Copa do Mundo no Recife: A mobilidade do improviso
Publicado em 10/05/2014, Às 17:30 Mobilidade no improviso. Maquiada, arrumada às pressas, viabilizada numa operação de guerra pelo poder público. Preparem-se. Assim será o ir e vir no Recife durante a segunda Copa do Mundo sediada no Brasil. Dará certo? Pode ser. Muitos duvidam, enquanto os responsáveis garantem que sim. Mas é fato que a cidade, mesmo a um mês do mundial, ainda não se vestiu, arrumou-se para o evento. Os caminhos que levam à Copa no Recife, sejam no transporte individual ou coletivo continuam ruins, abandonados, muito diferente do que prometem os gestores públicos. Não, ainda não estamos preparados. Iremos e voltaremos da Copa, mas as dificuldades existirão. Não importa se de carro, ônibus ou metrô. O JC deu uma de turista e fez rotas apontadas como oficiais para chegar à Arena Pernambuco. Olhou com olhos de quem é de fora. Não só de estrangeiros, mas principalmente de brasileiros de outros estados, que deverão ser a maioria. Gente que não decorou os caminhos e, por isso, necessita da informação visual, praticamente inexistente nas rotas. Foi de carro e de metrô. De ônibus não deu para ir porque o sistema sequer está em operação, no caso o BRT (Bus Rapid Service, batizado de Via Livre). A impressão foi péssima. As ruas têm buracos e pouca sinalização indicando os caminhos – as placas, aliás, ainda são da Copa das Confederações. O metrô não suporta mais nada – para operar com eficiência nos jogos, terá que diminuir a oferta de serviço nos outros ramais. E o BRT… deixa para lá. A sensação é de que, se fôssemos turistas, sem o uso de aplicativos que hoje em dia fazem as pessoas chegarem a qualquer lugar, nos perderíamos. ...... DE ÔNIBUS O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) para a Copa do Mundo no Recife ainda é uma incógnita. Maior aposta do governo de Pernambuco para a mobilidade dos jogos, com mais de R$ 300 milhões investidos (prioritariamente do governo federal, é verdade), não estará operando sequer com um terço de sua capacidade. Ao contrário, uma única linha de BRT levará a população à Arena Pernambuco. E, mesmo assim, apenas aqueles que tiverem como destino o estádio, comprovado pelo ingresso na mão. Sem ele, ninguém embarca no BRT. As obras dos Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul estão atrasadas a olhos vistos, especialmente a do primeiro corredor, eixo principal do sistema por ligar o Centro ao Terminal Integrado de Camaragibe e, de lá, a São Lourenço da Mata, onde está erguida a Arena. Apenas três das 45 estações dos dois corredores de BRT deverão operar. Essa é a previsão. O esquema de funcionamento está sendo guardado como ouro pelo governo. Nos bastidores, comenta-se que o silêncio se deve ao atraso das obras, que compromete a definição da operação técnica. E quem passa pelos corredores percebe. Até o ritmo dos trabalhos está lento. São poucos funcionários atuando. Na última sexta-feira, só para citar um exemplo, um único trabalhador era visto na estação Guararapes, no Centro, que funcionará como ponto de integração entre o Leste-Oeste e o Norte-Sul. Houve atraso no envio do material de infraestrutura das estações e a chuva tem prejudicado as obras físicas. Por isso o governo silenciou. Sem sistema operando, o JC não pôde observar como será chegar de BRT à Arena Pernambuco. Linhas expressas, como aconteceu na Copa das Confederações e se repete há anos no Carnaval, serão criadas para alimentar o metrô e o BRT, algumas partindo de shoppings. Mas o governo vai anunciá-las apenas na próxima semana. O TI Cosme e Damião, que deveria estar pronto há mais de um ano, arrasta-se. Sabe-se que seis mil pessoas são esperadas para se deslocar de ônibus até a Arena, segundo levantamento da FIFA. Até sentirão alguns benefícios do BRT, como o embarque em nível, o pagamento antecipado da passagem e o conforto do veículo, mas não um sistema íntegro, completo. GOVERNO DE PERNAMBUCO GARANTE QUE TUDO DARÁ CERTO Tudo dará certo, a mobilidade para a Copa do Mundo no Recife acontecerá e as pessoas chegarão sem problemas à Arena para assistir aos cinco jogos no Recife. Esse é o discurso do poder público. A Secretaria das Cidades, agora sob comando de Evandro Avelar, foi a única representante do governo a falar sobre os caminhos para a Copa. É verdade que pouco acrescentou, com a desculpa de estar limitado pelo pacto acordado de anunciar o plano de mobilidade somente na próxima semana, quando completam 30 dias para a Copa do Mundo. Mas ao menos conversou com o JC. A Secretaria Estadual da Copa (Secopa), comandada por Ricardo Leitão, sequer deu retorno à demanda de entrevista enviada à assessoria de imprensa, a Exclusiva BR. “Falaremos no momento oportuno. O plano de mobilidade está fechado e será apresentado à população. Teremos várias alternativas para levar as pessoas à Arena. Vamos deixar tudo limpinho e arrumadinho”, garantiu o secretário. A CBTU, responsável pelo metrô, negou o acesso da equipe ao sistema, mas depois informou já ter o esquema montado para o transporte das 25 mil pessoas estimadas para chegar à Arena de metrô. Catorze trens saírão do Recife com destino à Camaragibe. Quem for para Jaboatão terá que fazer transferência na estação Coqueiral. http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/ Ramal Externo - trecho inicial próximo a ponte Cosme e Damião/Arena. TI Cosme e Damião |
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