Túnel do Pina terá acesso apenas para saída da Zona Sul do Recife. Foto: Guga Matos
O Túnel do Pina, que passa sob a Avenida Herculano Bandeira e é hoje a principal rota de saída do RioMar Shopping, terá sentido único de tráfego a partir do dia 17 de janeiro de 2016, quando será aberta a pista leste da Via Mangue, corredor viário da Zona Sul do Recife que a gestão municipal tenta finalizar há mais de dez anos. O túnel terá sentido exclusivo do subúrbio para o Centro. A passagem foi construída ainda na chamada primeira etapa da Via Mangue, em 2008, e sempre teve mão dupla.
Foi o melhor que pudemos fazer. Realizamos diversas simulações de tráfego que nos apontaram essa solução. O ideal era que as gestões passadas tivessem concluído o projeto, dando continuidade ao túnel por baixo da Antônio de Góis, com a construção de uma alça por trás do Dnit caindo na via com o alargamento da Ponte do Pina”Geraldo Júlio, prefeito
A mudança é uma das soluções de engenharia de tráfego encontradas pela prefeitura para permitir que a pista leste da Via Mangue funcione como saída da Zona Sul. Os veículos que quiserem chegar à Avenida Antônio de Góis, com destino ao Centro do Recife ou à Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo, seguirão pela pista leste da Via Mangue, descerão pela alça da Ponte Encanta Moça (altura do RioMar Shopping) até a Rua Manoel de Brito, acessando o túnel e chegando à Antônio de Góis. A Manoel de Brito ganhará mais uma faixa a partir da alça (imóveis já foram desapropriados e demolidos) para se adequar às quatro faixas existentes no túnel (atualmente são duas em cada sentido. Com a mudança, as quatro passarão para o sentido subúrbio-Centro).
As novidades foram anunciadas pelo prefeito Geraldo Júlio durante visita às obras na manhã desta segunda-feira. “Foi o melhor que pudemos fazer. Realizamos diversas simulações de tráfego que nos apontaram essa solução. O ideal era que as gestões passadas tivessem concluído o projeto, dando continuidade ao túnel por baixo da Antônio de Góis, com a construção de uma alça por trás do Dnit caindo na via com o alargamento da Ponte do Pina. Como isso não foi feito, buscamos outras soluções para que a Via Mangue possa ter o sentido duplo. Também haverá um conjunto de mudanças na programação semafórica de Boa Viagem e do Pina para acomodar as mudanças. Acreditamos que tudo funcionará bem”, apostou Geraldo Júlio. Alguns detalhes da circulação ainda estão sendo fechados com a CTTU e a Secretaria de Mobilidade, que não participaram da visita.
Além do túnel, seis acessos ao sistema viário de Boa Viagem e do Pina, que não estavam previsto no projeto original – já que se trata de uma via expressa – estão sendo implantados para acomodar o tráfego dos veículos. Esses acessos vão funcionar como rotas de fuga, na tentativa de espalhar o tráfego e canalizar para o Túnel do Pina apenas os veículos que tiverem como destino o Centro ou a Avenida Agamenon Magalhães.
Assim como aconteceu com a abertura ao tráfego da pista oeste, em junho de 2014, a estimativa é que 40% do tráfego que hoje congestiona as Avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar sejam absorvidos pela Via Mangue – cerca de 30 mil veículos.>
Os acessos da Via Mangue ao sistema viário existente ficam nas Ruas Maria Carolina, Padre Bernardino Pessoa, Tenente João Cícero, Eduardo Wanderley, José Maria de Miranda (Boa Viagem) e Tomé Gibson(Pina).
Os acessos da Via Mangue ao sistema viário existente ficam nas Ruas Maria Carolina, Padre Bernardino Pessoa, Tenente João Cícero, Eduardo Wanderley, José Maria de Miranda (Boa Viagem) e Tomé Gibson(Pina).
A Via Mangue voltou a ser uma avenida que vai e volta depois que a atual gestão municipal reviu a decisão tomada em junho de 2014 e apostou na implantação do sentido subúrbio-Centro na pista leste do corredor, ainda desativada, como previsto no projeto original. Para isso, está assumindo os riscos de possíveis retenções.
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