A capital pernambucana vai ganhar mais uma faixa azul até o fim deste mês. A Avenida Recife será beneficiada nos dois sentidos, no trecho compreendido entre as ruas Gonçalves Magalhães e Dom Helder Camara, somando 3,6 quilômetros de extensão. Nesse percurso, 26 linhas de ônibus trafegam diariamente no sentido Avenida Recife/Viaduto Tancredo Neves. Dessas, 22 fazem o caminho inverso. A implantação da faixa é uma reivindicação antiga do bairro do Ibura, de acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. A medida será executada pela CTTU antes que encerre o período de férias escolares, facilitando a orientação aos condutores.
Com a implantação do corredor para transporte público, a Avenida Recife ficará com duas faixas para o restante do fluxo. A via recebe 56 mil veículos nos dois sentidos por dia. Os motoristas perdem uma faixa, mas ganham um atalho com a função de desafogar a via. A CTTU vai tornar a Rua Hélio Brandão (paralela à Avenida Recife), no Ipsep, mão única no sentido subúrbio. Quem estiver trafegando pela Avenida Recife nessa direção terá a alternativa de entrar à direita na Avenida Saldanha Marinho.
Em seguida, o motorista deve pegar à esquerda na Rua Costa e Silva, seguir pela Hélio Brandão, dobrar à esquerda na Rua São Nicolau e voltar à Avenida Recife, já próximo ao Ibura. A Hélio Brandão também receberá proibição de estacionamento e novos semáforos.
A partir da nova intervenção, o Recife terá o total de 54 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. Atualmente, também existem faixas azuis nas avenidas Sul, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Conde da Boa Vista, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. Em 2012, a cidade contava com 20 quilômetros de corredores exclusivos. As faixas beneficiam, hoje, 500 mil usuários de transporte público, com tempo de viagem reduzido. Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a maioria dos passageiros que usam as linhas da faixa azul da Avenida Recife são usuários do TI Tancredo Neves e já trafegam pela faixa da Mascarenhas.
Ainda de acordo com Taciana, em geral os motoristas têm respeitado os corredores de ônibus, mesmo em locais sem fiscalização. Somente as faixas da Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira têm equipamentos. Foram instaladas 25 câmeras em agosto passado. Mesmo assim, depois de colocar a nova faixa para funcionar, a prioridade da prefeitura é instalar mais equipamentos de fiscalização.
Segundo a CTTU, a velocidade dos ônibus na Mascarenhas de Morais antes do corredor era de 21 quilômetros por hora. Depois da medida, passou para 26, um aumento de 23,8%. Após a instalação de radares, esse número subiu para 35,42 quilômetros, aumentando para 66% o ganho de tempo dos passageiros. A CTTU também pretende abrir um giro à esquerda na Mascarenhas de Morais para a Rua Coronel Fabriciano, próximo ao Viaduto Tancredo Neves, facilitando o acesso dos ônibus ao TI Tancredo Neves, outra reivindicação da comunidade. “Esse era o pleito mais antigo. Com essas medidas, a gente reduz de forma expressiva o tempo de percurso do Centro ao Ibura”, comentou João Braga.
fonte: GRCT
reportagem: DP
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