A 10 dias da Copa ainda há muito a ser feito
Nem todas as intervenções ficarão concluídas. Governo corre para não deixar com cara de improviso
02/06/2014 06:52 - Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco.
Quando o Governo de Pernambuco divulgou o plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, informando que a operação dos modais que vão levar os torcedores seria garantida, já era possível perceber o recado implícito de que nem tudo vai estar 100% pronto a tempo do Mundial. A dez dias do evento esportivo, algumas das principais intervenções que irão servir de ligação até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (RMR), seguem inacabadas. O Estado corre contra o tempo a fim de deixar os serviços concluídos, ou, pelo menos sem o aspecto de improviso.
A obra mais atrasada entre todas as que constam na Matriz de Responsabilidades para a Copa 2014 é o ramal externo, sistema viário que liga a avenida Belmiro Correia, em Camaragibe, até o anel interno no entorno do estádio. O trecho, de aproximadamente 6,5km, terá seis faixas de rolamento, sendo quatro para o tráfego misto e duas exclusivas para o transporte coletivo. Porém, existem pontos em que há apenas duas faixas construídas, ainda na fase de acabamento.
Uma ponte que faz parte do projeto, passando por cima do rio Capibaribe, também está pela metade. De um lado a estrutura está apenas no esqueleto das vigas de sustentação. O estágio mais avançado é após a ponte até o ramal interno da Copa, que já está quase concluído com todas as faixas de tráfego. Também deverá ficar pronto a ligação do ramal até o Terminal Integrado de Cosme e Damião. Nesse cenário atual, é certo que a operação do ramal externo seja feita em mão dupla, mas apenas com pista simples. Essa situação não deve atrapalhar o roteiro dos coletivos que vão utilizar a rota, os que farão viagens expressas do BRT e os circulares vindos da estação do metrô e do estacionamento do Parque do Cordeiro. Isso porque o ramal terá pontos de bloqueios para veículos não credenciados.
Os dois ramais do BRT (Leste-Oeste e Norte-Sul) vão operar para a Copa do Mundo, mas realizando viagens sem escalas até as proximidades da arena. No corredor Leste-Oeste, que cruza toda a extensão da avenida Caxangá, a dúvida é com relação ao elevado localizado na região que corta o bairro do Engenho do Meio. Ontem, operários trabalhavam na colocação de asfalto nos encontros da estrutura com o nível do solo.
Outra intervenção importante que irá facilitar a chegada dos turistas ao evento esportivo, sobretudo os turistas de outros estados e os estrangeiros é a passarela entre o Aeroporto Internacional do Recife, o terminal integrado e a estação da Linha Sul do Metrô. Com 440 metros de extensão, o equipamento que cruza a avenida Mascarenhas de Morais já teve suas obras físicas encerradas. Trabalhadores atuam nos acabamentos, a exemplo da instalação das catracas de acesso. O pagamento será feito no início da passarela no lado do Aeroporto, quase em frente ao portão B6 do Embarque Sul. Três lances de esteiras duplas fazem parte da estrutura.
Túnel Abolição
Mesmo não sendo uma intervenção diretamente ligada à Copa do Mundo, o túnel da Abolição, no bairro da Madalena, é outra obra de mobilidade que segue fora do cronograma estabelecido. Apesar das paredes já concretadas, é possível visualizar que o interior da estrutura ainda requer muitos serviços. Há inclusive pontos de acúmulo de água, motivo que fez a obra atrasar por dias quando ocorreram fortes chuvas no final do último mês de abril. Além disso, ainda não foram iniciados os trabalhos de ligação do túnel com o a rua Real da Torre a sua continuidade, a rua João Ivo da Silva. O equipamento irá aliviar o tráfego que ficou muito complicado desde o começo das obras na região.
Governo garante inaugurações a tempo
Mesmo com o prazo apertado, o Governo estadual confirma a entrega das obras a tempo do campeonato. O próximo final de semana é a data limite dos gestores para a conclusão da passarela do Aeroporto e o elevado do Engenho do Meio. No caso da estrutura que segue paralela a avenida Caxangá, o prazo fica ainda mais comprometido por conta do início da operação do novo sistema de transportes da Região Metropolitana, o BRT, previsto para começar no sábado dia 7.
Os trechos do ramal externo da Copa que irão operar para o Mundial deverão ser concluídos até a metade da próxima semana. A promessa da Secretaria das Cidades é concluir a iluminação do viário até a data do primeiro jogo, dia 14 de junho. Já os passeios públicos e ciclovias só estarão prontos após o evento, bem como o restante das pistas previstas no projeto Cidade da Copa.
“Nos últimos dois meses reforçamos os trabalhos para poder entregar as obras a tempo da Copa. Ampliamos as equipes e os turnos, trabalhando sábados e domingos para permitir a operação”, pontuou o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel. Sobre a operação da passarela do Aeroporto, o representante não confirmou a data exata em que as pessoas poderão começar a utilizar o equipamento.
A respeito do funcionamento do BRT Copa, o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, destacou que as obras pendentes não irão prejudicar os mais de 6 mil torcedores que irão utilizar o modal, segundo previsão da Secretaria Extraordinária da Copa. “Os ônibus já estão chegando e nos dias de jogos serão 50 coletivos fazendo as viagens no corredor segregado. Apenas a avenida Belmiro Correia não possui faixa exclusiva, mas depois eles acessam o ramal externo e seguem livres até as proximidades da Arena”, informou. A operação do BRT Copa irá funcionar 4 horas antes do jogo e 3 horas depois. O valor da passagem do BRT será de R$5 (ida e volta).
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