Palmares (ciclovia). Também está em fase de conclusão a requalificação do Beco do Estudante (ao lado da Empresa de Urbanização do Recife - URB), que será uma via compartilhada entre pedestres e ciclistas, e conectará a Conde da Boa Vista à Rua Oliveira Lima.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes