Via absorverá fluxo de carros, motos, caminhões e ônibus convencionais a ser retirado da Avenida Belmino Correia, que passará a servir sobretudo ao BRT
A Região Metropolitana do Recife vai ganhar mais uma avenida. Com 3,6 km de extensão, a nova via será uma paralela da Avenida Belmino Correia (PE-05), principal corredor de Camaragibe e acesso ao Ramal da Copa, em São Lourenço da Mata. Provisoriamente chamada de Avenida do Contorno de Camaragibe, a pista deve receber grande fluxo de carros particulares e ônibus convencionais que seguem para outros municípios, como Paudalho e Carpina. Para isso, a Belmino Correia deverá ter sua circulação restrita ao BRT e veículos que forem acessar comércio e ruas transversais.
O projeto-executivo, orçado em R$ 30 milhões, está em análise na Caixa. Enquanto isso, segue a elaboração de um estudo de impacto ambiental. “A avenida passará na borda de uma grande área verde. Para que se possa entrar nessa área, é necessário licença ambiental. Mas acreditamos que até o fim do ano o estudo seja concluído. Depende do CPRH”, disse o secretário-executivo de Mobilidade das Cidades de Pernambuco, Gustavo Gurgel.
Quando da implantação do novo corredor, deverão ser construídas na Belmino Correia estações refrigeradas de BRT, semelhantes às da Caxangá. Duas das quatro faixas da Belmino serão exclusivas ao sistema Via Livre e as outras duas para carros. “Hoje, as paradas do BRT que estão sendo construídas estão nas laterais e o tráfego na Belmino é misto. Não há faixa prioritária para o BRT, o que diminui sua velocidade”, reconhece.
Para Gurgel, o maior obstáculo à abertura da Avenida do Contorno são as desapropriações, já que elas não estão inclusas no orçamento de R$ 30 milhões. “São recursos a serem captados. Mas ainda não temos o valor necessário para cobrir as desapropriações”, afirma o secretário.
O novo corredor será composto por duas pistas de tráfego misto em sentidos opostos, com largura variando de sete e nove metros, além de um canteiro central de dois metros. Terá início em frente ao Terminal Integrado de Camaragibe e término na interseção com a PE-027, próximo à antiga fábrica Braspérola.
Inicialmente, o projeto do Corredor Leste/Oeste previa o alargamento da Belmino Correia para criação de faixa de BRT. A hipótese foi descartada devido à grande quantidade de imóveis a serem desapropriados. “Antes de iniciar a implantação do Leste Oeste, foi visto que não daria tempo de fazer o alargamento da Belmino, já que a meta era a Copa. A solução foi construir estações mais simples enquanto não é aberta a via paralela”, disse o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.
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