Na costa de Slaugther Beach em Delaware, Estados Unidos, uma paisagem submarina está sendo modificada. Onde antes era um inóspito e deserto fundo de mar, está hoje um incrível recife artificial feito com vagões de metrô aposentados. O nome, Red Bird, homenageia a tradicional companhia de metrô novaiorquina, e é como se chama o projeto que transformou a região.
O Departamento de Recursos Naturais e Controle Ambiental é o responsável pelo programa criado há alguns anos e que conseguiu superpovoar o fundo do mar com peixes e diversas outras espécies marinhas, graças à utilização dos vagões. Segundo Jeff Tinsman, encarregado pelo programa: "um verdadeiro condomínio de luxo foi criado para os peixes". São 666 antigos carros que hoje repousam no fundo, garantindo o desenvolvimento, não só da vida subaquática, mas também da pesca e viagens de mergulho. Acontecem mais de 10.000 passeios anuais em busca de diversão, peixes e boas imagens.
Com o sucesso, anteriormente questionado, Delaware agora enfrenta um novo problema: a falta de vagões. É que outras cidades se interessaram pelo projeto e disputam cada vagão disponibilizado. O fato é que quando uma idéia é boa e ajuda o planeta, nada mais interessante que seja copiada e replicada. O mais incrível, é que quando se vê as grandes barcaças com enormes guindastes empurrando para a última viagem vagões que transportaram milhares de pessoas, têm-se uma impressão ruim. Mas muito pelo contrário, o metrô agora ajuda um novo tipo de passageiro.
FONTE:OBIVIUS
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2008/04/proxima_parada.html#ixzz3ljmk502w
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário