quarta-feira, 8 de agosto de 2012
PERNAMBUCO: EDUARDO CAMPOS ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE 100KM DE CICLOVIS
Uma boa notícia para os ciclistas não só do Recife, mas de boa parte da Região Metropolitana. No fim da tarde desta terça-feira (07/8) o governador Eduardo Campos lançou um plano de incentivo ao uso de bicicletas. O PedalaPE, como define o Estado, é mais que um plano, trata-se de uma política estadual voltada para estimular e proteger aqueles que pedalam por opção ou por necessidade. O PedalaPE prevê investimentos no valor de R$ 22,4 milhões para implantação de 100 quilômetros de ciclovias, começando a ser colocando em prática a partir de dezembro, com a implantação de bicicletários em 25 terminais integrados de ônibus prontos ou que estão para ser concluídos.
A malha viária prevista será implantada nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo construídos pelo Estado, como é o caso do Norte-Sul (entre Igarassu e o Centro do Recife) e o Leste-Oeste (do Derby a Camaragibe). Também ganhará ciclovias e ciclofaixas o corredor da BR-101, que o Estado tenta viabilizar em parceria com o governo federal. Não se sabe, pelo menos por enquanto, quais os trechos que recebrão ciclovias (quando há a segregação física para separar o tráfego de veículos das bicicletas) e os que terão apenas ciclofaixas (quando a separação é feita apenas por sinalização horizontal).
Outras novidades são a implantação de bicicletários nas Academias das Cidades – prevista para dezembro de 2014 -, a criação de um plano diretor cicloviário para a RMR, com prazo para junho de 2013, e o incentivo fiscal para a instalação de fábricas de bicicletas no Estado, que começa de imediato. Os prazos do governo, como sempre, são elásticos e podem ficar ainda mais. Todo mundo sabe disso. Mas de qualquer forma é um começo. Só o fato de o governador comandar uma coletiva para anunciar um plano para implantação e ampliação da malha cicloviária no Grande Recife demonstra um novo olhar sobre o tema. É um sinal de que as coisas estão mudando. Abaixo, a futura malha cicloviária:
Nenhum comentário:
Postar um comentário