sábado, 6 de janeiro de 2018

Metrô se fecha para inibir invasões na Estação Recife


FOTO ARQUIVO BLOG / PESQUISA GOOGLE

O acesso à Estação Recife do metrô do Recife, no Centro da capital, vai mudar em janeiro. A integração ônibus X metrô será feita apenas com o uso dos cartões VEM, seja Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso. É a chamada integração temporal, quando a troca gratuita entre os transportes é permitida por apenas um período. O passageiro não pagará uma segunda tarifa quando sair das linhas de ônibus que param no Terminal Integrado Recife e quiser entrar no metrô, mas terá duas horas para fazer a integração sem pagar e sempre utilizando o VEM. As mudanças começariam no dia 16/12, mas foram adiadas para este mês (janeiro/2018), com previsão do dia 20, a pedido do governo de Pernambuco.

A situação está fora de controle. Sempre tivemos problemas com invasões, mas eram pontuais e numa quantidade pequena. Agora piorou demais e não podemos permitir que essa situação se prolongue porque, se nada for feito, em pouco tempo as pessoas estarão acostumadas a entrar no metrô sem pagar. Há meses que venho dizendo ao GRCT que ele precisa fazer algo porque o prejuízo tem sido grande. E o controle precisa vir do terminal de ônibus. É por lá que as pessoas estão invadindo”

Leonardo Villar Beltrão, superintendente do metrô Recife


Pouca gente sabe, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), gestora do metrô do Recife, e o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), gestor estadual do transporte por ônibus, estão travando uma briga interna por causa da assustadora invasão de passageiros sem pagar na Estação Recife do metrô. E a porta de entrada é o TI Recife, que segundo denunciam funcionários da CBTU, fica sem porteiros em diversos momentos do dia, estimulando as invasões. Desde julho deste ano as irregularidades teriam aumentado substancialmente. Atualmente, a evasão é de 13,03%, segundo levantamento realizado pela CBTU, durante 15 dias, na ligação do TI Recife com a Estação Recife do sistema metroviário. Foram 45.009 invasores flagrados em duas semanas. Isso significa dizer que, por dia, 3 mil passageiros estão entrando na Estação Recife do metrô sem pagar.


O metrorec acochando o GRCT no descaso da fiscalização da evasão de renda.
No comparativo da mudança na integração cavaleiro, chega a assustar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário