quarta-feira, 20 de junho de 2012
Única a desenvolver e disponibilizar no País veículo que reduz em até 90% emissões de CO2, montadora contribui para conceito de sustentabilidade da conferência
Texto e fotos por Scania – Assessoria de Comunicação
Pioneira na tecnologia de motores a etanol, a Scania pôs à disposição dos participantes da Rio+20 seis ônibus movidos pelo combustível renovável para transporte durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Desde o dia 13 de junho, os veículos estão fazendo um percurso que contempla o Riocentro, o Autódromo, o Parque dos Atletas e a Arena HSBC. Eles vão circular até dia 22, data de encerramento da Rio+20.
Entre os ônibus estão dois modelos K 270 6×2 de 15 metros com piso baixo, disponibilizados pela Viação Tupi Transportes, e dois K 270 4×2, cedidos pela Viação Metropolitana, todos com motores de 9 litros e 270 cavalos de potência. Essas companhias operam os 60 ônibus movidos a etanol que já circulam em São Paulo no Projeto Ecofrota da Prefeitura da cidade. Os outros dois veículos foram disponibilizados pela própria Scania com a identificação: “Etanol é Agora!”
Equipados com motores que atendem às normas europeias de emissão de gases poluentes Euro 5 e a ainda mais rigorosa EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), os veículos movidos a etanol são capazes de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. Esse combustível renovável também proporciona a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.
Para Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil, o etanol é um dos combustíveis renováveis mais econômicos disponíveis no momento para aplicação urbana. “O etanol oferece a melhor relação custo-eficiência, além de apresentar alta disponibilidade e reduzir significativamente as emissões de gases poluentes”, afirma o executivo.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a utilizar ônibus movido a etanol e a Scania foi a única montadora a desenvolver e disponibilizar o produto no mercado brasileiro. “O ônibus movido a etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte”, ressalta Marcelo Montanha de Oliveira, gerente de Ônibus da Scania para América Latina. “Essa tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, mas sem eliminar as características dos veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho.”
Além da Viação Metropolitana e da Viação Tupi Transportes, a Clariant – empresa de especialidades químicas com atividade internacional – também contribuirá para a iniciativa com o fornecimento do aditivo Master Batch ED 95, produzido localmente e necessário para o funcionamento dos veículos que utilizam etanol.
“Para a Clariant, a participação nesse projeto de transporte ecológico está totalmente alinhada à sua política de sustentabilidade”, explica Marcia Regina Rios, gerente da Clariant BU ICS/Industrial Application para América Latina. “Investimos de forma contínua na inovação de nosso portfólio, com o objetivo de oferecer produtos que atendam aos requisitos ambientais de nossos clientes e do mercado.”
Scania. Ethanol is now. Este é slogan da montadora sueca no K270 6x2 piso baixo sob a carroceria Caio Millennium.
Mais presença na Rio+20
Durante a Rio+20, André Rodrigues de Oliveira, gerente de negócios da Scania para América Latina, apresentará o conceito “Moving People, Changing Minds” da montadora em seminário a ser realizado no dia 19 de Junho, das 12h00 às 12h40 no auditório CNO 4, no Parque dos Atletas. A Scania está comprometida em contribuir para um sistema de transporte mais sustentável e esse conceito discute soluções de melhoria em transportes para os grandes centros urbanos que proporcionem menor impacto ambiental e também redução de gases poluentes.
Os visitantes poderão encontrar mais informações sobre os veículos movidos a etanol e sobre o conceito “BRS – Bus Rapid System by Scania” no estande do Conselho de Comércio da Suécia, localizado no Parque dos Atletas. Cerca de 200 ônibus da marca Scania, modelo K 230 4×2 com piso baixo já circulam no sistema BRS da Cidade do Rio de Janeiro.
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