quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ônibus high-tech pode derrubar custo de obras de metrô

Chamado ART, o veículo pode atingir velocidade de até 70 km/h e transportar mais de 300 pessoas

São Paulo — A China tem um novo projeto de veículo high-tech que anda sobre trilhos virtuais na cidade. Ele funciona como uma mistura do trem comum com o ônibus, já que anda na rua sem trilhos reais, mas tem a possibilidade de adicionar vagões para ampliar sua capacidade.


, fabricante responsável pelo projeto, chama o novo veículo de smart bus ART (sigla em inglês para “veículo autônomo de trânsito rápido”)– o que esclarece que o veículo é um ônibus.
Equipado com sensores para seguir as faixas pintadas e outros sensores na estrada pela qual percorre, ele não precisa de um motorista humano atrás do volante para conduzi-lo, apesar de ainda haver um nesta fase inicial.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2013, com o objetivo de reduzir o caótico trânsito dos centros urbanos da China. O ART tem capacidade de acomodar 307 passageiros (com três vagões; com cinco, são mais de 500) e atinge velocidade máxima de 70 kmh, impulsionado pela energia armazenada em sua bateria. A cada parada de 10 minutos, o veículo recebe energia para mais 25 km de percurso.
O ART pode representar uma forma de aumentar a oferta de transporte público de alta velocidade sem que seja necessário fazer obras comuns de metrô e trem. Na China, o custo por quilômetro de metrô é de 58 mi a 102 mi de dólares, enquanto o trecho custaria 2,2 mi de dólares para criar uma pista virtual para o ART.
O veículo foi apresentado na última semana, quando andou sobre uma pista de 6,5 quilômetros. A expectativa é de que ele esteja nas ruas da cidade chinesa Zhuzhou a partir do ano que vem.
Vale notar, porém, que o último projeto de ônibus inteligente provindo da China, que andava sobre carros nas ruas, sofreu evasão de investimentos e agora está parado pegando poeira.
Veja o vídeo de divulgação do smart bus ART. Na sequência, veja o vídeo que mostra parte dos testes com o veículo.

Fonte: Exame


2 comentários:

  1. Só uma explicação,na verdade os chineses inventaram uma nova sigla para o já conhecido VLP (Veículo Leve sobre Pneus) irmão gêmeo do VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos).A diferença entre o chamado ART,chinês, é que enquanto o VLP tem como guia um trilho central ou um cabo enterrado no piso e que serve como trilho eletrônico (virtual) que guia o VLP através de sensores instalados em baixo do piso,o VLP...opsss,ART chinês usa um trilho virtual com pintura cuja leitura deve ser feita através de sensores óticos.A novidade é que ele pode operar com o sistema Driveless,sem condutor a bordo,novidade?????....nenhuma,os trens,metrôs,VlLs,também podem e já fazem isso a muito tempo,tudo bem,mais esses tem direção rígida,mais na Europa,em vários países entre eles França e Holanda,e na Rusia, etc, já circulam ônibus driveless inter-bairros ou em campus universitários,sem condutores e sem trilhos virtuais,não estando presos a nenhum tipo sistema direcional fixo,em Dubai ja existe uma linha de ônibus driveless regular ligando a principal estação do metrô ao porto e ao litoral,os ônibus tem capacidade para 22 passgs.e podem transportar 5 mil pasgs.H/por sentido.Mas.... o mais interessante mesmo é esse buzão da Mercedes que já circula na Alemanha - https://www.youtube.com/watch?v=YKod87nk-_Q - Vale a pena ver o vídeo

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  2. Vídeo do ônibus Autônomo da Mercedes Benz - YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=5ySCbMJZKtc&t=6s

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