quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MOBILIDADE RECIFE - Túnel do Pina terá sentido único, subúrbio-Centro, para salvar Via Mangue

Túnel do Pina terá acesso apenas para saída da Zona Sul do Recife. Foto: Guga Matos
Túnel do Pina terá acesso apenas para saída da Zona Sul do Recife. Foto: Guga Matos

O Túnel do Pina, que passa sob a Avenida Herculano Bandeira e é hoje a principal rota de saída do RioMar Shopping, terá sentido único de tráfego a partir do dia 17 de janeiro de 2016, quando será aberta a pista leste da Via Mangue, corredor viário da Zona Sul do Recife que a gestão municipal tenta finalizar há mais de dez anos. O túnel terá sentido exclusivo do subúrbio para o Centro. A passagem foi construída ainda na chamada primeira etapa da Via Mangue, em 2008, e sempre teve mão dupla.
Foi o melhor que pudemos fazer. Realizamos diversas simulações de tráfego que nos apontaram essa solução. O ideal era que as gestões passadas tivessem concluído o projeto, dando continuidade ao túnel por baixo da Antônio de Góis, com a construção de uma alça por trás do Dnit caindo na via com o alargamento da Ponte do Pina”
Geraldo Júlio, prefeito
A mudança é uma das soluções de engenharia de tráfego encontradas pela prefeitura para permitir que a pista leste da Via Mangue funcione como saída da Zona Sul. Os veículos que quiserem chegar à Avenida Antônio de Góis, com destino ao Centro do Recife ou à Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo, seguirão pela pista leste da Via Mangue, descerão pela alça da Ponte Encanta Moça (altura do RioMar Shopping) até a Rua Manoel de Brito, acessando o túnel e chegando à Antônio de Góis. A Manoel de Brito ganhará mais uma faixa a partir da alça (imóveis já foram desapropriados e demolidos) para se adequar às quatro faixas existentes no túnel (atualmente são duas em cada sentido. Com a mudança, as quatro passarão para o sentido subúrbio-Centro).


As novidades foram anunciadas pelo prefeito Geraldo Júlio durante visita às obras na manhã desta segunda-feira. “Foi o melhor que pudemos fazer. Realizamos diversas simulações de tráfego que nos apontaram essa solução. O ideal era que as gestões passadas tivessem concluído o projeto, dando continuidade ao túnel por baixo da Antônio de Góis, com a construção de uma alça por trás do Dnit caindo na via com o alargamento da Ponte do Pina. Como isso não foi feito, buscamos outras soluções para que a Via Mangue possa ter o sentido duplo. Também haverá um conjunto de mudanças na programação semafórica de Boa Viagem e do Pina para acomodar as mudanças. Acreditamos que tudo funcionará bem”, apostou Geraldo Júlio. Alguns detalhes da circulação ainda estão sendo fechados com a CTTU e a Secretaria de Mobilidade, que não participaram da visita.
Avenida Manoel de Brito está sendo alargada e ganhará mais uma faixa para acomodar o tráfego no túnel. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Avenida Manoel de Brito está sendo alargada e ganhará mais uma faixa para acomodar o tráfego no túnel. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Além do túnel, seis acessos ao sistema viário de Boa Viagem e do Pina, que não estavam previsto no projeto original – já que se trata de uma via expressa – estão sendo implantados para acomodar o tráfego dos veículos. Esses acessos vão funcionar como rotas de fuga, na tentativa de espalhar o tráfego e canalizar para o Túnel do Pina apenas os veículos que tiverem como destino o Centro ou a Avenida Agamenon Magalhães.

Assim como aconteceu com a abertura ao tráfego da pista oeste, em junho de 2014, a estimativa é que 40% do tráfego que hoje congestiona as Avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar sejam absorvidos pela Via Mangue – cerca de 30 mil veículos.>
Os acessos da Via Mangue ao sistema viário existente ficam nas Ruas Maria Carolina, Padre Bernardino Pessoa, Tenente João Cícero, Eduardo Wanderley, José Maria de Miranda (Boa Viagem) e Tomé Gibson(Pina).
A Via Mangue voltou a ser uma avenida que vai e volta depois que a atual gestão municipal reviu a decisão tomada em junho de 2014 e apostou na implantação do sentido subúrbio-Centro na pista leste do corredor, ainda desativada, como previsto no projeto original. Para isso, está assumindo os riscos de possíveis retenções.
Saída da pista leste da Via Mangue será pela alça da Ponte Encanta Moça
Saída da pista leste da Via Mangue será pela alça da Ponte Encanta Moça
FONTE: DE OLHO NO TRANSITO com ROBERTA SOARES - JC

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