Além da apresentação de três novos veículos, sendo um deles 100% elétrico e alimentado por bateria, o prefeito Haddad assinou portaria que determina que 30% das vagas nas companhias de transportes sejam preenchidas por mulheres
A Prefeitura de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (16), três novos ônibus articulados, equipados para trazer mais conforto aos usuários e preservar o meio ambiente. Um dos veículos é 100% elétrico, alimentado por bateria, e deve entrar em operação na cidade até o final de fevereiro de 2016. Durante a apresentação, o prefeito Fernando Haddad também assinou uma portaria que determina que 30% das vagas em empresas de ônibus da cidade sejam ocupadas por mulheres.
“O ônibus elétrico que está sendo testado em São Paulo é como uma alternativa ao diesel, que não gera poluição sonora nem atmosférica. Com todas as mudanças climáticas que estão acontecendo, precisamos diminuir a poluição atmosférica. Temos prazo até 2018 para dar fim aos ônibus poluentes”, afirmou Haddad.
Essa tecnologia está em teste na capital desde julho, quando começou a circular pelas ruas da zona leste um veículo 100% elétrico, com 12 metros de comprimento. O modelo apresentado nesta quarta tem 15 metros de extensão e carrega baterias armazenadas no assoalho, o que deixa o veículo mais confortável para os passageiros.
Segundo Haddad, os primeiros ônibus elétricos em teste na cidade são importados, mas logo os veículos passarão a ser produzidos em larga escala em uma fábrica em Campinas (SP). O secretário Jilmar Tatto (Transportes) acrescentou que a produção deve começar no primeiro semestre de 2016.
Outras tecnologiasJuntamente com o ônibus articulado 100% elétrico, o prefeito apresentou outros dois veículos equipados com novas tecnologias. Um deles traz na lateral painéis externos de cristal líquido (LCD), que exibirão informações, em tempo real, das próximas paradas, substituindo as antigas placas com roteiros das viagens. O outro também vem com painéis digitais, mas com lâmpadas de LED.
Os painéis externos dos novos ônibus articulados vão funcionar conectados ao GPS dos veículos. Quando o ônibus partir do terminal, os displays irão informando, ao longo do trajeto, os principais pontos de paradas e atualizando os dados à medida em que o coletivo se aproxima do ponto final.
Cada ônibus carregará dois painéis digitais, um de cada lado da lateral externa. Os dois primeiros veículos com essa tecnologia são articulados e pertencem à empresa Campo Belo, que deve coloca-los em operação ainda neste mês.
Desde o início deste ano, a cidade ganhou 354 ônibus com acesso à internet wi-fi e 510 carros com ar condicionado, novas catracas e câmeras de monitoramento.
Mais mulheres no transporteDurante a apresentação dos novos veículos articulados, na Estação de Transferência de Ônibus de Itaquera, na zona leste, o prefeito Haddad assinou a Portaria Interscretarial 002/15. A nova regra, expedida pelas secretarias de Transportes, de Políticas para as Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, determina que todas as operadoras de transporte público municipal reservem, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de trabalho para mulheres.
A partir de agora, as empresas, que transportam diariamente 10 milhões de passageiros, terão de realizar ampla divulgação das vagas para mulheres. Os 30% de reserva se referem à proporção de todo o quadro de funcionários da empresa, sem separação por função ou cargo.
Atualmente, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), dos 4.903 motoristas e cobradores de ônibus da capital, 8,7% são mulheres.
“As mulheres são muito bem-vindas ao transporte público. Elas são muito elogiadas, e uma das principais demandas do usuário é o melhor tratamento na condução dos veículos”, disse Haddad, informando que a decisão da Prefeitura de aumentar a presença feminina foi tomada com base em pesquisas em outras cidades no Exterior. Ele citou o exemplo de Boston, nos Estados Unidos, onde 100% da condução do transporte público é feito por mulheres.
Para Denise Motta Dau, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, a nova portaria é um passo importante para quebrar o preconceito, principalmente em atividades exercidas majoritariamente por homens.
“Há um preconceito grande quando a mulher dirige. Agora elas irão comprovar que são cuidadosas, competentes e que têm condições de assumir as funções de motoristas e cobradora”, diz a secretária.
fonte:SITE PREFEITURA SP
Crédito: César Ogata/Secom
“O ônibus elétrico que está sendo testado em São Paulo é como uma alternativa ao diesel, que não gera poluição sonora nem atmosférica. Com todas as mudanças climáticas que estão acontecendo, precisamos diminuir a poluição atmosférica. Temos prazo até 2018 para dar fim aos ônibus poluentes”, afirmou Haddad.
Essa tecnologia está em teste na capital desde julho, quando começou a circular pelas ruas da zona leste um veículo 100% elétrico, com 12 metros de comprimento. O modelo apresentado nesta quarta tem 15 metros de extensão e carrega baterias armazenadas no assoalho, o que deixa o veículo mais confortável para os passageiros.
Segundo Haddad, os primeiros ônibus elétricos em teste na cidade são importados, mas logo os veículos passarão a ser produzidos em larga escala em uma fábrica em Campinas (SP). O secretário Jilmar Tatto (Transportes) acrescentou que a produção deve começar no primeiro semestre de 2016.
Outras tecnologiasJuntamente com o ônibus articulado 100% elétrico, o prefeito apresentou outros dois veículos equipados com novas tecnologias. Um deles traz na lateral painéis externos de cristal líquido (LCD), que exibirão informações, em tempo real, das próximas paradas, substituindo as antigas placas com roteiros das viagens. O outro também vem com painéis digitais, mas com lâmpadas de LED.
Os painéis externos dos novos ônibus articulados vão funcionar conectados ao GPS dos veículos. Quando o ônibus partir do terminal, os displays irão informando, ao longo do trajeto, os principais pontos de paradas e atualizando os dados à medida em que o coletivo se aproxima do ponto final.
Cada ônibus carregará dois painéis digitais, um de cada lado da lateral externa. Os dois primeiros veículos com essa tecnologia são articulados e pertencem à empresa Campo Belo, que deve coloca-los em operação ainda neste mês.
Desde o início deste ano, a cidade ganhou 354 ônibus com acesso à internet wi-fi e 510 carros com ar condicionado, novas catracas e câmeras de monitoramento.
Mais mulheres no transporteDurante a apresentação dos novos veículos articulados, na Estação de Transferência de Ônibus de Itaquera, na zona leste, o prefeito Haddad assinou a Portaria Interscretarial 002/15. A nova regra, expedida pelas secretarias de Transportes, de Políticas para as Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, determina que todas as operadoras de transporte público municipal reservem, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de trabalho para mulheres.
A partir de agora, as empresas, que transportam diariamente 10 milhões de passageiros, terão de realizar ampla divulgação das vagas para mulheres. Os 30% de reserva se referem à proporção de todo o quadro de funcionários da empresa, sem separação por função ou cargo.
Atualmente, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), dos 4.903 motoristas e cobradores de ônibus da capital, 8,7% são mulheres.
“As mulheres são muito bem-vindas ao transporte público. Elas são muito elogiadas, e uma das principais demandas do usuário é o melhor tratamento na condução dos veículos”, disse Haddad, informando que a decisão da Prefeitura de aumentar a presença feminina foi tomada com base em pesquisas em outras cidades no Exterior. Ele citou o exemplo de Boston, nos Estados Unidos, onde 100% da condução do transporte público é feito por mulheres.
Para Denise Motta Dau, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, a nova portaria é um passo importante para quebrar o preconceito, principalmente em atividades exercidas majoritariamente por homens.
“Há um preconceito grande quando a mulher dirige. Agora elas irão comprovar que são cuidadosas, competentes e que têm condições de assumir as funções de motoristas e cobradora”, diz a secretária.
fonte:SITE PREFEITURA SP
Crédito: César Ogata/Secom
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