sábado, 21 de agosto de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL ABREU E LIMA ( IT ABREU E LIMA )

 


A partir do próximo sábado (21), o TI Abreu e Lima começará a operar com sistema de integração temporal

 

Com a inclusão do TI Abreu e Lima  a partir do próximo sábado (21), serão 19 terminais integrados operando por meio do sistema de integração temporal. Sendo assim, o embarque em qualquer uma das 11 linhas que atendem o terminal passará a ser pela porta da frente dos ônibus com a validação do cartão VEM na catraca. O sistema de bilhetagem eletrônica permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de até duas horas. Por isso, o acesso aos ônibus é, exclusivamente, por meio do cartão VEM, que também garante a troca de modal (ônibus ou metrô).  

 

A integração temporal possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife no planejamento das linhas. No caso do TI Abreu e Lima, o transbordo vai acontecer entre as linhas de ônibus. O passageiro entra no ônibus pela porta da frente, passa o cartão VEM no validador do coletivo e gira a catraca, antes do intervalo de duas horas.

 

A integração temporal ocorre com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal. Além disso, o sistema também evita a entrada irregular de passageiros nos terminais e estações do metrô.

 

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração” indicando que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Passe Livre, Livre Acesso e Idoso porque já são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado.

 

Quem ainda não tem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), cartões do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Abreu e Lima. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

 

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 19 já funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima.

 

DESCONTO INDEVIDO - No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.


Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999)

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público



segunda-feira, 26 de julho de 2021

Atenção as alterações de linhas na av Presidente Kennedy em Olinda

 


Foto ilustrativa arquivo Google 

Algumas linhas de ônibus terão circulação alterada na Av. Presidente Kennedy, em Olinda


A partir da próxima segunda (26), às 9h, a Secretaria de  Mobilidade Urbana de Olinda vai interditar a Av. Presidente Kennedy, no trecho entre o cruzamento com a Av. Antônio da Costa Azevedo e com a Rua Armindo Moura. O motivo é a realização de obras de drenagem da requalificação da Av. Presidente Kennedy. Por isso, algumas linhas de ônibus terão a circulação alterada. O serviço está programado para ser realizado em duas etapas, cada uma com 15 dias, totalizando 30 dias de previsão para a conclusão. 


Na primeira etapa, a pista no sentido cidade/subúrbio será totalmente interditada para o tráfego de veículos. Os ônibus passarão a circular no contra-fluxo, que será criado em uma das faixas de rolamento do sentido subúrbio/cidade. Sendo assim, a parada de nº 130242 será desativada. 


Linhas impactadas:


820 - TI XAMBÁ (CABUGÁ)

823 - JARDIM BRASIL II (ESTRADA DE BELÉM)

824 - JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)

825 - JARDIM BRASIL / JOANA BEZERRA

827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)

846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)

860 - TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)

861 - TI XAMBÁ / TI JOANA BEZERRA

881 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (AV. GETÚLIO VARGAS)

882 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)

884 - JARDIM BRASIL / RIO DOCE

 

Na segunda etapa, que será iniciada após a conclusão da primeira, a interdição total será na pista no sentido subúrbio/cidade. Sendo assim, os ônibus vão trafegar no sentido contrário em uma das faixas de rolamento do sentido cidade/subúrbio. Dessa forma, a parada de nº 130233 será desativada.


Linhas impactadas:


820 - TI XAMBÁ (CABUGÁ)

824 - JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)

860 - TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)

861 - TI XAMBÁ / TI JOANA BEZERRA

881 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (AV. GETÚLIO VARGAS)

882 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)

884 - JARDIM BRASIL / RIO DOCE



Publicado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público

Imprensa Grande Recife Consórcio

sábado, 24 de julho de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL CAMARAGIBE É SUSPENSO






Suspensa integração temporal no TI Camaragibe

O Grande Recife Consórcio informa que, devido a problemas nas máquinas de venda e recarga do cartão VEM, está suspenso o início da integração temporal no TI Camaragibe, previsto para amanhã (24). O Consórcio, enquanto órgão gestor do sistema de transporte público, já notificou a Urbana-PE para que restabeleça o pleno funcionamento dos equipamentos. Com isso, a integração temporal no TI Camaragibe está prevista para ser iniciada no sábado (31).


Atenciosamente,


Imprensa Grande Recife Consórcio

 

sexta-feira, 16 de julho de 2021

TI Igarassu sai mesmo...

Matéria sobre TI Igarassu em 2019 


Imagens divulgações  da assinatura do novo contrato com a empresa ß,

TERMINAL INTEGRADO DE IGARASSU SERÁ REFORMADO

 

Investimento de R$ 15,5 milhões aumentará a capacidade operacional e trará mais segurança para usuários

 

O Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, na área norte da Região Metropolitana do Recife, passará por uma ampla reforma para melhorar os acessos, a circulação interna e garantir mais segurança para usuários, motoristas e operadores. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) assinou nesta sexta-feira (16) a ordem de serviço para que seja iniciada a requalificação e ampliação do equipamento. O valor investido pelo Governo de Pernambuco e União é de R$ 15.593.666,65, sendo R$ 7.398.367,774 provindos do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 8.195.298,91 como contrapartida do Estado.

 

A empresa vencedora da licitação (Santa Cruz Construções LTDA) tem um prazo de dois anos para realizar a obra. Quando ficar pronto, o TI Igarassu terá a área da plataforma dobrada, aumentando a capacidade operacional e possibilitando a expansão da rede com novas posições caso mais linhas precisem ser implantadas no terminal. O acesso do usuário será feito por uma nova bilheteria e, para chegar à plataforma de embarque e desembarque, os passageiros utilizarão um túnel inferior à pista dos ônibus que evitará situações de risco ou retenção dos coletivos. O TI contará com bicicletário e para as pessoas com necessidades especiais serão instaladas plataformas elevatórias.

 

O secretário Tomé Franca destacou o esforço do Governo de Pernambuco na construção do novo terminal. “É uma obra demandada há muito tempo pela população. Um investimento vultuoso, principalmente num momento de crise sanitária, e vamos acompanhar de perto a realização dessa obra. O governador Paulo Câmara pediu prioridade máxima e iremos trabalhar muito para entregá-la o mais rápido possível para que a população possa ter de volta um equipamento qualificado”, disse o secretário. “É importante ressaltar que esse terminal será integrado ao sistema BRT e teremos plataformas elevadas em nível para que o usuário possa entrar e sair dos veículos com agilidade e segurança”, enfatizou.

 

A obra será realizada em duas etapas. Na primeira, será construído um terminal provisório para que o atual seja demolido sem prejudicar a prestação do serviço. Em seguida, serão levantadas as novas instalações, posicionadas em locais mais adequados, respeitando as necessidades do novo modal e oferecendo ao usuário uma visão mais limpa da plataforma. Para os operadores e gestores do TI Igarassu foi dimensionado um bloco administrativo com salas, sanitários e refeitório oferecendo as melhores condições de trabalho possível.

 

As baias do BRT serão dimensionadas para operar com veículos biarticulados facilitando sua parada e sua partida, evitando manobras e aumentando a eficiência do serviço. A nova cobertura do terminal oferecerá beirais de três metros de comprimento, assegurando ao usuário melhor proteção das intempéries, como o sol e a chuva, tanto enquanto aguarda o embarque na fila, quanto no embarque propriamente dito.

 

Antes da pandemia, circulavam por dia 50 mil pessoas pelo TI Igarassu. Atualmente operam nove linhas com oito facilitadores de embarque e um gestor. As cidades beneficiadas com a reforma são Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba, Goiana, Abreu e Lima e Paulista. Somadas, representam uma população de aproximadamente 700 mil pernambucanos.

 

Participaram da assinatura da ordem de serviço a prefeita de Igarassu, Professora Elcione; o prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa; o presidente da Câmara de Vereadores de Itapissuma, GG de Zé Antônio; o secretário de Turismo de Itamaracá, Edno Fonseca; o diretor de Engenharia e Manutenção do Grande Recife Consórcio de Transportes, José Eduardo; e a representante da empresa Santa Cruz Construções, Renata Tropiano.












Lançamento do novo Marcopolo Viaggio 800

 


Marcopolo anuncia entrega de novo modelo direcionado ao fretamento

Modelo Viaggio 800 estabelece novo padrão ao segmento e prioriza

robustez e conforto

Veículo entrega desempenho operacional focado no fortalecimento

 do setor de fretamento

Com as mudanças proporcionadas pela pandemia no setor de transportes, o segmento de fretamento contínuo de passageiros se fortaleceu ao longo do último ano. O setor cresceu 80% em relação ao período anterior, contribuindo para que a empresa, líder na produção brasileira de carrocerias para ônibus, mantivesse os índices de produção de veículos no país.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a companhia produziu 688 veículos direcionados ao setor, o que representa 62% de market share. Diante desses números, com o objetivo de manter a liderança no segmento e agregar mais valor e inovação aos veículos, a Marcopolo lança o ônibus Viaggio 800. O modelo estabelece um novo padrão de qualidade ao mercado, pois alia robustez, conforto, design diferenciado e confiabilidade, além de garantir a melhor relação entre custo e benefício.




Nos últimos 90 dias, a empresa apresentou o produto de forma individualizada a cada cliente, já tendo comercializado mais de 100 unidades. Destas, as seis primeiras unidades já estão sendo entregues ao cliente Piccolotur/SP, uma das mais tradicionais empresas de fretamento contínuo e eventual de Jundiaí e região. Atua também na região de Campinas e parte da Grande São Paulo, atendendo a empresas de vários segmentos.

“Nosso foco é oferecer opções inovadoras, para isso aprofundamos o entendimento das necessidades do mercado e dos passageiros. Queremos garantir a produção de modelos cada vez mais modernos, seguros e confortáveis. O Viaggio 800 chega com o conceito de modelo da linha Premium, complementando o nosso portfólio, tornando-o ainda mais competitivo”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais MI e marketing da Marcopolo.

Criado para o fretamento

O novo Viaggio 800 será produzido na fábrica de Caxias do Sul (RS) e foi desenvolvido para atender às demandas específicas e características do segmento de fretamento contínuo brasileiro e também de mercado externo. Entre os diferenciais está a largura de 2.600mm, o que proporciona mais conforto e espaço interno ao passageiro. Em relação ao comprimento, nas configurações de 48 a 52 lugares as medidas totais são de 12.400mm a 13.500mm, respectivamente.

“Seguimos com os investimentos em inovações para o nosso portfólio, focados em acompanhar as tendências e transformações do mercado. O segmento de fretamento está em constante expansão, principalmente, quando ao fazermos um balanço dos últimos três anos, registramos 4.646 unidades comercializadas”, pontua Ricardo Portolan.

Com design moderno, arrojado e linhas leves que imprimem o DNA da Marcopolo, o Viaggio 800 foi desenvolvido para diferentes opções de chassis com motor dianteiro, além de garantir a manutenção fácil e rápida. O modelo possui conjunto ótico dianteiro, com três faróis redondos e DRL, pisca em LED e faróis de neblina (opcional), para garantir maior eficiência luminosa e segurança ao condutor.

 

Interior oferece mais espaço e conforto

Com a necessidade do distanciamento social, a engenharia Marcopolo dedicou especial atenção ao desenvolvimento do interior do Viaggio 800 para oferecer mais conforto, espaço e acessibilidade.

O modelo conta com novo acabamento interno no cockpit do motorista, mais moderno e de alta qualidade, e nova parede separação total, com porta em posição que garante melhor acesso ao salão de passageiros. A iluminação é total em LED e, para garantir o conforto dos passageiros, são oferecidas duas opções de poltronas modelo Executiva, com novo design e apoio de cabeça com espuma especialmente desenvolvida para se moldar as características biométricas dos passageiros.

Para o melhor aproveitamento do espaço interno, o Viaggio recebeu um novo porta-pacote mais funcional. Em relação ao sanitário, o modelo ganhou configuração ergonômica, com janela maior para entrada de luz natural, sistema Ecoflush e pia em aço inox. O veículo é equipado com elevador para total acessibilidade.

Fonte: Marcopolo 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

sexta-feira, 25 de junho de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO IT CAXANGÁ NA VÁRZEA



TI Caxangá começa a operar no sistema de integração temporal no próximo sábado (26)



A partir do próximo sábado (26), o TI Caxangá também passa a operar com integração temporal, que funciona por meio do cartão VEM.  O sistema possibilita o registro do embarque do usuário e o mapeamento do trajeto, auxiliando no constante aprimoramento da programação para melhor atender às necessidades dos usuários. A integração temporal garante o pagamento de apenas uma tarifa no período de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Também há a possibilidade do transbordo entre ônibus e metrô. Basta o passageiro registrar o cartão no validador do veículo ou da Estação de Metrô e girar a catraca. 


É importante destacar que, nos TIs em que a integração temporal está ativa, o embarque nos ônibus acontece pela porta da frente com a validação do cartão na catraca. Quando o embarque estiver sendo realizado em um segundo ônibus ou no metrô, nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que emite a mensagem ‘Integração Temporal’ para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso por serem gratuitos.    


Esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Além disso, também evita a entrada irregular de passageiros no sistema.


No caso eventual de desconto de nova tarifa antes do tempo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido. Se isso acontecer, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, o órgão responsável pela gestão do sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado no cartão VEM do usuário. 


Com a inclusão do IT Caxangá, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 16 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, IT RECIFE, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, IT Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo e Caxangá.


Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999)

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público

sexta-feira, 28 de maio de 2021

licitação para terrminaiae estações de BRT

 

Foto ilustrativa TI Pelopidas


Governo de Pernambuco lança edital de licitação para concessão dos terminais integrados e estações de BRT 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e do Grande Recife Consórcio de Transportes, publicou, nesta sexta-feira (28), o edital de licitação para a contratação de uma parceria público-privada para administração, manutenção, conservação, e exploração comercial de áreas e serviços dos terminais integrados e das estações de BRT. De acordo com o documento, os equipamentos, vinculados ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) também passarão por obras de requalificação, com fornecimento de equipamentos e sistemas de tecnologia de informação.

A licitação, na modalidade de concorrência internacional, pretende selecionar um parceiro privado para gerir os 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife e as 44 estações de BRT que compõem os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste.  O projeto prevê a realização de investimentos na ordem de R$ 113 milhões destinados à requalificação dos TIs e das estações de BRT, com aplicações na melhoria das instalações físicas, na geração e uso de energia de fonte renovável (placas solares), construção de centro e salas de controle operacional com uso intensivo de dispositivos de tecnologia da informação, e ampliação de áreas para serviços e espaços comerciais. Destes, R$ 85 milhões serão concentrados nos primeiros 48 meses de contrato.

Ao longo de 35 anos, estão previstos mais de R$ 1,5 bilhão de investimentos na operação, conservação e manutenção dos equipamentos, além da possibilidade de investimentos adicionais na realização de empreendimentos associados aos terminais integrados, revitalizando o espaço e respeitando os padrões de desenvolvimento orientado ao transporte. 

"Esperamos que, com a participação da iniciativa privada, a infraestrutura dos terminais e estações de BRT no Grande Recife alcance outro patamar. É um projeto de modernização que tem como meta melhorar a experiência dos usuários que utilizam diariamente o transporte público. É um investimento importante que será feito no sistema. Não temos dúvida que o projeto proporcionará um salto de qualidade significativo no serviço oferecido à população", ponderou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca.

A PPP dos Terminais e Estações de BRT faz parte da carteira de projetos do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE), atualmente liderado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O processo foi iniciado com edital de chamamento público de estudos, publicado em 2019, que teve acompanhamento e avaliação de comissão técnica multidisciplinar, formada por servidores do Consórcio Grande Recife, da Seduh, da Seplag, da Controladoria Geral do Estado e da Procuradoria Geral do Estado. Eles foram posteriormente aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias Estratégicas (CPPPE).

Os resultados dos estudos e as minutas contratuais foram submetidos à consulta e audiência pública para ausculta e contribuições da sociedade e de interessados, resultando em melhorias e aperfeiçoamentos. Após essas etapas, as minutas de edital de licitação, de contrato e os estudos da PPP também foram encaminhados e previamente analisados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em atendimento ao previsto na Resolução TCE 11/2013.  

As propostas deverão ser entregues e abertas no dia 27 de agosto, às 10h, no auditório do Grande Recife Consórcio de Transporte (endereço abaixo). Solicitações de esclarecimentos podem ser enviadas até o dia 30 de julho, conforme previsto no instrumento convocatório. Todos os instrumentos e detalhes inerentes à concorrência estão disponíveis no site do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (www.parcerias.pe.gov.br).

“A convocação do setor privado para contribuir com a melhoria de serviços públicos oferecidos aos cidadãos pernambucanos está embasada nas experiências exitosas de importantes capitais do país. Pernambuco é um centro de oportunidades para esforços público-privados e as parcerias trarão inovações para esses equipamentos”, explica o secretário executivo de parcerias e estratégias Marcelo Bruto.

“O edital de licitação para a parceria público-privada em questão é o primeiro a ser lançado pelo Estado após a criação do PPPE em 2019 e é a primeira ação do programa dentro da estrutura da Seplag. Com uma carteira de projetos robusta e diversos estudos em andamento, a expectativa é de que novos editais de licitação para PPPs sejam lançados nos próximos 12 meses”, afirmou Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão.

A cópia do presente edital, com os respectivos anexos, estará disponível no sítio eletrônico www.licitacoes.pe.gov.br, bem como em mídia eletrônica na sede do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife, entre os dias 31 de maio de 2021 e 26 de agosto de 2021, das 8h às 17h. O interessado deverá agendar previamente com a Comissão Especial de Licitação II, pelo endereço eletrônico: cpl@granderecife.pe.gov.br ou presidencia@granderecife.pe.gov.br.

 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

Mais informações:

www.licitacoes.pe.gov.br 

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terça-feira, 18 de maio de 2021

Metrô do Recife poderá aderir a paralisação nesta quartas-feira 19/5/21

 

PARALISAÇÃO POR VACINAS
Paralisação por vacinação da Covid-19 



Por vacinas, metroviários param nesta quinta (20) no Grande Recife. Rodoviários podem aderir

Sem perspectiva de vacinação, profissionais do transporte público decidiram que só a interrupção do serviço garantirá a imunização. Quem sofre é o passageiro

TURISMO X URBANO E O GRCT LIBERA REATIVAÇÃO DE ÔNIBUS DESATIVADOS 2009/10/11/12

 

Transporte público com ônibus de turismo é barrado pelo Grande Recife

Jailson Silva Bloquieiro especialista em mobilidade e transporte público 

 (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Foto: Paulo Paiva/DP Foto
A Câmara dos Vereadores aprovou o requerimento do vereador Luiz Eustáquio (PSB) para que a frota do turismo seja integrada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para reduzir as aglomerações e, consequentemente, o contágio da Covid-19. Contudo, o Grande Recife informou, por meio de nota, que o projeto de incluir os ônibus de turismo, mesmo que de forma emergencial, no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife  é inviável para o consórcio. 

“Entre as razões da impossibilidade estão questões de aspecto jurídico relacionado aos contratos de concessão já existentes e operacionais quanto à configuração dos ônibus. As linhas do STPP/ RMR são operadas por veículos de média e grande capacidade, que possuem plataforma elevatória para pessoas com deficiência e utilizam-se de estações com piso em nível elevado. Já os ônibus utilizados no serviço de turismo têm uma configuração diferente do que orientam as normativas dos manuais de planejamento de transporte público”, informa a nota.

Para Washington Ferreira da Cooperfretur, ligada à Unitrans, a questão contratual não está ameaçada por ser uma medida temporária. "É uma emergência sanitária. Precisamos salvar vidas. Não há mais festas, o maior foco está no transporte público. Será que a falta de elevador se sobrepõe à vida?”, questionou. 
 
Para o coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcante é preciso fazer um levantamento junto ao Grande Recife da necessidade de uma frota complementar e se essa frota do turismo está preparada para esse tipo de serviço. "Verificadas todas essas condições e ainda a forma de remuneração o pleito pode ser procedente sim", apontou o especialista.

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano está operando com 2.346 ônibus para atender uma demanda que chega a 88%  do período pré-pandemia. Já o setor do turismo no estado conta com 3.726 veículos, que podem ser usados pelo sistema. O presidente da União Estadual dos Micro Empreendedores de Transporte de Turismo e  Passageiros de Pernambuco (Unitrans-PE), Arcelino Silva, destaca que a categoria está preparada para atuar nesse serviço emergencial. "Nós temos todas as condições de adotar as medidas sanitárias e dar mais segurança ao passageiro", apontou.

sábado, 8 de maio de 2021

RECIFE OULTLED INAUGURAÇÃO

 


Nova linha de ônibus atenderá centro de compras no município de Moreno

 


 

Na ultima sexta-feira (07), entra em operação a linha 291 – TI Jaboatão/Moreno (Recife Outlet). Os ônibus devem atender, principalmente, funcionários e visitantes do novo centro de compras que será inaugurado neste mesmo dia na cidade de Moreno. A linha irá circular com tarifa A (R$ 3,75) e fará integração temporal com as demais do Terminal Integrado Jaboatão.

 

Confira, abaixo, o itinerário dos ônibus nos dois sentidos da viagem:

 

Terminal/ponto de retorno: TI Jaboatão, Av. Barão de Lucena, Rua Est. da Luz (Santo Aleixo), Rua Azul, acesso a BR-232, BR-232, retorno na BR-232, Rua Dez de Novembro.

 

Ponto de retorno/terminal: Av. Dr. Sofrônio Portela, Av. Cleto Campelo, Rua Santos Dumont, Rua Dez de Novembro, BR-232, Rua Mamoeiro, Rua Est. da Luz (Santo Aleixo), Rua Visconde do Rio Branco, Rua Nobre de Lacerda, Av. Barão de Lucena, TI Jaboatão.

 

Além da nova linha 291 – TI Jaboatão/Moreno, o Recife Outlet, que fica no Km 20 - da BR-232, também será atendido pela linha 049 – TI TIP/Moreno (BR-232) que terá um acréscimo de serviço.

 

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

domingo, 2 de maio de 2021

terça-feira, 6 de abril de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO TI CABO



TI Cabo passa a operar com integração temporal a partir do próximo sábado (10)


 

O sistema de integração temporal chega ao TI Cabo a partir do próximo sábado (10). Assim, o acesso aos coletivos será pela porta da frente do veículo, por meio do cartão VEM. Basta o passageiro registrar o cartão no validador e girar a catraca. Na prática, a integração temporal acontece  entre os ônibus das linhas que alimentam o terminal. O transbordo entre essas linhas deve ocorrer em até duas horas, por sentido da viagem, sem a cobrança de uma nova tarifa para que o usuário chegue ao seu destino final. 

 

Esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o sistema de transporte público. Além disso, também evita a entrada irregular de passageiros no sistema.

 

Caso ocorram eventuais descontos de nova tarifa antes do tempo de duas horas, o usuário será ressarcido. Se isso acontecer, o passageiro deve entrar em contato com a Urbana-PE, que é o órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado no cartão VEM do usuário.

 

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, quinze funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU e Cabo.



DISTRIBUIÇÃO DO VEM - A integração temporal só acontece por meio do cartão VEM em todas as suas modalidades (Comum, Trabalhador e Estudante). Por isso, o VEM Comum já está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo. Se você ainda não possui um, basta procurar a equipe presente no terminal e fazer o cadastro gratuito. Apresente documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.


Em caso de dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

LINHA NOVA 2429 IT GETÚLIO VARGAS / IT CDU

Foto divulgação 


Nova linha 2429-TI Getúlio Vargas/TI CDU começa a operar no próximo sábado (03)


A partir do próximo sábado (3), entra em operação a linha 2429 - TI Getúlio Vargas/TI CDU. A linha atenderá as comunidades de Monsenhor Fabrício e Barbalho (Detran) em função da suspensão da operação das linhas 2422 - Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas e 2425 - Barbalho (Detran)/TI CDU. A nova linha será operada pela empresa Mobibrasil Expresso e o terminal será no TI Getúlio Vargas. Abaixo, confira os itinerários:  


Itinerário do atendimento à Fundação Altino Ventura no sentido terminal / Ponto de retorno (AV1)


Terminal/Ponto de Retorno: TI Getúlio Vargas, R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, R. Honório Correia, R. Gregório Júnior, R. Souza Bandeira, R. Dianópolis, R. Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Dr. Nina Rodrigues, Av. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Caxangá, R. Gáspar Pérez, R. Emiliano Braga, Av. Prof. Moraes Rego (pista local leste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. Emiliano Braga, R. Prof. Antônio Coelho, TI CDU.


Ponto de Retorno/Terminal: TI CDU, R. Prof. Antônio Coelho, Av. Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. E miliano Braga, Av. Prof. Chaves Batista, R. Paul Harris, R. Prof. Mussa Hazin, Av. Luís de Lacerda, R. Prof. Júlio Oliveira, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local oeste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local leste da BR-101), R. Quipapá, Estrada do Barbalho, R. São Mateus, R. Leal de Barros, R. Dr. José Anastácio Guimarães, R. Santa Lúcia, Av. Maurício de Nassau, R. Odete Monteiro, Av. Prof. Estevão Francisco da Costa, Av. Gen. San Martin, TI Getúlio Vargas.


Itinerário do atendimento à Fundação Altino Ventura no sentido ponto de retorno / terminal (AV2)


Terminal/Ponto de Retorno: TI Getúlio Vargas, R. Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, R. Honório Correia, R. Gregório Júnior, R. Souza Bandeira, R. Dianópolis, R. Odete Monteiro, Av. Maurício de Nassau, R. Santa Lúcia, R. Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, R. Leal de Barros, R. São Mateus, Estrada do Barbalho, Av. Caxangá, R. Gáspar Pérez, R. Emiliano Braga, Av. Prof. Moraes Rego (pista local leste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. Emiliano Braga, R. Prof. Antônio Coelho, TI CDU.


Ponto de Retorno/Terminal: TI CDU, R. Prof. Antônio Coelho, Av. Caxangá, Av. Prof. Moraes Rego (pista local oeste da BR-101), R. E miliano Braga, Av. Prof. Chaves Batista, R. Paul Harris, R. Prof. Mussa Hazin, Av. Luís de Lacerda, R. Prof. Júlio Oliveira, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local oeste da BR-101), retorno sob o viaduto da Caxangá, Av. Prof. Joaquim Cavalcanti (pista local leste da BR-101), R. Quipapá, Estrada do Barbalho, R. São Mateus, R. Dr. Gastão da Silveira, R. Dr. Nina Rodrigues, R. Mal. Cordeiro de Farias, R. São Mateus, R. Leal de Barros, R. Dr. José Anastácio Guimarães, R. Santa Lúcia, Av. Maurício de Nassau, R. Odete Monteiro, Av. Prof . Estevão Francisco da Costa, Av. Gen. San Martin, TI Getúlio Vargas.


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