CTTU estuda implantar um supercorredor de ônibus
Se trecho na Visconde de Jequitinhonha sair do papel, parte do sul da Cidade teria Faixa Azul com 10,6 km entre Pina e Piedade
Por: Luiz Filipe Freire, da Folha de Pernambuco
A Prefeitura do Recife iniciará estudos para avaliar os impactos da eventual implantação de uma Faixa Azul na avenida Visconde de Jequitinhonha, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul. O objetivo é dar continuidade à Faixa Azul de 5,8 quilômetros já existente nas avenidas Herculano Bandeira, no Pina; e Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, prosseguindo até o limite com Jaboatão dos Guararapes.
No território da cidade vizinha, no bairro de Piedade, também já há uma faixa exclusiva de dois quilômetros para o transporte público. Se sair do papel, a Faixa Azul da avenida Visconde de Jequitinhonha é a peça que falta para dar origem e interligar um supercorredor de 10,6 km na parte sul do Grande Recife.
Atualmente, a Faixa Azul da Domingos Ferreira termina no cruzamento com a rua Barão de Souza Leão. De lá ônibus de dez linhas seguem no tráfego misto pela pista da direita da Visconde de Jequitinhonha, que conta com três faixas de rolamento e margeia o canal de Setúbal por três quilômetros.
Como tem semáforos distantes entre si e poucos cruzamentos, o trânsito na região não costuma ter retenções, o que, mesmo sem nenhum espaço prioritário para o transporte público, já dá boas condições para os coletivos seguirem viagem.
O fluxo de veículos só fica mais carregado à frente, perto do cruzamento com a avenida Armindo Moura, mas tem maior impacto no território de Jaboatão, onde já há um corredor ao longo da avenida Ayrton Senna da Silva - entre a rua Doutor Arlindo Maciel e a avenida General Barreto de Menezes.
“Essa Faixa Azul seria a continuidade da que foi implantada na Domingos Ferreira, mas é algo que ainda terá estudos iniciados. É uma meta que temos neste ano”, explicou a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.
Quem usa ônibus na avenida Visconde de Jequitinhonha vê com bons olhos a intenção. “Se for melhorar, será muito bom. Porque, agora mesmo, estou esperando o ônibus de Massangana há 20 minutos e nada. Algumas linhas demoram muito”, disse a empregada doméstica Maria José Ramos, 58 anos. “Seria bom, mas precisa de fiscal vigiando, porque ainda tem carro que invade. Onde colocaram corredor, foi bom até agora”, avaliou a também empregada doméstica Eliane Firmino, 45.
Nas últimas semanas, a Prefeitura do Recife retomou a implantação de Faixas Azuis após um hiato de um ano e meio sem instalar nenhum recurso semelhante. Em 18 de dezembro, teve início a operação de um corredor de 3,6 km, que começa na estrada dos Remédios, segue pela rua Visconde de Albuquerque e termina na rua José Bonifácio, cortando os bairros de Afogados, Ilha do Retiro, Madalena e Torre, na Zona Oeste. O trecho faz um binário com as Faixas Azuis das ruas Real da Torre e Cosme Viana.
Na última segunda-feira (8), a CTTU começou a operação da Faixa Azul da avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina. Com 580 metros, esse era o trecho que faltava de um corredor de 5,2 km prometido em 2016, mas que só havia sido implantado em uma parte - a maior, situada na avenida Conselheiro Aguiar. Foi o oitavo equipamento do tipo na Capital, que soma cerca de 36 km de faixas exclusivas para o transporte público implantadas desde 2013.
Além da avenida Visconde de Jequitinhonha, a avenida Agamenon Magalhães, principal artéria da Cidade, também está nos planos da CTTU para ganhar um corredor de ônibus.
No território da cidade vizinha, no bairro de Piedade, também já há uma faixa exclusiva de dois quilômetros para o transporte público. Se sair do papel, a Faixa Azul da avenida Visconde de Jequitinhonha é a peça que falta para dar origem e interligar um supercorredor de 10,6 km na parte sul do Grande Recife.
Atualmente, a Faixa Azul da Domingos Ferreira termina no cruzamento com a rua Barão de Souza Leão. De lá ônibus de dez linhas seguem no tráfego misto pela pista da direita da Visconde de Jequitinhonha, que conta com três faixas de rolamento e margeia o canal de Setúbal por três quilômetros.
Como tem semáforos distantes entre si e poucos cruzamentos, o trânsito na região não costuma ter retenções, o que, mesmo sem nenhum espaço prioritário para o transporte público, já dá boas condições para os coletivos seguirem viagem.
O fluxo de veículos só fica mais carregado à frente, perto do cruzamento com a avenida Armindo Moura, mas tem maior impacto no território de Jaboatão, onde já há um corredor ao longo da avenida Ayrton Senna da Silva - entre a rua Doutor Arlindo Maciel e a avenida General Barreto de Menezes.
“Essa Faixa Azul seria a continuidade da que foi implantada na Domingos Ferreira, mas é algo que ainda terá estudos iniciados. É uma meta que temos neste ano”, explicou a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.
Quem usa ônibus na avenida Visconde de Jequitinhonha vê com bons olhos a intenção. “Se for melhorar, será muito bom. Porque, agora mesmo, estou esperando o ônibus de Massangana há 20 minutos e nada. Algumas linhas demoram muito”, disse a empregada doméstica Maria José Ramos, 58 anos. “Seria bom, mas precisa de fiscal vigiando, porque ainda tem carro que invade. Onde colocaram corredor, foi bom até agora”, avaliou a também empregada doméstica Eliane Firmino, 45.
Nas últimas semanas, a Prefeitura do Recife retomou a implantação de Faixas Azuis após um hiato de um ano e meio sem instalar nenhum recurso semelhante. Em 18 de dezembro, teve início a operação de um corredor de 3,6 km, que começa na estrada dos Remédios, segue pela rua Visconde de Albuquerque e termina na rua José Bonifácio, cortando os bairros de Afogados, Ilha do Retiro, Madalena e Torre, na Zona Oeste. O trecho faz um binário com as Faixas Azuis das ruas Real da Torre e Cosme Viana.
Na última segunda-feira (8), a CTTU começou a operação da Faixa Azul da avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina. Com 580 metros, esse era o trecho que faltava de um corredor de 5,2 km prometido em 2016, mas que só havia sido implantado em uma parte - a maior, situada na avenida Conselheiro Aguiar. Foi o oitavo equipamento do tipo na Capital, que soma cerca de 36 km de faixas exclusivas para o transporte público implantadas desde 2013.
Além da avenida Visconde de Jequitinhonha, a avenida Agamenon Magalhães, principal artéria da Cidade, também está nos planos da CTTU para ganhar um corredor de ônibus.
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